Anda di halaman 1dari 4

DECM

AUTOMAO INDUSTRIAL RELATRIO N1 Arranque Estrela-Tringulo de motores trifsicos (Y-)

I. Introduo
No momento de arranque de motores trifsicos h picos de correntes muitos elevados que chegam a atingir valores na ordem de mais do dobro da corrente nominal da mquina elctrica, que podem provocar sobreaquecimento nos condutores ou mau funcionamento do motor ou desestabilizar a rede. Por isso esses motores so postos em funcionamento atravs de um sistema denominado arranque estrela-tringulo, que consiste no momento do arranque em que se pode atingir picos de corrente elevadas, a ligao feita em tringulo para evitar esse mesmos picos de corrente, depois de algum tempo (geralmente alguns segundos), essa ligao comutada para tringulo (), que geralmente no sistema trifsico atinge a tenso fase-fase de 380V.

II. Simulao A simulao do arranque Y- de motores trifsicos foi feito no laboratrio com auxlio do software CADe_Simu .

NUNO R DELGADO|ERIKSON R DELGADO | LEE 3ANO

III. Esquemas III-1Circuito de Potncia

NUNO R DELGADO|ERIKSON R DELGADO | LEE 3ANO

III-2 Circuito de Comando

IV. Principio base - O arranque efectua-se em 2 tempos; - No primeiro tempo de arranque a tenso aplicada ao motor 1/3 da tenso nominal; - A intensidade da corrente de arranque cerca de 1.3 a2.6 da intensidade da corrente nominal; - A passagem de estrela a tringulo realiza-se para valores da velocidade superiores a 75% da velocidade nominal; V. Funcionamento dos circuitos O circuito posto em funcionamento atravs do interruptor de presso S1 que quando pressionado fecha o circuito que permite passagem de corrente para a bobina
NUNO R DELGADO|ERIKSON R DELGADO | LEE 3ANO

temporizada que est associada KM; ao passar corrente por esta bobina esta fica energizada e tranca o contacto associado KM: ou seja mesmo quando se cessa de pressionar S1 o circuito fica alimentado atravs do contacto associado KM; com o circuito alimentado o bloco composto de contacto temporizado NA-NF pe, atravs dos contactores KM e KM1, o motor a ser alimentado em estrela, pelos motivos j acima mencionados; sendo a bobina associada ao contactor KM uma bobina temporizada ao expirar-se esse tempo de funcionamento (no nosso caso 5 segundos), ela comuta-se para tringulo atravs do bloco composto de contactos NA-NF temporizado, ou seja actua os contactores KM e KM1. Encravamento elctrico O encravamento elctrico assegurado pelos contactos associados KM1 e KM2 intercalados entre o bloco composto NA-NF, garantindo que os contactores nunca estaro actuando ao mesmo tempo ou seja que tenhamos estrela e tringulo ao mesmo tempo o que provocaria um curto-circuito. Proteco A proteco do circuito de potncia feita atravs do fusvel F (contra curto-circuitos), que quando na situao de curto-circuito interrompe a passagem de corrente para o motor, e do rel trmico F1 (contra sobrecarga) que numa situao de sobrecarga actua o contacto trmico associado F1 abrindo todo o circuito e cessando a passagem de corrente para o motor. Sinalizao A visualizao de todas as manobras efectuadas no circuito feita com recurso utilizao de lmpadas de sinalizao (no nosso circuito H2 H1 e H). Enquanto se est na conexo Y a lmpada H2 acende e apaga-se quando se passa para a conexo acendendo no entanto a lmpada H1. A lmpada H serve para sinalizar uma situao de curto-circuito. VI. Concluso Pode-se concluir que o sistema de arranque Y- de motores trifsicos de uma importncia extrema nos sistemas actuais proporcionando melhor controle de tenso e de correntes altas no momento de arranque desses motores. Esse mtodo geralmente implementado com recurso aos contactores, elementos importantssimos nos mtodos de automao industrial, devido ao seu grande poder de corte e possibilidade de comandar grandes circuitos de potncia atravs de correntes nfimas.

NUNO R DELGADO|ERIKSON R DELGADO | LEE 3ANO

Anda mungkin juga menyukai