Anda di halaman 1dari 50

CENTRO EDUCACIONAL PAULA SOUZA ETEC GETLIO VARGAS ELETROTCNICA

ALEXSANDRO FRANCISCO DIAS URBANO

APOSTILA DE NOES BASICAS SOBRE S.P.D.A

SO PAULO 2013

ALEXSANDRO FRANCISCO DIAS URBANO

APOSTILA DE NOES BASICAS SOBRE S.P.D.A

Trabalho Tcnico interdisciplinar Apresentado ao curso de Eletrotcnica Da Escola Tcnica Getlio Vargas, como Requisito parcial para a obteno do ttulo De tcnico.

ORIENTADOR: PROF. DOMINGOS ALTOBELLO NETO

SO PAULO 2013

ALEXSANDRO FRANCISCO DIAS URBANO

APOSTILA DE NOES BASICAS SOBRE S.P.D.A

Trabalho Tcnico interdisciplinar Apresentado ao curso de Eletrotcnica Da Escola Tcnica Getlio Vargas, como: Requisito parcial para a obteno do ttulo De tcnico.

Aprovado pela Banca Examinadora em 10 de dezembro de 2013.

BANCA EXAMINADORA:

PROF. DOMINGOS ALTOBELLO NETO Orientador

PROF. DOMINGOS ALTOBELLO NETO

PROF. DOMINGOS ALTOBELLO NETO


SO PAULO 2013

Dedico este trabalho com todo carinho a toda minha famlia, minha esposa meus filhos, meu pai e minha me que so fonte de minha inspirao para a realizao deste trabalho.

SO PAULO 2013

AGRADECIMENTOS

Agradeo a toda a minha famlia, minha esposa Karina Sato Urbano, uma pessoa muito especial que me apoiou em todos os momentos de dificuldades, e sempre este ao meu lado para me incentivar.

Quero agradecer ao meu pai Luis Carlos Urbano e minha me Ana Dias Urbano que me ensinaram a ser objetivo e dedicado em toda a caminhada da minha vida.

Quero agradecer aos meus filhos maravilhosos Thiago Ferreira Urbano, Magno Zaque Luis Faria, que so a fora que me motivam para alcanar os meus objetivos.

Agradeo aos meus amigos e companheiros que me motivaram nos momentos difceis quando as dificuldades se mostraram impertinentes.

Agradeo a todos que me apoiaram para o desenvolvimento deste trabalho.

E por fim agradeo ao orientador Dr. Sergio Ferraz e ao meu Professor Domingos que me ajudaram e souberam me conduzir durante o desenvolvimento deste trabalho.

SO PAULO 2013

RESUMO

Esta apostila tem como principal fundamento abordar conhecimentos bsicos sobre um assunto na rea da eletrotcnica que tem grande importncia na proteo de Sistemas Eltricos e Estruturas. Trata-se de Sistemas de Proteo de Descargas Atmosfricas, S.P.D.A. O contedo desse material descrevera os principais e mais importantes pontos do assunto, de forma didtica e esclarecedora para servir de introduo para um estudo mais avanado e tcnico. Dando uma viso mais clara e ampla para este que e um assunto no muito abordado no meio profissional. Adotando como base de estudos todo o contexto j tratado na Norma Regulamentadora, a NBR 1519 - Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. De uma forma mais leiga abrangendo um assunto complexo, porm, trazendo um conhecimento mais claro sobre diversos tipos de projetos, instalaes e tcnicas sobre S.P.D.A.

Palavras-chaves: Para-Raios

SO PAULO 2013

ABSTRACT

This book has as its main foundation to address basic knowledge about a topic in the field of electrical engineering that has great importance in the protection of Electrical Systems and Structures. It Systems Lightning Protection, SPDA The content of this material described the main and most important points of the subject, in a didactic and enlightening to serve as an introduction to a more advanced and technical. Giving a clearer and wide for this and a subject that is not discussed much in the professional. Adopting the basis of studies already addressed the whole context in Norm, NBR 1519 Protection of structures against lightning. On a more secular covering a complex subject, however, bringing a clearer knowledge on various types of projects, facilities and techniques on SPDA.

Keywords: lightning rod

SO PAULO 2013

LISTA DE ILUSTRAES

FIGURA 01 DESCARGAS ATMOSFRICAS FIGURA 02 CHOQUE ELTRICO FIGURA 03 SPDA FIGURA 04 HASTE VERTICAL FIGURA 05 CAPITOR TIPO FRANKLIN FIGURA 06 CONE DE PROTEO FIGURA 07 ESFERA ROLANTE FIGURA 08 GAIOLA DE FARADAY FIGURA 09 CONDUTORES NATURAIS FIGURA 10 CONDUTOR DE DESCIDA FIGURA 11 CABO DE DESCIDA FIGURA 12 TENSO DE TOQUE FIGURA 13 DESCIDAS NATURAIS FIGURA 14 ATERRAMENMTO EM ANEL FIGURA 15 ATERRAMENTO RADIAL FIGURA 16 TENSO DE PASSO

SO PAULO 2013

LISTA DE TABELAS

TABELA 01 CLASSIFICAO DAS CONSQUENCIAS DAS DESCARGAS (CD).

ESTRUTURAS

QUANTO

TABELA 02 - CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS QUANTO ALTURA E IMPLANTALO (AL) TABELA 03 NECESSIDADE DE PROTEO CONTRA DESCARGAS

ATMOSFRICAS

SO PAULO 2013

SUMRIO

1. INTRODUO 2. JUSTIFICATIVAS 3. OBJETIVO 3.1 . OBJETIVO GERAL 3.2 . OBJETIVO ESPECFICO 4. NORMA REGULAMENTADORA 5. FENMENOS NATURAIS 5.1 . DESCARGAS ATMOSFRICAS 5.2 . RAIOS 5.3 . CONSEQUNCIAS DAS DESCARGAS ATMOSFRICAS 5.4 . EFEITOS DAS DESCARGAS ATMOSFRICAS EM LINHAS DE TRANSMIO E DISTRIBUIO 6. CHOQUE ELTRICO 7. PRINCIPAIS EFEITOS CAUSADOS PELOS RAIOS 7.1 . EFEITOS SOBRE OS SERES VIVOS 8. NECESSIDADE DEPROTEO 8.1 . NVEIS DE PROTEO 9. INTRODUO AO SPDA (PARA-RAIOS) 9. PROTEO ISOLADA 10. CAPTOR 10. 1. CAPTORES ARTIFICIAIS 10. 1.1. HASTES VERTICAIS (TIPO FRANKLIN) MTODO FRANKLIN 10. 1.2. CONDUTORES DE COBERTURA 10. 1.3. EMALHADO DE CONDUTORES (GAIOLA DE FARADAY)
SO PAULO 2013

GAIOLA DE FARADAY 10. 2. CAPTORES NATURAIS 11. CONDUTORES DE DESCIDA 11. 1. DESCIDAS ARTIFICIAIS 11. 2. DESCIDAS NATURAIS 12. ATERRAMENTO 12. 1. ATERRAMENTOS NATURAIS 12. 2. ATERRAMENTOS ARTIFICIAIS 12. 2.1. CONDUTORES EM ANEL 12. 2.2. ATERRAMENTO DO TIPO RADIAL 13. LIGAES EQUIPOTENCIAIS 14. PREVENO DA TENSO DE PASSO 15. INSPEO 15. 1. OBJETIVO DAS INSPEES 15. 2. SEQUENCIAS DAS INSPEES 15. 3. PERIODICIDADE DAS INSPEES 16. DOCUMENTAES TCNICAS 17. CLASSIFICAO DOS EDIFCIOS E ESTRUTURAS 17. 1. CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS QUANTO S CONCEQUNCIAS DAS DESCARGAS (CD) 17. 2. CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS QUANTO ALTURA E IMPLEMENTAO (AL) 18. NECESSIDADE DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS 19. CONCLUSO

SO PAULO 2013

11

1 INTRODUO

A presente pesquisa visa demonstrar os conceitos e mtodos adotados para um levantamento de uma serie de fatores e estudos, que sero utilizados para a instalao de um sistema de proteo contra descargas atmosfricas, em uma edificao ou estrutura. A descarga atmosfrica, por ser to notvel e intensa, vem fomentando a curiosidade e o interesse desde os tempos pr-histricos. Este incrvel fenmeno, por apresentar tanto poder, era reverenciado pelas antigas civilizaes assim como um Deus. O fato que este fenmeno , ainda hoje, motivo de muito espanto e admirao. Raios so fenmenos atmosfricos caracterizados pela formao de correntes eltricas com milhes de volts de potencial e que atingem a superfcie causando prejuzos materiais e mesmo mortes. Normalmente, a temporada de temporais tem inicio em Setembro e vai at Maro. Foi muito longo o caminho para se descobrir a natureza eltrica das descargas atmosfricas e para se chegar a regras aceitveis de proteo para propriedades, aparelhos e principalmente pessoas. At hoje no se tem 100% de proteo, desde que Franklin props pela primeira vez o mtodo de proteo contra raios de um edifcio at os tempos de hoje a proteo mxima que se consegue 98% de eficincia. Esta pesquisa segue como base de estudo a NBR 5419, a norma regulamentadora que descreve os padres para a implantao de um projeto de proteo adequado e eficiente.

SO PAULO 2013

12

2 JUSTIFICATIVAS

A importncia de um Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (S.P.D.A), de proteger estruturas, edificaes e pessoas contra os efeitos das descargas atmosfricas. A queda de raios causam incndios, danos em equipamentos eletrnicos sensveis e at perdas humanas. Coordenando o projeto de proteo com o de construo civil, obtm um custo menor e um sistema mais eficaz de proteo. Por isso, a importncia de se instalar um SPDA e fazer inspees peridicas para avaliao de sua eficincia.

SO PAULO 2013

13

3 OBJETIVO

3.1 . OBJETIVO GERAL

Apresentar uma introduo para sistemas de proteo contra descargas atmosfricas por meio de um material didtico e de fcil compreenso.

3.1 . OBJETIVO ESPECFICO

O objetivo desse trabalho apresentar um contedo de fcil compreenso e leitura sobre um assunto muito extenso, onde apesar de j existir uma norma regulamentador descrevendo todas as condies tcnicas para a implantao dos sistemas de proteo, ainda se apresenta como um assunto muito amplo e complexo. Desse modo, podendo ser introduzido no conhecimento e contexto do dia a dia do profissional da gama da Eletrotcnica, sendo uma base par uma pesquisa mais avanada e mais detalhada. Afim de que possa se tornar ate mesmo uma referencia como estudo e pesquisa para os profissionais que estiverem iniciando suas carreiras.

SO PAULO 2013

14

4 NORMA REGULAMENTADORA Existe na ABNT, uma NBR que rege todas as regras sobre SPDA. A NBR 5419, Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas, nela contm todos os aspectos gerais para se fazer um projeto adequado e eficiente para a proteo de estruturas e edificaes contra descargas atmosfricas. Existem outras normas que so levadas em considerao para a citao da NBR 5419, elas so: - NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso Procedimento - NBR 6323 Produto de ao ou ferro fundido revestido de zinco por imerso a quente Especificao - NBR 9518 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Requisitos gerais Especificaes - NBR 13571 Hastes de aterramentos em ao cobreado e acessrios Especificaes Esta no se aplica a: a) Sistemas ferrovirios b) Sistemas de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica externos s estruturas; c) Sistemas de telecomunicaes externos s estruturas; d) Veculos, aeronaves, navios e plataformas martimas.

SO PAULO 2013

15

5 FENMENOS NATURAIS

5.1 . DESCARGAS ATMOSFRICAS As descargas atmosfricas so fenmenos eltricos, que embora complexos podem ser, de forma sucinta, descritos como originrios da neutralizao de cargas eltricas, segundo o professor do Departamento de Engenharia Eltrica da Escola de Engenharia de So Carlos e Pr-reitor de Cultura e Extenso Universitria da Universidade de So Paulo (USP), Ruy Alberto Corra Altafim. As nuvens so grandes mquinas eletrostticas, que provocam a separao das cargas eltricas positivas e negativas existentes na atmosfera. Essas cargas, assim separadas, ao atingirem determinados valores tendem a se neutralizar repentinamente com a formao de correntes eltricas de milhares de ampres e com curtos intervalos de tempo, da ordem de microsegundos. Essas correntes podem ocorrer tanto no interior das nuvens, como entre nuvens e entre a nuvem e a terra, explica ele.

FIG. 01 DESCARGAS ATMOSFRICAS

SO PAULO 2013

16

5.2 . RAIOS

Devido ao longo perodo de estiagem, as chuvas que comeam a cair so normalmente acompanhadas de tempestades, ou seja, as convectivas e as frontais. No primeiro, elas so originadas a partir do aquecimento do solo pelos raios solares que faz o ar quente subir, carregando com este as partculas de vapor. As tempestades frontais resultam do encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. O raio um fenmeno de natureza eltrica sendo produzido pela nuvem do tipo cumulunimbus que tem um formato parecido com uma bigorna e chega a ter 12 km de altura e vrios quilmetros de dimetro. As tempestades com trovoadas se verificam quando certas condies particulares (temperatura, presso, umidade do ar, velocidade dos ventos, etc), fazem com que um determinado tipo de nuvem de torne eletricamente carregada internamente. O mecanismo de auto produo de cargas eltricas vai aumentando de tal modo que d origem a uma onda eltrica (raio) que partir da base da nuvem em direo ao solo, buscando locais de menor potencial, definindo assim uma trajetria ramificada e aleatria. Esta primeira onda caracteriza o choque lder que define sua posio de queda entre 20 a 100m do solo. A partir deste estgio, o primeiro choque do raio deixou um canal ionizado entre a nuvem e o solo que dessa forma permitir a passagem de uma avalanche de cargas com corrente de pico em torno de 20.000 Amperes. Aps esse segundo choque violento das cargas eltricas passando pelo ar, provoca o aquecimento deste meio, at 30.000C, provocando assim a expanso do ar (TROVO). Neste processo os eltrons retirados das molculas de ar, retornam, fazendo com que a energia seja devolvida sob a forma de (RELMPAGO). As descargas atmosfricas podem ser ascendentes (da terra para a nuvem) ou descendentes (da nuvem para a terra) ou ainda entre nuvens. A fim de se evitar falsas expectativas sobre os sistemas de proteo e desmistificar muitas crenas populares, veja os seguintes esclarecimentos: 1) O raio um fenmeno da natureza absolutamente imprevisvel tanto em relao s suas caractersticas eltricas como em relao aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidncia sobre as edificaes, as pessoas e os animais. 2) Nada em termos prticos pode ser feito para impedir a quedade uma descarga em uma determinada regio. Assim sendo, as solues aplicadas buscam
SO PAULO 2013

17

to somente minimizar os efeitos destruidores a partir de instalaes adequadas de captao de conduo segura da descarga para a terra.

3) Cuidados pessoais no caso de enfrentar um tempestade: -Nunca procure abrigo sob rvores - No entre em rios ou lagos -Procure abrigo em instalaes seguras, jamais ficando ao relento. -Caso no encontre abrigo, durante uma tempestade, procure no se movimentar, e se possvel ficar agachado, evitando assim o efeito das pontas.

5.3 . CONSEQUNCIAS DAS DESCARGAS ATMOSFRICAS

A ao e efeito do raio causam diversos prejuzos, dentre eles esto: - Incndios em florestas, campos e prdios; destruio de estruturas e rvores; - Colapso na rede de energia eltrica; - Acidentes na aviao; - Acidentes nas embarcaes martimas; - Acidentes em torres de poos de petrleo; - Acidentes nas plataformas martimas de petrleo; - Mortes de seres humanos e animais; etc.

5.4 .

EFEITOS

DAS

DESCARGAS

ATMOSFRICAS

EM

LINHA

DE

TRANSMIO E DISTRIBUIO

O efeito das descargas pode ser direto ou indireto. - Linhas de Transmisso so dotadas de Cabo Guarda ou Cabo Para- Raios. - LT Possibilidade de desligamento da linha devido ao Back Flash Over (Descarga Disruptiva na cadeia de isoladores). - RDE Importncia significativa na composio de ndices de Qualidade de Energia Fornecida. - Amplitudes das solicitaes causadas por descargas indiretas so menos severas.

SO PAULO 2013

18

ESTIMATIVAS * Cerca de 1/3 dos desligamentos das RDE so causados por descargas atmosfricas * Uma faixa de 50 a 70 milhes de raios atingem o Brasil todo ano, trazendo prejuzos de uma mdia de 500 milhes por ano. * 47% das falhas em trafos de distribuio da CEMIG so provocados por descargas atmosfricas, causando prejuzos de 1,83 milhes de dlares por ano.

Segundo um matria escrita no Jornal Metro News SP, em 11 de novembro de 2013, com a manchete: Perigo que vem do cu, diz o seguinte: As vtimas fatais em decorrncia dos raios chegam a 130 pessoas anualmente no Brasil, segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosfrica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em cada 50 mortes por raios no mundo, uma registrada no Brasil. A explicao para a grande quantidade de raios no Brasil porque somos o maior pas da zona tropical do planeta. O clima quente e mais propcio para a formao de tempestades, diz Osmar Pinto, diretor do Elat.

SO PAULO 2013

19

6. CHOQUE ELTRICO

FIG. 02 CHOQUE ELTRICO

O choque eltrico causado pela corrente eltrica que atravessa o corpo do ser humano ou de qualquer outro tipo de animal. O seu acontecimento pode causar at morte, dependendo da intensidade da corrente eltrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e at mesmo a rede eltrica de distribuio de energia, pois so muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

O que determina as consequncias do choque a intensidade da corrente eltrica, ou seja, o valor da corrente. Lembrando que a corrente eltrica medida no Sistema Internacional de Unidades em ampre. Alguns estudos sobre esse fenmeno revelaram as consequncias de alguns valores aproximados, veja: Corrente de 1mA a 10 mA podem provocar apenas uma sensao de formigamento; Correntes entre 10 mA e 20 mA podem causar uma sensao dolorosa; Correntes maiores que 20 mA e menores que 10 mA causam dificuldades na respirao, pode causar morte por asfixia se no socorrido a tempo; Correntes superiores a 100 mA so muito perigosas com alto poder de matar, pois atacam direto o corao, fazendo com que ele funcione a rpidas contraes e de formas irregulares, a chamada fibrilao cardaca;
SO PAULO 2013

20

Correntes que so superiores a 200 mA j no causam mais a fibrilao cardaca, mas provocam graves queimaduras e parada cardaca.

A voltagem no um fator determinante para o fenmeno do choque eltrico. Em algumas situaes, apesar da voltagem ser relativamente grande as cargas eltricas envolvidas so muito pequenas, e em consequncia disso o choque eltrico produzido no apresentam nenhum risco. Isso ocorre, por exemplo, no gerador de Van de Graaff, utilizado em laboratrios de ensino. No entanto, voltagens que so relativamente pequenas podem causar srios danos, dependendo da resistncia do corpo. O corpo humano tem resistncia aproximada de 100000 com a pele seca, j com a pele molhada cerca de 1000 . Ou seja, conclui-se que com corrente eltrica no se brinca, pois suas consequncias podem ser fatais.

SO PAULO 2013

21

7. PRINCIPAIS EFEITOS CAUSADOS PELOS RAIOS

Os raios podem causar a morte de pessoas e animais por vrios efeitos durante a descarga entre nuvem e terra. Quando o lder ascendente, saindo de um solo plano, se encontra com o lder descendente, forma-se a descarga de retorno, que de grande intensidade, produzindo: Elevao da temperatura no centro do raio e como consequncia, uma violenta expanso do ar, com o rudo de um estrondo, que o trovo. Fortes campos eletromagnticos, em torno do ponto central do raio que se propagam a centenas de metros. Linhas radiais de corrente no solo, com origem no ponto de impacto do raio. Ao longo das linhas de corrente, existiro quedas de tenso, variveis com a resistncia do solo, formando em direo radial concntrico linhas de corrente e em direo de curvas concntricas linhas equipotenciais. Incndio de arvores se o raio for de baixa intensidade e longa durao ou romper-se se for de alta intensidade e baixa durao.

7.1 . EFEITOS SOBRE OS SERES VIVOS

So os efeitos que o raio provoca sobre os seres vivos, quando atinge direta ou indiretamente um ser vivo, podem ocorrer pela exposio ao campo eletromagntico e suas correntes de circulao no corpo dos seres vivos. PARADA CARDACA Provocada pela passagem de corrente no troco do ser vivo, que causa fibrilao ventricular com parada cardaca.

TENSO DE PASSO
a tenso entre os ps do ser vivo, ou seja, um passo do mesmo (com os ps separados), com isto ele ficara com os ps em linhas equipotenciais diferentes provocando passagem de corrente pelo seu tronco, num ser vivo bispede isto raramente provoca a morte, pois a parcela de corrente pequena (linhas equipotenciais prximas), j nos quadrpedes geralmente fatal (linhas

SO PAULO 2013

22

equipotenciais distantes) maior diferena de potencial, logo maior corrente passando pelo tronco do ser vivo.

TENSO DE TOQUE a tenso provocada pelo toque do ser vivo no condutor durante uma
descarga eletromagntica e geralmente provocada pela alta impedncia do condutor, provocando passagem de corrente pelo ser vivo que possui uma impedncia menor que o condutor.

TENSO LATERAL
provocado pela descarga do condutor ao ser vivo prximo pelo rompimento da resistncia do ar provocada pela alta tenso na hora da descarga atmosfrica, geralmente quando as pessoas esto em baixo do ponto de descarga (Arvores ou sofrem efeitos dos campos magnticos no lao entre eles e a rvore).

DESCARGA DIRETA
o caso onde uma pessoa andando em campo aberto recebe diretamente o raio, neste caso ocorre queimaduras e passagem de corrente pelo corao e crebro geralmente levando o ser vivo a morte. Os sobreviventes geralmente so seres que receberam a descarga de um brao menor do raio ou ramo do mesmo, com baixa intensidade.

SO PAULO 2013

23

8. NECESSIDADE DE PROTEO

A deciso de proteger uma determinada estrutura pode ser de ordem legal (cdigos de obras municipais Brasil), uma preocupao do proprietrio para evitar prejuzos materiais e pessoais, ou exigncia das seguradoras j que raios provocam danos e incndio. O Mtodo pode vir especificado pelo cdigo de obras ou ser um dos existentes na norma NBR5419. 8.1 . NVEIS DE PROTEO

A NBR5419 relaciona 4 nveis de proteo relacionados com as estruturas como relacionado abaixo: Nvel I Destinado s estruturas nas quais uma falha do sistema de proteo pode causar danos s estruturas vizinhas ou ao meio ambiente. Ex.: depsitos de explosivos, materiais sujeitos exploso, material txico ao meio ambiente...etc. Nvel II Destinados s estruturas cujos danos em caso de falha sero elevados ou haver destruio de bens insubstituveis e/ou de valor histrico, mas em qualquer caso se restringiro estrutura e seu contedo, EX.: Museus, escolas, ginsios esportivos, Estdio de futebol...etc. Nvel III Destinada s estruturas de uso comum, como residncias, escritrios, fbricas sem risco de exploso ou de risco, ...etc. Nvel IV Destinadas s estruturas construdas de material no inflamvel, com pouco acesso de pessoas, e com contedo no inflamvel. EX.: depsitos em concreto, e com contedo no inflamvel, estoque de produtos agrcolas ...etc.

SO PAULO 2013

24

9. INTRODUO AO SPDA (PARA-RAIOS) um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosfricas. composto de um sistema externo e em alguns casos de um sistema interno de proteo.

9.1 . PROTEO ISOLADA aquela em que os componentes do sistema de proteo esto colocados acima e ao lado da estrutura, mantendo uma distncia em relao a esta, suficientemente alta, para prevenir descargas captor-teto ou descargas-faces laterais fachada. NOTA: O Para-raios dever ficar colocado pelo menos a 2 metros do ponto mais alto (segundo NP4426). Para que um para-raios seja tanto quanto possveleconmico e eficaz, o correspondente projeto deve ser elaborado em coordenao com o projeto de construo civil da estrutura a proteger. Elementos Bsicos: Captor; Condutor de Descida; Aterramento;

FIG. 03 - SPDA

SO PAULO 2013

25

10. CAPTOR

O Captor a parte do para-raios que se destina a interceptar as descargas atmosfricas incidentes no volume a proteger. Localiza-se principalmente no topo das estruturas ou edifcios a serem protegidos. O captor pode ser do tipo artificial ou natural. TIPOS DE CAPTORES * Captores artificiais - Hastes Verticais (Tipo Franklin) - Condutores de cobertura - Emalhado de condutores (Gaiola de Faraday) * Captores naturais - So todos os elementos condutores expostos, isto , que do ponto de vista fsico possam ser atingidos pelos raios, e devem ser considerados como parte do SPDA.

10. 1. CAPTORES ARTIFICIAIS

10. 1.1. HASTES VERTICAIS (TIPO FRANKLIN)

Este mtodo se baseia no uso de captores pontiagudos colocados em mastros verticais para se aproveitar os efeitos das pontas, quanto maior a altura, maior o volume protegido, volume este que tem a forma de um cone formado pelo triangulo retngulo girado em torno do mastro. So constitudas por um ou mais elementos condutores da mesma natureza (cobre ou ferro galvanizado ou ao inoxidvel). MTODO FRANKLIN Este mtodo baseado na proposta inicial feita por Benjamim Franklin e tem por base uma haste elevada. Esta haste na forma de ponta, produz, sob a nuvem carregada, uma alta concentrao de cargas eltricas, juntamente com um campo eltrico intenso. Isto produz a ionizao do ar, diminuindo a altura efetiva da nuvem carregada, o que propicia o raio atravs do rompimento da rigidez dieltrica do ar.
SO PAULO 2013

26

FIG. 04 HASTE VERTICAL

FIG. 05 CAPTOR TIPO FRANKLIN

FIG. 06 CONE DE PROTEO

SO PAULO 2013

27

10. 1.2. CONDUTORES DE COBERTURA Destinam-se a conduzir a corrente de descarga desde os captores at s descidas. Pela sua posio elevada, estes condutores podem servir, eles prprios, de captores, integrando nesse caso sistemas de condutores emalhados do tipo gaiola de Faraday. Nesse mtodo, a rea protegida de uma edificao definida atravs de uma esfera imaginria que rolada sobre o sistema de proteo projetado (hastes verticais e condutores horizontais) e pelo entorno da edificao, de forma que nenhum ponto da estrutura seja tocado por esta esfera.

FIG. 07 ESFERA ROLANTE

10. 1.3. EMALHADO DE CONDUTORES (METODO DE FRANKLIN) Mtodo mais utilizado atualmente, baseado na teoria de Faraday, segundo a qual o campo no interior de uma gaiola blindada nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado. Para que esse campo seja,

SO PAULO 2013

28

efetivamente, nulo preciso que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfcie. O Mtodo de Faraday consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores horizontais a serem instalados na cobertura da edificao, interligados em forma de malha, cujo mdulo (largura e comprimento) tambm deve estar de acordo com a Tabela 1 da NBR-5419. bom lembrar que no se deve colocar condutores eltricos paralelos aos condutores da malha na parte interior da estrutura e prximo aos mesmos. GAIOLA DE FARADAY Uma Gaiola de Faraday uma blindagem eltrica, ou seja, uma superfcie condutora que envolve uma dada regio do espao e que pode, em certas situaes, impedir a entrada de perturbaes produzidas por campos eltricos e ou eletromagnticos externos. Qualquer que seja o mtodo escolhido para a proteo deve-se: * Instalar um condutor na periferia do teto (em anel). * Instalar condutores nas periferias (em anel) de todas salincias das estruturas (casa de mquinas dos elevadores, chamins etc). * Instalar o sistema captor, que completando a malha sobre o teto interligado com os anis das salincias, quer colocando hastes verticais de maneira que todo o teto esteja dentro do volume de proteo (Franklin ou modelo eletrogeomtrico).

FIG. 08 GAIOLA DE FARADAY

SO PAULO 2013

29

10. 2. CAPTORES NATURAIS Podem ser usados como captores naturais os elementos metlicos existentes na parte superior da estrutura a proteger, e dimensionados de maneira adequada para suportar o impacto direto de uma descarga, tais como coberturas de chamins, claraboias, depsitos, tomadas de ar dos sistemas de climatizao, etc. Os captores naturais so integrados nos para-raios atravs dos condutores de coberturas. Condies que devem satisfazer os captores naturais so as seguintes:

captor artificial (Gaiola de Faraday)

captor artificial (haste vertical tipo Franklin)

(condutores de cobertura)

condutor de descida

FIG. 09 CONDUTORES NATURAIS

A espessura do elemento metlico no deve ser inferior a 0,5 mm ou conforme na tabela indicada na NBR 5419, quando for necessrio prevenir contra perfuraes ou pontos quentes no volume a proteger;

SO PAULO 2013

30

A espessura do elemento metlico pode ser inferior a 2,5 mm, quando no for importante prevenir contra perfuraes ou ignio de materiais combustveis no volume a proteger; O elemento metlico no deve ser revestido de material isolante (no se considera isolante uma camada de pintura de proteo, ou 0,5 mm de asfalto, ou 1 mm de PVC); A continuidade eltrica entre as diversas partes deve ser executada de modo que assegure a durabilidade; Os elementos no metlicos acima ou sobre o elemento metlico podem ser excludos do volume a proteger (em telhas de fibrocarboneto, o impacto do raio ocorre habitualmente sobre os elementos metlicos de fixao).

SO PAULO 2013

31

11. CONDUTORES DE DESCIDA

Parte do para-raios destinada a conduzir a corrente de descarga desde os captores at aos eltrodos de terra. Em construes de alvenaria, ou de qualquer tipo sem armadura metlica interligada, dever ser implantado um SPDA com descidas externas, ou descidas naturais que podem ser embutidas. Estruturas metlicas de torres, postes e mastros, assim como as armaduras de ao interligadas de postes de concreto, constituem descidas naturais at a base das mesmas, dispensando a necessidade de condutores de descida paralelos ao longo da sua extenso.

11. 1. DESCIDAS ARTIFICIAIS

As descidas artificiais devem ser em condutores nus de cobre (seco 16 mm2, de ferro galvanizado ou de ao inoxidvel (seco 50 mm2)). O nmero mnimo de descidas artificiais de dois. O traado a seguir pelas descidas deve ser quanto possvel retilneo e vertical, de forma a minimizar o percurso entre os elementos captores e a terra. As descidas devem ser em regra, instaladas vista, fixadas superfcie exterior da estrutura a proteger por meio de elementos de suporte apropriados, estabelecidos razo de dois por metro, no mnimo. Cada descida artificial deve ser dotada de um ligador destinado a efetuar as verificaes e medies necessrias.

SO PAULO 2013

32

FIG. 10 CONDUTOR DE DESCIDA

FIG. 11 CABO DE DESCIDA

Os condutores de descida no naturais devem ser instalados a uma distncia mnima de 0,5 m de portas, janelas e outras aberturas e fixados a cada metro de percurso. 11. 2. DESCIDAS NATURAIS Pilares metlicos de galpes ou de prdios com estrutura metlica podem ser usados como elementos naturais de descida, desde que a sua continuidade seja garantida, nem que seja visualmente. Nesse caso recomendado adicionalmente que todos os pilares (pelo menos os externos) sejam aterrados, como forma de reduzir os riscos de tenso de toque para quem est fora da edificao. Apesar disso no ser garantia de ausncias de outros riscos inerentes a descarga atmosfrica. No caso de descidas naturais que no seja possvel visualizar sua continuidade, por exemplo pilares metlicos revestidos por outros materiais, seria altamente recomendado testes de continuidade.

SO PAULO 2013

33

Os elementos da fachada (perfis e suportes metlicos) podero ser utilizados como condutores de descidas naturais, desde que suas sees sejam no mnimo iguais s especificadas para os condutores de descida conforme tabela 3 e com a sua continuidade eltrica no sentido vertical no mnimo equivalente. Em alternativa admite-se um afastamento no superior a 1 mm entre as superfcies sobrepostas de condutores consecutivos, desde que com rea no inferior a 100 cm2. As instalaes metlicas da estrutura podem ser consideradas condutores de descida naturais (inclusive quando revestidas por material isolante), desde que suas sees sejam no mnimo iguais s especificadas para condutores de descida na NBR-5419 e com continuidade eltrica no sentido vertical no mnimo equivalente. Outra situao e o caso de sistemas isolados, onde a prpria estrutura de suporte do captor poder ser usada como descida natural. Lembrando que um SPDA isolado no e um SPDA com suportes isoladores, ate porque esse suporte no e isolador eltrico. Um SPDA isolado e um sistema de proteo que apresenta uma distancia mnima de 2 metros da edificao que esta sendo protegida, por exemplo um poste metlico afastado 2 metros de uma casa ou um paiol de explosivos. Para um sistema isolado em que a estrutura de suporte do captor no seja metlica (por exemplo, um poste de madeira), ser necessrio fazer uma descida. Esta e a nica possibilidade que a norma permite uma nica descida, ou seja no sistema isolado. Dependendo da regio do pais as descidas podem ser chamadas prumadas ou baixadas. Em edificaes tombadas pelo Patrimnio Histrico, a tcnica e usar as barras chatas de alumnio pintadas na cor da fachada em locais escondidos, passando-os pelos adornos das fachadas. Caso existam condutores metlicos de gua pluvial, estes podem ser usados como condutores naturais, desde que sejam contnuos ou passem um condutor dentro deles, de cobre.

SO PAULO 2013

34

FIG. 12 TENSO DE TOQUE

FIG. 13 DESCIDAS NATURAIS

SO PAULO 2013

35

12. ATERRAMENTO Do ponto de vista da proteo contra o raio, um subsistema de aterramento nico integrado estrutura prefervel e adequado para todas as finalidades (ou seja, proteo contra o raio, sistemas de potncia de baixa tenso e sistemas de sinal). Para assegurar a disperso da corrente de descarga atmosfrica na terra sem causar sobretenses perigosas, o arranjo e as dimenses do subsistema de aterramento so mais importantes que o prprio valor da resistncia de aterramento. Entretanto, recomenda-se, para o caso de eletrodos no naturais, uma resistncia de aproximadamente 10 , como forma de reduzir os gradientes de potencial no solo e a probabilidade de centelhamento perigoso. No caso de solo rochoso ou de alta resistividade, poder no ser possvel atingir valores prximos dos sugeridos. Nestes casos a soluo adotada dever ser tecnicamente justificada no projeto. Sistemas de aterramento distintos devem ser interligados atravs de uma ligao equipotencial de baixa impedncia. Os seguintes tipos de eletrodo de aterramento podem ser utilizados: Aterramentos naturais; Aterramentos artificiais;

12. 1. ATERRAMENTOS NATURAIS

As armaduras de ao embutidas nas fundaes das estruturas, cujas caractersticas satisfaam s prescries da NBR 5419 devem ser preferencialmente utilizadas como eletrodo de aterramento natural nas seguintes condies: a) as armaduras de ao das estacas, dos blocos de fundao e das vigas baldrame devem ser firmemente amarradas com arame recozido em cerca de 50% de seus cruzamentos ou soldadas. As barras horizontais devem ser sobrepostas por no mnimo 20 vezes o seu dimetro, e firmemente amarradas com arame recozido ou soldadas; b) em fundao de alvenaria pode servir como eletrodo de aterramento, pela fundao, uma barra de ao de construo, com dimetro mnimo de 8mm, ou uma fita de ao de 25 mm x 4 mm, disposta com a largura na posio vertical, formando um

SO PAULO 2013

36

anel em todo o permetro da estrutura. A camada de concreto que envolve estes eletrodos deve ter uma espessura mnima de 5 cm; c) as armaduras de ao das fundaes devem ser interligadas com as armaduras de ao dos pilares da estrutura, utilizados como condutores de descida naturais, de modo a assegurar continuidade eltrica equivalente prescrita na NBR 5419; d) o eletrodo de aterramento natural assim constitudo deve ser conectado ligao equipotencial principal prescrita na norma, atravs de uma barra de ao com dimetro mnimo de 8 mm ou uma fita de ao de 25 mm x 4 mm. Em alternativa, a ligao equipotencial principal deve simplesmente ser aterrada a uma armao de concreto armado prxima, quando estas so constituintes do SPDA; e) no caso de se utilizarem as armaduras como constituintes do SPDA, sempre que possvel, deve ser prevista a avaliao do aterramento da edificao, por injeo de corrente atravs da terra, entre a barra TAP, desligada da alimentao exterior, e um eletrodo externo ao edifcio; f) alm da verificao do aterramento, se a execuo da construo no tiver sido acompanhada pelo responsvel pelo aterramento, dever fazer-se a verificao da continuidade eltrica das armaduras, por injeo de corrente entre pontos afastados tanto na vertical como na horizontal. Os valores de impedncia medidos costumam situar-se entre alguns centsimos e poucos dcimos de ohm, respeitando o valor mximo indicado na NBR 5419.

SO PAULO 2013

37

12. 2. ATERRAMENTOS ARTIFICIAIS

12. 2.1. CONDUTORES EM ANEL

O eltrodo de terra preferencial utilizar num para-raios o eltrodo em anel, constitudo por um condutor instalado na base das fundaes do edifcio ou embebido no macio de beto das fundaes. Nestes casos, o eltrodo em anel deve, preferencialmente, ser constitudo por ferro galvanizado por imerso a quente. Alternativamente pode ser utilizado um condutor em anel, enterrado a uma profundidade de aproximadamente 0,80 m e envolvendo a estrutura a proteger. Se para as instalaes eltricas do edifcio for utilizado um eltrodo em anel este deve ser tambm utilizado como eltrodo do para-raios.

FIG. 14 ATERRAMENTO EM ANEL

SO PAULO 2013

38

12. 2.2. ATERRAMENTO DO TIPO RADIAL

Para estruturas de dimenses tais que o raio dos eletrodos em anel resulte inferior a 8 m, podem utilizar-se eletrodos do tipo radial (em forma de pata de ave), constitudos por trs condutores (no mnimo de 6 a 8 m cada) derivados de um ponto comum e enterrados horizontalmente no solo a uma profundidade mnima de 0,8 m. Se no se optar pelo eltrodo em anel, a cada descida deve corresponder um eltrodo de terra. Constituem eltrodos de terra naturais s estruturas metlicas enterradas que faam parte ou penetrem no edifcio ou estrutura a proteger. So ainda normalmente utilizadas para aquele fim as fundaes em beto armado, desde que a sua continuidade eltrica seja assegurada. Devido ao fato de se tornar difcil verificar as caractersticas dos eletrodos de terra naturais e, sobretudo, pela dificuldade de garantir a manuteno daquelas caractersticas ao longo do tempo utilizao dos eltrodos naturais no dispensa a instalao de eltrodos artificiais. Nos eletrodos radiais, o ngulo entre dois condutores adjacentes no deve ser inferior a 60.

FIG. 15 ATERRAMENTO RADIAL

A profundidade e o tipo dos eletrodos de aterramento devem ser escolhidos de forma a minimizar os efeitos da corroso e do ressecamento do solo, e assim estabilizar a resistncia de aterramento. Em solos de rocha viva, se no for possvel fazer aterramento pelas fundaes; os condutores devem ser cobertos por uma camada de concreto para proteo mecnica.

SO PAULO 2013

39

13. LIGAES EQUIPOTENCIAIS

Todas as canalizaes ou estruturas condutoras enterradas (gua, esgotos, ar comprimido, combustveis, eletricidade, telecomunicaes, etc.) cujo traado se situe a menos de 3 m de qualquer ponto do conjunto de eltrodos de terra do para-raios devem ser interligadas com aquele conjunto de eltrodos de terra por meio de condutores de cobre (seco 16 mm2), de ferro galvanizado ou de ao inoxidvel (seco 50 mm2). Ou seja, so condutores que visam igualar o potencial entre os diferentes condutores de modo a impedir descargas laterais. Descargas laterais, tambm conhecidas como correntes de sobre tenses, so causadas por diferenas de potencial entre a corrente percorrendo o condutor e objetos prximos.

SO PAULO 2013

40

14. PREVENO DA TENSO DE PASSO

A dissipao no solo de uma onda de corrente de descarga origina sempre o aparecimento de um elevado potencial no conjunto de eletrodos de terra e, consequentemente, no terreno circundante, originando normalmente uma situao de risco para as pessoas e animais que ali se encontrem. Para diminuir a probabilidade de acidente por aco da tenso de passo, deve ser tomada pelo menos uma das seguintes medidas: Estabelecer no local, fazendo parte do eletrodo de terra, um emalhado de condutores horizontais enterrados no solo, no devendo as dimenses da malha exceder 5 m x 5 m; prever na zona crtica um tapete de material isolante no higroscpico (asfalto por exemplo) com uma espessura mnima de 50 mm; aumentar a profundidade dos eletrodos de terra para valores superiores a 1 m. Por outro lado, deve ser dada preferncia, sempre que possvel, ao eletrodo de terra com a forma de anel em detrimento de eletrodo do tipo radial. A tenso de passo a d.d.p. entre dois pontos superfcie da terra a uma distncia de 1metro. Se num dado momento, existir no ponto A um potencial com o valor UA e ao mesmo tempo existir no ponto B, distante 1 metro do ponto A, um potencial com o valor UB, ento a tenso de passo neste local tem um valor Up que exactamente igual diferena UA - UB, ou seja Up = UA UB.

SO PAULO 2013

41

FIG. 16 TENSO DE PASSO

SO PAULO 2013

42

15. INSPEO

15. 1. OBJETIVO DAS INSPEES

Este item no se aplica aos subsistemas do SPDA instalados, que tenham seus acessos impossibilitados por estarem embutidos no concreto armado (ferragens estruturais) ou reboco. As inspees visam a assegurar que: a) o SPDA est conforme o projeto; b) todos os componentes do SPDA esto em bom estado, as conexes e fixaes esto firmes e livres de corroso; c) o valor da resistncia de aterramento seja compatvel com o arranjo e com as dimenses do subsistema de aterramento, e com a resistividade do solo. Excetuam-se desta exigncia os sistemas que usam as fundaes como eletrodo de aterramento; d) todas as construes acrescentadas estrutura posteriormente instalao original esto integradas no volume a proteger, mediante ligao ao SPDA ou ampliao deste; e) a resistncia pode tambm ser calculada a partir da estratificao do solo e com uso de um programa adequado. Neste caso fica dispensada a medio da resistncia de aterramento.

15. 2. SEQUENCIAS DAS INSPEES

As inspees devem ser efetuadas na seguinte ordem cronolgica: a) durante a construo da estrutura, para verificar a correta instalao dos eletrodos de aterramento e das condies para utilizao das armaduras como integrantes da gaiola de Faraday; b) aps o trmino da instalao do SPDA; c) periodicamente, para todas as inspees, e respectiva manuteno, em intervalos no superiores aos estabelecidos; d) aps qualquer modificao ou reparo no SPDA, para inspees completas; e) quando for constatado que o SPDA foi atingido por uma descarga atmosfrica, para inspees.
SO PAULO 2013

43

15. 3. PERIODICIDADE DAS INSPEES

Uma inspeo visual do SPDA deve ser efetuada anualmente. Inspees completas devem ser efetuadas periodicamente, em intervalos de: a) 5 anos, para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrcolas ou industriais, excetuando-se reas classificadas com risco de incndio ou exploso; b) 3 anos, para estruturas destinadas a grandes concentraes pblicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estdios de esporte, centros comerciais e pavilhes), indstrias contendo reas com risco de exploso, conforme a NBR 9518, e depsitos de material inflamvel; c) 1 ano, para estruturas contendo munio ou explosivos, ou em locais expostos corroso atmosfrica severa (regies litorneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.).

SO PAULO 2013

44

16. DOCUMENTAO TCNICA

A seguinte documentao tcnica deve ser mantida no local, ou em poder dos responsveis pela manuteno do SPDA: a) relatrio de verificao de necessidade do SPDA e de seleo do respectivo nvel de proteo, elaborado conforme anexo B. A no necessidade de instalao do SPDA dever ser documentada atravs dos clculos constantes no anexo B; b) desenhos em escala mostrando as dimenses, os materiais e as posies de todos os componentes do SPDA, inclusive eletrodos de aterramento; c) os dados sobre a natureza e a resistividade do solo; constando obrigatoriamente detalhes relativos s estratificaes do solo, ou seja, o nmero de camadas, a espessura e o valor da resistividade de cada uma. d) um registro de valores medidos de resistncia de aterramento a ser atualizado nas inspees peridicas ou quaisquer modificaes ou reparos SPDA. A medio de resistncia de aterramento pode ser realizada pelo mtodo de queda de potencial usando o medidor da resistncia de aterramento, voltmetro/ampermetro ou outro equivalente. No admissvel a utilizao de multmetro.

SO PAULO 2013

45

17. CLASSIFICAO DOS EDIFICIOS E ESTRUTURAS

Com o fim de aconselhar quais os edifcios e estruturas a equipar com um pra-raios estes se classificam quanto s consequncias das descargas (CD) e quanto altura e implantao (AI).

17. 1. CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS QUANTO S CONSQUENCIAS DAS DESCARGAS (CD).

SO PAULO 2013

46

17. 2. CLASSIFICAO DAS ESTRUTURAS QUANTO ALTURA E IMPLANTALO (AL)

SO PAULO 2013

47

18. NECESSIDADE DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS

SO PAULO 2013

48

19. CONCLUSO

Os Sistemas de Proteo contra Descargas Atmosfricas, so um conjunto de elementos, de mtodos, de estudos e tcnicas que trabalhados seguindo a norma da ABNT, desenvolve uma boa proteo para edifcios e estruturas. Contudo, SPDA um assunto muito complexo e tcnico, e mesmo em sua sntese, alguns pontos se mostram muitos difceis de no serem tratados de uma forma conceitual. Porm, o contedo deste trabalho foi suficientemente esclarecedor, atingindo sua proposta inicial, dando uma viso clara e bem objetiva para diversos temas, como, para-raios, descargas atmosfricas, sistemas de aterramentos, nveis de proteo. Enfim, todo o contexto tratado nesse trabalho, servira como porta de entrada para novas pesquisas e estudos, dando uma viso mais ampla para diversas tcnicas do extenso ramo da Eletrotcnica. Com base em toda a pesquisa realizada para montar este trabalho, um amplo e valoroso conhecimento sobre todo o assunto tratado pde ser adquirido. Muito dos assuntos aqui apresentados foram pesquisados de artigos e livros j existentes, porem cada texto lido, cada site visitado forma cuidadosamente avaliados, e toda essa experincia serviu principalmente como um estudo pessoal. Ao final de todo trabalho, tendo ele j todo elaborado, um ganho efetivo de conhecimento, no somente sobre para-raios, mas tambm sobre todo o conceito sobre os Fenmenos Naturais que ocorrem, e dos quais o SPDA teve de ser implantado!

SO PAULO 2013

49

REFERNCIAS BIBILIOGRFICAS SPDA - SISTEMAS DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS - TEORIA, PRTICA E LEGISLAO 2012 - ANDR NUNES DE SOUZA, JOS EDUARDO RODRIGUES, REINALDO BORELLI E BENJAMIM FERREIRA DE BARROS Editora rica PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFERICAS 5 EDIO - AUTOR - DUILIO M. LEITE ATERRAMENTOS ELETRICOS 2 EDIO - SILVERIO VISACRO FILHO NBR 5419 COMENTADA PROTEO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS SITES E BLOGS DA WEB www.agsolve.com.br/noticias/ entenda.mais-sobre-descargas-atmosfericas-e-evite-prejuizos www.arg.feis .unesp.br/raios.htm Informativo AREIA Ano 1 - n4, novembro de 2000 www.mundoeducacao.com/fisica/ choque-eletrico-um-verdadeiro-perigo.htm www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialspda/pagina_2.asp www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialspda/pagina_4.asp
http://spdabrasil.blogspot.com.br/p/spda-o-que-e.html

http://www.qenergia.pt/content/index.php?action=detailfo&rec=231 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA374AL/projeto-spda http://www.teleco.com.br/pdfs/tutorialspda.pdf http://www.google.com/imagens

SO PAULO 2013

Anda mungkin juga menyukai