Anda di halaman 1dari 6

uma parte de ondulatria responsvel pelo estudo do som, dessa forma vamos conceituar as ondas sonoras.

As ondas sonoras so ondas mecnicas, pois so produzidas em um meio elstico, longitudinais e tridimensionais, que so percebidas pelo ouvido humano em uma determinada faixa de frequncia. As ondas sonoras no se propagam no vcuo. O esquema abaixo mostra as faixas de frequncias audveis pelo ser humano e por alguns animais.

importante lembrar que o limite da audio humana varia de pessoa para pessoa e os valores extremos referem-se a uma mdia obtida entre pessoas jovens. De uma maneira geral, as pessoas de idade tm uma capacidade menor de perceber os sons de frequncias mais elevadas, de tal modo que o limite superior pode ser 10000 Hz ou at menos. Abaixo de 20 Hz, as vibraes so chamadas de infrassons, acima de 20000 Hz, chama-se ultrassons. 2.1. Velocidade do Som O som por ser uma onda mecnica, ou seja, necessita de um meio material para sua propagao, normalmente se propaga mais rapidamente nos slidos do que nos lquidos, e, nos lquidos, mais rapidamente do que nos gases.

A tabela abaixo mostra uma comparao entre a velocidade do som e a velocidade da luz. Som Luz V slido V lquido V gs V slido V lquido V gs No se propaga no vcuo Se propaga no vcuo com c

Como o som uma onda, sua velocidade, a sua frequncia e o seu comprimento de onda se relacionam por:

v .f
Para um gs a velocidade do som depende da temperatura absoluta do meio atravs da equao: v K.T , onde K uma constante do meio. A tabela a seguir mostra a velocidade do som em algumas substncias:
Substncia Ar Ar Ar Dixido de Carbono Oxignio Hlio Clorofrmio Etanol Mercrio gua Fresca Temperatura(C) GASES 0 20 100 0 0 0 LQUIDOS 20 20 20 20 Velocidades do som (m/s) 331 343 387 259 316 965 1.004 1.162 1.450 1.482

Cobre Vidro Pirex Ao Berlio

SLIDOS

5.010 5.640 5.960 12.870

2.2. Qualidades Fisiolgicas do Som: Os sons que nossos ouvidos percebem so os mais diversos, sendo natural querermos saber a que correspondem do ponto de vista fsico, estas nossas diversas sensaes. Com efeito, um som pode ter uma diferente altura, isto , pode ser um som baixo ou um som alto: por exemplo, nos parece diferente o som emitido por duas teclas do piano. Alm disso, um som de determinada altura, pode ter uma maior ou menor intensidade, ou seja, pode provocar em nosso ouvido, uma sensao mais ou menos forte. Assim, o som emitido pela mesma tecla de um piano, mais ou menos intenso, dependendo se a percusso foi mais ou menos forte. Uma nota pode ter um timbre diferente, pois quando a mesma emitida por um piano ou por um violino provoca em nossos ouvidos sensaes bem diferente. A altura, intensidade e o timbre so os caracteres distintivos dos sons, mais conhecidos com qualidades fisiolgicas do som. a) Altura: a qualidade fisiolgica que permite a nossos ouvidos distinguirem sons graves (baixa frequncia) de sons agudos (alta frequncia). O homem costuma emitir sons entre 100 e 200 Hz, e a mulher, sons entre 200 e 400 Hz. Dessa forma podemos dizer que a voz do homem mais grave e da mulher mais aguda.

Sons Graves e Sons Agudos

Frequncia

b) Intensidade: a qualidade fisiolgica que permite diferenciarmos um som forte (maior amplitude) de um som fraco (menor amplitude). O que diferencia um som forte de um som fraco a quantidade de energia que a onda sonora transporta. Mas, como a energia transportada pela onda est relacionada amplitude de oscilao, podemos dizer que um som mais forte quanto maior for sua amplitude e, mais fraco quanto menor for sua amplitude.

Sons Fracos e Sons Fortes

Amplitude

c) Timbre: a qualidade fisiolgica que permite ao ouvido diferenciar sons de mesma altura e intensidade, emitidos por fontes diferentes. O esquema abaixo mostra situaes onde podemos identificar diferentes formas de ondas produzidas por diferentes fontes sonoras.

2.4 - FEN,ENOS ASSOCIADOS A REFLEXO DO SOM A reflexo, devido persistncia acstica, pode ser percebida em trs nveis: eco, reverberao e reforo. a) Eco: Ocorre quando t 0,1 s. O observador ouve separadamente o som direto e o som refletido.

S Vsom .t
2 x Vsom .t
b) Reverberao: ocorre quando t 0,1 s. O observador ouve o som refletido, quando o direto est-se extinguindo. H um prolongamento da sensao auditiva.

Nos auditrios, a reverberao, desde que no exagerada, auxilia o entendimento do que est sendo falado.

c) Reforo: Ocorre quando t 0 s. O observador ouve o som direto juntamente com o som refletido. H somente um aumento da intensidade sonora. O aumento da intensidade sonora quando cantamos em um banheiro um exemplo de reforo.

EXERCICICIOS 01. Um estudante, fazendo um experimento no laboratrio de sua escola, acoplou um gerador de audiofrequncia a um alto-falante. Aumentando, ento, a frequncia do aparelho de 200Hz para 2800Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou: a) menos intenso ou mais fraco; b) mais alto ou agudo; c) mais baixo ou grave; d) mais rico em harmnicos; e) mais dissonantes. 02. Dois diapases A e B emitem sons puros de frequncias 400Hz e 800Hz, respectivamente. Aponte a alternativa correta: a) O som de A mais agudo que o de B. b) O som de A mais alto que o de B. c) O som de A mais forte que o de B. d) O som de A est uma oitava acima do de B. e) O som de A est uma oitava abaixo do de B. 3 - (U. F. Pelotas-RS) A tabela abaixo apresenta as frequncias, em hertz, dos sons fundamentais de notas musicais produzidas por diapases que vibram no ar, num mesmo ambiente. d r mi f sol l si 264 297 330 352 396 440 495 A partir das informaes fornecidas, podemos afirmar que a) o comprimento de onda do som l menor do que o do som r, mas ambos propagam-se com a mesma velocidade. b) o som si mais grave do que o som mi, mas ambos tm o mesmo comprimento de onda. c) o som sol mais alto do que o som d e se propagam com maior velocidade. d) o som f mais agudo do que o som r, mas sua velocidade de propagao menor. e) o som l tem maior velocidade de propagao do que o som d, embora seus comprimentos de onda sejam iguais. 4 - (Unifor-CE) Para se perceber dois sons distintamente, necessrio que eles sejam separados por um intervalo de tempo de, no mnimo, 0,10 s. A velocidade do som no ar de 3,4 10 2 m/s. Uma pessoa produz um som a certa distncia de uma parede. Para que a pessoa oua nitidamente o eco, necessrio que a parede esteja distncia mnima de: a) 10 m b) 17 m c) 30 m d) 42 m e) 70 m

5 - (UEPA) Durante uma entrevista na indefectvel rede internacional de notcias CMM o reprter entrevista um famoso astrnomo sobre a espetacular exploso de uma estrela supernova. Surpreendido pela descrio da magnitude da exploso, o reprter comenta: O estrondo deve ter sido enorme!. Conhecendo-se o mecanismo de propagao de ondas sonoras, pode-se argumentar que o som: a) detectado na Terra por ser uma onda elstica b) no detectado na Terra por ser uma onda mecnica c) detectado na Terra por radiotelescpios, por ser uma onda eletromagntica de baixa frequncia d) detectado porque a onda eletromagntica transforma-se em mecnica ao atingir a Terra e) no detectado na Terra por ser uma onda eletromagntica 6 - (UFOP-MG) A caracterstica da onda sonora que nos permite distinguir o som proveniente de uma corda de viola do de uma corda de piano : a) o timbre b) a frequncia c) a amplitude d) a intensidade e) o comprimento de onda

7 - (UFRGS) Dois sons no ar, com a mesma altura, diferem em intensidade. O mais intenso tem, em relao ao outro: a) apenas maior frequncia b) apenas maior amplitude c) apenas maior velocidade de propagao d) maior amplitude e maior velocidade de propagao e) maior amplitude, maior frequncia e maior velocidade de propagao 8 - (Unisinos-RS) Walkman pode causar surdez. Por mais resistente que seja o ouvido, o volume exagerado do aparelho um convite explcito a futuras complicaes auditivas (Caderno Vida Zero Hora, 9/4/94). Em relao intensidade sonora, afirma-se que: I Aumenta de acordo com a frequncia do som. II Est relacionada com a energia transportada pela onda sonora. III Diminui com o timbre do som. Das afirmativas: a) somente I correta b) somente II correta c) apenas I e II so corretas d) apenas I e III so corretas e) I, II e III so corretas

Anda mungkin juga menyukai