Anda di halaman 1dari 17

1|

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

A PERSONALIDADE DO ESPRITO SANTO


Consideremos agora o carter do Esprito Santo. Ele outro consolador. Isto identifica o prometido Esprito com o Senhor que O prometeu em natureza, carter, propsito e atividade. por assim dizer, o outro eu de Cristo, identifico em natureza e carter. Se nos permitem uma tosca comparao, diremos que Eles se assemelham dois lados de um tringulo semelhantes e relacionados, mas diferentes. Notemos a seguinte citao:
O Desejado de Todas as Naes ed. Popular, pg. 769. (outra ed. pg. 805). O Esprito Santo no se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda no fora glorificado. A mais abundante comunicao do esprito no se verificou seno depois da ascenso de Cristo. Enquanto no houvesse sido recebido, os discpulos no podiam cumprir a misso de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Esprito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discpulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relao com a Igreja, Cristo soprou sobre eles Seu Esprito. Estava-lhes confiando um santssimo legado, e desejava impression-los com o fato de que, sem o Esprito Santo, no se podia realizar esta obra. O Esprito Santo o sopro da vida espiritual na alma. A comunicao do Esprito a transmisso da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com os atributos de Cristo.

Jesus disse de Si mesmo: O Esprito do Senhor est sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-Me a curar os quebrantados de corao; para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitvel do Senhor. Lucas 4:18 e 19. Ningum pode curar os quebrantados de corao sem o Consolador, Aquele que est ao seu lado para ajudar. Os discpulos teriam que ficar sem Ele, o primeiro Consolador, para que Ele pudesse enviar outro. Enquanto Cristo viver, perdurar essa garantia.

A p o s t i l a A P er s o n al i d ad e d o E s p r i t o S an t o |2

Consolador, todavia, uma traduo inadequada do termo grego Parakletos, a nova designao do novo ministrio que o Esprito estava para iniciar. Segundo a maioria dos eruditos. A melhor traduo de Parakletos Advogado, que significa tambm representante, intercessor, suplicante e consolador. realmente um termo intraduzvel, o mesmo usado com respeito a Cristo sobre Sua obra perante o Pai: Filhinhos Meus, estas coisas vos escrevo para que no pequeis. Se, todavia, algum pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. I Joo 2:1 Um advogado ajuda seus clientes de duas maneiras: s vezes representava-o perante o tribunal, pleiteando sua causa; outras vezes, meramente prepara discurso para que o cliente mesmo fale. Semelhantemente, Cristo nosso Advogado perante o Pai, e o Esprito Santo o Advogado de Cristo conosco. Havemos, ns, que honramos os representantes dos governos terrestres, de ser culpados de desrespeito e indiferena para com o Advogado do Rei do Cu, o representante de Cristo perante a Igreja e o mundo? Ao estudarmos o carter do Esprito Santo, somos levados diretamente considerao de Sua personalidade. fcil imaginar o Pai e Jesus como Pessoas. como se pudssemos at visualiz-los. Mas o Esprito considerado to misterioso, invisvel, secreto, e seus atos to fora do alcance de nossa percepo, que Sua personalidade questionada ao contrastar-se com as outras Pessoas da Divindade. Ele tem, naturalmente, aparecido de modo visvel aos sentidos humanos; em certa ocasio, em forma de pomba (Mateus 3: 16). Da muito se dizer sobre Sua influncia, graas, poder e dons. Somos assim inclinados a consider-lo simplesmente como influncia, poder, energiaconsiderao reforada pelos smbolos de fogo, vento, leo e gua. Alm disso, muito contribui para esse conceito popular o fato de que o termo Esprito, em grego, neutro; e seguindo as estritas normas gramaticais em ingls, usa-se em Romanos 8:16 e 26, o pronome neutro itself na Authorized Version (Verso Autoriza).O prprio (itself) Esprito testifica com o nosso esprito que somo filhos de Deus. Tambm o Esprito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo (itself) Esprito intercede por ns sobremaneira com gemidos inexprimveis. Isto,

3|

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

porm, foi corrigido na Revised Version (Verso Revisada), para harmonizar com a Sua personalidade. No se trata de mera questo tcnica, acadmica ou simplesmente terica. de suprema importncia e do mais elevado valor prtico. Se Ele uma pessoa divina e O consideramos como influncia impessoal, ento estamos roubando dessa Pessoa divina deferncia, honra e amor que Lhe so devidos. E mais: Se o Esprito mera influncia ou poder, podemos ento procurar apropriar-nos dEle e us-Lo. Se julgarmos possuir o Esprito Santo podemos inclinar-nos para a presuno e ostentao prpria; mas se mantemos o outro conceito, o verdadeiro, ento seremos inclinados renuncia, abnegao e humilhao de nosso prprio eu. Nada h, alm disso, para lanar por terra a glria do homem. A este respeito vejamos outra citao do Esprito de Profecia:
Obreiros Evanglicos, pg. 285 Ns no podemos servir-nos do Esprito Santo; Ele que nos h de usar a ns. Mediante o Esprito, Deus opera em Seu povo tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Filip.2:13. Mas muitos no se querem submeter a ser guiados. Querem dirigir-se a si mesmo. Eis por que no recebem o dom celestial. Apenas aqueles que esperam humildemente em Deus, que esto atentos a Sua guia e graa, o Esprito concedido. Esta prometida bno, reclamada pela a f, traz consigo todas as demais bnos. Ela concedida segundo as riquezas da graa de Cristo e Ele est pronto a suprir cada alma, de acordo com sua capacidade de receber.

No, o Esprito Santo no uma tnue, nebulosa influncia emanente do Pai. No algo impessoal, vagamente reconhecido, apenas um invisvel principio de vida. Na mente de multides, o Esprito Santo tem sido despojado de personalidade e tornado irreal, inacessvel, oculto por densa neblina e envolto pela irrealidade. No entanto, a maior realidade invisvel no mundo hoje o Esprito Santo. Ele uma santa personalidade. Jesus foi personalidade mais influente e marcante neste velho mundo, e o Esprito Santo foi designado para preencher a sua vaga. Nada a no ser uma Pessoa. Nenhuma simples influncia seria suficiente.

A p o s t i l a A P er s o n al i d ad e d o E s p r i t o S an t o |4

H o perigo de limitarmos nossa idia de personalidade a manifestaes fsicas. Parece difcil concebermos a idia de personalidade separada de uma tangvel forma humana corporal, uma existncia assim limitada. Mas personalidade e tal corporalidade devem ser nitidamente distintas, embora freqentemente se confundam. A personalidade no exige as limitaes da humanidade. Quanto a isso, fala-nos novamente o Esprito de Profecia:
Desejado de Todas as Naes pg. 644. ed. popular (669 no grande) O Esprito Santo o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Limitado com a humanidade, Cristo, no poderia estar em toda parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que fosse para o Pai, e enviasse o esprito como Seu sucessor na terra. Ningum poderia ter ento vantagem devido a sua situao ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Esprito Santo, o Salvador seria acessvel a todos. Nesse sentido, estaria mais perto deles do que se no subisse ao alto.

Deus o Esprito no deve ser medido por padres humanos. No podemos expressar o infinito em termos finitos. No se pode definir de maneira concisa e cabal o Esprito Santo. No nos necessrio resolver o mistrio de Sua natureza, e contra isso somos especificamente advertidos:
Atos dos Apstolos, pgs. 51 e 52 No essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Esprito Santo. Cristo nos diz que o Esprito o Consolador, o Esprito de verdade, que procede do Pai. Declara-se positivamente, a respeito do Esprito Santo, que em sua obra de guiar os homens em toda verdade, no falar de Si mesmo, S. Joo 15:26; 16:13. A natureza do Esprito Santo um mistrio. Os homens no a podem explicar, porque o Senhor no lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitao desses pontos de vista no fortalecer a igreja. Com relao a tais mistrio demasiado profundos para o entendimento humano o silncio ouro.

5|

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

Eis outro importante conselho:


Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pg. 336 ntima ligao com Deus deve ser mantida por todos os nossos professores. Se Deus enviasse seu Santo Esprito a nossas escolas para moldar coraes, elevar o intelecto, e dar aos estudantes sabedoria divina, pessoas h que, em seu estado atual, se interporiam entre Deus e os que necessitam de luz. No compreenderiam a obra do Esprito Santo; jamais a compreenderam; ela lhes foi, no passado, um to grande mistrio como eram as lies de Cristo para os judeus. A operao do Santo Esprito de Deus no criar curiosidade. No compete aos homens decidir se poro as mos nas manifestaes do Esprito de Deus. Devemos deixar o Senhor operar.

A mesma instruo inspirada estabelece uma vez por todas as verdades quanto a Sua personalidade. Ele a Terceira Pessoa da Divindade. O mal se vinha acumulando por sculos e s poderia ser restringido e resistido pelo eficaz poder do Esprito Santo, a terceira Pessoa da Divindade, que viria com no modificada energia, mas na plenitude do poder divino.Testemunhos para Ministros, pg. 392. H trs pessoas viventes no trio celestial: O Pai toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisvel aos olhos mortais. O Filho toda a plenitude da divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele a expressa imagem de Sua pessoa. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unignito, para que todo aquele que nEle cr no perea mais tenha a vida eterna. A se manifesta a personalidade do Pai. O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Cu, o Esprito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graa divina a todos quantos recebem e crem em cristo como um Salvador pessoal. H trs pessoas; em nome destes trs grandes podereso Pai, o Filho e o Esprito Santoos que recebem a Cristo por f viva so batizados, e esses poderes cooperaro com os sditos obedientes do Cu em seus esforos para viver a nova vida em Cristo.Evangelismo, pg. 614 e 615.

A p o s t i l a A P er s o n al i d ad e d o E s p r i t o S an t o |6

Peo ao que esto vivendo no prprio corao da obra que recapitule, as experincias de anos e vejam se o bem estar(Mat. 25: 21) pode com justia ser dito a seu respeito. Convido os professores em nossas escolas a considerarem cuidadosamente e com orao: Tenho individualmente vigiado minha prpria vida como quem est cooperando com Deus para a purificao de todos os seus pecados e de sua inteira santificao? Pode voc, por preceito e exemplo, ensinar aos jovens a santificao, por meio da verdade, que resulta de fato em santidade? Ou voc tem medo do Esprito de Deus? s vezes esse Esprito tem vindo com a mais completa e penetrante influencia escola de Battle Creek e de outros lugares. J percebeu isso? Atribuiu-Lhe a honra devida a um mensageiro celestial? Quando parecia estar o Esprito lutando com os jovens, sugeriu voc: Ponhamos de lado todo estudo, pois evidente que temos entre ns um Hospede celestial. Vamos dar glrias a Deus? Com o corao contrito, inclinou-se voc em orao com seus estudantes, suplicando as bnos que o Senhor lhe estava apresentando? O Grande Mestre em Pessoa estava entre vocs. Vocs O honraram? Ou era Ele um estranho para alguns dos educadores? Houve necessidade de mandar buscar algum supostamente autorizado para saudar ou repelir esse mensageiro do Cu? Embora invisvel, Sua presena podia ser percebida ente vocs. Ou ser que foi expresso o pensamento de que na escola o tempo deve ser dedicado ao estudo, e que para tudo h o momento oportuno, como se as horas dedicadas ao estudo comum fossem demasiado preciosas para serem abandonadas em favor da operao do mensageiro celestial? Quando o Esprito Santo revela Sua presena nas salas de aula, digam aos estudantes: O Senhor indica que tem para ns hoje uma lio de origem celestial, de mais valor do que nossas lies comuns. Ouamos: curvemo-nos diante de Deus e busquemo-Lo de todo corao. O mensageiro do Senhor veio para convencer do pedado e abrandar os coraes endurecidos pelo longo afastamento de Deus. (8 T pg. 61-62). Deus no um homem magnificado ou sublimado. Somente Deus tem perfeita personalidade, existente desde os dias da eternidade, muito antes que um nico ser humano, com suas limitaes, viesse a existir. H quatro predicados que caracterizam a personalidade: (1) vontade, (2)

7|

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

inteligncia, (3) poder, (4) capacidade de amar. A personalidade, portanto, envolve a conscincia de si mesmo, o conhecimento prprio, a vontade prpria e a autodeterminao. Uma pessoa um ser acessvel, no qual se pode confiar ou no, e que pode ser amado ou odiado, adorado ou insultado. Tais caractersticas essenciais da personalidade so limitadas e imperfeitas no homem, mas ilimitadas e perfeitas em Deus. No se pode, portanto, confinar a personalidade do Esprito Santo a comparaes com a personalidade humana. Far-nos- bem ouvir o que Jesus diz sobre este assunto nos captulos 14 e 16 de S. Joo. Nenhuma de Suas palavras indica que o Esprito Santo seja simplesmente uma influncia. Cristo Se dirige a Ele e O trata como pessoa. Chama-O Paracleto, ttulo cabvel somente a uma pessoa. A idia de personalidade domina a construo gramatical das sentenas de Cristo. Nos captulos 14, 15 e 16 de S. Joo, cerca de vinte e quatro vezes, aparecem pronomes pessoais aplicados ao Esprito Santo. (Note-se, por exemplo, S. Joo 15:26 e 16:13.) No que as pessoas da Divindade sejam masculinas e no femininas, mas sim pessoais e no impessoais. Em certos textos mantm-se subordinada a personalidade do Esprito a fim de que sejam postas em evidncia outras de Suas caractersticas. Cristo apresenta o Esprito como algum que ensina, fala, d testemunho, guia, escuta e declara. Isto implica inteligncia, discriminao e, portanto, personalidade. Qualidades, aes e referncias pessoais Lhes so atribudas. No so mos e ps que constituem as marcas da personalidade, mas sim conhecimento, sentimento, vontade e amor.

1 CONHECIMENTO Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o seu prprio esprito que nele est assim tambm as coisas de Deus ningum as conhece seno o Esprito de Deus. I Cor.2:11. O Esprito Santo a Pessoa qualificada para lidar com seres pessoais de modo consciente e inteligente, fazendo-os conhecer o que h no corao de Deus para eles, e tambm o que h em seus prprios coraes. absurdo atribuir a uma energia, influncia ou fora tal entendimento.

A p o s t i l a A P er s o n al i d ad e d o E s p r i t o S an t o |8

2 VONTADE Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. I Cor. 12:11 (Almeida antiga). Eis aqui a maior prova de personalidade. A vontade o elemento que mais distingue uma personalidade. 3 MENTE E Aquele que sonda os coraes sabe qual a mente do Esprito, porque segundo a vontade de Deus que Ele intercede pelos santos.Romanos 8:27. Em grego isto implica pensamento e propsito. Atos 15:28 esclarece: Pois pareceu bem ao Esprito Santo e a ns no vos impor maior encargo alm destas coisas essenciais. Lemos: Mediante o poder do Esprito Santo, toda obra designada por Deus deve ser elevada e enobrecida e levada a testificar em favor do Senhor. Deve o homem colocar-se sob o controle da mente infinita, cujos ditames lhe cumpre obedecer em todo particular.Conselhos Sobre Sade pg. 524. 4 AMOR Rogo-vos, pois, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e tambm pelo amor do Esprito, que luteis juntamente comigo nas oraes a Deus a meu favor. Rom. 15:30. O Esprito Santo no uma fora cega, mas uma Pessoa que ama com a mais terna afeio. 5 COMUNHO A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs. II Cor. 13:13. Ele aqui ligado s supremas personalidades, o Pai e o Filho, na beno apostlica. E s se pode conceber a comunho com o Esprito Santo numa base de personalidade, que implica parceria e reciprocidade. 6 TRISTEZA E no entristeais o Esprito de Deus, no qual foste selados para o dia da redeno. Efe. 4:30. Como a compreenso deste pensamento, referindo-se a essa santssima Pessoa, moldar a vida inteira!. 7 PODE-SE INSULT-LO, TENT-LO E MENTIR-LHE Notem-se estes textos: De quanto mais severo castigo julgais vs ser considerado digno aquele que calcou aos ps o Filho

9|

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

de Deus, e profanou o sangue da aliana com o qual foi santificado, e ultrajou o Esprito da Graa? Heb. 10:29. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e eles tambm te levaro. Atos 5:9. Ento disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo?... No mentiste ao homem, mas a Deus. Atos 5:3 e 4. Vemos assim que ele suscetvel a ofensa pessoal.

A mais solene advertncia de Cristo ouvida pelos homens, registrada nos quatro evangelhos, declara que aquele que rejeitar o Senhor ou as Suas palavras ser perdoado; mas se ofender o Esprito Santo, pecando contra Ele e finalmente recusando seus ensinos, no ser perdoado. inconcebvel que algum peque contra uma influncia, fora ou energia e assim incorra no perigo do pecado imperdovel. Repassemos a seguir alguns feitos atribudos a Ele, os quais somente uma pessoa poderia realizar. Ele inspirou as Escrituras Sagradas, ditou ordens e proibies, designou pastores, fez intercesses e oraes, deu ensinos e relevantes atos de uma personalidade inteligente, e que jamais poderiam ser realizadas por uma influncia. O Esprito Santo, porm, mais do que uma simples personalidade. Ele uma pessoa divina. chamado Deus(Atos 5:3 e 4), a terceira pessoa da Divindade. Possui atributos divinos: onipotncia (S. Lucas 1:35); onipresena (Salmo 139:7-10); vida eterna (Heb. 9:14). Estes atributos que pertencem somente a Deus, so tambm atributos do Esprito. Ele maior do que os anjos porque, como representantes de Cristo, dirige todos os anjos na Terra, na luta contra as legies das trevas. Todos os espritos celestes se acham nesse exrcito. E mais que anjos esto nas fileiras. O Esprito Santo, o representante do Capito do exrcito do Senhor, desce para dirigir a batalha.Desejado de Todas as Naes, ed. popular, pg. 334. outro pg. 352. Alm disso, so-lhe atribudas obras divinas: a criao (J 33:4), a regenerao (S. Joo 3:5-8), a ressurreio (I Ped. 3:18), a autoria das profecias (II Ped. 1:21). Tais obras s poderiam ser realizadas por Deus. Portanto, o Esprito Santo no simplesmente pessoa, mas uma Pessoa divina. No plano de deus o ministrio do Esprito inclui criao,

A p o s t i l a A P e r s o n a l i d a d e d o E s p r i t o S a n t o | 10

inspirao, convico, regenerao, santificao e preparo para o servio eficiente. Isto nos induz a um breve exame da relao do Esprito Santo com as outras Pessoas da Divindade. Em nossa concepo da Trindade, tendemos a pensar em trs deuses em vez de um. Nosso Deus somente um (Deut. 6:4); mas h trs Pessoas em uma nica Divindade. A nossa dificuldade consiste em procurar conceber seres espirituais em termos de ordem fsica. Talvez aqui seja interessante uma ilustrao muito simples. O tringulo uma figura, mas com trs lados. Assim a Divindade, sendo uma, manifesta-Se como Pai, Filho e Esprito Santo. Jesus disse: Eu e o Pai somos um S. Joo 10:30. Eis uma citao bem ao ponto: Se vs Me conhecsseis a Mim, tambm conhecereis a Meu Pai; e j desde agora O conheceis e O tendes visto. Mas nem ento os discpulos compreenderam.Senhor, mostra-nos o Pai. Exclamou Filipe, o que nos basta. Admirado de sua falta de compreenso, Cristo perguntou com dolorosa surpresa: Estou h tanto tempo convosco e no Me tendes conhecido, Filipe? Ser possvel que no vejas o Pai nas obras que Ele faz por Meu intermdio? No crs que vim testificar do Pai? Como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Quem Me v a Mim v o Pai. Cristo no deixara de ser Deus ao tornar-Se homem. Conquanto Se houvesse humilhado at humanidade, pertencia-Lhe ainda a divindade.O Desejado de Todas as Naes, ed. popular pg. 639-640. Outra ed. 663-664. E mais uma vez, ao falar sobre a vinda do Esprito Santo, Cristo disse: E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro Consolador. ... O Esprito da verdade. .. No vos deixaria rfos, voltarei para vs outros. S. Joo 14:16-18. Meu Pai o amar, e viremos para ele e faremos nele morada.Verso 23. Assim a presena do Esprito Santo envolve a presena de Jesus e do Pai. Em outras palavras, mediante o Esprito Santo que a plenitude da Divindade, nesta dispensao, est presente e opera no mundo. O Esprito Santo , por assim dizer, o outro eu de Jesus. E assim que Jesus faz sua morada permanente e universal em todo o Seu verdadeiro carter, e O recebem no corao, tm vida eterna. por meio do Esprito que Cristo habita em ns; e o Esprito de Deus, recebido no corao pela f, o princpio da vida eterna. Idem, pg. 370 (no outro pg. 388)

11 |

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

Antes de Cristo vir como homem, o Pai era a Pessoa mais notvel no horizonte da Divindade; quando Jesus veio, a segunda Pessoa ocupou o horizonte; e nesta dispensao do Esprito, a terceira Pessoa quem o ocupa, culminando assim as progressivas provises de Deus. Na dispensao do Pai, destacava-se o padro da lei; na dispensao do Filho, adiciona-se a reconciliao; na dispensao do Esprito, acrescenta-se poder santificante e habilitador. Essas dispensaes so, portanto, cumulativas, cada uma reforando e suplementando a outra. Em cada dispensao a espiritualidade da Igreja tem sido condicionada a sua adeso principal verdade revelada para o seu tempo. O padro de justia foi erguido, foram manifestos os meios de reconciliao e expiao, por ltimo, o agente que aplica esses benefcios ao homem salienta-se agora de maneira notvel. Os trs grandes testes histricos da f em relao com a divindade so: Primeiro no perodo anterior encarnao, o teste de um Deus versus politesmo, e o direito de Deus de governar tendo a lei como padro o sbado como sinal; segundo, se, no primeiro advento de Cristo, aqueles que passaram no primeiro teste aceitariam Jesus como Filho de Deus e Redentor; terceiro, tendo passado nos dois primeiros testes, submeternos-amos plenamente ao Esprito Santo para que torne eficaz em ns tudo o que foi feito por ns. Estes fundamentos so amplos e abarcam tudo que vital ao divino plano da salvao. Encontra-se em Gnesis 1:26 a primeira indicao da pluralidade da Divindade. Deus disse: Faamos o homem nossa imagem. O Pai a fonte, o filho o intermedirio, e o Esprito Santo o meio pelo qual a criao veio existncia. A trindade da divindade vrias vezes inferida no Velho Testamento. Em Nmeros 6:24-27 lemos: Assim poro o Meu nome sobre os filhos de Israel(v.27). Antes a expresso O Senhor.. o Senhor.. O Senhor.. aparece trs vezes, no quatro nem duas. O Senhor te abenoe e te guarde; o Senhor faa resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericrdia de ti; o Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te d a paz. Esta trplice repetio assemelha-se precisamente beno apostlica do Novo Testamento em II Corntios 13:13: A graa do senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com

A p o s t i l a A P e r s o n a l i d a d e d o E s p r i t o S a n t o | 12

todos vs. Em Nmeros o nome do Esprito associado com o Pai e o Filho no nico nome de Deis. Alm disso, lemos em Isaias 6: 1-3: No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dEle; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus ps e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o Senhor dos exrcitos; toda a Terra est cheia da Sua glria. Encontramos assim outra trplice atribuio de louvor a uma s Pessoa. E novamente em Isaias 48:16: Chegai-vos a Mim, ouvi isto: No falei em segredo desde o princpio; desde o tempo em que isso vem acontecendo tenho estado l. Agora o Senhor Deus Me enviou a Mim e o Seu Esprito. Aqui encontramos o Senhor, e o Esprito, e Me Aquele que viria. To logo Jesus andou na Terra, como um indivdou entre os homens, tornou-se inevitvel que as distines na Divindade fossem nitidamente reconhecidas. No h razo bblica para aceitar a deidade e personalidade do Pai e do filho, que no estabelea igualmente essas mesmas caractersticas do Esprito Santo. Quando Jesus foi batizado (S. Mateus 3:16 e 17), a voz do Pai anunciou o seu prazer no filho, e este foi ento ungido pelo Esprito Santo. Aqui vemos uma ntida distino entre os trs na mesma ocasio. Tambm na grande comisso evanglica ( S. Marcos 28:19)a frmula batismal contm o nome do Esprito no mesmo nvel de igualdade com o do Pai e o Filho. Em seu sermo pentecostal, Pedro declarou: Exaltado, pois, destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Lemos ainda nos captulos em considerao: E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em Meu nome, Este vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito. S. Joo 14:16 e 26. Quando vier, porm, o Esprito da verdade, Ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas que ho de ver. Ele Me glorificar

13 |

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

porque h de receber do que Meu, e vo-lo h de anunciar. Tudo quanto o Pai tem Meu; por isso que vos disse que h de receber do que Meu e vo-lo h de anunciar. S. Joo 16:13-15. A isto deve-se acrescentar a afirmao de S. Paulo: Porque por Ele, ambos temos acesso ao Pai em um Esprito. Efe. 2:18. e em Hebreus 10:9-15 vemos que a vontade do Pai, o Filho executa e o Esprito testifica. A Divindade moveu-se de compaixo pela raa, e o Pai, o Filho e o Esprito Santo deram-Se a Si mesmos ao estabelecerem o plano da redeno. A fim de levarem a cabo plenamente esse plano, foi decidido que Cristo, o unignito Filho de Deus, Se desse a Si mesmo e oferta pelo pecado. Que linha pode medir a profundidade deste amor? (CSS pg. 222) No terceiro sculo, poca do florescimento das apostasias, Paulo de Samotrcia apresentou uma teoria que negava a personalidade do Esprito Santo e O considerava simplesmente uma influncia, uma expresso de energia e poder divinos, uma influncia emanada de Deus e exercida no homem. Quando veio a Reforma Protestante, dois homens, Laelus Socinus e seu sobrinho Fausto Socinus, reacenderam essa teoria e muitos a aceitaram. Essa influncia, que faz baixar a temperatura espiritual, foi sentida em todas as igrejas protestantes. Na Verso Autorizada de 1611(em ingls) o pronome pessoal aplicado por Cristo ao Esprito Santo, em Romanos 8:16 e 26, traduzido para o neutro it ou itself, o que indica a atitude de pessoas crists naquele tempo, referindo-se ao Esprito como coisa(it). No somente foi a personalidade do Esprito Santo atacada naqueles tempos, mas tambm Sua divindade foi posta em dvida no quarto sculo por rio, presbtero de Alexandria. Ensinava ele que Deus era uma Pessoa eterna, infinitamente superior aos anjos, e que Seu unignito Filho exerceu poder sobrenatural na criao da terceira Pessoa, o Esprito Santo. A diferena entre essas duas heresias, o socinianismo e o arianismo, consiste em que esta ltima reconhece a personalidade do Esprito Santo ao passo que nega sua prpria divindade. De acordo com rio, o Esprito Santo uma pessoa criada. Se criada, ento no a divindade.

A p o s t i l a A P e r s o n a l i d a d e d o E s p r i t o S a n t o | 14

Reza a Escritura: Tudo isto disse Jesus por parbolas multido.. para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parbolas a Minha boca. Publicarei coisas ocultas desde a fundao do mundo. Mat. 13: 34-35. As coisas naturais eram veculos para as espirituais, cenas da Natureza e d experincia diria de seus ouvintes eram relacionadas com as verdades das Escrituras Sagradas. Guiando assim do reino natural para o espiritual, sos as parbolas de Cristo, elos na cadeia da verdade que une o homem a Deus, e a Terra ao Cu. (Parbolas de Jesus, pg. 17) Oseas 12: 10 diz: E falarei aos profetas, e multiplicarei a viso, e pelo ministrio dos profetas proporei smiles. Os smbolos possibilitam comparaes que tornam as verdades representadas vividas e reais para ns. De fato a Bblia um livro constitudo em grande parte de diferentes metforas, smiles, tipos, smbolos, parbolas, alegorias e emblemas. Palavras desprovidas de smbolos so freqentemente fracos transmissores da verdade, com palavras, porm, revestidas de smbolos essas figuras de linguagem humana e imaginao terrena a verdade se tora impressionante e real. I Cor 2: 14 e 7-9 veja o diz a Bblia:
14 Ora, o homem natural no compreende as coisas do Esprito de Deus, porque lhe parecem loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. 7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistrio, a qual Deus ordenou antes dos sculos para nossa glria; 8 A qual nenhum dos prncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glria. 9 Mas, como est escrito: As coisas que o olho no viu, e o ouvido no ouviu, E no subiram ao corao do homem, So as que Deus preparou para os que o amam.

Por natureza Deus :


Pessoal, mas presente em toda parte (onipresente) de Seu universo criado Sl 139: 7-12 7 Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face?

15 |

Apostila A Personalidade do Esprito Santo

8 Se subir ao cu, l tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali ests tambm. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 At ali a tua mo me guiar e a tua destra me suster. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobriro; ento a noite ser luz roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz so para ti a mesma coisa; Conhecedor de todas as coisas (onisciente) Sl 139: 1-4. 1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 No havendo ainda palavra alguma na minha lngua, eis que logo, SENHOR, tudo conheces. Todo-Poderoso (onipotente). Mat. 19: 26. 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens isso impossvel, mas a Deus tudo possvel. (Eterno) existente de eternidade em eternidade Sl 90: 2. 2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu s Deus. Imutvel imutvel em Sua natureza e carter. Mat 3: 6 6 E eram por ele batizados no rio Jordo, confessando os seus pecados. Bondoso totalmente justia e bondade. Salmos 145: 9 O SENHOR bom para todos, e as suas misericrdias so sobre todas as suas obras. Salmos 19 7 A lei do SENHOR perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR fiel, e d sabedoria aos smplices. 8 Os preceitos do SENHOR so retos e alegram o corao; o mandamento do SENHOR puro, e ilumina os olhos.

A p o s t i l a A P e r s o n a l i d a d e d o E s p r i t o S a n t o | 16

9 O temor do SENHOR limpo, e permanece eternamente; os juzos do SENHOR so verdadeiros e justos juntamente. Um ser de amor amor perfeito desinteressado I Joo 4: 8 8 Aquele que no ama no conhece a Deus; porque Deus amor.

Anda mungkin juga menyukai