Anda di halaman 1dari 20

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD ENGENHARIA MECATRNICA INSTALAO INSTAA NOITE2

LEONARDO DA COSTA SIMO 290742011

MQUINAS ELTRICAS PORTFLIO 2

GUARULHOS SP 2013

LEONARDO DA COSTA SIMO 290742011 PORTIFLIO 2

GUARULHOS SP 2013

Trabalho apresentado ao curso Engenharia Mecatrnica da Faculdade ENIAC para a disciplina MQUINAS ELTRICAS e ao prof. MARCOS JOSE PINSON.

Lista de Figuras Figura 1 - Campo Girante por Rotao Mecnica das Estruturas ...................... 5 Figura 2 - Orientao das Bobinas Segundo o Mesmo Eixo .............................. 6 Figura 3 - Representao do Campo Girante..................................................... 6 Figura 4 - Representao Fasorial do Campo Girante ....................................... 7 Figura 5 - Rotor em Gaiola ................................................................................. 8 Figura 6 - Rotor Bobinado .................................................................................. 8 Figura 7 - Equao do Escoamento ................................................................... 9 Figura 8 - Equao do Escoamento ................................................................... 9 Figura 9 - Escorregamento S - Negativo .......................................................... 12 Figura 10 - Geradores sncronos elementares: (a); 2 polos; (b): 4 polos; (c) conexo das bobinas em estrela ou Y para o gerador de 4 polos.................... 14 Figura 11 - Relao entre Graus Mecnico/Eltrico ......................................... 15 Figura 12 - Relao entre Graus Mecnico/Eltrico 2 ...................................... 15 Figura 13 - Curvas caractersticas binrio - velocidade para diferentes valores de resistncia do motor Rr4>Rr3>Rr2>Rr1 ...................................................... 17

Sumrio
Questes: ........................................................................................................... 5 1. Explique graficamente a formao do campo girante trifsico, mostrando ao menos trs instantes da corrente alternada trifsica. ................................ 5 2. Descreva o funcionamento do motor de induo trifsico; .......................... 7 3. Por que a velocidade do rotor do motor de induo no pode ser igual velocidade sncrona? ...................................................................................... 9 4. O que escorregamento de uma mquina de induo? ............................ 9 5. Quais so os valores de escorregamento para funcionamento como motor? ........................................................................................................... 10 6. Quais so os valores de escorregamento para funcionamento como gerador?........................................................................................................ 11 7. Descreva as vantagens e desvantagens do motor de induo trifsico frente aos demais motores eltricos (motor de corrente contnua e motor sncrono). ...................................................................................................... 13 8. O que so ngulos mecnicos em uma mquina de corrente alternada? 13 9. O que so ngulos eltricos? .................................................................... 13 10. Explique, com auxlio de grficos e diagramas, qual a relao existente entre ngulos eltricos e ngulos mecnicos em uma mquina de corrente alternada de plos......................................................................................... 13 11. Qual a diferena entre enrolamentos de passo pleno e de passo fracionrio? ................................................................................................... 15 12. Quais as principais vantagens do passo fracionrio? ............................. 16 13. Desenhe uma curva tpica de torque de uma mquina de induo trifsica e ilustre as trs regies operativas (motor, gerador e frenagem), descrevendo rapidamente o funcionamento da mquina em cada uma delas. ...................................................................................................................... 16 14. O que uma bobina de passo encurtado ou fracionrio? ....................... 18 Concluso ........................................................................................................ 19 Bibliografia........................................................................................................ 20

Questes:

60 Hz e tm os enrolamentos de armadura montados em camada dupla.

1. Explique graficamente a formao do campo girante trifsico, mostrando ao menos trs instantes da corrente alternada trifsica.
A Figura 1 apresenta o campo girante produzido por uma estrutura de dois e quatro plos magnticos. A Figura tambm destaca um ncleo magntico cilndrico representativo do rotor.

Figura 1 - Campo Girante por Rotao Mecnica das Estruturas

Para obter-se o campo girante representado na Figura 1 preciso arranjar conjuntos de bobinas que sejam convenientemente alojadas no estator. Quando essas bobinas forem percorridas por correntes trifsicas, iro produzir campos magnticos, cuja resultante ser um campo com intensidade constante, que gira exatamente como est representado na Figura 1. As correntes trifsicas em circuitos equilibrados so defasadas de 120 no tempo. Se estas trs bobinas forem dispostas em um mesmo eixo, como mostrada na Figura 2, o campo resultante seria nulo.

Figura 2 - Orientao das Bobinas Segundo o Mesmo Eixo

A fora magnetomotriz ir produzir um campo magntico girante com velocidade e intensidade constantes. A velocidade depende da frequncia das correntes aplicadas ao conjunto de bobinas trifsicas. A Figura 3 mostra graficamente o campo girante em quatro instantes distintos.

Figura 3 - Representao do Campo Girante

Figura 4 - Representao Fasorial do Campo Girante

Na figura 4, caso se troque a alimentao de duas bobinas, isto , injetar a corrente da bobina b na bobina c e, ao mesmo tempo, injetar a corrente da bobina c na bobina b, tem-se como resultado a mudana no sentido de rotao do campo girante.

2. Descreva o funcionamento do motor de induo trifsico;

O princpio de funcionamento do motor de induo trifsico (MIT) o mesmo de todos os motores eltricos, ou seja, baseia-se na interao do fluxo

magntico com uma corrente em um condutor, resultando numa fora no condutor. Esta fora proporcional s intensidades de fluxo e de corrente (F = il xB). Existem dois tipos de MIT: Rotor em gaiola; Rotor bobinado (em anis). O motor compe-se de duas partes: Estator, onde produzido o fluxo magntico; Rotor, onde produzida a corrente que interage com o fluxo, conforme a figura 5.

Figura 5 - Rotor em Gaiola

No estator (parte fixa) esto montados trs enrolamentos. Estes enrolamentos esto ligados rede de alimentao, podendo estar conectados em estrela ou tringulo. A alimentao do MIT realizada por uma fonte de tenso trifsica e equilibrada, logo as correntes do estator (armadura) estaro defasadas de 120. Estas correntes iro produzir um fluxo resultante girante em relao armadura, que ir induzir no rotor (v xB.dl ) tenses alternativas em seus enrolamentos. Estando estes enrolamentos curto-circuitados iro aparecer correntes no rotor (figura 6), sendo estas correntes e o fluxo girante, responsveis pelo aparecimento do torque no MIT.

Figura 6 - Rotor Bobinado

3. Por que a velocidade do rotor do motor de induo no pode ser igual velocidade sncrona?

Pela equao do escorregamento, figura 7, percebemos que a velocidade do rotor no pode ser igual velocidade sncrona, pois assim, nenhuma corrente seria induzida no enrolamento do rotor e consequentemente nenhum torque seria produzido.

ns n s ns
Figura 7 - Equao do Escoamento

4. O que escorregamento de uma mquina de induo?

Define-se escorregamento de um motor de induo como sendo a diferena entre a velocidade sncrona e a velocidade do rotor do motor, expressa em porcentagem da velocidade sncrona, isto :

Figura 8 - Equao do Escoamento

s(%) = escorregamento do motor expresso em porcentagem; s = velocidade angular sncrona [rad/s]; ns = rotao (ou velocidade) do campo girante [rpm];

= velocidade angular do rotor [rad/s]; n = rotao (ou velocidade) do rotor [rpm].

5. Quais so os valores de escorregamento para funcionamento como motor?


Pela definio do escorregamento, temos: Frequncia F1 F2 Velocidade de deslocamento N1 N1 N2 Estator Rotor

Onde N2 a velocidade mecnica do rotor e N1-N2 velocidade relativa com que o campo girante ir reduzir as tenses de frequncia F2 no rotor. Pode-se fazer a seguinte equaes:

Definindo-se:

Seja n0 a velocidade do campo do rotor em relao ao terra (estator), escrevendo-se:

n0 = n2 + n22
Onde n22 a velocidade do campo do rotor em relao ao prprio rotor:

E reorganizando a equao, temos: ( ( ) )

Donde conclui-se que as velocidades dos campos do estator e rotor em relao ao estator so iguais, porm a velocidade mecnica do rotor menor que a velocidade sncrona dos campos, devido ao que definiu-se sobre o escorregamento.

6. Quais so os valores de escorregamento para funcionamento como gerador?


A mquina de induo com o rotor em gaiola (MIRG) funciona como gerador nas situaes em que a velocidade angular do rotor superior velocidade angular do campo girante, ou seja, para escorregamentos, s, negativos, conforme ilustrado na Figura 9.

Figura 9 - Escorregamento S - Negativo

No modo de funcionamento como gerador a mquina funciona entre os pontos correspondentes ao escorregamento (aproximadamente) nulo e o

correspondente ao valor mximo da intensidade de corrente admissvel no estator, o qual, para a mquina a que corresponde a caracterstica representada na Figura 9, se verifica para um valor de s igual a -0.8%. Este valor consideravelmente inferior quele para o qual ocorre o binrio mximo (cerca de -8% para a caracterstica representada na Figura 9). Em virtude da variao da velocidade admissvel da mquina em relao velocidade de sincronismo ser muito pequena, na prtica, esta mquina comporta-se como tendo velocidade constante. Abaixo uma tabela ilustrando o motor e gerador:

Tabela 1 Tabela Modos de Funcionamentos Motor/Gerador

7. Descreva as vantagens e desvantagens do motor de induo trifsico frente aos demais motores eltricos (motor de corrente contnua e motor sncrono).
As vantagens so de baixo de aquisio, baixo custo de manuteno, torque de partida no nulo, robustez, disponvel em potncias de HP a mais de 30.000 HP e desvantagens como controle de velocidade difcil, corrente de partida elevada e fator de potncia baixo e sempre indutivo.

8. O que so ngulos mecnicos em uma mquina de corrente alternada?


o ngulo de giro do rotor ao longo do seu eixo.

9. O que so ngulos eltricos?


o ngulo da corrente ou tenso eltrica; ngulo mecnico (p/2), onde p o nmero de plos da mquina.

10. Explique, com auxlio de grficos e diagramas, qual a relao existente entre ngulos eltricos e ngulos mecnicos em uma mquina de corrente alternada de plos.
O enrolamento da armadura deve ser montado de forma tal que possam ser induzidas nele tenses trifsicas equilibradas defasadas 1/3 de perodo. Para isto necessrio que o enrolamento seja formado de no mnimo 3 bobinas deslocadas entre si 120 eltricos no espao. A figura 10.a mostra de forma

simplificada um enrolamento trifsico de uma mquina de 2 polos. As bobinas esto designadas por (a,-a), (b,-b) e (c,-c). Em cada uma delas o fluxo magntico girante do rotor induzir uma tenso. As tenses induzidas esto defasadas entre si 1/3 de perodo. Sendo a mquina de 4 polos, sero necessrios 2 conjuntos de bobinas iguais para formar o enrolamento, conforme mostra a figura 10.b. O ngulo geomtrico entre cada uma das bobinas igual a 60 que correspondem a 120 eltricos. A figura 10.c mostra a conexo entre as bobinas da mquina de 4 plos para formar um enrolamento ligado em estrela.

Figura 10 - Geradores sncronos elementares: (a); 2 polos; (b): 4 polos; (c) conexo das bobinas em estrela ou Y para o gerador de 4 polos

Como na figura 11 e 12, o passo1 da bobina, distncia medida em graus entre os dois lados da bobina, igual metade do comprimento da onda de induo magntica. Quando um lado da bobina est sob um plo N, o outro, necessariamente, deve estar sob o plo S e a conexo entre os lados deve ser feita de forma a poder somar as tenses induzidas em cada lado. A tenso induzida passa por dois ciclos completos para cada rotao do rotor. Logo, a freqncia f o dobro da freqncia da mquina de dois plos girando mesma velocidade.

Figura 11 - Relao entre Graus Mecnico/Eltrico

Figura 12 - Relao entre Graus Mecnico/Eltrico 2

11. Qual a diferena entre enrolamentos de passo pleno e de passo fracionrio?


O enrolamento se encontra montado na parte fixa da mquina denominada armadura ou estator e o fluxo magntico criado na parte rotativa denominada rotor. Os geradores sncronos so exemplos tpicos desta montagem.

A figura 13 representa uma mquina rotativa monofsica elementar (tal como a da figura 13, mas diferindo daquela no que se refere ao rotor, que liso). O enrolamento do rotor no est representado. O enrolamento da armadura representado na figura 13 chamado de enrolamento concentrado de passo pleno. Concentrado porque as suas N espiras esto concentradas em um nico para de ranhuras e no distribudas por vrias ranhuras. Nas mquinas reais, o enrolamento se encontra distribudo por vrias ranhuras. De passo pleno porque a distncia entre os lados da bobina igual a 180 graus eltricos ou 2 radianos eltricos ou um passo polar. O enrolamento das mquinas reais feito, em muitos casos, com um passo menor do que o passo pleno ou polar para eliminar a presena de harmnicos. Neste caso o enrolamento chamado de enrolamento de passo encurtado ou passo fracionrio.

12. Quais as principais vantagens do passo fracionrio?


As principais vantagens so as relacionadas com a grande gama de projetos onde podem ser inseridos com menores custos, principalmente em trabalhos digitais em cabeas de impresses, plotters, mesas de usinagem, onde o principio fundamental a preciso.

13. Desenhe uma curva tpica de torque de uma mquina de induo trifsica e ilustre as trs regies operativas (motor, gerador e frenagem), descrevendo rapidamente o funcionamento da mquina em cada uma delas.

Figura 13 - Curvas caractersticas binrio - velocidade para diferentes valores de resistncia do motor Rr4>Rr3>Rr2>Rr1

O principio de funcionamento da mquina de induo baseia-se na possibilidade de controlar a sua velocidade por variao da resistncia do

rotor. A Figura 13 ilustra a alterao das curvas binrio / escorregamento da mquina de induo devido variao de uma resistncia ligada em srie com a do enrolamento do rotor. Na Figura 13 observa-se que, para um dado binrio mecnico, T, possvel variar a velocidade da mquina de induo variando a resistncia rotrica. Se em lugar de uma resistncia varivel, se instalar um sistema de converso ca/cc/ca ligado ao rotor, possvel extrair potncia activa pelo rotor da mquina e assim controlar a velocidade. este o princpio do aproveitamento da energia de escorregamento nos motores de induo de rotor bobinado. O modo de funcionamento das MIDA baseia-se no princpio acima descrito: para escorregamentos negativos, at se atingir a intensidade de corrente nominal do estator da mquina, a potncia extrada pelo rotor da mquina controlada por forma a otimizar a velocidade especfica da ponta da p do rotor, , e assim maximizar o valor do coeficiente de potncia, Cp, da turbina. Para escorregamentos negativos, superiores (em mdulo) quele em que a intensidade da corrente no estator atinge o valor nominal, a potncia

ativa no estator e rotor permanecem constantes. Este princpio do controle da velocidade por aproveitamento da energia de escorregamento, leva a que esta mquina possa funcionar como gerador para escorregamentos positivos. Por forma a garantir este modo de operao, torna-se necessrio fornecer potncia ativa ao rotor.

14. O que uma bobina de passo encurtado ou fracionrio?


O enrolamento das mquinas reais feito, em muitos casos, com um passo menor do que o passo pleno ou polar para eliminar a presena de harmnicos. Neste caso o enrolamento chamado de enrolamento de passo encurtado ou passo fracionrio.

Concluso

Ao terminar o trabalho sobre motores eltricos, comeando pela criao do campo eltrico atravs de suas bobinas que com defasagem conseguimos montar circuitos trifsicos. Estas combinaes formam a fora magnetomotriz. Podemos verificar a formao dos motores como tambm entender porque a velocidade sncrona no pode ser igual a da induo, seno no teramos movimento no mesmo, mostrado isto atravs da equao de escorregamento, sendo os de menor custo e maior utilizao na indstria, tendo tambm suas desvantagens. Os ngulos mostrados nos grficos e diagramas puderam mostrar o desempenho dos motores de forma que o entendimento se tornasse mais amplo. Fazendo parte deste material tambm uma pequena comparao com os motores fracionrios que possuem preciso para trabalhos digitais.

Bibliografia

http://www.engonline.fisp.br/3ano/acionamentos_eletricos/Acionamentos_2002_4.pdf http://www.ifba.edu.br/professores/castro/MIT.pdf https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/110446/1/MIDA_Ed0.pdf%3F_request_checksum_%3 D5043917e5494280b22f46b50c94d2f33e019ea7a http://esa.ipb.pt/~jpmc/ArquivoEA/Equipamento_ed0.pdf http://maquinas-utfpr.blogspot.com.br/2007_08_01_archive.html

Anda mungkin juga menyukai