Anda di halaman 1dari 10

Homicdio Artigo 121, CP (Parte I) Na hiptese de relevante valor social, temos que o motivo do crime recai sobre o interesse

e de toda coletividade (matar o traidor da ptria, por exemplo). J o relevante valor moral se refere a um interesse individual (eutansia, por exemplo). Crime de Forma Livre: o praticado por qualquer meio de execuo. Ex: O crime de homicdio (art. 121) pode ser cometido de diferentes maneiras, no prevendo a lei um modo especfico de realiz-lo. Homicdio Artigo 121, CP (Parte II) Motivo ftil: aquele que, por sua mnima importncia, no causa suficiente para o crime insignificante, desproporcional entre a causa e o crime perpetrado. Motivo Torpe: o homicdio praticado por um sentimento vil, repugnante, que demonstra imoralidade do agente (por herana, por inveja, inconformidade por ter sido abandonado, por preconceito de sexo, cor, religio, etnia, raa (veja o genocdio descrito na Lei 2.889/56 quando inmeras vtimas por preconceito tnico ou racial). 3) Perdo judicial: o perdo judicial s poder ser concedido ao homicdio culposo, se as conseqncias da infrao atingiram o prprio agente, de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. Exige-se a dor moral causada pela vtima quando entre esta e o agente h ligaes de carter afetivo. Exemplo: pai que deixa seu filho recm-nascido no interior de um automvel, com os vidros completamente fechados, causando a morte deste por asfixia. As conseqncias derivadas da prtica do crime so to graves que a imposio da pena se torna desnecessria. 4) Ao penal pblica incondicionada; 5) Competncia: Tribunal do Jri (crime doloso contra a vida, consumado ou tentado). Na hiptese de crime culposo, na comarca de So Paulo, a competncia do juzo regional (crime apenado com deteno). Questes de assimilao: 1- Diferencie motivo ftil de motivo torpe. Participao em suicdio Artigo 122, CP

3) Sujeito passivo: qualquer pessoa, desde que possua discernimento mnimo; deve ser sujeito determinado; 4) Conduta: - induzir: criar a idia; - instigar: reforar a idia; - auxiliar: auxlio material 7. Causa especial de aumento de pena - prtica do crime por motivo egostico: obter vantagem ou satisfao de interesse moral ou patrimonial; Infanticdio Artigo 123, CP 3) Sujeitos: Ativo: um crime prprio, tendo em vista que praticado pela me da vtima, j que o dispositivo se refere ao prprio filho e ao estado puerperal. Consoante o artigo 30, CP, o terceiro que pratica a conduta de matar junto com a me, na condio de coautor, tambm responde pelo delito de infanticdio, pois as condies pessoais do agente, quando elementares do crime, se comunicam ao terceiro. 4) Elemento ou tipo objetivo: O estado puerperal uma perturbao de ordem fsico-psicolgica que pode ser experimentada pela mulher durante ou logo aps o parto. 5) Elemento ou tipo subjetivo: caso a me provoque a morte do filho por culpa, responder por homicdio. Aborto Artigo 124/128, CP nidao (fixao do vulo fecundado na parede do tero); ATENO: A gestante que consente para que terceiro lhe provoque o aborto, responde pelo crime previsto no artigo 124, CP. J o terceiro que pratica o aborto com o consentimento da gestante responde pelo crime insculpido no artigo 125, CP. Trata-se de exceo a teoria monista do concurso de pessoas. Adota-se a teoria pluralista. a) aborto teraputico ou necessrio: caso a gravidez traga risco de vida para a gestante. Nesta hiptese, se o aborto for praticado por algum que no seja mdico, poder ser alegado estado de necessidade (24, CP). No necessria autorizao judicial. Leso Corporal Artigo 129, CP (Parte I)

1. Conceito: todo e qualquer dano produzido por algum, sem animus necandi, integridade fsica ou sade de outrem. II) LESO CORPORAL GRAVE incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 dias: ocupaes do cotidiano (trabalho, lazer, recreao); no pode ser atividade criminosa, pode ser imoral; necessidade de exame complementar (30 dias aps o fato); Acelerao de parto: antecipao do nascimento do feto, com vida, necessrio que possua conhecimento da gravidez da vtima.

III) LESO CORPORAL GRAVSSIMA incapacidade permanente para o trabalho: trabalho em geral, no h previso de reverso; provocar aborto: crime preterdoloso, no se quer o aborto. LESO CORPORAL Artigo 129, CP (Parte II) Diminuio de pena 4 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Substituio da pena 5 O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa, de duzentos mil ris a dois contos de ris: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas. I) ARTIGO 129, 3, CP (LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE) Crime preterdoloso (qualificado pelo resultado); dolo nas leses e culpa na morte. Deve haver culpa quanto ao resultado morte (se decorrer de fato imprevisvel ou caso fortuito, responde apenas pelas leses corporais). Se decorrer de dolo (direto ou indireto) o crime de homicdio. Competncia: juiz singular; No admite tentativa (resultado final culposo)

II) ARTIGO 129, 4 E 5, CP (PRIVILGIO) 4: impelido por motivo de relevante valor moral ou social; ou sob domnio da violenta emoo, logo aps a injusta provocao da vtima; diminuio de 1/6 a 1/3. 5: substituio da pena; hipteses do pargrafo 4 ou leses recprocas, substitui-se a pena de deteno por multa; vide 59, IV, CP V) ARTIGO 129, 8, CP (PERDO JUDICIAL) Gravidade do delito torna desnecessria a aplicao da pena (crime culposo) Calnia Artigo 138, CP Conceito: a falsa imputao de fato criminoso a outrem. Exceo da verdade: 3 Admite-se prova da verdade, salvo: I se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n. III do artigo 140. A lei admite prova da verdade a respeito do fato imputado (art. 138, 3). Sendo verdadeiro o fato, no h o que se falar em calnia. 3Joaquim chamou Manoel de ladro, sabendo ser falsa a ofensa. Cometeu calnia? Justifique. Difamao Artigo 139 Conceito: a imputao a algum de fato ofensivo a sua reputao. Exceo da verdade: A lei admite prova da verdade a respeito do fato imputado (art. 139, pargrafo nico) somente no exerccio das funes do funcionrio pblico. Portanto, sua aplicao de natureza excepcional. Injria Artigo 140, CP Objetividade jurdica: tutela-se a honra subjetiva, ou seja, o juzo ntimo que cada um tem de si prprio.

Elemento ou tipo objetivo: a conduta tpica aqui ofender a honra subjetiva do sujeito passivo, atingindo seus atributos morais (dignidade) ou fsicos, intelectuais e sociais (decoro). No h meno a fatos precisos, mas sim uma manifestao de desprezo e desrespeito. Trata-se de crime de forma livre, uma vez que no h forma de execuo especfica prevista para a configurao do delito, admitindo-se palavras, desenhos, gestos, escrito, etc. Pode ser de forma explcita ou implcita. Pode ser por conduta comissiva ou omissiva; Injria real: 2 Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Refere-se a lei injria em que h prtica de violncia (chibatadas, marcas a ferro) ou vias de fato. Podem ser elas aviltantes em si mesmas como, por exemplo, a cavalgar o ofendido, puxar as barbas, ou podem ser elas aviltantes no meio de sua execuo, como por exemplo, atirar excrementos ou bater com chicote na vtima. Enquanto h concurso material entre a injria e a violncia, as vias de fato so absorvidas como meio para a prtica da injria real. Formas Qualificadas A primeira majorante ocorre quando o crime praticado contra o Presidente da Repblica ou chefe de governo estrangeiro. A norma penal procura preservar a dignidade e a relevncia destes cargos. A segunda causa ocorre quando o crime praticado contra funcionrio pblico em razo de suas funes. Cabe observar que no se trata de ofensa praticada na presena do funcionrio pblico que desempenha suas funes ou motivada por elas, pois neste caso configura-se o crime de desacato (artigo 331, CP). A terceira majorante visa proteger de maneira mais efetiva o sujeito passivo de grande divulgao do crime que este sofreu, punindo de forma mais rigorosa o delito que feito na presena de vrias pessoas ou que ser divulgado facilmente. A jurisprudncia e a doutrina afirmam que para se configurar vrias pessoas so necessrias no mnimo trs.

A quarta causa diz respeito proteo especial que as pessoas com idade superior a 60 (sessenta) anos e portadoras de deficincia possuem. Assim sendo, sempre que os crimes de calnia e difamao tiverem como sujeito passivo pessoas nesta condio, o sujeito ativo estar sujeito incidncia da causa de aumento. Tal causa no atinge o crime de injria, por ocasio do artigo 140, 3. Em havendo interesse pecunirio por parte do agente, a pena ser duplicada. O interesse pecunirio pode ser na forma de promessa de pagamento ou de paga efetiva. Retratao Retratar significa retirar o que foi dito, admitir que errou. Deve ser total e incondicional, ou seja, deve englobar tudo o que foi dito. Funciona como causa extintiva da punibilidade. A retratao circunstncia subjetiva, por isso no se estende aos outros querelados que no se retrataram. Independe de aceitao. A retratao somente gera efeitos nos crimes de calnia e difamao que se apurem mediante queixa. Quando a ao for pblica, como no caso de ofensa contra funcionrio pblico a retratao no gera efeitos. Ela pode ocorrer at a sentena de primeira instncia No admitida na injria. Ao Penal Se o ofendido for o Presidente da Republica, ou chefe de governo estrangeiro a ao ser igualmente pblica, mas condicionada a representao do Ministro da Justia, que ir apreciar a convenincia da medida. Em se tratando de funcionrio pblico, ofendido em razo de suas funes a ao penal publica estar condicionada a representao do ofendido, s sendo vlida enquanto for ele funcionrio. Se este houver abandonado o cargo aps a ofensa, a ao ter carter privado. Se a injuria for preconceituosa, ou discriminatria, a ao penal ser pblica condicionada (art. 140, 3, CP). FURTO Artigo 155, CP (Parte I) Conceito: Furto a subtrao de coisa alheia mvel para si ou para outrem. , pois, o assenhoreamento da coisa com o fim de apoderar-se dela de modo definitivo.

Furto Famlico: Configura o estado de necessidade, caso os bens subtrados sejam gneros alimentcios, sem qualquer qualidade para representar acrscimo ao patrimnio. Admite-se o furto famlico queles que, vivendo em condies de maior indigncia, subtraram objetos, aptos a satisfazer privao inadivel, na qual padeciam tanto eles como seus familiares e dependentes. Ningum furta gneros alimentcios para acrescent-los ao seu patrimnio. F-lo to somente, para saciar a fome e atender suas vicissitudes imediatas, pois que apenas a isso se prestam mercadorias de tal natureza. Furto de Energia: o legislador equiparou a coisa mvel energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Assim, desviando o agente a energia eltrica, indevidamente , cometer furto mas se, usando qualquer artefato, induz a vtima em erro para obt-la (viciando o relgio de marcao de consumo, por exemplo), praticar estelionato. O furto de energia crime permanente. Furto Qualificado: Diversas circunstncias qualificadoras que revelam maior periculosidade do agente: a) Destruio ou Rompimento de Obstculo: Obstculo todo elemento material que defende ou visa impedir a coisa de ser subtrada. O obstculo no pode fazer parte da coisa, como por exemplo, no furto do carro a porta deste, pois integra a prpria coisa. No caso de furto de toca fitas h quebra de obstculo, pois o objeto o toca fitas e o obstculo; b) Abuso de Confiana, Fraude, Escalada ou Destreza: No abuso de confiana, existem dois requisitos: o subjetivo, que o vnculo de confiana que surge entre o agente e a vtima e o objetivo, a vulnerabilidade. Exemplo: amigo ntimo. Fraude uma manobra enganosa destinada a iludir algum, configurando, tambm, uma forma de ludibriar a confiana que se estabelece nas relaes humanas. Assim, o agente que criar uma situao especial, voltada a gerar na vtima um engano, tendo por objetivo praticar uma subtrao de coisa alheia mvel, incide da figura qualificada. A fraude uma relao de confiana instantnea, formada a partir de uma trama, um truque ou cilada. Escalada a utilizao de via anormal para penetrar na casa em que vai operar-se a subtrao. O reconhecimento dessa qualificadora exige que o agente se utilize de instrumentos (escadas, cordas, etc.) ou atue com agilidade ou esforo incomum para vencer o obstculo. Destreza a agilidade

mpar dos movimentos de algum, configurando uma especial habilidade, sem que a vtima disto se aperceba. Para qualificar o crime necessrio que a destreza seja notvel, excepcional, executada com habilidade extrema e rapidez, o que ser avaliado com relao vtima. c) Emprego de Chave Falsa: chave falsa todo instrumento que se preste a abrir fechaduras, revestindo-se ou no do aspecto de chave (pedao de arame, chave mixa, etc.). A chave verdadeira se obtida mediante artifcio ou ardil, poder qualificar o furto pela fraude. No possvel considerar a chave verdadeira como falsa. d) Furto mediante de duas ou mais pessoas: quando dois ou mais agentes se renem para a prtica do crime de furto natural que se torne mais acessvel concretizao do delito. O apoio prestado, seja como co-autor, seja como participe, pode servir para configurar a figura do inciso IV. ROUBO Conceito: Roubo o apossamento de coisa alheia mvel, mediante emprego de violncia ou grave ameaa a pessoa. Trata-se de crime complexo pois, nada mais do que um furto associado a outras figuras tpicas, como as originrias do emprego de violncia ou de grave ameaa. Elemento ou tipo subjetivo: A vontade de subtrair com o emprego de violncia, grave ameaa ou outro recurso anlogo e o dolo do delito de roubo. Exige-se, porm, o elemento subjetivo do tipo (dado especfico) idntico ao do furto. Deduz-se o dado especfico da expresso nominativa, que pressupe a inteno de posse definitiva. Roubo Majorado: O Cdigo Penal traz cinco hipteses para a configurao do delito majorado: a) Emprego de Arma a arma pode ser prpria ou imprpria aumentando o potencial da agresso. O fundamento da causa de aumento a maior periculosidade da conduta. Para sua configurao, no basta que o agente esteja armado no instante da agresso, necessrio o emprego efetivo da arma. A arma fictcia (revolver de brinquedo), que poder ser idneo ameaa, basta para qualificar o roubo. b) Concurso de duas ou mais pessoa sempre mais perigosa a conduta daquele que age sob a proteo ou com o auxilio de outra pessoa. Assim, o autor de roubo, atuando com um ou mais

comparsas, deve responder mais gravemente pelo que fez. Portanto, basta haver o concurso de duas ou mais pessoas sem necessidade de estarem todos presentes no local do crime, em face da participao moral ou material. c) Se a vtima estiver em servio de transporte de valores esto compreendidos na expresso valores, alm do dinheiro, o ouro, as pedras preciosas e outras coisas passiveis de serem convertidas imediatamente em dinheiro. Necessrio que o agente saiba previamente que o ofendido se acha em servio de transporte de valores. No se entende como tal o proprietrio de jias que estiver a lev-las do cofre do banco para sua casa. d) Subtrao de veculo automotor para outro Estado ou para o Exterior o objeto material, neste caso, o veculo automotor, porm s se caracteriza a qualificadora, quando o veculo conduzido para outro Estado, diverso do local da subtrao, ou para o exterior. e) Se o agente mantm a vtima no seu poder, restringindo a sua liberdade se d porque a privao de liberdade do ofendido pode ser meio ou elemento do roubo (ainda que de breve durao), perdendo o seqestro a sua autonomia. Caso a privao da liberdade permanecia aps a subtrao consumada, configura concurso material de crimes. EXTORSO MEDIANTE SEQESTRO Conceito: a extorso praticada tendo como meio para a obteno da vantagem a privao da liberdade de uma pessoa. Elemento ou tipo subjetivo: A vontade de seqestrar o dolo do delito, exigindo-se, porm, o elemento subjetivo do tipo (dolo especfico), que o desejo de obter para si ou para outrem, qualquer vantagem. Ausente esta condio, poder subsistir outro crime. Formas qualificadas: Qualifica-se o crime em algumas hipteses previstas no Cdigo Penal: a) Se o seqestro dura mais de 24 horas, se o seqestrado maior de 60 (sessenta) anos, ou se o crime cometido por bando ou quadrilha: A lei penal procura penalizar de forma mais grave o crime que persiste por prazo superior a 24 horas, entendendo a maior angstia deste prazo. De igual forma, procura tutelar a proteo maior pessoas com idade superior a sessenta anos, por entender

a maior fragilidade destas pessoas. Por ltimo, a lei pune de forma mais severa o crime cometido por bando ou quadrilha. b) A extorso qualificada pelo resultado quando advm leso corporal grave ou morte, consignando penas mais severas. APROPRIAO INDBITA Conceito: Define-se o delito de apropriao indbita quando o agente apropria-se de coisa alheia mvel de que tem a posse ou deteno. Elemento ou tipo subjetivo: O dolo subseqente. Formas majoradas: a) depsito necessrio (legal ou miservel) o depositante no possui escolha, a no ser depositar a coisa em favor do depositrio; b) devido a maior reprovao da conduta, em razo da violao da nobreza dos encargos desempenhados pelo agente. c) o agente deve se apropriar no exerccio da atividade, quebra do vnculo de confiana entre agente e vtima. ESTELIONATO 1) Conceito: Existe o crime quando o agente emprega qualquer meio fraudulento, induzindo algum a erro ou mantendo-o nessa situao e conseguindo, assim, uma vantagem indevida para si ou para outrem, com leso patrimonial alheia. Estelionato Privilegiado: Dispe o artigo 171, 1, que se o criminoso primrio, e de pequeno valor o depsito, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no artigo 155, 2. Causa especial de aumento de pena: Da leitura do artigo 171, 3 a pena aumenta-se de um tero se o crime cometido em detrimento de entidade de direito pblico ou de instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia.

Anda mungkin juga menyukai