Anda di halaman 1dari 3

1

O QUE, COMO ENSINAR E O QUE CONSIDERAR NA AVALIAO DO DESEMPENHO DE UM GRUPO DE APRENDIZES NATIVOS DE LNGUA PORTUGUESA
Frederico Dias Freire Paulo Henrique Vieira do Nascimento*

Desde o surgimento da escola, na idade mdia, como instituio organizada, com fins e diretrizes voltadas para um ensino sistematizado, que se percebe uma grande preocupao no que se refere ao desenvolvimento de mtodos de ensino que proporcionem a formao de alunos que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar em uma realidade na qual aquela gama de informaes tenham sentido. Na poca dos mosteiros catlicos a principal funo era intelectualizar seus discentes em vrios campos do saber de forma que os mesmos dominassem a filosofia, a teologia e os idiomas mais importantes, como o latim, por exemplo. Nesse momento, o ensino era restrito, no era para qualquer pessoa. Como a Igreja Catlica, junto com a nobreza, detinham o poder na poca, a inteno do ensino foi o de monopolizar o conhecimento, torn-lo uma iguaria para poucos. Com o passar dos sculos a educao tomou novos rumos, com o advento da industrializao e a chegada das grandes multinacionais no nosso pas, houve a necessidade de um ensino voltado para contemplar a demanda dessa nova realidade, assim surgiu a proposta do ensino tecnicista, voltado para formar indivduos competentes para desempenhar funes especficas, ou seja, tratava-se de uma educao voltada para o proletariado; apesar de ser uma espcie de educao para todos tendenciosa, no deixava de ser uma medida de incluso social, pois agora sim, mesmo os menos favorecidos teriam a oportunidade de ter alguma espcie de educao garantida para seus filhos. Antes mesmo disso, os padres jesutas j davam incio ao que, na poca do descobrimento do Brasil, mais se aproximava de uma educao pblica, catequizando ndios, alm de propagar os valores doutrinrios da igreja como se nota, sempre existe um vis poltico ligado a educao ensinava-se o idioma do colonizador e outras matrias que julgavam importante que o nativo dominasse. Durante toda essa trajetria vrias propostas pedaggicas foram formuladas, muitas teorias foram desenvolvidas, no entanto, aps tanto avano, levando se em conta o atual panorama da sociedade, qual a forma mais adequada de se avaliar os aprendizes nativos da
* Acadmicos do 5 perodo noturno do curso de Letras, do Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, no semestre letivo 2013/1.

nossa lngua, como qualificar seu desempenho, seu domnio sobre o idioma? Para responder a essa questo se faz necessrio realizar algumas breves reflexes. notrio que ao longo de sua histria, o ensino educacional serviu como instrumento para sustentar ideais e refletir as intenes de determinados grupos que representam a minoria da nossa sociedade. Mtodos pedaggicos como o tradicional, em que o aluno assume uma perspectiva predominantemente passiva - encarregando se de somente absorver o contedo apresentado pelo professor (que nessa proposta a pea chave do processo) foram durante vrias dcadas a escolha adotada pelas vrias escolas brasileiras, principalmente as pblicas. um mtodo que apesar de suas benesses no consegue ter o dinamismo necessrio para refletir diversidades culturais e sociais presentes em nossa sociedade. Tratam todos discentes como iguais, no pior sentido dessa concepo. Pois ao criar uma falsa imagem de homogenia, contribui para que diferenas sejam tratadas como anomalias horrendas. O mtodo de ensino tradicional, por si s, isto , no coadunado com outras medidas contextualizadoras da realidade vivida pelo aluno, contribui para a disseminao do preconceito lingustico e, em conseqncia, para a excluso social. Vivemos na era da globalizao, nunca em outros tempos tivemos a oportunidade de estar to a par das diferenas existentes entre os vrios povos do mundo. Muitos so os idiomas, e maiores ainda so as causas e percalos histricos responsveis pela criao dessas lnguas. O idioma de um povo, de uma nao, o maior legado que esse detm. Nessa mesma linha de raciocnio deve-se compreender e respeitar as variaes existentes na mesma lngua em virtude de regionalismos e influncias culturais. Se algum de uma determinada regio pronuncia o som da letra r, de algumas palavras, de forma diversa de um indivduo de outra localidade, por que existem explicaes sociolingusticas plausveis que esto muito alm de simplrios enquadramentos pejorativos. A escola contempornea deve se apoiar em tais aspectos ao lecionar o idioma materno. verdade que a utilizao escrita de uma lngua deve obedecer a certos formalismos padronizados, at mesmo por que a oralidade de fato se difere da escrita. Entretanto os diversos vieses do idioma devem ser ensinados para os alunos de forma homognea, ou seja, sem que um ou outro seja considerado como mais ou menos importante. Vivemos a era do relativismo, da incluso em todos os aspectos. Deve-se cultivar a conscincia de que no existem erros nas maneiras diferentes de se expressar. Segundo o clebre linguista Noam Chomsky, a competncia lingustica uma habilidade inata dos seres humanos. Isso quer dizer que somos intuitivamente competentes para desenvolver linguagem, por isso, no existe motivos para julgar o desempenho, a fala, de ningum.

Finalizamos o presente trabalho enfatizando que as atuais escolas devem se ater em metodologias e mecanismos pedaggicos que desenvolvam em seus alunos a competncia comunicativa. Ou melhor, deve contribuir para a formao de um falante que saiba o que falar e como falar com quaisquer interlocutores em quaisquer circunstncias.

Anda mungkin juga menyukai