Anda di halaman 1dari 14

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

A Reabilitao Historiogrfica da Ordem Escravista: Determinao, Autonomia, Totalidade e Parcialidade na Histria Mrio Maestri, * Os relatos coevos escravido desqualificaram racial e socialmente a resistncia do cativo, que viveria no Brasil melhor do que na frica. Na Repblica Velha, a historiografia enfatizou o patriarcalismo do escravismo devido s idiossincrasias do colonizador luso-brasileiro. Desde os anos 1950, pensadores materialistas definiram as condies de existncia como determinao da ordem escravista, no contexto da resistncia servil, compreendida como luta de classes. Nos anos 1980, propondo a crise de paradigma dos grandes relatos e necessria superao da reificao econmica do cativo e restabelecimento de sua subjetividade como protagonista de sua prpria existncia, afirmou-se que a dominncia de negociaes e acomodaes sistmicas entre escravizadores e escravizados levara o cativo a vergar as condies de dominao em favor prprio a tal ponto que passara a interessar pela defesa da escravido. Com a autonomizao da existncia de exploradores e explorados das determinaes materiais de produo, completou-se a reabilitao da escravido, atravs da sua proposta de sociedade consensual. Palavras chaves: Historiografia, escravido, luta de classes

Da Escravido Clssica ao Escravismo Colonial A experincia social de submisso do trabalhador escravizado, quanto legislao; dominao fsica e cultural; s diversas formas de castigos e submisso; cooptao social e ideolgica; etc., alcanou primeira maturidade no Imprio romano, tendo sido adaptada e aperfeioada pelos lusitanos para a escravido moura e africana. Superao do escravismo no Mundo Antigo e Medieval, a escravido colonial americana refinou e radicalizou essas passadas experincias.
2 1

Como na Antiguidade, em continuidade-desdobramento da elaborao aristotlica, os escravistas luso-brasileiros apresentavam em geral os trabalhadores escravizados nativos e africanos como seres nascidos para trabalhar e capazes de viver em forma civilizada apenas sob as ordens de seres superiores. A resistncia do cativo foi explicada sobretudo como produto de baixa qualidade racial-cultural do americano e do africano. Quando obrigados a registrar a resistncia do trabalhador escravizado, sobretudo africano e afro-descendente, como produto das duras condies de existncia na escravido, propuseram que viveriam,
* Professor do PPGH da UPF, doutor em Histria pela UCL, Blgica 1 Cf., entre outros: MAESTRI, Mrio. Breve histria da escravido. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986; TINHORO, Jos Ramos. Os negros em Portugal: uma presena silenciosa. 2 ed. Lisboa: Caminho, 1988; SAUNDERS, A. C. de C. M. Histria social dos escravos e libertos negros em Portugal. [1441-1555]. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994. 2 Cf. Entre outros: GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. 5 ed. rev. e ampl. So Paulo: tica, 1988; GENOVESE, Eugene. A economia poltica da escravido. Rio de Janeiro: Paleas, 1976.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

como cativos, na Amrica, melhor do que como livres, na frica. Props-se tambm que os trabalhadores escravizados brasileiros conheceriam melhores condies de existncia que os proletrios europeus.
3

Nos poros da sociedade escravista moderna e colonial, alguns raros intelectuais, como Domingo de Soto, em 1556; Martn de Ledesma, em 1550-60; Ferno de Oliveira [c.1507-c.1585], em 1555; Antnio Nunes Ribeiro Sanches [1699-1783], em 1760, criticaram em forma mais ou menos radical as apologias escravistas expressando, na esfera das representaes, ainda que em forma oblqua, as necessidades do mundo do trabalho escravizado, sendo comumente retaliados, no raro em forma muito dura, pela dissidncia ideolgica socialmente inaceitvel.
4

Foram raras as crticas sistemticas escravido colonial brasileira, quando de sua vigncia, como as encetadas, por exemplo, no plano da economia poltica, pelo charqueador e escravista lusitano Antnio Jos Gonalves Chaves [?-1837], em suas Memrias Ecnomopolticas sobre a administrao pblica do Brasil, redigidas nos anos anteriores Independncia, ou pelo jovem Castro Alves [1847-1871], nos anos 1860, sob forma literria, ao registrar em sua poesia a necessidade da destruio da escravido, se possvel pela luta dos cativos, para a consolidao e desenvolvimento da prpria nacionalidade brasileira.
5

Com a abolio da escravatura, em 13 de maio de 1888, os grandes escravistas metamorfosearam-se em latifundirios gestores do trabalho livre e os trabalhadores escravizados diluram-se entre os trabalhadores agrilhoados e aoitados pela necessidade econmica. Os antigos antagonismos ideolgicos ensejados pela expropriao do trabalho dos produtores feitorizados, por seus escravizadores, perpetuaram-se nas representaes do passado, exigidas pelas necessidades polticas, sociais e ideolgicas das novas formas de expropriao do trabalho do presente.

3 Cf., por exemplo: ZURARA, Gomes Eanes da. Crnica de Guin. Barcelos: Civilizao, 1973; ANTONIL, Andr Joo. Cultura e opulncia do Brasil. 2 ed. So Paulo: Melhoramentos; Braslia INL, 1976; BENCI, Jorge. Economia crist dos senhores no governo dos escravos: livro brasileiro de 1700. So Paulo: Grijalbo, 1977; ROCHA, M. R. Etope resgatado: empenhado, sustentado, corrigido, instrudo e libertado. Discurso teolgico jurdico. Sobre a libertao dos escravos no Brasil de 1758. Petrpolis: Vozes; So Paulo, CEHILA, 1992. COUTINHO, Jos Joaquim da Cunha de Azeredo. Anlise sobre a justia do comrcio do resgate dos escravos da Costa da frica. Lisboa: Joo Rodrigues Neves, 1808; PELFORT, Jorge. A 150 aos de la abolicin de la esclavitud en el Uruguay. Montevideo: de la Plaza, 1996. p.46. 4 Cf. OLIVEIRA, Padre Fernando. A arte da guerra do mar. Lisboa: Ministrio da Marinha [1970]; SANCHES, Antnio Nunes Ribeiro. Cartas sobre a educao da mocidade. Porto: Domingos Barreira, s.d. 5 Cf. CHAVES, Antnio Gonalves. Memrias Ecnomo-polticas sobre a administrao pblica do Brasil. Porto Alegre: Companhia Unio de Seguros Gerais, 1978; CASTRO ALVES, Antnio de. Os escravos. So Paulo: Martins Ed.; Braslia, INL, 1972; MAESTRI, Mrio. A segunda morte de Castro Alves: genealogia crtica de um revisionismo. Passo Fundo: EdiUPF, 2000.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Primeira Reabilitao Na Repblica Velha, autores como Raimundo Nina Rodrigues [1862-1906], Oliveira Viana [1883-1951] e Euclides da Cunha [1866-1909] defenderam o racismo cientfico e a superioridade racial do europeu e do eurodescendente, vises que, por dcadas, dominaram incontestes o cenrio ideolgico-cultural nacional.
6

Em aparente superao dessas

proposies, Gilberto Freyre [1900-1987] empreendeu magistral defesa geral do escravismo nordestino, apoiado na apologia negreira da harmonia tendencial de escravizados e escravizadores e das raas fundadoras do Brasil, hierarquizadas socialmente sobretudo devido apretensas diferenas racial-culturais essenciais. A apologia de Gilberto Freyre retomou temas das narrativas escravistas, como a benignidade da instituio e os malefcios de sua superao. Nas primeiras dcadas da Repblica, foram poucas as dissidncias que, no mundo das representaes do passado, expressaram, mesmo em forma oblqua, o mundo do trabalho, como o fez magnificamente o intelectual negro Manuel Querino [1851-1923].
8 7

Nos anos 1930-40, autores como Arthur Ramos [1903-1949] e dison Carneiro [1912-1972] empreenderam importantes leituras culturalistas, antropolgicas e psicolgicas do negro brasileiro, mas no reservaram ao cativo papel determinante na evoluo do passado e no reconheceram a dominncia de sociedade escravista na pr-Abolio. Os primeiros historiadores que se reivindicaram do marxismo, como Caio Prado Jnior [1907-1990] e Nlson Werneck Sodr [1911-1999], tambm quase ignoraram a escravido e a resistncia servil como fatores fundadores do passado do Brasil pr-1888, que caracterizaram como essencialmente capitalista ou semifeudal, respectivamente.
10 9

6 Cf. RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. 5 ed. So Paulo: Companhia Nacional, 1977; _____. As coletividades anormais. Braslia: Senado Federal/Conselho Editiorial, 2006; CUNHA, E. da. Os sertes: campanha de Canudos. 4 ed. corrigida. Rio de Janeiro: Francisco Alves; Paris: Aillaud, Alves, 1911; VIANNA, Oliveira. Raa e assimilao. [1932]. Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1959. 7 Cf. MAESTRI, Mrio. Gilberto Freyre: da Casa grande ao Sobrado: gnese e dissoluo do patriarcalismo escravista no Brasil. CADERNOS IHU, ano 2, n. 6, 2004, Instituto Humanitas Unisinos, Unisinos, So Leopoldo. 31 pp. 8 Cf. QUERINO, Manuel Raimundo. O colono preto como factor de civilizao brasileira. Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1918; ____. Os homens de cor preta na histria. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico da Bahia, [48], 1923; MAESTRI, Mrio. Manuel Querino: o negro escravizado como heri do trabalho. CINCIAS & LETRAS. Histria da frica: do continente dispora. 44, jul.-dez. 2008. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense, 1979. pp. 291-300. 9 Cf. RAMOS, Arthur. O negro brasileiro: ethnographia religiosa e psychanalyse. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1934; _____. Loucura e crime. Porto Alegre: Globo, 1937; _____. O negro na civilizao brasileira. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1956; CARNEIRO, dison. O Quilombo de Palmares. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1966; ______. Ladinos e crioulos: estudos sobre o negro no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1964. 10 Cf. PRADO JNIOR, Caio Prado. Evoluo poltica do Brasil. 9 ed. So Paulo: Brasiliense, 1975 [1 ed. 1933]; SODR, Werneck. Histria da literatura brasileira: seus fundamentos econmicos. So Paulo: Cultura Brasileira, 1938. .

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Nos anos 1950, leituras materialistas heterodoxas isoladas, como as desenvolvidas pelo francs Benjamin Pret [1899-59] e o piauiense Clvis Moura [1925-2004] apresentaram em forma pioneira, j de um ponto de vista tendencialmente sistmico, a resistncia dos cativos como luta de classes e as condies de existncia dos trabalhadores escravizados como determinao da produo escravista, tendencialmente
11

independentes

das

idiossincrasias pessoais ou nacionais dos escravizadores.

Essas leituras no tiveram repercusso cientfica imediata, j que, ao contrrio, impuseram-se as vises da chamada Escola Paulista de Sociologia Florestan Fernandes [1920-1995], Fernando Henrique Cardoso, Octvio Ianni [1926-2004], etc. , que criticaram duramente a proposta da escravido paternalista e da democracia racial, mas definiram o trabalhador escravizado como uma espcie de protagonista impotente, incapaz de mover essencialmente a histria.
12

Para Florestan Fernandes, o demiurgo da Abolio teria sido o


13

fazendeiro cafeicultor paulista.

Nos anos 1960-70, o papel histrico do trabalhador escravizado, como segmento social determinante da antiga formao social brasileira, em contradio essencial objetiva com o seu escravizador, foi restaurado por autores marxistas ou inspirados no marxismo, de formao acadmica, como Emlia Viotti da Costa, Stanley Stein, Robert Conrad, em trabalhos germinais.
14

Estudos historiogrfico no acadmicos, tambm comumente de

mesma inspirao, de autores como Luiz Luna, Jos Alpio Goulart, Dcio Freitas [19222004], iluminaram importantes aspectos daquela realidade, ainda que de forma no sistemtica, como os anteriores.
15

11 Cf. PRET, Bennjamin. Que foi o quilombo de Palmares? Revista Anhembi, So Paulo, abril e maio, 1956; MAESTRI, Mrio. Benjamin Pret: um olhar heterodoxo sobre Palmares. PRET, Benjamin. O quilombo de Palmares. Introd. e notas de MAESTRI, M. & PONGE, R. Porto Alegre: EdUFRGS, 2002. pp. 47-74; MOURA, Clvis. Rebelies da senzala: quilombos, insurreies, guerrilhas. So Paulo: Zumbi, 1959. 12 Cf. FERNANDES, Florestan. Mudanas sociais no Brasil. So Paulo: Difel, 1960; _____. A integrao do negro na sociedade de classes. 3 ed. So Paulo: tica, 1978; IANNI, Octvio. As metamorfoses do escravo. So Paulo: Difel, 1962; CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravido no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. So Paulo: Difel, 1962. 13 Cf. MAESTRI, M. Florestan Fernandes: o olhar de um socialista revolucionrio sobre a revoluo burguesa no Brasil. CEM-RS. Luz e sombras : ensaios de interpretao marxista. Porto Alegre: EdUFRGS, 1997. pp. 237- 250. 14 Cf. STEIN, Stanley J. A grandeza e decadncia do caf no vale do Paraba. So Paulo: Brasiliense, 1961; COSTA, Emlia Viotti da. Da senzala colnia. 2 ed. So Paulo: Cincias Humanas, 1982; SALLES. O negro no Par sob o regime da escravido. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, Servio de Publicaes [e] Universidade Federal do Par, 1971; CONRAD, Robert. Os ltimos anos da escravatura no Brasil: 1850-1888. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, Braslia: INL, 1975. 15 Cf., entre outros: LUNA, Luiz. O negro na luta contra a escravido. Rio de Janeiro: Leitura, 1968; GOULART, Jos Alpio. Da fuga ao suicdio: aspectos de rebeldia dos escravos no Brasil. Rio de Janeiro: Conquista/ IHL, 1972; _____. Da palmatria ao patbulo. Rio de Janeiro: Conquista; INL, 1971; FREITAS, Dcio. Palmares: a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Da Resistncia ao Consenso Nos anos 1960, a retomada da luta social mundial, a revoluo anticolonial, a crescente crise da hegemonia stalinista sobre as cincias sociais marxistas, os sucessos sociais e polticos de 1968, etc., ensejaram um rico debate sobre a multiplicidade dos modos de produo na histria da humanidade, que ultrapassou definitivamente a vulgata marxista dos cinco estgios histricos nicos e de superao sucessiva e necessria comunismo primitivo, escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo , abrindo caminha superao da falsa disjuntiva feudalismo/capitalismo sobre o passado colonial brasileiro.
16

No Brasil, em meados dos anos 1970, retomou a luta democrtica e sindical, com pice nas mobilizaes operrias e classistas de 1979, verdadeiro Ano Vermelho. As greves, que haviam ressurgido desde maio de 1978 no Brasil, por reajustes salariais, sobretudo em So Paulo, expandiram-se e esparramaram-se no ano seguinte pelo pas, quando se seguiram possivelmente mais de quinhentas paralizaes 430 positivamente registradas , sobretudo nos estados de So Paulo [40%]; Rio de Janeiro [16%]; Minas Gerais [15%]; Rio Grande do Sul [7%] e, no referente s categorias, nos metalrgicos [50%]; na construo civil e no mobilirio [17%].
17

A nova realidade poltico-social exigia representaes do passado interpretando as necessidades dos trabalhadores e criava condies para a sua recepo. Em 1973, o historiador Ciro Flamarion Cardoso, sinteticamente e, em 1978, o militante comunista Jacob Gorender, sistematicamente, definiram a escravido como modo de produo historicamente novo e base da formao social brasileira, impulsionando fortemente as pesquisas sobre a determinao da histria pr-Abolio do Brasil pelo trabalhador escravizado.
18

Nos anos 1980, com a avassaladora mar neoliberal, o refluxo social dominou todos os domnios do mundo social poltico, econmico, social, cultural, ideolgico, etc. As cincias sociais foram fortemente determinadas por esse processo. Influenciado pela historiografia estadunidense, retomando no raro narrativas escravistas, processo

historiogrfico revisionista abandonou o estudo do trabalho e da resistncia na escravido para centrar-se na pesquisa das alforrias, compadrios, aes de liberdade, famlias
16 Cf. SOFRI, Gianni. Il modo di produzione asitico. Torino: Einaudi, 1969; SOFRI. O modo de produo asitico: histria de uma controvrsia marxista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977; GODELIER/MARX/ENGELS, Sobre el modo de produccin asiatico. Barcelona: Martnez Roca, 1977. 17 Cf. Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos [Dieese]. Balano Anual de Breves 1979. Divulgao 9/80. s.n.t. 18 Cf. CARDOSO, Ciro Flamarion. El modo de produccin esclavista colonial en Amrica. Assadourian et al. Modos de produccin en Amrica Latina. Buenos Aires: Siglo XXI, 1973; GORENDER. O escravismo colonial. Ob.cit.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

escravas, histrias de vida, etc., em clara busca de reconstruo da escravido, de sociedade conflituosa em sociedade consensual, ainda que desequilibrada. Sob a hegemonia das propostas de fim da histria e de crise dos paradigmas estabelecidos pelos grandes relatos sobre o passado, produzidos por modelos explicativos materialistas que reificavam/coisificavam o trabalhador escravizado, props-se releitura revisionista da sociedade escravista desde abaixo e do vivido do cativo, que o transformasse em protagonista de sua vida. Propunha-se que os afro-americanos deixassem de ser pensados como personagens passivos para surgirem como protagonistas ativos de sua prpria histria.
19

Atravs da generalizao de experincias singulares romantizadas, estabelecidas no contexto de forte subjetivao e indeterminao da existncia dos protagonistas sociais das condies materiais objetivas, estudos revisionistas sobre o passado escravista promoveram interpretaes centradas em movimentos de negociaes e acomodaes sistmicas entre escravizadores e escravizados que, no raro, superando a proposta da escravido como sociedade consensual, passaram a sugerir o prprio interesse dos cativos em sua manuteno. Como era Gostoso ser Escravo no Brasil Em 1982, foi publicado em portugus, com ampla repercusso acadmica e de imprensa, o livro Ser escravo no Brasil, de Ktia Q. Mattoso, editado originalmente na Frana, leitura da escravido onde o cativo apanhava pouco, comia muito e, sobretudo, quase no trabalhava. Sobre a alimentao do cativo, Mattoso propunha: Sabemos que o regime alimentar do escravo era muito mais rico em calorias, protenas e hidratos de carbono do que a populao pobre do Brasil do sculo XX: o trivial do escravo continha farinha de mandioca, milho, carne seca, caa, frutas locais (banana, laranja, limo, mamo) e melao. Prximo costa ou aos rios, os escravos pescavam peixes e crustceos. Sobre o trabalho, citando Maurcio Goulart, sugere que o trabalhador escravizado no trabalharia mais do que 250 dias por ano. Ou seja, quase trs meses anuais de frias! A resistncia tornava-se na leitura da historiadora ao extraordinrio do cativo inadaptado escravido. Quando o negro no consegue criar seus espaos necessrios de liberdade, no encontra famlia, grupo, confraria, divertimento prprio, ento, sim, e somente ento, recusa a disciplina do trabalho e passa ao terrvel domnio da repulsa, dos castigos, das revoltas. Juntamente com o suicdio e o assassinato, a fuga , na verdade, a expresso violenta
19 XAVIER, Regina. Biografando outros sujeitos, valorizando outra histria histria: estudos sobre a experincia dos escravos. SCHMIDT, Benito. O biogrfico:perspectivas interdisciplinares. Santa Cruz do Sul:

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

da revolta interior do escravo inadaptado. O escravo em fuga no escapa somente de seu senhor ou da labuta, elide os problemas de sua vida cotidiana, foge de um meio de vida, da falta de enraizamento no grupo dos escravos e no conjunto da sociedade. [destacamos] Em 18 de agosto de 1985, Eduardo Silva apresentou no Jornal do Brasil ensaio Entre Zumbi e Pai Joo, o escravo que negocia, defendendo a tese da negociao sistmica entre escravizados e escravizadores. Quatro anos mais tarde, em 1989, enquanto rua o muro de Berlim, o mesmo autor e Joo Jos Reis publicavam Negociao e conflito: a resistncia negra no Brasil escravista.
21 20

Nesse trabalho, Eduardo Silva defende que a negociao


22

ininterrupta determinaria o escravismo, pois os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. O mesmo autor, no mesmo livro, nega explicitamente a tese

do Manifesto comunista [1848] de que a histria de todas as sociedades [...] tem sido a histria das lutas das classes. O conflito principal aquele que ope senhores de um lado e escravos de outro no pode resumir toda a histria da sociedade escravista.
23

Destaque-se que, apesar do seu carter sinttico, o Manifesto comunista jamais props qualquer coisa prxima a uma situao ininterrupta de confronto social ou que a luta de classes explcita ou implcita fosse toda a histria. O que o Manifesto propunha era que a luta de classe fosse o motor da histria. Histria que teria, em verdade, sua determinao essencial no trabalho, meio de transformao da natureza pelo homem e do prprio homem pelo trabalho. Em verdade, no Manifesto, Karl Marx [1818-1883] e Friedrich Engels [18201895]defendiam explicitamente nveis mais e menos desenvolvidos da luta de classes: Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor e servo, mestre de corporao e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ore franca, ora disfarada [...]. [destacamos] Impossvel no compreender ... Para Eduardo Silva, o cativo resistiria, em forma aberta, apenas quando no teria espao para negociao, ao ser superado o que definia como nvel de explorao aceitvel: [...] a principal motivao para fugas e revoltas parece ter sido a quebra de compromissos e acordos anteriormente acertados [sic]. Existia em cada escravo idias claras, baseadas nos

EdUNISC, 2000. p. 104. 20 Cf. MATTOSO, Ktia de Queiros. Ser escravo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1982.pp. 117, 19 et seq. [Destacamos.] 21 Cf. SILVA, Eduardo & REIS, Joo. Negociaes e conflitos: a resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. 22 SILVA & REIS. Negociao [...]. Ob. cit. p.14. 23 Id. ib. p.70.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.


24

costumes e em conquistas individuais, do que seria, digamos, uma dominao aceitvel.

Destaque-se a contradio, mesmo no interior da formulao do autor, da definio de dominao aceitvel, fenmeno necessariamente social, por conquistas individuais. Retornando ao Mestre A proposta da resistncia do trabalhador escravizado como produto da ruptura do pacto escravista, estabelecido entre o escravizador e o escravizado, sobretudo inconsciente e implcito, fora apresentada e sistematizada por Gilberto Freyre, nos anos 1930, em Casagrande & senzala e Sobrados e mocambos, quando propusera: Quando os brancos fracassaram como pais sociais de seus escravos negros para os tratarem como simples animais de almanjarra, de eito ou de trao [] que muitos dos negros os renegavam.
25

Ou seja, os

cativos resistiriam apenas quando os escravizadores ultrapassavam o nvel de explorao, digamos, paternal, e, portanto, aceitvel. Agora, essa viso de acordos implcitos, recuperada, assumia o carter de uma negociao mais e mais consciente e explicita, entre escravizadores e escravizados. Como assinalado, sob o influxo da mar neoliberal vitoriosa, a historiografia abandonou a crtica categorial-sistemtica do escravismo, desde as contradies econmicosociais determinantes, para a compreenso de seus processos internos tendencialmente necessrios, a fim de empreender descries antropolgicas do escravo como indivduo, das suas estratgias cotidianas para estabelecer negociaes e pactos com o escravista, um e outro compreendidos agora como verdadeiros parceiros sociais. Destaque-se que

apenas a autonomizao do cativo das determinaes histricas e a ignorncia do desequilbrio de foras entre o escravizado e o escravizador permitiam sugerir nveis gerais de conscincia capazes de orientar atos individuais modelando a vontade do negreiro e a ordem escravista segundo as necessidades dos explorados. Um equilbrio enfatizado igualmente na esfera das trocas culturais entre oprimidos e opressores, que superariam definitivamente a concepo maxiana de que as idias dominantes de uma poca sempre foram as idias das classes dominantes: [...] no campo das representaes simblicas da rea da cultura, os populares ou subalternos tanto incorporam valores, crenas, ritos e hbitos da classe hegemnica (por feitos de coero e/ou aquiescncia ) quanto exportam elementos culturais populares para a cultura dominante, que

24 Id.ib. p. 67. 25 Cf. FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadncia do patriarcado rural no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936. p. 52.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

os absorve e metaboliza. Nessa viso, teramos uma circularidade entre as culturas, uma troca [...]. Uma leitura que termina compreendendo a vida do cativo como simples experincia escrava apenas diversas das de outras categorias sociais sob a escravido.
26

No novo contexto historiogrfico, passou-se tambm a enfatizar os laos de solidariedade e de compadrio, mais comumente entre a populao negra escravizada e livre. Autores descreveram factualmente relaes de cativos com companheiros de escravido, com libertos e homens livres negros e pobres, com escravizadores, etc. Esses atos, que desconheceriam as determinaes de classe e o domnio tendencial da ideologia escravista, foram generalizados, potencializados e apresentados como redes de socializao, de contedo anti-sistmico, determinantes para o devir da ordem servil. Olvidou-se que muitos escravizadores e sobretudo seus prepostos eram afrodescendentes [capatazes, feitores, capites-de-mato, etc.] que no possuam e no agiam determinados por identidade racial. Que o fenmeno dominante na escravido foi a enorme fragilidade de solidariedade, sobretudo tnica, entre afro-descendentes livres e escravizados, e social, entre pobres livres e trabalhadores escravizados. Em verdade, a coeso ideolgica da sociedade escravista, que se estendia at os segmentos subordinados, constituiu elemento determinante da solidez social da escravido. Neste sentido, destaque-se o escasso apoio de negros livres e libertos ao abolicionismo, mesmos quando da crise da escravido. Determinaes materiais e sociais Os diversos modos de produo pr-classistas e classistas encontram unidade geral ao estruturarem, todos, a extrao de sobre-trabalho do produtor direto pelos controladores/proprietrios dos meios de produo. Eles singularizam-se devido s diversas formas de captao do trabalho excedente, nascidas das diferentes relaes sociais de produo, ensejadas por diversos nveis de desenvolvimento das foras produtivas materiais. No capitalismo, a apropriao de trabalho excedente d-se atravs da negociao entre o capitalista e o trabalhador sobre o valor da fora de trabalho do ltimo, produtor juridicamente livre. A extrao de mais-valia pressupe a separao do trabalhador das condies de produo dos bens de subsistncia.
28 27

No capitalismo, o desemprego constitui a

principal forma de coero econmica. Explorados e explorados convergem no esforo para


26 AL-ALAM, C.C. A negra forca da Princesa: polcia, pena de morte e correo em Pelotas (1830-1857). Pelotas: Edio do Autor, 2008. p. 27, 31. [destacamos] 27 Cf. CONRAD. Os ltimos anos [...]. Ob.cit. p. 28 MARX. La Moderna teoria de la colonizacin. El capital. I Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1973. pp. 650 et seq.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

estabelecer e manter o vnculo social produtivo, j que o produtor quer ser empregado e o explorador quer empreg-lo, divergindo na disputa pela apropriao da taxa de trabalho excedente do produtor direto. Na sociedade americana, at muito tarde, no se realizou a separao do produtor direta das condies de produo dos bens de subsistncia, sobretudo devido facilidade de acesso terra pelo homem livre, que impedia de submet-lo plenamente necessidade econmica. O que exigia, portanto, que o explorador se apropriasse necessariamente do produtor e de sua fora de trabalho pela fora. Nesse contexto, o desequilbrio contratual radical entre explorador e produtor direto era determinao essencial, surgida do exerccio da coero extra-econmica, que garantia o direito do escravizador de punir e de ditar as condies de vida e de trabalho do produtor.. A necessidade de produzir e reproduzir essa enorme desigualdade entre escravizados e escravizadores, mantida, como assinalado, sobretudo pelo poder da coero extraeconmica [violncia], pois, sem coero fsica no haveria escravido, explica a impossibilidade da escravido colonial de produzir uma substancial aristocracia servil, de trabalhadores escravizados de nvel tcnico-cultural mais elevado, apesar das necessidades da produo. A indigncia intelectual tendencial do produtor escravizado era condio necessria para a sua submisso pela fora. Ao contrrio do trabalhador assalariado, o cativo desdobrava-se para romper o vnculo escravista, pela fuga ou pela alforria, a fim de libertar tendencialmente sua fora de trabalho.
29

J fora da escravido, desdobrava-se comumente para estabelecer vnculo de

dominao sobre um outro produtor direto, por sobre identidades de raa, para inserir-se na sociedade como proprietrio escravista. A oposio entre escravizadores e produtores escravizados era tamanha que apenas a violncia, exercida e potencial, mantinha a coeso social. Como prognosticaram os escravista, ao abolir-se em 1886 o direito de duros castigos fsicos, decretava-se o fim prximo da escravido.
30

Resistncia e Acomodao No contexto de dificuldades objetivas e subjetivas para o rompimento com a escravido, devido sobretudo a fragilidade social do trabalhador escravizado, o cativo opunha29 Cf. MAESTRI, Maestri. Catando cip. O cativo fujo no Brasil escravista: histria e representaes. REVISTA HISTRIA & LUTA DE CLASSES, 3, Rio de Janeiro, novembro de 2006, pp. 19-32. 30 Cf. MAESTRI, Mrio. "O ganhador, o alforriado, o bacalhau. Breves consideraes sobre o carter subordinado da escravido urbana e sobre outros problemas tericos da historiografia do escravismo brasileiro". VERITAS. Revista trimestral da PUC - Rio Grande do Sul. Porto Alegre, v.35, n. 140, dez. 1990,

10

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

se consciente, semiconsciente e inconsciente, em graus e formais diversas, produo feitorizada, na procura tendencial da defesa de sua sobrevida social e biolgica. No escravismo colonial, a forma de oposio incessante ao trabalho feitorizado era a forma mais comum e menos consciente de resistncia: pouca aplicao, preciso, velocidade; sabotagem das ferramentas, etc.
31

Na Antiguidade, a oposio do cativo ao trabalho escravizado j fora registrada e discutida amplamente pelos escravizadores e seus idelogos.
32

A surda resistncia no interior da

produo escravista tem sido comumente confundida com a integrao-aceitao do trabalhador feitorizado ao cativeiro. Em verdade, atos tidos como acomodao, negociao, etc. constituem momentos da oposio no explcita do cativo s duras condies mdias de existncia ditadas pelas necessidades da produo escravista, e no pela vontade arbitrria dos escravistas. A proposta da resistncia como ato nascido do descumprimento de conquistas, obtidas atravs de negociao, consubstanciada nos costumes, violenta a objetividade histrica ao definir nvel mdio de conscincia-autonomia do cativo incompatveis com o desenvolvimento histrico. O grau de conscincia das necessidades pelos indivduos e de orientao dos atos sociais segundo elas esto em relao direta com o desenvolvimento histrico-material. anacronismo sugerir que cativos vivendo sob duras condies de vida e sob o amplo arbtrio dos escravizadores tivessem comportamento de diplomatas, planejando complexas estratgicas de negociao, como ausncias do trabalho finamente calibradas, para dobrar o explorador sem exasper-lo, e assim obter pequenas conquistas mais comumente individuais nas condies de existncia. A proposta de que, atravs da negociao sistmica, o cativo determinaria a escravido, obtendo conquistas que de to substanciais o interessariam na prpria manuteno da instituio, desconhece a determinao necessria tendencial das relaes sociais pelo desenvolvimento das foras produtivas materiais, ao retirar o terreno da luta entre escravizadores e escravizados do domnio-usufruto dos bens sociais produzidos pelos ltimos. Sugere ao escravismo capacidade de renovao-perpetuao ilimitada, devido auto-equilbrio sistmico, obtido com a superao das
pp. 695 - 705 31 Cf. MAESTRI, Mrio. "Em torno ao quilombo". HISTRIA EM CADERNOS. Revista do Mestrado em Histria da UFRJ. n 2. Rio de Janeiro, 1984:9-19; "A propos du `quilombo`: esclavage et luttes sociales au Brsil". GENEVE-AFRIQUE. Genve, vol. XXII, 1, 1984: 8-33. 32Cf., por exemplo: TRIGARI, Marisa. Schiavit e societ nel Mondo Antico. Messina-Fierenze: G. Dnna, 1977; GARLAN, Yvon. Les escalves en Grce Ancienne. 2 ed. Rev. et comp. France: Maspero, 1995. COLUMELLA. L'Arte dell'Agricoltura. Torino, Einaudi, 1977; GIARDINA, A. & SCHIAVONE, E. (Org.) Societ romana e produzione schiavistica. I. L'Italia: insediamenti e forme economiche. Roma-Bari, Laterza, 1981; PETIT, P. et al. El Modo de Produccion Esclavista. Madrid, Akal, 1986; STAERMAN, E.M. & TOFIMOVA, M.L. La schiavit nell'Italia Imperiale. Roma, Riuniti, 1975.

11

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

contradies profundas, por acomodaes e concesses sucessivas que alcanariam o nvel de explorao suportvel, como querem alguns, e condies de trabalho e retribuio francamente favorveis aos cativos, como defendem outros. A proposta de escravido suportvel ou de escravido boa possui como corolrio necessrio a idia da escravido insuportvel ou escravido ruim, resultado da idiossincrasia do mau escravizador, motivada geralmente por patologia individual, pois nascida do choque do escravizador com seus prprios interesses econmicos, ou seja, manter cativos satisfeitos e, portanto, diligentes em seu trabalho, como propunha Gilberto Freyre, nos anos 1930, e seus epgonos contemporneos. Tal viso olvida que o nvel da produo escravista no permitia taxa de lucro sofrvel aos escravizadores e condies de existncia vivveis aos escravizados, ensejando que a explorao nascesse tendencialmente das condies materiais de produo, e no da deciso subjetiva e aleatria dos exploradores. Crculo de Fogo A viso de cativos diligentes que determinariam segundo suas necessidades as suas vidas e a dos seus escravizadores, obtendo uma ampla autonomia social, econmica, familiar, etc., tem igualmente como desdobramento inevitvel a proposta de cativos interessados na continuao da escravido, velha apologia escravista, como j proposto. Nos fatos, essa concepo subentende cativos fugindo para o centro e no para fora do crculo de fogo da escravido. Lutando, consciente ou inconscientemente, para sua consolidao, e no dissoluo. Tese que j deixou de ser sugerida, para ser defendida, explicitamente. Em entrevista Folha Ilustrada, de 13/02/2006, o historiador Joo Fragoso props sem papas na lngua o interesse dos cativos na manuteno da escravido. Esses senhores da terra [proprietrios rurais no Brasil] tinham que ter legitimidade social, tinham que ter apoio da sociedade, e esse apoio vinha principalmente dos escravos. Se eles achassem que esses senhores no eram de nada, acabou. No seriam mais senhores. Para o historiador, os cativos faziam parte da sociedade da poca e o brao armado dos senhores era, portanto, seus prprios escravos armados. Segundo Joo Fragoso, o apoio dado pelo trabalhador escravizado ao escravizador deviase ao fato que os cativos recebiam alguma coisa em troca. Eram reconhecidos alguns direitos costumeiros, como por exemplo a possibilidade de terem famlias, terras, de terem acesso a maquinarias de beneficiamento. Isso lhes d poder, e fruto dessa negociao. Se por um lado servem, ou lutam ao lado de seus senhores, por outro recebem alguma coisa. Se fosse apenas conflito, esse pas seria um barril de plvora e explodiria. O Brasil tem 500 anos, dos quais 300 com

12

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

escravido. Destaque-se que, literalmente, os cativos no recebiam nada de seus exploradores, que lhes permitiam, apenas, usufruir de pequena parte do que eles mesmo produziam. indiscutvel que a maior ou menor resistncia, surda ou aberta, do trabalhador escravizado tendeu a frear, mais ou menos, seu nvel de explorao, nos marcos das condies objetivas, determinando o devir histrico. tambm verdade que essa explorao tendia a maximizar-se precisamente devido fragilidade estrutural da populao escravizada, atomizada nas fazendas e unidades produtivas espalhadas pelo pas, diante dos escravizadores, centralizados social e politicamente, moldando as prprias formas de resistncia. O baixo nvel cultural; a baixa acumulao de experincia; a atomizao tnico-cultural; o isolamento geogrfico; a fragilidade dos laos familiares, etc. dos cativos deprimia a capacidade de negociao, de estabelecer relaes intra e extra-classe, de construir economia autnoma, de estabelecer relaes familiares estveis, etc. essa fragilidade estrutural, prpria das relaes sociais escravistas, correspondente a nveis dados de desenvolvimento das foras produtivas materiais, em condies histricas particulares, que ajuda a compreender a dificuldade dos trabalhadores escravizados de impor, em forma mais precoce, o fim da produo escravista e, de quanto o fizeram, de no o terem feito em melhores condies, sobretudo com a obteno de terras. Uma debilidade que impregnou as classes escravizadas, no passado, e que influencia, ainda hoje, o movimento social no Brasil, explicando em parte sua fraqueza estrutural. Trabalho Compulsrio A proposta da existncia necessria de nveis pactuados de explorao, que ensejariam equilbrio das necessidades de escravizados e escravizadores, j que, se o elemento essencial fosse a coero extra-econmica, o domnio social no se manteria, visto no poderse manter a coeso produtiva sobretudo atravs da violncia [nos seus diversos aspectos], refutado pelo exemplo extremo constitudo pelos milhes de trabalhadores escravizados pelo nazismo que trabalharam, durante a II Guerra, no raro, literalmente at a morte. Em geral, uma imensa parte deles procurou adaptar-se s condies de vida, sobreviver at o dia seguinte, encontrando, at mesmo, nessa vida terrvel, momentos de alegria e satisfao. Tudo sem deixarem de manter oposio surda e permanente dura realidade vivida, realidades expressadas no romance Se isto um homem, de Primo Levi [1919-1987], e no filme Marcas da Guerra , de 2005, a partir do livro Sem destino de Imre Kertsz.
33

33 Cf. LEVI, Primo. Se isto um homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1989 [Se questo un uomo, 1947]; Kertsz, Imre Sem destino. So Paulo: Planeta, 2003.

13

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

No havia boa e m escravido, como no havia bom e mau escravista, por alm de idiossincrasias individuais socialmente no essenciais. Devido exigncia scioprodutivo, o mesmo proprietrio podia ser bom para certos cativos e mau para outro. Nos anos 1820-21, o naturalista Auguste de Saint-Hilaire [1799-1853] registrava, sobre o Rio Grande do Sul: Afirmei que nesta Capitania os negros so tratados com bondade e que os brancos com eles se familiarizam, mais que em outros pontos do Pas. Referia-me aos escravos das estncias, que so em pequeno nmero; nas xarqueadas a coisa muda de figura [...].
34

Um

proprietrio podia ser charqueador e estancieiro e tratar em forma diferenciada os cativos das charqueadas e das fazendas, devido s exigncias das diversas formas de produo. Na escravido colonial, havia essencialmente proprietrios regidos tendencialmente pelas necessidades inexorveis de produo de renda escravista, sob a engrenagem de produo mercantil que, devido ao baixo nvel de desenvolvimento material, exigia alto nvel de extrao do sobre-trabalho. O que limitava tendencialmente, em forma inexorvel, as concesses possveis aos escravizados, impedindo estruturalmente a distribuio de benesses capazes de interessar os prprios explorados em uma explorao que, nessas condies, j no mais se objetivaria. No prprio capitalismo, de nvel produtivo muito mais elevado que a escravido, a extenso relativa da remunerao do trabalhador, atravs da valorizao de sua fora de trabalho, s foi possvel, em forma significativa, atravs da produo crescente da mais-valia relativa, com a elevao da composio orgnica do capital e, portanto, da produtividade do trabalho. Um processo que jamais pode se estender em forma horizontal a toda a classe trabalhadora, de modo a conquistar o seu apoio consciente sua prpria explorao.
35

O que

permitiria s classes proprietrias de furtarem-se aos gastos improdutivos com foras policiais e militares e viverem na mais absoluta paz, na certeza da estabilidade histrica de uma ordem social imorredoura. 36

34 SAINT-HILAIRE, Auguste de. [1779-1853]. Viagem ao Rio Grande do Sul: 1820-21. Porto Alegre: Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EdiUSP, 1974. p. 73. 35 MARX. El capital. Ob.cit. p. 257. 36 Comunicao apresentada ao IX Congresso da Associao Latino-Americana de Estudos Africanos e Asiticos o Brasil - Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos - Rio de Janeiro 25, 26 e 27 de setembro de 2008.

14

Anda mungkin juga menyukai