Anda di halaman 1dari 12

Histria dos Avivamentos

Prof. Carla Siciliani Mrcio Giovane Rosa Araujo

Avivamento em Uganda
A obra do pastor John Mulinde

Sumrio
Avivamento em Uganda ......................................................................................................................................... 3 A obra do pastor John Mulinde ...................................................................................................................... 3 A f Anglicana em Uganda que influenciou John Mulinde: Simeoni Nsibambi [1897-1978]. (Movimento Balokole)........................................................................................................................................................ 4 Mapas ................................................................................................................................................................... 5 World Trumpet Mission - WTM .............................................................................................................................. 6 O chamado da WTM ...................................................................................................................................... 6 Nossa misso ................................................................................................................................................. 6 Qual a justificao para esta misso ? .......................................................................................................... 6 Viso da WTM ................................................................................................................................................ 6 O que nos obriga a fazer o que fazemos ? ...................................................................................................... 7 Quais so os temas da nossa misso ? ............................................................................................................ 7 Qual o mandato da WTM ? .......................................................................................................................... 7 Estudo de Caso: Uganda, smbolo de transformao .............................................................................................. 8 Concluso ............................................................................................................................................................ 11 BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................................................................... 12

Avivamento em Uganda - pgina 2

Avivamento em Uganda
A obra do pastor John Mulinde

O pastor John Mulinde, 50 anos, o Diretor-Fundador e presidente da World Trumpet Mission - WTM, uma organizao orientada para a renovao missionria, com sede em Kampala, Uganda na frica (vide figura 1). Ele um pregador bastante procurado devido a sua temtica no plpito acerca de orao, renascimento e transformao da comunidade. Aparece entre os principais lderes nacionais que tm desempenhado um papel fundamental na transformao de Uganda e na luta da Igreja contra a AIDS. John Mulinde tambm o fundador do Sermo da Montanha Para Todas as Naes, um retiro de 100 acres numa encosta perto de Kampala (capital de Uganda), dedicada e com o propsito de jejuar e orar por todas as naes. o idealizador do AfriCamp local de reunies anuais no campo, agrupando milhares de fiis e lderes de todo o mundo. Ainda tambm o fundador da Timothy Camp, que rene anualmente jovens de todo o mundo para a renovao e suporte espiritual. Seu ministrio tambm inclui o Trumpet Aid, uma organizao humanitria criada para cuidar de crianas pobres, especialmente dos rfos com AIDS e das crianas de rua. John Mulinde membro do Conselho Internacional de Ancios de Jerusalm , casa de orao para todas as naes, liderado por Tom Hess. Alm disso, ele atua no Conselho Nacional do Frum da Juventude de Uganda liderado pela primeira-dama de Uganda, Janet Museveni. Em adio, Mulinde tambm o chefe da Iniciativa Missionria da frica, que treina trabalhadores em misso africana para ir para as naes com a viso de transformao. Na vida pessoal, at a data de pesquisa deste trabalho em outubro de 2013, John Mulinde pai de nove filhos, sendo casado com Sheila Mulinde. Sua falecida esposa, Prossy, foi descansar no Senhor, desde 2000 [UCT13].

Avivamento em Uganda - pgina 3

A f Anglicana em Uganda que influenciou John Mulinde: Simeoni Nsibambi [1897-1978]. (Movimento Balokole)

Simeoni Nsibambi nasceu e foi criado em Buloba na regio de Busiro, em Uganda (vide figura 2). Ainda muito jovem demonstrava grandes qualidades, tanto que seu pai Walusimbi Kimanje, um chefe em Wakiso o nomeou seu sucessor apesar de ele no ser o filho mais velho. Foi educado na Escola Secundria Mengo e na Escola do Rei de Budo, onde acabou sendo o diretor. Uganda poca, sendo um protetorado britnico, envolveu-se na Primeira Guerra Mundial e Simeoni entrou para o Corpo Mdico Nativo Africano. Foi condecorado pelos seus servios. Em 1920 foi nomeado o Oficial Chefe de Sade no governo de Kabaka. Ele era um lder natural, e entre as suas realizaes fora: cantor, artista, jogador de futebol e lutador. Durante o tempo de servio na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Simeoni se conscientizou da dimenso espiritual da sua vida, e em 1922 se tornou um cristo comprometido. Ele rapidamente comeou a demonstrar a preocupao pelas questes sociais que presenciava em sua volta e pela corrupo que ele sentia que invadia a Igreja de Uganda, da qual ele se tornou um membro ativo. Em 1951 casou-se com Eva Bakaluba, filha mais velha de Erasto Bakaluba, um cristo fervoroso e funcionrio do Colgio do Rei em Budo. Simeoni e Eva tiveram doze filhos. O testemunho da sua famlia, especialmente a excelente reputao de Eva, foi um modelo para a sua gerao. Ele generosamente recebia seus colegas e visitantes de todas as nacionalidades e origens tnicas. Uma reunio em 1929 entre Simeoni e o Dr. Joe Church, um missionrio que trabalhava em Ruanda foi um ponto decisivo na vida deles e que o fez emerger como o precursor do Avivamento do Leste da frica. Simeoni renunciou ao seu cargo no governo e devotou a sua vida a ganhar pessoas para Jesus Cristo. Ele era membro do grupo que liderou a conveno em Kabale (vide figura 2), Uganda, em setembro de 1935. Isto freqentemente considerado como o primeiro e maior evento de Avivamento do Leste da frica, o qual transformou o Cristianismo no Leste da frica nos prximos vinte anos. Apesar de no ser um orador eloqente, sua pregao era tranqila e profunda, onde muitas vezes provocou notveis manifestaes do Esprito Santo entre os ouvintes. A sua mansa e penetrante compreenso das pessoas e a sua profunda experincia crist era uma inspirao para muitos nesta poca. Ele compartilhava liderana das misses e das convenes na Uganda e no Qunia. Muitos procuravam o seu conselho. A sua sabedoria provinha de grandes habilidades intelectuais, a sua vasta leitura de livros cristos e de sua caminhada junto com Deus. Em maio de 1941 ele adoeceu e da em diante permaneceu confinado na sua casa. Desde sua casa, pelos trinta e sete anos restantes da sua vida, continuou a influenciar o curso do Avivamento . Seus muitos visitantes eram um tributo pelo seu amor s pessoas, sem importar a nacionalidade, e a sua preocupao pelo seu bem estar tanto fsico quanto espiritual [DBC13].

Avivamento em Uganda - pgina 4

Mapas
Figura 1: Mapa da frica Uganda capital Kampala a igreja WTM em orao pelo mundo.

Figura 2: Detalhe da localizao da capital Kampala e das cidades de Buloba (20Km de Kampala) e de Kabale (400Km de Kampala) em Uganda.

Avivamento em Uganda - pgina 5

World Trumpet Mission - WTM


O chamado da WTM Fomos chamados para provocar o povo de Deus em se preparar para o Dia do Senhor e terminar o trabalho da Grande Comisso. [WTM13]. Nossa misso A igreja fundada em 1988 por John Mulinde, a World Trumpet Mission - WTM - teve suas razes nas selvas de Uganda, onde nasceu o movimento de orao durante as ditaduras opressoras de governo (Idi Amin), que por conseguinte levou a transformao de toda a nao. A WTM cresceu para ser um ministrio interdenominacional e internacional, com uma misso global e mandato para "tocar a trombeta" do iminente Dia do Senhor, com o objetivo de despertar e equipar as igrejas, provocando-as para concluir a misso de Cristo em todas as naes. Qual a justificao para esta misso ? a. O Dia iminente do Senhor com as provaes e armadilhas dos ltimos dias. b. O Estado e males das naes sob a escurido sufocante cobrindo a sociedade humana em todos os lugares. c. O estado lastimvel da Igreja, que est em sono em muitas partes do mundo. d. Agenda do fim dos tempos de Deus. e. Terremotos globais Hb 12:12 e Jl 3:14. f. Fim do tempo de derramamento do Esprito Santo em todo o mundo - Jl 2:28. g. Fim do tempo do exrcito de Deus para reunir e trazer a colheita - Jl 2:1-2; 3:9-14. Viso da WTM Nossa viso para ver "Todas as naes discipuladas e da igreja mundial preparada para o Dia do Senhor.. As naes so grupos de pessoas com identidade e destino comuns. Essa identidade classificada de acordo com:

a. b. c. d.

O territrio comum. A linguagem comum. A etnia comum. A demografia comum.

Igreja Mundial a comunidade universal dos crentes em Jesus Cristo, em todas as suas diferentes denominaes e campos de f. com base no entendimento de que o Corpo de Cristo um s, independentemente de: a. Diferenas no estilo de adorao. b. nfases doutrinrios. c . Interpretaes bblicas. d . Mesmo grau de erro ou deficincias (Jo 10:16).

Avivamento em Uganda - pgina 6

O que nos obriga a fazer o que fazemos ? A conscincia de que a hora tardia e que a cada momento algum est cruzando a linha de no retorno, alm do arrependimento, em um caminho de destruio que vai roub-los da herana eterna. Estamos, portanto, obrigados a um estilo de vida: Misses para chegar at o povo de Deus de todas as maneiras possveis, para ganhar almas que precisam ser ganhas para Cristo, e para vivificar aqueles que nEle tem crescido mornamente. A orao, intercesso e splica para que o Esprito Santo seja derramado para reanimar o povo de Deus e fazer avanar a vontade de Deus Unido. A guerra espiritual, lutando contra as foras das trevas que possuem pessoas e territrios em cativeiro, a fim de libertar os cativos. Doar e doar-se generosamente para misses e para o Evangelho, sabendo-se que tudo o que temos para cumprir os propsitos de Deus: a hora vem, e quando todos vo perder o conceito de valor ! Quais so os temas da nossa misso ? Despertar atravs da evangelizao e de renovao espiritual. Equipar atravs da formao, discipulado e aconselhamento. Provocar ao destino - a partir de indivduos para todos indivduos: a nvel de destino dentro das empresas, em todos os dados demogrficos e em todas as esferas de sociedade. Qual o mandato da WTM ? Nosso mandato global! O Senhor enviou-nos principalmente para o Corpo de Cristo em todo o mundo (para despertar, equipar e provocar aos cristos em destino) e, em seguida, para as naes, onde atuamos com o resto do Corpo de Cristo no discipulado destas (Mt 28:18-20). Ambas as abordagens so para preparar o caminho da volta do Rei [WTM13].

Avivamento em Uganda - pgina 7

Estudo de Caso: Uganda, smbolo de transformao


Em entrevista, o pastor John Mulinde revela todos os segredos da transformao ocorrida em Uganda O 14 Congresso de Louvor e Adorao do Diante do Trono (dias 28, 29 e 30 maro de 2013 na EXPOMINAS Belo Horizonte/MG) trouxe um preletor que tem feito diferena em seu pas - Uganda. Seu testemunho ficou conhecido em todo o mundo por meio de um documentrio chamado Transformao, que registra mudanas operadas por Deus em muitas naes. Uganda foi transformada pelo poder de Deus e John Mulinde foi um dos lderes que Deus usou para unir a Igreja e mudar o pas. a segunda vez que ele vem Igreja Batista da Lagoinha. A primeira foi em 2011 no congresso de pastores. O pastor e doutor John Mulinde, 50, nasceu, cresceu e mora em Kampala, Uganda, de onde tem viajado para conferncias internacionais, e fala trs lnguas fluentemente. casado, tem 9 filhos (6 biolgicos e 3 adotados), e pertence igreja World Trumpet Mission. John nasceu numa famlia catlica muito devota e, perto dos 20 anos, encontrou a salvao. Em entrevista exclusiva a Atos Hoje, John Mulinde conta a histria de como aconteceu a transformao de seu pas: de nao islmica a nao crist [LAG13]. Lagoinha.com: Como aconteceu a sua converso? John Mulinde: Desde garoto eu gosto de ler. Certo dia, no tinha um livro para ler, ento, fui visitar minha irm, e l achei um livro intitulado Nove horas da manh, de Dennis Benet, um lder episcopal nos EUA. Li todo o livro em uma nica noite e minha vida foi mudada. O livro a histria de como o Esprito Santo agia no meio do povo, batizava com o Esprito Santo e as pessoas falavam outras lnguas. Eu jamais tinha ouvido falar disso e no imaginava que Deus poderia agir dessa forma nos tempos atuais. Ento, orei: Deus, se isso serve para os nossos dias eu quero. Eu pago o que for necessrio para ter isso. Um ms depois, houve uma reunio na cidade onde as pessoas adoravam em lnguas estranhas, e eu novamente falei com Deus que, se aquilo fosse real, eu tambm queria. Eu disse: Deus, eu no preciso de milagre, cura, riquezas, eu s quero ser salvo. Se o Senhor for real muda-me em sete dias. Se nada acontecer nesse tempo, eu nunca mais voltarei ao Senhor. Dois dias depois, fui para a universidade onde um aluno me confrontou perguntando: Voc salvo?. Diante da negativa, ele passou a pregar para mim. Como estava atrasado para aula, o nico jeito de me livrar daquele rapaz foi aceitando a Jesus. Nesse momento me lembrei do livro que dizia que, quando uma pessoa aceitava a Jesus ela sentia alegria e um calor diferente. Por isso, resolvi tentar. Orei genuinamente, mas nada mudou. Conclu que Jesus no era real. Entretanto, ao voltar para o meu escritrio, escutei um estrondo e uma voz falou comigo dizendo: Acredite que voc est salvo e voc ser salvo.. Isso aconteceu quatro vezes, ento me rendi e me entreguei verdadeiramente ao Senhor Jesus. Lagoinha.com: Antes de entendermos a transformao realizada em Uganda, gostaramos de entender o pas sob a sua tica. Jonh Mulinde: Uganda uma democracia com 34 milhes de habitantes que falam ingls e lugande, mas temos 52 tribos com 48 diferentes lnguas. Temos presidente, primeiro ministro, parlamento, mas tambm temos reis que lideram diferentes regies. Uganda um pas unitrio, no tem estados, mas temos um movimento acontecendo pelos ltimos 10 a 15 anos, em que 5 pases querem se juntar Uganda, Qunia, Tanznia, Luanda e Burundi. Penso que nos prximos 5 anos vamos nos juntar. Uganda faz parte do que os historiadores chamam de tero da frica, porque a maioria da populao africana
Avivamento em Uganda - pgina 8

saiu daquela regio e se espalhou pelo continente. considerada a parte negra da frica, com grande presena de macumbaria, feitiaria e outras foras espirituais. Quando o Evangelho chegou foi uma luta tremenda, mas 10 anos depois, tnhamos muitas pessoas convertidas e outras totalmente contra o evangelho, o que ocasionou conflitos que levaram o rei a decidir que os cristos deveriam renunciar a f, caso contrrio, seriam mortos. At jovens no palcio do rei no renunciaram a f e foram mortos, ficando famosos em Uganda. Isso foi benfico para a expanso do Evangelho em Uganda, que se tornou o centro do avivamento na frica, em 1935, chegando at a frica do Sul. Missionrios saam de Uganda para a Europa, Austrlia e Canad. At os anos 60, a igreja catlica era forte. Entre 1971 e 1979, tivemos um presidente militar chamado Idi Amin, que baniu as igrejas crists e declarou o pas como sendo islmico. Depois de 8 anos de reinado de Idi Amin, Uganda saiu de 3% para 11% de mulumanos. Idi Amin perseguia as igrejas e matava os seus lderes. Muitas pessoas se convertiam ao Isl por que o governo as ajudava com dinheiro, trabalho, privilgios em todos os sentidos. Se voc fosse cristo, no podia trabalhar e tudo mais. Foi um tempo difcil. Durante esses 8 anos, a igreja comeou a orar muito, no nos prdios das igrejas, porque eles foram fechados. Se orasse em casa, o governo prendia, por isso, o povo comeou a se reunir nas florestas, pela madrugada. Mesmo assim, muitos foram presos e mortos, mas foi justamente nesse tempo que a igreja viveu uma uno tremenda que se espalhou pela nao. Quando Idi Amin saiu do poder, tudo foi voltando ao normal, o pas foi melhorando, ento o nvel de orao diminuiu. A conseqncia foi que, devagar, voltvamos a ter confuso, discrdia, ditadura, abuso de direitos humanos, e etc. Estava se formando um caos. Mas a igreja acordou novamente e voltou a orar fervorosamente. Nessa poca, a presena de Deus foi to forte que era visvel aos olhos humanos. Era como uma fumaa que tomava conta das igrejas. Voc via as pessoas orando, mas no conseguia ver a parte de cima dos seus corpos. Houve uma onda de milagres e curas em todas as igrejas tradicionais, pentecostais e carismticas. Lagoinha.com: Algum ou alguma igreja coordenou ou organizou esse movimento? Jonh Mulinde: No. Foi um mover de Deus. Depois de um tempo comeamos a ver as igrejas crescendo, milagres acontecendo, a nao comeou a ser curada. Ento, veio um segundo perodo, um movimento um pouco mais organizado entre as igrejas, quando Deus comeou a colocar em nosso corao o destino de nossa nao, no orando somente pelos problemas que estvamos vivendo, mas tambm pelos propsitos que Deus tinha para ns. J tivemos um movimento no pas de orao pela AIDS, um problema que estava destruindo nosso povo. Foi somente quando Deus comeou a falar sobre o destino da nao que comeamos a fazer um movimento organizado, indo de Norte ao Sul, Leste a Oeste e construindo altares de adorao ao Senhor em toda a nao. Falvamos s pessoas para que construssem altares em suas casas, igrejas e empresas.

Avivamento em Uganda - pgina 9

Lagoinha.com: Vocs usaram muita mdia, TV, rdio, durante o movimento de avivamento? John Mulinde: De fato, no. Houve um tempo que tnhamos alguns programas de rdio, mas foram dirigidos para que pregassem somente o Catolicismo e o Islamismo. Com o tempo, o governo abriu outras mdias, mas eram mdias podres, de linguagem obscena. Por isso, decidimos banir essas rdios de nossas casas. Mas percebemos que nossos filhos estavam escutando essas rdios nas escolas, ento, comeamos a orar pedindo a Deus que nos desse a mdia. Em seis meses, a primeira rdio evanglica foi aberta, depois a primeira TV. Hoje, somos 150 rdios e no existe uma sequer que no tenha programas evanglicos todos os dias. O gosto da populao mudou. Quem quiser alcanar o povo ter que colocar msica gospel e apresentar programas gospel. Todas as TVs tm programas gospel. Ns no dominamos a mdia, mas ela est trabalhando para Deus. Lagoinha.com: Em resumo, quais seriam os segredos dessa transformao? John Mulinde: Penso que so vrios: buscar a Deus por meio da orao, jejum, buscando o Esprito Santo, realizar uma guerra espiritual com estratgias, trabalhar por territrios, libertando cidades, buscar unidade do Corpo de Cristo, porque sem unidade voc diminui sua autoridade no mundo espiritual. Quando igrejas caminham juntas a autoridade aumenta e elas podem entrar no governo, no mercado, na mdia, nas escolas. Foi no segundo momento de orao, quando Deus falava sobre o destino da nao, que comeamos a entrar no parlamento, palcios e firmar altares de orao em todos os ministrios do governo. Ento, comeamos a ver muitos governantes e celebridades, como cantores, atores, se rendendo a Jesus. Muitos e muitos lderes mulumanos se renderam a Jesus, no sei se vocs conhecem, mas h outro pastor com o mesmo nome que tenho, Mulinde, que hoje est em tratamento mdico em Israel porque jogaram cido na face dele. Esse pastor foi usado para alcanar milhares de lderes mulumanos. Oficialmente, hoje, o pas - Uganda - tem 12% a 13% de mulumanos e 86% de cristos, incluindo a Igreja Catlica. Lagoinha.com: Em quanto tempo aconteceu esse avivamento? John Mulinde: Desde o tempo de Idi Amin, em torno de 30 anos. Mas mesmo hoje tem muita coisa acontecendo em Uganda. A BBC, a TBN, e outras empresas seculares tm feito documentrios sobre a transformao em Uganda. Eu diria que a transformao est acontecendo no tempo presente. Estamos vivendo mudanas em todos os setores da vida em Uganda. Quase tudo est melhorando. Em 1986, Uganda tinha menos de 15 fbricas em todo o pas. Tudo estava em runas, quebrado, destrudo. Atualmente, estamos crescendo 6,6% ao ano, o que tem sido consistente nos ltimos 20 anos [LAG13].

Avivamento em Uganda - pgina 10

Concluso
O trabalho de avivamento do pastor John Mulinde em Uganda, influenciado por seu conterrneo de f anglicana e tambm avivalista Simeoni Nsibambi (1935), no foi diferente dos demais avivamentos registrados na histria. Como testemunhou Mulinde, tudo comeou por orao: antes, durante e depois do perodo repressivo onde era proibido ser cristo (1971-1979) na poca da ditadura de Idi Amin Dada. A razo poltica no conteve a f crist. Muitos cristos foram massacrados e mortos na busca pelo Esprito Santo na poca da perseguio. Assim, provou-se que a persistncia na orao foi e a base do movimento de transformao contnua em Uganda, largamente demonstrada no trabalho da igreja World Trumpet Mission. Claro est que, quando os cristos de Uganda comearam a orar mais e a jejuar, de todo o corao e de todo o seu entendimento, houve um mover do Esprito Santo. Os demnios da represso e os de toda sorte em apologia morte comearam a serem expulsos de vidas em nome do Senhor. Assim, caiu o governo perseguidor e repressivo aos cristos. Houve a paz. Porm, persistiam (e vo persistir) outros problemas, porm agora no mais longe da graa de Deus, dos ensinamentos de Jesus Cristo e da ao do Esprito Santo no combate a esses. Tambm testificado por Mulinde, Deus respondeu com a liberdade. Paz aos que dEle buscavam. Vencido o inimigo no poder, o desafio era o combate enfermidade grave: a AIDS, principalmente em crianas e em rfos desprovidos de recursos. A fome e o desemprego tambm eram (e so) vetores de destruio da populao ugandense. Tornou-se necessrio a ajuda de todos para resolver o problema local. Os irmos em Cristo de Uganda dedicaram-se muito a orao e ao jejum. Houve um clamor a Deus por mais almas a serem salvas, e uma splica por mais obreiros nessa seara para ajudar aos mais necessitados fsica e espiritualmente. E Deus respondeu operando curas, milagres, suprindo Ele com alimentos e levantando mais obreiros em socorro. Deus ergueu uma gerao cheia do Esprito Santo, acompanhada de todo tipo de bnos. Mulinde, sem ser batizado pelo Esprito Santo, testificou o falar em lnguas e em lnguas estrangeiras daqueles que estavam em suas pregaes e, mais tarde, maravilhado e pedindo a Deus tais dons, tambm pode falar e entender o poder que Deus havia concedido a cada um, conforme o chamado, sendo tambm batizado pelo Esprito Santo. Da parte de Mulinde houve sim um primeiro agir na f. E como ele mesmo afirmou, tudo comeou em orao em locais que eram possveis de se orar a Deus na floresta durante um perodo de represso ao evangelismo. Vencidos oito anos de ditadura e massacre aos cristos, a liberdade concedida por Deus produziu paz e o direito de criar-se novas igrejas evanglicas sem haver, ento, novas perseguies. No foi obra poltica, mas do agir do Esprito Santo. Mais tarde Mulinde seria tambm batizado no Esprito Santo. O trabalho de John Mulinde no terminou com a vinda do perodo de paz. Logo em seguida houve a luta contra a fome e a AIDS em todas as idades; a preocupao com novos jovens se convertendo ao evangelho; a necessidade da evangelizao de dirigentes (lderes de empresas e de Estado) e principalmente a preocupao com a evangelizao de todas as naes. Hoje, o reconhecimento do trabalho avivalista de John Mulinde, no s est na manuteno dos novos cristos discipulados na Palavra que oram e jejuam continuamente, como tambm no crescimento desta seara crist alm dos limites fsicos de Uganda, quando do envio de novos missionrios ugandenses a todas as naes do mundo. Que exemplo. Que assim seja e glria a Deus !

Avivamento em Uganda - pgina 11

BIBLIOGRAFIA

[DBC13]

Dicionrio de Biografias Crists da frica. 2013. http://www.dacb.org/portuguese/pstories/uganda/p-nsibambi_simeoni.html Site da lagoinha. Publicado s 08:00 hs do dia 07/04/2013. http://www.lagoinha.com/ibl-noticia/uganda-simbolo-de-transformacao United Caribbean Trust. 2013. http://www.unitedcaribbean.com/johnmulinde.html World Trumpet Mission. 2013. http://www.worldtrumpet.com

[LAG13]

[UCT13]

[WTM13]

Avivamento em Uganda - pgina 12

Anda mungkin juga menyukai