Anda di halaman 1dari 4

METODOLOGIA CIENTFICA - AV1

1a Questo (Ref.: 201302013895) Pontos: 0,5 / 0,5

Anlise temtica de grande relevncia para estudos e trabalhos, ela consiste em: Identificar o assunto, a tese do autor, sua abordagem e posicionamento. Situar o autor no contexto mais amplo, destacando os pontos originais de sua obra. Elaborar um fichamento para melhor entendimento das ideias do autor. Formular um juzo crtico sobre a obra do autor. Elaborar um esquema mostrando a estrutura do texto.

2a Questo (Ref.: 201302063036)

Pontos: 1,0 / 1,0

Leia a citao e, em seguida, responda ao que se pede. "O sol menor do que a Terra. Quem duvidar disso se diariamente, vemos um pequeno crculo avermelhado percorrer o cu, indo de leste a oeste". (CHAU, 2008). Neste exemplo entre senso comum e cincia podemos estabelecer a seguinte relao: as verdades construdas pelo homem comum so confirmadas pela observao cientfica. a cincia e o senso comum partem da observao do mundo real, mas transcendem os fatos atravs da teoria. trata-se de um conhecimento emprico baseado naquilo que os olhos veem utilizado da mesma forma pela cincia e pelo senso comum. A cincia est intimamente ligada ao senso comum como uma forma de fundamentao. o senso comum, ao contrrio da cincia, se detm sobre a realidade sensvel, mas no ultrapassa as concluses elaboradas pela observao.

3a Questo (Ref.: 201302100946)

Pontos: 1,0 / 1,0

Em relao ao conhecimento cientfico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequncia correta.

( ( ( (

) ) ) )

O conhecimento uma forma de compreender a realidade. O conhecimento cientfico tem como base o conhecimento teolgico. O conhecimento emprico surge das experincias em laboratrio. A cincia pode ser definida como uma forma de investigao metdica e organizada. F, F, V, F. V, F, F, V. V, V, F, F. V, F, V, V. F, V, V, F.

4a Questo (Ref.: 201302018077)

Pontos: 0,0 / 0,5

Na elaborao de uma pesquisa, buscamos fazer algumas anlises que orientam o trabalho a ser desenvolvido, algumas perguntas auxiliam no direcionamento do trabalho, facilitando os caminhos a serem percorridos. Assim, analise as propostas abaixo e assinale aquela que no

condiz corretamente com questionamentos a serem efetuados ao trabalho que estiver sendo desenvolvido.
Cronograma - Quando fazer ? Hipteses - Com quais fundamentos ? Delimitao temtica e formulao do problema - O que fazer ? Reviso Bibliogrfica - Dialogando com quem ? Justificativa - Com quais fontes ?

5a Questo (Ref.: 201302100904)

Pontos: 1,0 / 1,0

O questionrio um dos instrumentos que pode ser utilizado na coleta de dados de uma pesquisa. Marque a alternativa que traz uma informao INCORRETA sobre esse instrumento. Cada pergunta deve enfocar apenas uma questo para ser assinalada pelo participante da pesquisa. Deve conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A formulao das perguntas deve evitar a possibilidade de interpretao dbia, de sugerir ou de induzir a resposta. A linguagem deve ser formal, utilizando termos rebuscados e tcnicos, porque se trata de uma pesquisa de carter cientfico. Deve ser construdo, obedecendo a uma ordem lgica na elaborao das perguntas.

6a Questo (Ref.: 201302027938)

Pontos: 0,5 / 0,5

Assinale a opo que corresponde s caractersticas do conhecimento filosfico: I - Trabalha com dados puramente exteriores; II - sistemtico, metdico e faz uso de procedimentos racionais; III - Opera com conceitos ou idias obtidos por procedimentos empricos; IV - racional como a cincia e busca a origem e a causa dos fenmenos.
Os itens I e II esto corretos Os itens I e IV esto corretos Os itens II e III esto corretos Os itens II e IV esto corretos Os itens III e IV esto corretos

7a Questo (Ref.: 201302013859)

Pontos: 0,5 / 0,5

O senso comum uma produo de conhecimento significativa e de grande abrangncia societria. Podemos indicar como pressupostos bsicos do senso comum: I. Crenas sobre os fenmenos naturais e sociais. II. Produo de valores transmitida pelas relaes sociais. III. Conhecimento produzido atravs de rigorosa coleta de dados. Somente a opo III est correta.

Somente a opo II est correta. Somente as opes I e II esto corretas. Somente a opo I est correta. Somente as opes II e III esto corretas.

8a Questo (Ref.: 201302027957)

Pontos: 1,0 / 1,0

"O que senso comum? Prefiro no definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum aquilo que no cincia e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanas que constituem a capa do livro de receitas. E a cincia? No uma forma de conhecimento diferente do senso comum. No um novo rgo. Apenas uma especializao de certos rgos e um controle disciplinado do seu uso. Voc capaz de visualizar imagens? Ento pense no senso comum como as pessoas comuns. E a cincia? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus rgos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A cincia uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela no pode existir. E essa a razo por que no existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opo que corretamente define a viso do autor sobre a relao entre senso comum e cincia:
O senso comum e a cincia so conhecimentos distintos, independentes e extraordinrios Ao contrrio da cincia, o senso comum misterioso e extraordinrio O senso comum antecede a cincia e permite a sua existncia A cincia surge da necessidade do dia-a-dia das pessoas e comprovada pelo senso comum A cincia surge de demandas sociais, mas no interfere no dia-a-dia das pessoas

9a Questo (Ref.: 201302016699)

Pontos: 1,0 / 1,0

Selecionar e delimitar o problema de pesquisa importante para: Diminuir a extenso do assunto a ser abordado, evitando percorrer caminhos desnecessrios, possibilitando o aprofundamento dentro dos aspectos que realmente so fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa. Considerar a possibilidade de desenvolver a pesquisa acadmica de forma a utilizar todas as fontes possveis, ainda que isso amplie consideravelmente o prazo inicialmente destinado ao desenvolvimento da mesma. Escolhermos um recorte fsico que possibilite uma acelerao da pesquisa, estudando todas as partes que compem o trabalho de uma s vez. O progresso cientfico quase sempre surge de uma anlise simplificada de aspectos de uma necessidade imediata, no considerando estudar "pedaos" por vez. Auxiliar na escolha da bibliografia a ser estudada, que deve ser a mais resumida possvel, de forma a no estender a pesquisa por um longo tempo, mesmo que isso acarrete um aprofundamento superficial.

10a Questo (Ref.: 201302014593)

Pontos: 1,0 / 1,0

Que Mtodo Cientfico est contido na seguinte premissa: "Todo molusco rasteja. A lesma um molusco. Logo, a lesma rasteja":

Mtodo indutivo Mtodo teolgico Mtodo dedutivo Mtodo racional Mtodo filosfico

Perodo de no visualizao da prova: desde 27/09/2013 at 16/10/2013.

Anda mungkin juga menyukai