Anda di halaman 1dari 37

14/11/2012

Espcies de Servido.

H vrias espcies de Servido.


Vejamos as principais:

Servido Rstica ou Rural

e
Servido Urbana.

Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Servides Urbanas.
Como Servides Urbanas devem ser entendidas aquelas que se referem utilidade de um prdio edificado e no porque o prdio est localizado na zona urbana. Ou seja, Servides Urbanas so aquelas estabelecidas para fruio de edifcios,
Prof. Valdir Jesus

sendo irrelevante se a sua localizao na cidade ou no campo. Exemplos: - Servido de luz; - Servido de no construir acima de certa altura; - Etc.

Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Servides Rsticas ou Rurais.


So aquelas que tm por objeto um terreno sem nenhuma relao com edifcio construdo. Ou seja, So aquelas que proporcionam maior utilidade ao solo do imvel.
Prof. Valdir Jesus

Assim,
Uma Servido de Pastagem ser sempre Rstica ou Rural, mesmo estando no permetro urbano. Outros Exemplos: - Servido de Passagem; - Servido de Aqueduto; - Etc.
Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Servido Positiva e Servido Negativa.

Servido Positiva.
Se traduz numa ao ou atuao. Ou seja, A Servido Positiva confere ao dono do prdio dominante o direito de fazer alguma coisa no prdio serviente. Exemplo: Servido de Passagem.
Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Servido Negativa.
A Servido Negativa se traduz numa absteno ou tolerncia. Ou seja, Impe ao titular do prdio serviente um dever de absteno ou omisso. Exemplo: Servido de no construir acima de determinada altura.
Prof. Valdir Jesus

Servido Contnua e Servido Descontnua.

14/11/2012

Servido Contnua.
aquela que independe de ato humano. Ou seja, A Servido Subsiste continuamente, independente de qualquer conduta humana. Exemplos: - Servido de aqueduto;
Prof. Valdir Jesus

- Servido de passar esgoto; - Servido de no construir acima de certa altura; - Etc.

Servido Descontnua.
aquela que, para ser exercida, depende da prtica de determinado ato humano.
Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Ou seja,
Ela depende da vontade do titular. Exemplos: - Servido de retirar gua de poo; - Servido de retirar areia; - Servido de passagem; - Etc.

Prof. Valdir Jesus

Servido Aparente e Servido No Aparente.

14/11/2012

Servido Aparente.
A Servido Aparente se revela por alguma obra ou sinal externo. Ou seja, Manifesta-se materialmente, portanto, de fcil visualizao. Exemplo: Passagem de um Aqueduto.
Prof. Valdir Jesus

sendo,

Servido No Aparente.
So aquelas em que no h qualquer sinal exterior. Ou seja, Escapa viso de terceiros porque nada a identifica. Exemplo: A Servido de no construir acima de certa altura.
Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Prof. Valdir Jesus

A Servido No Aparente no pode ser adquirida atravs da Usucapio.

Prof. Valdir Jesus

14/11/2012

Extino da Servido.

Apesar de ser classificada como um Direito Permanente, possvel ocorrer a extino da Servido por vrios motivos. As principais causas de extino da Servido so: 1- Desapropriao; 2- Renncia; 3- Resgate;
Prof. Valdir Jesus

10

14/11/2012

4- Cessao da sua utilidade; 5- Confuso ou Reunio; 6- Pelo no-uso. Vejamos cada uma delas:

Prof. Valdir Jesus

Extino pela Desapropriao.


O artigo 1.387 do Cdigo Civil diz que, Salvo nas desapropriaes, a servido, uma vez registrada, s se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Assim, Em se tratando de Desapropriao, a Servido se extingue, mesmo sem o cancelamento do registro. Prof. Valdir Jesus

11

14/11/2012

Ento,
Se o Poder Pblico desapropriar o prdio serviente, a servido se extingue e o proprietrio do prdio dominante recebe parte da indenizao para compensar a perda do direito.

Prof. Valdir Jesus

Extino pela Renncia.


O proprietrio do prdio dominante gratuitamente renuncia servido de modo expresso, lavrando-se em Cartrio de Imveis o respectivo cancelamento.

Prof. Valdir Jesus

12

14/11/2012

Extino pelo Resgate.


considerada uma renncia onerosa, uma vez que o proprietrio do prdio dominante age por dinheiro. Ou seja, O proprietrio do prdio serviente paga ao proprietrio do prdio dominante a fim de liberar-se do nus e recuperar a propriedade plena.
Prof. Valdir Jesus

Extino pela Cessao da sua Utilidade.


Cessando a utilidade ou a comodidade que determinou a constituio da Servido, cancela-se a restrio. Exemplos: - Havia uma Servido de tirar pedra, mas a pedreira se acabou; - Havia uma Servido de Passagem, mas agora h um caminho pblico, mais curto ou melhor.
Prof. Valdir Jesus

13

14/11/2012

Extino Reunio.

pela

Confuso

ou

Ocorre quando os dois prdios, dominante e serviente, passam ao domnio de uma nica pessoa de forma permanente.
Exemplo: O proprietrio do prdio dominante compra o prdio serviente, ou vice-versa.
Prof. Valdir Jesus

Extino pelo no-uso.


Extingue-se a servido quando no for usada durante dez anos contnuos. Nesse caso, Presume-se que, Se a pessoa deixou de usar por tanto tempo porque a Servido deve ter perdido a utilidade, justificando-se a extino.
Prof. Valdir Jesus

14

14/11/2012

Usufruto.

Usufruto o Direito Real de Gozo ou Fruio, atravs do qual o Proprietrio autoriza a uma pessoa a ocupar a coisa, mvel ou imvel, e a retirar seus frutos e utilidades durante certo tempo, sem alterar a sua essncia. So Partes no Usufruto: - O Usufruturio; - O Nu-Proprietrio.
Prof. Valdir Jesus

15

14/11/2012

No Usufruto ocorre o desmembramento dos direitos inerentes Propriedade. Assim, O Nu-Proprietrio transfere ao Usufruturio os direitos de Usar e Fruir a coisa, preservando consigo os direitos de Dispor e Reivindicar.
Prof. Valdir Jesus

Pergunta:
No caso de Usufruto, quem pode ingressar com Aes Possessrias o Nu-Proprietrio ou o Usufruturio? Os dois. Por que? Porque no Usufruto, o Nu-Proprietrio transfere a Posse Direta, mas conserva consigo a Posse Indireta.
Prof. Valdir Jesus

16

14/11/2012

Uso.

A doutrina chama o Uso de Usufruto Ano. Pergunta: Por que Usufruto Ano? porque enquanto no Usufruto h as figuras do Usufruturio e do NuProprietrio, Em se tratando de Uso, h apenas as figuras de Usurio e Proprietrio.
Prof. Valdir Jesus

17

14/11/2012

Ou seja,
O Proprietrio transfere ao Usurio apenas o direito de Usar a coisa, permanecendo consigo os diretos de Fruir, Dispor e Reivindicar. Outra pergunta: H exceo? Ou seja,
Prof. Valdir Jesus

H alguma situao em que o Usurio poder Fruir (perceber os frutos) da coisa? Sim, H uma nica exceo, Porm, muito limitada. Assim, Tolera-se ao Usurio uma pequena Fruio apenas para atender
Prof. Valdir Jesus

18

14/11/2012

s necessidades suas e de sua famlia, nos limites estabelecidos pelo artigo 1.412 do Cdigo Civil. Vejamos: Art. 1.412. O usurio usar da coisa e perceber os seus frutos, quanto o exigirem as necessidades suas e de sua famlia.

Prof. Valdir Jesus

Habitao.

19

14/11/2012

O Direito Real de Habitao ainda mais restrito. Esse instituto visa atender a necessidade de algum, provendo-o de uma casa para moradia a ttulo gratuito. A Habitao chamada pela doutrina de Mini-Uso. Pergunta: Por que Mini-Uso?
Prof. Valdir Jesus

Mini-Uso porque aqui, o Proprietrio entrega o imvel a uma outra pessoa que poder us-lo apenas para fins de Moradia. Vejamos: Art. 1.414. Quando o uso consistir no direito de habitar gratuitamente casa alheia, o titular deste direito no a pode alugar, nem emprestar, mas simplesmente ocup-la com sua famlia.
Prof. Valdir Jesus

20

14/11/2012

Ento,
Pela redao do artigo 1.414 do Cdigo Civil, percebe-se que a Habitao : - Apenas para moradia; - Sempre gratuita; - Intransmissvel; - Personalssima.

Prof. Valdir Jesus

Concesso de Uso Especial para fins de Moradia e Concesso de Direito Real de Uso.

21

14/11/2012

A Lei n 11.481/ 2007 acrescentou dois novos incisos ao artigo 1.225 do Cdigo Civil, prevendo como Direitos Reais: XI - a concesso de uso especial para fins de moradia; XII - a concesso de direito real de uso. Assim, Esses institutos deixaram de ser figuras jurdicas de legislaes esparsas e passaram a compor o rol de Direitos Reais do Cdigo Civil.

Concesso de Uso Especial para fins de Moradia.

22

14/11/2012

A Concesso de Uso Especial para fins de Moradia um contrato firmado entre a Administrao Pblica e o particular, objetivando o cumprimento de dois princpios fundamentais, expressos na Constituio Federal, que so: - O direito moradia; - O respeito funo social da propriedade.
Prof. Valdir Jesus

Em outro dizer,
A Concesso de Uso Especial para fins de Moradia se apresenta como um importante instrumento para a realizao da funo social da propriedade pblica porque, ao viabilizar a regularizao das ocupaes de terras pblicas por populao de baixa renda, este instituto se traduz em
Prof. Valdir Jesus

23

14/11/2012

uma maneira de o Estado no apenas exigir do particular, mas tambm praticar a justia social prevista na Constituio Federal. importante salientar que, apesar de ter sido inserida no Cdigo Civil somente em 2007, A Concesso de Uso Especial para fins de Moradia j tinha sido introduzida no ordenamento jurdico brasileiro
Prof. Valdir Jesus

atravs da Medida Provisria n 2.220/01, que foi editada como diploma substitutivo ao veto dos artigos 15 a 20 do Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/2001). Vejamos as redaes dos artigos 1 e 2 da referida Medida provisria:

Prof. Valdir Jesus

24

14/11/2012

Art. 1 Aquele que, at 30 de junho de 2001, possuiu como seu, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, at duzentos e cinqenta metros quadrados de imvel pblico situado em rea urbana, utilizando-o para sua moradia ou de sua famlia, tem o direito concesso de uso especial para fins de moradia em relao ao bem objeto da posse, desde que no seja proprietrio ou concessionrio, a qualquer ttulo, de outro imvel urbano ou rural.

Art. 2 Nos imveis de que trata o art. 1, com mais de duzentos e cinqenta metros quadrados, que, at 30 de junho de 2001, estavam ocupados por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por possuidor, a concesso de uso especial para fins de moradia ser conferida de forma coletiva, desde que os possuidores no sejam proprietrios ou concessionrios, a qualquer ttulo, de outro imvel urbano ou rural.

25

14/11/2012

Ento,
Verifica-se que no se admite discricionariedade do Poder Pblico para promover ou no a regularizao fundiria de reas ocupadas por populao de baixa renda porque no se trata de uma atribuda ao Poder Pblico. Ou seja, faculdade

Prof. Valdir Jesus

Trata-se de direito subjetivo de todos aqueles que, at 30 de junho de 2001, possuam h 5 anos, rea pblica urbana utilizando-a para fins de moradia. Assim, Preenchidos os requisitos dos artigos 1 ou 2 da MP n 2.220/2001, o direito dever ser obrigatoriamente reconhecido.
Prof. Valdir Jesus

26

14/11/2012

Pergunta:
E se houver recusa ou omisso da Administrao? Nesse caso, O interessado pode recorrer via judicial se, decorridos 12 meses da data do protocolo do pedido, no houver um parecer conclusivo sobre a solicitao formulada.
Prof. Valdir Jesus

Ou seja,
Se o processo de regularizao fundiria do imvel no for conduzido voluntariamente pelo Poder Pblico, competir ao Judicirio, devidamente acionado, a declarao de que incide o direito subjetivo do ocupante referida concesso de uso. isso o que diz o artigo 6 da Medida Provisria 2.220/2001:
Prof. Valdir Jesus

27

14/11/2012

Art. 6 O ttulo de concesso de uso especial para fins de moradia ser obtido pela via administrativa perante o rgo competente da Administrao Pblica ou, em caso de recusa ou omisso deste, pela via judicial.
1 A Administrao Pblica ter o prazo mximo de doze meses para decidir o pedido, contado da data de seu protocolo.
Prof. Valdir Jesus

Prof. Valdir Jesus

28

14/11/2012

Se o local da ocupao oferece risco vida ou sade dos moradores, fica instituda a obrigatoriedade de remoo, assegurando-se o direito moradia em outro local. Art. 4 No caso de a ocupao acarretar risco vida ou sade dos ocupantes, o Poder Pblico garantir ao possuidor o exerccio do direito de que tratam os arts. 1 e 2 em outro Prof. Valdir Jesus local.

Verifica-se tambm que A MP 2.220/01 cuida, inclusive, de hiptese em que h franco conflito entre o interesse do ocupante do bem pblico e o interesse pblico em geral. Nesse caso, O dispositivo resguarda o interesse dos particulares, mas deixa clara
Prof. Valdir Jesus

29

14/11/2012

a prevalncia do interesse pblico. Assim, O artigo 5 da MP 2.220/01 dispe que, em se tratando de ocupao cuja regularizao seja desaconselhvel, o poder pblico poder negociar o exerccio do direito moradia em local distinto do possudo. Vejamos:
Prof. Valdir Jesus

MP 2.220/01.
Art. 5 facultado ao Poder Pblico assegurar o exerccio do direito de que tratam os arts. 1 e 2 em outro local na hiptese de ocupao de imvel: I - de uso comum do povo; II - destinado a projeto de urbanizao; III - de interesse da defesa nacional, da preservao ambiental e da proteo dos ecossistemas naturais;
Prof. Valdir Jesus

30

14/11/2012

IV - reservado construo de represas e obras congneres; ou V - situado em via de comunicao.

Ateno!!!
Deve ficar claro que, nessas situaes, no h impedimento ao reconhecimento do direito subjetivo dos moradores, mas apenas um indicativo de que solues tcnicas devem ser previstas e negociadas.
Prof. Valdir Jesus

Requisitos.

31

14/11/2012

Vejamos a redao do artigo 22-A da Lei 11.481/2007: Art. 22-A. A concesso de uso especial para fins de moradia aplica-se s reas de propriedade da Unio, inclusive aos terrenos de marinha e acrescidos, e ser conferida aos possuidores ou ocupantes que preencham os requisitos legais estabelecidos na Medida Provisria no 2.220, de 4 de setembro de 2001.
Prof. Valdir Jesus

Dessa forma, pode-se dizer que a Lei 11.481/2007 pegou emprestados os requisitos previstos na Medida Provisria n 2.220/ 2001 para a Concesso Especial para fins de Moradia que so os seguintes: 1- Imvel pblico com at 250 m; A rea deve ter at 250m, no caso da concesso individual porque,
Prof. Valdir Jesus

32

14/11/2012

Em se tratando da concesso coletiva, a frao ideal atribuda a cada possuidor que no pode ultrapassar o limite de 250 m (art. 2, 3, MP 2.220/01). 2- Posse ininterrupta e sem oposio por mais de 5 anos; 3No ser proprietrio ou concessionrio de outro imvel urbano ou rural;
Prof. Valdir Jesus

4- Localizao dentro da rea urbana e uso para fins de moradia; 5- A ausncia de reconhecimento do mesmo direito anteriormente.

Prof. Valdir Jesus

33

14/11/2012

Concesso de Uso Especial para fins de Moradia X Usucapio Urbana.

J sabemos que os bens pblicos no podem ser adquiridos por meio da Usucapio. Entretanto, Verifica-se que vrios dos requisitos legais da Concesso de Uso Especial para fins de Moradia assemelham-se muito aos requisitos legais exigidos para a aquisio da propriedade por meio da Usucapio.
Prof. Valdir Jesus

34

14/11/2012

Pergunta:
Qual a diferena? As principais diferenas so as seguintes: - A Usucapio Urbana e Usucapio Coletiva recaem sobre imveis particulares J a Concesso de Uso Especial para fins de Moradia recai sobre imveis pblicos;
Prof. Valdir Jesus

- Atravs da Usucapio se adquire a Propriedade do imvel J na Concesso de Uso Especial para fins de Moradia. a propriedade no transferida.

Prof. Valdir Jesus

35

14/11/2012

Extino.

A MP 2.220/2001 apresenta duas formas de extino da Concesso de Uso Especial para fins de Moradia:
a) Quando houver mudana finalidade especificada na lei, da

Ou seja, quando o concessionrio ou sua famlia utilizar o imvel com objetivo diverso da moradia.
Prof. Valdir Jesus

36

14/11/2012

b) Se o concessionrio tornar-se proprietrio ou constituir nova concesso de imvel urbano ou rural.

Prof. Valdir Jesus

37

Anda mungkin juga menyukai