Anda di halaman 1dari 6

SISTEMA NERVOSO FUNES

Integrar o organismo com o meio externo, detectando as mudanas ambientais externas e internas , interpretar essas mudanas, responder a essas interpretaes iniciando a secreo glandular ou contrao muscular, assimilar experincias necessrias memria, ao aprendizado e a inteligncia, programar o comportamento instintivo (importante em animais superiores).

DIVISES DO SISTEMA NERVOSO


SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SNC, encfalo (crebro, cerebelo e bulbo) e medula SISTEMA NERVOSO PERIFRICO , SNP, nervos cranianos,12 pares, mais os nervos espinhais ou raquidianos, 31 pares. SISTEMA NERVOSO AUTNOMO, SNA. Divide se em: Simptico e parassimptico

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Formado pelo encfalo e pela medula espinhal, recoberto pelas meninges, banhado pelo lquido cerebrospinal, apresenta uma substncia branca e uma cinzenta. Subst. BRANCA- constitui os axnios . Subst. CINZENTA- constitui os corpos celulares das cel. Nervosas (neurnios).

DIVISES DO ENCEFALO
LOBO FRONTAL- Controle voluntrio motor dos msculos, personalidade, inteligncia, comunicao verbal. LOBO PARIETAL- Interpretao somestsica musculares); entendimento e expresso verbal. (sensaes cutneas e

LOBO TEMPORAL Interpretao das sensaes auditivas; memria auditiva e visual. LOBO OCCIPITAL Integrao dos movimentos de focalizao visual; correlacionamento das imagens com a experincia visual prvia e outros estmulos sensoriais; viso consciente.

LOBO NSULAR (NSULA) Memria, interpretao de outras atividades.

CEREBRO
Formado por circunvolues em toda sua superfcie, constitudo por dois hemisfrios, ligados pelo corpo caloso, constitudo por 200 milhes de fibras ligando um ao outro. Crtex Cerebral => camada fina externa de cor cinzenta formado pelos corpos celulares, e internamente por uma subst. branca, os axnios. Na regio ventral do crebro vemos os doze pares de nervos cranianos , que inervam a cabea e somente o nervo vago sai do crnio para inervar vsceras como ,pulmo, rins, corao, digestrio, etc... Ainda no crebro temos o cerebelo, que coordena funes motoras auxiliando o crebro. Da um automatismo e ajuste adequado aos movimentos. MENINGES E LIQUOR Alm da caixa craniana e vrtebras , o SNC recoberto por trs membranas, as MENINGES, que so de fora para dentro a dura-mater, aracnide e pia-mater. Entre a aracnide e a pia-mater , temos o lquido cefalorraquidiano ou LIQUOR, e serve para amortecimento de choques mecnicos e regular a presso no interior de todo SNC. SISTEMA NERVOSO PERIFRICO (SNP) Formado por nervos (axnios) e dendritos, podem ser motores ou mistos (sensoriais e motores), formam gnglios ,que so concentraes de corpos celulares dos neurnios, constituem os 12 pares cranianos e os 31 pares espinhais. SISTEMA NERVOSO AUTNOMO- SNA Todos rgos viscerais possuem uma regulao autnoma sem necessidade de um controle voluntrio. So as funes vegetativas, como respirao, circulao, digesto, etc., que alm de involuntrios so autoregulveis.O SNA constiudo por dois grupos. S.N. SIMPTICO- Formado por gnglios situado nos dois lados da medula, nas regies torcica e lombar. Seu mediador qumico e a adrenalina, por isso so chamadas de fibras adrenrgicas. S.N.PARASSIMPTICO- Parte do crebro e regio sacra da medula, so longas fibras, tem como neurotransmissor a acetilcolina, sendo chamadas de fibras colinrgicas.

INTEGRAO SIMPTICO - PARASSIMPTICO Os rgos viscerais recebem fibras simpticas e fibras parassimpticas que atuam de forma antagnica, uma estimulando e a outra inibindo. Ex. na regulao da freqncia cardaca, a fibra parasssimptica chega ao corao por um ramo do nervo vago e libera acetilcolina, que inibe o batimento cardaco, enquanto a fibra simptica libera adrenalina, aumentando o batimento cardaco. No sistema digestrio essa ao contrria, a acetilcolina estimula os movimentos peristlticos e a adrenalina inibe o peristaltismo.

SISTEMA ENDCRINO

HORMNIOS do Gr. Hrmon = acordar, excitar. So mensageiros qumicos produzidos por vrias clulas ou glndulas de ao estimulante ou inibitria em outras clulas ou rgos. Transportados pelo sangue, indo agir em rgos alvos. ATUAM em pequenas doses no metabolismo geral: reproduo, crescimento, desenvolvimento geral, reproduo, etc. NATUREZA DOS HORMNIOS

PODEM ser polipeptdios simples (ADH= horm. Antidiurtico), protenas (insulina), esterides (horm. Sexuais), e derivados de aminocidos ( horm. da tireide) SO produzidos por glndulas de liberao endcrina (pncreas, tireide, hipfise, testculos, ovrios, supra renais, etc.), qdo seu produto liberado diretamente no sangue. FUNES POSSUEM funes reguladoras, e a variao de sua concentrao no sangue provoca sinais clnicos bem marcantes , bcio endmico, diabetes, gigantismo, nanismo, etc. HIPFISE Do tamanho de uma ervilha, a hipfise compe-se de duas partes: lobo anterior ou adenohipfise e lobo posterior ou neurohipfise. importante para a regulao endcrina geral, controlando outras glndulas.

A adenohipfise recebe do hipotlamo os hormnios liberadores, que estimulam a hipfise a produzir seus hormnios trficos. Esses iro agir em outros rgos-alvo. PRINCIPAIS HORMNIOS TRFICOS Prolactina (lactotrfico), gonadotrfico (GH), tireotrfico (TSH), adrenocorticotrfico (ACTH), e a somatotrofina, (HGH, horm. crescimento). A neurohipfise recebe e armazena os horm. Ocitocina e o antidiurtico(ADH). TIREIDE LOCALIZADA na laringe, produz os horm. Tereideanos: O tri-iodotironina (T) e o tetra-iodo-tironina (T4) ou tiroxina. A falta do iodo p fabricar esse horm. Causa o bcio endmico. A tireide tambm produz a calcitonina em pequenas quantidades, que retira o clcio do sangue e incorpora o nos ossos. Tem ao contrria ao paratormnio, das paratireides, que retira clcio dos ossos. PARATIREIDE So 4 pequenas glndulas sob a tireide. Produzem os PARATORMNIOS. Seu horm. CALCITONINA, regula o clcio e o fsforo no plasma sangineo , alm de remover o Ca dos ossos, ele tambm estimula a reabsoro do Ca nos tbulos renais e a absoro do Ca dos alimentos, no intestino. PNCREAS secreo endcrina PRODUZ A INSULINA E O GLUCAGON- Grande glndula no abdmem, junto ao estmago. INSULINA- facilita a entrada da glicose nas clulas e a sntese de glicognio nos msculos e fgado. GLUCAGON- Estimula a glicogenlise, desdobramento do glicognio em glicose no fgado e sua liberao no sangue. SECREO EXCRINA DO PNCREAS Todos as enzimas j citadas no sistema digestrio.

SISTEMA EXCRETOR

A CAPACIDADE do organismo de regular o pH e a composio de seus lquidos biolgicos(plasma, linfa e LEC), composio que no deve oscilar alm de certos limites, constitui a HOMEOSTASE. Certas subst. podem ficar em concentraes abaixo do normal => por perdas pelo suor ou fezes. A COMPOSIO DOS LQUIDOS corporais em grande parte garantida pelo sistema EXCRETOR. FUNES A) Eliminao de subst. txicas de origem celular. Amnia, uria e c. rico, subst. nitrogenadas, originadas do metabolismo das protenas. B) Regulao do equilbrio hidrossalino (osmorregulao). EXCREO => a eliminao de subprodutos do metabolismo celular. As fezes so resduos alimentares no digeridos e no absorvidos. FORMAO DA URINA Constitui um processo de filtrao-reabsoro seletiva, integrado com mecanismos reguladores neurormonais. FILTRAO: ocorre no interior da cpsula de Bowman , produz o filtrado glomerular, que contm gua, sais, glicose, aminocidos, vitaminas, uria, etc., que sero reabsorvidas ao longo dos tbulos contorcidos proximais (TCP) e tbulos contorcidos distais (TCD) do nfron. PROTEINAS no passam pelo glomrulo devido seu alto peso molecular, sua presena na urina, indcio de leses nos rins, ex. nefrites. REABSORO: ao longo dos TCP e TCD , por transporte ativo, com gasto energtico, e presena de hormnio antidiurtico (ADH). Fica claro que a filtrao e um processo de filtrao seguido de uma reabsoro ativa e seletiva. COMPOSIO DA URINA Apresenta 95% de gua e 5% de subst. orgnicas e inorgnicas dissolvidas. Em 1000ml , cerca de 25 g so de uria, o restante so sais (9g de NaCl) , creatinina, ac. rico e amnia. REGULAO DA DIURESE So conhecidos dois mecanismos responsveis pela regulao dos lquidos corporais.

a) HORMNIO ANTIDIURTICO (ADH) - liberado pelos centros osmorreguladores , hipfise e hipotlamo, aumenta a permeabilidade das membranas das clulas dos tbulos em relao a gua, facilitando sua reabsoro nos tbulos. b) ALDOSTERONA- liberado pelas glndulas supra renais (adrenais) este aumenta a reabsoro (ativa) do sdio nos tbulos renais, com isso aumenta a reteno de gua no organismo. EXCREO DE NITROGENIO Nas formas de: AMNIA- precisa de muita gua. Mto txico, ex. animais aquticos URIA- pouca gua, ex mamferos, homem. Mediana toxicidade. CIDO RICO- pouqussima gua, ex, insetos, aves, repteis. Baixa toxicidade. ANIMAIS PODEM SER a) AMONIOTLICOS - (Excretam amnia) b) UREOTLICOS (Excretam uria) c) URICOTLICOS (Excretam cido rico)

FIM

Anda mungkin juga menyukai