Anda di halaman 1dari 43

ACSTICA

Trata dos fenmenos relativos s ondas sonoras.

Som
uma onda mecnica que, ao incidir em nosso aparelho auditivo, causa a sensao da audio.

O som e sua propagao


O som uma propagao de vibraes longitudinais atravs de meios materiais, compreendendo compresses e rarefaes que se propagam. Nas compresses, a presso mais elevada do que seria caso no houvesse ondas (meio em equilbrio). Nas rarefaes a presso mais baixa que no equilbrio. Essas compresses e rarefaes propagam-se de maneira anloga s ondas longitudinais em molas. importante destacar, porm, que em geral as ondas sonoras propagam-se em trs dimenses pelo espao. So, portanto, ondas tridimensionais.

Quando a onda passa, ela no arrasta a partcula de ar. O que ocorre que a partcula de ar vibra em tomo de sua posio de equilbrio. Um alto-falante um exemplo interessante de fonte sonora. Nesse dispositivo, um diafragma (cone) posto a vibrar e produz compresses e rarefaes que se propagam, constituindo as ondas sonoras que ouvimos.

Limiar Auditivo
Para que uma onda sonora seja audvel ao ser humano, necessrio que a freqncia esteja compreendida entre 20 Hz e 20.000 Hz, aproximadamente. Apesar disso, chamam-se vibraes acsticas tambm as vibraes mecnicas cujas freqncias esto acima (ultra-sons) ou abaixo (infra-sons) desses limites.

Qualidades Fisiolgicas do Som


1) ALTURA a qualidade que nos permite diferenciar um som grave (de baixa freqncia) de um som agudo (alta freqncia) OBS.: A altura de um som s depende da freqncia.

Intervalo acstico entre dois sons


O intervalo acstico entre dois sons de freqncias f1 e f2 o quociente dessas freqncia

Como f2 e f1 so medidas na mesma unidade (o hertz, (no SI), o intervalo acstico i uma grandeza adimensional, isto . um simples nmero. Convm destacar que, se f2 for o dobro de f1 teremos i = 2; dizemos ento que o intervalo entre os dois sons de uma oitava.

2) Intensidade sonora
A intensidade sonora a quantidade de energia sonora que atravessa a unidade de rea de uma superfcie disposta perpendicularmente direo de propagao, na unidade de tempo. Em outras palavras, a potncia sonora recebida por unidade de rea da superfcie. No SI, a unidade de medida da intensidade

J w ou 2 2 m .s m

Observe o esquema a seguir, em que 1 e 2 so duas posies que uma pessoa pode escolher para ouvir o som emitido por um alto-falante.

Suponha que a onda sonora se propague sem dissipao de energia. Assim, medida que essa propagao ocorre, a mesma potncia emitida pelo alto-falante se dilui cada vez mais, pois fica espalhada numa superfcie cada vez maior. Ento, o canal auditivo de uma pessoa (que podemos considerar tendo uma unidade de rea) recebe mais energia por unidade de tempo na posio 1 do que na posio 2. Isso significa que a intensidade sonora maior em 1 do que em 2.

INTENSIDADE -. a qualidade que nos permite diferenciar um som fraco de um som forte, de mesma freqncia. OBS.: A intensidade diretamente proporcional ao quadrado da amplitude.

NveI Relativo de Intensidade ()

3) TIMBRE
a qualidade que nos permite diferenciar dois sons, emitidos por fontes diferentes, com a mesma altura e intensidade.

CONCLUSO
A Altura sensao que nos causa em virtude de sua freqncia, a Intensidade (sonoridade) sensao de forte e fraco em virtude da amplitude e o Timbre sensao que nos causa em virtude da forma da onda (harmnicos), so denominados de qualidades fisiolgica do som.

Velocidade das Ondas Sonoras


A velocidade das ondas sonoras depende das caractersticas do meio onde se propagam; verifica-se que quanto mais rgido for o meio, maior ser a velocidade, da conclu-se que a velocidade do som maior nos slidos do que nos lquidos e gases. Vslido > Vlquido > Vgases

Em relao aos meios slidos (chumbo, alumnio, ao e berlio), a tabela refere-se s ondas sonoras longitudinais. citao da temperatura importante porque a maior ou menor agitao trmica das molculas altera a velocidade do som.

Velocidade do som num gs perfeito


Em virtude da rapidez com que ocorrem, as compresses e as expanses provocadas num gs pela propagao de vibraes acsticas podem ser consideradas transformaes adiabticas. Com base nisso, pode-se demonstrar que a velocidade de propagao do som num gs perfeito dada pela seguinte expresso:
onde: v o mdulo da velocidade de propagao do som no gs: R a constante de Clapeyron; T a temperatura absoluta do gs; M a massa molar do gs; a razo entre o calor especfico do gs, medido a presso constante (cp), e o calor especfico, medido a volume constante (cv). Assim, =cp/cv

Obs. Como o som uma onda, a equao v=.f, onde do comprimento de onda e o f a freqncia da onda sonora, tambm valida para a velocidade de propagao de uma onda sonora.

Fenmenos Acsticos
a) REFLEXO - a reflexo de ondas sonoras em
obstculos pode provocar os fenmenos do eco e da reverberao.

Quando recebemos um som, a sensao sonora causada por ele persiste em nossos tmpanos por, aproximadamente, 0,1seg. A esse intervalo de tempo d-se o nome de Persistncia Acstica.

Eco a repetio de um som quando o tempo que este leva para se deslocar da fonte e retornar ao ouvinte for maior que 0,1seg.

2.d mn 2.d mn S 2.d v v v 340 t t t mn 0,1 d mn 17m

CONCLUSO: a menor distncia entre um ouvinte e um obstculo para que ele perceba o eco de 17m.

Reverberao - o prolongamento da sensao- auditiva quando os obstculos que refletem o som se encontram a distncias inferiores a 17 m do ouvinte.

b) REFRAO - consiste na passagem de


uma onda sonora de um meio para outro mantendo constante apenas a freqncia.

Obs.: muito importante lembrar que, como acontece com qualquer onda, a freqncia do som tambm no se altera na refrao.

c) INTERFERNCIA a superposio de duas ondas sonoras de freqncias iguais ou prximas.


INTERFERNCIA CONSTRUTIVA em pontos onde ocorrem esta interferncia o som fica mais forte

x N .

N = 2,4,6,8,...( fontes em fase) N = 1,3,5,7,...( fontes em oposio de fase)

INTERFERNCIA DESTRUTIVA em pontos onde ocorre esta interferncia o som fica mais fraco

x N .

N = 2,4,6,8,...(fontes em oposio de fase) N = 1,3,5,7,...(fontes em fase)

A Interferncia de ondas sonoras vem sendo usada cada vez mais para reduzir o nvel de rudo de ambientes. Basicamente, o processo o seguinte: um microfone capta os sons teis e os rudos produzidos num deter minado ambiente e gera sinais eltricos correspondentes aos sons e aos rudos. Esses sinais so levados a um computador, que os analisa, separando aqueles que correspondem aos rudos e enviando-os a um amplificador. O amplificador, por sua vez inverte a fase dos sinais recebidos e os amplifica, Os sinais invertidos e amplificados so levados a um alto-falante, que ento emite os anti-rudos no ambiente. A interferncia dos rudos com os anti-rudos acarreta um significativo cancelamento dos rudos. Esse recurso bastante til em cabines de avies, em automveis e em ventiladores, por exemplo.

d) BATIMENTO - o fenmeno que consiste na superposio de duas ondas sonoras com freqncia ligeiramente diferentes.

Os batimentos sonoros entre dois sons de freqncias f1 e f2 prximas, podem ser percebidos apenas se a freqncia desses batimentos no ultrapassar 7Hz, alem disso, eles podem ser produzidos, por exemplo, acionando-se simultaneamente duas teclas adjacentes de um piano, correspondentes a notas baixas.

e) A ressonncia sonora, por sua vez,


comumente obtida com o uso de um diapaso, que uma pea metlica em forma de U, acoplada a uma caixa oca de madeira, com uma face lateral aberta (caixa de ressonncia). Batendo-se na pea metlica, o diapaso vibra, emitindo uma onda sonora pura (nica freqncia) que costuma ser utilizada como padro de freqncia para a afinao de instrumentos.

Na figura, A e B so diapases idnticos. Batendose apenas no diapaso A, observa mos que o diapaso B tambm vibra. Isso ocorre porque B excitado pelas ondas sonoras provenientes de A, cuja freqncia igual sua freqncia de vibrao natural. Esse fenmeno a ressonncia.
O copo foi excitado continuamente por um som bastante intenso e de freqncia adequada. Desse modo, ele entrou em ressonncia com o som, passando a vibrar cada vez mais intensamente at se estilhaar.

f) A difrao um fenmeno que ocorre com as


ondas sonoras de modo freqente e acentuado. Essa acentuao se d quando os obstculos atingidos apresentam dimenses inferiores s do comprimento de onda ou, pelo menos, da mesma ordem de grandeza. E pelo fato de o som ter comprimentos de onda que variam de aproximada mente 17mm at 17m, ele encontra grande facilidade para se difratar.
Um observador em O, embora no veja o automvel A, consegue ouvir muito bem o rudo produzido por ele. Note, na figura, em trao interrompido, as ondas elementares de Huygens justificando a difrao.

Obs.: Os sons graves, por terem maior comprimento de onda, difratam-se mais do que os agudos. Isso facilmente notado numa caixa acstica, j que os sons agudos so muito mais direcionais que os graves. Por isso, uma pessoa bem afastada lateralmente em relao caixa ouve muito melhor os graves do que os agudos.

g) EFEITO DOPPLER-FIZEAU - o fenmeno que consiste na alterao da freqncia notada, pelo ouvinte em virtude do movimento relativo entre ele e a fonte.

Cordas Vibrantes e Tubos Sonoros


a) CORDAS VIBRANTES - quando uma corda, fixa nas extremidades posta a vibrar, a superposio da onda incidente com a onda refletida nas extremidades (reflexo com inverso de fase) resulta numa onda estacionria.

V - Pontos ventrais - so os que apresentam mxima vibrao.


N - Pontos nodais so os que apresentam vibrao nula.

OBS.: A distncia entre dois pontos ventrais ou entre dois pontos nodais, equivale a meio comprimento de onda.

A distncia entre um ponto ventral e um ponto nodal consecutivo, equivale a um quarto de comprimento de onda.

Modos de Vibrao de uma Corda

N T f 2.L

b) TUBOS SONOROS a) Abertos - apresentam as duas extremidades abertas.

OBS.: Fazendo-se um diapaso vibrar prximo a uma das extremidades do tubo, a coluna de ar pode ressoar, estabelecendo no interior do tubo, uma onda estacionria, sendo que, na extremidade aberta sempre haver formao de um ponto ventral.

b) Fechados - so aqueles que apresentam uma extremidade aberta e outra fechada.

OBS.: Na extremidade fechada sempre haver formao de um ponto nodal.

Anda mungkin juga menyukai