Anda di halaman 1dari 8

341

RICHARD RORTY E A FUNO DA LITERATURA RICHARD RORTY AND ROLE OF LITERATURE Ivanaldo Santos1 RESUMO: O presente estudo tem por objetivo apresentar de forma resumida e sucinta a proposta desenvolvida por Richard Rorty de a literatura ter a funo de ser a nova redeno para o homem ocidental contemporneo. Com isso, ela substituiria a religio e a filosofia. Para tanto, o estudo foi dividido em duas partes: 1. Richard Rorty e o neopragmatismo; 2. A funo da literatura para Richard Rorty. Como referencial terico, utilizou-se o artigo de Rorty: O declnio da verdade redentora e a ascenso da cultura literria. Alm desse ensaio, foram utilizados: Rorty (1991a, 1991b, 2005, 1998 e 1995), Carlos (2003), Carvalho Filho (2009) e Medoux (2009). Por fim, afirma-se que, apesar de haver objees e crticas que podem ser feitas a proposta de Rorty, preciso perceber que ele realizou uma profunda anlise da histria do Ocidente nos ltimos cinco sculos e, por meio dessa anlise, conseguiu propor uma nova funo para a literatura no Ocidente. Palavras-chave: Rorty, literatura e redeno. ABSTRACT: This study aims to summarize and outline the proposal developed by Richard Rorty about the literature have the role to be the new redemption for the contemporary Western man. Thus, it would replace the religion and philosophy. To this end, the study was divided into two parts: 1. Richard Rorty and the neopragmatism; 2. The function of literature to Richard Rorty. The theoretical foundation was used the article by Rorty: The decline of redemptive truth and the rise of literary culture. In addition to essay, they were used: Rorty (1991a, 1991b, 2005, 1998 and 1995), Carlos (2003), Carvalho Filho (2009) and Medoux (2009). Finally, it is stated that in spite of objections and criticisms that can be made to the proposal for Rorty, one must realize that he made a deep analysis of Western history in the last five centuries and, through this analysis, he was able to propose a new role for literature in the West. Key-words: Rorty, literature and redemption. 1. Richard Rorty e o neopragmatismo Richard Rorty (19312007) considerado por muitos como o filsofo mais importante para a cultura da sociedade liberal de nosso tempo (CARVALHO FILHO, 2009, p. 1). Ele foi um dos maiores expoentes do movimento cultural conhecido como neopragmatismo. De acordo com Julienne Angue Medoux, deve-se entender o neopragmatismo como sendo:

Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN. Coordenador do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), professor do departamento de Letras e do Programa de Ps-Graduao em Letras da UERN. E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br.

Ivanaldo Santos

342

[...] uma contra-proposio do racionalismo moderno que sustenta que a cincia fornece uma verdade objetiva, dura, a qual destruiria a questo do mtodo, no problema platnico-cartesiano da definio de critrios de julgamento preestabelecidos (MEDOUX, 2009, p. 4, itlico no original).

Toda a obra de Richard Rorty est atravessada por uma forte denncia contra a ideia clssica de Filosofia tal como ela empregada na tradio realista que vai de Parmnides a Kant, passando por Plato e Descartes. Aps essa tradio, a questo da verdade define e funda a cincia. Rorty qualifica esta orientao conceitual de fundacionalista. O fundacionalismo aqui considerado a doutrina que afirma que a Filosofia uma disciplina de base que empresta s outras cincias seu mtodo de anlise dos problemas cognitivos. Para ele no h uma cincia que coroa os outros ramos do saber, porque ela estuda os fundamentos do conhecimento, o sujeito pensante, os processos mentais, as representaes privilegiadas. Rorty sublinha a vacuidade da ideia de Filosofia como raiz de todas as cincias. Ele condena igualmente o projeto cartesiano de edificao da cincia sobre a certeza (MEDOUX, 2009, p. 3). A consequncia que o esquema da racionalidade criado pela Filosofia desde a Grcia antiga exclui alguns domnios do saber do campo da cincia, especificamente a Arte, a Poesia e a Literatura, porque eles no obedeceriam s regras de deduo racionais operatrias nas cincias formais e empricas. Por causa disso, ele rejeita a concepo de verdade. Justamente o conceito filosfico que rege o Ocidente desde a Grcia antiga. Para ele toda verdade absurda, porque a noo [...] da verdade absurda (RORTY, 1990, p. 415) e, por conseguinte, a verdade um conceito sem correspondncia com a realidade (RORTY, 1995, p. 17). Por causa dessa rejeio, Rorty defende a tese de que o homem contemporneo deve buscar a soluo dos problemas que lhe angustiam de forma prtica, ou seja, sem fazer uso da Filosofia ou de idealismos polticos e religiosos e, ao mesmo tempo, ampliar os espaos de convivncia mtua entre culturas diferentes. A sntese do neopragmatismo defendido por Rorty a seguinte proposio: como bons pragmatistas [...] preciso sermos simplesmente seres felizes e livres, vivendo vidas mais ricas do que a dos habitantes das comunidades humanas anteriores (2005, p. 89). Para Rorty, se o homem ocidental contemporneo deseja ser feliz, esse homem deve abandonar toda forma de construo filosfica abstrata e de idealismo poltico e religioso, e deve se concentrar em ter uma

Ivanaldo Santos

343

experincia pautada na prtica da vida scio-econmica e tambm no aperfeioamento material tanto da vida individual como da vida social. Muitos crticos de Richard Rorty afirmam que o neopragmatismo que ele defende transforma o ser humano em apenas mais uma espcie animal que busca constantemente a sobrevivncia fsica e a reproduo biolgica da espcie. Nesse sentido, o neopragmatismo rortyano no seria um movimento cultural que traria novidades, mas apenas uma repetio do materialismo do sculo XIX. No possvel afirmar que Rorty tenha desenvolvido toda uma discusso sobre a Literatura apenas como resposta aos seus crticos. Todavia, o fato que na dcada de 1980 e principalmente na de 1990 ele desenvolveu um sofisticado debate sobre o papel da Literatura no Ocidente. Esse debate ser apresentado de forma sucinta no prximo tpico. 2. A funo da Literatura para Richard Rorty Richard Rorty no um pensador alheio Literatura. Ele teve um grande envolvimento com a Literatura. possvel demonstrar esse envolvimento por dois fatos. Primeiro, aps ter ensinado durante quase trinta anos na Universidade de Princeton e na Universidade de Charlottes Ville, ambas nos EUA, ele passou a ensinar no Departamento de Literatura da Universidade de Stanford (EUA) at sua morte em 2007. Nesse departamento ele se tornou um dos grandes incentivadores da produo literria ocidental contempornea. Segundo, Rorty desenvolveu uma gigantesca obra de crtica e anlise literria. Ele se dedicou a analisar a obra de importantes escritores ocidentais contemporneos como, por exemplo, Ahmed Salman Rushdie, Vidiadhar Surajprasad Naipaul, Kazuo Ishiguro, Gayatri Chakravorty Spivak e principalmente Milan Kundera, o qual ele v como tendo produzido uma obra literria que, em grande medida, sintetiza o neopragmatismo (RORTY, 1991a). De acordo com Rorty, essa sntese acontece porque a obra de Milan Kundera uma colagem intrinsecamente tecida de narcisismo privado e pragmatismo pblico (RORTY, 1991b, p. 204). Alm disso, ele desenvolveu uma tese sobre a funo da Literatura na sociedade ocidental contempornea. Para ele (RORTY, 2006), a Literatura tem a funo de redimir o homem contemporneo, ou seja, de transformar o homem em algo melhor do que um simples animal jogado na natureza e tambm algo melhor do que o homem historicamente tem sido.

Ivanaldo Santos

344

A ideia de Rorty que os ltimos cinco sculos (do sculo XVI ao XX) da histria intelectual foram de progresso, a partir da transio da Religio para a Filosofia, realizada no sculo XVI, e desta para a Literatura, realizada no sculo XVII. A partir da Renascena, com Cervantes e Shakespeare, a Literatura se tornou o terceiro estgio de esperana em uma redeno para o homem ocidental, depois da esperana depositada, primeiro, na Religio, e, em seguida, na Filosofia. Na Religio, a redeno se alcana pelo contato com uma entidade transumana, criadora e salvadora, ou seja, Deus. Na Filosofia, a redeno vem pela necessidade de adquirir as crenas corretas sobre como a realidade realmente . A Literatura, por sua vez, promove a redeno pelo contato com a maior variedade possvel de seres humanos, numa situao em que a ideia de crena verdadeira tem pouca importncia. A partir da ascenso da cultura literria, Religio e Filosofia passaram a ser vistas como gneros literrios; isto , como objetos de consumo literrio tanto do intelectual como tambm do grande pblico. Neste sentido a Filosofia lentamente se transformou em literatura da forma como afirmado pelo cantor brasileiro Erasmo Carlos, na msica Um homem pra chamar de seu, a qual diz: Filosofia poesia, e o que dizia minha av (CARLOS, 2003). Para Rorty (1988), desde o sculo XVI, a Religio no consegue mais construir a paz entre os homens e, ao mesmo tempo, d um sentido vida humana. Por sua vez, a Filosofia emerge neste perodo histrico como sendo a substituta da Religio. O problema que ela tambm no conseguiu atingir os objetivos da Religio. Desde o sculo XVIII e culminado com o sculo XX a Filosofia tem sido substituda pela Cincia, pela Sociologia, pela Economia e por outros saberes que esto preocupados com a vida prtica e com o cotidiano humano. neste contexto de fracasso e abandono, tanto da Religio como da Filosofia, que Rorty vislumbra a ascenso da Literatura como o novo elemento redentor da vida humana. Rorty (2006) aponta quatro motivos para a Literatura ser a nova redeno para o homem ocidental. Esses quatro motivos sero apresentados de forma sinttica. Primeiro, ao contrrio da Religio e da Filosofia, que desejam implantar uma sociedade de homens padronizados e que possuem sempre a mesma forma de pensar, a essncia da Literatura a criatividade e a mudana. Por causa disso, ela capaz de criar e recriar constantemente cada homem. Em um mundo em que a Literatura o elemento redentor nunca haver homens iguais, mas seres criativos capazes de se autocriarem e, por conseguinte, de serem felizes sem a necessidade de um ser superior (Deus, a realidade, a metafsica, etc).

Ivanaldo Santos

345

Segundo, ao contrrio da Religio e da Filosofia, que ao longo dos sculos mergulharam o homem na guerra, na fome e em outras formas de barbrie, a Literatura capaz de guiar o homem para buscar formas de resoluo de conflitos (RORTY, 1990, p. 350). A Literatura em si no pode acabar ou resolver os conflitos humanos, mas ela capaz de guiar o homem a buscar um futuro melhor (MEDOUX, 2009, p. 7) dentro da prpria realidade social e individual e no em outro mundo um mundo imaginrio e inexistente como o paraso pregado pelas religies ou a realidade que a Filosofia deseja decifrar. Terceiro, a Literatura capaz de constantemente conduzir o homem ao mundo do mgico e da imaginao. Ela no deseja criar um mundo fixo e imvel da forma como foi anunciado pelos filsofos gregos nos sculos VI e V a.D. e depois pregado pela Religio durante toda a histria do Ocidente at o sculo XVII. Pelo contrrio, a Literatura deseja a transformao, a mudana e tudo que instvel. Somente com a instabilidade o homem poder ter a criatividade necessria para superar os problemas do presente e ter um futuro materialmente melhor. Quarto, a literatura um componente humano que nasce e se transforma a partir da vida prtica. Para Rorty, apenas a vida prtica transforma o homem. Qualquer utopia puramente terica (religio, filosofia, poltica, etc.) tem como misso aprisionar o homem em uma vida medocre e, por conseguinte, impedir a felicidade material. Ao contrrio da utopia puramente terica, a vida prtica criativa, desafiante, e, por isso, conduz o ser humano a experimentar formas de vida e de felicidade que antes no tinha experimentado. Nesse contexto, a Literatura faz parte da vida prtica e material. Apesar da proposta rortyana, ou seja, de a Literatura ter a funo de ser a nova redeno humana proposta que fez e faz grande sucesso em crculos de intelectuais na Europa e nos EUA possvel realizar quatro objees a essa proposta. Primeira, em grande medida a proposta de Rorty destinada a uma elite econmica e intelectual que h muito tempo abandonou a Religio e a Filosofia. Uma elite que se no atia totalmente, pelo menos possui grandes traos de secularismo e de agnosticismo. Por causa disso, essa elite vive um grande vazio existencial que, em parte, preenchido com festas, consumo, viagens tursticas e outros prazeres da vida material contempornea. Neste contexto, a Literatura seria mais um elemento para amenizar esse vazio. Ela no teria o poder de redimir o homem contemporneo, mas apenas de faz-lo esquecer, por alguns instantes, a grande solido existencial sentida por ele.

Ivanaldo Santos

346

Segunda, Rorty afirma que na sociedade contempornea a funo da Literatura ser a nova redeno, substituindo a Religio e a Filosofia. Entretanto, quem garante que a Literatura no se tornar a nova religio ou a nova filosofia? O prprio Rorty no apresenta nenhum critrio que possa garantir, de forma mnima, que a Literatura no ser ou no se tornou uma religio e/ou uma expresso da Filosofia. necessrio frisar que historicamente o homem um ser de crena. Alguns indivduos ou grupos sociais podem at no acreditar no poder redentor da Religio e da Filosofia, mas terminam acreditando no poder redentor da Cincia, da Tcnica, da Literatura e at mesmo de algum tipo de esporte. Afirmar que a Literatura tem a funo de redimir o homem contemporneo, como faz Rorty, afirmar que a Literatura ganhou um status compatvel com a Religio e a Filosofia. Terceira, a proposta rortyana da Literatura como redeno voltada para o homem contemporneo. O problema que a Literatura no o centro da sociedade contempornea. Ela algo perifrico que pouco aparece na vida social e individual. Em grande medida, o homem contemporneo est preocupado em resolver problemas materiais (carreira profissional, consumo, viagens, etc) e no encontra tempo para voltar-se para a dimenso imaginria existente na Literatura. Alm disso, esse mesmo homem encontra na TV e no cinema elementos mgicos e hipnticos que o ajudam a superar os traumas e transtornos do cotidiano. Nesse contexto, no h muito espao para a Literatura. Infelizmente a Literatura continua sendo um elemento perifrico e at mesmo marginal para a cultura ocidental. Quarta, a perspectiva de Rorty e a do fracasso e da superao tanto da Religio como tambm da Filosofia. nessa perspectiva que a Literatura emerge como sendo a nova redeno do homem ocidental. O problema que, em grande medida, a proposta rortyana voltada para uma elite de intelectuais. Grande parte da populao do Ocidente continua diretamente ligada a alguma crena religiosa e/ou filosfica. As classes sociais mais elementares dentro da hierarquia social, especialmente as classes C e D, e grandes segmentos da classe mdia possuem uma vivncia religiosa e/ou filosfica. Para esses setores da vida social, a Literatura no possui poder de redeno. A redeno ainda encontrada na divindade ou ento nas categorias filosficas, tais como: a realidade, o conhecimento e a esttica. 3. Consideraes finais

Ivanaldo Santos

347

Richard Rorty foi um dos grandes pensadores do sculo XX. Ele defendeu que a realizao pessoal e a felicidade residem no aperfeioamento da vida material. Todavia, para que o ser humano no seja uma espcie puramente material, ele defende a tese que a Literatura, a partir do sculo XX, tornou-se a nova redeno humana. Por meio da Literatura, o homem contemporneo encontrar a experincia do sublime, da criatividade e do imaginrio que tanto a Religio como a Filosofia no podem mais fornecer. Por fim, preciso afirmar que apesar de haver objees e crticas que podem ser feitas proposta de Rorty - de a Literatura ser a nova redeno do homem ocidental - preciso perceber que ele realizou uma profunda anlise da histria do Ocidente nos ltimos cinco sculos e, por meio dessa anlise, conseguiu propor uma nova funo para a Literatura no Ocidente, ou seja, ela ser a substituta tanto da Religio como tambm da Filosofia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CARLOS, Erasmo. Um homem pra chamar de seu. IN: Os grandes sucessos de Erasmo Carlos. Mdia Cd. So Paulo: Universal, 2003. CARVALHO FILHO, Aldir. Sensibilidade, solidariedade, autocriao privada. Rorty e a literatura. IN: Redescries, Ano 1, N. 3, 2009, p. 1-9. MEDOUX, Julienne Angue. Richard Rorty: um pragmatismo iconoclasta. IN: Redescries, Ano 1, N. 3, 2009, p. 1-10. RORTY, Richard. Heidegger, Kundera and Dickens. IN: Essays on Heidegger and others. Cambridge: Cambridge University Press, 1991a. ____________. Objectivity, relativism and truth. Cambridge: Cambridge University Press, 1991b. ____________. Pragmatismo e poltica. So Paulo: Martins Fontes, 2005. ____________. A filosofia e o espelho da natureza. Lisboa: Dom Quixote, 1988. ____________. Lespoir au lieu du savoir. Paris: Editions Albin Michel, 1995. Rorty, Richard. Lhomme spculaire, Paris: Editions du Seuil, 1990. ____________. O declnio da verdade redentora e a ascenso da cultura literria. IN: RORTY, R.; GHIRALDELLI JR., P. Ensaios pragmatistas sobre subjetividade e verdade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 75-104.

Ivanaldo Santos

348

Ivanaldo Santos

Anda mungkin juga menyukai