Anda di halaman 1dari 3

2 PROF:.

EQUIPE FSICA
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!! Espelhos esfricos Chama-se espelho esfrico qualquer calota esfrica polida e com alto poder refletor. Espelho Cncavo Se a superfcie refletora da calota est voltada para dentro da esfera, o espelho esfrico correspondente denominado cncavo. Espelho Convexo Se a superfcie refletora da calota est voltada para fora da esfera, o espelho esfrico correspondente denominado convexo.

ESPELHO ESFRICO 1
CONTEDO PROGRAMTICO
KL 310310 PROT: 3319

05

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Os espelhos esfricos, em geral, no apresentam imagens ntidas, isto , podem fornecer imagens distorcidas, denominadas aberraes esfricas. Para que essas aberraes no aconteam, so necessrias duas condies: 1 condio: que o ngulo de abertura do espelho no seja superior a 10; 2 condio: que os raios incidentes sejam pouco inclinados e estejam prximos do eixo principal. Espelhos nessas condies so chamados espelhos esfricos de Gauss, nome do primeiro cientista que estudou experimentalmente. Propriedades dos espelhos esfricos 1 Propriedade: Qualquer raio incidente paralelo ao eixo principal refletido, passando pelo foco.

Espelhos esfricos cncavo

Espelho esfrico convexo

Elementos dos espelhos esfricos Os espelhos esfricos, cujo estudo esta associado geometria da esfera, apresenta as seguintes caractersticas geomtricas: a) centro de curvatura (C): centro da superfcie esfrica que contem a calota; b) raio de curvatura (R): raio da superfcie esfrica que contem a calota; c) vrtice (V): ponto da calota, eqidistante de todos os outros pontos dela e pertencente a uma circunferncia concntrica a ele; d) eixo principal: segmento de reta que contem o vrtice e o centro de curvatura; e) eixo secundrio: segmento de reta que passa pelo centro de curvatura, mas no contem o vrtice; f) ngulo de abertura () formado por dois eixos secundrios que passam pelas extremidades do espelho; g) foco (f) ponto mdio, localizado entre o centro de curvatura e o vrtice do espelho esfrico.

2 Propriedade: Qualquer raio incidente que passa pelo foco refletido paralelamente ao eixo principal.

3 Propriedade: Qualquer raio que incide no espelho, passando pelo centro de curvatura, refletido sobre si mesmo.

4 Propriedade: Todo raio luminoso incidente no vrtice do espelho refletido simetricamente em relao ao eixo principal.

Condies de gauss

Atividades 1. (UFPA) A respeito das propriedades fundamentais dos espelhos esfricos, quais das afirmaes abaixo so corretas: I. Todo raio de luz que incide passando pelo centro de curvatura

CONTEDO - 2011

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

do espelho volta sobre si mesmo. II. Todo raio de luz incidente paralelo ao eixo principal de espelho origina um raio refletido que passa pelo centro do espelho. III. Todo raio de luz que incide no vrtice V do espelho gera um raio refletido que simtrico do incidente relativamente ao eixo principal. a) somente a I b) somente a II c) somente a III d) somente a I e III e) somente a II e III

4. (Cesgranrio RJ) Em um farol de automvel, dois espelhos esfricos cncavos so utilizados para se obter um feixe de luz paralelo, a partir de uma fonte aproximadamente pontual. O espelho principal E1 tem 16,0 cm de raio. O espelho auxiliar E2 tem 2,0 cm de raio. Para que o feixe produzido seja efetivamente paralelo, as distancias da fonte S aos vrtices M e N dos espelhos devem ser iguais, respectivamente, a:

2. (UFES) Uma pessoa utiliza um espelho cncavo para concentrar raios solares e acender um fsforo. A cabea do fsforo deve estar localizada: a) entre C e F b) entre F e A c) em A d) em C

e) em F 3. Dado um espelho esfrico cncavo E e um ponto P luminoso: a) trace os raios luminosos que partem de P e obedecem as quatro propriedades dos espelhos esfricos; b) o que representa a interseco dos raios refletidos efetivos?

Distncia SM a) 8,0 cm b) 16,0 cm c) 16,0 cm d) 8,0 cm e) 8,0 cm

Distncia SN 1,0 2,0 1,0 2,0 4,0

5. (Puccamp SP) A partir da figura abaixo, que representa um espelho esfrico convexo, seu eixo principal e dois raios de luz incidentes:

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

Pode-se concluir que os pontos I, II e III so, desse espelho, respectivamente: a) foco, centro de curvatura e vrtice b) vrtice, foco e centro de curvatura c) foco, vrtice e centro de curvatura d) vrtice, centro de curvatura e foco e) centro de curvatura, foco e vrtice

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

6. Um feixe de raios paralelos incide sobre a poro central de um espelho cncavo esfrico, de grande raio de curvatura, convergindo, aps a reflexo, para o ponto P. O raio de curvatura do espelho vale, aproximadamente:

a) VP/4 b) VP/2 c) VP d) 3VP/2 e) 2VP

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2010

Anda mungkin juga menyukai