Anda di halaman 1dari 3

Curso: Teologia.

Aluno: Rodrigo Rossi

Matria: Fenomenologia da religio. Matricula: 3500064.

Resumo do texto

Entre a casa e a roa: trajetrias de socializao no candombl de habitantes de bairros populares de Salvador.

O texto resumido um artigo de Mirian C. M. Rabelo, que faz parte do peridico religio e saciedade, volume 28, numero 1, ano 2008. fruto de um trabalho de campo feito com um grupo de pessoas a respeito da importncia e da presena do candombl na vida e na socializao de pessoas de diferentes faixas de idade, que em sua maioria compe a parte pobre e negra da populao de salvador. Em uma primeira abordagem o artigo de desdobra analisando a sociabilizao religiosa do grupo de indivduos. Segundo a autora esta sociabilizao se da em uma ordem secundaria, uma vez que a entende-se configurada na infncia, estes adeptos ou simpatizantes so inseridos em uma sequncia de contatos com experincias de cunho sagrado tanto em seu cotidiano quanto em contextos informais de conversas e convvio com outros adeptos iniciados. Neste ponto foi analisado tambm as trajetrias de espao e tempo dos indivduos onde se descobrem e desenvolvem as relaes religiosas. Alm disso, um dado importante exposto neste ponto. Todos os entrevistados variam suas idades entre 19 e 78 anos, entre 5 homens e 16 mulheres, que tem entre o primeiro grau incompleto e o nvel superior (apenas um esta cursando). Na segunda abordagem o texto analisa a famlia e a sociabilizao no candombl. A maioria dos entrevistados teve algum contato familiar com o candombl durante a infncia, ou viram sesses ou participaram levados por parentes pertencentes a esta linha religiosa. E nesse sentido o contato com o sagrado se deu nesse perodo pueril, sendo perpetuado em alguns casos, uma

ligao intima com as divindades do candombl, estando em certo sentido ligados a eles com um elo familiar. Em alguns casos existiram pessoas que em sua famlia existirem mdiuns e esses prprios mdiuns advertirem e terem o cuidado de no permitir a participao destes parentes na religio. necessrio ressaltar algo deste ponto. O texto faz um paralelo muito importante entre o espiritismo de mesa branca e o movimento pentecostal, onde estes aparecem como caminho por onde os indivduos tiveram acesso ao candombl. Em terceiro ponto articulado vinculao efetiva ao terreiro. Aqui a vida cotidiana do indivduo e a devoo ao terreiro so em certo sentidos sincronizados e entrelaados de forma ntima. Assim tanto as tenses do cotidiano quanto as tenses do terreiro se imbricam e se alimentam de forma mutua, uma vez que, toda a esfera religiosa regrada por uma serie de acontecimentos e obrigaes aos santos, logo, isso afeta todo o indivduo sendo necessrio o cumprimento e a aceitao da esfera sagrada no mbito social. Para exemplificar o que foi exposto, o texto apresenta um caso de uma religiosa de um determinado terreiro, que recebe a visita do santo e enquanto este est em seu corpo utiliza-se do corpo para se embriagar ou arrumar brigas fsicas. Aps isso, observa-se a recriao dos laos atravs das entidades. Alm do relacionamento entre os santos e os indivduos esta posta no cotidiano e ser estreitamente ligado a obrigaes de alguma natureza existem outro fator quase que predominante nesta relao, o fator de herana. Imagina-se a partir dos relatos do texto que, quem herda o vnculo com o santo, herda tambm todo o histrico de obrigaes como uma espcie de divida. Em quarto e ultimo ponto observam-se as entidades na casa, na vizinhana e no terreiro. Em alguns casos percebeu-se que a presena das entidades se dava no espao cotidiano, onde os prprios santos durante a possesso criavam laos sociais com vizinhos e parentes dos possudos, que poderia ser amigvel ou hostil causando alguns problemas. Em um caso especfico uma entidade supostamente masculina usando um corpo de uma mulher investe em uma relao afetiva com uma terceira pessoa, ou seja, existiu nesse caso uma possvel sociabilizao da entidade em uma relao afetiva.

Posicionamento pessoal

Pude perceber no texto que, apesar de ser um seguimento religioso com todo o seu valor para a promoo da vida, existe um fardo mesmo que suavizado de obrigao com os santos, onde em alguns casos contra a vontade do indivduo. Todavia resta uma dvida, se isso poderia ser atribudo a uma espcie de vocao, que independente da vontade do indivduo isso j esta posto como destino por assim dizer? Isso em muito se reflete na prtica de obliterao da carne, difundido e empregado no meio pentecostal, onde um indivduo doutrinado para que use determinado tipo de roupas, praticas de cunho pessoal e em alguns casos proibies de cunho conjugal do indivduo inserido no meio religioso. Assim a proibio doutrinria ou a interveno do santo na vida do indivduo, que nos dois casos a esfera sagrada modela a vida cotidiana, teriam por trs os mesmos mecanismos de atuao? Em suma o texto rico em descries e informaes de como se da o relacionamento com o sagrado dentro do candombl.

Anda mungkin juga menyukai