Anda di halaman 1dari 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE QUMICA E ALIMENTOS EQA DISCIPLINA DE GUAS INDUSTRIAIS E TRATAMENTO DE EFLUENTES PROF.

F. SRGIO LUIZ ALVES PRZYBYLSKI

Digesto Anaerbia

Alunos: Eduardo da Rosa Natalia Moreira Rafaela Pasini Rdner Bianchin Pedroso

Rio Grande 2012

INTRODUO

A digesto anaerbia consiste em uma srie de processos nos quais microorganismos que atuam sem a presena de oxignio decompem material biodegradvel, ou seja, envolve a decomposio de material orgnico e inorgnico na ausncia de oxignio molecular. usada com fins industriais e domsticos, em gesto de resduos ou para produo de energia. Tambm largamente utilizada como fonte de energia renovvel. O processo gera um biogs (formado por metano, dixido de carbono e traos de outros gases contaminantes) que pode ser usado como combustvel. O lodo digerido produzido na digesto anaerbia pode ser usado como fertilizante. A princpio, todos os compostos orgnicos podem ser degradados por via anaerbia, sendo que o processo se mostra mais econmico e eficiente quando os dejetos so facilmente biodegradveis. O processo de digesto comea com a hidrlise bacteriana da alimentao para decompor polmeros insolveis, como carboidratos, protenas e gorduras. Essa etapa geralmente ocorre de forma lenta, sendo afetada pela temperatura do reator, tempo de residncia do substrato, tamanho das partculas, pH do meio, etc. Em seguida, bactrias acetognicas convertem os acares e aminocidos oriundos da hidrlise em dixido de carbono, amnia, hidrognio e cidos orgnicos, atravs de fermentao. As mesmas bactrias ento convertem os cidos orgnicos em cido actico na etapa chamada acetognese. Por ltimo, no processo de metanognese, os produtos so finalmente convertidos em metano e dixido de carbono.

Figura 1 - Representao esquemtica do processo de digesto

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PROCESSOS ANAERBIOS

As caractersticas favorveis da tecnologia anaerbia conferem aos reatores anaerbios um grande potencial de aplicabilidade no tratamento de guas residuais tanto concentradas como diludas. So elas:

Baixa produo de slidos, cerca de 2 a 8 vezes inferior que ocorre nos processos aerbios; Baixo consumo de energia (garante aos sistemas baixos custos operacionais); Baixa demanda de rea; Baixos custos de implantao; Produo de metano, gs combustvel de elevado teor calorfico; Possibilidade de preservao da biomassa, sem alimentao do reator, por vrios meses; Tolerncia a elevadas cargas orgnicas; Aplicabilidade em pequena e larga escala.

As principais desvantagens da tecnologia anaerbia so:

Remoo inadequada de fsforo, nitrognio e patgenos; Possibilidade de distrbios devido a choques de carga orgnica e hidrulica, presena de compostos txicos ou ausncia de nutrientes; Produo de efluente com aspecto desagradvel e normalmente com qualidade insuficiente para atender aos padres ambientais; A partida do processo pode ser lenta na ausncia de lodo de semeadura adaptado; Possibilidade de gerao de maus odores e de problemas de corroso; Alguma forma de ps-tratamento usualmente necessria.

AERBIO x ANAERBIO

A digesto aerbia descrita como a converso biolgica de matria orgnica na presena de ar (ou oxignio). Nos sistemas aerbios, ocorre cerca de 40 a 50% de degradao biolgica do material orgnico, com consequente formao de gs carbnico. Observa-se uma grande incorporao de matria orgnica como biomassa (de 30 a 40%), que se constitui como lodo excedente do sistema. O material orgnico no convertido em CO2 ou em biomassa deixa o sistema como material no degradado (5-15%). O processo muito mais simples de operar que um digestor anaerbio, mas no produz gs utilizvel. J a digesto anaerbia consiste na converso biolgica de matria orgnica por fermentao em um reator aquecido para produzir metano e dixido de carbono. A fermentao ocorre na ausncia de oxignio. Nos sistemas anaerbios, a maior parte do material biodegradvel presente no despejo convertida em metano (50 a 70%), que sai do reator em forma de gs. Cerca de 5 a 15% do material orgnico convertido em biomassa (lodo excedente). O material no degradado representa cerca de 10 a 30% da matria orgnica.

Figura 2 - Comparao entre as tecnologias aerbia e anaerbia

DIGESTORES ANAERBIOS DE LODO

Os digestores anaerbios de lodo so utilizados principalmente para estabilizao de lodos primrios e secundrios, oriundos do tratamento de esgotos, e tambm para o tratamento de efluentes industriais com elevada concentrao de slidos suspensos. Usualmente apresentam-se na forma de tanques circulares cobertos, em concreto armado, com dimetros entre 6 e 38m, e profundidades entre 7 e 14m. As paredes de fundo so geralmente inclinadas, de forma a favorecer a sedimentao e a retirada dos slidos mais concentrados. A cobertura do reator pode ser fixa ou mvel. Como os digestores se destinam principalmente estabilizao de resduos com alta concentrao de material particulado, a hidrlise desses slidos se torna a etapa limitante de todo o processo de digesto. A taxa de hidrlise afetada por fatores como temperatura, tamanho das partculas, composio do substrato e tempo de residncia. Desse modo, visando otimizar o processo de hidrlise, os digestores convencionais normalmente so aquecidos (operando em temperaturas na faixa de 25-35C). Levando em conta o fato de que a essncia dos processos biolgicos de tratamento de efluentes capacidade dos micro-organismos envolvidos utilizarem os compostos orgnicos biodegradveis, e visando um processamento adequado de todas as fases da digesto anaerbia, o tempo de reteno hidrulica da biomassa no sistema deve ser suficiente a ponto de garantir a permanncia e multiplicao dos microorganismos no digestor. Trs principais configuraes de digestores tm sido aplicadas:

1. Digestor anaerbio de baixa carga normalmente constitudo por um nico tanque, onde ocorrem simultaneamente a digesto, o adensamento do lodo e a formao de sobrenadante. O digestor de baixa carga no possui dispositivo de mistura. O lodo bruto alimentado na parte do digestor em que o lodo est sendo digerido e o biogs liberado. Com o movimento ascendente do biogs, partculas de lodo so levadas para a superfcie, formando uma camada de escuma. O lodo estabilizado e o sobrenadante so retirados periodicamente do digestor. A diviso do lodo em camadas e a ausncia de mistura fazem com que no mais do que metade do volume do tanque seja utilizado efetivamente no processo,

tornando necessria a utilizao de reatores de grande volume para conseguir-se uma boa estabilizao do lodo. Em funo dessa limitao, digestores de baixa carga so utilizados principalmente em pequenas estaes de tratamento.

Figura 3 - Representao esquemtica de um digestor de baixa carga

2. Digestor anaerbio de um estgio e alta carga (single-stage/one-stage) Em um digestor anaerbio de um estgio, todas as reaes biolgicas ocorrem em um nico tanque, dotado de mecanismos de aquecimento e mistura, que alimentado a taxas uniformes com lodo bruto previamente adensado, visando garantir condies homogneas em todo o reator. Como resultado disso, o volume do tanque pode ser reduzido e o processo mais estvel. A mistura do lodo no interior do digestor pode ser feita por recirculao de gs, recirculao de lodo ou agitao. A alimentao normalmente feita com adies de pequenas quantidades de lodo em intervalos de tempo regulares. Pode-se retirar o lodo digerido antes da alimentao ou depois dela: nesse caso, a alimentao deve ser seguida de mistura por um curto perodo. O uso de um nico estgio reduz os custos de construo do sistema, mas implica em menor controle das reaes que ocorrem, pois as reaes biolgicas de diferentes espcies de bactrias podem estar em competio direta no digestor. Um exemplo de sistema one-stage a chamada lagoa anaerbia. Essas lagoas so bacias de barro usadas no tratamento e armazenamento de adubos.

Figura 4 - Representao esquemtica de um digestor de um estgio e alta carga

3. Digestor anaerbio de dois estgios e alta carga (multi-stage/two-stage) Consiste basicamente na incorporao de um segundo digestor operando em srie com um tanque de digesto primrio de alta carga, buscando controle mximo sobre as comunidades de bactrias vivendo nos digestores. O primeiro tanque, equipado com mecanismos de aquecimento e mistura, utilizado para a digesto do lodo em si, enquanto o segundo usado para estocagem e concentrao do lodo digerido. Em algumas situaes, os dois tanques so projetados de forma idntica, de forma que qualquer um deles pode ser utilizado como digestor. Em outros casos, o tanque secundrio pode ser um tanque sem aquecimento, um tanque aberto ou at mesmo uma lagoa. O digestor anaerbio two-stage raramente usado, principalmente em razo do gasto na construo de um tanque grande que no totalmente utilizado e tambm porque o segundo tanque de benefcio desprezvel, operacionalmente. Como os slidos digeridos anaerobiamente podem no se acomodar muito bem (os motivos para isso podem incluir digesto incompleta no primeiro tanque, o que gera gases no digestor secundrio e slidos flutuantes), o sobrenadante retirado do segundo tanque pode conter altas concentraes de slidos suspensos. Menos de 10% dos gases gerados vm do segundo reator.

Figura 5 - Representao esquemtica de um digestor de dois estgios e alta carga

ESTGIOS DE PROCESSAMENTO

O funcionamento dos digestores est vinculado capacidade das bactrias anaerbias em estabilizarem as substncias orgnicas complexas presentes no lodo. Isso possvel pela digesto anaerbia que pode ser considerada como um ecossistema onde diversos grupos de microorganismos trabalham interativamente na converso da matria orgnica complexa em metano, gs carbnico, gua, gs sulfdrico e amnia, alm de novas clulas bacterianas. A digesto anaerbia pode ser caracterizada em quatro estgios de processamentos: hidrlise, acidognese, acetognese e metanognese.

(a) Hidrlise: etapa lenta do processamento, onde ocorre a hidrlise e solubilizao de polmeros de protenas, celulose, lipdios e outras substncias orgnicas complexas, por bactrias fermentativas

hidrolticas. A solubilizao importante por transformar as molculas complexas menores, o qual possibilita atravessar as paredes celulares das bactrias fermentativas. (b) Acidognese: os produtos solveis, oriundos da fase de hidrlise, so metabolizados no interior das clulas, atravs do metabolismo fermentativo, de bactrias fermentativas acidognicas. um perodo de intensiva produo de cidos, bicarbonatos, gs carbnico e gs sulfdrico. H uma queda de pH, variando de 5,1 a 6,8, atingindo valores de at 4,0. Entretanto, essa queda de pH decorrente, principalmente, da formao de gs carbnico, que devido a sua presso parcial, transforma-se em cido carbnico e leva queda do pH. Tambm ocorre a formao de substratos para as bactrias acetognicas. Esta etapa caracterizada por odor ptrido. (c) Acetognese: oxidao de compostos orgnicos intermedirios (como propianato e butirato) em substratos apropriados para os

microorganismos metanognicos (acetato, hidrognio e dixido de carbono), por bactrias sintrficas acetognicas. A liberao de grandes quantidades de hidrognio, faz com que o pH abaixe. Esta etapa caracterizada por um lodo acinzentado ou amarelado, produzindo sobrenadante e forte mau cheiro.

(d) Metanognese: a etapa final do processo global de converso anaerbica de compostos orgnicos em metano e gs carbnico, por meio de microorganismos metanognicos. O pH sobe para 6,8 at 7,4. No incio a gaseificao torna-se ativa e muito intensa. Logo mais a gaseificao diminui e finalmente cessa. O lodo adquire efeito tampo, com odor de alcatro e muito escuro. A DBO do lodo nesta etapa reduzida e o lodo estabilizado.

FILTRO ANAERBIO A concepo do filtro aerbio permitiu reduzir drasticamente o tempo de reteno hidrulica, desvinculando-o do tempo de residncia do lodo no reator. Conceitualmente, o filtro anaerbio um reator de leito fixo, que promove a reteno da biomassa por adeso a um suporte inerte e por aprisionamento nos espaos intersticiais do leito. Ele apresenta alguma similaridade conceitual com os filtros biolgicos percoladores aerbios: em ambos os casos, a biomassa cresce aderida a um meio suporte, usualmente pedras. No entanto, o filtro anaerbio apresenta algumas importantes caractersticas e diferenas: o fluxo lquido ascendente; o filtro trabalha afogado, ou seja, os espaos vazios so preenchidos com lquido; a carga da DBO aplicada por unidade de volume bastante elevada, o que garante as condies anaerbias e repercute na reduo de volume do reator; a unidade fechada. Os primeiros filtros anaerbios empregavam pedras de 5 a 10 cm, que conferiam baixa porosidade e rea superficial para os leitos e ocupavam grande parte do seu volume. Com o advento dos suportes plsticos, maiores porosidades de leito foram alcanadas com concomitante aumento da rea especfica para adeso microbiana. Devido leveza destes materiais, leitos mais altos puderam ser empregados com menores custos construtivos. A maior porosidade do leito tambm contribuiu para diminuir o problema de colmatao e entupimento de leito (SANTANNA, 2010).

Sistema Tanque Sptico- Filtro Anaerbio O sistema de tanques spticos seguidos por filtros anaerbios (tambm chamados de fossafiltro) tem sido amplamente utilizado no meio rural e tambm em comunidades de pequeno porte. O tanque sptico remove a maior parte dos slidos em suspenso, os quais sedimentam e sofrem processo de digesto anaerbia no fundo do tanque. O filtro anaerbio efetua uma remoo complementar de DBO. O tanque sptico pode ser de cmara nica (figura 6) ou de cmaras sobrepostas (tanque Imhoff). No tanque de cmara nica no h separao fsica entre as regies onde ocorre a sedimentao dos slidos de esgoto bruto e a digesto do lodo no fundo. Os tanques de cmara nica podem ser nicos ou em srie.

Figura 6- Esquema de um tanque sptico de cmara nica No tanque de cmeras sobrepostas, a sedimentao ocorre na cmara superior, sendo que os slidos sedimentados passam por uma abertura no fundo desta, dirigindose para o compartimento inferior. Na cmera inferior o lodo acumulado sofre digesto anaerbia. Os gases oriundos da digesto anaerbica no interferem no processo de sedimentao, j que no conseguem penetrar na cmara superior. Pelo fato de tanques spticos serem tanques de sedimentao (sem reaes bioqumicas na fase lquida), a remoo da DBO limitada. O efluente, ainda com elevadas concentraes de matria orgnica, se dirige ao filtro anaerbio, onde ocorre a sua remoo complementar, tambm em condies anaerbias. A eficincia do sistema fossa- filtro usualmente inferior dos processos aerbios, embora seja suficiente, na maior parte das situaes. O sistema tem sido utilizado em pequenas populaes mas uma tendncia recente em termos de

tratamentos anaerbios tem favorecido a utilizao de mantas lodo, principalmente por fatores econmicos. A produo de lodos em sistemas anaerbios baixa. O lodo j sai estabilizado, podendo ser dirigido diretamente a um leito de secagem. Por ser um sistema anaerbio, h risco de gerao de maus odores. No entanto, procedimento de projetos e operacionais podem contribuir para reduzir estes riscos. (SPERLING,2006). Fatores fsicos intervenientes no processo a) Configurao do reator A configurao dos filtros anaerbios em escala plena tem sido cilndrica ou retangular, com os tanques variando em dimetro (ou largura) de 6 a 26 metros e altura de 3 at cerca de 13 metros. Os volumes dos reatores variando de 100 a 10.000m3. os

meios suporte tm sido projetados ocupando desde a profundidade total do reator at cerca de 50 a 70% da altura dos tanques. Existem diferentes tipos de meios de suporte plsticos disponveis, variando de anis corrugados at blocos de placas corrugadas. A rea especfica destes materiais , em mdia, 100m2/m3. Os filtros anaerbios so usualmente circulares, quando vinculados ao tratamento de pequenas vazes. Em sistemas maiores, os filtros podem ser tambm retangulares. A figura 2 ilustra um filtro retangular.

Figura 7 Filtro anaerbio retangular de fluxo ascendente b) Meio suporte A finalidade do material suporte a de reter slidos no interior do reator, seja atravs do biofilme formado na superfcie do material suporte, seja atravs da reteno de slidos nos interstcios do meio ou abaixo deste. So as principais finalidades da camada suporte: Atuar como um dispositivo para separar os slidos dos gases; Ajuda a promover a uniformizao do escoamento do reator; Melhorar o contato entre os constituintes do despejo de afluente e os slidos biolgicos no reator; Permitir o acmulo de grande quantidade de biomassa, aumentando assim, o tempo de reteno celular. Atuar como barreira fsica, evitando que os slidos sejam carregados para fora dos sistema de tratamento.

Os requisitos desejveis para o material do suporte em filtros anaerbios est apresentado na Tabela 1:

Tabela 1 - Requisitos desejveis para o material do suporte em filtros anaerbios Requisito Ser estruturalmente resistente Objetivo Suportar o prprio peso, adicionado o peso dos slidos biolgicos aderidos a superfcie Ser biolgica e quimicamente No haver reao entre o leito e os microorganismos inerte Ser suficientemente leve Evitar a necessidade de estruturas pesadas e caras e permitir a construo de filtros mais altos Possuir grande rea especfica Permitir aderncia de maior quantidade de slidos biolgicos Possuir porosidade elevada Permitir maior rea livre disponvel para a

acumulao de bactrias e para reduzir a possibilidade de colmatao Possibilitar a colonizao Diminuir o tempo de partida do reator

acelerada dos microorganismos Apresentar formato no Garantir porosidade elevada

achatado ou liso Preo reduzido Viabilizar o processo

c) Tipos de meio de suporte Vrios tipos de materiais tm sido utilizados incluindo: quartzo, blocos cermicos, concha de ostras e de mexilhes, calcrio, anis plsticos, cilindros vazados, blocos modulares de PVC, granito, esferas de polietileno, bambu etc. (Chernicharo, 1997). Dimensionamento de filtros anaerbios

A utilizao de filtros anaerbios tm sido principalmente para o polimento de efluentes dos tanques spticos. Nessa configurao a ABNT, 1982 estabelece as seguintes prescries para o seu dimensionamento:

a) Clculo do volume til demonstrado pela Equao 1


V 1,60 N C TDH

(1)

Onde: V = volume total do filtro (m3); N = nmero de pessoas ou unidades de contribuio (hab ou unid.); C = contribuio de esgotos (L/hab.d ou L/unid.d); TDH = tempo de deteno hidrulica de despejos; b) Determinao da seo transversal Pode ser calculada pela Equao 2:

V H

(2)

Onde: A = rea do filtro (m2); V = volume til calculado (m3); H profundidade til do filtro (1,80m). Eficincias dos filtros anaerbios

As eficincias esperadas para os filtros anaerbios podem ser estimadas a partir da relao de desempenho apresentada atravs da Equao 3

E 100 1 0,87 TDH

0 , 50

(3)

Onde: E = eficincia do filtro anaerbio (%); TDH = tempo de deteno hidrulica (h); 0,87 = constante emprica (coeficiente do sistema); 0,50 = constante emprica (coeficiente do meio suporte).

REATORES APLICVEIS DIGESTO ANAERBIA

O interesse pelo tratamento anaerbico tomou fora a partir do sculo XX e hoje em dia existem diversos tipos de reatores que atuam com esse procedimento. Como os micro-organismos anaerbios tm taxas ou velocidades especficas de crescimento () muito menores que os aerbios, em um reator de mistura operado em modo contnuo, o
balano material resulta em uma relao que indica que a reteno hidrulica ( ) igual ao

inverso da taxa especfica de crescimento. Por conta disso, para a realizao de tratamentos anaerbios necessrio um tempo de reteno muito elevados, em muitos casos, de vrios dias. Frente a esse problema, foram propostas duas solues: (a) Reciclo de lodo ao reator; (b) Reteno de biomassa no interior do reator. A primeira opo levou ao desenvolvimento de processos anaerbicos de contato, que teve uma difuso inicial, mas logo perdeu espao. E a segunda opo norteou a criao de processos baseados em biofilmes ou reteno de biomassa, que so os casos mais empregados na atualidade.

Lagoas Anaerbias

considerada uma forma natural de tratamento, a elevada carga de microorganismos e a configurao da lagoa garantiam condies anaerbias, porm a degradao biolgica ocorria a baixas taxas, precisando-se assim alto tempo de reteno para se obter nveis aceitveis de DBO e DQO. O ponto que mais chama ateno nas lagoas anaerbias o fato de no ter muitas exigncias no projeto e construo, basta um terreno extenso e escavado e revestido com argila ou mantas plsticas, com as bordas inclinadas (taludes) reforadas para evitar desmoronamento, e revestida para que no haja crescimento exagerado de vegetao. Em contrapartida as crescentes exigncias em relao qualidade do efluente e emisso de odores diminuram o interesse por esse tipo de operao. O escoamento dentro de uma lagoa preferencialmente horizontal devido ao fato da alimentao ser em apenas um ponto. Isso prejudica o contato entre o lodo

(que est no fundo da lagoa) e a matria orgnica que se encontra presente na fase lquida. Para efluentes industriais a faixa de remoo de DBO atingida em lagoas anaerbias est na faixa de 40% a 70% e de 50% a 70% para efluentes domsticos, nesse ltimo h pesquisas que tentam aprimorar as lagoas anaerbicas, fazendo com que alimentao seja feita em vrios pontos e profundidade, ocasionando assim fluxo vertical.

Reatores anaerbios de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB)

Esse tipo de reator foi o responsvel pelo aumento de tratamentos aerbios no mundo inteiro, seu desenvolvimento est totalmente ligado aos estudos da granulao do lodo anaerbio (fenmeno que era desconhecido at a dcada de 70). Na poca j era sabido que tais reatores podem operar com lodo floculento, mas o evento da granulao fez com que esses reatores operassem com cargas outrora impensveis. Isso ocorre devido Lei de Stokes que diz que a velocidade de arraste depende da dimenso da partcula ao quadrado, fazendo com que fossem possveis maiores velocidades de ascenso de lquido sem provocar o arraste excessivo de slidos para fora do reator. O efluente alimentado no reator pela parte inferior diretamente na manta de lodo, fluidizando-o parcialmente, formando a parte superior, chamada de zona intermediria (composta de efluente e gros de lodo). Como o tamanho dos gros de lodo tm dimenses no uniformes e ainda produzido gs, necessria a instalao de separador de topo, que vai permitir a fuga do gs (que pode ser coletado ou queimado), a sada de lquido clarificado e a conteno dos gros de lodo. Esse separador consiste em uma srie de placas ou superfcies defletores que fazem com que os gros deslizem e voltem pra zona intermediria. A natureza e a concentrao do efluente tratado so muito importantes para nortear o projeto do reator. Para efluentes pouco concentrados (esgoto domstico) devemos levar em considerao o tempo de reteno hidrulica, valores encontrados na faixa de 3h a 10h, com uma remoo de DQO de 60% a 85%. Para efluentes que apresentam concentrao maior de carga orgnica (esgoto industrial) para o clculo do tempo da reteno hidrulica e remoo, deve-se considerar outros fatores como a

quantidade da carga a ser tratada, temperatura, granulometria do lodo, aspectos hidrulicos e velocidade ascensional (geralmente situada entre 1 e 2m/h).

Reatores granulares de manta expandida (EGSB)

Pode ser considerado uma expanso do UASB, ele apresenta uma camada de lodo efetivamente granulada, por conta disso pode operar com velocidades ascensionais altas (de 4 a 10 m/h) e cargas hidrulicas na faixa de 40kgDQO/m.d. O contato entre as fases no interior do reator ainda incrementado pela alta produo de gs. O reator EGSB conta com uma linha de recirculao do lodo que, juntamente com a alta razo de altura/dimetro , leva a tais velocidades ascensionais, a altura de um reator EGSB pode chegar a 14 m. A linha de reciclo auxilia a diluio de substncias biodegradveis, porm inibidoras presentes no efluente. O reator EGSB vem sendo motivo de estudo e j vem sendo comercializado com sucesso. Ele usado para efluente com baixo teor de matria orgnica, o que causaria problemas operacionais no UASB, ele conta com uma remoo presente na faixa de 85 a 90%.

Reator anaerbio de circulao interna (IC)

Este reator dispe de dois sistemas de separao gs-lquido-slido, o gs produzido e coletado segue por uma tubulao at a parte superior do reator levando consigo slido e lquido arrastado, que so separados por um separador de topo, recuperando o gs e permitindo o lquido e o slido serem transportados pela gravidade at a base. Essa corrente descendente promove uma agitao constante, aumentando o contado da fase lquida com os micrbios. Os reatores IC tm alturas elevadas (16 a 28m), apresentando elevadas razes de altura /dimetro. Isso se torna uma vantagem, pois por serem compactos, tornam-se atrativos para pequenas reas disponveis de instalao. As velocidades de ascenso podem chegar a cerca de 8 a 20 vezes maiores quando comparados com o

UASB, isso deve ser controlado para evitar que as tenses cisalhantes provoquem a ruptura dos gros. Eles so utilizados no tratamento de efluentes provenientes de cervejarias, alimentos, acares e celulose. Apresentam reteno hidrulica em uma escala de horas, e ndice de remoo de 60 a 80%.

CINTICA DA DIGESTO ANAERBIA Devido complexidade dos substratos e da diversidade de populaes bacterianas envolvidas, difcil descrever matematicamente as cinticas de converso. Duas variveis principais formam a base de todos os modelos biolgicos: (a) a concentrao de substrato; e (b) a concentrao de microorganismos. Abaixo apresentase a cintica do crescimento de microorganismos.

Cintica do crescimento de microorganismos possvel descrevermos o crescimento de microorganismos, de forma aproximada, por modelos matemticos relativamente simples, embora o crescimento biolgico seja um processo complexo. O crescimento bruto especfico pode ser descrito pela equao 4, para o crescimento bacteriano em sistemas bateladas. (4)

onde dX/dt a taxa de gerao de microorganismos (mg/L.d), a taxa de crescimento especfico (d1) e X a concentrao de microorgansimos (mg/L). A relao entre a taxa de crescimento de microorganismos e o efeito do substrato limitante pode ser expressa atravs da equao 5, conhecida como equao de Monod: (5)

onde

a taxa de crescimento especfico mxima (d1), S a

concentrao do substrato limitante (mg/L) e KS a constante de saturao para a qual =0,5* . Esta constante (KS) fornece uma indicao de no afinidade da biomassa

por um determinado tipo de substrato. Para se obter elevadas redues da concentrao do substrato no tratamento de esgotos, desejvel que esse substrato seja utilizado por microorganismos que tenham baixos valores de KS.

Figura 8 Grfico da taxa de crescimento especfico versus concentrao de substrato

A expresso geral que relaciona o crescimento bacteriano e a utilizao de substrato dado pela equao 6: (6)

Outro fator que deve ser levado em conta o decaimento bacteriano. Ou seja, a reduo de microorganismos devido ao metabolismo endgeno, a morte e predao, contribuem para o decrscimo da massa de microorganismos. A taxa de decrscimo bacteriano pode ser expressada pela equao 7: (7) onde Kd o coeficiente de respirao endgena (d1). Ao se combinar as equaes 6 e 7, obtm-se a taxa de crescimento lquido de microorganismos, de acordo com a equao 8: (8)

PRODUO DE BIOGS No sistema anaerbio, verifica-se que a maior parte do material orgnico biodegradvel presente no despejo liquido convertido em biogs (cerca de 70 a 90%), que removido da fase liquida e deixa o reator na forma gasosa. O gs produzido no tratamento anaerbio composto de 2/3 de metano, e o restante sendo CO2 e pequenas quantidades de H2S, H2 e mercaptanas. (RAMALHO,1983). O metano produzido pelas bactrias acetotrcas a partir da reduo do cido actico ou pelas bactrias hidrogenotrcas a partir da reduo de dixido de carbono. As bactrias acetotrcas so responsveis por cerca de 60 a 70% de toda a produo de metano nos reatores anaerbios. Essas bactrias pertencem a dois gneros principais: Methanosarcina e Methanothrix. Praticamente todas as espcies conhecidas de bactrias metanognicas so capazes de produzir metano a partir de hidrognio e dixido de carbono. Os gneros mais frequentemente isolados em reatores anaerbios so: Methanobacterium, Methanospirillum e Methanobrevibacter (CHERNICHARO,1997). As bactrias hidrogenotrcas so responsveis pela produo de 30% de todo o metano gerado em digestores anaerbios. A digesto anaerbia pode promover reduo da concentrao de slidos volteis na faixa de 35 a 60%, dependendo da natureza do lodo de esgoto e das condies de operao do sistema. O biogs composto de metano (aproximadamente 60%), dixido de carbono (35-45%), nitrognio, hidrognio e sulfureto de hidrognio; estes ltimos representam aproximadamente de 1 a 3 % da composio do volume de gs produzido. devido a essa composio que o biogs apresenta um potencial energtico que permite a sua utilizao em diversas aplicaes. O metano produzido pode ser utilizado como fonte de energia, na substituio de combustveis fsseis e, deste modo, agrega valor produo e diminui a emisso de dixido de carbono (SILVA et al., 2005). Existe tambm a possibilidade de produo de vapor para o aquecimento do prprio digestor, no entanto, a opo mais interessante ser a sua aplicao para produo de eletricidade, reaproveitando o calor para processos no qual seja necessrio. Neste ltimo caso, alm de se produzir o calor suficiente para manuteno do processo anaerbio, existe produo de eletricidade que pode ser exportada para a rede de distribuio com uma tarifa de energia renovvel. A qualidade e quantidade do biogs obtido dependem das caractersticas dos resduos presentes no processo de digesto,

uma vez que cada tipo de resduo orgnico apresenta potenciais diferentes. A otimizao do processo passa pela mistura de vrios tipos de resduos biodegradveis (co-digesto) de forma a se atingir o equilbrio adequado e retirar a mxima potencialidade da soluo.

BIBLIOGRAFIA

CHERNICARO, C. A. L. Reatores Anaerbios. 2 ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG, 1997, 308p. CHERNICARO, C. A. L., CAMPOS, C. M. M. Tratamento anaerbio de esgotos. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG, 1995, apostila, 65p. JAMES, A., CHERNICHARO, C. A. L. & CAMPOS C. M. M. The development of a new methodology for the assessment of specific methanogenic activity. Water Research, 24, p. 813-825. 1990. Apud Chernicharro, 1997. JORDO, E. P., PESSOA, C. A. Tratamento de Esgotos Domsticos. 4 ed. Rio de Janeiro: Segrae, 2009, 906p. LETTINGA, G., HULSHOF POL, W., ZEEMAN, G. Biological Wastewater Treatment, Part I: Anaerobic wastewater treatment. Lecture Notes. Wageningen Agricultural University, 1996. METCALF & EDDY. Wastewater Engineering: treatment, disposal and reuse. Metcalf & Eddy, Inc. 3 ed., 1991, 1334p. SANTANNA, Geraldo Lisppel. Tratamento Biolgico de Efluentes: Fundamentos e Aplicaes. Editora Intercincia, Rio de Janeiro, 2010. SILVA, F.M.; LUCAS JNIOR, J.; BENINCASA, M.; OLIVEIRA, E. Desempenho de um aquecedor de gua a biogs. Engenharia Agrcola, Jaboticabal, v.25, n.3, p.608-614, 2005. VON SPERLING, M. Introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG, 1995, 240p.

Anda mungkin juga menyukai