Anda di halaman 1dari 15

Direito Processual Civil III 1 semestre Processo: uma srie ordenada de atos tendentes prestao jurisdicional;

Modalidades: a) Processo de Conhecimento: sua finalidade declarar quem tem o melhor direito; b) Processo cautelar: busca uma proteo provisria, rpida e emergencial; c) Processo de execuo: ocorre quando o credor j tem demonstrado seu crdito em um ttulo executivo judicial ou extrajudicial. Aes no processo de conhecimento: a) Aes meramente declaratrias: apenas declara a existncia ou a inexistncia de uma relao jurdica ou falsidade ou a autenticidade de um documento. (ex. paternidade, declarao de nulidade de casamento), possui efeito ex tunc; b) Aes constitutivas ou desconstitutivas: alm de declarar o direito da parte, se cria, modifica ou extingue o estado ou relao jurdica. (ex. divrcio, resciso de contrato) possui efeito ex nunc. C) Ao condenatria: alm de declarar o direito da parte contm uma norma sancionadora em que encobre o ru por ter descumprido a condenao correspondente a uma obrigao de fazer, de no fazer ou de dar. D) Ao executiva lato sensu do processo de conhecimento: misto de processo de conhecimento e de processo de execuo, ou seja, uma ao que se auto executa. e) Ao mandamental: pede-se ao juiz uma ordem ao ru normalmente essa ordem dirigida rgos ou entidades pblicas, mas pode ocorrer o pedido particulares. (ex. mandado de segurana).

Procedimento: modo e forma pelo qual os atos se movem dentro do processo;


Classificao dos procedimentos: a) Procedimento comum (sumrio e ordinrio); b) Procedimento especial (processos de competncia originria dos tribunais, processos especiais, leis esparsas, medida cautelar); c) Procedimento de execuo (ocorre no processo de execuo). Aplica-se em todas as causas o procedimento comum, salvo disposio em contrrio do CPC ou de lei especial.

Procedimento sumrio (artigos 275 a 281, CPC):


O procedimento comum se divide em sumrio e em ordinrio. O ordinrio ser regra e o sumrio a exceo. O procedimento sumrio rege-se por disposies prprias e sero aplicadas subsidiariamente as disposies do procedimento ordinrio. Ser aplicado o procedimento sumrio desde que a ao no verse sobre estado ou capacidade das pessoas. Hipteses de cabimento do procedimento sumrio (artigo 275, CPC): ISe a causa for de valor at 60x o valor do salrio mnimo;

A partir do inciso II no importa o valor e sim a situao: IIA) De arrecadamento rural e de parceria agrcola; B) Aes ajuizadas pelo condomnio em face do condmino; C) Ressarcimento por danos em prdios urbanos e rsticos; D) Ressarcimento por danos causados em acidentes com

qualquer veiculo terrestre; E) De cobrana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo; F) Honorrios de profissionais liberais, salvo lei especial em contrrio, G) Revogao de doao; H) Demais casos previstos em lei (ao de adjudicao compulsria, compelir o ru a outorgar escritura, ao de acidente do trabalho, ao de cobrana de comisso de corretagem [quando o corretor no foi pago], ao de cobrana de representante comercial). Desenvolvimento do processo no procedimento sumrio: Petio inicial: os artigos 282 e 283 CPC elencam os requisitos bsicos (esto ligados ao procedimento ordinrio e so aplicados subsidiariamente ao sumrio) e o artigo 276, CPC elenca os requisitos especficos para o procedimento sumrio. Esses requisitos especficos consistem no nus para o autor de produzir o rol de testemunhas e, se requerer pericia, formular quesitos podendo indicar tambm assistente tcnico; sob pena de precluso. So trs as consequncias da petio inicial:

Audincia de conciliao: dever ser realizada no prazo de 30 dias e o ru dever ser citado com antecedncia mnima de 10 dias, se a Fazenda pblica for r ambos os prazos citados dobram. No caso de pessoa jurdica poder comparecer o preposto e se for pessoa fsica no ser necessrio o comparecimento da parte, apenas o advogado. A audincia de conciliao poder ter trs consequncias:

Audincia de instruo e julgamento: somente ocorrer esta audincia se aps a frustrao da tentativa de conciliao haver necessidade de produo de prova oral e no ocorrer qualquer das hipteses previstas nos artigos 329 e 330, I e II (julgamento antecipado da lide). A audincia ocorrer em data prxima, no excedente 30 dias, salvo determinao de percia.

Primeiro ouve-se as testemunhas do autor e depois do ru, terminando a instruo o juiz dar autoridade aos advogados para debaterem a causa. A parte pode tambm pedir um prazo para fazer as memoriais. O juiz pode proferir a sentena em audincia ou no prazo de dez dias. No processo sumrio no so admissveis ao declaratria incidental e a interveno de terceiros (salvo assistncia, o recurso de terceiro prejudicado e a interveno fundada em contrato de seguro).

Procedimento ordinrio (artigo 274, CPC):


O procedimento ordinrio possui quatro fases: fase postulatria: (tem inicio com a distribuio da petio inicial e se encerra com a resposta do ru ou com o decurso do prazo para resposta); fase intermdia do ordenamento ao processo (providncias preliminares, julgamento no estado, saneamento do processo); fase instrutria: (instruir provar, esta fase destinada a produo de provas, que podero ser orais e no orais) e fase decisria (deciso). Petio inicial: Como visto no tpico do procedimento sumrio o juiz poder indeferir (ver artigo 295, CPC), mandar emendar ou completar (prazo 10 dias), ou aceitar a petio inicial. Caso a petio inicial for indeferida o autor poder apelar requerendo o juzo de retratao (pedir que o juiz se retrate), o juiz poder reformar sua deciso no prazo 48 horas, se for reformulada a outra sentena ser tida como inexistente no processo, mas se ele no se retratar os autos sero encaminhados a tribunal competente. (Artigo 296, CPC) Quando a matria convertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida a sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada (o autor poder apelar e o juiz poder decidir no prazo de 5 dias manter ou no a sentena). Os requisitos da petio inicial esto elencados nos artigos 282 e 293. So eles: a) Enderear ao juiz ou ao tribunal; b) Qualificar as partes envolvidas na demanda (nome, prenome, estado civil, profisso, domicilio e residncia) quanto ao RG e o CPF no fala no cdigo, mas dever estar l; c) Colocar o fato (causa de pedir remota) e depois o fundamento (causa de pedir prxima), na petio inicial basta colocar fundamentao jurdica. d) O pedido e suas especificaes. o o Imediato: prestao jurisdicional requerida; Mediato: traduz o bem jurdico buscado;

O pedido poder ser alterado at a efetiva citao do ru sem a sua anuncia. Apos a contestao, poder ser mudado apenas se o ru concordar.

Quando se tratar de juros e correo monetria, ainda que no tenha sido formulado expressamente, ele ser considerado implcito no pedido. Espcies: Pedidos determinados x genricos: o pedido em regra deve ser certo (pedido expresso) e determinado (pedido limitado). Exceo o pedido genrico: somente poder ser formulado nas situaes previstas nos incisos do artigo 286, CPC. Pedidos fixos x Pedidos alternativos: o pedido fixo a mesma coisa que o determinado. J o pedido alternativo (288, CPC) significa que pela natureza da obrigao o ru poder cumpri-la de mais de uma forma, a opo caber ao ru (ex. Ao de depsito). Pedido subsidirio/sucessivo (artigo 289, CPC): licito ao autor formular mais de um pedido sucessivamente, a fim de que o juiz conhea do posterior se no puder acolher o anterior, por impossibilidade material ou de improcedncia. Pedido de prestaes peridicas (artigo 290, CPC): ocorre quando houver prestaes peridicas como: prestao de conta, plano de sade, condomnio, aluguel, mensalidade escolar; elas sero consideradas inclusas no pedido, independente de declarao do autor. Pedido cominatrio: cominar significa sancionar. O pedido cominatrio sempre ser acessrio do principal, e o pedido principal sempre ser uma condenao.

permitida a cumulao num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo; desde que: os pedidos sejam compatveis entre si; o mesmo juzo seja competente para conhec-los; seja adequado para todos os pedidos o mesmo tipo de procedimento (quando para cada pedido se exigir um procedimento diferente ser admitida a cumulao se o autor empregar o procedimento ordinrio). e) O valor da causa; Estabelece-se o valor da causa de acordo com os parmetros do artigo 259, CPC. Se o ru no concordar, poder apresentar junto com a contestao, mas em petio autnoma a impugnao do valor da causa (apenas para erros de clculo); Valor da causa um indicativo para o recolhimento das custas. Na justia comum o valor 1% do valor atribudo causa e no juizado 2%. f) Dever conter as provas das alegaes do autor. g) O requerimento para que se cite o ru. h) Por fim, na petio inicial devero estar anexados os documentos indispensveis para propor a ao.

Extino do processo (artigos 267 a 269):


Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: quando o juiz indeferir a petio inicial, quando ficar parado durante mais de um ano por negligncia das partes, quando o autor abandonar a causa por mais de 30 dias, quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo, quando o juiz acolher a

alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada, quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual, pela conveno de arbitragem, quando o autor desistir da ao (sentena terminativa), quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal, quando ocorrer confuso entre autor e ru, nos demais casos encontrados no cdigo. Haver a resoluo do mrito: quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor, quando o ru reconhecer a procedncia do pedido, quando as partes transigirem, quando o juiz pronunciar a prescrio ou a decadncia, quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao (sentena definitiva).

Tutela antecipada (artigo 273, CPC): o ato do juiz, por meio de deciso interlocutria,
que adianta ao postulante, total ou parcialmente, os efeitos do julgamento de mrito, quer em primeira instncia quer em sede de recurso. Sempre depender do requerimento da parte. A tutela antecipada s ser cabvel no processo de conhecimento (no rito sumrio deve ser analisado cada caso para afirmar se ser cabvel. Nas aes constitutivas ou desconstitutivas se pedir a antecipao dos efeitos da sentena e no dela). Se for o autor quem requerer o momento ideal na petio inicial, mas poder pedir no decorrer da ao, e poder pedir na segunda instancia, caso for o ru quem requerer dever ser na reconveno. Caso preenchidos os requisitos da tutela antecipada dever do juiz d-la. So seus requisitos: 1. Dever estar ligada a algo reversvel. 2. Juzo de verossimilhana: prova inequvoca (prova com alto teor de convencimento) + alegaes plausveis da parte (quando as alegaes parecem ser verdadeiras). 3. Fundado receio de dano irreparvel: temor certo e fundamentado de um prejuzo pessoal, social e/ou financeiro para o autor. Recursos cabveis: o recurso cabvel caso o juiz no conceda a tutela antecipada ou conceder a uma parte e a outra se sentir prejudicada ser o agravo, que poder ser: retido, de instrumento (quando h urgncia na reverso) ou regimentar (quando estiver na segunda instancia). O prazo para entrar com o agravo contado a partir do momento em que foi publicado ou depois que o ru for intimado. Tutela antecipada contra o poder pblico (Unio, estados, distrito federal, muncipios, autarquias, fundaes): sempre ir para o segundo grau de jurisdio para um exame necessrio, ainda que as partes no requeiram o recurso. Hipteses em que no pode: 1. 2. 3. 4. 5. Reclassificao ou equiparao de servidores pblicos; Concesso de aumento ou extenso de vantagens pecunirias aos servidores pblicos; Concesso ou acrscimos de vencimentos; Pagamento de vencimento e vantagens pecunirias ao servidor pblico; Situaes que resultem o esgotamento parcial ou total, com a perda do objeto da ao nas situaes anteriores.

Diferenas entre tutela antecipada e medida cautelar:

A medida cautelar tem natureza subsidiria e seu objeto preservar o direito discutido na ao principal, ou seja, existiro duas lides: o processo cautelar e a ao principal que poder ser processo de conhecimento ou processo executivo. So os requisitos para a medida cautelar: Fumus boni juris, fumaa do bom direito, uma demonstrao tnue do direito da parte. Perculo em mora: perigo da demora e/ou o perigo a um bem que deve ser protegido. Enquanto os requisitos da tutela antecipada (como j visto) so mais rigorosos e possui uma lide apenas.

Citao do ru (artigos 213 a 133): o chamamento do ru ao processo para que ele


possa fazer sua defesa no prazo legal, sob pena de sofrer os efeitos da revelia. Atravs da citao o ru tem o conhecimento formal da ao que lhe foi proposta. O processo para ser vlido dever ter a citao inicial do ru, porm ele poder aparecer espontaneamente (o que suprir a falta de citao). Prazos: Procedimento sumrio: ser a audincia (artigo 277, CPC) , procedimento ordinrio: o prazo para oferecer a contestao de 15 dias, cautelar: 5 dias. Pessoas que podem ser citadas: pessoa natural (capaz, relativamente incapaz sendo assistida por seu representante ou incapaz citada na pessoa de seu representante legal), pessoa jurdica (PJ de direito privado que ser citada na pessoa de seu scio ou de quem o estatuto social determinar e PJ de direito pblico quando de grande porte so citadas na pessoa de seus procuradores e quando se tratar de municpios pequenos ser citado o prefeito; as autarquias sero citadas na pessoa de seus diretores), pessoa formal (massas patrimoniais sem personalidade jurdica). Obs. Quando se tratar de aes conexas (dois dos trs elementos da ao iguais) tramitando em juzos diferentes, entende o legislador que mais conveniente que elas sejam reunidas no mesmo juzo para no haver julgamentos conflitantes. Essas aes so reunidas no juzo provento. Quando se tratar de circunscrio territorial distinta prevento o juzo onde a citao ocorreu em primeiro lugar. Mas se se tratar da mesma competncia territorial ser prevento o juzo onde foi determinada a citao em primeiro lugar. Alienao: o bem do litigio poder ser alienado. Quem adquire coisa litigiosa sofre as consequncias da coisa julgada. Interrupo da prescrio: s a propositura da ao no interrompe a prescrio, para interromp-la ser necessrio que se cite do ru. Se o ru no puder ser citado por motivos alheios culpa do autor, o prazo de citao retroagir ao dia da propositura da ao. Alm disso, segundo o artigo 219, 3 CPC o juiz poder prorrogar o prazo em at 90 dias caso ru no seja citado. O juiz pode reconhecer a prescrio de oficio. (artigo 219, 5) Modalidades de citao: a citao ser ficta quando feita atravs de um rgo ou de um terceiro em que se presume que o citando ou o intimando a tenha recebido (citao por edital e citao por hora certa). Ou ser real quando feita pessoalmente (correio, mandado, por meio eletrnico).

a) Correio (artigo 222, CPC): a citao pelo correio a regra geral. Caso o ru seja pessoa fsica quando receber a citao dever assinar o recibo, mas quando for pessoa jurdica ser vlida a citao postal quando realizada no endereo da r, mesmo que o aviso de recebimento seja firmado por simples empregado, sendo desnecessria a assinatura do representante legal da empresa. O prazo para a resposta do ru s comea a fluir a partir da juntada do aviso de recepo nos autos. b) Oficial de justia: para realizar o ato citatrio o oficial deve portar o competente mandado. A citao ser por mandado nas hipteses de: a) aes de estado; b) ru incapaz; c) pessoa de direito pblico; d) processo de execuo; e) ru residente em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; f) quando o autor requerer; g) quando a citao postal for frustrada. B1. Citao com hora certa: quando, por malcia do ru, o oficial de justia no conseguir encontr-lo para dar-lhe pessoalmente a cincia do ato de cuja prtica foi incumbido, a citao poder ser feita de forma ficta ou presumida, sob a citao com hora certa onde o oficial intimar qualquer pessoa da famlia, ou, em sua falta, qualquer vizinho, que no dia imediato voltar, a fim de efetuar a citao na hora que designar. So requisitos para a citao com hora certa: I. O oficial ter de procurar o ru em seu domicilio, por trs vezes, sem localiz-lo; II. Dever ocorrer suspeita de ocultao. B2. Comarcas contguas: o oficial de justia exerce seu ofcio dentro dos limites territoriais da comarca em que se acha lotado. Permite, contudo, o artigo 230, CPC que nas comarcas contguas, de fcil comunicao, e nas que se situem na mesma regio metropolitana, possa o mencionado serventurio efetuar citaes me qualquer delas. c) Edital: Este modo de citao tem cabimento apenas nos casos especiais previstos no artigo 231, CPC: I. Quando desconhecido ou incerto o ru; II. Quando ignorado, incerto ou inacessvel o lugar em que se encontra o ru; III. Nos casos expressos em lei. Quando o citado por edital deixar de comparecer e contestar a ao, o juiz nomeia lhe um curador especial para acompanhar o processo em seu nome e defender seus interesses na causa. d) Citao eletrnica (lei 11.419/2006): S os rus que anteriormente j se acharem cadastrados no Poder Judicirio para esse tipo de comunicao processual que podero receber a citao por meio eletrnico. uma forma alternativa para agilizar o judicirio. Efeitos da citao: a citao vlida produz os seguintes efeitos (artigo 219, CPC): I torna prevento o juzo; II induz a litispendncia; III- faz litigiosa a coisa; IV constitui em mora o devedor, e V interrompe a prescrio. A citao no se far (salvo para evitar o perecimento do direito): I. A quem estiver assistindo culto religioso; II. Ao cnjuge ou a qualquer parente ou afim em linha reta ou em linha colateral em 2 grau, no dia do falecimento e nos sete dias seguintes; III. Aos noivos nos trs primeiros dias de boda; IV. Aos doentes de grave estado; V. Quando se verificar que o ru demente ou est impossibilitado de receb-la (ser nomeado um curador e ele ser citado).

Intimao (artigos 234 a 242): o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos ou
termos do processo, para que se faa ou deixe de se fazer alguma coisa:

Destinatrios da intimao: partes, testemunhas, terceiros interessados, advogados, Ministrio Pblico, serventurios. Modalidades da intimao: sero modalidades da intimao as mesmas da citao: correio, oficial de justia, edital e meio eletrnico.

Da contestao (Artigos 300 a 303, CPC): trata-se de uma defesa apresentada pelo ru:
Na contestao o ru ir apresentar toda a matria de defesa, impugnar os fatos alegados pelo autor, requerer interveno de terceiro se necessrio, expor as razes de fato e de direito e dizer que provas ele pretende produzir (originrio = genrico / sumrio = especifico). Compete, porm, antes discutir o mrito alegar: inexistncia ou nulidade da citao, incompetncia absoluta, inpcia da petio inicial, perempo, litispendncia, coisa julgada, conexo, incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao, conveno de arbitragem, carncia de ao, falta de cauo ou de prestao, que a lei exige como prelimitar. Obs. Litispendncia: quando se repete a ao que est em curso / coisa julgada: quando se repete ao que j foi decidida por sentena, de que no caiba recurso. Principio da eventualidade ou principio da concentrao da defesa na contestao: toda matria de defesa deve ser arguida na contestao sobre pena de precluso. A contestao divide-se em defesa processual (quando o ru limita-se a arguir os vcios da relao processual e ataca o processo) e em defesa de mrito (o ru ataca o pedido). Defesa processual: poder ser peremptria (extingue, sem resoluo do mrito) ou dilatria (se paralisa momentaneamente - interrompe). Defesa de mrito: poder ser direta (o ru dever impugnar ponto a ponto, o que no for impugnado torna-se incontroverso) ou indireta (aqui o ru admite como verdadeiros os fatos alegados pelo autor, mas nega as consequncias jurdicas, opondo outros fatos que so: extintivos, modificativos ou impeditivos do direito do autor). Fatos extintivos: prescrio (artigo 189 e seguintes, CC) e decadncia (artigos 207 a 211, CC), pagamento (artigo 304, CC) e remisso (perdoar) (artigo 385, CC); a ao ser julgada improcedente. Fato modificativo: novao da divida (artigo 360, CC); Fatos impeditivos: compensao (artigo 368, CC), exceo do contrato no cumprido (artigo 476, cc) e reteno por benfeitorias (artigos 1219 CC e 744 CPC).

Uma defesa no excluir a outra. Prazo para apresentar a contestao: no rito ordinrio o prazo ser de 15 dias, no sumrio ser a audincia e, se tratando de processo cautelar o prazo ser de 5 dias. Mais de um ru com advogados diferentes, os prazos dobram. Quando a parte for a Fazenda Pblica ou o ministrio pblico o prazo para contestar ser o quadruplo. Defensoria tem prazo em dobro (lei n 1060/50).

Da exceo (Artigos 304 a 306, CPC): entre as respostas do ru, inclui-se a exceo. o
incidente processual destinado arguio da incompetncia do juzo (artigo 112), de suspeio (artigo 135) ou impedimento do juiz (artigo 134). Partes: embora sejam arroladas entre as respostas do ru, as excees podero ser arguidas por ambas as partes quando se tratar de suspeio ou por impedimento e o ru ser o juiz da causa. Mas quando se tratar de exceo de incompetncia o autor poder ser apenas o ru. A quem prope a exceo d-se o nome de excipiente e parte contrria d-se o nome de exceto. Tipo de defesa: a exceo ser matria de defesa processual dilatria, que no se volta propriamente contra o outro litigante, mas sim contra o rgo jurisdicional ou seu titular. Prazo: o prazo para a exceo de 15 das no rito ordinrio e dever ser entregue junto com a contestao, mas no no mesmo corpo. Exceo de incompetncia: no referente pessoa fsica do juiz e se divide em absoluta e relativa. A incompetncia absoluta pode e deve ser declinada de oficio e poder ser arguida a qualquer tempo. J a relativa s poder ser arguida por meio de exceo e no poder ser declarada de oficio pelo juiz. A competncia relativa se trata de competncia territorial ou do valor da causa. Competncia absoluta ser: competncia de jurisdio (qual a justia competente), competncia originria (aqui ns perguntamos se a ao dever ser proposta na primeira ou na segunda instancia), competncia de juzo (perguntamos qual a vara competente), competncia interna, competncia recursal (se verifica se o recurso vai ser interposto na primeira ou na segunda instancia, depois qual o tribunal competente). O juiz indeferir a petio inicial da exceo, quando manifestamente improcedente. Mas se julgada procedente os autos sero remetidos ao juiz competente. Excees de impedimento e de suspeio: esses tipos de excees atacam diretamente ao juiz da causa, tanto que ele ser o ru. Diferenas entre impedimento e suspeio: 1. Os motivos que levam ao impedimento so de ordem objetiva (esto demonstrados por documento), enquanto que os motivos da suspeio so de ordem subjetiva. 2. A exceo de suspeio dever ser apresentada no prazo de 15 dias, j a de impedimento poder ser apresentada no prazo de 15 dias ou a qualquer momento por se tratar de vicio insanvel. 3. O juiz impedido est proibido de exercer suas funes no processo, todos os atos praticados por ele so nulos. Mas o juiz suspeito tem seus atos anulveis, porque se trata de vicio sanvel. 4. Por impedimento se tratar de vicio insanvel macula at mesmo a coisa julgada de modo que cabe ao rescisria, quanto suspeio o vicio sanvel, de modo que no d ensejo ao julgamento da ao rescisria. Recebida a exceo suspende os autos principais e os autos da exceo o juiz apresentar as informaes. Acolhida a exceo o juiz pagar as custas do processo e remeter os autos

para seu substituto. Rejeitada a exceo manda arquiv-la e os autos sero devolvidos para o juiz de origem.

Da reconveno (Artigos 315 a 318, CPC): uma ao proposta pelo ru em face do


autor, conexa ao originria ou com o fundamento da defesa, no mesmo feito e no mesmo juzo, apresentada em petio autnoma no prazo da contestao. Segundo Joo Monteiro, a ao do ru contra o autor, proposta no mesmo fato em que est sendo demandado. Contestao x Reconveno: ao contrrio da contestao, que simples resistncia prestao do autor, a reconveno um contra-ataque. No h necessidade de haver coincidncia entre pedido da ao originria e pedido de reconveno. Na reconveno h a inverso dos polos das partes. H uma ampliao da tutela jurisdicional a ser concedida, ou seja, a sentena dever julgar a ao originria bem como a reconveno juntas, sendo considerada nula no caso de no julgamento, Partes: o autor da reconveno (chamado reconvinte) ser o ru da ao originria. O ru da reconveno (reconvindo) ser o autor da ao originria. Pressupostos para que a reconveno seja proposta: Legitimidade: a) Legitimidade para reconvir, somentez o legitimado ordinrio (quando algum pleiteia em nome prprio por direito prprio [diferente da extraordinria, que no ser por direito prprio e dever ser autorizada por lei]) que pode reconvir (artigo 315, nico); Oportunidade: b) Dever ser apresentada no prazo da contestao; junta as duas no processo e correro no mesmo auto. Somente possvel apresentar reconveno se houver ao principal em tramite. Admissibilidade: em regra, as aes de reconveno so admitidas no processo de conhecimento. No admitida em aes do processo cautelar nem de execuo. A ao de reconveno no caber tambm quando houver aes dplices (aquelas que a proteo do ru j se encontra naturalmente em seu desenvolvimento, dada a sua natureza e procedimento). Rol exemplificativo de ao dplice: a) possessrias; b) aes de prestao de contas; c) ao de desapropriao; d) ao de demarcao e diviso de terras; e) a o que ocorre no rito sumrio ou sumarssimo; f) ao no processo de execuo; f) ao no processo cautelar. Procedimento: dever ser entregue em petio autnoma no prazo da contestao. Atribui o valor da causa e recolhe custas (1%). Na reconveno no se pede a citao do ru e sim a intimao dele na pessoa de seu advogado, de modo que ser intimado pelo dirio oficial e ter prazo de 15 dias para contestar. O ato que indefere a reconveno deciso interlocutria. Cabe agravo. Se perder o prazo vai ter que ajuizar em outro processo. A

reconveno ser contestada e depois ainda ter a rplica. Ela s precisa da ao originria para ser proposta, depois disso ela ganha autonomia. Jugar-se-o na mesma sentena a ao e a reconveno.

Ao declaratria incidental: uma ao meramente declaratria inserida em qualquer


outra ao do processo de conhecimento (menos as do rito sumrio), gerando cumulao objetiva ulterior, ou seja, ao pedido anterior se adiciona o pedido de declarao da existncia ou da inexistncia de uma relao jurdica prejudicial, ou da falsidade ou autenticidade de um documento. Admissibilidade: 1. O juiz que julga a ao ordinria deve ser competente para julgar a ao declaratria incidental, no entanto, se ele no for competente a ao declaratria incidental ser indeferida de plano podendo ele julgar a questo prejudicial apenas na fundamentao (o que no far coisa julgada). 2. A causa de pedir da ao declaratria incidental deve ser a prpria questo prejudicial da ao principal. 3. Deve haver compatibilidade de procedimentos: S cabe no processo de conhecimento. No pode ser no rito sumrio. No ordinrio em tese ser cabvel. No rito especial dever analisar o caso. 4. Somente ser admitida a ADI se o ru contestou a ao principal, deduzindo em sua defesa a questo prejudicial. 5. Sendo extinta a ao principal em uma das hipteses do artigo 267 (extino sem resoluo do mrito), a ADI tambm ser julgada extinta. Ela no sobrevive sem a ao principal. 6. Somente podem ser partes na ADI aquelas que figuram na ao principal. Descabe a ampliao subjetiva da lide. Procedimentos: a) ADI proposta pelo autor: na rplica o autor vai controverter o ponto prejudicial (surgindo a questo prejudicial), junto com o prazo da replica ele apresentar a ADI (prazo 10 dias) -> contestao -> replica da contestao -> fase intermdia -> fase instrutria -> fase decisria -> sentena decidindo duas demandas, primeiro ADI depois a originria. b) ADI apresentada pelo ru: quando h uma questo prejudicial no processo (aquilo que prejudica o julgamento da lide) essa questo precisa ser resolvida. Para que essa resoluo seja julgada no dispositivo (parte final da sentena do juiz, onde ele faz coisa julgada material) o ru poder ingressar com a ao declaratria incidental. Petio -> citao -> contestao (na contestao ele aponta o ponto prejudicial e tem a oportunidade de apresentar a ADI) -> rplica 10 dias -> prazo para contestar a ADI 15 dias, prazo para a rplica 10 dias. -> intermdia -> instrutria -> decisria.

ADI e reconveno: apesar de alguns autores entenderem estes serem os mesmos institutos, o nosso entendimento que so institutos diferentes. Por que a ADI no reconveno? A lei distinguiu-as claramente. A reconveno ao conexa principal, j ADI a causa de pedir a questo prejudicial posta na contestao. A reconveno ao de ru contra o autor, j ADI poder ser ajuizado por ambos. possvel reconvir sem contestar, no possvel apresentar a ADI sem a contestao. Na ADI no possvel aplicar os efeitos da revelia, e na reconveno ser possvel. Extinta a ao principal extingue-se a ADI. Mas se for extinta a ao principal pelo artigo 267 no se extingue a reconveno.

Reconhecimento jurdico do pedido: evento em que o ru concorda com o pedido do


autor, ou seja, no o controverte, no apresenta nenhuma impugnao. conhecida tambm como aceitao unilateral do pedido. Consequncias: com o reconhecimento judicial do pedido o processo passar direto para a fase decisria, extinguindo o processo com resoluo do mrito. Petio inicial -> citao -> petio em que o ru concorda com o pedido formulado pelo autor -> sentena. Casos em que no pode ocorrer: 1. Quando se tratar de direito indisponvel (quando o ru for incapaz ou pessoa jurdica de direito pblico; normas que dizem respeito ao direito de personalidade e cidadania e tambm ao estado da pessoa); 2. Quando o advogado no tiver poderes especiais para isso (na procurao alm dos poderes gerais devem estar o poder especial para reconhecimento do pedido) . distinto da confisso: Hipteses de confisso: 1. Diz respeito aos fatos alegados desfavorveis ao confidente e favorvel parte contrria. 2. No resulta necessariamente uma sentena de mrito favorvel ao autor. 3. elemento de prova, tornando incontroverso o fato. Hipteses de reconhecimento jurdico do pedido: 1. Diz respeito ao pedido formulado (o ru concordar com o pedido); 2. Resulta necessariamente em uma sentena de mrito favorvel ao autor; 3. No existe a controvrsia.

Contumcia: no direito processual civil a contumcia ocorre quando a parte chamada


insiste em no comparecer na justia. Existem trs tipos de contumcia: 1) do autor (desistncia tcita); 2) do ru (revelia) e 3) de ambas as partes.

Contumcia do autor (desistncia tcita) casos e as consequncias: 1. Se depois de ajuizada a ao o autor no promover os atos e diligencias que lhe cabiam e o processo ficar parado por mais de 30 dias extingue-se por abandono processual (267, III), obs. Antes de extinguir o juiz deve intimar pessoalmente o autor, para dar seguimento ao processo em 48 horas sob pena de extino. 2. Falta de representao processual (267, IV) (artigo 13, I); 3. Caso o advogado renuncie e o autor no arrume outro. (artigo 13, I) (o advogado tem o dever de avisar o cliente sua renuncia com antecedncia e ficar mais 10 dias). 4. Caso o advogado morra suspende-se o processo. O cliente ter prazo de 20 dias para arrumar outro advogado. Se a parte no regularizar o processo se extingue. 5. Numa audincia de instruo se no aparecer o advogado da parte que arrolou as testemunhas, o juiz poder dispens-las (artigo 453, 2). O juiz primeiro espera. Caso se descubra depois da audincia que por algum motivo relevante o advogado no pde ir cabe a parte pedir que a audincia seja anulada. 6. Caso no promover a citao do ru nos casos dos pargrafos 2 e 3 do artigo 219. Neste caso no ocorrer a interrupo da prescrio. 7. Na ao cautelar efetivada a liminar o autor tem 30 dias para ajuizar a ao principal. Se no ajuizar a liminar perde seus efeitos.

Consequncias da contumcia do ru (revelia: situao em que se coloca a parte que citada ou intimada no se manifesta nos autos. A partir dai os autos correm sua revelia, ou seja, ela no ser intimada de mais nenhum ato. Mas a parte revel pode adentrar no processo em qualquer fase. Mas ele pega o processo na fase processual em que ele se encontra. Ele no tem direito a discutir a matria que foi objeto das fases anteriores): O ru revel sofre consequncias processuais: 1. A falta de contestao implica em que se consideram verdadeiros os fatos alegados pelo autor; sob matria de direito no incide revelia. 2. Morte do advogado do ru: suspende o processo em 20 dias para que o ru regularize, se no regularizar ser revel. Ou seja, ele no ser mais intimado dos atos processuais seguintes. 3. Se o advogado renunciar os poderes, caber a ele comprovar que comunicou seu constituinte da renuncia e continuar no processo por mais 10 dias, terminado esse prazo se o ru no constituir outro advogado ocorrer a revelia. 4. No procedimento sumrio caso o ru comparece a audincia de conciliao sem o seu advogado ele no poder apresentar a contestao, se tornando revel. 5. O ru revel no ser mais intimado de qualquer ato se no tiver procurador constitudo (ex. quando ele apresenta uma contestao intempestiva). 6. No procedimento ordinrio caso passe o prazo de contestao e o ru no apresente ele tambm ser revel. Artigo 319: surge a presuno relativa de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Poder ser elidida pelo ru. Existe uma confisso ficta por parte do ru. O Intuito do legislador na revelia foi dar celeridade/ simplicidade ao processo. O ru revel poder reconvir. Quando ele apresenta a reconveno sem a contestao, o prazo da contestao extingue-se e ele se torna revel. O ru revel no pode apresentar a ao declaratria

incidental, porque faltaria a questo prejudicial. Se o ru for revel e o autor fazer um aditamento ele ser citado novamente apenas pelo aditamento. Se o ru no responder a citao o autor poder desistir da ao. Os efeitos da revelia so aplicados s na sentena. S cabe aplicar o artigo 319, se no puder aplicar o artigo 320, CPC: I Quando mais de um ru e um deles contestar; se um contestar o outro ser revel, mas no se aplicar os efeitos. Se as defesas forem colidentes se aplica. II se o litigio versar sobre direitos indisponveis III Se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico, que a lei considere indispensvel prova do ato. Havendo citao ficta poderemos aplicar a confisso ficta? Se o ru citado fictamente no contestar no haver a revelia. Jamais poder ser aplicada a confisso ficta, ser nomeado o curador ele dever apresentar uma defesa. Contumcia para ambas as partes: Quando o processo ficar parado por mais de um ano por inrcia de ambas as partes, neste caso se extingue sem resoluo do mrito. Antes disso o juiz intimar as partes pessoalmente no prazo de 48 horas. Se os advogados no estiverem presentes o juiz espera 10 min de tolerncia, se passar dispensa as testemunhas e julga com o que tem. Se ambas as partes no comparecem na audincia de conciliao: eles no querem se conciliar, no existe nenhuma punio. No sumrio se o ru no comparecer ele ser revel. E se o autor no comparecer nenhuma punio.

Fase intermdia do processo:


Nesta fase o juiz j tem os autos e sabe o que o autor pretende e como o ru posiciona -se ante a proposio do autor. Subdivide-se em trs: A Providncias preliminares: o juiz verifica qual o tipo de defesa apresentada pelo ru e toma providncias a part ir dai. Artigo 323: Findo o prazo para a resposta do ru, o escrivo far a concluso dos autos. O juiz no prazo de 10 dias determinar, conforme o caso, as providncias preliminares que constam nas sees desse Captulo. B- Julgamento no estado: cumpridas as providncias preliminares, ou no havendo necessidade delas, o juiz proferir julgamento conforme o estado do processo, com observncia do disposto nos artigos 329 a 331, CPC.

No h necessidade das providncias preliminares quando no houver respos ta do ru e no incidir o artigo 320; quando o ru no produzir defesa indireta; quando inexistir irregularidade processual a sanar, e quando no se produzir documento na contestao. Quando ocorre o julgamento no estado: 1. Quando o ru apresentar uma objeo processual peremptria que acolhida pelo juiz (extino do processo sem resoluo do mrito); 2. Nos casos de extino do processo sem resoluo do mrito (elencadas no artigo 267, CPC); 3. Nos casos de extino do processo com resoluo do mrito (artigo 269, CPC): a) Atos auto compositivos: quando o ru reconhece a procedncia do pedido (II), quando as partes transigirem (III), quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao (V); b) Acolhimento de objeto de mrito: quando o juiz pronunciar a prescrio ou a decadncia (IV); 4. Julgamento antecipado da lide (extino com resoluo do mrito): no momento do julgamento conforme o estado do processo, o juiz examinar o pedido e proferir sentena contendo sua prpria soluo para a lide, sem passar pela aud incia de instruo e julgamento, quando (artigo 330, CPC): a) A questo de mrito for unicamente de direito; b) Mesmo sendo de direito e de fato, a questo de mrito, no houver necessidade de produzir prova em audincia; (OBS. Questo de direito: quando analisa to somente a determinao da lei; Questo de fato: o julgamento do ponto controvertido depende da anlise da circunstancia que se deu em determinado fato). c) Ocorrer revelia (artigo 319, CPC). C- Saneamento do processo: se as questes preliminares suscitadas pelo ru no forem suficientes para provocar o julgamento da extino do processo, ter o juiz de apreci -los e rejeit-los no saneador. Aps isso, ou quando no houver questo preliminar, o juiz, ao declarar saneado o processo, dever segundo o artigo 331, designar a audincia preliminar para tentar a conciliao entre as partes (prazo 30 dias), e no sendo possvel dever sanear o processo tomando as seguintes deliberaes: Decidir atos processuais pendentes; Estabelecer pontos controvertidos; Definir pontos teis e necessrios; Estabelecer nus da prova (faculdade do juiz estabelecer); Designar audincia de instruo e julgamento, se necessrio.

Possibilidade de no realizar a audincia de conciliao: ocorre em duas hipteses. Quando se tratar de direito indisponvel (sendo direito indisponvel no tem como haver acordo) ou quando o juiz perceber que as partes no vo se conciliar.

Anda mungkin juga menyukai