Anda di halaman 1dari 3

LINHAS DE PESQUISA

Memria, Representaes e Identidades Cidadania e Direitos Mdia e Poder Foras Armadas e Defesa Histria do Rio de Janeiro Histria Institucional Elites e Histria Poltica Relaes Internacionais

MEMRIA, REPRESENTAES E IDENTIDADES Esta linha de pesquisa articula a produo acadmica de pesquisadores dedicados anlise e compreenso dos processos de construo das representaes acerca das identidades e das memrias articuladas caracterizao dos referenciais locais e nacionais. Estes trabalhos relacionam as investigaes sobre o macro-campo do Pensamento Social Brasileiro e os itinerrios investigativos que abordam os conceitos de memria, patrimnio, cultura, tradio, identidades e representaes. Dentro os campos de pesquisa delimitados encontram-se os trabalhos sobre o pensamento poltico e social, os discursos acerca da Educao, migraes e identidades, o conhecimento histrico e a historiografia, turismo e lazer.

CIDADANIA E DIREITOS Encontra-se reunido nesta linha de pesquisa o conjunto de trabalhos produzidos voltados para investigaes empricas e discusses tericas acerca da construo das esferas da cidadania no Brasil. Est presente na produo intelectual caracterstica desta linha a discusso das teorias sobre a cidadania e da articulao deste conceito com a afirmao histrica dos modernos Estados nacionais. Tambm configuram uma rea de interesse destas pesquisas a relao entre as noes de cidadania e de identidade nacional e o estudo dos processos de afirmao e de apropriao de direitos polticos, sociais, culturais e civis.

MDIA E PODER Caracterizam os trabalhos acadmicos desenvolvidos por esta linha de pesquisa uma discusso central acerca das relaes perceptveis entre o discurso e a produo dos meios de comunicao de massa e as esferas de participao poltica da sociedade. Dentre as principais temticas tratadas por seus pesquisadores destacam-se a compreenso da estrutura gerencial e de tomada de decises das empresas de comunicao e a efetivao de controles democrticos e de instituies capazes de garantilos. A produo acadmica dos pesquisadores relacionados a esta linha tem privilegiado o estudo de objetos tais como o papel da mdia na definio de uma agenda poltica, a constituio da opinio pblica, a imprensa como instrumento de ao poltica, as estruturas operacionais dos meios de comunicao e o processo de definio das pautas jornalsticas.

FORAS ARMADAS E DEFESA Esta linha de pesquisa se caracteriza por desenvolver investigaes cujo objetivo central anlise dos papis desempenhados pelos militares e pelas foras armadas na histria do Brasil Republicano. Na produo acadmica dos pesquisadores associados a esta linha encontramos trabalhos que lidam com algumas temticas recorrentes, tais como o estudo comparativo dos militares como atores polticos, a caracterizao das identidades e vises de mundo dos militares e das foras armadas no Brasil e estudos organizacionais que delineiam as foras armadas enquanto instituio de Estado.

HISTRIA DO RIO DE JANEIRO Esta linha de pesquisa se consolidou a partir dos trabalhos produzidos por pesquisadores que, em seus percursos acadmicos, privilegiaram as investigaes acerca da dinmica da poltica carioca e fluminense. Tendo por principal referencial o questionamento acerca da viso historiogrfica tradicional, que reduzia o campo poltico local do Rio de Janeiro a mero reflexo das tenses polticas nacionais, os pesquisadores associados a esta linha demarcaram a necessidade de se observar a relao dialgica estabelecida entre caractersticas autnomas e interventivas na poltica local. Dentre os objetos tratados pelas pesquisas conduzidas nesta linha, destacam-se os estudos acerca das relaes estabelecidas entre os governos federais e locais, das estruturas partidrias estaduais, dos processos eleitorais e da cultura poltica carioca e fluminense.

HISTRIA INSTITUCIONAL Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores associados a esta linha de pesquisa tm como eixo comum uma abordagem das trajetrias das instituies econmicas e empresariais brasileiras, ressaltando as ntimas conexes entre as estratgias e decises organizacionais e a dinmica econmica e poltica do pas. As pesquisas realizadas caracterizam-se pelo desenvolvimento de abordagens metodolgicas inovadoras (prosopografia, Histria Oral, mtodos quantitativos) que propiciam o mapeamento do processo constitutivo das grandes instituies pblicas e privadas e contribuem para a consolidao da memria institucional destas organizaes.

ELITES E HISTRIA POLTICA A produo acadmica desta linha de pesquisa consolidou, no campo das Cincias Sociais brasileiras, uma significativa reviso dos objetos e abordagens da histria poltica, tornando-se um dos mais respeitados referenciais da produo acadmica nacional. As principais caractersticas desta linha se referem a uma reviso do conceito de elites polticas e a uma redefinio das relaes dialgicas estabelecidas entre as esferas de representao da dinmica social e poltica. Entre seus objetos mais destacados podemos mencionar os estudos acerca do Poder Legislativo, dos partidos polticos, das lideranas e grupos polticos e dos fundamentos do federalismo brasileiro. Marcada por uma prtica de pesquisa multidisciplinar, os trabalhos produzidos por esta linha aprofundaram a discusso terica acerca da classificao, gnese e reproduo das elites locais e nacionais e contriburam, igualmente, para uma reavaliao das relaes perceptveis entre o indivduo e a sociedade e entre as estruturas e as agncias e instituies.

RELAES INTERNACIONAIS

Esta linha de pesquisa privilegia temas de poltica internacional, poltica externa brasileira e histria global. No binio 2008-2010, suas atividades concentram-se em quatro projetos. (I) Vises da Governana Global. Srie de seminrios e papers sobre a ordem global contempornea. (II) O Brasil no Mundo. Srie de atividades que discutem o lugar do Brasil no mundo. (III) Histria das Relaes BrasilEstados Unidos. Estudo baseado em documentos oficiais que tem por objetivo passar em revista os principais temas e perodos que marcaram as relaes entre os dois pases desde a dcada de 1930 aos dias de hoje. (IV) Atividades de documentao. Atualizao do rico acervo documental do CPDOC na rea de Relaes Internacionais, que j inclui 18 arquivos pessoais de diplomatas, sendo 9 deles exministros das Relaes Exteriores, e cerca de 350 horas de entrevistas gravadas de Histria Oral. >> Conhea o Centro de Estudos sobre Relaes Internacionais da FGV.

rea restrita Fale Conosco Termos de Uso CPDOC | FGV Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil RIO: Praia de Botafogo, 190, 14 andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677 SO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1 andar, Bela Vista - So Paulo - 01311-200 Tel: (11) 3799 -3755
Copyright Fundao Getulio Vargas 2012. Todos os direitos reserva

Anda mungkin juga menyukai