Anda di halaman 1dari 4

FIBRAS TXTEIS/TECNOLOGIA TXTIL

As fibras txteis so usadas em vesturio, tecidos para o lar, sacos, etc. Comearam a ser utilizadas no perodo Neoltico. Os Egpcios usavam fibras vegetais por volta de 2000aC. No ltimo sc. foram inventados inmeras fibras algumas derivadas do petrleo e outras feitas a partir de diversos qumicos. FIBRA TEXTIL um produto que tem um comprimento muito superior sua espessura (fios) e que por isso pode ser tecido.

Na produo das fibras txteis no naturais, os fios so obtidos fazendo passar a substncia pastosa (obtida por vrios processos qumicos), por orifcios (fieira), solidificando-os de seguida (extruso).

TECELAGEM

Histria das fibras


Fibras Naturais
Data Fibra Informao Geralmente considerada a mais velha das fibras txteis. Finas mortalhas de linho foram utilizadas nos enterros dos faras. Maior produtor: Estados Soviticos, outros grandes produtores so a Polnia, Alemanha, Frana e Blgica. Os maiores exportadores: Irlanda do Norte e Blgica

5000 A.C.

Linho

3000 A.C.

O seu uso estimado entre 3000 a 5000 A.C. Os egpcios j utilizavam antes de 2500 A.C. Eli Whitney inventor do descaroador em 1793, revolucionou o processamento do algodo. O desenvolvimento do tear movido a fora em 1884 trouxe melhorias e variaes significativas s telas de Algodo algodo. Maiores produtores: Estados Unidos, Estados Soviticos, China e ndia. Outros produtores menores incluem Paquisto, Brasil, Turquia, Egito, Mxico, Ir e Sudo. L Usada por pessoas da Idade da Pedra. Existem cerca de 40 raas de carneiros que produzem aproximadamente 200 tipos de ls variadas. Maiores produtores: Austrlia, Nova Zelndia, Estados Soviticos, China, frica do Sul e Argentina.

3000 A.C.

Fibras Artificiais e Sintticas

1910

Rayon

A primeira fibra artificial. Em 1884 o qumico francs Hilaire de Charbonnet patenteou uma seda artificial com o nome seda de Chardonnay, mas como era muito inflamvel foi retirada do mercado. Em 1894 os qumicos ingleses Charles Cross, Edward Bevan, and Clayton Beadle patentearam um mtodo seguro de fabricar seda artificial.que tornou-se conhecida mais tarde como rayon viscose. A primeira produo comercial nos Estados Unidos comeou em 1910 pela American Viscose Company. Usando dois produtos qumicos e tcnicas de manufatura diferentes, dois tipos bsicos de rayon foram desenvolvidos: rayon viscose e rayon cupramoniacal, mas atualmente somente o rayon viscose est sendo produzido. Embora o acetato fosse criado pelo qumico francs Paul Schtzenberger em 1865, somente em 1894 o primeiro processo industrial foi patenteado na Inglaterra pelos qumicos Charles Cross e por Edward Bevan. A primeira produo comercial de acetato nos Estados Unidos aconteceu em 1924 por intermdio da Celanese Corporation. Em 1935 a E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. patenteou o nylon baseada na descoberta de Wallace Carothers em 1934. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1939 atravs da E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. a segunda fibra sinttica mais utilizada nos Estados Unidos, atrs apenas do polister. Foi desenvolvida em 1944 nos laboratrios da E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1950 atravs da E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. Whinfield e Dickson juntamente com os inventores W.K. Birtwhistle e C.G. Ritchiethey criaram a primeira fibra de polister em 1941 chamada Terylene. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1953 atravs da E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. a fibra sinttica mais utilizada nos Estados Unidos. Em 1901 os qumicos alemes Arthur Eichengrn e Becker criaram esta fibra em Farbenfabriken, formalmente Friedr. Bayer & Co. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1954 atravs da Celanese Corporation. A produo americana desta fibra foi descontinuada em 1985. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1959 atravs da E. I. du Pont de Nemours & Company, Inc. uma fibra sinttica capaz de esticar de 500% a 700% e recuperar sua memria como a borracha. utilizada na forma de filamento contnuo. A primeira produo comercial nos Estados Unidos aconteceu em 1961 atravs da Hercules Incorporated. Em 1966 as poliolefinas transformaram o mundo, sendo a primeira fibra a ganhar o prmio Nobel.

1924

Acetato

1939

Nylon

1950

Acrlica

1953

Polister

1954

Triacetato

1959

Spandex

1961

Poliolefinas Polipropileno

Anda mungkin juga menyukai