Anda di halaman 1dari 20

O Relgio Divino dos Sculos

Por Charles F. Baker

OS SCULOS A Bblia fala acerca de sculos passados, e de sculos vindouros (Efsios 3:5; 2:7 ). Um sculo particularmente um perodo de tempo longo, ou curto, conforme o caso. De acordo com as condies necessrias do pensamento humano, os eventos esto contidos no tempo, como os objectos esto no espao. Enquanto houver possibilidade de sequncia de eventos haver tempo. O tempo uma relao na criao e portanto no existe antes da criao. Deus no est sujeito ao tempo, mas todas as Suas criaturas esto. Enquanto as criaturas de Deus durarem, o tempo durar. Esta interminvel durao d-nos o nosso nico conceito de eternidade, que na Bblia definida pela expresso pelos sculos dos sculos, usualmente traduzida para todo o sempre. Um sculo o perodo de tempo mais longo que podemos conceber, e sculos multiplicados por sculos durao infinda. No h nenhuma base na Bblia para a ideia de que os sculos terminaro um dia, trazendo um fim ao tempo e punio dos perdidos. Apocalipse 20:10 prova que haver sculos, talvez um indefinvel nmero deles, depois que a nova criao comece; pois Deus diz que no fim da velha criao, Satans ser atormentado dia e noite pelos sculos dos sculos. Os sculos podem ser concebidos como correndo em ciclos. O relgio mostra a obra de Deus na Criao durante o grande ciclo dos sculos que o tema da Revelao Divina, da Criao Original Nova Criao. Vrias dispensaes, ou mtodos de Governo Divino, podem ser discernidos durante o curso dos sculos. O bater do relgio representa eventos que dividem as dispensaes.

Lio 1
Introduo
PROPSITO So poucos os crentes que tm um conhecimento compreensvel da Bblia. A leitura que fazem, se alguma, tem sido de acordo com o mtodo galga -salta-pula. Podem conhecer muitos versculos dos Salmos ou dos Evangelhos, mas nada sabem da relao existente entre essas partes e muitas outras que para eles so territrio inexplorado. Muitos so levados a pensar que a Bblia s fidedigna em assuntos espirituais e que no se deve dar crdito a assuntos histricos e cientficos; contudo, outros que so um pouco mais lgicos, admiram-se como que ela poderia ser autoritria no primeiro campo de conhecimento se o no fosse nos outros. Milhares de jovens que nunca estiveram fundamentados no conhecimento bblico, tm depositado a sua f na Bblia, como sendo a Palavra de Deus, apesar de subvertida pelo raciocnio atesta de alguns professores escolsticos, que s tm provado a sua ignorncia a respeito do Livro dos livros. A Cristandade tem-se dividido em centenas de seitas e de denominaes devido ao seu erro em compreender bem, o carcter dispensacional da Bblia. PLANO Os grandes sculos da Histria Sagrada foram ajustados nas doze horas do relgio, comeando com a Criao Original e culminando com a Nova Criao. O bater de cada hora indica um evento instantneo que resulta numa nova ordem, ou dispensao, que chamada aco. de demasiada importncia manter as vrias dispensaes claramente distintas; pois como ns teremos oportunidade de verificar, uma pessoa, ao procurar obedecer s directrizes de Deus para uma outra dispensao que no seja a sua, entrar inevitavelmente num estado de completa desobedincia a Deus. Dever ser compreendido que na Carta Relgio, nem todos aqueles sculos so de igual durao: uns podem ser na ordem dos milhes de anos, outros na ordem dos milhares, e ainda outros na ordem de um nmero diminuto de anos.

PONTOS ESPECIAIS O facto de dois longos sculos, com a durao provvel de milhes de anos, terem intercalado a Criao Original mencionada em Gnesis 1:1 e a criao do homem, de interesse especial para se reconciliarem as descobertas da cincia com os relatos bblicos. Muitos, ao no terem em conta este facto, supem que a Bblia ensina que o homem foi criado ao mesmo tempo que a terra e o universo astral e que, por isso, o universo material no mais antigo do que a raa humana, que segundo a cronol ogia bblica, no tem mais que seis a oito milhares de anos. Visto que h evidncias geolgicas claras de que a terra muito mais antiga que isto, teramos uma suposta contradio entre a Bblia e a cincia. Por outro lado, os cientistas que conhecem quo antiga a terra realmente , cometem um erro crasso fatal ao suporem que a raa humana tem estado a evoluir durante todos estes longos sculos at ter finalmente atingido o seu presente estado de desenvolvimento. Porm, o nosso Relgio dos Sculos mostra

claramente que o universo material talvez tivesse sido criado muitos milhes de anos antes do homem ter sido chamado existncia, contemplando assim todas as eras geolgicas que a cincia tem descoberto. Um outro fenmeno digno de nota, o facto de, entre Ado e Abrao, (das 3h s 5h), Deus ter estado a tratar com a raa humana em geral; entre Abrao e Paulo, (das 5h s 8h), ter estado a tratar com uma nica nao, Israel, tendo como Seu propsito, estabelecer por meio dela o reino terreno, universal e Messinico, mas porque Israel rejeitou o seu Messias e o Seu reino, esse propsito est, agora, temporariamente interrompido, at que o Relgio dos Sculos d as dez horas. Durante o presente perodo parenttico, (das 9h s 10h), Deus est a levar a cabo o Seu propsito secreto, ao chamar a Igreja celestial, que o Corpo de Cristo. Este propsito completamente distinto e parte do propsito anteriormente revelado atravs da nao de Israel - o Reino. chamado "o Mistrio", ou segredo, porque noutra pocas e geraes nunca foi tornado conhecido aos filhos dos homens, porm foi finalmente revelado ao Apostolo Paulo e por seu intermdio, em cujas epstolas, e somente nelas, se encontra divulgado. A confuso existente na compreenso destes dois grandes propsitos Divinos tem sido a causa da maior parte da confuso religiosa da Cristandade. Para se corrigirem as divises no nos basta regressar meramente Bblia; devemos regressar verdade da Dispensao do Mistrio. O mero regresso Bblia conduzir-nos aos sacrifcios de animais, cerimnias religiosas, dias sbados, gua santa, castiais, lugares santos, dias santos, luas novas, ordenanas quanto carne, tais como - no toques, no proves, no manuseies -, sinais polticos e astronmicos, milagres, dons de lnguas, de cura, leis, regimes dietticos, diversos baptismos, e uma srie de outras coisas; contudo a questo : pertencem estas coisas presente Dispensao que o Corpo de Cristo? Ns devemos perguntar: Que horas so - segundo o Relgio dos Sculos? Estamos ns no jardim do den vivendo sob provao? Estamos numa poca em que a nossa conscincia nos guia? Vivemos nos dias das sombras, sob a lei? Vivemos no Reino Milenar, ou supomos tentar estabelec-lo? Ou presentemente encontramo-nos no que Deus chama de a Dispensao do Mistrio? H-de notar que os ponteiros do relgio esto a apontar para o que provavelmente eminente - o trmino da Dispensao do Mistrio.

LIMITAES Devia ser bem compreendido que nenhuma quantidade de cartas e explicaes o capacitaro a discernir as verdades espirituais, a menos que tenha o Esprito Santo de Deus a habitar no seu corpo. A I Carta aos Corntios 2.9-14 torna isto muito claro (ler bem a passagem).

Se um ser natural, isto , se no est salvo, est: destitudo do Esprito Santo de Deus, alienado de Deus pelas suas ms obras, morto em delitos e pecados, sob a ira de Deus, em suma, est perdido. Nenhuma religio, educao, reforma, ou sinceridade o podem salvar e dar o Esprito Santo. VOC deve ser salvo segundo o requisito de Deus, e Jesus Cristo o requisito de Deus. Jesus Cristo sofreu, o Justo pelos injustos, para que pudesse lev-lo a Deus. Ele fez a paz pelo sangue da Sua cruz; Ele foi feito pecado por si, para que voc pudesse ser feito justia de Deus n'Ele. Ele morreu pelos seus pecados, foi sepultado e ressuscitou de novo ao terceiro dia. Isto chamado Evangelho, e quando voc cr neste Evangelho recebe Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e Deus salvao, justificando-o totalmente pela Sua graa, por meio da f, tornando-o uma nova criao em Cristo, e dando-lhe o Seu Esprito Santo para que possa ser capacitado a viver para Lhe agradar e para que possa compreender as verdades profundas da Sua Palavra. Se voc no est salvo, se no tem a certeza de pecados perdoados, antes de dar um passo mais, curve humildemente o seu corao diante de Deus, e confesse-lhe que o pecador perdido por quem Cristo morreu, e que agora o recebe como seu Salvador e Senhor, e Deus salv-lo-; pois Ele comprometeu-se a Si mesmo, pela Sua prpria Palavra, que assim far, e Deus no pode mentir. Para que receba o maior proveito do seguinte estudo, deve ler e estudar cuidadosamente todas as referncias apresentadas das Escrituras. No receba como verdade o que est contido nestas pginas simplesmente porque um ministro do Evangelho as escreveu, mas como os nobres Bereanos que "de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia, nas Escrituras, se estas coisas eram assim," Actos 17:11. Ao estudar lembre-se que toda a Escritura dada por inspirao de Deus, e que tudo para ns, mas no tudo a nosso respeito, e que por causa disso, devemos "manejar bem a Palavra da Verdade", para que sejamos bons obreiros que no temos que nos envergonhar, 2 Tim- 2:15. Uma ilustrao simples deste carcter dispensacional da Bblia aqui dado: 1. Antes do Dilvio, Deus proveu para a alimentao do homem, ervas e frutos, Gn. 1:29. 2. Depois do Dilvio, em adio a isto, Deus proveu "tudo quanto se move, que vivente," Gn. 9:3. 3. No Monte de Sinai, Deus limitou o regime de Israel a certos animais, pssaros e peixes. limpos. Lev. 11.

4. Na presente Dispensao, "toda a criatura de Deus boa, e no h nada que rejeitar, sendo recebida com aces de graas, porque pela Palavra de Deus e pela orao santificada", 1 Tim. 4:4,5. evidente que enquanto todas estas quatro instrues so para nosso ensino, no so todas dadas para nossa obedincia. S a ltima est escrita sobre ns e a nosso respeito.

LIO II
O Relgio Divino dos Sculos
NO PRINCPIO: Antes da criao de todas as coisas, antes que tivessem existido homens, anjos, terra, estrelas, tempo, ou espao, o Deus trino - Pai, Filho e Esprito Santo - existiu eternamente. Agora, Deus no est somente em toda mas, proeminentemente, acima de toda a criao e existiu em todas as suas perfeies antes que tivesse havido uma criao. Assim, Deus de modo nenhum est dependente de qualquer coisa ou de algum fora de Si. A chave para o Universo encontrada nas trs profundas palavras que cobrem mais espao do que todas as filosofias que o homem inventou: "No princpio Deus". E este nome para Deus, '''Elohim'', um substantivo uni plural, revelando o facto de que Deus um, e apesar disso, existe numa misteriosa personalidade tripla: Pai, Filho e Esprito Santo. A CRIAO ORIGINAL Quando o ponteiro do tempo principia a mover-se, indica as primeiras obras da criao de Deus. possvel que Gnesis 1.1 preceda a criao do homem milhes de anos. Os cientistas tm vrias medidas pelas quais tentam medir a idade do universo. Do estudo do minrio e urnio do nosso planeta e dos meteoritos, que se desintegram numa proporo fixa, os cientistas dizem-nos que o Universo deve ter quase dois bilies de anos de existncia. O mesmo clculo aproximadamente obtido pelos astrnomos ao fazerem um estudo das nebulosas - ilhas universais - a mais perto das quais est situada a uma distncia extrema da terra de quase um milho de anos-luz. Tem-se suposto esse longo perodo de tempo para que a luz viaje desses universos distantes at ns. As nebulosas em Andrmeda, a 700 000 anos de distncia, aparecendo a olho nu, como uma mancha pequena, dbil e nublada, provavelmente o objecto mais distante observado vista desarmada. Chapas fotogrficas tiradas em grandes telescpios, revelam que provavelmente existam 200 000 000 000 de estrelas no nosso prprio Universo, ainda que somente 2000 possam ser vistas a olho nu, sob boas condies atmosfricas. Mas para alm desta nossa grande ilha universal, existem talvez 100 000 000 de outros tais universos. O que foi fotografado a maior distncia encontra-se a uns 500 000 000 de anos de luz de distncia. (a luz viaja a 300 000 Kms/s, ou seja 9 280 000 000 000 km por ano). A inconcebvel magnitude e idade da criao deveria servir para nos humilhar sob o Deus Poderoso, o nosso Criador que, do nada, fez tudo. Ns temos conhecimento disto, no pelas descobertas da cincia, mas pela f na Palavra de Deus, Hebreus 11.3. Porquanto Deus perfeito, ns cremos que no princpio Ele criou um universo perfeito e no um universo imperfeito que tivesse demorado milhes de anos a evoluir. Mas porque que Deus criou este vasto sistema de sis resplandecentes, alcanando as profundezas do que parece ser espao infinito? Tanto quanto os cientistas tm podido descobrir, a vida, como ns a conhecemos, no pode existir em qualquer outra estrela ou planeta do universo. Este nosso pequeno planeta que, em comparao com as grandes estrelas, no mais que uma pequena partcula de p, (s a estrela Betelguese, em Orion, 147 000 000 000 000 vezes o tamanho da terra), foi criado para ser o habitat das criaturas inteligentes de Deus. As Suas primeiras criaturas foram os anjos. O

prncipe desses exrcitos anglicos era Lcifer, a sua criatura mais bela, em lugar de destaque e de responsabilidade, Ezequiel 28.12,15. No temos qualquer registo do tempo que esta terra continuou sob o governo anglico, mas sabemos que o relgio divino dos sculos fez tiquetaque at que se aprontou para bater a primeira hora.

LIO 3
O PECADO DE SATANS: O bater da UMA hora fala-nos do primeiro pecado terrvel que tomou posse do corao de Lcifer. Ensoberbecido no seu orgulho devido sua grande beleza e poder, ele desejou ser igual a Deus, completamente independente, com nenhum poder acima dele. Is. 14.12,14; Ez. 28.17; I Tim. 3.6, e outras passagens, falam-nos da queda de Satans. Muitos anjos tambm o seguiram na sua rebelio contra Deus, 2 Ped. 2.4. Deus tem um lugar preparado para o diabo e os seus anjos, Mat. 25.41, mas ainda no foram lanados nesse lugar. DEVASTAO DA TERRA Deus puniu Lcifer e os seus anjos, ao algemar alguns deles com as cadeias da escurido do Trtaro, 2 Ped.2.4, e ao destruir o seu belo domnio, a Terra. Isto descrito em Gnesis 1.2: E a Terra era (tomou-se, segundo outra verso) sem forma e vazia . No era nesta condio que se encontrava, quando no princpio Deus a criou; pois Is. 45.18 declara: O Deus que formou a Terra e a fez; Ele a estabeleceu, no a criou vazia (esta palavra a mesma usada em Gnesis 1.2, no original, e significa sem forma e vazia). Jeremias, ao comparar a desolao que no futuro vir sobre a terra com esta pr-admica, diz: Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e para os cus, e no tinham a sua luz (cap. 4.23). Por conseguinte, evidente que, no princpio, Deus criou a terra perfeita, e mais tarde esta tomou-se vazia como resultado do juzo. Foi nesta condio arruinada que ns observmos Gn. 1.2, mas quanto tempo precisamente ela permaneceu nesse estado no nos revelado; contudo sabemos que o Relgio de Deus fez tiquetaque at que se aprontou para bater de novo.

O NOVO PROPSITO DE DEUS - "O HOMEM": O bater das Duas horas revela o novo propsito de Deus em refazer a terra e criar uma nova ordem de seres, menores que os anjos, mas imagem de Deus, e dar-lhes domnio sobre a terra. Revelaes posteriores da verdade, informam-nos que, antes da fundao (literalmente, antes da queda) do mundo, Deus tinha um propsito eterno que props no Seu prprio Filho, o Senhor Jesus Cristo, Ef. 3.9-11; II Tim.1.9; Rom.8.28-30. Este propsito foi efectuado a seu tempo, por meio da obra redentora de Jesus Cristo, de modo tal, que Deus pde mostrar a todas as outras Suas criaturas as abundantes riquezas da Sua Graa pela Sua benignidade para connosco em Cristo Jesus, Ef:2.7.

RESTAURAO DA TERRA Deus restaurou a terra catica transformando-a num belo e ordenado lugar habitvel para a famlia humana. Esta obra foi feita em seis dias. No primeiro dia Ele criou a luz. No segundo dia fez uma grande expanso, para dividir as guas que estavam sobre a terra, das guas (vapores) acima da terra, que ele chamou Cu. No terceiro fez com que as guas se ajuntassem num lugar que Ele chamou Mares, e fez aparecer a poro seca que Ele chamou Terra; e fez com que as ervas, plantas e ervas crescessem. No quarto dia fez com que o Sol, a Lua e as estrelas se tomassem visveis sobre a terra e deu-os para serem para sinais e estaes e para dias e anos. No quinto dia criou os animais marinhos e tambm as aves do ar. No sexto dia criou a vida animal, e depois, como clmax desta nova obra criadora, Ele criou o Homem Sua prpria imagem e deu-lhe domnio sobre a terra dizendo-lhe que se multiplicasse. Deus viu que tudo o que tinha feito era muito bom, e assim, estando a obra inteiramente concluda, descansou no stimo dia. interessante observar que os gelogos tm descoberto a mesma ordem de eventos como a Bblia revela nesses seis dias da obra de Deus, mas devido incredulidade, muitos deles tm interpretado falsamente os factos e tm desenvolvido vrias teorias de evoluo.

INOCNCIA A histria do modo como Deus formou Eva da prpria carne e ossos de Ado, est relatada em Gn.2. Ef. 5.28-33 e 1 Cor.6.15-20, deviam ser cuidadosamente comparadas com este relato. Deus colocou Ado e Eva no belo jardim do den para que cuidassem dele e gozassem dos seus benefcios. Deus descia e falava diariamente com eles e declarava-lhes a Sua vontade. Ele disse-lhes que podiam comer de todas as rvores do jardim, "mas da rvore da cincia do bem e do mal, dela no comers; porque no dia em que dela comeres, certamente morrers" Gn.2.17. No nos dito com preciso quanto tempo Ado e Eva continuaram nesta condio de inocncia, no tendo qualquer conhecimento experimental do mal, mas ns aproximamo-nos de outro evento crucial quando o Relgio de Deus se apronta para bater.

NOTAS ADICIONAIS SOBRE OS DIAS DA CRIAO Alguns crentes crem que os dias da criao foram longas eras geolgicas, que duraram milhes de anos, e que o estado da terra em Gn.1.2, foi o primeiro passo da sua formao. Eles argumentam dizendo que no existe qualquer evidncia geolgica que indique que um grande cataclismo tenha ocorrido em perodo geolgico recente, o qual pensam eles, seria necessrio para explicar o que atrs foi descrito como a Devastao da Terra por causa do pecado de Satans. No necessrio assumir que a topografia da terra passou por uma grande modificao, ou em linguagem geolgica, que houve uma maior revoluo devido ao pecado de Satans. No deve ser esquecido que Deus exterminou a vida da face da terra por meio de um dilvio universal em tempos histricos (certamente, Ele salvou espcies de vida

na arca), e Ele podia ter facilmente produzido um tal fenmeno para obliterar (extinguir sem deixar vestgios) uma criao precedente. Proponentes da teoria de que os dias da criao foram longos, argumentam dizendo, que as palavras "sem forma e vazia" descrevem uma condio nebulosa de matria, quando devido ao tremendo calor os elementos ficaram numa forma gasosa antes que a terra solidificasse. Contudo isto no se harmoniza com as Escrituras; porque as palavras em Gnesis 1.2 declaram: "e havia trevas sobre a face do abismo". A palavra "abismo", a mesma palavra que usada em Gnesis 7.11 e 8.2, onde as fontes do abismo foram abertas, contribuindo para originar o dilvio. A palavra usada muitas vezes no Velho Testamento nesta mesma conotao, mostrando assim que no tempo de Gn. 1.2 a terra no estava s solidificada, mas era fria e coberta com guas. Certamente, o fim do ver. 2 sustenta este facto, pois diz: "E o Esprito de Deus movia-se sobre a face das guas.

LIO IV O PECADO E MORTE ENTRAM: O bater das TRS horas anuncia o facto que "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram", Rom. 5.12. Este versculo ensina-nos que Ado e Eva foram os nicos seres humanos que se tornaram pecadores por pecar. Todos os seus descendentes tm herdado uma natureza pecaminosa e cometem actos pecaminosos porque so pecadores. No h nenhuma base para a ideia que toda a alma que nasce no mundo, vem sem mancha e pura das mos de Deus, como uma criao separada e nova, e por isso tendo as mesmas potencialidades para o bem que residiam em Ado quando ele foi criado. A raa humana uma unidade e foi criada, com Ado como sua cabea potencial; por isso lemos: "todos morrem em Ado", 1 Cor. 15.22. O reino universal da morte s pode ser explicado pelo facto da universalidade do pecado, e por sua vez pode ser explanado na base que Ado era a cabea da raa. E como tal, transmitiu uma natureza pecaminosa a toda a sua posteridade. O relato da queda de Ado est expresso em Gn. 3.1-7. fcil ver porque que Satans tentou o homem a pecar, embora no seja to evidente, o porqu de Deus permitir que Satans actuasse assim. Sem dvida que quando Satans viu Ado, uma criatura que lhe era muito inferior possuindo o que uma vez tinha sido seu, ficou irado e ciumento, e porque tinha aspiraes a reconquistar o domnio sobre a terra e a tornar -se semelhante ao prprio Deus, tentou o homem e levou-o a pecar. A primeira citao deste propsito encontrada em Gnesis 3.14,15, onde Deus amaldioou a serpente, o instrumento de Satans, e declarou: "Eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferir a cabea e tu lhe ferirs o calcanhar". Agora ns sabemos que Jesus Cristo foi a semente que morreu, "para que por meio da morte aniquilasse o que tinha o imprio da morte, isto , o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos servido" (Heb. 2.14,15). Satans por ora estava aparentemente vitorioso ao reconquistar o seu controlo sobre o mundo. Muitos anos mais tarde, quando intentou tentar o Senhor Jesus, prometeu darLhe todos os reinos da terra se Ele se prostrasse, (Mat. 4.4,9), e Jesus no negou que

Satans os possua. Jesus chamou-o, "o prncipe do mundo" (Joo 16.11). Paulo chamou-o; "o deus deste sculo", (2 Cor. 4.4) e "o prncipe das potestades dos ares, o esprito que agora opera nos filhos de desobedincia", Ef. 2.2.

A DISPENSAO DA CONSCINCIA Quando Ado e Eva desobedeceram a Deus e creram na mentira de Satans, Deus teve de expuls-los do den , para que eles no comessem da rvore da vida e vivessem para sempre, mas no seu amor e graa fez algo por eles que prefigurava o que um dia faria por toda a raa humana ao dar o Seu prprio Filho como sacrifcio pelos seus pecados; Ele matou animais e fez coberturas de peles para cobrir a sua nudez. Fora do den, numa terra amaldioada, onde o trabalho para a subsistncia era doloroso, Ado vivia exclusivamente guiado pela sua conscincia. Mas a luz da conscincia, (Ver Rom.2.15; I Tim. 4.2; Tito 1.15), contudo, no era suficiente para salvar o homem ou torn-lo bom; pois o primeiro homem que nasceu no mundo, tornou-se num assassino. O homem tornou-se cada vez pior, e finalmente os filhos de Deus casaram-se com as filhas dos homens, (Gn. 6.1,5), tendo sido o resultado, uma raa de gigantes mpios. Deus viu que a depravao do homem na terra era grande e que a " imaginao dos pensamentos do seu corao era s m continuamente"; assim devemos contar com o ouvir de uma outra hora de juzo no Relgio de Deus .

LICO V

O JUZO DO DILVIO: O bater das QUATRO horas proclama a inteno de Deus em enviar um dilvio universal para destruir a vida da terra. Deus s encontrou um homem justo sobre a terra que era No. Como Deus misericordioso e longnimo, enquanto durante cento e vinte anos, No edificava a arca! Ele usou-o tambm como pregador da justia; porm aparentemente, ningum creu na sua mensagem de juzo iminente (Gn. 6.3 e II Pedro 2.5). Finalmente, chegou o dia em que Deus chamou No e a sua famlia e os pares de todos os animais que escolhera para a arca e fechou a porta. Ento principiou um terrvel temporal que durou quarenta dias. As trombas de gua sucederam-se e Deus abriu as fontes do abismo, at que toda a terra ficou coberta e toda a vida pereceu, ( Gn. 7). 1 Pedro 3.18,22, mostra-nos que a arca de No, que foi baptizada nas guas diluviais do juzo, era um tipo do Senhor Jesus Cristo, que foi baptizado no juzo da morte na cruz, (Luc. 12.50). Esse baptismo na morte de Jesus, agora, salva-nos, precisamente como No foi salvo por estar na arca. Ns estamos mais salvos e seguros em Jesus do que No estava na arca. O juzo nunca tocou No, mas atingiu a arca. Do mesmo modo o juzo do pecado nunca pode tocar em algum que esteja em Jesus Cristo, pois Ele suportou esse juzo sobre a cruz, (Joo 5.24 e Rom. 8.1).

GOVERNO HUMANO No e a famlia saram da arca para a terra purificada. Deus disse-lhes para se espalharem e repovo-la. Uma mudana dispensacional dupla foi inaugurada. Enquanto antes do dilvio Deus tinha dado ao homem para alimentao somente ervas verdes e frutos de rvores ( Gn. 1.29), depois do dilvio disse: "tudo quanto se move, que vivente, ser para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde" (Gn.9.3). Antes do dilvio, Deus proibiu o homem de tirar a vida a um assassino, (Gn. 4.15), mas a No, Deus confiou o princpio bsico do governo humano, o poder da pena capital: "quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue ser derramado"(Gn.9.6). Os trs filhos de No espalharam-se e repovoaram a terra. Sem, tornou-se o pai de todos os povos Semticos, ou Asiticos; Cam, tornou-se o pai dos povos de cor, que foram os primeiros habitantes de Cana e do Egipto; e Jaf, tornou-se o progenitor da raa branca, (Gn.10). O homem provou ser incapaz de governar este mundo para Deus, no obstante isto vemo-lo a conspirar imediatamente contra Deus e a tornar-se-se idlatra. (Rom.1.21,23) descreve-nos como que eles abandonaram o conhecimento de Deus, e (Gn. 11.1,4), revela que naqueles dias a terra era toda de uma mesma lngua, e de uma mesma fala, e que eles formaram uma confederao e decidiram edificar uma grande torre, to elevada que nenhum dilvio de Deus os pudesse destruir. A depravao do homem tinha atingido o ponto onde o Relgio de Deus bate de novo. CONFUSO DAS LNGUAS: O bater das Cinco horas falanos do juzo de Deus sobre os homens mpios de Babel. Deus confundiu a sua linguagem de tal modo que eles comearam a falar lnguas diferentes. No podendo compreender-se uns aos outros, tiveram de parar de edificar a sua cidade, e foram espalhados em naes muito diferentes, ( Gn. 11.5,9). Babel significa " porta de Deus", na lngua Caldaica, mas "confuso" na Hebraica. A doutrina de Babilnia, desempenha um papel importante na histria humana, a qual continua at Apocalipse 17 e 18, (o bater das dez horas), quando Babilnia for finalmente destruda.

DISPENSAO DA PROMESSA Agora, Deus institui uma nova dispensao, ao deixar de tratar directamente com as naes e ao escolher um homem, Abro, de Ur dos Caldeus, e prometido que os seus descendentes se tornariam numa grande Nao, e que todas as outras Naes sero finalmente abenoadas por meio da sua semente ( Gn. 12.1,3). Este o princpio histrico do propsito de Deus quanto ao reino, o qual ocupa o pensamento do Velho Testamento. Nos Evangelhos, enquanto Jesus est na terra, o reino visto como estando prximo, e depois na Sua morte e ressurreio, o reino oferecido a Israel na primeira parte dos Actos, embora a Nao rejeite o Rei e o Seu reino, contrariando assim, aparentemente, o propsito de Deus em abenoar todas as naes. Contudo Deus tem um propsito secreto, que antes, Ele nunca revelara, e que consistia em chamar para fora a Igreja, o corpo de Cristo, enquanto o propsito quanto ao Reino era cancelado, e isso que Ele est a fazer hoje. Pessoalmente, ns hoje, somos abenoados por meio da semente de Abrao a qual Cristo, e no atravs da Nao de Israel (Gl. 3.14,16), mas

no reino vindouro, depois da Igreja ter sido arrebatada, todas as naes sero abenoadas por meio da nao de Israel, (Zac. 8.20,23). de demasiada importncia compreender plenamente o ensino de Romanos 4. Este "um homem" est relacionado tanto com os Gentios como com os Judeus. Abro incircuncidado foi justificado pela f sem quaisquer obras religiosas, precisamente como os Gentios so hoje. Mais tarde o seu nome foi mudado para Abrao e Deus fez o concerto da circunciso com Ele, (Gen. 17), e neste aspecto ele est especialmente relacionado com Israel. este o fundamento dos dois evangelhos em (Gl. 2.7-9), o evangelho da incircunciso, que Paulo pregou aos Gentios, e o Evangelho da circunciso, que Pedro e os onze pregaram a Israel. Em cumprimento das predies de Deus em Gn. 15 13-16, 400 anos depois, os descendentes de Abrao esto em escravido no Egipto, (x. 1.8-22). Mas o tempo da promessa aproximou-se, (Actos 7. 17), e o relgio de Deus fica pronto para bater outra vez.

LICO VI JUZO NO EGIPTO: O bater das Seis horas, traz as pragas sobre o Egipto, ( x.1-14), as quais foram consumadas na morte de todo o primognito no Egipto e o afogamento do exrcito de Fara no Mar Vermelho. Deus libertou Israel do Egipto com uma mo poderosa e trouxe-os terra que Ele tinha prometido dar-lhes, onde o juzo caiu tambm sobre os habitantes mpios de Cana, como nos descrito no livro de Josu.

REINO DA LEI Quando Deus tirou Israel do Egipto e os levou ao Monte Sinai, Ele explicou que queria fazer outro concerto com eles, a fim de fazer deles um Reino de Sacerdotes e uma nao Santa. Isto o que agora chamamos Velho Concerto ou Testamento, o concerto da lei. Israel prometeu guardar este concerto, pois o mesmo era um concerto condicional. As bnos de Israel seriam baseadas na sua fidelidade. Era um concerto de obras. No era um concerto incondicional ou de Graa. Contudo no tinha poder para invalidar o concerto incondicional que Deus fizera com Abrao 430 anos antes, e ao qual o Concerto da Lei foi acrescentado (Gl. 3.17-18). Assim, a dispensao da Lei foi um remdio temporrio. "Foi ordenado por causa das transgresses, at que viesse a Posteridade (ou, a Semente) a quem a promessa tinha sido feita". Israel viveu sobre este concerto durante 1550 anos, e ainda que o mandamento fosse santo, justo e bom, (Rom. 7.12), nunca poderia tornar um homem aceitvel diante de Deus, pois foi enfraquecido pela carne, a natureza pecaminosa do homem, ( Rom. 8.3). A lei no foi dada como um meio de salvao, mas para provar que o homem um pecador culpado, ( Rom. 3.19-20; 5.20; 7.13; Gl. 3.19), de tal modo, que ele pudesse ser levado a ter f em Cristo, o nico meio de Salvao, ( Gl. 3. 24).

Durante esses sculos Israel tornou-se numa grande Nao, sob o reinado do Rei David e Deus prometeu dar-lhe, um dia, um Rei para se sentar no seu trono para sempre, (2 Sam.7; Mat. 2.2; Luc. 1.30-33). Contudo, Israel falhou no pecado e idolatria, e a guerra civil dividiu a nao em dois reinos - Norte e Sul- os quais foram vencidos por outras naes. Finalmente, Nabucodonosor destruiu Jerusalm, principiando um perodo conhecido como os tempos dos Gentios. Jesus disse que Jerusalm seria pisada pelos gentios, at que os tempos dos Gentios se cumprissem, ( Luc.21.24).

NASCIMENTO DE CRISTO: O bater das SETE horas anuncia o nascimento de Jesus Cristo, o Messias e Rei de Israel h muito prometido. "Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adopo de filhos" (Gl. 4.4,5).

O REINO PRXIMO O relato do ministrio terreno de Jesus Cristo encontra-se nos quatro Evangelhos. O Seu ministrio confinava-se (limitava-se) apenas s ovelhas perdidas da casa de Israel, e no aos Gentios (Mat. 10.5,6; 15,24). Os Gentios tinham abandonado Deus e Deus abandonara-os at que Ele tivesse cumprido todas as promessas Nao de Israel, atravs da qual Ele ento canalizaria as Suas bnos para os Gentios. Assim, Jesus disse mulher Gentia que buscava uma bno: "deixa primeiro saciar os filhos: porque no convm tomar o po dos filhos e lan-los aos cachorrinhos" ( Mar. 7.27). A mensagem de Joo Baptista, dos doze Apstolos e de Jesus, consistia em levar a nao de Israel ao arrependimento, e assim prepar-los para o Reino que foi proclamado como estando prximo (Mat. 3.2; 4.17;10.7). Durante este perodo de tempo Jesus no ofereceu oficialmente o Reino Nao, pois era necessrio que primeiramente Ele sofresse antes que a Glria do Reino pudesse vir (Luc.24.25,27; I Ped.1.10,11). Ele, at contou uma parbola para mostrar aos Seus discpulos que o Reino no seria estabelecido imediatamente, quando Ele entrou em Jerusalm naquela ocasio histrica, em Luc. 19.11.40. Em vez disso, Jesus apresentou-se como Messias, como o Cordeiro Pascal de Deus. Joo declarou: "eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. e eu no O conhecia. mas para que Ele fosse manifestado a Israel vim eu, por isso baptizando com gua", Joo 1.29,31. Jesus revelou muitos sinais e milagres como uma prova de que era enviado de Deus, mas a nao odiou-O sem motivo, porque as suas obras eram ms, Joo 3. 19,20, e eles conspiraram para O levar morte.

LICO VII A CRUZ DE CRISTO: O bater das OITO horas marca a hora negra da cruz. Embora os homens O matassem por mo mpias, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, 2 Cor. 5.19. "Convinha que um homem morresse pelo povo" Joo 18.14.

Ele morreu "o Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus", 1 Pedro 3.18. O Seu sangue tornou-se o sangue do Novo Concerto que Deus prometera a Israel, Jer . 31.31; Heb. 9.15,22. Assim, judicialmente, foi aqui que o Concerto Mosaico se tornou velho, pela inaugurao do Novo Concerto, Heb. 8.6.13. Naturalmente, seria de supor que Deus pusesse de parte Israel, em face da nao ter crucificado o Seu Filho, mas em resposta orao de Cristo na Cruz, "Pai perdoa-lhes porque eles no sabem o que fazem", Luc. 23.34, Deus enviou novamente os Seus Doze Apstolos nao, no dia de Pentecostes. Pedro pregou dizendo: "Eu sei que o fizestes por ignorncia, como tambm os vossos prncipes ... Deus, primeiro O enviou a vs, para que nisso vos abenoasse". Ele ofereceu claramente o Reino nao, prometendo livramento nacional precedido de arrependimento tambm nacional, nestas palavras, "Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigrio pela presena do Senhor; e envie Ele a Jesus Cristo, que j dantes vos foi pregado", Act. 3.19,20. Porm, ao Pedro falar nestes termos, os prncipes enviaram oficiais para prenderem os Apstolos, Act. 4.1, e agora Israel comeou a cometer o pecado imperdovel, o pecado contra o Esprito Santo. Cristo disse, "que todo o pecado cometido contra Ele seria perdoado, mas que o pecado contra o Esprito Santo no". Um pouco mais tarde, Estvo foi apedrejado at morte e os crentes judaicos foram espalhados por toda a parte ''pregando a Palavra somente aos Judeus, Act. 11.19.

O PERODO TRANSICIONAL Logo que se tornou claro que a nao de Israel rejeitara o Rei e o Reino, Deus levantou um novo Apstolo para levar a cabo um ministrio duplo. Ele iria aos Judeus da disperso apresentar-lhes o Messias, e finalmente anunciar-lhes o juzo de Deus trazendo sobre eles cegueira espiritual. O seu outro ministrio era ser o apstolo dos Gentios, para lhes levar a mensagem da graa de Deus. Durante o perodo de tempo decorrido entre Actos 13 a 28, existiu uma condio transitria. Deus tinha uma ordem dispensacional para os Judeus que criam e uma outra ordem para os gentios que criam, Act. 15.1,20,28,29; conf. Act. 21.25. Houve uma mudana do programa do Reino profetizado para o programa do mistrio (ou, segredo) no profetizado do corpo de Cristo. Muitas coisas, tais como os dons sinais pentecostais passaram com a revelao completa da nova dispensao secreta (ou, do mistrio), I Cor. 13.8.13. Tambm evidente que a Igreja que o corpo de Cristo teve o seu princpio histrico com Paulo, no comeo deste perodo transicional; pois ele menciona-o nas suas epstolas escritas durante este perodo de tempo. Houve uma Igreja no Velho Testamento, Act.7.38; houve uma, enquanto Cristo esteve na terra, Mat.16.18;18.17; e houve uma em Pentecostes, Act.2.47; mas nenhuma destas era o corpo de Cristo e isso por vrias razes. A verdade do corpo de Cristo foi um segredo (ou, mistrio), que Deus nunca revelou aos homens antes de Paulo, Ef. 3.8,9, e alm disso, antes de Paulo, nenhuma das Igrejas da Bblia constitui um corpo-unido de Judeus e Gentios. Embora a nao de Israel no tivesse sido posta de parte completamente antes de Act. 28, Deus no esperou at essa altura para iniciar o Corpo de Cristo.

LICO VIII ISRAEL COMO NAO POSTA DE PARTE: O bater das NOVE horas assinala o abandono completo de Deus, mas temporrio, dos Seus propsitos atravs da nao de Israel. Isto ocorreu em Actos 28 onde Paulo pronunciou a cegueira espiritual sobre a nao e declarou que da em diante a salvao de Deus era enviada aos Gentios. Esta cegueira temporria de Israel est maravilhosamente ilustrada no Juzo que caiu sobre Bar-jesus em Act.13.6.13, e a bno que veio ao Gentio Srgio Paulo, no comeo do ministrio do Apstolo Paulo. Estudemos cuidadosamente Rom. 11, onde ser visto que esta cegueira s "at que a plenitude dos Gentios haja entrado" e ento todo o Israel (a nao toda) ser salvo.

A DISPENSAO DO MISTRIO Esta dispensao, ou plano pelo qual Deus est agora a tratar com o homem, chamada a dispensao do mistrio, (Ef. 3.9; Col. 1.25,26), porque foi um propsito secreto que Deus guardou ocultamente no Seu prprio corao, at o ter revelado por meio de Paulo. Tambm chamada a dispensao da graa, ( Ef. 3.2), porque est s e totalmente baseada na pura e imaculada Graa. A revelao completa da verdade desta dispensao, encontrada nas epstolas de Paulo. Alguns supem que o mistrio consistia meramente no facto de que os Gentios seriam salvos, mas isso no , ou era, nenhum mistrio, pois estava claramente revelado e predito em todo o Velho Testamento. O mistrio, contudo, consiste no facto de Deus ter aberto um novo canal de bno para as naes, no lugar de Israel, e de Deus estar agora pela Sua Graa a tomar crentes Judeus e Gentios e a baptiz-los pelo Seu Esprito num Corpo - unido, tornando-os co-herdeiros e co-participantes da Sua promessa em Cristo pelo Seu Evangelho. No programa respeitante ao Reino, Israel tem sempre prioridade, mas no respeitante ao Corpo de Cristo essa prioridade no existe. O Evangelho de Deus, pelo qual Judeus e Gentios so salvos, no foi nenhum mistrio, pois tinha sido prometido antes pelos Seus profetas nas Santas Escrituras ( Rom. 1.1,2); porm, o mistrio foi aquele que Paulo chama o meu Evangelho e a pregao de Jesus Cristo, segundo a revelao do mistrio que desde tempos eternos esteve oculto" (Rom. 16.25). O erro fatal de interpretao que muitos crentes cometem, ler a Igreja, que o Seu Corpo, nas promessas do Velho Testamento, ou no relato dos Evangelhos, ou at na primeira metade do Livro dos Actos; pois evidente, que no podia haver nenhum corpo-unido, enquanto o Evangelho estivesse a ser somente pregado aos Judeus. Paulo mostrou que os dons sinais, tais como lnguas, foram dados como um sinal para Israel, (I Cor. 14.20, 22), e que por isso estavam condenados a passar com a presente dispensao. Durante o perodo transicional, do mesmo modo, havendo dois baptismos, o da gua e o do Esprito Santo, e Paulo declara que para o corpo de Cristo, s h um baptismo, (Efsios 4.5), que sem dvida o baptismo pelo qual o crente baptizado pelo Esprito na morte de Cristo, no Corpo de Cristo e no prprio Cristo. Enquanto a vocao do reino de Israel era terrena, a nossa celestial. A esperana de Israel, o retorno de Cristo terra, como Rei, para estabelecer o Seu Reino, ( Actos 1.6), mas a

nossa esperana o aparecimento de Cristo para nos arrebatar para o cu, (1 Tessalonicenses 4. 13,18). H muitos sinais polticos, fsicos e astronmicos que devem ser cumpridos, antes que Cristo regresse terra, mas no antes do arrebatamento da Igreja. Esta verdade do arrebatamento da igreja chamada, um mistrio" (1 Corntios 15.51,52), e evidente que a Igreja no ter parte na grande tribulao de Israel, a qual vir depois de o Corpo de Cristo estar completo e ser arrebatado para a Glria.

LICO IX A GRANDE TRIBULAO: O bater das DEZ horas traz sobre o mundo o perodo de tribulao mais severa que o homem alguma vez experimentou, ( Mateus 24.15,22). Este terrvel tempo de juzo est descrito detalhadamente em ( Apocalipse 6 a 19). Satans ter o seu homem de pecado, o Anti-Cristo, e um chamado de besta, que ser o ditador supremo do mundo. Os crentes Judeus sero terrivelmente perseguidos, mas Deus colocar o Seu selo sobre cento e quarenta e quatro mil deles. Eles recusaro adorar a besta. Ento sero derramados os juzos contidos nos sete selos, seguidos pelos juzos contidos nas sete trombetas e finalmente pelos sete juzos contidos nas sete taas da ira de Deus. Isto ser consumado pela grande batalha de Armagedon (Apocalipse 16.16), que terminar com a gloriosa vinda de Cristo dos cus abertos, como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse19.11,16). Sero necessrios sete meses para se sepultarem os mortos dessa terrvel batalha (Ezequiel 39.12). A besta e o falso Profeta (ou, Anti-Cristo) sero lanados vivos no lago do fogo e Satans ser amarrado no abismo por mil anos, (Apocalipse 19.20 20.1,3).

O REINO MILENAR O reino chamado milenar, porque tem a durao de mil anos, ( Apocalipse 20.4,6). Satans ficar na priso para que no possa enganar as naes e Deus remover a maldio da natureza e restaurar a terra numa condio semelhante que existiu antes do homem ter pecado, ( Isaas 11.6,9). Todos os profetas do Velho Testamento predisseram os gloriosos dias deste reino. No evento da primeira ressurreio, ressuscitaro os santos do Velho Testamento juntamente com os que morreram na grande tribulao e reinaro com Cristo. O livro do Apocalipse fala-nos muito pouco acerca da histria deste Sculo Argentino. Devemos regressar aos profetas do Velho Testamento para aprendermos acerca de todas as belezas e glrias desse dia. Ali chamado o Dia do Senhor. Esse Dia comea com os juzos terrveis da Grande Tribulao e culminar no glorioso e pacfico reino do Messias. Nesse dia Jerusalm ser restaurada e tornar-se- o lugar do trono de Jeov, ( Jeremias 3.17 e Joel 3.17). Israel no ser mais chamada Abandonada, mas Hephzi-bah,(o Meu deleite estar nela); nunca mais ser nomeada Desolada, mas Buelah (casada), ( Isaas 62.4). Com Cristo como Rei, e os doze Apstolos sentando-se sobre os doze tronos

julgando as doze tribos de Israel, ( Mateus 19.28), as naes Gentlicas experimentaro bnos indizveis e iro anualmente a Jerusalm para adorarem o Senhor dos exrcitos, (Zacarias 8.23; 14.16). A maldio ser levantada, a longevidade de vida ser restaurada, a selvajaria ser banida da criao animal, (Isaas 65.18,25; Romanos 11.15). Bastante estranho, que depois de um milhar de anos do glorioso e pacfico reino de Cristo, durante o qual a vontade de Deus ter sido feita na terra como nos cus, em resposta orao "Pai Nosso", Deus solte Satans por um pouco de tempo, durante o qual ele sair e enganar uma vez mais as naes. Evidentemente que isto permitido por Deus, como uma prova final para o homem que sem Cristo, est sem ajuda e perdido. Satans incita uma grande rebelio contra Cristo e contra a Cidade Santa, (Apocalipse 20.7,9), e o relgio de Deus prepara-se para bater a sua hora final.

LICO X GRANDE TRONO BRANCO: O bater das ONZE horas anuncia o juzo final no grande Trono Branco. Satans lanado no lago do fogo que foi preparado para ele e os seus anjos, (Mateus 25.41). Ento todos os mortos que no ressuscitaram nas ressurreies precedentes sero obrigados a aparecer diante de Deus, e todos eles sero julgados de acordo com as suas obras. Aqueles cujos nomes no foram encontrados no Livro da vida, sero lanados no lago de fogo, que a segunda morte, (Apocalipse 20.11,15). Devia ser bem compreendido por todos que nenhum membro do Corpo de Cristo ser julgado no Trono Branco. Cristo levou sobre Si o julgamento dos nossos pecados, garantindo-nos assim, que ns j mais entraremos em juzo. Ns compareceremos no Bema de Cristo (tribunal de Cristo), no arrebatamento, para recebermos recompensas pela nossa fidelidade no servio. Isto est descrito em ( I Corntios 3.11,15).

A NOVA CRIAO, OU A DISPENSAO DA PLENITUDE DOS TEMPOS Segundo Pedro, "aguardamos e apressamo-nos para a vinda do Dia de Deus. Em que os cus em fogo se desfaro, e os elementos ardendo se fundiro. Mas ns, segundo a Sua promessa, aguardamos novos cus e nova terra, em que habita a justia", (2 Pedro 3.12,13). Depois do juzo final, Joo viu um novo cu e uma nova terra. Porque j o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe. E eu, Joo, vi a santa cidade, a nova Jerusalm, que de Deus descia do cu, adereada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do cu, que dizia: eis aqui o tabernculo de Deus com os homens, pois com eles habitar, e eles sero o Seu povo e o mesmo Deus estar com eles, e ser o seu Deus. E Deus limpar dos seus olhos toda a lgrima; e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque j as primeiras coisas so

passadas. E o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faa novas todas as coisas" (Apocalipse 21.1,5). "Depois vir o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o imprio, e toda a potestade e fora. Porque convm que reine, at que haja posto todos os inimigos debaixo dos Seus ps. Ora o ltimo inimigo que h-de ser aniquilado a morte. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, ento, tambm, o mesmo Filho se sujeitar quele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo, em todos" (1 Corntios 15.24,28). Na verdade ser esta "a dispensao da plenitude dos tempos", quando Deus congregar em Cristo todas as coisas, ( Efsios 1.10). Assim o relgio Divino dos Sculos ter fechado o crculo da Criao Original com a nova Criao. A Nova Criao um estado de ordem eterno, tanto quanto a Bblia nos revela. No h qualquer intimao de que os que foram lanados na segunda morte venham a ser trazidos vida ou salvao. Ns devemos deix-los onde Deus os colocou. A Sua ltima palavra a respeito deles : "Quem injusto, faa injustia ainda; quem est sujo, suje-se ainda" (Apocalipse 22.11). Ns temos o abenoado conhecimento de que aqueles que creram no Evangelho de Deus, esto seguros em Cristo, e que nada os poder separar d'Ele (Romanos 8.31,39). luz da eternidade, o que "aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma" (Mateus 16.26)? Nota do tradutor: Para uma melhor compreenso desta dispensao (a dispensao da plenitude dos tempos), leia o estudo O MILNIO E O SCULO UREO, um bom estudo comparativo entre o reino e o novo estado de coisas na dispensao da plenitude dos tempos.

Anda mungkin juga menyukai