Anda di halaman 1dari 9

Universidade Federal do Amazonas UFAM Faculdade de Cincias Agrrias Curso de Zootecnia

Tereza Cristina Almeida Cabral

Determinao do ponto de fuso

Manaus AM Julho/2013

Introduo
Este relatrio traz detalhadamente os materias, as tcnicas, os fundamentos, os resultados e as concluses obtidas no experimento de determinao de pontos de fuso. O mtodo que utilizamos para se obter o objetivo foi a de tubo capilar. Esse mtodo consiste em colocar uma pequena quantidade de substancia em um tubo capilar que amarrado a um termmetro, imergindo-se o sistema em um banho liquido e o aquecendo, observando a temperatura em que a fuso ocorre. Os lquidos mais utilizados para o banho lquido so os leos de silicone, a glicerina e a parafina liquida, devido sua estabilidade, resistncia ao calor e por no serem inflamveis nem corrosivos.

Fundamentao Terica
O ponto de fuso designa a temperatura a qual uma substncia passa do estado slido ao estado lquido. Esta temperatura a mesma quando a substncia se solidifica, ou seja, passa do estado lquido para o estado slido. a temperatura na qual a substncia slida est em equilbrio com a substncia que dela se obtm por fuso.

Objetivo
Determinar o ponto de fuso das substancias alfanaftol e acido benznico.

Procedimento Experimental
a) Materiais: - Bquer - Tubo Capilar - Termmetro - Vidro de Relgio - Rolha - Suporte Universal - Manta Aquecedora - Esptula - Garra com mufa - Glicerina - Alfa naftol - Acido Benzoico

b) Procedimento: Primeiramente pulverizamos o acido benzoico com o auxilio de uma esptula e um vidro de relgio. Em seguida introduzimos uma pequena quantidade de acido benzoico em um tubo capilar com o fundo fechado. Ento, prendemos o capilar em um termmetro, com o elstico, deixando o fundo do tubo prximo ao bulbo do termmetro. Com o termmetro preso garra acoplada ao suporte universal, foi colocado aproximadamente 70 mL de glicerina em um bquer para que fosse feito o banho liquido. Logo aps, imergimos o termmetro na glicerina e a colocamos em cima de uma placa aquecedora, mas antes de ligarmos o equipamento visualizamos a temperatura inicial (no momento era de 24 C). Ligamos o equipamento a 160 C, depois de alguns minutos continuamos aumentando a temperatura. Repetimos o procedimento com o alfa naftol.

Resultados Experimentais
Aos poucos reparamos que o termmetro estava marcando 124 C e a substancia estava em processo de fundio, quando a temperatura chegou a 126 C o acido benzoico estava em seu estado liquido, chegando assim em seu ponto de fuso. Com o alfa naftol realizamos o mesmo processo, mas com a diferena que a sua temperatura inicial era de 23 C, e que seu processo de fundio comeou em 75 C. O ponto de fuso dessa substncia foi de 91 C.

Concluses
Com o experimento, podemos concluir o ponto de fuso de duas substancias distintas (acido benzoico e alfa naftol),e que seu valor de temperatura tambm diferencia. Com o auxilio de vidrarias e equipamentos do laboratrio de qumica orgnica, utilizamos o mtodo capilar e o banho de glicerina para que a teoria fosse posta em pratica. As alteraes feitas no decorrer da atividade foram na temperatura da placa aquecedora, que tivemos que aumentar para que o processo de fundio acontecesse.

Anexos

Referncias Bibliogrficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_fus%C3%A3o

Anda mungkin juga menyukai