Anda di halaman 1dari 6

Materiais

Corpo de prova Em um ensaio de trao, um corpo de prova ou provete submetido a um esforo que tende a along-lo at a ruptura. Geralmente este corpo de prova tem dimenses padronizadas. Para o experimento realizado usamos dois corpos de prova na forma de gravatas, de material polimrico, nas cores branca e preta. As figuras a seguir ilustram a forma do corpo de prova referido:

Figura 1 Esquema de Corpo de Prova na forma de Gravata (Polmeros).

Figura 2 Foto do corpo de prova de cor preta, material polimrico, utilizado.

Figura 3 Foto do corpo de prova de cor branca, material polimrico, utilizado.

Tambm utilizado um corpo de prova retangular feito de cermica, onde um dos lados apresentava relevos e ranhuras devido a colagens. A seguir imagem do corpo de prova cermico:

Figura 4 Foto do corpo de prova retangular de material cermico (j partido aps ensaio).

Por fim foi utilizado um corpo de prova de ao 1054 na forma cilndrica. A seguir imagem do corpo de prova:

Figura 5 Foto do corpo de prova cilndrico de ao utilizado (j fraturado devido a ensaio).

Paqumetro Usado para fazer medidas precisas das dimenses do corpo de prova. O nnio ou vernier a escala de medio contida no cursor mvel do paqumetro, que permite uma preciso decimal de leitura atravs do alinhamento desta escala com uma medida da rgua. Os paqumetros podem ser feitos de plstico, com haste metlica ou inteiramente de ao inoxidvel. So graduaes so calibradas a 20C. A seguir segue a figura com o esquema do paqumetro:

1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nnio ou vernier inferior (mm), 7: nnio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
Figura 6 Esquema do Paqumetro

Maquina Instron:

A maquina eletromecnica Instron tem como funcionalidade a caracterizao das propriedades dos materiais, principalmente para o controle de qualidade dos mesmos, os testes podem ser estticos ou dinmicos entre eles esto: trao, compresso, cisalhamento, dobramento e fadiga/fratura. Devemos levar em considerao objetivo desejado na escolha de cada tipo de teste, bem como os parmetros involvidos. Tipo de testes: trao, compresso, dobramento, torso, cisalhamento, esforo inverso (torso e compresso). Testes de corpos de prova: configurao, tamanho, formato e matria. Teste de cargas mximas: a mais alta carga esperada expressa em libras, newtons ou quilogramas. Extenso/compresso de deformao mxima: o mais alto alongamento esperado expresso como uma percentual da distncia inicial. Medies de deformao: distncia inicial do extensmetro, percentual de deslocamento, outros requisitos. Outro parmetro importante para o teste de qualidade a seleo da garra, pois para que o teste seja realizado com sucesso necessrio que o corpo de prova seja mantido numa forma que evite o deslizamento e a quebra das garras e assegure a axialidade da fora aplicada, embora na maioria dos casos seja utilizado os acessrios gerais para os testes, h excees onde se necessita de uma garra especifica para o corpo de prova que se deseja analisar.

Dois dos problemas mais comuns que os operadores enfrentam so o deslizamento de corpos de prova e quebra de garras. O deslizamento ocorre com maior frequncia ao se usar garras de ao mecnica ou com parafusos com faces planas. Ao selecionar as faces das garras, a rea da superfcie deve ser grande o bastante para cobrir a aba (para amostras em forma de haltere) ou, para uma amostra paralela, o mximo possvel da rea da superfcie. Com qualquer garra, certifique-se de que a extremidade do corpo de prova esteja fixada pelas garras com pelo menos 75% da extenso disponvel da face da garra, caso contrrio a eficincia da fixao ser reduzida e, em alguns casos, a face da garra poder ser danificada. Entre as dicas para reduzir a quebra das garras esto: Garras de ao com parafusos: O operador pode estar usando muita fora ao apertar a amostra; use uma torqumetro ou garras pneumticas. Garras pneumticas: Diminua a presso, mas no ato ponto em que ocorra o deslizamento. Faces serrilhadas: Troque para faces que tenham mais serrilhados por polegada (menos mordida) ou cubra-as com fita crepe ou material similar (isso amaciar a mordida e evitar danos amostra. Seleo das clulas de carga: Caractersticas da clula de carga: As clulas de carga medem a fora sofrida pelo corpo de prova e fornecem um sinal eltrico que usado pelos circuitos eletrnicos para monitorar, relatar ou controlar com preciso a fora. Para selecionar uma clula de carga adequada para seu teste, deve-se considerar as seguintes caractersticas nas clulas de carga: capacidade, exatido, repetibilidade, erro de carregamento com deslocamento, no-linearidade, intervalo de temperatura compensado, efeito da temperatura no zero e na sensibilidade, vida til (especialmente para clulas dinmicas).capacidade de sobrecarga, rigidez fora do eixo. Qualquer sistema mecnico sujeito a uma fora se deformar levemente. Isto tambm se aplica a sistemas de testes de materiais. O bastidor de carga, a clula de carga e as garras de seu sistema no tm uma rigidez infinita e se deformaro levemente conforme se aplique uma fora ao corpo de prova. Essa deformao chamada de submisso e pode levar a erros significativos nos resultados dos testes, especialmente em testes de alta capacidade com exigncias de grande deslocamento. H dois tipos principais de extensmetros: Extensmetros de contato: do tipo clip-on, de grande deslocamento, alta temperatura, etc.

Extensmetros sem contato: laser, vdeo. Funo e desempenho do software: O software desempenha um importante papel no controle da mquina de testes, adquirindo e analisando dados e relatando os resultados. Uma interface amigvel, uma configurao fcil e funes poderosas contribuem para um aumento da produtividade dos testes. Referencia: www.instron.com.br serie WB1244BR.

Anda mungkin juga menyukai