Anda di halaman 1dari 5

TITULOS DE CREDITO CONCEITOS: CHEQUE O cheque uma ordem de pagamento vista, sacada contra um banco e com base em suficiente

te proviso de fundos depositados pelo sacador em mos do sacado ou decorrente de contrato de abertura de crdito entre ambos. Para a doutrina majoritria, o cheque um ttulo de crdito, com caractersticas prprias. Uma de suas formalidades ser uma ordem de pagamento vista, que se emite contra um banco e a importncia contida na fo lha de cheque, ser paga a pessoa para quem SE EMITIU O CHEQUE. No caso do cheque, os requisitos essenciais esto previstos no artigo 1 da Lei n. 7357/85 e so eles: a) a denominao cheque inscrita no contexto do ttulo e expressa na lngua em que este redigido; b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada; c) o nome do banco ou da instituio financeira que deve pagar (sacado); d) a indicao do lugar de pagamento; e) a indicao da data e do lugar de emisso; f) a assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatrio com poderes especiais. As modalidades de endosso so: a) endosso prprio ou endosso imprprio; b) endosso em branco ou endosso em preto; c) endosso-quitao; d) endosso em cheque ao portador; e) endosso pstumo; f) endosso em cheque nominativo.

O avalista se torna devedor cambirio, principal obrigado pelo pagamento a que se comprometeu perante terceiro e essa obrigao persiste erga omnes (perante qualquer portador). Tem tambm, responsabilidade solidria, isto , obriga-se como se devedor principal fosse com o emitente e com o endossante, at o limite da obrigao que assumiu com cada um deles. Havendo vrios avalistas a favor de um coobrigado, se um deles realizar o pagamento exonerar os demais, mas gerar a seu favor direito de regresso contra o avalizado e demais coobrigados do ttulo. Contudo, entre os avalistas de um mesmo avalizado no h direito de regresso, porque no h, entre eles, qualquer relao cambial. 2.7 As espcies de cheque : So vrias as espcies de cheque, algumas elencadas na legislao, outras por usos e costumes mercantis. So elas: a) cheque ao portador; b) cheque visado; c) cheque cruzado; d) cheque para ser creditado em conta; e) cheque administrativo; f) cheque especial; g) cheque fiscal; h) cheque postal; i) cheque de turismo.

Cheque ao portador O art. 8, III, da Lei n. 7.357/85 diz que: Pode-se estipular no cheque que seu pagamento seja feito Cheque administrativo tambm conhecido como cheque bancrio o cheque emitido contra o prprio banco (sacado), que no pode ser ao portador. Neste tipo de cheque o emitente e o sacado so a mesma pessoa, ou seja, o banco (sacado) quem d a ordem de pagamento e seu destinatrio. O cheque administrativo proibido ao portador para no ser usado como um documento que venha substituir o curso da moeda, em razo da idoneidade financeira do sacador. O cheque administrativo no aceita a revogao ou contra ordem Cheque especial O cheque especial uma espcie de cheque que prestigia alguns clientes, disponibilizando eles, movimentao em suas contas, mesmo que no tenham fundos disponveis prprios. O banco cria uma linha de crdito ao titular da conta, atravs de um prvio contrato entre as partes, que pode ser sacado sem proviso de fundos. Cheque pr-datado o cheque uma ordem de pagamento vista, sendo assim, no existe prazo no cheque e deve ser pago no momento em que for apresentado ao banco (sacado). Por essa razo, no h justificativa legal para o banco (sacado) no pag-lo, mesmo que seja apresentado antes da data de sua emisso.

A duplicata um ttulo de crdito causal, no sentido de que a sua emisso somente pode ocorrer na hiptese autorizada pela lei: a documentao de crdito nascido da compra e venda mercantil ou da prestao de servios.(FATURA)

A fatura uma nota do vendedor, descrevendo a mercadoria, discriminando a sua qualidade e quantidade, fixando-lhe o preo. , portanto,uma prova do contrato de compra e venda mercantil. A fatura tambm pode ser emitida na prestao de servio, sendo que, nesse caso, a fatura dever discriminar a natureza dos servios prestados.

Letra de cmbio a espcie de ttulo de crdito, classificada como ordem de pagamento, que se consubstancia numa declarao unilateral de vontade do Sacador que manda que o Sacado pagar, pura e simplesmente, ao Tomador determinado valor constante do documento que o corporifica.

a letra de cmbio corporifica relao jurdica que envolve 3(trs) sujeitos (ou, como mais correto tecnicamente, trs situaes jurdicas): o sacador (que mandar que determinada pessoa pague a outra determinado valor constante do ttulo), o sacado (a quem dada a ordem de pagar determinado valor a certa pessoa) e a do beneficirio (a quem determinado pelo sacador o pagamento pelo sacado de determinado valor constante do ttulo).

conforme classificao dos ttulos de crdito quanto estrutura, uma promessa de pagamento; - envolve 3(trs) situaes jurdicas: a do sacador(ou dador), do sacado e do tomador (ou beneficirio).

Anda mungkin juga menyukai