Anda di halaman 1dari 2

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR

MDULO 2 | Polticas Pblicas e Gnero UNIDADE 2 | Gnero e Hierarquia Social

Corpo e Comportamento As convenes de gnero variam segundo a cultura, a classe social e o momento histrico. Naquilo que chamamos de cultura ocidental moderna, a diferena sexual entendida como suporte primordial e imutvel da identidade de gnero. Segundo este ponto de vista, as distines anatmicas dos corpos humanos expressariam uma grande linha divisria que separaria homens e mulheres, concebidos, nestes termos, como sujeitos fundamentalmente diferentes e, assim, destinados a ter e a desenvolver emoes, atitudes, condutas e vocaes distintas. Desta forma, a deciso de algum de romper com essa suposta determinao do sexo biolgico, empreendendo uma transio do masculino ao feminino ou vice-versa, pode causar escndalo e gerar violncia e perseguio. O historiador Thomas Laqueur (2001) argumenta que as transformaes polticas, econmicas e culturais ocorridas no Ocidente, no sculo XVIII, criaram o contexto para que se estabelecesse uma nova viso sobre os sexos, compreendendo-os como totalmente distintos. Segundo Laqueur, o ponto de vista que predominava at ento concebia os corpos masculino e feminino como verses hierrquicas, mas complementares, de um nico sexo: o corpo feminino era considerado uma forma inferior e invertida do masculino. Os rgos masculinos eram externos, enquanto a morfologia do feminino os faziam internos. Nessa percepo, que estabelecia uma equivalncia de funes dos corpos, o prazer sexual feminino era central para que a reproduo fosse bem-sucedida. Seria no sculo XIX que essa viso viria a ser substituda por uma nova concepo de modelo reprodutivo, que afirmava a existncia de dois corpos marcadamente diferentes e de duas sexualidades opostas, conceitualizando o ciclo reprodutivo da mulher como automtico e uma suposta falta de sensao sexual. Esta distino acentuada entre homens e mulheres se institui como parmetro da normalidade no que se refere ao gnero, adaptando qualquer ambiguidade corporal e estabelecendo condutas coerentes com o ideal do casal heterossexual reprodutor. Homens normais devem se sentir masculinos, e mulheres normais devem se sentir femininas. Tudo aquilo que foge a esse parmetro de normalidade tende a ser considerado desvio, transtorno, perturbao. Assim, homens afeminados, mulheres masculinizadas, transformistas, travestis, transexuais e intersexuais so vistos como exemplos de desviantes em relao norma de gnero.
O corpo feminino era considerado uma forma inferior e invertida do masculino. (...) no sculo XIX, (surge) uma nova concepo de modelo reprodutivo, que armava a existncia de dois corpos marcadamente diferentes e de duas sexualidades opostas, a deciso de algum de romper com essa suposta determinao do sexo biolgico, empreendendo uma transio do masculino ao feminino ou vice-versa, pode causar escndalo e gerar violncia e perseguio.

Como estudamos na unidade anterior, o modo como homens e mulheres se comportam em sociedade corresponde a um intenso aprendizado sociocultural que nos ensina a agir conforme as prescries de gnero (Gagnon & Simon, 1973). H uma expectativa social em relao ao modo como homens e mulheres devem andar, falar, sentar, mostrar o corpo, brincar, danar, namorar, cuidar

Curso de Formao em Gesto de Polticas Pblicas em Gnero e Raa | GPP-GeR


MDULO 2 | Polticas Pblicas e Gnero UNIDADE 2 | Gnero e Hierarquia Social

do outro, amar etc. Conforme o gnero, acredita-se que tambm haja modos especficos de trabalhar, gerenciar outras pessoas, chefiar, ensinar, dirigir carros, gastar dinheiro, ingerir bebidas, dentre outras atividades. Os jeitos de ser e fazer so ensinados/aprendidos desde a infncia e reforados por toda a vida. Na Unidade 3 Desigualdades de gnero no Brasil, veremos alguns dados de como este modelo opera na prtica.

Conforme o gnero, acreditase que tambm haja modos especcos de trabalhar, gerenciar outras pessoas, chear, ensinar, dirigir carros, gastar dinheiro, ingerir bebidas, dentre outras atividades.

Quantos/as de ns, em algum momento da vida, no se perguntou sobre o porqu de tantas desigualdades entre homens e mulheres, e recebeu como resposta um sempre foi assim ou assim!? O fato que comum, e no exclusividade das assimetrias de gnero, que as desigualdades sejam naturalizadas, atribudas (...) comum, e no exclusividade das s distintas caractersticas que estariam no corpo ou na mente de assimetrias de gnero, que cada um/a. Essa busca por causas biolgicas ou psquicas para exas desigualdades sejam plicar as diferenas entre homens e mulheres, entre masculino e naturalizadas, atribudas feminino, tem sido recorrente nas cincias biolgicas. frequente s distintas caractersticas encontrar nos jornais e nas revistas explicaes cientficas baseadas que estariam no corpo ou no funcionamento do crebro ou dos hormnios que poderiam disna mente de cada um/a. tinguir o comportamento de cada sexo. Tais explicaes encobrem o longo processo de socializao que nos tornou humanos/as. As cincias sociais, que estudam a vida coletiva dos grupos humanos, postulam que essas diferenas so socialmente construdas. Isto significa dizer que no existe um padro universal para comportamentos sexuais ou de gnero que seja considerado normal, certo, superior ou, a priori, o melhor. Somos ns, mulheres (...) no existe um padro universal para e homens, pertencentes a distintas sociedades, diversos temcomportamentos sexuais ou de pos histricos e contextos culturais, que estabelecemos modos gnero que seja considerado especficos de classificao e de convivncia social. O conceito normal, certo, superior ou, a de gnero o instrumento analtico que nos ajuda a ter o olhar priori, o melhor. atento para determinados processos que consolidam diferenas de valor entre o masculino e o feminino, gerando hierarquias.

Anda mungkin juga menyukai