Anda di halaman 1dari 12

O NATAL DO RUIM

Ver Rastrear

Pea cmica, porm muito comovente. A histria do menino que nasceu num lar atribulado, foi rejeitado por sua famlia e chamado de Ruim. Quando jovem se torna marginal, evangelizado, porm rejeita a Palavra. Aps um confronto com a polcia, Ruim tem um encontro com o prprio Jesus na noite de Natal.
CENA 1 Uma residncia pobre, penumbra no palco. Um homem esta jogado, como bbado, sobre um velho sof. Uma mulher com uma criana de colo, chega na casa. (Me) Joo. ela grita com o homem O homem continua deitado, alheio a tudo. (Me) Joo, seu miservel, voc nem para me buscar na maternidade. Como algum pode ser assim desprezvel. O homem permanece em silncio. ATORES: Ruim -Jesus -Me -- _________________________ Pai -- _________________________ Dbora -- _________________________ Marta -- _________________________ Policial 1 - _________________________ Policial 2 - _________________________ Policial 3 - _________________________

(Me) Seu bebum... Seu porco miservel... Nem foi ver seu filho...

Ele se levanta cambaleante e resmunga: (Pai) Nem mesmo sei se realmente sou o pai desta criana. A mulher coloca o nenm sobre o sof e grita: (Me) Claro que voc o pai seu safado . (Pai) Quem garante? (Me) Eu garanto seu bbado. Nem mesmo voc quer ver seu filho. O homem se aproxima do recm nascido, olha durante alguns segundos e diz: (Pai) Ele feio e tem cara de ruim... No pode ser meu filho. (Me) Ruim! Voc no presta mesmo. Nunca prestou e nunca vai prestar para nada. (Pai) No quero ouvir isso... No gosto de voc e no quero esta criana feia. (Me) Saia daqui seu monstro, saia desta casa e no volte nunca mais... Nunca mais... Desaparea seu pinguo.... O homem vai embora resmungando e cambaleando. A me se aproxima da criana e olhando para ela, diz: (Me) - No sei por que voc venho a este mundo. Eu j tinha tantos problemas. Voc apenas mais um problema... mais um problema... um problema... A me comea a chorar, e continua entre as lgrimas: (Me) Nem mesmo um nome voc tem... Nem mesmo um nome... Seu miservel pai tem razo, voc tem cara de ruim... E sua vinda a este mundo foi ruim para todos. Vou cham-lo de... de Ruim... Sim! Ruim ser o seu nome... pois voc tornou minha vida pior do que ela j era. Ruim... Gostou nenm? Ruim... A mulher comea a rir de forma insana. Apagam as luzes. CENA 2 (Narrador) Vinte anos depois... Ruim j no mais um bebe, ele cresceu e um homem... Seu pai nunca mais apareceu depois daquele dia, Ruim nem mesmo sabe o nome do pai. O menino, viveu uma infncia de violncia, desprezo e falta de amor. Sete anos depois de seu nascimento, a

me se suicidou, pois no suportava a vida. O menino foi para um orfanato e o juiz de menores mudou seu nome para Ricardo. Mas nunca o chamaram de Ricardo, seu nome era Ruim, todos o conheceram como Ruim, era o nome que a me havia lhe dado e Ruim ficou. Vinte anos depois Ruim se tornou... Um homem realmente ruim. Um homem entra correndo pelo salo... ele olha para trs como se estivesse fugindo de algum. Ele para em frente ao palco e cai cansado no cho. (Ratinho) Socorro... Algum me ajude... Ele vai me pegar... Um outro homem entra correndo pelo salo com uma arma na mo. Ele vai na direo de Ratinho (o homem cado em frente ao palco) (Ratinho) No... Ruim... Eu no agento mais correr. Ruim se aproxima de Ratinho e coloca a arma em sua cabea. (Ratinho) Ruim... espere... eu vou pagar voc. (Ruim) Ningum engana o Ruim... O homem argumenta desesperado: (Ratinho) Eu sei Ruim. Eu fui um idiota. Ruim... eu peo desculpas... me d outra chance. (Ruim) Ningum engana o Ruim. (Ratinho) Perdoe-me... por favor... me d outra chance. (Ruim) Voc sabe por que me chamo Ruim? Porque eu sou ruim, sempre fui e sempre serei. (Ratinho) Eu sei... voc ruim... mas... eu imploro desculpas. (Ruim) Tudo bem! Voc um covarde. No mato covardes. Est desculpado. Ele comea a rir e agarra as pernas de Ruim: (Ratinho) - Obrigado! Muito obrigado!Eu sabia que voc no era to ruim assim. (Ruim) Escolha uma perna, a direita ou esquerda? (Ratinho) O que? (Ruim) Escolha uma perna, a direita ou esquerda? (Ratinho) Mas voc disse que havia me perdoado. (Ruim) Perdoei. Voc no vai morrer. Agora escolha uma perna. (Ratinho) Ruim, por favor, no!

(Ruim) Esquerda ou direita? (Ratinho) No! Ratinho comea a chorar e implorar. (Ruim)- Demorou para escolher... Ento vai nas duas pernas. Ruim d dois tiros, um em cada perna. Ratinho grita desesperado de dor. (Ratinho) Voc ruim... maldito Ruim. Ruim se vira e vai embora, sem demonstrar alegria ou tristeza. CENA 3 As luzes se apagam, fica apenas um refletor vermelho sobre Ruim no palco. Ele se senta, no canto do palco e fica olhando para o infinito. (Ruim) Como eu posso ser tal... ruim. Parece que minha maldade no tem fim. No sei por que no morro logo. Qual o sentido de minha vida. Por que algum como eu deve continuar existindo. As luzes se acendem e entram duas moas, elas param ao lado do palco. (Dbora) Olhe aquele rapaz... Vamos evangeliza-lo? (Marta) Voc est louca? Aquele o Ruim. (Dbora) Ruim?! Isso nome de gente? (Marta) No sei se nome ou apelido, a questo que sua fama pior que o nome. Ele um dos piores bandidos da regio. (Dbora) - Mas Jesus veio para ele tambm. (Marta) Dbora, voc est realmente doida... eu estou dizendo que ningum se aproxima deste cara... nem a polcia... ele um animal... ele no tem amigos... nem familiares... apenas muitos inimigos. (Dbora) Mas amanh Natal. Jesus nasceu tambm para este jovem... Vamos falar de Jesus para ele. (Marta) Eu quero estar viva no Natal. Se voc quer ir, v sozinha. Mas depois no diga que no avisei. (Dbora) Vamos comigo. Amanh Natal. (Marta) Nem morta... depois, o que podem pensar as pessoas que me virem falando com ele... vo pensar que estou usando dorgas ou virei bandida. Adeus!

Marta vai embora e deixa a amiga sozinha, Dbora olha para os cus e realiza uma rpida orao. Depois se aproxima lentamente de Ruim. (Dbora) Oi! Posso falar com voc? Ruim no responde, ignora completamente. Dbora insiste: (Dbora) Desculpe. Qual seu nome? (Ruim) Ruim! ele responde com aspereza, tentando assustar a moa. (Dbora) Ruim?! seu apelido? (Ruim) No meu nome mesmo. Por que? No gostou? (Dbora) No... nada disso... que... (Ruim) o que? (Dbora) diferente... apenas diferente. Meu nome Dbora. Ele no responde, ignora novamente. (Dbora) Amanh Natal. Voc sabe o significado do Natal. (Ruim) o dia que as pessoas que tem famlia e dinheiro se divertem, e os pobres se lamentam, porque no podem dar um presente para seus filhos que choram... (Dbora) No! O Natal no presente, ou ceia apenas. O Natal significa o dia da vinda de nosso Salvador Jesus. (Ruim) Jesus!? J entendi! Voc uma destas crentes que dizem que eu tenho o demnio no corpo. Pois saiba... eu no tenho demnio no corpo, sou muito pior que um demnio. (Dbora) No estou dizendo que voc tem demnio, quero apenas dizer que amanh Natal e Jesus nasceu para voc tambm. (Ruim) Jesus!? Deus?! Isso no existe! E mesmo que existisse ele abaixa a cabea - Minha me sempre me falou que sou ruim demais, que at Deus me odeia. (Dbora) Deus no te odeia. Ele te ama. Te ama tanto que enviou Jesus para morrer na cruz por sua vida. Jesus te ama. Ruim grita: (Ruim) Besteira! V embora antes que eu perca minha pacincia e... voc saber por que me chamo Ruim.

Dbora se afasta um pouco, assustada. (Dbora) Ningum ruim demais para Jesus, seu amor maior que nossas prprias maldades. Ele ama voc. Deixe Jesus nascer em seu corao neste Natal, e.... seja feliz. (Ruim) Feliz!? Feliz!? Natal?! Sabe como eram meus natais quando eu era criana? Surras... orfanato... Febem... Assim foram meus natais. Enquanto voc estava em sua igreja, com sua famlia, presentes e comida, eu apanhava ou batia. E voc vem me falar de Deus... bondade. Esta noite de Natal voc ter comida boa e amigos, eu terei apenas eu mesmo e talvez uma garrafa de pinga e drogas. (Dbora) Mas Jesus ama voc! (Ruim) Jesus! Onde ele est? Onde ele estava quando eu apanhava? Onde ele estava quando minha me me odiava e quando todos me odiavam? Fale para o seu Jesus vir conversar comigo. Quero saber onde Ele estava. (Dbora) Ele estava ao seu lado. (Ruim) Ao meu lado?! Voc louca! Agora desaparea, antes que eu faa outra loucura. (Dbora) Eu vou, mas... Feliz Natal... e espero que voc encontre Jesus. (Ruim) Mande seu Jesus vir falar comigo. Fale para ele sentar aqui, ao meu lado... Agora desaparea. ele grita Vamos desaparea! Dbora se afasta, a certa distncia, repete: (Dbora) -- Feliz Natal... e espero que voc encontre Jesus A luz se apaga novamente, e apenas o refletor vermelho ilumina Ruim. (Ruim) Natal! Deus! Jesus! Grandes mentiras! Esse mundo horrvel lugar apenas de dor. Apenas dor... Apaga-se o refletor. Fecham as cortinas CENA 4 Dois homens encontram Marta no corredor. So policiais. (Policial 1) Voc viu um rapaz que todos chamam de Ruim? (Marta) Por que? (Policial 1) Ele atirou nas pernas de um homem. (Marta) Meu Deus... e a Dbora est com ele.

(Policial 1) Est onde? Dbora chega e se junta ao grupo. (Marta) Graas a Deus que voc chegou. Estes polcias esto dizendo que aquele tal de Ruim atirou em um homem. (Policial 1) Onde vocs o viram? (Marta) Ali, no final daquela rua, prximo a viela. (Policial 2) Vamos pag-lo agora. Os policiais saem rapidamente. As cortinas se abrem (Policial 2) Parado Ruim, a policia. Ruim se levanta apavorado, retira a arma da cintura e comea um tiroteiro. Um dos policiais cai ferido. Um tiro atinge ao lado do peito de Ruim (sua camisa fica suja de sangue). Ruim deixa a arma cair no cho, mas consegue fugir para o fundo do salo. As luzes se apagam novamente. CENA 5 Acende o refletor vermelho. Com dificuldades, devido ao ferimento, Ruim caminha at a luz do refletor vermelho. Ele se senta e segura as prprias pernas. (Ruim) Droga! Estou ferido! E atirei em um policial. A policia vai me cassar como um animal. Vou morrer... Ruim, finalmente vai morrer... ele coloca a mo no ferimento - Como est doendo... Estou sangrando muito. Eu preciso de ajuda... mas quem? Acende o refletor branco. Sentado, a uns dois metros de Ruim, est um homem, vestido de branco e com um capuz branco na cabea, no possvel ver seu rosto. (Jesus) Di muito? Ruim se assusta, ele tenta se levantar, mas a dor no ferimento o prende no cho. (Jesus) No se assuste, no sou policial. (Ruim) Quem voc? (Jesus) No sabe? (Ruim) No! V embora... estou ferido, mas sou perigoso... sou ruim.

(Jesus) Ruim!? (Ruim) Sim! Meu nome Ruim. Agora desaparea e no me entregue para a polcia. Ou... (Jesus) Daqui a algumas horas Natal. (Ruim) Natal? Ruim lana uma gargalhada Que dia para morrer. (Jesus) Nascer! (Ruim) O que??? (Jesus) Nascer! Natal dia de nascer, no de morrer. (Ruim) - Nascer. No me diga que voc tambm acredita em Jesus, manjedoura, estrela de Belm. No hora para estas besteiras. (Jesus) Voc no acredita? (Ruim) No. Agora d o fora, no est vendo que estou ferido... eu levei um tiro e toda a polcia deve estar atrs de mim. Eu vou morrer. (Jesus) Voc j est morto. (Ruim) Como? J estou morto? (Jesus) As feridas de seu corao, as mgoas, traumas e revoltas mataram voc a muitos anos atrs. (Ruim) O que voc sabe da minha vida? (Jesus) Provavelmente mais do que voc possa imaginar. (Ruim) Quem voc? (Jesus) Algum com quem voc disse que gostaria de conversar. (Ruim) Jesus?!?!?! (Jesus) Sim! (Ruim) No acredito! (Jesus) Sim, dentro do seu corao voc sabe que verdade. Olhe pare seu corao, e diga que no sou eu. Ruim pensa durante alguns segundo. (Ruim) A que devo a honra... o poderoso Jesus... esta aqui para zombar de minha morte? (Jesus) No vim zombar... apenas estou ao seu lado, para conversar.

(Ruim) Conversar?! O que voc sabe sobre dores? (Jesus) Muito. Eu vi a sua dor quando saiu do ventre de sua me e foi rejeitado por seu pai. Eu vi seu choro infantil buscando o amor que nunca encontrou em seus pais. (Ruim) Meu pai foi um maldito que nunca conheci. (Jesus) Eu tentei colocar amor no corao de seus pais mas eles no desejaram, eles me ignoraram. (Ruim) Tentou? Por que voc no os forou, voc no poderoso. (Jesus) Meu poder no se baseia na imposio, mas no amor. Eu chorei quando sua me o chamou de Ruim. Voc no era ruim... (Ruim) Voc chorou? Jesus chorou por mim? Do que me adiantaram suas lgrimas? Minha me me desprezou. (Jesus) Mas eu no desprezei. E quando voc, ainda um bebezinho, chorou sozinho, eu acariciei seu rostinho e lhe disse: Voc no ruim. Voc se lembra, olhe para o seu corao. Ruim pensa novamente durante alguns instantes, depois responde: (Ruim) Sim... no sei como, mas como se sentisse sua mo em meu rosto... mas minha me me desprezou at morrer. Voc no sabe o que o desprezo. Voc nunca experimentou o desprezo. (Jesus) Eu sei o que o desprezo. Tambm fui desprezado quando estive neste mundo. E mesmo hoje, continuo sendo desprezado por muitos. Muitos, como voc, desprezam meu amor. (Ruim) No desprezei voc. Eu nunca o conheci. (Jesus) Coloquei muitos de meus servos para falar do meu amor para voc. Voc sempre os desprezou e me desprezou. (Ruim) Como voc pode dizer isso. Voc no sabe o que ser abandonado por todos. (Jesus) Eu tambm j fui abandonado por todos. Quando fui levado a cruz, at meu discpulos me abandonaram e at Pedro me negou trs vezes. (Ruim) E fome... voc sabe o que fome, sede, frio... Voc sempre esteve alheio a tudo.

(Jesus) Quando estive neste mundo, passei fome, sede e frio, no tinha casa e as pedras me serviam de travesseiro. No fui rico e no morei em um castelo. Lembre-se, eu nasci em uma manjedoura. (Ruim) Meu ferimento di. Estou sangrando muito. Voc sabe o que dor? Voc sabe o quanto incomoda a dor no corpo e na alma? (Jesus) Minhas mos foram perfuradas, em minha cabea colocaram uma coroa de espinhos, minhas costas foram rasgadas por chicotadas, bateram em mim, fui perfurado por uma lana e na cruz morri, em muito sofrimento fsico. Sim! Eu sei o que dor. (Ruim) Mas por que? No tem sentido! Voc poderoso, por que voc sofreu tudo isso? Para que? Explique! Cada vez entendo menos. (Jesus) Por amor de voc. Paguei o preo de seus pecados e iniquidade. Derramei meu sangue e entreguei meu corpo como forma de pagamento, para que aqueles que aceitarem meu gesto, possam estar comigo e com o Pai eternamente. Eu sofri e morri por voc. (Ruim) No... no... Eu no mereo... Sou Ruim... apenas Ruim... quem morreria por algum ruim. (Jesus) Os sadios no necessitam de mdico, mas os enfermos necessitam de mdico. Eu vim e morri por todos... inclusive aqueles que se julgam ruins. Ruim comea a chorar. (Ruim) Por que voc no me procurou antes. (Jesus) Porque antes voc no me queria e nunca me chamou. Nunca obrigarei ningum a nada, o amor respeita... eu respeito. (Ruim) Eu vou morrer? (Jesus) Voc j est morto. Todos aqueles que esto distantes de Deus esto mortos espiritualmente. Ao fundo comea a tocar a msica Noite Feliz.

(Ruim) Oua! Msica de Natal. Eles esto comemorando o Natal. Esto comemorando sua vinda... Deixe-me... V estar com eles... (Jesus) Quero estar com voc. (Ruim) Com o Ruim... ningum quer estar com o Ruim... (Jesus) Eu quero. Quero estar eternamente com voc. Foi por isso que paguei o preo na cruz do Calvrio. (Ruim) Ser que existe perdo para mim? Sempre me disseram que eu era um caso perdido. (Jesus) Sempre existe a oportunidade de perdo para aqueles que reconhecem seus erros, arrependem-se e pedem perdo. (Ruim) Mas muitos de meus pecados so terrveis. (Jesus) Nada maior que o amor de Deus, nem seus pecados so maiores que o amor de Deus. (Ruim) Voc me perdoa... por tudo o que fiz de errado? (Jesus) Voc se arrepende? (Ruim) Sim. Nunca gostei das coisas que fazia. Na verdade, nem sei porque fazia. (Jesus) Eu te perdo. (Ruim) O que fao agora... sabe... para mudar de vida... para estar com voc para sempre.. (Jesus) Apenas aceite meu gesto de amor por voc... aceite o meu gesto na cruz do Calvrio. Aceite-me como seu Salvador. (Ruim) simples assim? (Jesus) Sim. (Ruim) Eu aceito... aceito o seu amor... aceito o Senhor como meu Salvador. Jesus estende os braos para Ruim. Ele vai e se abraa com Jesus (sob a luz branca) (Ruim) Estou sentido algo de maravilhoso em meu ser. (Jesus) Natal, tempo de nascer... Voc nasceu para a eternidade. (Ruim) Pela primeira vez na vida, me sinto feliz no Natal.

Obrigado pelo Senhor ter nascido no Natal. Obrigado por tudo o que fez por mim. Eu nunca soube que existia uma amor assim. Na verdade, nem mais acreditava na existncia do amor... Obrigado. (Jesus) Vamos! (Ruim) Para onde? (Jesus) Para a casa de meu Pai. (Ruim) Agora? (Jesus) Agora. (Ruim) Eu no posso! (Jesus) Por que voc no pode? (Ruim) Meu nome. Como voc vai me apresentar para o Pai. Como Ruim... Meu nome muito feio. (Jesus) Quando estivermos na presena do Pai... ele vai lhe chamar de filho... no de Ruim. (Ruim) Filho?! (Jesus) Nosso filho amado. Vamos filho? (Ruim) Vamos! Ruim sorri As luzes se apagam. CENA 5 Acendem as luzes. Dois policias se aproximam e observam um corpo no cho. Ruim esta morto. (Policial 1) Ele est morto. O Ruim morreu. Uma linda msica invade o ambiente. (Policial 1) Que msica esta? (Policial 3) Natal... algum est feliz... (Policial 1) Mas a msica vem do cu. Eles olham para os cus. (Policial 3) Algum est feliz no cu. Glrias a Jesus! FIM

Anda mungkin juga menyukai