Anda di halaman 1dari 4

Os smbolos de uma integrao [3]: uma crise econmica ou institucional?

Anlise Europa Vincius Tavares de Oliveira 04 de Maro de 2012

Os smbolos de uma integrao [3]: uma crise econmica ou institucional?


Anlise Europa Vincius Tavares de Oliveira 04 de Maro de 2012 Enquanto a crise da zona do Euro se estende por mais um ano sem grandes perspectivas de soluo, uma questo pode ser levantada e que busca analisar o evento sob uma nova perspectiva: seria a crise do Euro um problema majoritariamente econmico ou isso esconderia uma crise ainda mais profunda, uma crise de instituies e normas?

cada reunio entre lderes europeus uma soluo para a crise do euro levantada e derrubada em questo de horas. Enquanto isso, bancos continuam falindo e o desemprego e a inflao comeam a atingir nveis alarmantes na Europa.

Paralelamente, a dvida dos pases continua a aumentar, enquanto que as previses de crescimento para o continente mostram um cenrio pessimista1. Alguns economistas, contudo, afirmam que a crise poderia ser muito mais amena caso algumas decises fossem tomadas. Isso significa que os lderes europeus dispe de algumas manobras que podem solucionar o problema. Assim, qual seria o real problema europeu? Se a crise poderia ser largamente solucionada, a Europa estaria diante de uma crise puramente institucional?

A crise europeia comeou como uma crise nacional. Em 2008 a Grcia comeou a entrar em um ciclo vicioso na qual sua dvida pblica aumentava, mas o pas no podia deixar de gastar. Essa crise aumentou de proporo e outros pases, como Espanha e Portugal, comearam a sofrer do mesmo problema. poca, os lderes da Unio Europeia apenas cobraram mais rigor nas polticas macroeconmicas dos pases afetados, mas nada fizeram para buscar uma soluo conjunta da crise. Isso fez com que a crise aumentasse ainda mais, fazendo com que a Europa no pudesse mais encarar a situao como um problema estritamente nacional. A partir de ento, alguns pacotes de ajuda foram emitidos com o objetivo de dar maior sustentao s economias em crise. Em troca, essas deveriam adotar medidas rgidas de austeridade (como cortar salrios e penses). Essa medida gerou uma srie de protestos por parte da sociedade civil, que viu na Grcia sua maior demonstrao. Milhares de pessoas foram s ruas para protestar contra as medidas. Os pacotes de salvamento se mostraram ineficientes medida que a crise crescia em proporo e comeava a ameaar a terceira maior economia do Bloco, a Itlia. Essa tambm demonstrava altos ndices

A crise, as repetidas tentativas de solucion-la e um problema em comum

De acordo com a Conferncia da ONU para o comrcio e desenvolvimento (UNCTAD) a Europa ter crescimento de aproximadamente 0,4%.

www.pucminas.br/conjuntura

2 de dvida pblica e nenhuma condio de honrar essas. Percebendo que apenas pacotes emergenciais no serviriam ao propsito de cessar a crise, os lderes europeus se deparavam entre duas opes: retirar os pases devedores do euro, e arriscar a estabilidade da moeda e de todo o processo de integrao econmica ou aprofundar ainda mais essa integrao, salvando os pases, alterando o estatuto do bloco, podendo criar uma espcie de Federao e alterar a constituio (no sentido constitutivo, de organizao) do Estado Nacional. deve pr fim ao ciclo de medo, diz o economista. O economista ainda faz o paralelo com outros pases, como os Estados Unidos, Japo e Reino Unido, que possuem grandes dvidas, mas conseguem emprstimos a baixas taxas de juros. Isso, segundo Krugman, se deve ao fato de que eles mantm as suas prprias moedas, e os investidores sabem que em uma pitada eles poderiam financiar seus dficits imprimindo mais moeda. Isso, de acordo com o economista, no levaria, necessariamente, a mais inflao. A criao de moeda no necessariamente inflacionria em uma economia em recesso, afirma. Alm disso, a Europa realmente precisa de uma taxa de inflao modestamente mais elevada do que a mdia global: ter taxa de inflao muito baixa seria condenar o sul da Europa a anos de deflao altamente prejudicial, praticamente garantindo que a taxa de desemprego continue elevada e uma srie de bancarrotas desses pases. Assim, o que realmente est em jogo? Os europeus dispe de duas escolhas: salvar ou no salvar o euro. Quando colocadas dessa maneira, a escolha parece um tanto quanto bvia, visto que salvar o euro pode significar salvar as economias de todos os pases do bloco. Essa escolha esconde, contudo, o que realmente est em jogo: de um lado, abrir mo do projeto de integrao que contribuiu, decisivamente, para a manuteno da paz no continente ou, de outro lado, salv-lo, avanando ainda mais os processos de integrao, onde esse pode levar, eventualmente, a criao de uma federao e minar severamente a soberania nacional dos Estados. Nenhum dos fins citados aqui, derivados das escolhas, ocorrer necessariamente, o que no significa que eles no sejam altamente provveis de acontecer. Nesse sentido, a crise que a Europa vive hoje menos econmica e mais institucional. Conforme dito
www.pucminas.br/conjuntura

Consideraes finais: a crise institucional

medida que mais reunies acontecem e mais planos so rejeitados, percebe-se que um outro problema mais srio do que a crise econmica em si. A grande questo que o estatuto da Unio Europeia, e do Euro, no preveem planos de ajuda aos pases que no cumprirem suas obrigaes. Assim, em alguma medida, os lderes no agem porque no sabem como podem sair da crise e manter o Euro. O prmio Nobel de economia, Paul Krugman, afirma que bastaria uma medida do Banco Central Europeu (BCE) para que a crise pudesse ser amenizada. Bastaria ao BCE dizer que seria o emprestador de ltima instncia2 das economias em crise. Isso faria com que os juros extremamente altos que os pases pagam, hoje, em troca da venda dos ttulo pblicos diminussem consideravelmente, dando a esses pases mais margem de manobra e aliviando suas economias. Esse fundo, provavelmente, no teria que ser usado, desde a sua mera existncia
2

O emprestador de ltima instncia seria aquele ator (pas, empresa ou instituio) que garantiria que iria emprestar a quantia necessria para um pas mesmo quando outros atores no tiverem o interesse em faz-lo ou quando o risco for muito alto.

3 anteriormente, a manobra a ser feita relativamente simples e os pases dispem dos recursos. Os Estados devem escolher, portanto, se avanam no processo de integrao, ao pensar em coordenaes macroeconmicas para o bloco, ou se abandonam o projeto. Por vrias vezes a Europa enfrentou desafios no que concerne ao adensamento ou no de seu processo de integrao. At agora foi escolhido manter esse projeto. Essas escolhas no implicavam, contudo, na eminente perda da soberania estatal. Essa nova varivel pode alterar substancialmente a escolha que o Bloco tem em seu caminho.

Referncia
Estado de So Paulo http://www.estadao.com.br/noticias/im presso,brasil-nao-vai-escapar-da-crise-em2012-preve-unctad-,804663,0.htm

Presseurop http://www.presseurop.eu/en/content/ article/1168981-ecb-has-only-say-word

The New York Times http://www.nytimes.com/2011/10/24/o pinion/the-hole-in-europesbucket.html?_r=2

Palavras chave: Europa, Unio Europeia, Euro, Crise, Grcia, Itlia, Alemanha, Frana, Integrao.

www.pucminas.br/conjuntura

Anda mungkin juga menyukai