Anda di halaman 1dari 21

CAPTULO

2
Sistema Esqueltico
OBJETIVOS y Conceituar osso do ponto de vista de sua constituio, discriminando os elementos formadores y Conceituar osso desde o ponto de vista biomecnico, sem deixar de se referir s substncias compacta e esponjosa y Expor diferenas entre o osso de laboratrio e o do ser vivente, sem deixar de relatar atividades de remodelao ssea y Classificar os ossos quanto forma, atribuindo exemplos y Distinguir entre esqueleto axial e esqueleto apendicular, indicando com preciso os ossos que compem cada um deles y Reconhecer os ossos humanos, analisando forma, tamanho, nmero, tipo morfolgico, posio e localizao y Identificar os acidentes (detalhes) anatmicos do crnio nas vistas anterior, superior, lateral, inferior, interior e medial y Descrever (e desenhar) o contorno e as pores formadoras da mandbula e da maxila, com riqueza de detalhes y Citar os elementos (artrias, veias, nervos, glndulas) que passam atravs de forames e canais do crnio e que se situam em fossas e sulcos y Analisar, detalhadamente, a topografia dentoalveolar na maxila e na mandbula, justificando seu significado ou aplicabilidade y

13

Sem a existncia de um esqueleto sseo, seramos incapazes de realizar movimentos como aqueles necessrios locomoo. Tambm seria impossvel a manuteno da postura, ou mesmo mastigar os alimentos. Adicionalmente, sem a presena de um esqueleto sseo, qualquer impacto em nosso corpo provocaria leses srias nos rgos internos, j que estes no estariam mais protegidos. Assim, podemos definir o sistema esqueltico como o conjunto de ossos e cartilagens que protegem os rgos internos e permitem a realizao de movimentos. Esse sistema abordado pela Osteologia, que estuda ossos e cartilagens, e pela Artrologia, que estuda as articulaes.

Generalidades
GUIA DE ESTUDO 3
1 Leia uma vez o bloco 1 (B1) a seguir. 2 Responda, escrevendo, s seguintes perguntas: Como composto o osso? Em virtude de sua composio, qual analogia pode ser feita com materiais industrializados? Qual a funo da hidroxiapatita de clcio? Qual a diferena entre o osso de uma criana e de um adulto? Quais so os tipos de ossificao e quais as diferenas entre eles? Quais so as diferenas entre a substncia ssea compacta e a esponjosa? O que uma trabcula ssea? Quais so as diferenas do osso do ser vivo em relao ao osso seco? O que se entende por remodelao ssea? O que peristeo? Como o peristeo contribui para o crescimento sseo? 3 Leia novamente e confira se suas respostas esto corretas. 4 Em caso negativo, volte ao item 1. Em caso positivo, passe para o item 5. 5 Complemente suas respostas procurando informaes em livros de Histologia. 6 Leia o bloco 1, agora mais atentamente. 7 Releia o texto, grifando e destacando os detalhes que julgar mais importantes.

B1

O osso tem em sua constituio tecido mole e tecido duro combinados


Um tero da composio do osso do indivduo adulto formado por uma matriz orgnica fibrosa com 90% de colgeno e uma substncia fundamental amorfa contendo protenas. Tanto as fibras colgenas quanto as protenas no-colagenosas tm funes na mineralizao e mostram grande tendncia de agregao, em particular ao on clcio. Os outros dois teros so inorgnicos: cristais de hidroxiapatita de 10nm de comprimento aproximadamente, que contm principalmente clcio, fsforo e ons hidroxila. Os sais inorgnicos tambm so compostos por carbonato, citrato de sdio, magnsio e flor. A hidroxiapatita de clcio (hidrxido de fosfato pentaclcico) um dos componentes de todos os tecidos mineralizados do corpo, tanto do osso como do esmalte e da dentina. Concede ao osso sua dureza e, se fosse removida (como ao desmineralizar o osso colocando-o em um cido), permaneceria apenas o arcabouo orgnico. Nesse caso, embora o osso conservasse sua forma original, ele se tornaria mole e flexvel.

14

SISTEMA ESQUELTICO

Essa combinao do arcabouo orgnico com sais inorgnicos aumenta de forma notvel a resistncia ssea. A parte orgnica oferece resilincia* e a inorgnica, rigidez. Enquanto a primeira resiste melhor s foras de tenso, a segunda resiste s foras de compresso. Ambas, conjugadas, conferem ao osso uma resistncia maior que a de cada um dos componentes tomado isoladamente. Para se entender melhor, pode-se fazer uma analogia* com o conhecido material de resina de polister com fibras de vidro. A resina deformvel, mas no se fratura facilmente, pois apresenta elasticidade e resilincia. O vidro no se deforma, duro e resistente; mas no elstico e se fratura. O mesmo acontece com a borracha do pneumtico, que elstica, deformvel, porm reforada com pores metlicas para adquirir rigidez e firmeza. Nessa analogia, enquanto um material permite toro e alongamento, o outro resiste compresso. O mesmo acontece com o osso, que ao mesmo tempo rgido e elstico. A quantidade de minerais do osso aumenta com o tempo. Na criana ainda pequena e, portanto, as fibras colgenas esto em alta proporo. Em razo disso, ela tem maior elasticidade ssea.

O processo pelo qual o osso se forma denominado ossificao ou osteognese


O processo de ossificao inicia-se aproximadamente a partir da sexta semana de vida intra-uterina e continua durante toda a vida. No feto, podem ser descritos dois tipos de ossificao: intramembrancea e endocondral. No tipo intramembranceo, como o nome indica, a ossificao comea sobre membranas preexistentes de tecido conjuntivo. o que acontece com alguns dos ossos planos do neurocrnio*, partes da mandbula e da clavcula. Nos ossos restantes, a ossificao realiza-se sobre modelos preexistentes de cartilagem*. Embora os processos de ossificao apresentem diferenas, o osso resultante idntico.

O osso tem duas apresentaes macroscpicas: a compacta e a esponjosa


A substncia compacta uma estrutura slida, sem espaos internos. Ela d contorno ao osso, constituindo sua poro externa ou lmina cortical. Por ser compacta menos elstica que a poro interna do osso. Esta formada pela substncia esponjosa ou trabecular, mais elstica. um emaranhado de trabculas* ou espculas sseas, com pequenos espaos ou cavidades entre elas, preenchidos por medula ssea. O arranjo do trabeculado no disforme ou ao acaso; pois apresenta uma disposio arquitetnica toda especial para melhor responder s foras que agem sobre o osso (sobre arquitetura ssea vale a pena ler a primeira pgina do subcaptulo Biomecnica* do esqueleto facial). A substncia esponjosa encontrada, principalmente, nos ossos curtos, nas epfises* dos ossos longos e no interior de alguns ossos planos do crnio (estude o quadro Veja bem... neste captulo). Os canais* sseos, os seios* areos e os alvolos* dentais, apesar de internos, so formados por substncia compacta.

15

O osso do Laboratrio de Anatomia diferente do osso do ser vivente


O osso seco, submetido macerao*, tem matriz orgnica reduzida pela ao de substncias qumicas. O osso obtido em cemitrio possui somente os sais minerais, porque todo o material orgnico foi removido pela ao bacteriana. O osso do ser vivente dinmico. Renova-se permanentemente pela ao de clulas de formao e de reabsoro (osteoblastos e osteoclastos, respectivamente), em um processo chamado remodelao*. Durante as primeiras dcadas da vida predomina a atividade de remodelao ativa ou progressiva (formao ssea); a partir dos 50 anos, a remodelao passiva ou regressiva (reabsoro) predominante, de tal modo que a massa ssea vai declinando paulatinamente. O osso se hipotrofia* quando est inerte ou se hipertrofia* em condies de grande atividade mecnica. O osso cicatriza quando fraturado. Esta acentuada capacidade de remodelao exige que o osso seja vascularizado e suprido por nervos. De fato, artrias, veias, vasos linfticos e nervos situam-se no apenas na superfcie ssea (junto ao peristeo*, veja a seguir), mas tambm penetram no seu interior. Assim, ao fraturar, um osso provoca hemorragia local, fundamental no processo de consolidao da fratura. Outra diferena entre o osso de laboratrio e o osso vivo o revestimento deste ltimo por uma membrana chamada peristeo, na qual se inserem tendes* e ligamentos*. Somente no cobre os ossos nas superfcies articulares. O peristeo constitudo por duas camadas*, uma externa, de tecido conjuntivo fibroso, e outra interna, com muitos vasos, nervos e clulas osteoprogenitoras, portanto, com capacidade osteognica e responsvel pelo crescimento do osso em dimetro.

GUIA DE ESTUDO 4
1 Leia uma vez o bloco 2, a seguir. 2 Esclarea os seguintes quesitos ou questes: Cite cinco funes do esqueleto. Cite trs estruturas protegidas pelo esqueleto. Por que o osso um reservatrio mineral natural? Quais as vantagens? Quais so as partes de um osso longo? Como se podem classificar os ossos do ponto de vista morfolgico? Qual a diferena entre osso longo e alongado? Como cresce um osso longo em comprimento? Quais so as conseqncias clnicas da existncia de espaos areos em alguns dos ossos do viscerocrnio? Como podemos dividir o esqueleto? Cite os ossos da cintura escapular. Cite ao menos dois exemplos para cada tipo de osso. 3 Leia novamente e confira se o que voc escreveu est certo. 4 Em caso negativo volte ao item 1. Em caso positivo passe para o item 5. 5 Examine detidamente o(s) esqueleto(s) do Laboratrio de Anatomia, observe ossos isolados, compare-os com figuras de atlas e livros-texto, discuta as questes de estudo com seus colegas. Estude em si mesmo uma anatomia de superfcie, fazendo a palpao dos ossos possveis; continue a prtica da palpabilidade, para o reconhecimento dos ossos em um de seus colegas. Quanto questo sobre espao areo do osso (pneumtico), leia sobre seios paranasais, pgina 43 e, se necessrio, arga seu professor. 6 Leia novamente o bloco 2, agora realando os detalhes que julgar mais importantes.

16

SISTEMA ESQUELTICO

B2

Os ossos tm funes fsicas e qumicas


Fisicamente os ossos constituem a estrutura rgida de sustentao e de movimentao do corpo. Ao sustentar o corpo, o esqueleto apia todas as suas partes e prov compartimentos fechados para rgos internos, que se acham assim protegidos. o caso do encfalo na cavidade craniana, do corao na caixa torcica, da medula espinal no canal vertebral, da medula ssea nas cavidades medulares dos ossos longos e nos espaos intertrabeculares da substncia esponjosa de ossos do crnio (dploe), esterno, costelas, vrtebras, osso do quadril e epfises de ossos longos. A medula ssea vermelha tem funo de produzir clulas sangneas (observe que a funo hemopotica no do osso, mas sim da medula ssea vermelha). Os ossos contribuem de forma fundamental para movimentar o corpo. Servem de insero* aos msculos, que, ao se contrarem, propiciam a movimentao do esqueleto que se dobra nas articulaes, sendo o osso o elemento passivo nessa movimentao. Os ossos tm tambm a funo qumica de armazenar sais de clcio, fsforo, magnsio, sdio, potssio etc. Quase todo o clcio do corpo est estocado nos ossos. O organismo recebe clcio dos alimentos e o elimina na urina. Caso elimine mais do que recebe, o organismo retira clcio dos ossos. Dessa maneira, eles so um reservatrio mineral natural.

Dependendo das caractersticas morfolgicas, os ossos podem ser agrupados em longos, curtos, planos, irregulares, pneumticos e sesamides
A caracterstica principal do osso longo sua forma tubular, portanto com o comprimento maior que a largura. Por ser tubular ele oco, possuindo uma cavidade (medular) interior. Outra caracterstica possuir extremidades largas que se articulam com outros ossos, as epfises*, unidas por um eixo, a difise* (a unio entre a epfise e a difise denominada metfise*). Nas crianas e nos jovens uma placa cartilagnea, a cartilagem epifisial, separa a epfise da difise e assegura o crescimento sseo em extenso (veja, no quadro Veja bem... na pgina 17, maiores esclarecimentos sobre esse assunto). Esse processo se d pela constante mitose das clulas da cartilagem epifisial, o que leva a um aumento de seu tamanho. Paralelamente, a regio da cartilagem epifisial prxima difise vai se ossificando de forma que o tamanho da cartilagem fica relativamente constante, enquanto o tamanho do osso vai aumentando. Aos 25 anos aproximadamente a cartilagem completamente substituda por osso e o crescimento do osso em comprimento cessa. As difises so encurvadas para poder aumentar sua curva ao receber grandes compresses longitudinais.

17

Veja bem...
Superfcie articular

Epfise (proximal)

Linha epifisial

Alm de reconhecer as partes de um osso longo, veja a disposio da substncia ssea compacta e esponjosa. Observe no corte transversal que externamente se localiza o peristeo, o qual est em contato com a substncia ssea compacta. Entre esta e a cavidade medular localiza-se certa quantidade de substncia esponjosa.

Peristeo Difise

Substncia ssea compacta Substncia ssea esponjosa

Cavidade medular

Epfise (distal)

J nos ossos planos, a disposio das substncias sseas diferente. Existe uma lmina externa e outra interna de substncia ssea compacta, envolvendo uma camada de substncia ssea esponjosa, que nos ossos planos do crnio denominada dploe (o peristeo no foi representado).

Lmina externa Dploe Lmina interna

18

SISTEMA ESQUELTICO

As costelas e a clavcula, embora o comprimento destas seja maior que a largura, no possuem metfise em nenhuma fase da vida e no so tubulares, sendo assim consideradas ossos alongados. So longos os ossos dos membros superior e inferior, com exceo daqueles do carpo e do tarso. Estes ltimos, encontrados na mo e no p, so considerados ossos curtos, porque nenhuma das trs dimenses comprimento, largura e espessura predomina sobre as demais. J os ossos planos tm seu comprimento e largura bem maiores que a espessura, aproximando-se assim de uma forma laminar. No crnio, os ossos parietal, frontal e occipital, e no resto do esqueleto, o esterno, a escpula e o osso do quadril so classificados como planos. Ossos como as vrtebras, a maxila, o esfenide, a mandbula no se encaixam na classificao mencionada e, por isso, so chamados ossos irregulares quanto forma. Alguns ossos irregulares (maxila, etmide, esfenide e temporal) e o frontal possuem espaos areos (seios) em seu interior, o que os classifica tambm como ossos pneumticos. Finalmente, uns poucos ossos curtos envolvidos por tendes na mo, no p e no joelho, tm a denominao especial de ossos sesamides, sendo a patela o melhor exemplo.

O esqueleto
O esqueleto compe-se das pores axial e apendicular
O esqueleto axial* (Figs. 2-1 e 2-2) formado pelo crnio, vrtebras, costelas e esterno. O crnio ser estudado detalhadamente nas pginas seguintes. As vrtebras, de acordo com a localizao, so separadas em sete cervicais, doze torcicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro coccgeas. As vrtebras sacrais so fusionadas e constituem um nico osso, o sacro. As 33 vrtebras formam a coluna vertebral. Doze pares de costelas articulam-se posteriormente com as doze vrtebras torcicas e anteriormente com o esterno, com exceo dos dois ltimos pares (costelas flutuantes). A ligao com o esterno feita atravs das cartilagens costais. Portanto, o esqueleto do trax sseo e cartilagneo. O esqueleto apendicular formado pelos ossos das partes livres dos membros superior e inferior e das cinturas escapular (clavcula e escpula) e plvica (osso do quadril). A clavcula e a escpula unem o trax ao membro superior. Neste, o osso do brao o mero e o do antebrao so a ulna, medialmente, e o rdio, lateralmente. O esqueleto do punho, entre o antebrao e a mo, tem duas fileiras de ossos curtos. So os ossos do carpo, denominados escafide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapzio, trapezide, capitato e uncinado. A palma da mo tem cinco ossos metacarpais numerados de I a V, de lateral para medial (metacarpal I, metacarpal II etc.). O esqueleto dos dedos constitudo pelas falanges proximal, mdia e distal, tambm numeradas de I a V. O polegar tem apenas a falange proximal I e a falange distal I.

19

Crnio

Clavcula Escpula mero Esterno Costelas Coluna vertebral Rdio Ulna Osso do quadril Ossos do carpo Metacarpo Falange Fmur

Patela Tbia Fbula Ossos do tarso Metatarso Falange

Figura 2-1 Esqueleto em vistas anterior e posterior.

A cintura plvica formada por dois ossos do quadril, que se unem posteriormente ao osso sacro. Cada osso do quadril tem trs partes fusionadas no adulto, lio, squio e pbis, que correspondem a trs ossos embrionrios. No membro inferior, o osso da coxa o fmur e os da perna so a tbia, medialmente, e a fbula, lateralmente. No joelho, encontra-se a patela. O esqueleto do p dividido em sete ossos do tarso (tlus, calcneo, navicular, cubide, cuneiforme medial, cuneiforme intermdio e cuneiforme lateral), cinco ossos metatarsais (metatarsal I, II, III, IV, V) e 14 falanges (proximal e distal no hlux e proximal, mdia e distal nos dedos de II a V).

20
A B

SISTEMA ESQUELTICO

Esterno corpo processo xifide

manbrio Costelas verdadeiras I-VII Costelas falsas VIII-X

Cartilagem costal

Figura 2-2 A) Coluna vertebral e trax humanos em vista anterior. B) A mesma coluna vertebral em vista lateral esquerda. Os asteriscos representam as trs curvaturas da coluna vertebral: cervical, torcica e lombar.

Costelas flutuantes XI-XII Sacro

Vrtebras cervicais C1-C VII Vrtebras torcicas T1-T XII lombares Vrtebras L1-L V

Cccix

O crnio
GUIA DE ESTUDO 5
1 Leia uma vez o bloco 3, examinando as figuras e, de preferncia, com um crnio mo para acompanhar a leitura. 2 Responda ou esclarea os seguintes quesitos ou questes: Faa um resumo do que significa viscerocrnio, neurocrnio e base do crnio. Quais so as partes integrantes do osso frontal e com quais ossos ele se liga? O que rbita, quais so suas partes e que ossos a formam? Defina sulco, canal e forame infraorbital; onde se iniciam, como se continuam e onde se localizam? Como formada a abertura piriforme e a cavidade nasal ssea? Descreva o osso zigomtico, seus processos, suas conexes e denomine as suturas formadas pelas conexes. Quais partes da maxila e da mandbula podem ser vistas pela norma frontal? O que processo alveolar (maxilar e mandibular)? Pela norma vertical, quais so os ossos e suturas que podem ser vistos? 3 Leia novamente o bloco 3 e compare suas explicaes com o texto para constatar se esto corretas. Se no estiverem, corrija-as ou complemente-as. 4 Leia mais uma vez, com ateno redobrada e com um crnio (natural ou modelo plstico) ao lado e distinga os detalhes mais importantes. Utilize sondas delgadas e flexveis para apontar acidentes anatmicos e para atravessar forames e canais (fios ou fibras de vassoura de piaaba so teis para isto; canudo de tomar suco, cortado em ngulo, tambm serve para apontar). 5 Procure responder, em voz alta, s mesmas questes do item 2, sem consultar suas respostas escritas. 6 Confronte o que falou com o texto do livro.

Saiba mais! Leia no CD-ROM consideraes gerais sobre a face.

21

B3

O crnio corresponde ao esqueleto da cabea


O crnio em geral
Constitui o esqueleto da cabea e pode ser dividido em viscerocrnio* e neurocrnio*. O viscerocrnio corresponde face e nele esto situados os rgos dos sentidos e o incio dos sistemas digestrio e respiratrio. formado por 14 ossos irregulares unidos entre si por articulaes fibrosas (suturas*), com exceo da mandbula que mvel e se liga ao crnio por uma articulao sinovial (de amplos movimentos). Alm da mandbula, os demais ossos do viscerocrnio so: duas maxilas, dois zigomticos, dois palatinos, dois nasais, duas conchas nasais inferiores, dois lacrimais e um vmer. Todos esses ossos se articulam com as maxilas, que vm a constituir assim a poro mais central e importante do esqueleto facial. O neurocrnio formado por oito ossos planos e irregulares rigidamente unidos entre si por meio de suturas. So eles: dois temporais, dois parietais, um frontal, um occipital, um esfenide e um etmide. Arranjam-se de tal forma a constituir uma grande cavidade cavidade do crnio na qual se aloja o encfalo. A poro larga mais alta do neurocrnio conhecida como calvria, que pode ser obtida seccionando-se o crnio horizontalmente no nvel da glabela e da protuberncia occipital externa. Os ossos que compem a calvria consistem de duas lminas de substncia compacta lminas externa e interna que encerram uma camada* de substncia esponjosa, que no crnio conhecida por dploe. A lmina interna, por ser muito mais frgil que a externa, fratura-se extensamente nos traumatismos* e isso pode provocar rupturas de artrias que se situam entre ela e a dura-mter*. A remoo da calvria expe a cavidade do crnio e deixa ver a base interna do crnio em seu interior. Ela tambm pode ser vista por fora, unida ao viscerocrnio e parcialmente encoberta por ele. A base do crnio coincide com um plano inclinado que secciona o crnio na altura dos pontos craniomtricos nsio e bsio (localize esses pontos na pgina 71). Ela formada por ossos irregulares e caracterizada pela presena de vrios forames* e canais* por onde trajetam nervos e vasos, os quais podem ser lesados nos traumatismos cranianos, principalmente aqueles acometidos de fraturas.

Vistas do crnio
Vista anterior do crnio (norma frontal)
(Figs. 2-3, 2-4 e 2-5) Para o exame do crnio, deve-se posicion-lo conforme o plano aurculo-orbital (pgina 71), segundo o qual as margens infra-orbitais e os poros acsticos externos esto em um plano horizontal. A descrio ser feita com os termos no singular, como se estivesse sendo descrita uma das metades (simtricas) do crnio. Pela vista anterior, o tero superior do crnio caracterizado pelo osso frontal, do qual se distingue sua parte mais extensa, lisa e conve-

22

SISTEMA ESQUELTICO

Figura 2-3 Norma* facial. Vista anterior do crnio. 1 Escama frontal 2 Arco superciliar 3 Glabela 4 Margem supra-orbital 5 Incisura supra-orbital 6 Sutura frontonasal 7 Sutura frontomaxilar 8 Processo zigomtico do frontal 9 Processo frontal do zigomtico 10 Linha temporal 11 Margem infra-orbital 12 Forame infra-orbital 13 Fissura orbital superior 14 Asa maior do esfenide 15 Processo frontal da maxila 16 Espinha nasal anterior 17 Septo sseo do nariz 18 Fossa canina 19 Processo zigomtico da maxila 20 Processo maxilar do zigomtico 21 Sutura zigomtico-maxilar 22 Forame zigomtico-facial 23 Fvea incisiva 24 Eminncia canina 25 Crista zigomtico-alveolar 26 Protuberncia mentoniana 27 Tubrculo mentoniano 28 Forame mentoniano 29 Borda anterior do ramo da mandbula 30 ngulo da mandbula

xa, a escama frontal, que se estende desde o vrtice do crnio at as rbitas e os ossos nasais. Sua superfcie mostra uma convexidade mais pronunciada acima de cada rbita, o tber* frontal. Entre o tber frontal e a rbita h uma elevao linear, romba, curva, o arco* superciliar. Encontram-se ambos os arcos superciliares em uma rea mediana em relevo, a glabela. A aguda margem* supra-orbital interrompida entre seus teros intermdio* e medial* pela incisura* supra-orbital, por vezes transformada em forame*. Entre as rbitas, o osso frontal conecta-se com os ossos nasal (pela sutura frontonasal) e maxila (sutura frontomaxilar). No ngulo do dito* orbital formado pelas margens supra-orbital e lateral, o osso frontal apresenta uma projeo forte e saliente, o processo* zigomtico, que leva esse nome por unir-se ao osso zigomtico por meio da sutura frontozigomtica (o processo do zigomtico que se liga ao frontal se chama processo frontal). A margem pstero-lateral do processo

23

Figura 2-4 Vista anterior de uma maxila separada do crnio. 1 Processo frontal 2 Espinha nasal anterior 3 Processo alveolar com eminncias alveolares 4 Forame infra-orbital 5 Fossa canina 6 Processo zigomtico

Figura 2-5 Vista anterior de uma mandbula separada do crnio. 1 Cabea da mandbula (cndilo) 2 Processo coronide 3 Linha oblqua 4 Fossa mentoniana 5 Processo alveolar com eminncias alveolares 6 Protuberncia mentoniana 7 Forame mentoniano

zigomtico inicia-se como uma crista* aguda e, medida que se prolonga para cima e para trs, vai tornando-se menos saliente e se transforma na linha* temporal, que alcana o osso parietal. Alm do frontal, os ossos que completam o dito orbital so o zigomtico e a maxila. O primeiro faz o contorno ltero-inferior, e a maxila, o contorno mdio-inferior. Entre ambos, a sutura zigomtico-maxilar bem distinta na margem infra-orbital. Essa sutura, preenchida por tecido fibroso, pode ser distinguida nas pessoas como um ressalto que pode ser palpado sob a delgada ctis dessa rea. Uns 7 ou 8mm abaixo, perpendicularmente, acha-se o forame infra-orbital. A rbita, larga no dito, vai aguando-se no fundo devido disposio convergente de suas paredes. A parede superior formada, em sua maior extenso, pela parte orbital do frontal, que exibe uma depresso na poro lateral, a fossa* da glndula lacrimal. A parede lateral composta pela asa maior do esfenide e pores dos

24

SISTEMA ESQUELTICO

ossos zigomtico e frontal. A parede medial formada pela lmina orbital do etmide, lacrimal e pores da maxila e esfenide. A parede inferior formada pelo zigomtico e face orbital da maxila, a qual escavada pelo sulco* e canal infra-orbital, com incio na fissura* orbital inferior. Tanto esta quanto a fissura orbital superior so fendas alargadas que separam as paredes superior, lateral e inferior e convergem para o fundo da rbita. Nesse local, o canal* ptico bem visvel. Nele passam o nervo ptico e a artria oftlmica. Medialmente rbita h uma extenso da maxila, o processo frontal, que se une ao osso nasal pela sutura nasomaxilar. A margem livre do nasal de ambos os lados inicia o contorno superior da abertura piriforme, que completado aos lados e abaixo pelas maxilas, as quais, em sua unio, delimitam uma salincia pontiaguda mediana, a espinha* nasal anterior. A abertura piriforme permite a viso, no interior da cavidade* nasal ssea, do septo* nasal sseo e das conchas nasais inferior e mdia. Ao lado da abertura piriforme, a maxila cncava (fossa canina) e apresenta o forame infra-orbital, que continua atrs com o canal infra-orbital at o sulco infra-orbital, todos percorridos pelo nervo e vasos infra-orbitais. Mais lateralmente, a maxila termina se unindo ao zigomtico por meio de seu processo zigomtico. O zigomtico, por sua vez, est encaixado entre o viscerocrnio e o neurocrnio, ligando a maxila ao frontal e ao temporal. O zigomtico tem um corpo* e trs processos, cujas denominaes correspondem aos nomes dos ossos a que est conectado processo maxilar, processo frontal e processo temporal. Na sua face lateral, abre-se o forame zigomaticofacial, que d passagem a um nervo homnimo. As duas maxilas (maxilar*) articulam-se no plano mediano pela sutura intermaxilar, ao lado da qual se situa a fvea incisiva. Entre as fvea incisiva e a fossa canina v-se a eminncia* canina, salincia que recobre a raiz do dente canino. Na maxila, o processo alveolar, larga expanso que prov alvolos para os dentes, evidencia as eminncias alveolares, das quais a canina costuma ser a mais saliente. Mais lateralmente, como contorno final da maxila nesta vista anterior do crnio, v-se a crista zigomtico-alveolar, uma condensao ssea que se estende do processo zigomtico da maxila ao alvolo do primeiro molar. Finalmente, a mandbula articulada com a base do crnio mostra sua superfcie ntero-lateral, na qual se nota a protuberncia* mentoniana*, forte condensao ssea mediana delimitada por uma salincia na base da mandbula, o tubrculo* mentoniano. O processo alveolar, semelhante ao da maxila, no possui eminncias alveolares acentuadamente salientes. Abaixo do alvolo do segundo premolar, a meia-distncia da base da mandbula e da borda livre do processo alveolar, situa-se o forame mentoniano, para nervo e vasos mentonianos. Se for baixada uma perpendicular do forame supra-orbital, essa linha vertical passar sobre os forames infra-orbital (ou bem prximo) e mentoniano. Mais lateralmente evidente a borda* anterior do

25

ramo da mandbula, que se continua inferiormente como linha oblqua, uma espessa elevao linear romba que esmaece medida que avana sobre o corpo da mandbula. O ngulo da mandbula uma rea que se destaca lateralmente como uma projeo bem evidente.

Vista superior do crnio (norma vertical)


(Fig. 2-6) O aspecto geral de um contorno oval, com uma superfcie convexa formada por partes dos ossos frontal, occipital e parietais. So unidos por suturas serrteis e denticuladas que se denominam: coronal, entre o frontal e os parietais; sagital, entre os parietais; lambdidea, entre o occipital e os parietais. Os ossos que compem as suturas do crnio fixam-se por meio da interposio de tecido conjuntivo denso, constituindo uma articu-

Figura 2-6 Norma vertical. Vista superior do crnio. 1 Escama do frontal 2 Tber frontal 3 Sutura coronal 4 Sutura sagital 5 Bregma 6 Tber parietal

26

SISTEMA ESQUELTICO

lao fibrosa, e por meio das salincias e reentrncias de suas bordas (semelhantes aos dentes de uma serra), que se interpenetram e do rigidez articulao. Faz exceo a sutura escamosa, cujos ossos temporal e parietal se ligam em bisel, moda das escamas de peixe.
Em crnios de fetos, os ossos so separados por membranas fibrosas, em uma construo frouxa que permite calvria sofrer modificaes durante o parto, conhecidas como moldagem. Na primeira infncia, as suturas ainda mostram grande separao entre os ossos e constituem importante local de crescimento do crnio. O crnio cresce por remodelao* um processo combinado de aposio e reabsoro* com predomnio da primeira e por crescimento sutural. Com o avanar da idade, as suturas gradualmente se fecham, os ossos se fusionam e a linha de separao desaparece, fenmeno denominado sinostose*. Algumas suturas comeam a se fechar antes dos 30 anos de idade; outras desaparecem bem mais tarde. A despeito das variaes individuais e de variaes relacionadas com o sexo e o grupo racial, as sinostoses podem ser usadas como um guia para se estimar a idade de indivduos desconhecidos por ocasio de sua morte.

O ponto de encontro das suturas coronal e sagital chamado bregma. Na poca do nascimento, uma rea membranosa losngica persiste por algum tempo e chamada fontculo* anterior (Fig. 2-7).

Figura 2-7 Vista superior de um crnio de recm-nascido, em que aparece o fontculo anterior (maior), entre as suturas coronal e sagital, e o fontculo posterior (menor), entre as suturas sagital e lambdidea.

27
Esta condio, de importncia obsttrica, permite o toque para determinar a posio da cabea do feto e tambm a verificao da pulsao. Antes de seu desaparecimento no segundo ano de vida, o fontculo anterior pode ser usado para se estimar a presso intracraniana e para se coletar sangue do seio sagital superior atravs dele.

Ao lado da sutura sagital, o forame parietal deixa passar uma veia emissria, que liga as veias do couro cabeludo com o seio sagital superior. Ainda no parietal, uma convexidade mais acentuada, o tber parietal, determina, com a do lado oposto, a regio de maior largura do crnio.

GUIA DE ESTUDO 6
1 Leia uma vez, ou quantas vezes quiser, o bloco 4 e reforce a leitura observando bem as ilustraes (inclusive a figura 2-20) e um crnio, de preferncia dentado. Use sondas flexveis para explorar forames e canais. 2 Elucide, por escrito, as seguintes questes: Como formado e como se apresenta, do ponto de vista morfolgico, o arco zigomtico? No nvel do arco zigomtico, e medialmente a ele, h o encontro das fossas temporal e infratemporal; descreva-as. Descreva o ramo da mandbula com todos os seus acidentes anatmicos. O que so e para que servem o meato acstico externo, processo mastide, processo estilide e cndilo occipital? O que so forames e canais alveolares da tuberosidade da maxila e o que eles contm no cadver ou no vivente? Como formada a fossa pterigopalatina e quais so suas comunicaes? Quais detalhes anatmicos podem ser vistos na escama do occipital e na rea mastidea? Descreva detalhadamente a face medial (interna) de uma hemimandbula. Desenhe o que foi descrito (face medial) sem se esquecer de nenhum acidente anatmico. 3 Proceda, neste estudo do bloco 4, tal como foi proposto para o estudo do bloco 3, nos itens 3, 4, 5 e 6.

B4

Vista lateral do crnio (norma lateral)


(Figs. 2-8, 2-9, 2-10 e 2-11) Alguns acidentes anatmicos j observados nas vistas anterior e superior do crnio podem ser identificados, agora, por outro ngulo. A linha temporal, na vista lateral, pode ser examinada por inteiro; uma linha arqueada que se inicia no frontal, avana pelo parietal e encurva-se mais para alcanar a parte escamosa do temporal e continuar com a crista supramastidea. Ela presta insero fscia temporal e s fibras mais superiores e posteriores do msculo temporal. Circunscreve a fossa temporal, na qual se distingue a sutura escamosa, entre a escama do temporal e o parietal. A fossa temporal mais profunda ntero-inferiormente, local onde o msculo temporal que a preenche mais volumoso.
Observao clnica A rea da fossa temporal a mais delgada e mais fraca do neurocrnio; a artria menngea mdia passa em suas imediaes (por dentro) e casos de fratura associados com leso desse vaso so comuns.

28

SISTEMA ESQUELTICO

Figura 2-8 Norma lateral. Vista lateral do crnio. 1 Linha temporal 2 Escama do temporal 3 Crista supramastidea 4 Sutura escamosa 5 Asa maior do esfenide 6 Arco zigomtico 7 Processo mastide 8 Sutura lambdidea 9 Ramo da mandbula 10 Corpo da mandbula 11 Linha oblqua 12 Espinha nasal anterior 13 Crista zigomtico-alveolar 14 Osso lacrimal 15 Lmina orbital do etmide 16 Forame zigomtico-facial (triplo neste crnio) 17 Sutura frontozigomtica 18 Glabela

29

Figura 2-9 Vista lateral de uma maxila separada do crnio. 1 Processo frontal 2 Face orbital 3 Sulco infra-orbital 4 Tuberosidade da maxila 5 Processo zigomtico 6 Espinha nasal anterior

Figura 2-10 Vista lateral de uma mandbula separada do crnio. 1 Processo coronide 2 Processo condilar (com colo e cndilo) 3 Fvea pterigidea 4 Incisura da mandbula 5 Linha oblqua 6 Tuberosidade massetrica 7 ngulo da mandbula 8 Forame mentoniano

30

SISTEMA ESQUELTICO

1 2 12 10 14 11 3 9 5 4 6

13

Figura 2-11 Detalhe aumentado da vista lateral do crnio: fossa infratemporal sem a mandbula.
1 2 3 4 5 6 7 Sutura zigomtico-temporal Eminncia articular Fossa mandibular Processo retroarticular Parte timpnica do temporal Poro acstico externo Processo mastide 8 9 10 11 12 13 14 Cndilo occipital Fissura timpanoescamosa Espinha do esfenide Processo pterigide (lmina lateral) Fissura pterigomaxilar Fossa pterigopalatina Tuberosidade da maxila

Da parte escamosa projeta-se anteriormente o processo zigomtico, que se une ao processo temporal do zigomtico para constituir o arco zigomtico. Corresponde a uma ponte entre o neurocrnio e o viscerocrnio, achatada mdio-lateralmente e, portanto, com uma borda superior onde se prende a fscia temporal e uma borda inferior de onde se origina o msculo masseter. O arco zigomtico separa a fossa temporal da fossa infratemporal.
Observao clnica O arco zigomtico e o osso zigomtico freqentemente sofrem fraturas em acidentes. As disjunes (afundamento) do zigomtico, ao nvel de suas trs suturas com os ossos frontal, maxila e temporal, so uma forma comum de leso desse osso. Quando a fratura compromete o soalho da rbita, o bulbo ocular cai para um nvel mais baixo, com conseqente diplopia*.

31

O ramo da mandbula assemelha-se a um retngulo. Suas bordas posterior e inferior se encontram no ngulo da mandbula, onde se distingue a tuberosidade* massetrica. A borda superior uma curva, conhecida como incisura da mandbula, disposta entre o processo coronide, em cujas bordas e face medial se insere o msculo temporal, e o processo condilar composto de um estreitamento chamado colo* da mandbula e uma salincia robusta, a cabea (cndilo*) da mandbula. Esta se relaciona com o temporal na fossa mandibular, tendo frente a eminncia (tubrculo) articular e atrs o processo retroarticular. Mais atrs h uma ampla abertura de contorno circular, o poro* acstico externo, delimitado quase totalmente pela parte timpnica do temporal. D acesso ao meato* acstico externo, amplo canal que se insinua pela parte petrosa do temporal. Durante a vida, ele fechado na sua extremidade medial pela membrana do tmpano, que o separa da cavidade* timpnica. Entre a parte timpnica e o osso occipital, encontra-se uma salincia rugosa e robusta que se projeta em direo* inferior e anterior, o processo mastide. Dele se originam os msculos esternocleidomastideo, esplnio da cabea e longo da cabea. Seu interior oco, com clulas mastideas que se comunicam com a orelha mdia. Na base do processo mastide, prximo sutura occipitomastidea, observa-se o forame mastide, para uma veia emissria. Abaixo da parte timpnica v-se o processo estilide, uma projeo ntero-inferior em forma de estilete, que d origem aos msculos estilo-hiideo, estilofarngeo e estiloglosso e ao ligamento estilo-hiideo.
Observao clnica O processo estilide, que normalmente mede de 2 a 3cm, pode apresentar-se alongado (at 8cm) e o ligamento estilo-hiideo pode ossificar-se parcial ou totalmente. Em ambas as condies, o paciente se v acometido, em maior ou menor grau, por dores, disfagia, disfonia, movimentao limitada do pescoo, sensao de corpo estranho alojado na garganta e outros sintomas que caracterizam a sndrome estilo-hiidea (de Eagle).

Ainda no contorno da base do crnio se avista uma salincia romba o cndilo occipital que faz a articulao do crnio com o atlas, a primeira vrtebra cervical. Boa parte da escama do occipital vista por norma lateral; nela, podem-se identificar a protuberncia occipital externa (de perfil) e as linhas nucais superior e inferior, que do origem anatmica aos msculos trapzio, semi-espinal da cabea, oblquo superior, reto posterior maior e reto posterior menor da cabea. Separando-se a mandbula do crnio, pode-se ver a fossa infratemporal aberta posteriormente e com seu limite ntero-medial formado pela lmina lateral do processo pterigide e tuberosidade da maxila. Nessa rea, nota-se o perfil do hmulo* pterigideo, que uma extenso da lmina medial do processo pterigide e se relaciona com o msculo tensor do vu palatino e o ligamento pterigomandibular. A tuberosidade faz parte do corpo da maxila e limita-se no alto com a fissura orbital inferior e na frente com a crista zigomtico-alveolar.

32

SISTEMA ESQUELTICO

Ela perfurada por dois ou trs forames alveolares que se continuam como canais alveolares e contm nervos e vasos alveolares superiores posteriores.
Observao clnica Nas extraes do terceiro molar superior, a tuberosidade da maxila e, particularmente, sua extenso inferior em forma de tubrculo logo atrs desse dente ficam ameaadas de fratura. A ameaa maior quando a tuberosidade tornada oca por aumento do seio* maxilar ou quando so usados extratores exercendo presso distal. As fraturas comprometem extenses sseas variveis (Fig. 2-12) e podem provocar uma comunicao bucossinusal. A complicao maior ainda quando o hmulo pterigideo envolvido na fratura ou quando fraturado isoladamente. Nesse caso, o msculo tensor do vu palatino fica sem suporte e o palato mole perde poder de enrijecimento no lado correspondente. Essa queda do palato pode levar disfonia e disfagia (e a uma ao judicial!).

Figura 2-12 Terceiros molares superiores com fragmentos sseos ligados a eles devido a fraturas no momento da extrao.

Na profundeza da fossa infratemporal h uma fenda vertical, a fissura pterigomaxilar, que d acesso fossa pterigopalatina. Esta fissura limitada anteriormente pela tuberosidade da maxila e posteriormente pelo processo pterigide do osso esfenide juntamente com a lmina perpendicular do osso palatino. A fossa pterigopalatina, apesar de seu pequeno tamanho, de extrema importncia clnica, tanto como ponto de referncia cirrgico como na realizao de anestesias dos dentes superiores. Tal qual mencionamos, ela se comunica lateralmente com a fossa infratemporal atravs da fissura pterigomaxilar. A artria maxilar, depois de transitar pela fossa infratemporal, invade a fossa pterigopalatina atravessando essa fissura. Medialmente se comunica com a cavidade nasal atravs do forame esfenopalatino; superiormente, com a rbita, atravs da fissura orbital inferior; posteriormente, com a fossa craniana mdia, atravs do forame redondo, por onde transita o nervo maxilar, e com a base do crnio, atravs do estreito canal pterigideo, localizado na base do processo pterigide, por onde transita o nervo homnimo que se dirige ao gnglio pterigopalatino, localizado nessa fossa. Por ltimo, a fossa pterigopalatina se comunica inferiormente com a cavidade bucal, atravs do forame palatino maior.

Anda mungkin juga menyukai