Anda di halaman 1dari 4

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO

137 TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO ACRDO/DECISO MONOCRTICA REGISTRADO(A) SOB N

ACRDO

i mm mu mu mu um um um um n mi
*02862485*

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 994.03.071171-8, da Comarca de guas de Lindia, em que so apelantes RONEI DE MARCHI e ALESSANDRA GECIANE DE MARCHI sendo apelados BENEDITO DE SOUZA, SAMUEL WAJSBROT, RIMON NAMUR, EMPREITEIRA LUNI LTDA, MUNICIPALIDADE DE GUAS DE LINDOIA e JOO BATISTA DE MATOS. ACORDAM, em 3a Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte
deciso: "DERAM PROVIMENTO AO RECURSO PARA AFASTAR A SENTENA, V.U.", de conformidade com o voto do

Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos

Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA DONEG MORANDINI.

(Presidente) e

So Paulo, 09 de maro de 2010.

JESUS LOFRANO RELATOR

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO Apelao com Reviso n 994.03.071171-8 Apelantes: Ronei de Marchi e outra Comarca de guas de Lindia Voto n 13925

Usucapio - Reconhecimento de domnio sobre frao ideal de imvel em condomnio - Admissibilidade - Recurso provido para afastar a sentena. "Mostra-se plenamente possvel que o titular de frao certa, localizada e demarcada no condomnio se valha do processo de usucapio para o reconhecimento do domnio de sua quota-parte."

1. Trata-se de apelao interposta por Ronei de Marchi e outra contra sentena que julgou extinta sem apreciao do mrito ao de usucapio, por impossibilidade jurdica do pedido, nos termos do artigo 267, inciso VI, do Cdigo de Processo Civil.

Alegam os apelantes, em sntese, que a ao de usucapio a via adequada para reconhecer o domnio sobre frao ideal de imvel em condomnio; a ao visa a correo das imperfeies constantes do ttulo originrio.

O Ministrio Pblico manifestou-se pelo provimento do recurso.

1
Apelao com Reviso n 994.03.071171-8

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO 2. Ronei de Marchi e outra pleiteiam em ao de usucapio o reconhecimento da sua propriedade em relao a imvel localizado em guas de Lindia. Por entender que os autores j tm o domnio do imvel usucapiendo, a juza julgou extinto o processo sem apreciao do mrito, considerando ser hiptese de impossibilidade jurdica do pedido. A extino do processo por impossibilidade jurdica do pedido deve ficar restrita s hipteses em que houver vedao expressa do ordenamento jurdico demanda. A propsito: Cndido Rangel Dinamarco: A demanda juridicamente impossvel quando de algum modo colide com regras superiores do direito nacional e, por isso, sequer comporta apreciao mediante exame de seus elementos concretos. J 'a priori' ela se mostra inadmissvel e o autor carece de ao por impossibilidade jurdica da demanda.1 E Vicente Greco Filho: A rejeio da ao por falta de possibilidade jurdica deve limitar-se s hipteses claramente vedadas, no sendo o caso de impedir a ao quando o fundamento for injurdico, pois, se o direito no protege determinado interesse, isto significa que a ao deve ser julgada 'improcedente' e no o autor carecedor da ao2. Feitas essas consideraes, sem ingressar no mrito, analisando em tese o pedido dos autores, como deve ser nesse momento processual, no se pode falar em impossibilidade jurdica. Tambm no caso de falta de interesse processual, pois o usucapio pode ter fins regularizadores. A propsito Francisco Eduardo Loureiro: A usucapio modo no s de adquirir a propriedade,

' Instituies de direito processual civil, Vol. II, Malheiros, 2009, p. 307. Direito processual civil brasileiro, Vol. I, 14a ed., Saraiva, 1999, p. 86.
2
Apelao com Reviso n 994.03.071171-8

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO mas tambm de sanar vicios de propriedade ou outros direitos reais adquiridos com vcios a ttulo derivado.3 Em suma, a doutrina e a jurisprudncia tm se manifestado a favor do processamento da ao de usucapio na hiptese dos autos. Seguindo a lio de Benedito Silvrio Ribeiro, mostra-se plenamente possvel que o titular de frao certa, localizada e demarcada no condomnio se valha do processo de usucapio para o reconhecimento do domnio de sua quota-parte4. A jurisprudncia:
USUCAPIO - Imvel rural - Bem em condomnio - Parte certa e determinada de condmino, como propriedade exclusiva - Justo ttulo, porm, sem possibilidade de regular registro - Viabilidade da declarao de domnio atravs de usucapio, mediante prova de exclusividade de parte certa e determinada, com excluso dos demais condminos - Extino do processo cassada, determinado o prosseguimento do feito em seus ulteriores termos - Recurso provido para esse fim. (Apelao n. 414.444-4/4-00-Relator: Testa Mar chi-18.12.07) USUCAPIO - Condomnio pro diviso - Imvel rural - Titulares de frao certa e localizada, em aparente loteamento irregular - Reconhecimento do domnio sobre a parte certa ocupada - Possibilidade - Usucapio tabular e entre condminos admitidos pela doutrina e jurisprudncia - Afastados o indeferimento da inicial e a extino do processo - Recurso provido, para determinar o prosseguimento da ao. (Apelao Cveln. 576.936.4/2-00 - Relator: Francisco Loureiro -j. 4.9.08)

Diante do exposto, dou provimento recurso para afastar a sentena, retomando o processo seu regular andamento.

Jesuj) Lofrano relator

3 4

Cdigo civil comentado: doutrina e jurisprudncia, coord. Cezar Peluso, 2a ed., Manole, p. 1162. Tratado de usucapio, vol. 1, So Paulo: Saraiva, 2007, p. 300.
3 Apelao com Reviso n 994.03.071171-8

Anda mungkin juga menyukai