Anda di halaman 1dari 3

Eltron Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1

Eltron
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O eltron (portugus brasileiro) ou eletro (portugus europeu) (do grego , lektron, "mbar"), geralmente representado como e-, uma partcula subatmica que circunda o ncleo atmico, identificada em 1897 pelo ingls John Joseph Thomson. Subatmica e de carga negativa, o responsvel pela criao de campos magnticos e elctricos. No modelo padro ele um lpton, junto com o muon, o tau e os respectivos neutrinos. O eltron foi proposto como partcula subatmica por J. J. Thomson em 1897. A carga do eltron de -1,60217733 10-19 C, e a sua massa de 9,1093897 10-31 kg, ou 511,0 keV/c. Normalmente, em fsica nuclear, a carga do eltron definida como sendo uma unidade. No ponto de vista da fsica Quntica, o eltron pode ser concebido como uma onda estacionria. o nmero de electres de um tomo que define a sua carga, sendo que um nmero de electres igual ao nmero de protes origina uma partcula electricamente neutra. Nas escalas de distncias dos tomos o comportamento da partcula regido pela mecnica quntica, segundo a qual os electres ficam "espalhados" pela maior parte do tomo, numa rea denominada "nuvem electrnica". Por outro lado, o ncleo que comporta a carga positiva do tomo est localizado no centro deste.
Estimativas tericas da densidade do eltron para orbitais do tomo do hidrognio.

O eltron, alm de interagir com outras partculas pela fora electromagntica, tambm interage pela fora nuclear fraca, onde normalmente vem acompanhado do seu neutrino associado. Sua antipartcula o postron, com a mesma massa, mas carga positiva.

ndice
1 Consideraes gerais 2 Histria e descobrimento do eltron 3 Os eltrons e a prtica 3.1 Classificao dos eltrons 3.2 Propriedades e comportamento dos eltrons 3.3 Eltrons no universo 3.4 Eltrons na vida cotidiana 3.5 Eltrons na indstria 4 Eltrons em laboratrio 5 Os eltrons e a teoria 6 Ver tambm 7 Ligaes externas

Consideraes gerais
Os eltrons apresentam uma carga eltrica muito pequena e seu movimento gera corrente eltrica. Visto que os eltrons das camadas mais externas de um tomo definem as atraes com outros tomos, estas partculas possuem um papel importante na qumica.

Histria e descobrimento do eltron


A existncia do eltron foi postulada por G. Johnstone Stoney como uma unidade de carga no campo da eletroqumica. O eltron foi descoberto por Thomson em 1897 no Laboratrio Cavendish, da Universidade de Cambridge, enquanto estudava o comportamento dos raios catdicos. Influenciado pelo trabalho de Maxwell e o descobrimento dos raios X. "O Tubo de Raios catdicos de J.J. Thomson". O tubo de raios catdicos semelhante ao tubo de imagem de um aparelho de televiso. Partculas carregadas (hoje conhecidas como eltrons) so emitidas por um filamento aquecido em uma das extremidades de um tubo evacuado e aceleradas por uma diferena de potencial eltrico (V). Depois de passarem por uma fenda em um anteparo, formam um feixe estreito. Em seguida, passam por uma regio onde existem dois campos cruzados e atingem uma tela fluorescente, onde produzem um ponto luminoso (na televiso os pontos so parte da imagem). As Foras a que o eltron submetido na regio de campos cruzados podem desvi-lo do centro da tela. (como o sentido da deflexo depende do sinal da carga das partculas, Thomson foi capaz de provar que as partculas responsveis pelo ponto luminoso na tela tinham carga negativa). Thomson tambm afirmou que essas partculas estavam presentes em todas as formas de matria e tambm eram mais de 1000 vezes mais leves que o tomo mais leve conhecido (hidrognio). Ainda que Stoney haja proposto a existncia do eltron, foi Thomson quem descobriu seu carter de partcula fundamental. Para confirmar a existncia do eltron, era necessrio medir suas propriedades, em especial a sua carga eltrica. Este objetivo foi alcanado por Millikan, atravs da clebre experincia da gota de azeite, realizada em 1909.

http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9tron

27/11/2013 19:15:50

Eltron Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 2

George Paget Thomson, filho de J.J. Thomson, demonstrou a natureza ondulatria do eltron, provando a dualidade onda-corpsculo postulada pela mecnica quntica. Esta descoberta lhe valeu o Prmio Nobel de fsica de 1937. O spin do eltron foi observado pela primeira vez pela experincia de Stern-Gerlach. Sua carga eltrica pode ser medida diretamente atravs de um eletrmetro e a corrente gerada pelo seu movimento com um galvanmetro.

Os eltrons e a prtica
Classificao dos eltrons
O eltron um tipo de partcula subatmica denominada lpton, acreditando-se que uma das partculas fundamentais, isto , que no pode ser dividida em constituintes menores. A palavra "partcula" no totalmente correta, porque a mecnica quntica nos indica que os eltrons, em determinadas condies, se comportam como uma onda, fato que ocorre na experincia de dupla fenda. Esta propriedade denominada dualidade onda-corpsculo.

Propriedades e comportamento dos eltrons


O eltron tem uma carga eltrica negativa de 1.6 1019 coulomb e uma massa de 9.10 1031 kg (0.51 MeV/c), que aproximadamente 1/1836 da massa do prton. O eltron tem um spin 1/2, implicando que um frmion, ou seja, que se pode aplicar-lhe a estatstica Fermi-Dirac. Ainda que a maioria dos eltrons faa parte da constituio dos tomos, existem aqueles que se deslocam independentemente pela matria ou aqueles que se deslocam juntos, formando um feixe de eltrons no vcuo. Em alguns supercondutores os eltrons se movem em pares. Quando os eltrons que no fazem parte da estrutura do tomo se locomovem e existe um fluxo deles numa determinada direco, este fluxo chamado de corrente elctrica. A eletricidade esttica no um fluxo de eltrons. mais correto denomin-la de "carga esttica". Esta carga causada por um corpo cujos tomos apresentam mais ou menos eltrons que o necessrio para equilibrar as cargas positivas dos ncleos dos seus tomos. Quando existe um excesso de eltrons, diz-se que o corpo est carregado negativamente. Quando existem menos eltrons que prtons, o corpo est carregado positivamente. Se o nmero total de prtons e eltrons equivalente, o corpo est num estado eletricamente neutro. Os eltrons e os postrons podem aniquilar-se mutuamente, produzindo ftons, assim como, de maneira inversa, ftons de alta energia podem transformar-se em eltrons e postrons. O eltron uma partcula elementar; isso significa que no apresenta uma subestrutura - pelo menos no foi comprovado at agora. Por isso, pode ser representado por um ponto, ou seja, sem extenso espacial. Entretanto, nas cercanias de um eltron, pode-se medir variaes na sua massa e na sua carga eltrica. Este um efeito comum a todas as partculas elementares: a partcula influi nas flutuaes do vcuo que o cerca, de forma que as propriedades observadas de maior distncia so a soma das propriedades da partcula mais as causadas pelo efeito do vcuo que a rodeia. Existe uma constante fsica chamada raio clssico do eltron, com um valor de 2.8179 1015 metros. preciso considerar que este o raio que se pode aferir a partir da carga do eltron descrito sob o ponto de vista da eletrodinmica clssica, no da mecnica quntica. Esta constante baseia-se num conceito desfasado, porm til para alguns clculos.

Eltrons no universo
Acredita-se que o nmero total de eltrons que caberiam no universo conhecido da ordem de 10130.

Eltrons na vida cotidiana


A corrente eltrica que abastece com energia as nossas casas proveniente de eltrons em movimento. O tubo de raios catdicos de um televisor se baseia num feixe de eltrons no vcuo que desviado por campos magnticos para atingir uma tela fosforescente. Os semicondutores so utilizados em dispositivos tais como os transstores.

Eltrons na indstria
Feixes de eltrons so utilizados em solda.

Eltrons em laboratrio
O microscpio eletrnico, que utiliza feixes de eltrons no lugar de ftons, permite ampliar at 500.000 vezes os objetos. Os efeitos qunticos do eltron so a base do microscpio de efeito tnel, que permite estudar a matria em escala atmica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9tron

27/11/2013 19:15:50

Eltron Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3

Os eltrons e a teoria
Na mecnica quntica, o eltron descrito pela equao de Fermi-Dirac. No modelo padro da fsica das partculas, forma uma dupla com o neutrino, visto que ambos interagem de forma fraca. O eltron tem os padres massivos adicionais mon e tau. O equivalente do eltron na antimatria, sua antipartcula, o psitron, que tem a mesma quantidade de carga eltrica que o eltron, mas positiva. O spin e a massa so iguais no eltron e no psitron. Quando um eltron e um psitron colidem, acontece a aniquilao mtua, originando-se dois ftons de raios gama com uma energia de 0,500 Mev cada um. Os eltrons so um elemento chave no eletromagnetismo, uma teoria adequada desde um ponto de vista clssico, aplicvel a sistemas macroscpicos.

Ver tambm
Antieltron (psitron) Efeito fotoeltrico Fsica de partculas Nutron Partcula subatmica Prton Raio catdico

Ligaes externas
Particle Data Group (http://pdg.lbl.gov/) e-Qumica (http://e-quimica.iq.unesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71:experimento-demillikan&catid=36:videos&Itemid=55) (em portugus) - Determinao da carga do eltron. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Eltron&oldid=37346247" Categorias: Palavras que diferem em verses da lngua portuguesa Lptons Fsica de partculas Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 23h07min de 11 de novembro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9tron

27/11/2013 19:15:50

Anda mungkin juga menyukai