Anda di halaman 1dari 26

Marx e o Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois

Universidade Federal Fluminense Niteri RJ de 30/09/2013 a 04/10/2013 TTULO DO TRABALHO Alienao e reificao no desenvolvimento do modo de produo especificamente capitalista AUTOR INSTITUIO (POR EXTENSO) Sigla Vnculo Ellen Tristo Universidade Federal dos Vales do UFVJM Professora Jequitinhonha e Mucuri Grupo de Estudos de Crtica da Economia GECEP Pesquisadora Poltica RESUMO (AT 20 LINHAS) Este artigo tem por ponto de partida as elaboraes de Marx acerca da alienao, enquanto autoalienao humana. Abordam-se, em seguida, os desenvolvimentos dessa categoria no modo de produo capitalista sob a roupagem do fetichismo. Assume-se a tese de que no capitalismo, em que as relaes sociais surgem atomizadas e mediadas por coisas, a reificao torna-se a forma especfica sob a qual a alienao se manifesta. Procurar-se- demonstrar que, com o desenvolvimento do modo de produo especificamente capitalista, atravs do processo de subsuno real do trabalho ao capital, o estranhamento e a reificao assumem sua forma mais desenvolvida. No entanto, as contradies do capital, fundamentadas na lei do valor, se impem de forma a desmistificar o carter reificado dessa forma social, cujos avanos s devem servir ao homem e no ao capital. PALAVRAS-CHAVE (AT TRS) Alienao, Teoria do Valor, Processo de Trabalho ABSTRACT This article has as its starting point Marxs considerations on alienation as human self-alienation. Afterwards, the developments of this category in the capitalist mode of production under the guise of fetishism are tackled. We shall assume the thesis that in capitalism, in which social relations manifest themselves as atomized and mediated by things, reification becomes the specific form under which alienation manifests itself. We shall look to demonstrate that, with the development of the specifically capitalist mode of production, through the process of real subsumption of labor under capital, estrangement and reification assume their most developed form. However, the contradictions of capital founded as they are on the law of value, impose themselves and thus demystifies the reified character of this social form, whose advances must serve only man and not capital. KEYWORDS Alienation, Theory of Value, Labor Process EIXO TEMTICO Construo da teoria social de Marx

ALIENAO E REIFICAO NO DESENVOLVIMENTO DO MODO DE PRODUO ESPECIFICAMENTE CAPITALISTA 1


1. A alienao em Marx enquanto autoalienao
A tarefa imediata da filosofia, que est a servio da histria, desmascarar a auto-alienao humana nas suas formas no sagradas, agora que ela foi desmascarada na sua forma sagrada. Crtica da filosofia do direito de Hegel Introduo Karl Marx

O desafio que Karl Marx coloca em 1843, de desmascarar a auto-alienao humana em suas formas no sagradas, recebe um desenvolvimento substancial nos Manuscritos econmicofilosficos, de 1844. Esta obra traz as elaboraes de Marx acerca da alienao e consideraes crticas economia poltica clssica e a Georg W. F. Hegel. Da crtica de Marx a Hegel, um momento -nos particularmente interessante, trata-se da concepo hegeliana de trabalho. Para Hegel o trabalho tomado como a essncia do homem, pois atravs dele que o homem faz a si prprio. Esta uma de suas grandes contribuies, como afirma Marx:
A grandeza da Fenomenologia hegeliana e de seu resultado final a dialtica, a negatividade enquanto princpio motor e gerador que Hegel [...] compreende a essncia do trabalho e concebe o homem objetivo, verdadeiro, porque homem efetivo, como resultado de seu prprio trabalho. (MARX, 2004, p. 123)

Hegel o faz, porm, atravs de sua filosofia idealista, a qual concebe o homem como ser abstrato, invertendo sujeito e predicado, de forma que: o homem efetivo e a natureza efetiva tornam-se meros predicados, smbolos desse homem no efetivo oculto [o esprito absoluto], e dessa natureza inefetiva (MARX, 2004, p. 133). Nos Manuscritos Marx ir resgatar a ideia do trabalho na autoconstruo do homem, porm, ao contrrio de Hegel, sob roupagem materialista, ao mostrar o homem como sujeito de sua prpria histria enquanto ser genrico que assim se confirma ao transformar a natureza.
O engendrar prtico de um mundo objetivo, a elaborao da natureza inorgnica a prova do homem enquanto ser genrico consciente, isto , um ser que se relaciona com o gnero enquanto sua prpria essncia ou [se relaciona] consigo enquanto ser genrico. verdade que tambm o animal produz. Constri para si um ninho, habitaes, como a abelha, castor, formiga etc. No entanto, produz apenas aquilo de que necessita imediatamente para si ou sua cria; produz unilateral[mente], enquanto o homem produz universal[mente]; [...] Precisamente por isso, na elaborao do mundo objetivo [ que] o homem se confirma, em primeiro lugar e efetivamente, como ser genrico. Esta produo a sua vida genrica operativa.
Este artigo uma verso aprimorada de: TRISTO, E. Alienao, reificao e formas de subsuno do trabalho ao capital. In: Anais... Seminrio do Trabalho: Trabalho, Educao e Sociabilidade. Marlia, SP: UNESP, 2010. v.7. p.124).
1

Atravs dela a natureza aparece como sua obra e a sua efetividade (Wirklichkeit). O objeto do trabalho portanto a objetivao da vida genrica do homem: quando o homem se duplica no apenas na conscincia, intelectual[mente], mas operativa, efetiva[mente], contemplando-se, por isso, a si mesmo num mundo criado por ele. (MARX, 2004, p. 85)

De forma sinttica, a atividade prtica do homem lhe permite: a) relacionar-se com o gnero (enquanto sua prpria essncia [histrico-social]); b) relacionar-se consigo mesmo enquanto ser genrico; c) reconhecer-se em seu prprio objeto, como obra sua, como sua efetividade; e d) o que consequncia disto, contemplar-se a si mesmo num mundo criado por ele. A atividade humana consciente, o trabalho, aparece aqui em sua forma universal, positiva, enquanto objetivao da vida genrica do homem no mundo. A atividade humana objetivao da vida genrica do homem em sua universalidade. No entanto, a particularidade da sociedade capitalista apresenta o trabalho como trabalho alienado. Marx desenvolve essa ideia mediante uma crtica, nos Manuscritos, economia poltica clssica, a representada principalmente por Adam Smith. A economia poltica clssica apreende a atividade, o trabalho, como [...] algo concreto, pertencente s manifestaes palpveis da vida real [...] embora [...] reduzida em sua concepo a uma esfera particular: a da manufatura e do comrcio [...] (MSZROS, 2006, p. 85). o trabalho posto como atividade concreta, mas pertencente particularidade capitalista, que ser analisado por Marx como trabalho alienado, em contraposio ao trabalho que objetivao da vida genrica. 2 Na particularidade capitalista, a atividade produtiva do homem s se manifesta enquanto trabalho assalariado. Isto implica que o objeto de produo e o produto do trabalho (trabalho que se objetivou) no pertencem ao trabalhador, lhe so retirados pelo capitalista, o qual detm a propriedade privada dos meios de produo e, logo, dos meios de vida do trabalhador. Assim, ao trabalhador, seu produto aparece como estranho: [...] o objeto (Gegenstand) que o trabalho produz, o seu produto, se lhe defronta como um ser estranho, como um poder independente do produtor (MARX, 2004, 80). Segundo Jos Paulo Netto (1981), exatamente essa relao entre o trabalhador e seu objeto, que consiste a matriz da alienao. A objetivao torna-se alienao, estranhamento 3.

Lukcs (2007) nos ajuda a compreender que, apesar de serem objetos da crtica de Marx, a dialtica hegeliana e a economia poltica clssica contriburam muito para suas elaboraes nos Manuscritos econmico-filosficos. A dialtica idealista, tornada materialista por Marx, e o debate acerca da alienao, estranhamento e superao, conceitos estes j presentes em Hegel, embora de forma abstrata, so contribuies imprescindveis da filosofia hegeliana para os desenvolvimentos de Marx; ao mesmo tempo, a economia poltica clssica permitiu a Marx a anlise da atividade produtiva capitalista como particularidade da objetivao que nesta sociedade se apresenta alienada. A crtica de Marx s categorias econmicas da economia poltica clssica, iluminada pela dialtica materialista, permitiu-lhe compreender a autoalienao humana como fundada no trabalho estranhado, especfico da sociedade capitalista, enquanto trabalho assalariado. 3 Em alemo, as palavras Entusserung, Entfremdung e Verusserung so usadas para significar alienao ou estranhamento. [...] Verusserung o ato de traduzir na prtica (na forma da venda de alguma coisa) o princpio da

Uma vez que a objetivao aparece na particularidade capitalista como alienao, a atividade prtica do homem, enquanto trabalho estranhado, alienado, traz consequncias para sua vida genrica. Ao afirmar a atividade prtica como objetivao da vida genrica do homem, Marx complementa: consequentemente, quando arranca (entreisst) do homem o objeto de sua produo, o trabalho estranhado arranca-lhe sua vida genrica, sua efetiva objetividade genrica (wirkliche Gattungsgegenstndlichkeit) e transforma a sua vantagem em relao ao animal na desvantagem de lhe ser tirado o seu corpo inorgnico, a natureza (MARX, 2004, p. 85). Istvn Mszros, em seu livro A teoria da alienao em Marx, nos auxilia na compreenso da alienao e sua implicao para o homem enquanto ser genrico. Para esse autor a alienao apresenta as quatro caractersticas, a seguir:
a) b) c) d)

o homem est alienado da natureza; est alienado de si mesmo (de sua prpria atividade); de seu ser genrico (de seu ser como membro da espcie humana); o homem est alienado do homem. (MSZROS, 2006, p. 20)

O homem um ser cuja base orgnica ineliminvel e, como tal, dependente dos objetos que existem fora dele para saciar suas carncias, para manter sua vida, assim como os animais e as plantas. A natureza seu corpo inorgnico, seu objeto exterior, o qual precisa para sobreviver. Na sociedade capitalista, seu produto, ao invs de saciar suas carncias, no lhe pertence, pertence a outro, e se pe diante dele como objeto estranho, alheio, no qual no se reconhece e com o qual no se identifica, de forma que o homem est alienado da natureza. O ato de produzir, a atividade prtica, a objetivao da vida genrica. No entanto, o trabalho aparece na sociedade capitalista como trabalho assalariado, trabalho que pertence a outro. Ao trabalhador, ele no mais a efetivao de sua vida, mas apenas um meio para sobreviver, algo que vende para poder suprir suas carncias. Sua atividade lhe estranha, de forma que nela o trabalhador no se reconhece, pois tem seu trabalho como trabalho forado, que satisfaz a necessidade do outro e no a sua. O trabalhador mesmo parece pertencer a outro durante seu trabalho. No entendimento dessa forma de estranhamento, do homem em relao a si mesmo, em relao sua atividade, citamos:
O trabalho externo, o trabalho no qual o homem se exterioriza, um trabalho de auto-sacrifcio, de mortificao. Finalmente, a externalidade (usserlichkeit) do trabalho aparece para o trabalhador como se [o trabalho] no fosse seu prprio, mas de outro, como se [o trabalho] no lhe pertencesse, como se ele no trabalho no pertencesse a si mesmo, mas a um outro. [...] Esta relao a relao do trabalhador com a sua prpria atividade como uma [atividade] estranha, no
Entusserung (MSZROS, 2006, nota 3, p. 19-20). Netto (1981, p. 18) aponta essa mesma passagem de Mszros para especificar o uso que faz do termo. Jesus Ranieri, tradutor da verso utilizada por ns dos Manuscritos, observa na sua Introduo a esse livro, que Entusserung tambm carrega consigo o significado de exteriorizao, alternativa da qual diz utilizar amplamente em sua traduo.

pertencente a ele, a atividade da misria, a fora como impotncia, a procriao como castrao. A energia espiritual e fsica prpria do trabalhador, a sua vida pessoal pois o que a vida seno atividade como uma atividade voltada contra ele mesmo, independente dele, no pertencente a ele. O estranhamento-de-si (Selbstentfremdung), tal qual acima o estranhamento da coisa. (MARX, 2004, p. 83)

Como consequncias do homem no se reconhecer em sua atividade, temos que o homem no reconhece a si mesmo nela, e no pode mais efetivar-se, fazer-se a si mesmo atravs dela. A consequncia que o homem est alienado de si. Da mesma maneira, a riqueza produzida no pertence ao trabalhador, objeto de fruio de outro; sua atividade, enquanto atividade pertencente a outro, deixa de ser a manifestao da essncia humana, para tornar-se meio de vida, e a vida do trabalhador se reduz a suas funes animais (comer, beber, procriar), nicas funes nas quais o homem se sente livre, pertencente a si mesmo (MARX, 2004, p. 83). Surge nessa relao de estranhamento a terceira caracterstica apontada por Mszros, o homem estranhado de sua vida genrica, pois no modo da atividade vital encontra-se o carter inteiro de uma species, seu carter genrico, e a atividade consciente livre o carter genrico do homem, mas na sociedade capitalista a vida mesma aparece s como meio de vida (MARX, 2004, p. 84). Das consideraes acima, Marx elabora a reflexo que cumpre o desafio que havia proposto filosofia, a de revelar a autoalienao humana em sua forma no-sagrada. A doutrina materialista de Ludwig Feuerbach apresenta a religio como criao humana, como autoalienao religiosa, qual o homem se submetia. Marx (2004, p. 106) nos mostra que o estranhamento religioso se manifesta apenas na conscincia, enquanto o estranhamento econmico se manifesta na vida efetiva. Como posto, o produto do trabalho humano e a prpria atividade so estranhas ao trabalhador, no lhe pertencem. No lhe pertencem, pois pertencem a outro, e quem esse outro? No um ser divino, mas o prprio homem que a ele se contrape. Resulta da a quarta caracterizao de Mszros acerca da alienao: o homem alienado do prprio homem, do outro, no qual no se reconhece. Mas a principal implicao dessa considerao que a alienao, o estranhamento, aparece como autoalienao, autoestranhamento humano, de forma explcita:
Todo auto-estranhamento (Selbstentfremdung) do homem de si e da natureza aparece na relao que ele outorga a si e natureza para com os outros que so diferenciados de si mesmos. [...] Atravs do trabalho estranhado o homem engendra, portanto, no apenas sua relao com o objeto e o ato de produo enquanto homens que lhe so estranhos e inimigos; ele engendra tambm a relao na qual outros homens esto para a sua produo e o seu produto, e a relao na qual ele est para com estes outros homens. (MARX, 2004, p. 87)

Apresentar a alienao como autoalienao do homem, resultado do trabalho estranhado, uma das mais importantes concluses de Marx, principalmente quando analisada no conjunto de sua
4

obra. Para Marx a alienao, alm de no se configurar como objetivao do ser genrico, autoalienao engendrada na prtica pelos prprios homens. Como ela incide na vida efetiva e no na conscincia (como a autoalienao religiosa posta por Feuerbach), a superao, a transcendncia 4 da autoalienao deve ser tambm uma sada prtica e no terica: [...] Marx funda a alternativa para situar a alienao como fenmeno e problema prtico-social (NETTO, 1981, p. 60). Dessa forma, o materialismo de Marx aqui tambm histrico e dialtico, em oposio a Feuerbach que se mostrava contemplativo. 5 Outra implicao dessas consideraes na reflexo de Marx a possibilidade de superao da alienao. Marx percebe que essa forma de relao do trabalhador com o trabalho tambm engendra a relao de classes, uma vez que engendra a relao do algum estranho (senhor do trabalho), com este trabalho e conclui: A propriedade privada , portanto, o produto, o resultado, a consequncia necessria do trabalho exteriorizado, da relao externa (usserlichen) do trabalhador com a natureza e consigo mesmo (MARX, 2004, p. 87). Ao reconhecer a propriedade privada como meio e consequncia do trabalho estranhado, com o qual estabelece uma relao de reciprocidade, Marx se contrape a economia poltica clssica, a qual naturaliza a propriedade privada, como fato dado e acabado. Mas o principal destas consideraes que Marx apresenta o comunismo como superao positiva da propriedade privada e do estranhamento. Para Marx, o comunismo entendido como [...] supra-suno (Aufhebung) positiva da propriedade privada, enquanto estranhamento-de-si (Selbstentfremdung) humano, e por isso enquanto apropriao efetiva da essncia humana pelo e para o homem (MARX, 2004, p. 105). O comunismo seria a sociedade em que o gnero humano em-si tornar-se-ia gnero para-si, o que, no entanto, se coloca apenas como possibilidade:
[...] o desenvolvimento social produz necessariamente o em-si do gnero humano como forma real do ser social; ao invs, o seu ser-para-si somente pode ser produzido por um processo objetivo como possibilidade, e isto, em todas as fases nas quais o em si cada vez obtido torna-se (ou no se torna) um relativo pra si, como no perodo da grande virada que objetivamente pode conduzir ao reino da liberdade. (LUKCS, S.d., p. 29-30)

Segundo Mszros (2006) o termo alemo Aufhebung significa ao mesmo tempo: transcendncia, supresso, preservao e superao. Termo este utilizado por Hegel com conceito que significa a unidade de opostos. 5 Mszros, ao diferenciar os mtodos de Hegel e Feuerbach do mtodo de Marx, demonstra que Feuerbach apresenta uma contradio em seu mtodo, o qual se coloca como dualista (materialista e idealista), pois apesar de suas concluses materialistas acerca da religio ele concebe a essncia humana genericamente e no como desenvolvimento das relaes sociais, tornando seu mtodo contemplativo. Em contraposio, embora o mtodo de Hegel sua dialtica da negatividade seja idealista ele monista, possibilitando Marx pr de cabea para cima o que estava de cabea para baixo, transformando o mtodo monista idealista, em mtodo monista materialista (MSZROS, 2006, p. 83-4). Observamos, no entanto, que no foi apenas a inverso da dialtica hegeliana o elemento constitutivo do mtodo materialista dialtico de Marx, essa considerao [...] simplifica indevidamente a revoluo terica de Marx, assimilando-a quase exclusivamente a uma mera troca de sinais, pois entre Marx e Hegel [...] h simultaneamente, continuidade e ruptura, esta se constituindo menos na inverso idealismo/materialismo do que numa concepo radicalmente distinta da elaborao terica e seu estatuto (NETTO, 1981, p. 32-3)

A alienao humana frente ao gnero uma consequncia do desenvolvimento desigual entre gnero e individuo. Enquanto atravs da objetivao, que ao mesmo tempo exteriorizao, 6 desenvolvem-se os sentidos humanos, como o ouvido musical, o paladar mais apurado, o olhar para o belo, com a alienao o indivduo tem em sua atividade prtica apenas o meio de vida, uma vida esvaziada que o desumaniza atravs do trabalho esvaziado, cujo pice est presente na sociedade capitalista. 7 No entanto, as elaboraes dos Manuscritos ainda no permitiam uma compreenso mais concreta da especificidade da sociedade capitalista, a qual essencialmente social, mas aparece para os homens como atomizada. A partir de 1857, com o aprofundamento de seus estudos econmicos, Marx ir desenvolver suas elaboraes sobre fetichismo na Introduo crtica da economia poltica, posteriormente em Para a crtica da economia poltica (1859) e nos trs livros de O capital, publicados a partir de 1867. O fetichismo repe a problemtica da alienao, mas de forma mais concreta, centrada no desenvolvimento histrico-econmico especfico da sociedade capitalista. Essas consideraes so-nos colocadas por Netto, como apontamos a seguir:
O que distingue a impostao marxiana no enfoque da alienao, em 1844, da tematizao ulterior do fetichismo a concretizao histrico-social a que Marx submete o objeto de sua investigao. [...] os seus parmetros, propicia-os a anlise determinada das relaes sociais de produo que os homens estabelecem em circunstncias precisas. Por isto mesmo, as formulaes sobre a problemtica do fetichismo apresentam determinaes histrico-econmicas que falecem no trato da alienao: referem-se a um fenmeno peculiar e agarram a sua especificidade [...]; o que elas denotam a expresso caracterstica da alienao tpica engendrada pelo capitalismo, a reificao. (NETTO, 1981, p. 61)
A categoria exteriorizao utilizada por Lukcs na Ontologia do Ser Social em sentido positivo. Enquanto a objetivao a relao do homem com a natureza, ao transform-la, a exteriorizao consiste na implicao desta atividade ao homem. [...] na objetivao atua como uma mudana do mundo dos objetos no sentido de sua socializao, enquanto que a alienao [exteriorizao] o veculo que promove o desenvolvimento do sujeito na mesma direo (LUKCS, S.d., p. 28). Aqui utilizamo-nos de uma traduo para o portugus da verso italiana da Ontologia do ser social, portanto citamos a advertncia feita por Costa (1999, p. 31): Exteriorizao, em alemo Entusserung, momento do trabalho no qual o sujeito se exterioriza ante o objeto criado, diferente de Entfremdung que corresponde Alienao. Entfremdung traduzido s vezes por Estranhamento. Na verso italiana de Perlontologia, Entusserung foi traduzido como Alienazione e Entfremdung como Estranazione, o que levou ao equvoco de confundir exteriorizao com alienao. Para Lukcs [...] so categorias distintas. Para ilustrar citamos a afirmao de Lukcs de que [...] nunca se deve esquecer que ontologicamente a origem do estranhamento [Entfremdung] e da alienao [Entusserung] no significa absolutamente que estes dois complexos sejam unvoca e condicionalmente um s: verdade que determinadas formas de estranhamento [Entfremdung] podem nascer da alienao [Entusserung], mas esta ltima pode muito bem existir e operar sem produzir estranhamentos (LUKCS, S.d., p. 25) 7 [...] apenas pela riqueza objetivamente desdobrada da essncia humana que a riqueza da sensibilidade humano subjetiva, que o ouvido musical, um olho para a beleza da forma, em sua as fruies humanas todas se tornam sentidos capazes, sentidos que se confirmam como foras essenciais humanas [...]. A formao dos cinco sentidos um trabalho de toda a histria at aqui. O sentido constrangido carncia prtica rude tambm tem apenas um sentido tacanho. Para o homem faminto no existe a forma humana da comida, mas somente a sua existncia abstrata como alimento [...] (MARX, 2004, p. 110). Nas palavras do Santo Inquisidor, de Ivan Karamzovi, a Deus: Sculos passaro e a humanidade proclamar pela boca de seus sbios e de seus intelectuais que no h crimes e, por conseguinte, no h pecado; s h famintos. Nutre-os e ento exige deles que sejam virtuosos!. Eis o que se inscrever sobre o estandarte da revolta que abater o teu templo (DOSTOIVSKI, Fidor Os irmos Karamzovi. So Paulo: Nova Cultural, 1995, p. 208).
6

Segundo o autor, numa anlise que tomamos como acertada, a forma de alienao especfica da sociedade capitalista a reificao, que surge quando o fetichismo se universaliza e as relaes sociais no s aparecem como associais (caracterstica do fetichismo), mas so tambm mediadas por coisas, so reificadas. Isso significa que a problemtica da reificao e do fetichismo no supera a alienao, mas, ao contrrio, a pressupe. A alienao est presente em todas as sociedades em que h propriedade privada, de forma que os indivduos tm sua atividade, objeto e motivaes como estranhos, alheios. J o fetichismo e a reificao so especficos da sociedade capitalista, devido ao carter mercantil desta, no qual as relaes sociais s se manifestam atravs do processo de troca das mercadorias. Netto conclui: o fetichismo implica a alienao, realiza uma alienao determinada e no opera compulsoriamente a evico das formas alienadas mais arcaicas. O que ele instaura, entretanto, uma forma nova e indita que a alienao adquire na sociedade burguesa constituda [...] (NETTO, 1981, p. 75). Da reificao e fetichismo trataremos a seguir. 2. A Natureza Reificada da Sociedade Capitalista Tratar de reificao um grande desafio, para tal tarefa nos reteremos basicamente aos escritos de O capital: crtica da economia poltica, obra de maturidade de Marx, mediante o que apontaremos alguns elementos para a compreenso dessa natureza da sociedade capitalista. Marx inicia este livro assim como outrora j iniciara a obra Para a crtica da Economia Poltica, de 1859 afirmando que: a riqueza das sociedades em que domina o modo de produo capitalista aparece como uma imensa coleo de mercadorias, e a mercadoria individual como sua forma elementar (MARX, 1988, p. 45). Como forma elementar do modo de produo capitalista, a mercadoria carrega consigo a chave de entendimento dos fundamentos que regem esse modo de produo. Lukcs (2003) afirma: [...] no h problema nessa etapa de desenvolvimento da humanidade que, em ltima anlise, no se reporte a essa questo e cuja soluo no tenha de ser buscada na soluo do enigma da estrutura da mercadoria (p. 193). Compreender o enigma que se esconde por trs da mercadoria a chave para a compreenso da estrutura do modo de produo capitalista. Para essa anlise, recorrer ao quarto item do captulo primeiro de O Capital lugar comum para a grande maioria dos marxismos. Neste item intitulado O carter fetichista da mercadoria e seu segredo temos a seguinte afirmao:
O misterioso da forma mercadoria consiste, portanto, simplesmente no fato que ela reflete aos homens as caractersticas sociais do seu prprio trabalho como caractersticas objetivas dos prprios produtos de trabalho, como propriedades sociais dessas coisas e, por isso, tambm reflete a relao social dos produtores com o trabalho total como uma relao social existente fora deles, entre objetos. [...] No mais nada que determinada relao social entre os prprios homens que 7

para eles aqui assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas. (MARX, 1983, p. 71)

O fetichismo da mercadoria 8, que nos apresenta as relaes sociais reificadas, no produto da conscincia, ou fenmeno psicolgico. Antes de tudo, a reificao a base sobre a qual as relaes sociais mercantis se manifestam. A relao social assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas, pois, na sociedade mercantil, as relaes entre as pessoas so mediadas pelo produto de seu trabalho, na forma mercadoria. O carter social da produo da mercadoria, o qual se reflete tanto em seu valor como em seu valor de uso, s se impe ao produtor mediado pelo seu produto e apenas atravs do processo de troca:
[...] os trabalhadores privados s atuam, de fato, como membros do trabalho social total por meio das relaes que a troca estabelece entre os produtos do trabalho e, por meio dos mesmos, entre os produtores. Por isso, aos ltimos aparecem as relaes socais entre seus trabalhos privados como o que so, isto , no como relaes diretamente sociais entre pessoas em seus prprios trabalhos, seno como relaes reificadas entre as pessoas e relaes sociais entre as coisas. (MARX, 1983, p. 71)

Apenas quando as coisas se confrontam na troca, que o carter social da produo mercantil se realiza. Essa relao, historicamente constituda, assume carter ainda mais fetichizado, na medida em que as relaes de troca so mediadas pelo dinheiro, enquanto equivalente geral. No mais o valor de uso de uma mercadoria que surge como forma equivalente da outra, como seu valor de troca, mas sim um produto diretamente social, o dinheiro, expresso monetria comum das mercadorias. exatamente essa forma acabada a forma dinheiro do mundo das mercadorias que objetivamente vela, em vez de revelar, o carter social dos trabalhos privados e, portanto, as relaes sociais entre produtores privados (MARX, 1983, p. 73). 9 Na sociedade mercantil as coisas adquirem, assim, propriedades sociais:
A coisa adquire as propriedades de valor, dinheiro, capital, etc., no por suas propriedades naturais, mas por causa das relaes sociais de produo s quais est vinculada na economia mercantil. Assim as relaes sociais de produo no so apenas simbolizadas por coisas, mas realizam-se atravs de coisas. (RUBIN, 1980, p. 26)

A mercadoria esconde atrs de si, no s o trabalho social determinado pela diviso social do trabalho, e o qual em sua produo ao mesmo tempo trabalho concreto e trabalho abstrato, mas contm e medeia relaes sociais que surgem atomizadas diante dos homens, atomizados e independentes. A mercadoria a forma fetichizada que esconde, por trs de seu valor de uso, o valor, ele mesmo uma objetividade puramente social, cuja gnese d-se pelo desenvolvimento
8

Uma interessante anlise sobre o fetichismo na sociedade capitalista pode ser encontrada em Rubin (1980), do qual se origina muitas de nossas interpretaes de O Capital, mesmo que indiretamente, atravs da leitura de O Capital que realizamos em nossa formao. 9 Os valores expressos em dinheiro constituem os preos das mercadorias.

histrico da diviso do trabalho e da troca, cuja expresso mais desenvolvida o dinheiro. A citao a seguir, uma das brilhantes elaboraes de Marx, nos aponta o carter do fetiche do dinheiro forma particular da alienao na sociedade capitalista. 10
[...] Uma mercadoria no parece tornar-se dinheiro porque todas as outras mercadorias representam nela seus valores, mas, ao contrrio, parecem todas expressar seus valores nela porque ela dinheiro. O movimento mediador desaparece em seu prprio resultado e no deixa atrs de si nenhum vestgio. As mercadorias encontram, sem nenhuma colaborao sua, sua prpria figura de valor pronta, como um corpo de mercadoria existente fora e ao lado delas. Essas coisas, ouro e prata, tais como saem das entranhas da terra, so imediatamente a encarnao direta de todo o trabalho humano. Da a magia do dinheiro. A conduta meramente atomstica dos homens em seu processo de produo social e, portanto, a figura reificada de suas prprias condies de produo, que independente de seu controle e de sua ao consciente individual, se manifestam inicialmente no fato de que seus produtos de trabalho assumem a forma mercadoria. O enigma do fetiche do dinheiro , portanto, apenas o enigma do fetiche da mercadoria, tornado visvel e ofuscante. (MARX, 1983, p. 84-5)

Se o dinheiro como meio de troca j carrega consigo o enigma da mercadoria, na sociedade capitalista este assume um papel ainda mais central. Na sociedade capitalista o objetivo no a circulao simples de mercadorias, na qual o dinheiro apenas um meio, como indica a expresso M D M; na sociedade capitalista o dinheiro torna-se o incio e o fim da troca, D M D, porm num ciclo cujo objetivo sempre transformar dinheiro em mais dinheiro, de forma que o dinheiro torna-se capital, valor que se valoriza. Nesta sociedade a produo de valores de uso apenas um meio de se transformar dinheiro em dinheiro acrescido de mais dinheiro, D M D, e, assim, sucessivamente.
A circulao simples de mercadorias a venda para a compra serve de meio para um objetivo final que est fora da circulao, a apropriao de valores de uso, a satisfao de necessidades. A circulao de dinheiro como capital , pelo contrrio, uma finalidade em si mesma, pois a valorizao do valor s existe dentro desse movimento sempre renovado. Por isso o movimento do capital insacivel. (MARX, 1983, p. 129)

Na valorizao do dinheiro, este no tem mais a funo social de meio de troca, mas se torna capital, valor que se valoriza. A valorizao aparece ao capitalista como atributo do capital por ele investido na produo de mercadorias. O capital investido (D) se transforma em meios de produo e fora de trabalho (M 1 ), utilizados no processo produtivo (P), atravs do qual o elemento subjetivo da produo, a fora de trabalho, transformar os fatores objetivos, meios de produo, em novas mercadorias (M 2 ), que quando vendidas se convertem em valor acrescido (D) e assumem novamente a forma dinheiro, mas acrescido do lucro do capitalista. Temos ento a expresso: D M1
10

...

...

M 2 D. Para o capitalista o lucro resultado natural do processo produtivo ao qual

Tal como defende J. P. Netto, em seu livro Capitalismo e reificao. So Paulo: Cincias Humanas, 1981.

adiantou seu capital. Porm, dos elementos da produo, o nico que tem a capacidade de criar valor excedente, ou seja, de transformar valor em mais valor (mais-valia) a fora de trabalho. 11 Embora sem ambas as mercadorias, meios de produo e fora de trabalho, no haja valorizao do capital, estas cumprem papis distintos. Enquanto o valor pago pelo capitalista pelos meios de produo , em condies socialmente normais de trabalho, transferido integralmente ao valor do produto, resultando numa soma zero: O que produzido o novo valor de uso, em que reaparece o antigo valor de troca; a fora de trabalho incorporar ao produto um valor igual ao seu prprio valor, acrescido de uma mais-valia: Enquanto o trabalho, por meio de sua forma adequada a um fim, transfere o valor dos meios de produo ao produto e o conserva, cada momento de seu movimento cria valor adicional, novo valor (MARX, 1983, p. 170). Essa funo distinta de meios de produo e fora de trabalho permite a Marx denomin-los como capital constante (CC) e capital varivel (CV) respectivamente. 12
A parte do capital, portanto, que se converte em meios de produo, isto , em matria-prima, matrias auxiliares e meios de trabalho, no ater sua grandeza de valor no processo de produo. Eu chamo, por isso, parte constante do capital, ou mais concisamente: capital constante. A parte do capital convertida em fora de trabalho em contraposio muda seu valor no processo de produo. Ela reproduz seu prprio equivalente e, alm disso, produz um excedente, uma mais-valia que ela mesma pode variar, ser maior ou menor. Essa parte do capital transforma-se continuamente de grande constante em grandeza varivel. As mesmas partes componentes do capital, que do ponto de vista do processo de trabalho se distinguem como fatos objetivos e subjetivos, como meios de produo e fora de trabalho, se distinguem, do ponto de vista do processo de valorizao, como capital constante e varivel. (MARX, 1983, p. 171)

A distino entre capital constante (CC) e capital varivel (CV), realizada por Marx, nos revela que a propriedade de valorizar valor no pertence ao capital total que, ao capitalista, aparece como o custo da mercadoria mas sim ao capital varivel, que nada mais do que a fora de trabalho do trabalhador posta em movimento por tempo de trabalho superior ao que compe seu prprio valor. Esse mais-trabalho trabalho no pago ao trabalhador, a mais-valia. 13 Tem-se aqui

No Captulo VI, do Livro Primeiro de O Capital, Marx nos demonstra que a valorizao de capital s possvel a partir da existncia da mercadoria fora de trabalho: para transformar dinheiro em capital, o possuidor de dinheiro precisa encontrar, portanto, o trabalhador livre no mercado de mercadorias, livre no duplo sentido de que ele dispe, como pessoa livre, de sua fora de trabalho como sua mercadoria, e de que ele, por outro lado, no tem outras mercadorias para vender, solto e solteiro, livre de todas as coisas necessrias realizao de sua fora de trabalho (MARX, 1983, p. 140). 12 Como j nos advertia Lukcs (2003) em Histria e Conscincia de Classes, numa posio que mantm at sua ltima grande obra a Ontologia do Ser Social, a diferenciao de capital constante e capital varivel uma das grandes descobertas de Marx, pois desnuda o excedente como produto estrito do trabalho. 13 Sobre a origem da mais-valia, a citao a seguir esclarecedora: O fato de que meia jornada seja necessria para mant-lo vivo durante 24 horas no impede o trabalhador, de modo algum, uma jornada inteira. O valor da fora de trabalho e sua valorizao no processo de trabalho so, portanto, duas grandezas distintas. Essa diferena de valor o capitalista tinha em vista quando comprou a fora de trabalho. Sua propriedade til, de poder fazer fio ou botas, era apenas uma conditio sine qua non, pois o trabalho para criar valor tem de ser despendido em forma til. Mas o decisivo foi o valor de uso especfico dessa mercadoria ser fonte de valor, e de mais valor do que ela mesma. [...] A

11

10

outra forma de fetiche, o fetiche do capital, atravs do qual o processo de valorizao aparece como inerente ao capital investido pelo capitalista, seu capital total na forma de capital produtivo. O lucro, forma transmutada de mais-valia, aparece como resultado imediato do dispndio de capital, na diferena entre o preo de venda do produto e seu preo de custo. Mas como nos coloca Marx:
O que a mercadoria custa ao capitalista e o que custa mesmo a produo da mercadoria, so, todavia, duas grandezas completamente diferentes. A parte de valor da mercadoria que consiste em mais-valia no custa nada ao capitalista, exatamente porque custa trabalho no pago ao trabalhador. Como, no entanto, na base da produo capitalista o prprio trabalhador, depois de seu ingresso no processo de produo, constitui um ingrediente do capital produtivo posto em funo e pertencente ao capitalista, sendo o capitalista, portanto, o verdadeiro produtor de mercadoria, ento o preo de custo da mercadoria aparece necessariamente para ele como o verdadeiro custo da prpria mercadoria. [...] o custo capitalista da mercadoria mede-se no dispndio em capital, o verdadeiro custo da mercadoria no dispndio em trabalho. (MARX, 1983, p. 24)

O valor da mercadoria acrescido da mais-valia, que surge do dispndio do trabalho acrescido do trabalho no pago, assume a forma reificada de dispndio de capital (cujos elementos se materializam nos meios de produo e fora de trabalho). Nessa relao reificada, o capitalista cuja funo social definida por possuir capital que aparece como o sujeito da produo de lucro, para a qual o trabalhador, real sujeito, apenas ingrediente. Essa relao se complexifica ao considerarmos que a produo de valores de uso assume a forma exclusiva de produo de mercadorias destinadas valorizao do capital, e o trabalho excedente a forma exclusiva de maisvalia. Ento, no s a forma mercadoria a nica atravs da qual podemos satisfazer nossas necessidades, mas a produo capitalista se torna a nica forma de produo de mercadorias. Ou seja, as relaes entre pessoas se tornam mediadas por coisas, e nossa prpria sobrevivncia mediada pela forma capital. E ao trabalhador o acesso a valores de uso necessrios sua sobrevivncia s possvel atravs do salrio, resultante da venda de sua fora de trabalho na produo de mercadorias, sob a forma capitalista. Sob as relaes capitalistas, a sobrevivncia do trabalhador, mediada pelo salrio, constantemente ameaada com a lei geral de acumulao capitalista. Como dissemos, a mercadoria carrega consigo a unidade valor e valor de uso. Essa unidade, no entanto, se manifesta como anttese, explicitada ao considerarmos o efeito do desenvolvimento das foras produtivas, que se relaciona de forma direta com o valor de uso e de forma inversa com o valor. Marx (1983) nos esclarece que, por um lado, [...] quanto maior a fora produtiva do trabalho, tanto menor o tempo
circunstncia de que a manuteno diria da fora de trabalho s custa meia jornada de trabalho, apesar de a fora de trabalho poder operar, trabalhar um dia inteiro, e por isso, o valor de sua utilizao cria durante um dia o dobro de seu prprio valor de um dia, grande sorte para o comprador, mas, de modo algum, uma injustia contra o vendedor (negrito ET; MARX, 1983, p. 159-60). Ao diferenciar valor do trabalho de valor da fora de trabalho Marx supera decisivamente as principais contradies de Adam Smith e David Ricardo na teoria do valor-trabalho.

11

de trabalho exigido para a produo de um artigo, tanto menor a massa de trabalho nele cristalizada, tanto menor seu valor (p. 49), ao mesmo tempo, por outro lado, um aumento da fora produtiva do trabalho resulta num aumento na quantidade de valores de uso. Atravs da concorrncia intercapitalista e da luta de classes, h um aumento da proporo entre o capital constante e o capital varivel. Na medida em que o primeiro aumenta frente ao segundo, eleva-se a composio orgnica do capital, que tem como pressuposto um desenvolvimento das foras produtivas. O resultado uma reduo do valor unitrio de cada produto, acompanhado pelo aumento do nmero de valores de uso produzidos. Mas para o trabalhador isso significa a diminuio de possibilidades de vender sua fora de trabalho, como tambm uma presso que reduz seus salrios com o surgimento do exrcito industrial de reserva. J ao capitalista subjaz s consequncias da reproduo ampliada de seu capital, que na relao intercapitalista leva concentrao e centralizao do capital, potencializadas pelo crdito (MARX, 1984). Tanto o aumento da quantidade de valores de uso e pauperizao relativa dos trabalhadores, por um lado, e a diminuio do valor das mercadorias e aumento da concentrao e centralizao do capital, por outro, s se realizam de forma mediada pelas mercadorias produzidas, e que se trocam no mercado, ou seja, so relaes reificadas. H ainda a forma mais aguda de fetiche do capital, que a do capital a juros, expressa em D D, nesta forma de valorizao do capital tudo o que ocorre de permeio apagado. O capital alienado pelo prestamista com a condio de afastar-se de suas mos por um tempo, para depois a elas retornar acrescido de novo valor. Este capital, no entanto, alienado a um capitalista funcionante, que ir empreg-lo na produo de mercadorias para obter mais-valia. Parte do sobre-valor produzido pelo capitalista funcionante deve ser devolvido ao prestamista na forma de juros. Este ltimo se apropria da mais-valia produzida no processo produtivo, mas sem que disso tome conscincia, pois a ele lhe parece que seu prprio dinheiro tem a funo de capital que lhe produz juros:
[No capital a juros] enquanto o juro apenas parte do lucro, isto , da mais-valia que o capitalista funcionante extorque do trabalhador, o juro aparece agora, ao contrrio, como o fruto prprio do capital, como o original, e o lucro, agora na forma de ganho empresarial, como mero acessrio aditivo que lhe advm no processo de reproduo. Aqui a figura fetichista do capital e a concepo do fetiche-capital est acabada. Em D D temos a forma irracional do capital, a inverso e reificao das relaes de produo em sua potncia mais elevada: a figura portadora de juros, a figura simples do capital, na qual este pressuposto de seu prprio processo de reproduo; a capacidade do dinheiro, respectivamente da mercadoria, de valorizar seu prprio valor, independentemente da reproduo a mistificao do capital em sua forma crua. (MARX, 1983a, p. 294)

Aqui toda a relao se inverte, temos o juro como o original e o lucro como ganho empresarial aditivo (pois depende do capital do prestamista), a produo torna-se consequncia
12

acessria das transaes financeiras, e a explorao da fora de trabalho pelo capitalista encobre-se reificada na forma de capital que se autovaloriza. Todas as relaes sociais pressupostas desaparecem, a diviso social do trabalho, a propriedade privada, a acumulao primitiva, o processo de extrao de mais-valia pela explorao do trabalho assalariado, todos esses complexos so subsumidos aparncia natural do capital, que se mostra como expresso acabada das relaes reificadas entre pessoas e relao social entre coisas, cuja estrutura elementar se encontra na mercadoria, a qual media todas as relaes sociais do homem. A compreenso da mercadoria e atravs dela, das relaes sociais reificadas enquanto relaes historicamente constitudas a nica forma de no se assumir as leis que regem a sociedade capitalista como naturais e imutveis, como ocorreu com a economia poltica clssica. Para isto, conhecer a gnese desse processo e seu desenvolvimento, ainda que apenas no processo produtivo (no poderemos tratar do capital a juros) essencial. A natureza reificada da sociedade capitalista se inicia quando ocorre a subsuno do processo de trabalho ao capital, subjugando-o ao processo de valorizao. A compreenso desse processo, como da incidncia da alienao, do fetichismo e da reificao no processo de trabalho subsumido pelo capital, ser o objeto da seo que se segue. 3. Processo de trabalho e formas de subsuno na sociedade capitalista reificada Em qualquer modo de produo o processo de trabalho se figura como a interao entre o homem e a natureza, atravs da qual o homem transforma a natureza em objetos teis para sua sobrevivncia. O processo de trabalho se apresenta composto do elemento subjetivo, o homem, e dos elementos objetivos: o objeto de trabalho (natureza ou natureza transformada em matriaprima) e meios de trabalho (ferramentas e outros instrumentos). Para executar sua atividade o homem cria primeiro no pensamento o objeto que pretende criar na prtica, de forma que a transformao do objeto antes teleologia, e sua execuo a criao de um objetivo pridealizado. Marx nos esclarece:
No processo de trabalho a atividade do homem efetua, portanto, mediante o meio de trabalho, uma transformao do objeto de trabalho, pretendida desde o princpio. O processo extingue-se no produto. O produto um valor de uso, uma matria natural adaptada s necessidades humanas mediante transformao da forma. O trabalho se uniu ao seu objetivo. O trabalho est objetivado e o objeto trabalhado. (MARX, 1988, p. 144)

No processo de trabalho o objeto de trabalho e os meios de trabalho (que mediam a relao do homem com a natureza) so ambos consumidos pelo trabalho humano, transformando-se em produto: O trabalho gasta seus elementos materiais, seu objeto e seu meio, os devora e , portanto,
13

processo de consumo (MARX, 1988, p. 146). No processo de trabalho que transforma a natureza em valores de uso os meios de produo so consumidos pelo trabalho, cujo sujeito o trabalhador. No processo de produo capitalista, no entanto, o processo de trabalho apenas meio para o processo de valorizao. O produto surge como mercadoria, portador de um valor de uso e um valor. O primeiro corresponde o trabalho concreto, que cria os valores de uso, os objetos teis, fruto do metabolismo entre homem e natureza. Mas o segundo, o valor, ir subjugar a produo de valores de uso, o processo de trabalho, sua necessidade de valorizao, que se dar pelo trabalho abstrato, trabalho indiferente, socialmente colocado, cujo nico objetivo a valorizao do valor. Tudo isso, no entanto, se esconde na figura fetichizada da mercadoria, qual os homens se submetem. O trabalhador convertido em trabalhador assalariado, fora de trabalho incorporada ao capital do capitalista, na forma de capital varivel, e aparece apenas como um meio atravs do qual os meios de produo, tornados capital constante, conservam seu prprio valor e se valorizam. Com o processo de trabalho subordinado ao processo de valorizao a relao entre sujeito (homem) e objeto (meios de produo) se inverte. 14 Essa aparncia fetichizada explicitada por Marx:
No processo de trabalho considerado em si, o operrio emprega os meios de produo. No processo de trabalho que simultaneamente processo capitalista de produo, os meios de produo empregam o operrio, de tal sorte que o trabalho s aparece como um meio graas ao qual determinada quantidade de valor, ou seja, determinada massa de trabalho objetivado, suga trabalho vivo para se conservar e se incrementar. (MARX, 1985, p. 75)

O trabalhador separado de seus meios de produo e de seus meios de subsistncia (respectivamente suas condies objetivas e subjetivas de produo) vende sua fora de trabalho ao capitalista, capital personificado. Esse capital , em parte, trabalho objetivado (trabalho passado) transformado em meios de produo e, em parte, fora de trabalho, a qual se troca por trabalho objetivado, seus meios de subsistncia. 15 Nesta perspectiva, as relaes sociais capitalistas surgem em sua forma reificada de maneira gritante, pois nesta relao so os meios de subsistncia (trabalho objetivado), expropriados do trabalhador e de propriedade do capitalista, que compram o operrio para incorpor-lo aos meios de produo, que o utilizaro para se autovalorizarem, e no o contrrio:
O adquirente de capacidade de trabalho meramente personificao do trabalho objetivado, o qual cede aos operrios uma parte de si prprio sob a forma de meios de subsistncia a fim de incorporar sua outra parte a capacidade viva de trabalho
14

No se trata da mesma inverso posta pela filosofia idealista de Hegel, tratada no primeiro item. A inverso aqui ocorre no interior do processo produtivo. 15 Subentende-se que essa uma relao mediada pelo dinheiro, uma relao monetria, mas na qual o dinheiro surge apenas como meio de troca, no tendo valor em si para o trabalhador, seno nesta funo: como meio para adquirir meios de subsistncia..

14

e, merc desta incorporao, conservar-se integralmente a si prprio e crescer para l da sua medida original. No o operrio que compra meios de subsistncia e meios de produo: so os meios de subsistncia que compram o operrio para o incorporarem nos meios de produo. (MARX, 1985, p. 70)

Essa relao em que as coisas, os meios de produo e os meios de subsistncia, aparecem como sujeitos do processo produtivo, confrontando o trabalhador de forma hostil nos mostra a natureza especfica da alienao na sociedade capitalista, pois: o [...] trabalho se confronta com o operrio que o executa como algo no s alheio, mas tambm hostil e antagnico, e como algo personificado e objetivado no capital (MARX, 1985, p. 93). Diferentemente de modos de produo anteriores, como o feudalismo, em que a relao entre o trabalhador (servo) e o proprietrio de seu produto (senhor) era pessoal, na sociedade capitalista a relao s se coloca por meio de coisas. Essa a principal caracterstica do que Marx denominou subsuno formal do processo de trabalho ao capital. No se trata de uma relao de dominao pela fora ou por coero poltica, mas de uma relao de subordinao e dependncia que se d por meio das coisas. Como nos coloca Marx, o essencial da subsuno formal o seguinte:
1) A relao puramente monetria entre aquele que se apropria do sobretrabalho e o que o fornece: na medida em que surge a subordinao, a mesma deriva do contedo determinado da venda, no de uma subordinao que precedesse a mesma e pela qual o produtor devido a circunstncias polticas, etc. estivesse colocado noutra relao que no a monetria (relao entre possuidor de mercadoria e possuidor de mercadoria) em relao ao explorador do seu trabalho. apenas na sua condio de possuidor das condies de trabalho que, neste caso, o comprador faz com que o vendedor caia sob a sua dependncia econmica; no existe nenhuma relao poltica, fixada socialmente, de hegemonia e subordinao. 2) O que inerente a primeira relao ao contrrio o operrio no teria que vender a sua capacidade de trabalho que as suas condies objetivas de trabalho (meios de produo) e as suas condies subjetivas de trabalho (meios de subsistncia), monopolizadas pelo aquisidor da sua capacidade de trabalho, se lhe opem como capital. Quanto mais plenamente essas condies de trabalho se lhe opem como propriedade alheia, tanto mais plena e formalmente se estabelece a relao entre o capital e o trabalho assalariado, ou, o mesmo dizer, a subsuno formal do trabalho no capital, condio e premissa da subsuno real. (MARX, 1985, p. 94)

Na subsuno formal temos o confronto entre proprietrios de mercadorias. Nesta relao aquele que explora s o faz por ser possuidor dos meios de produo e subsistncia, enquanto aquele que explorado e vende sua fora de trabalho (sua nica mercadoria) dependente do possuidor apenas economicamente, pois no tem, de outra forma, acesso s condies objetivas e subjetivas de produo, as quais se lhe opem como propriedades alheias. A relao predominante aqui a econmica, mediada pelas mercadorias, embora poltico-juridicamente proprietrio e trabalhador apaream livres e iguais. No entanto, esta forma de subsuno altera apenas formalmente o processo produtivo anterior. O processo de trabalho continua sem modificaes. A mudana na forma se d na relao entre os homens, a qual se torna mediada por mercadorias,
15

reificada. No mais o outro que confronta o trabalhador como inimigo, como antagnico, tornando o trabalho alienado. Nesta relao, que ainda se mantm de forma alienada, a mercadoria se coloca como mediao e esse outro deixa de aparecer como homem e torna-se capital personificado. O que confronta o trabalhador so coisas, meios de produo e de subsistncia, os quais lhe aparecem como estranhos e aos quais o trabalhador se submete: [...] essa relao j uma perverso, personificao da coisa, e coisificao da pessoa (MARX,1980, p. 385). Podemos sintetizar as mudanas na forma social, quando do incio da subsuno formal, pelas seguintes relaes: a) o processo de trabalho torna-se meio do processo de valorizao; b) o trabalhador, mais especificamente a sua fora de trabalho, aparece como parte do capital (capital varivel); c) o capitalista s o , e detm seu poder, por ser capital personificado, proprietrio do capital; e d) os meios de produo tornam-se meio para sugar trabalho vivo. Aqui no se alterou o contedo do processo de trabalho, alterou-se a forma social atravs da qual trabalhador, proprietrio, meios de produo e processo de trabalho se apresentam. Nesta nova forma social, ao capitalista, a valorizao dos meios de produo aparece como autovalorizao de seu capital, de forma que, na subsuno formal, essa forma social aparece fetichizada, pois aqui claramente se coloca o fetiche do capital. 16 A primeira forma capitalista sob a qual o processo produtivo capitalista se coloca cooperao simples, na qual muitos trabalhadores (antigos artesos) se colocam sob o comando de um capitalista que detm seus meios de produo.
A produo capitalista comea [...] de fato, apenas onde um mesmo capital individual ocupa simultaneamente um nmero maior de trabalhadores, onde o processo de trabalho, portanto, amplia sua extenso e fornece produtos numa escala quantitativa maior que antes. A atividade de um nmero maior de trabalhadores, ao mesmo tempo, no mesmo lugar [...] para produzir a mesma espcie de mercadoria, sob o comando do mesmo capitalista, constitui histrica e conceitualmente o ponto de partida da produo capitalista. (MARX, 1988, p. 244)

O processo de trabalho, apesar de ser executado com fins de valorizar capital, coincide completamente com o trabalho do antigo arteso. O mesmo trabalhador executa todas as fases do processo de trabalho na transformao de um determinado objeto em produto. No h nenhum revolucionamento tecnolgico. Mas toda a atividade submetida vigilncia atenta do capitalista, o qual no s estabelece a continuidade e a harmonia no processo produtivo, mas o faz com o objetivo de uma maior autovalorizao de seu capital. 17 A valorizao do capital operacionalizada pelo tempo de trabalho no pago, objetivado no produto, realiza-se atravs de um processo de trabalho
16 17

Porm, como veremos mais adiante, no de forma to explcita como o ser com a subsuno real. A direo do capitalista no s uma funo especfica surgida da natureza do processo social de trabalho e pertencente a ele, ela ao mesmo tempo uma funo de explorao de um processo social de trabalho e, portanto, condicionada pelo inevitvel antagonismo entre o explorador e a matria-prima de sua explorao [o trabalhador] (MARX, 1988, p. 250).

16

exatamente igual ao do perodo artesanal, de forma que essa valorizao s pode aumentar sua grandeza se aumentar a jornada de trabalho. 18 A essa forma de aumentar a produo de mais-valia, chama-se mais-valia absoluta. A mais-valia absoluta uma das caractersticas da subsuno formal do trabalho ao capital.
Com base num modo de trabalho preexistente, ou seja, num desenvolvimento dado da fora produtiva do trabalho e do modo de trabalho correspondente ao desenvolvimento dessa fora produtiva [...] s se pode produzir mais-valia recorrendo ao prolongamento do tempo de trabalho, quer dizer, sob a forma de mais-valia absoluta. A esta modalidade, como forma nica de produzir mais-valia, corresponde pois a subsuno formal do trabalho ao capital. (MARX, 1985, p. 90)

Na produo de mais-valia absoluta, o nico comando que o capital tem sobre o operrio o da coero. Nessa forma de produo o operrio ainda tem conscincia do processo de trabalho, o qual permanece sob seu domnio. O trabalho lhe estranho na medida em que seu produto no lhe pertence, mas sua atividade dotada de skill 19. Sob essa forma produtiva, com base tcnica artesanal, o trabalho no indiferente ao trabalhador, e este no intercambivel, no pode ser facilmente conduzido de um ramo de produo a outro. Sob esta forma produtiva, o processo de trabalho continua com baixa produtividade e no padronizado. Esses elementos impem um limite ao processo de valorizao, ao qual o processo de trabalho se subordina.
A despeito do carter naturalmente coercitivo da relao capitalista, a cooperao simples limita de forma radical o controle do capital sobre o processo de trabalho e, por consequncia sobre o processo de valorizao ao qual a mercadoria se subordina. Estando o ritmo de trabalho e a qualidade do produto inteiramente sob o controle dos trabalhadores, o poder do capital sobre o trabalho encontra um evidente obstculo no saber operrio. (MORAES NETO, 1987, p. 21)

Com o aumento na escala de produo, o capital far seu primeiro revolucionamento: revolucionar o elemento subjetivo do processo de trabalho, modificando a forma atravs da qual o processo de trabalho se organiza. Na cooperao simples, assim como no artesanato, havia uma diviso ntima do trabalho, atravs da qual o trabalhador dividia o processo de trabalho em vrias fases e executava todas elas. Com a produo em grande escala surgir a diviso manufatureira do trabalho, ou cooperao especializada, na qual as diversas fases da anterior diviso ntima do trabalho sero executadas por trabalhadores diferentes. Surge o trabalhador especializado: A
manufatura produz, de fato, a virtuosidade do trabalhador detalhista, ao reproduzir, dentro da oficina, a diferenciao naturalmente desenvolvida dentro dos ofcios, que j encontrou na sociedade, e ao
Se uma jornada de trabalho com durao de dez horas produz ao capitalista seis horas de trabalho no pago, maisvalia, uma jornada de doze horas aumenta para oito horas esse tempo de trabalho no pago. 19 Skill pode ser entendido como se segue: [...] um conjunto de experincias exercitadas, que pode envolver no apenas a aquisio de conhecimento, mas tambm um grau maior ou menor de aptido natural e regras implcitas de operao. Skills so adquiridos individualmente e envolvem a combinao de aprendizagem abstrata, aptido e experincia [...] (KAPLINSKY apud MORAES NETO, 2003, p. 47).
18

17

impulsion-la ao extremo (MARX, 1988, p. 256). Com essa nova forma de organizao do trabalho, o processo de trabalho sofre sua primeira modificao real, enquanto submetido ao processo de valorizao. A modificao na organizao do trabalho ir aumentar as foras produtivas, principalmente devido aos seguintes aspectos: a) aumento da destreza do trabalhador: como cada trabalhador executa somente uma tarefa, essa tarefa passa a ser executada mais rapidamente; b) diminuio dos tempos desperdiados: os poros de produo que existiam, devido ao tempo utilizado pelo trabalhador para trocar de ferramenta e objeto de trabalho, se reduzem; c) aperfeioamento das ferramentas: cada qual agora especializada para uma funo. Surge na manufatura o primeiro aumento das foras produtivas sob a forma capitalista de produo. A mais-valia no depende apenas do prolongamento da jornada de trabalho, mas agora resultado de uma diminuio do tempo de trabalho que reproduz o valor da fora de trabalho, apresentando a extrao de mais-valia sob a forma relativa. Essa mais-valia relativa resultado de desenvolvimentos do modo de produo especificamente capitalista, da subsuno real do trabalho ao capital, ainda que de forma limitada.
A diviso manufatureira do trabalho cria, por meio da anlise da atividade artesanal, da especificao dos instrumentos de trabalho, da formao dos trabalhadores especiais, de sua agrupao e combinao em um mecanismo global, a graduao qualitativa e a proporcionalidade quantitativa de processos sociais de produo, portanto determinada organizao do trabalho social, e desenvolve isso, ao mesmo tempo, nova fora produtiva social do trabalho. Como forma especificamente capitalista do processo de produo social e sob as bases preexistentes ela no podia desenvolver-se de outra forma, a no ser na capitalista apenas um mtodo especial de produzir mais-valia relativa ou aumentar a autovalorizao do capital o que se denomina riqueza social, Wealth of Nations etc. custa dos trabalhadores. (MARX, 1988, p. 273)

Essa nova fora produtiva social do trabalho aparece como produto do capital, ou seja, esse aumento de produtividade engendra um carter fetichista, pois todo o aumento das foras produtivas, decorrente dessa nova forma de organizao do trabalho social, aparece como foras produtivas do capital, forma fetichista que aparece porque o trabalho social est incorporado ao capital. 20 Alm de termos um aumento nas foras produtivas, tomadas como foras produtivas do capital, a diviso manufatureira do trabalho aumenta o estranhamento do processo de trabalho frente ao trabalhador. Como resultado da diviso manufatureira do trabalho, surge na manufatura uma hierarquia entre os trabalhadores: A manufatura cria [...] em todo ofcio, de que se apossa, uma classe dos chamados trabalhadores no qualificados, os quais eram rigorosamente excludos do
20

O mecanismo social de produo composto de muitos trabalhadores individuais pertence ao capitalista. A fora produtiva originada da combinao dos trabalhos aparece por isso como fora produtiva do capital (MARX, 1988, p. 270).

18

artesanato (MARX, 1988, p. 263). Com a diviso de tarefas na manufatura, grande parte destas tarefas torna-se extremamente simples, exigindo pouca habilidade e poucos movimentos do trabalhador, sendo executadas pelo trabalhador simples. A esse trabalhador o processo de trabalho torna-se no s estranhado, mas tambm lhe retirada a capacidade de produzir fora do comando do capital, pois o trabalhador desqualificado no tem conscincia do processo de trabalho em sua totalidade, s conhece a parte, nfima, que lhe cabe:
Se o trabalhador originalmente vendeu sua fora de trabalho ao capital, por lhe faltarem os meios materiais para a produo de uma mercadoria, agora sua fora individual de trabalho deixa de cumprir seu servio se no estiver vendida ao capital. Ela apenas funciona numa conexo que existe somente depois de sua venda, na oficina capitalista. Incapacitado em sua qualidade natural de fazer algo autnomo, o trabalhador manufatureiro s desenvolve atividade produtiva como acessrio da oficina capitalista. [...] O que os trabalhadores parciais perdem, concentra-se no capital com que se confrontam. esse o produto da diviso manufatureira do trabalho opor-lhes as foras intelectuais do processo material de produo como propriedade alheia e poder que os domina. (MARX, 1988, p. 270)

A atividade laborativa do operrio individual reduzida a movimentos parciais, autnomos do restante do processo produtivo. A produo assume carter social, mas se d sob comando do capital, que confronta o operrio e deste retira toda conscincia da atividade, tornando-o instrumento no s no processo de valorizao, como tambm no prprio processo de trabalho. Aqui o trabalhador est alienado de si devido ao prprio contedo de seu processo de trabalho e no apenas devido forma com a qual ele se relaciona com seu produto e com sua atividade, como estranhos. Porm, esse processo de alienao, estranhamento, aqui ainda no assumiu sua forma mais desenvolvida, mais reificada, e apresenta limites ao processo de valorizao do capital. Estes limites resultam da base estreita sobre a qual a manufatura se desenvolve, a base tcnica artesanal. 21 Assim como no artesanato, o trabalho na manufatura tem carter emprico, principalmente por estar amplamente lastrado no elemento subjetivo, e nessa combinao que se originam todos os ganhos de produtividade da manufatura, no h qualquer revolucionamento objetivo, que permita ao capital um maior domnio sobre o trabalho:
[...] antes de mais nada, a anlise do processo de produo em suas fases particulares coincide inteiramente com a decomposio de uma atividade artesanal em suas diversas operaes parciais. Composta ou simples, a execuo continua artesanal e portanto dependente da forma, habilidade, rapidez e segurana do trabalhador individual no manejo de seu instrumento. O ofcio permanece a base. Essa estreita base tcnica exclui uma anlise verdadeiramente cientfica do
Sinteticamente os limites da manufatura so: 1) limite na decomposio do trabalho, principal elemento em seu aumento de produtividade; 2) Barreira orgnica, pois o homem um instrumento muito imperfeito de produo de movimento uniforme e contnuo (MARX, 1984, p. 10); 3) problema do transporte, pois os trabalhadores so distribudos de forma isolada, e a matria-prima tem de correr de mo-em-mo; 4) Os artfices permanecem trabalhadores qualificados, e seu saber permanece uma barreira ao aumento de produtividade. Estes limites so sistematizados por Moraes Neto em suas aulas em disciplina ministradas no Curso de Cincias Econmicas na Universidade Estadual Paulista.
21

19

processo de produo, pois cada processo parcial percorrido pelo produto tem que poder ser realizado como trabalho parcial artesanal. (MARX, 1988, p. 255-56) Ao mesmo tempo, a manufatura nem podia apossar-se da produo social em toda a sua extenso, nem revolucion-la em sua profundidade. Como obra de arte econmica ela elava-se qual pice sobre a ampla base do artesanato urbano e da indstria domstica rural. Sua prpria base tcnica estreita, ao atingir certo grau de desenvolvimento, entrou em contradio com as necessidades de produo que ela mesma criou. (MARX, 1988, p. 275)

O modo de produo especificamente capitalista desenvolver-se- sob a grande indstria, cuja base tcnica a maquinaria. A maquinaria engendrada na prpria produo manufatureira, a qual desenvolve a especializao das ferramentas, que ser a base da mquina-ferramenta:
[...] [Na] mquina-ferramenta ou mquina de trabalho propriamente dita [...] reaparecem [...] os aparelhos e ferramentas com que o arteso e o trabalhador da manufatura trabalham, no como ferramentas do homem, porm agora como ferramentas de um mecanismo ou ferramentas mecnicas. [...] A mquinaferramenta , portanto, um mecanismo que, ao ser-lhe transmitido o movimento correspondente, executa com todas as suas ferramentas as mesmas operaes que o trabalhador executava antes com ferramentas semelhantes. (MARX, 1984, p. 8-9)

A mquina-ferramenta pode realizar, sem a interveno direta do operrio, todo o processo para a produo de um objeto. Com a criao da mquina-motriz o operrio perde inclusive a funo de dar movimento mquina-ferramenta. Essas invenes permitem a autonomizao do processo produtivo e o surgimento da Grande Indstria, cuja base tcnica no mais o artesanato, mas a maquinaria. Aplicam-se ao processo produtivo princpios cientficos, perde-se o carter emprico da produo. Para produzir so necessrios conhecimentos cientficos, abstratos e no mais a experincia prtica, a qualificao do trabalhador. Completa-se o processo de dissociao entre conhecimento e execuo, o qual se inicia na cooperao simples, atinge um grau maior de estranhamento do trabalhador individual frente a sua atividade na manufatura e assume forma mais acabada na maquinaria, na qual o processo de trabalho surge reificado diante do trabalhador. Do processo produtivo, o trabalhador nada conhece e, muitas vezes, nem participa do processo de transformao do objeto em produto, tornando-se mero acessrio na produo. Rompe-se a barreira orgnica na medida em que se objetiva o processo de trabalho, o qual se apresentava at ento baseado no elemento subjetivo. O conjunto de citaes abaixo, retiradas de Marx (1978) nos demonstram a natureza e consequncias desse novo processo:
A atividade do operrio, reduzida a uma pura abstrao, em todos os sentidos determinada pelo conjunto das mquinas; o inverso no verdadeiro. (p. 219) O conjunto do processo de produo j no est, ento, subordinado habilidade do operrio; tornou-se uma aplicao tecnolgica da cincia. [...] A cincia manifesta-se, portanto, nas mquinas, e aparece como estranha e exterior ao operrio. O trabalho vivo encontra-se subordinado ao trabalho materializado, que age de modo autnomo. Nessa altura o operrio suprfluo [...]. (p. 221) 20

Com a aplicao da maquinaria ao processo de trabalho, o objeto de trabalho se transforma em produto sem depender da habilidade e movimentos do trabalhador. E quanto mais contnuo esse processo for, quanto menor a interveno da mo humana, mais desenvolvido e articulado se apresenta o sistema de mquinas, o qual se transforma num autmato. Com o desenvolvimento da maquinaria a subsuno real do processo de trabalho ao capital se desenvolve plenamente, o processo de trabalho no depende mais do trabalhador singular e a cincia aplicada a produo imediata. Sobre a subsuno real do trabalho ao capital, Marx explicita:
Na subsuno real ao capital [...] desenvolvem-se as foras produtivas sociais do trabalho e, graas ao trabalho em grande escala, chega-se aplicao da cincia e da maquinaria produo imediata. Por um lado, o modo de produo capitalista, que agora se estrutura como um modo de produo sui generis, origina uma forma modificada de produo material. Por outro lado, essa modificao da forma material constitui a base para o desenvolvimento da relao capitalista, cuja forma adequada corresponde, por consequncia, a determinado grau de desenvolvimento alcanado pelas foras produtivas do trabalho. (MARX, 1985, p. 105)

Enquanto a cooperao simples e a diviso manufatureira do trabalho se aplicavam ao elemento subjetivo do processo de trabalho (o homem), a grande indstria tem como elemento determinante o elemento objetivo, os meios de produo. Essa relao est clara na seguinte citao:
Com a maquinaria, o meio de trabalho adquire um modo de existncia material que pressupe a substituio da fora humana por foras naturais e da rotina emprica pela aplicao consciente das cincias da Natureza. Na manufatura, a articulao do processo social de trabalho puramente subjetiva, combinao de trabalhadores parciais; no sistema de maquinas, a grande indstria tem um organismo de produo inteiramente objetivo, que o operrio j encontra pronto, como condio da produo material. Na cooperao simples e mesmo na especificada pela diviso do trabalho, a supresso do trabalhador individual pelo socializado aparece ainda como sendo maios ou menos casual. A maquinaria, com algumas excees [...] s funciona com base no trabalho imediatamente socializado ou coletivo. O carter cooperativo do processo de trabalho torna-se agora, portanto, uma necessidade tcnica ditada pela natureza do prprio trabalho. (MARX, 1984, p. 17)

No sistema de mquinas as foras naturais, atravs da aplicao da cincia, substituem as foras humanas, e o processo produtivo assume carter objetivamente (materialmente) social, pois esse carter determinado pelos meios de produo. O domnio do capital sobre o trabalhador deixa de se dar pela coero, pois esse controle, esse poder, passa a ser ditado pelo prprio sistema de mquinas, o controle deixa de ser algo externo ao processo de trabalho para incorporar-se ao capital. O conhecimento do processo de trabalho no s retirado do trabalhador, mas o para ser aplicado aos meios de produo. Diante disso o trabalhador aparece completamente esvaziado, simples instrumento a ser utilizado pelos meios de produo. A inverso entre sujeito e objeto ganha aqui dimenso real, positiva, palpvel, como explicita Marx:
21

Toda a produo capitalista, medida que ela no apenas processo de trabalho, mas processo de valorizao do capital, tem em comum o fato de que no o trabalhador quem usa as condies de trabalho, mas, que, pelo contrrio, so as condies de trabalho que usam o trabalhador: s, porm, com a maquinaria que essa inverso ganha realidade tecnicamente palpvel. Mediante sua transformao em autmato, o prprio meio de trabalho se confronta, durante o processo de trabalho, com o trabalhador como capital, como trabalho morto que domina e suga a fora de trabalho viva. A separao entre as potencias espirituais do processo de produo e o trabalho manual, bem como a transformao das mesmas em poderes do capital sobre o trabalho, se completa, como j foi indicado antes, na grande indstria erguida sobre a base na maquinaria. A habilidade pormenorizada do operador da mquina individual, esvaziado, desaparece como algo nfimo e secundrio perante a cincia, perante as enormes foras da natureza e do trabalho social em massa que esto corporificadas no sistema de mquinas e constituem com ele o poder do patro. (MARX, 1984, p. 43-4)

Com a subsuno real do trabalho ao capital, atravs da aplicao da maquinaria, o operrio tem sua atividade totalmente esvaziada. A inverso entre sujeito e objeto torna-se explicita e reificada, todo o processo de trabalho se confronta com o trabalhador, incorporando-se no sistema de mquinas, como algo que realmente existe de forma independente e autnoma frente ao operrio. Apesar dessa objetividade na inverso entre sujeito e objeto, essa relao configura-se aqui fetichizada, como mera aparncia. Esse carter fetichizado esconde atrs de si o carter social da sociedade capitalista e o desenvolvimento das potencialidades humanas, a evoluo do gnero humano em seu domnio sobre a natureza, que faz recuar as barreiras naturais. Na essncia, os meios de trabalho so trabalho social objetivado, da mesma forma que a cincia elaborao social da humanidade, ou seja, desenvolvimentos do trabalho social, mas do qual o trabalhador individual no tem conscincia, pois lhe surgem coisificados, estranhados. 22 A cincia, a fora produtiva, tudo aparece como desenvolvimento do capital e salta aos olhos do trabalhador como que incorporados a ele. Tem-se com a subsuno real do trabalho a mistificao do capital em seu grau mais desenvolvido, pois a alienao mesma do trabalho frente ao trabalhador surge coisificada:
A unidade na cooperao, a combinao na diviso do trabalho [na manufatura], o emprego, na maquinaria para fins produtivos, das foras naturais e da cincia junto com os produtos do trabalho, tudo isso se ope aos prprios trabalhadores individuais como algo estranho e coisificado, [...] as formas sociais de seu prprio trabalho ou as formas de seu prprio trabalho social so relaes constitudas de maneira que deles em nada depende; os trabalhadores, subsumidos ao capital, tornam-se elementos dessas formaes sociais, mas essas formaes sociais no lhe pertencem. Enfrentam-nos portanto como estruturas do prprio capital [...] distintas da fora de trabalho individual, oriundas do capital e nele incorporadas. E isto assume feio tanto mais real quanto mais essas formas modificam a prpria
22

A cincia, como produto intelectual geral do desenvolvimento social, apresenta-se assim como diretamente incorporada ao capital (a aplicao da cincia no processo material de produo, como cincia separada do saber e da destreza dos operrios considerados individualmente), na medida em que a usufrui o capital que se defronta com o trabalho, na medida em que opera como fora produtiva do capital que se defronta com o trabalho, apresenta-se como desenvolvimento do capital [...] (MARX, 1985, p. 126).

22

fora de trabalho tornando-a impotente para ao autnoma, isto , fora do relacionamento capitalista, e destruindo-lhe a capacidade autnoma de produzir e quanto mais as condies de trabalho, com o desenvolvimento da maquinaria, se patenteiam, no plano tecnolgico, dominantes do trabalho e ao mesmo tempo o substituem, subjugam e o tornam suprfluo nas formas independentes. (MARX, 1980, p. 386)

As formas sociais do trabalho (cooperao simples, manufatura e maquinaria) e todo o desenvolvimento das foras produtivas delas decorrente aparecem como independentes do trabalhador individual, lhe surgindo reificados e, desta forma, surgem como produto do prprio capital. Esse processo intensifica-se, torna-se mais real, colocando-se como positividade independente do trabalhador, quanto mais dependente e suprfluo o trabalhador individual surgir para a produo capitalista. Reafirma-se, com a subsuno real do trabalho, o carter reificado e atomizado da sociedade capitalista, que de forma fetichizada se coloca diante dos homens. Como pontua-nos Lukcs (S.d.) trata-se do desenvolvimento desigual entre gnero e indivduo. Nas palavras de Marx: a mistificao implcita na relao capitalista em geral desenvolvese agora muito mais do que se teria podido e pudera desenvolver no caso da subsuno puramente formal do trabalho ao capital (MARX, 1985, p. 93). Mas assim como a lei do valor se impe ao produtor individual, carregando com ela todo o carter imanentemente social da produo capitalista, o desenvolvimento da subsuno real, como forma por excelncia da produo de maisvalia relativa, traz consigo suas contradies. O objetivo do capitalista aumentar de forma sempre ampliada o capital a ser valorizado, aumentando a escala de produo. Ao converter a mais-valia produzida em meios de produo e fora de trabalho, o capitalista aumenta seu capital, ou, de forma mais precisa, acumula capital. A subsuno real do processo de trabalho ao capital pressupe uma j elevada acumulao de capital, pois atravs dela a massa de mais-valia torna-se produto da mais-valia relativa, ou seja, da diminuio do tempo de trabalho necessrio frente ao tempo de trabalho no pago. Esse aumento de mais-valia relativa decorre do aumento da produtividade do trabalho, da elevao das foras produtivas do trabalho social. O significado imediato do aumento das foras produtivas do trabalho se manifesta na quantidade sempre crescente de capital constante (meios de produo) sobre os quais uma determinada quantidade de capital varivel (fora de trabalho) atua. Marx explicita:
A contnua retransformao de mais-valia em capital apresenta-se como grandeza crescente do capital que entra no processo de produo. Este se torna, por sua vez, fundamento para uma escala ampliada de produo, dos mtodos que o acompanham para a elevao da fora produtiva do trabalho e produo acelerada de mais-valia. Se, portanto, certo grau de acumulao de capital aparece como condio do modo de produo especificamente capitalista, este ltimo ocasiona em reao uma acumulao acelerada de capital. Com a acumulao do capital desenvolve-se, portanto, o modo de produo especificamente capitalista, a acumulao de capital. Esses dois fatores econmicos criam, de acordo com a relao conjugada dos impulsos que eles se do mutuamente, a mudana na 23

composio tcnica do capital pela qual a componente varivel se torna cada vez menor comparada constante. (MARX, 1984, p. 197)

Com a acumulao de capital, o modo de produo especificamente capitalista aumenta as foras produtivas do trabalho atravs do aumento crescente de capital constante frente ao capital varivel. Porm, quando esse desenvolvimento tcnico torna-se social, dele decorre numa queda tendencial na taxa de lucro. 23 Das consequncias desse processo, aqui nos interessa a contradio que se impe ao capital, a qual se apresenta como autocontradio inerente ao modo de produo especificamente capitalista. Essa contradio se manifesta no aumento sempre crescente da parcela do capital que nenhum valor acrescenta ao produto, em detrimento ao capital varivel, parcela do capital que se converte em fora de trabalho.
O capital mesmo a contradio em processo, (pelo fato de) que tende a reduzir a um mnimo o tempo de trabalho, enquanto que, por outro lado, converte o tempo de trabalho em nica medida e fonte de riqueza. Diminui, pois, o tempo de trabalho na forma de trabalho necessrio, para aument-lo na forma de trabalho excedente; pe, portanto, em medida crescente, o trabalho excedente como condio question de vie et de mort do (trabalho) necessrio. Por um lado desperta para a vida todos os poderes da cincia e da natureza, assim como da cooperao e do intercmbio social, para fazer com que a criao de riqueza seja (relativamente) independente do tempo de trabalho empregado por ela. Por outro lado, mensura com o tempo de trabalho estas gigantescas foras sociais criadas desse modo e as reduz aos limites requeridos para que o valor j criado se conserve como valor. As foras produtivas e as relaes sociais umas e outras, aspectos diversos do desenvolvimento do indivduo social aparecem frente ao capital unicamente como meios para produzir, fundando-se em sua base mesquinha. De fato, todavia, constituem as condies materiais para fazer saltar essas bases pelos ares. (MARX, 1978, p. 229)

A reduo do tempo de trabalho a um mnimo diminui o valor das mercadorias, pois apenas o elemento subjetivo do processo produtivo, a fora de trabalho, tem a capacidade de conservar e aumentar o valor do capital. Este processo decorre em um menor montante de mais-valia social a ser apropriado como lucro. O capital busca ento sadas para manter sua valorizao, mas as quais decorrem em mais contradies. 24 O resultado a desmistificao do poder da produo reificada: as foras produtivas do trabalho social, que aparecem como foras produtivas do capital, a ele incorporadas na forma de meios de produo, s atuam sobre a produo de valores de uso, s atuam no processo de trabalho. O resultado de um aumento de produtividade uma massa maior de produtos, porm cada qual contendo um valor individual menor, ou seja, o aumento das foras produtivas do trabalho diretamente proporcional quantidade de valores de uso, e inversamente proporcional quantidade
23 24

Vide Seo III do Livro Terceiro de O Capital, captulos XIII XV em Marx (1983a). A mesa Tendncias e Contratendncias do Capitalismo Contemporneo, apresentada no Colquio Internacional Marx e os Marxismos, 2013, explora algumas das sadas do capital para manuteno de sua acumulao, tais como: apropriao do conhecimento via patentes, setor de servios, aumento da rotao do capital, utilizao da dvida pblica e indstria blica (estas ltimas ligadas principalmente ao capital fictcio).

24

de valor. O processo de valorizao depende inteiramente do homem, que posto para fora da produo pelos meios de produo, que nada acrescentam ao capital do capitalista. Conclui-se que todo desenvolvimento das formas sociais de trabalho que resulta numa forma objetivamente social de produo e que resultado da ao do indivduo social, do homem enquanto ser genrico, que s se objetiva e gnero socialmente s tem sentido de ser para o prprio homem. No entanto, esta constatao no altera a realidade objetiva sobre a qual a sociedade se reproduz. Desenvolvimento humano e desumanizao do homem permanecero enquanto o processo de trabalho estiver subsumido ao capital. E essa subsuno s poder desaparecer com a supra-suno da autoalienao humana, com a supresso positiva da propriedade privada, da diviso social (capitalista) do trabalho, pelo comunismo, modo de produo no qual o carter social da humanidade no se mascarar reificado, mas ser imediatamente humano. Referncias Bibliogrficas COSTA, G. M. Servio Social em debate: ser social, trabalho, ideologia. Ttulo original: Trabalho e Servio Social: Debate sobre a concepo de Servio Social como processo de trabalho com base na Ontologia de George Lukcs. Recife, 1999. (mimeografado) LUKCS, G. Histria e conscincia de classe: estudos sobre a dialtica marxista. So Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. ______. Il momento ideale nelleconomia e sulla ontologia del momento ideale. In: ______. Per uma ontologia dellessere sociale. v. II, cap. III, sesses 1 e 2. Roma: Riunit, 1981. Traduo para o portugus de Maria Anglica Borges. [S.d.]. (mimeografado) MARX, K. Elementos fundametales para la critica de la Economia Poltica (Grundrisse), 18571858. Mxico: Siglo XXI, 1978. ______. Teorias da mais-valia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980. ______. O capital: crtica da economia poltica. Livro Primeiro. Tomo I. So Paulo: Abril Cultural, 1983. ______. O capital: crtica da economia poltica. Livro III. Tomo I. So Paulo: Abril Cultural, 1983a. ______. O capital: crtica da economia poltica. Livro I. Tomo II. So Paulo: Abril Cultural, 1984. ______. Captulo VI indito de O capital. So Paulo: Moraes, 1985. ______. O capital: crtica da economia poltica. Livro I. Tomo I. So Paulo: Nova Cultural, 1988. ______. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004. MSZROS, I. A teoria da alienao em Marx. So Paulo: Boitempo, 2006. MORAES NETO, B. R. A organizao do trabalho sob o capitalismo e a Redoma de Vidro. Revista Administrao de Empresas, Rio de Janeiro, FGV, v. 27, n. 4, out./dez. 1987. (p. 19-30) ______. Sculo XX e trabalho industrial: taylorismo/fordismo, ohnosmo e automao em debate. So Paulo: Xam, 2003. NETTO, J. P. Capitalismo e reificao. So Paulo: Cincias Humanas, 1981. RUBIN, I. A teoria marxista do valor. So Paulo: Brasiliense, 1980.

25

Anda mungkin juga menyukai