Anda di halaman 1dari 3

Tambm denominado cncer gstrico, os tumores do estmago se apresentam, predominantemente, na forma de trs tipos histolgicos: adenocarcinoma (responsvel por

95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que do origem aos msculos e aos ossos. O pico de incidncia se d em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com cncer de estmago tm mais de 50 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidncia entre homens e em quinto, entre as mulheres. No resto do mundo, dados estatsticos revelam declnio da incidncia, especificamente nos Estados Unidos, Inglaterra e outros pases mais desenvolvidos. A alta mortalidade registrada atualmente na Amrica Latina, principalmente na Costa Rica, Chile e Colmbia. Porm, o maior nmero de casos ocorre no Japo, onde so encontrados 780 doentes por 100.000 habitantes. Estimativa de novos casos: 20.090, sendo 12.670 homens e 7.420 mulheres (2012) Nmero de mortes: 22.035 , sendo 8.633 homens e 13.402 mulheres (2010)

Preveno
Para prevenir o cncer de estmago fundamental seguir dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas ctricas e alimentos ricos em fibras, desde a infncia. cido ascrbico (vitamina C) e betacaroteno (precursor da vitamina A), encontrados em frutas e verduras frescas, agem como protetores contra o cncer de estmago, porque evitam que os nitritos (conservantes encontrados em alimentos industrializados) se transformem em nitrosaminas. Alm disso, importante o combate ao tabagismo e a diminuio da ingesto de bebidas alcolicas. Alimentao pobre em carnes e peixes e nas vitaminas A e C, ou ainda alto consumo de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal so fatores de risco para esse tipo de cncer. Em algumas regies brasileiras, onde os alimentos no so mantidos em geladeira e a sua conservao ruim, o nmero de casos de cncer de estmago aumenta significativamente. Ingesto de gua proveniente de poos com alta concentrao de nitrato est relacionada maior incidncia de tumores gstricos. Algumas doenas pr-existentes podem ter forte associao com esse tipo de tumor, como anemia perniciosa, leses precancerosas (como gastrite atrfica e metaplasia intestinal), e infeces pela bactria Helicobacter pylori (H. pylori). Presente nos alimentos e na gua potvel, a H. pylori considerada a segunda mais freqente, s superada pelas bactrias da crie. Estima-se que ela habite o estmago de cerca de 70% da populao no Brasil, porm somente indivduos predispostos geneticamente, ou seja, que tenham nascido com um receptor no estmago capaz de hospedar a bactria, so afetados. O tratamento por meio de antimicrobianos contra a bactria efetivo em 95% dos casos. A H. pylori tambm predomina nas regies onde o nvel socioeconmico mais baixo. Ela causa gastrite crnica, que, sem tratamento evolui para gastrite atrfica e atrofia gstrica. Uma leso precancerosa, no entanto, leva aproximadamente 20 anos para evoluir e se tornar um cncer.

Fumantes que ingerem bebidas alcolicas ou que j tenham sido submetidas a operaes no estmago tm maior probabilidade de desenvolver esse tipo de cncer, assim como pessoas com parentes que foram diagnosticados com cncer de estmago.

Sintomas
No h sintomas especficos do cncer de estmago. Porm, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensao de estmago cheio, vmitos, nuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doena benigna (lcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estmago. Massa palpvel na parte superior do abdmen, aumento do tamanho do fgado e presena de ngua na rea inferior esquerda do pescoo e ndulos ao redor do umbigo indicam estgio avanado da doena. Sangramentos gstricos so incomuns em leses malignas, entretanto, o vmito com sangue ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de cncer de estmago. Tambm podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido). Quando o exame fsico est sendo realizado, o paciente com cncer pode sentir dor no momento em que o estmago palpado.

Diagnstico
So utilizados dois exames: a endoscopia digestiva alta, o mtodo mais eficiente, e o exame radiolgico contrastado do estmago. A endoscopia permite a avaliao visual da leso, a realizao de bipsias e a avaliao citolgica. Nesse exame, um tubo flexvel de fibra tica ou uma microcmera introduzida pela boca e conduzida at o estmago. O exame realizado sob sedao e com anestesia da garganta, para diminuir o desconforto. Na radiografia contrastada do estmago, os raios-x delineiam o interior do esfago e estmago e o mdico procura por reas anormais ou tumores. Grande parte dos casos de cncer de estmago diagnosticada em estgio avanado porque no h sintomas especficos, principalmente nas fases iniciais. Atravs da ultrassonografia endoscpica, possvel avaliar o comprometimento da parede gstrica e a propagao das clulas cancerosas para rgos prximos e ndulos linfticos.

Tratamento
O tratamento cirrgico, retirando parte ou todo o estmago, alm dos ndulos linfticos prximos, a principal alternativa teraputica e nica chance de cura. Para determinar a melhor abordagem cirrgica, deve-se considerar a localizao, tamanho, padro e extenso da disseminao e tipo histolgico do tumor. A radioterapia e a quimioterapia

so considerados tratamentos secundrios, que podem determinar melhor resposta da cirurgia.

Diagnstico COMPLEMENTAR5
O cncer uma patologia com localizaes e aspectos clnico-patolgicos mltiplos e no possui sintomas ou sinais patognomnicos, podendo ser detectado em vrios estgios de evoluo histopatolgica e clnica. Destes fatos resulta, em grande parte, a dificuldade do seu diagnstico e a afirmativa de que a suspeita de cncer pode surgir diante dos sintomas os mais variados possveis. O paciente, ao procurar um mdico, no sabe ainda a natureza da sua doena e, assim, no procura diretamente um especialista. Setenta por cento dos diagnsticos de cncer so feitos por mdicos no-cancerologistas, o que evidencia a importncia destes profissionais no controle da doena. O mdico chega a uma suposio diagnstica atravs de vrias etapas, durante as quais deve proceder a uma anlise cuidadosa, com base principalmente em seu conhecimento do caso e da patologia, olhando sempre o paciente como um todo, no se restringindo ao sistema-alvo da sua especialidade. Neste processo, toma diversas decises, cujo acerto ou erro repercute sobre a sobrevida do paciente e/ou sua qualidade de vida. No Brasil, muito ainda tem de ser feito para que os mdicos assumam a responsabilidade que lhes cabe quanto preveno e ao controle do cncer. A adequao das condutas diagnsticas e teraputicas, e a agilidade no encaminhamento do caso constituem o mago do exerccio efetivo de tal responsabilidade.

Anda mungkin juga menyukai