Anda di halaman 1dari 25

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

GABARITO PRELIMINAR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

D A C B D D C A D A A C A A D B D C D D D D D A C C D D B D

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

D B A A A D C D D D A B B D A A D D A C C C D D ANULADA B ANULADA D C A

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

1) Indique a hiptese que no configura causa de cessao da incapacidade para os menores: a) pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; b) pelo casamento; c) pelo exerccio de emprego pblico efetivo; d) pela colao de grau em curso de ensino mdio; 2) Janinne e Diego, que residem em Braslia, decidem adquirir um imvel em Recife. Para tanto, outorgam procurao Joana, que celebra em nome deles um contrato de promessa de compra e venda irrevogvel e irretratvel com Jos. O contrato contm todos os requisitos essenciais e foi registrado no competente cartrio de registro de imveis. Acerca do referido referido contrato, assinale a opo correta: a) Possui a avena eficcia erga omnes. b) O adquirente s poder ingressar com ao de adjudicao compulsria para obter a escritura definitiva aps a concluso do negcio, pois o contrato encontra-se registrado no cartrio de imveis. c) No exige outorga uxria para ser considerado vlido. d) Possui a avena eficcia inter partes, sendo inoponvel a terceiros. 3) No corre a prescrio: a) contra os relativamente ou absolutamente incapazes. b)Contra os que estiverem servindo nas Foras Armadas. c) Pendendo ao de evico. d) Contra os ausentes do pas em servio privado ou pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios. 4) Acerca das obrigaes de dar coisa certa e coisa incerta, assinale a alternativa incorreta: a) Deteriorada a coisa certa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu. b) At a tradio pertence ao devedor a coisa certa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais no poder exigir aumento no preo.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


c) Nas coisas determinadas pelo gnero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrrio no resultar do ttulo da obrigao. d) Antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa incerta, ainda que por fora maior ou caso fortuito. 5) Assinale a alternativa correta sobre a revogao de doaes por ingratido: a) No se revogam as doaes puramente remuneratrias. b) No se revogam as oneradas com encargo j cumprido. c) No se revogam as que se fizerem em cumprimento de obrigao natural. d) todas as alternativas esto corretas. 6) No so responsveis pela reparao civil: a) os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. b) o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. c) o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele. d) O dono, ou detentor, de animal sabidamente feroz, caso prove ter sido o fato culpa da vtima. 7) Em relao aos efeitos da posse, assinale a alternativa incorreta: a) O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de m-f; tem direito s despesas da produo e custeio. b) O possuidor de boa-f no responde pela perda ou deteriorao da coisa, a que no der causa. c) Ao possuidor de m-f no sero ressarcidas as benfeitorias necessrias, no lhe assiste o direito de reteno pela importncia destas, nem o de levantar as volupturias. d) O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. 8) De acordo com o Cdigo Civil, no configura direito real:

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


a) A posse. b) A habitao. c) O uso. d) A concesso de uso especial para fins de moradia. 9) Podem caracterizar impossibilidade da comunho de vida a ocorrncia de algum dos seguintes motivos: a) tentativa de morte; b) sevcia ou injria grave; c) abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; d) todas as alternativas anteriores. 10) Acerca do dever de prestar alimentos, incorreto afirmar que: a) Pode o credor no exercer e renunciar o direito a alimentos, porm o respectivo crdito insuscetvel de cesso, compensao ou penhora. b) A obrigao de prestar alimentos pode ser transmitida a herdeiros do devedor. c) Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. d) O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. 11) Assinale a opo incorreta. a) A lei tem vigncia at que outra lei a revogue, ou at que a lei nova com ela seja incompatvel. Nesse caso, ocorre a derrogao da lei, ou seja, a revogao integral de uma lei por uma posterior. Quando uma lei revogada por outra lei, e, em seguida, a lei revogadora perde a vigncia, h repristinao da lei revogada. b) Lei nova de mesmo grau hierrquico trata inteiramente a matria da lei anterior, sem modific-la, a vigncia e eficcia estaro na lei nova. c) O processo de interpretao sistemtico da norma consiste no esclarecimento do sentido de uma lei por outra, ou pelo contexto da ordem jurdica dada.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


d) Com a finalidade de resolver e evitar os conflitos que surgem da nova lei em confronto com a lei antiga, o legislador pode elaborar, no prprio texto normativo, as disposies que tm vigncia temporria e aquelas que sero revogadas.

12) So hipteses em que a incapacidade dos menores cessa, exceto: a) Pelo advento do casamento. b) Pelo exerccio de emprego pblico efetivo. c) Pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo dela, o menor com dezessete anos completos detenha economia prpria. d) Pela colao de grau em curso de ensino superior.

13). Considerando-se as disposies expressas do Cdigo Civil, correto afirmar: a) A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Para criar uma fundao, o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. Tornando-se ilcita, impossvel ou intil a finalidade a que visa a fundao, ou vencido o prazo de sua existncia, o rgo do Ministrio Pblico, ou qualquer interessado, lhe promover a extino, incorporando-se o seu patrimnio, salvo disposio em contrrio no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra fundao, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante. b) Os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Assim, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes, sendo porm admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. Esta disposio no impede a disposio gratuita do prprio corpo, com objetivo religioso, cientfico, ou altrustico, no todo ou em parte, para depois da morte, sendo possvel a revogao deste ato de disposio a qualquer tempo. A proteo aos direitos de personalidade se estende a impedir que qualquer pessoa possa ser constrangida a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica. c) Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, presente ou no a inteno

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


difamatria. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. O pseudnimo no pode ser usado para manter o anonimato, apenas gozando da proteo legal quando incorporado ao nome. d) Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos, com direitos e obrigaes recprocos. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais. A qualidade de associado intransmissvel, se o estatuto no dispuser o contrrio. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

14) Com relao aos direitos de personalidade, assinale a alternativa correta: a) a recusa percia mdica ordenada pelo juiz poder suprir a prova que se pretendia obter com o exame; b) a pessoa sempre pode praticar atos de disposio do seu prprio corpo, mesmo quando importar diminuio permanente de sua integridade fisica; c) a disposio gratuita do prprio corpo para depois da morte, com objetivo cientfico, no vlida; d) o psudnimo adotado para atividades ilcitas protegido pela lei em patamar inferior ao do nome.

15) No so consideradas pessoas jurdicas de direito privado: a) os partidos polticos; b) as associaes; c) as fundaes; d) nenhuma das respostas.

16. Nos termos do Cdigo Civil, as condies abaixo invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados, menos:

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


a) Das condies fsica ou juridicamente impossveis, quando suspensivas. b) Das condies fsica ou juridicamente impossveis, quando resolutivas. c) Das condies incompreensveis. d) Das condies contraditrias.

17) Em consonncia com a teoria das nulidades do negcio jurdico, correto: a) Presumem-se em fraude contra credores os negcios ordinrios praticados pelo devedor insolvente, ainda que indispensveis manuteno de estabelecimento mercantil, rural, ou industrial, ou subsistncia do devedor e de sua famlia. b) O negcio jurdico simulado anulvel porque formado a partir de uma declarao de vontade ou de uma confisso de dvida emitida para no gerar nenhum efeito jurdico, com o fito de lesar interesse de terceiro. c) No estado de perigo, ao contrrio do que ocorre na leso, o contraente, por razes essencialmente econmicas, ou por sua evidente inexperincia, levado, inevitavelmente, a contratar, prejudicando-se. d) possvel o convalescimento do negcio jurdico se o erro na indicao da pessoa ou da coisa for suprvel pelo seu contedo e pelas circunstncias.

18) No tocante ao pagamento, assinale a alternativa correta: a) qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor; b) Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, o credor poder exigi-la no prazo de trinta dias aps a notificao do devedor. c) o pagamento, ainda que de boa-f, feito a credor putativo nulo, se provado depois que no era credor; d) o credor no poder recusar o recebimento de prestao diversa da devida, se a oferecida pelo devedor for mais valiosa;

19) Quanto compra e venda:

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


a) o preo da coisa deve ser fixado sempre em dinheiro, vedado que se o estabelea taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar. b) s pode ter por objeto coisa atual, vedada a transao sobre coisas futuras. c) vlido o contrato se for deixada ao arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo, desde que as partes sejam maiores e capazes. d) quando pura, o contrato respectivo considerar-se- consumado, obrigatrio e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preo.

20) Assinale a alternativa que contm a afirmao correta: a) Na sucesso universal, o direito de propriedade imobiliria transmite-se quando do registro dos formais de partilha no Ofcio do Registro de Imveis. b) Conforme regra expressa do Cdigo Civil, so herdeiros necessrios os descendentes, os ascendentes, os cnjuges e os companheiros. c) O testador no pode, mesmo justificando, estabelecer clusula de impenhorabilidade sobre os bens da legtima. d) O prazo de decadncia para anular disposio testamentria inquinada de coao de quatro anos, contados de quando o interessado tiver conhecimento do vcio.

21) Sobre a evoluo histrica do Direito do Trabalho, considere as seguintes proposies: I. At a proclamao da Repblica no houve qualquer norma referente ao trabalho, em razo da sociedade escravagista. II. No perodo que vai da Proclamao da Repblica at a data imediatamente anterior Revoluo de 1930, o Brasil no contou com qualquer norma que remetesse ao Direito do Trabalho. III. Em 1930, cria-se o Ministrio do Trabalho, apresentado pela doutrina como marco do aparecimento do Direito do Trabalho no Brasil. IV. Em 1943, surge o diploma mais importante para a disciplina, que a Consolidao das Leis do Trabalho.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


V. A Constituio do Imprio limitou-se a assegurar a liberdade do trabalho, ao passo que a Constituio oriunda da transio republicana, assegurou a liberdade de associao. Responda: a) Apenas as assertivas I, II e III so corretas. b) Apenas as assertivas I, II e IV so corretas. c) Apenas as assertivas I, III e IV so corretas. d) Apenas as assertivas III, IV e V so corretas.

22) Assinale a alternativa INCORRETA: a) podem coexistir, entre as mesmas partes, um contrato de mandato e um contrato de trabalho; b) a extino do ambiente nocivo sade do empregado enseja a supresso do adicional de insalubridade que esteja recebendo, mesmo que tal recebimento seja decorrente de sentena condenatria transitada em julgado; c) a sucesso de empregadores no autoriza que sejam alteradas as condies do contrato de emprego originariamente firmado com o trabalhador; d) o critrio de hierarquia normativa que vigora no Direito do Trabalho malevel, prevalecendo sempre no vrtice da pirmide normativa aquela norma que se mostrar mais favorvel aos interesses do trabalhador, independentemente do contedo das demais normas heternomas objeto de disciplina concorrente.

23) O princpio que possui como propsito tentar corrigir desigualdades, equilibrando a relao entre empregador e trabalhador: a) dignidade da pessoa humana. b) condio mais benfica. c) primazia da realidade. d) proteo.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


24) So princpios constitucionais do Direito do Trabalho, ainda que implictos, exceto: a) primazia da realidade b) irredutibilidade salarial c) igualdade salarial d) continuidade da relao de emprego

25) O Juiz do Trabalho pode privilegiar a situao de fato que ocorre na prtica, em detrimento dos documentos ou do rtulo conferido relao de trabalho, com bas eno princpio: a) intangibilidade salarial. b) continuidade. c) primazia da realidade d) proteo.

26) Diante dos princpios que regem o poder diretivo do empregador, o regulamento da empresa poder dispor: a) exigncia do uso de uniformes no convencionais, em carter punitivo, para empregados que tiverem faltas no justificadas. b) exigncia de presena semanal do empregado a culto religioso. c) horrio do incio da jornada, quer para o setor administrativo, quer para o setor da produo. d) origem social, raa e sexo do candidato a emprego.

27) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a letra que contm a resposta correta: I. No contrato de empreitada o empreiteiro, pessoa fsica ou jurdica, pode fornecer apenas o trabalho ou o trabalho e os materiais necessrios concluso da obra. A empreitada meramente de trabalho, quando prestado por pessoa fsica, configura contrato de emprego, por presuno legal.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


II. Aplica-se ao empregado vendedor externo, sem controle de horrio de trabalho, as mesmas regras relativas remunerao por comisses previstas para os vendedores representantes comerciais ou agentes distribuidores. III. O contrato de emprego e o contrato de mandato so contratos de atividade. Como o mandatrio no pode ultrapassar os poderes recebidos do mandante, identifica-se, no contrato de mandato, o elemento subordinao caracterizador dos contratos de emprego. IV. O contrato de parceria rural tem por trao diferenciador do contrato de emprego a ausncia de pessoalidade, onerosidade e de subordinao. Tal ocorre porque o trabalhador recebe imvel para cultiv-lo pessoalmente ou por outrem (parceria agrcola), ou recebe do tomador um ou mais animais, para cri-los, trat-los e pastore-los (parceria pecuria), dividindo-se o resultado entre as partes contratantes, conforme combinado. V. A simples no concretizao das expectativas decorrentes do pr-contrato possibilitam a indenizao, desde que a proposta tenha sido feita e aceita.

a) As assertivas I e II esto correstas. b) Somente IV est correta. c) As assertivas I e III esto erradas. d) todas esto erradas.

28) A me social tem direito a: a) Anotao em CTPS, remunerao em valor no inferior a metade do salrio mnimo, DRS de vinte e quatro horas consecutivas, frias de trinta dias, gratificao natalina e FGTS. b) Anotao em CTPS, remunerao em valor no inferior a metade do salrio mnimo, frias de trinta dias, gratificao natalina e FGTS, mas no tem direito a DSR. c) Anotao em CTPS, remunerao em valor no inferior ao salrio mnimo, DRS de vinte e quatro horas consecutivas, ferias de trinta dias e gratificao natalina, mas no tem direito ao FGTS. d) Anotao em CTPS, remunerao em valor no inferior ao salrio mnimo, DRS de vinte e quatro horas consecutivas, frias de trinta dias, gratificao natalina e FGTS.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

29) No que diz respeito ao empregado eleito para o cargo de direito de sociedade annima, assinale a alternativa correta: a) O empregado eleito para ocupar cargo de diretor de sociedade annima tem o respectivo contrato de trabalho interrompido, no se computando o tempo de servio deste perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego. b) O empregado eleito para ocupar cargo de direito de sociedade annima tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio deste perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego. c) A eleio de empregado para ocupar cargo de diretor de sociedade annima implica a extino do vinculo de emprego. d) O empregado eleito para ocupar cargo de diretor de sociedade annima tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, computando-se todavia como tempo de servio este perodo, salvo, se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego, caso em que o interstcio como diretor no ser computado como tempo de efetivo servio.

30) Quanto ao trabalho rural, incorreto afirmar: a) Sempre que mais de um empregado residir na mesma morada, o desconto de 20% ( vinte por cento) do salrio mnimo, afeto ocupao da morada, ser dividido proporcionalmente ao nmero de empregados, ficando vedada, em qualquer hiptese, a moradia coletiva de famlias. b) Embora devendo integrar o resultado anual a que tiver direito o empregado rural, a plantao intercalar, mesmo quando autorizada e objeto de contrato em separado, no poder compor a parte correspondente ao salario mnimo na remunerao geral do empregado, durante o ano agrcola. c) Considera-se trabalho noturno o executado entre as 21 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, na lavoura. d) A contratao de trabalhador rural por pequeno prazo , dentro do perodo de seis meses, superar dois meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislao aplicvel.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

31) respeito da compensao de jornada correto afirmar : a) O "Banco de horas" pode ser institudo por negociao coletiva ou por acordo individual. b) A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual, escrito ou tcito, acordo coletivo ou conveno coletiva. c) O mero no atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, mesmo que dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. d) Nenhuma das anteriores esto correta.

32) Analise as seguintes proposies: I - Considera-se disposio do empregador, na forma do art. 4 consolidado, o tempo necessrio ao deslocamento do trabalhador entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que gaste para tanto dez minutos ou mais. II - Ocorrendo necessidade imperiosa , poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis, casos em que a remunerao da hora excedente no ser inferior da hora normal, desde que respeitado o limite mximo de duas horas prorrogadas por dia, por perodo no superior a 60 ( sessenta ) dias. III - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, ter direito s frias na mesma proporo dos demais empregados, ainda que com mais de 7 ( sete) faltas injustificadas. IV - Todo o empregado, independentemente de contratado em regime de tempo parcial ou no, pode converter 1/3 ( um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, desde que o requeira at quinze dias antes do trmino do perodo aquisitivo. Responda: a) Todas as assertivas esto corretas.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


b) Todas as assertivas esto erradas. c) Somente as assertivas I e III esto corretas. d) Somente as assertivas III e IV esto corretas.

33) A alquota do depsito ao FGTS devida ao empregado aprendiz de: a) 2% da remunerao b) 6% da remunerao c) 4% da remunerao d) 8% da remunerao

34) No so consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas ao empregado pelo empregador, EXCETO: a) Habitao fornecida habitualmente por fora do contrato ou do costume. b) Educao em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico. c) Previdncia privada. d) Seguros de Vida e Acidentes Pessoais.

35) Com relao s horas in itinere, correto afirmar que: a) O direito s horas in itinere no pode ser suprimido pela circunstncia de o empregador, ao fornecer o transporte, cobrar o preo da passagem, consoante jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho. b) Conforme jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho, a insuficincia do transporte pblico oferecido para o deslocamento do trabalhador constitui um dos requisitos para a configurao do direito s horas de percurso, pois, em tal hiptese, inevitavelmente, haver incompatibilidade entre os horrios do transporte e aqueles correspondentes jornada de trabalho.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


c) Ainda que o percurso residncia-trabalho-residncia seja, em parte, servido por transporte pblico considerado regular, as horas in itinere devero ser remuneradas como horas extraordinrias correspondentes integralidade do percurso. d) As horas in itinere, por seu carter extraordinrio, havero de ser remuneradas na forma prevista no art. 7, inc. XVI, da Constituio da Repblica, salvo conveno ou acordo coletivo de trabalho que disponham sobre compensao de horrio.

36) A respeito da suspenso e interrupo do contrato de trabalho, correto afirmar que: a) a suspenso do empregado por mais de 30(trinta) dias, consecutivos ou no, importar resciso injusta do contrato de trabalho; b) o contrato de trabalho poder ser suspenso por um perodo de 2(dois) a 5(cinco) meses para participao do empregado em curso ou programa de qualifiao profissional oferecido pelo empregador, mediante previso em conveno ou acordo coletivo, sem necessidade de aquiescncia formal do empregado; c) o empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio at 2(dois) dias, desde que consecutivos, para o fim de se alistar eleitor; d) o empregado que for aposentado por invalidez ter suspenso o seu contrato de trabalho durante todo o prazo fixado pelas leis de previdncia social para a efetivao do beneficio.

37) Sobre a prescrio expressamente prevista na CLT ou de interpretao j pacificada pela jurisprudncia sumulada pelo TST, aponte a nica alternativa incorreta: a) Como o congelamento do valor das gratificaes no traduz ato nico, mas sim negativo, as diferenas correspondentes esto sujeitas prescrio parcial. b) O prazo de prescrio com relao ao de cumprimento de deciso normativa flui apenas da data de seu trnsito em julgado. c) Na ao que objetive corrigir desvio funcional e em se tratando de pedido de reenquadramento, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. d) No flui a prescrio da pretenso cujo objeto seja a anotao de CTPS para fins de prova junto Previdncia Social.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

38) Segundo a Constituio da Republica, assinale a alternativa CORRETA: a) ao sindicato cabe a defesa dos direitos individuais dos associados, exclusivamente em questes judiciais; b) ao sindicato, e na sua ausncia, federao ou confederao, cabe a defesa dos interesses da categoria, em aes judiciais, competindo aos scios dessas entidades a interveno assistencial; c) o sindicato, a federao e a confederao tm legitimidade concorrente para defender os direitos da categoria, em aes judiciais; d) ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria em questes administrativas

39) O art. 513 da CLT dispe sobre as prerrogativas do sindicato, dentre as quais no se inclui: a) Impor contribuies a todos que participam das categorias econmicas ou profissionais ou dasvprofisses liberais representadas. b) Celebrar convenes coletivas de trabalho. c) Colaborar com o Estado, como rgos tcnicos e consultivos, no estudo e soluo dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profisso liberal. d) Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profisso liberal constituda,vno mximo, de sete e, no mnimo, de trs membros, eleitos pela assemblia geral.

40) Sobre a garantia de emprego ou estabilidade provisria do dirigente sindical incorreto afirmar que: a) o empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. b) havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade do dirigente sindical.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


c) o dirigente sindical somente poder ser dispensado por falta grave mediante a apurao em inqurito judicial. d) em decorrncia da aplicao do princpio da liberdade sindical, no h limitao para o nmero de dirigentes de sindicato portadores de garantia de emprego ou estabilidade provisria.

41) Sobre a teoria do crime, marque a alternativa correta: a) Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. b) Considera-se no praticado o crime no momento da ao, ainda que outro seja o momento do resultado. c) Considera-se praticado o crime no momento da omisso, ainda que outro no seja o momento do resultado. d) Considera-se praticado o crime no local da ao ou omisso.

42). Se algum instiga outrem a surrar inimigo comum, mas o instigado se excede e mata a vtima, correto afirmar que: a) a conduta do partcipe atpica. b) o partcipe poder responder por leso corporal, sem qualquer aumento de pena, se no podia prever o resultado morte. c) o partcipe poder responder por homicdio doloso, mas far jus, necessariamente, ao reconhecimento da participao de menor importncia. d) o partcipe no poder responder por homicdio doloso, mesmo que tenha assumido o risco do resultado morte.

43). Com relao a concurso de crimes, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O Cdigo Penal trata da matria no Ttulo DAS PENAS, apesar da relevncia da anlise da conduta criminosa quando do exame da forma aplicvel espcie. b) No concurso material adotado o sistema do cmulo material, enquanto no concurso formal e no crime continuado adotado o sistema da exasperao.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


c) O crime continuado tem como requisitos a pluralidade de condutas e de crimes da mesma espcie, alm de condies objetivas de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, bem como unidade de desgnios, devendo ser havidos os crimes subsequentes como continuao do primeiro. d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado, se a sua vigncia anterior cesso da continuidade.

44. A respeito do crime tentado e do crime consumado, correto afirmar que: a) a consumao do crime de concusso ocorre com o recebimento da vantagem indevida. b) a interrupo da execuo do delito por desistncia do agente caracteriza o crime tentado. c) a consumao do crime de corrupo passiva ocorre com o recebimento da vantagem indevida. d) a ocorrncia do resultado indispensvel para a caracterizao do crime culposo.

45. Em matria de culpabilidade, INCORRETO afirmar que: a) foi adotado, quanto imputabilidade, o critrio biolgico como regra e o biopsicolgico como exceo; b) ao inimputvel por embriaguez completa, proveniente do fortuito ou fora maior, no aplicada medida de segurana; c) as excludentes da culpabilidade so chamadas de dirimentes, sendo certo que cada uma delas exclui determinado elemento daquela; d) o erro de proibio, ainda que invencvel, no exclui o dolo, mas sim a potencial conscincia da ilicitude.

46. Considere as assertivas abaixo. I. O sistema ptrio de dosimetria das penas adotou o sistema bifsico. II. O enquadramento da conduta em circunstncia qualificadora precede a primeira fase, ao passo que as causas especiais de aumento de pena so computadas na ltima fase da dosimetria.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


III. Segundo recente jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, admite-se a fixao da pena abaixo do mnimo legal por fora de circunstncias atenuantes genricas. IV. No apontadas circunstncias judiciais desfavorveis ao ensejo da aplicao do artigo 59 do Cdigo Penal, no admitida a alegao de gravidade do crime para se fixar regime prisional mais rigoroso do que o estabelecido para o tempo de pena imposta. V. Recente alterao legislativa inovou ao permitir o agravamento da pena por maus antecedentes em razo de ao penal em curso, desde que haja deciso condenatria proferida por rgo colegiado. Est correto APENAS o que se afirma em: a) II e IV. b) V. c) I, III e IV. d) II, IV e V. 47. Mauricio, primrio e de bons antecedentes, condenado a cumprir pena de 03 (trs) anos e 08 (oito) meses de recluso, em regime inicial semiaberto, por crime de corrupo ativa (artigo 333, do Cdigo Penal). Neste caso, o Magistrado: a) no poder substituir a pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, tendo em vista que o Cdigo Penal veda expressamente a concesso desse benefcio ao crime cometido pelo ru Maurcio, independentemente da quantidade da pena aplicada. b) no poder substituir a pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, tendo em vista a quantidade da pena imposta (superior a trs anos). c) poder substituir a pena privativa de liberdade aplicada por trs penas restritivas de direito. d) poder substituir a pena privativa de liberdade aplicada por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas penas restritivas de direito. 48. A pena de prestao pecuniria: a) sempre incabvel para o condenado reincidente. b) s pode ser estabelecida em favor da vtima ou de seus dependentes. c) autnoma e, nos crimes culposos, substitui a privativa de liberdade no superior a quatro anos. d) pode consistir em prestao de outra natureza, se houver aceitao do beneficirio. 49. Ser reincidente o agente que cometer: a) contraveno penal depois de condenado definitivamente por crime comum. b) novo crime depois de condenado definitivamente por crime poltico.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


c) novo crime depois de condenado definitivamente por crime militar prprio. d) novo crime, ainda que decorridos mais de cinco anos desde a extino da pena relativa infrao anterior. 50. (Instituto Cidades DPEGO Defensor Pblico - 2010) "A" afirma, na presena de vrias pessoas, que "B" trai seu marido "C" com o vizinho. Nesses termos, correto afirmar que "A" cometeu crime de: a) calnia, admitindo-se a exceo da verdade. b) difamao, admitindo-se a exceo da verdade. c) difamao, no se admitindo a exceo da verdade. d) injria, no se admitindo a exceo da verdade. 51. Quatro ladres chegaram de carro em frente a uma residncia para a prtica de crime de furto. Porm, antes de descerem do veculo, foram obstados pela polcia, que os observava, e levados para a Delegacia onde lavrou-se o auto de priso em flagrante. Nesse caso, os agentes: a) podem se beneficiar da desistncia voluntria na prtica do delito, respondendo pelos atos j praticados. b) praticaram tentativa de furto qualificado pelo concurso de pessoas. c) tinham finalidade de praticar o crime de furto qualificado por concurso de agentes, mas no passaram da fase de meros atos preparatrios, impunvel. d) iniciaram a prtica de crime de roubo que no se consumou por circunstncias alheias sua vontade, face chegada da polcia. 52. Casos de subtrao de coisa alheia mvel em que o autor usa de arma de fogo de brinquedo idntica verdadeira para coagir a vtima a entregar o bem so considerados: a) furto qualificado mediante fraude (art. 155, 4, II do Cdigo Penal). b) roubo com emprego de arma (art. 157, 2, I do Cdigo Penal). c) roubo (art. 157, caput do Cdigo Penal) d) crime impossvel (art. 17 do Cdigo Penal). 53. Analise as alternativas e assinale a correta. a) Tentativa cruenta de homicdio aquela que causa sofrimento desnecessrio vtima ou revela uma brutalidade incomum, em contraste com o mais elementar sentimento de piedade humana.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


b) O latrocnio (roubo qualificado com resultado morte) uma modalidade especial de homicdio. c) O crime de homicdio no pode ser causado por omisso. d) As circunstncias legais contidas na figura tpica do homicdio privilegiado so de natureza subjetiva. 54. Constitui crime contra a liberdade pessoal, exceto: a) constrangimento ilegal; b) sequestro; c) reduo condio anloga a de escravo; d) violao de domiclio.

55. Daniel, tendo conscincia de que Bernardo quer matar Luiz, empresta uma arma a Bernardo, que por sua vez consuma o homicdio. Daniel ser qualificado como a) b) c) d) e) Autor principal Autor imediato Autor mediato Co-autor Partcipe

56. Manoel, meirinho, requereu a um causdico vantagem financeira para deixar de cumprir diligncia que era do seu dever funcional. Manoel infringiu no crime de a) b) c) d) e) Corrupo ativa Corrupo passiva Favorecimento real Peculato Concusso

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


57. Se duas ou mais pessoas agirem conjuntamente na subtrao de uma bicicleta de outrem, sem emprego de violncia ou grave ameaa, cometem o crime a) b) c) d) e) De apropriao indbita De Roubo simples De Roubo qualificado De Furto simples De Furto qualificado

58. Ricardo, por solicitao de Paulo que desejava dar cabo de sua vida, efetuou disparos de arma de fogo contra Paulo, tendo-lhe causado o resultado morte. Desta forma, Ricardo responder a) b) c) d) e) Auxlio culposo ao suicdio Auxlio doloso ao suicdio Homicdio culposo Homicdio doloso Instigao ao suicdio

59. Amauri, em uma confraternizao do trabalho, ingeriu bebida alcolica sem a inteno de ficar embriagado, porm ficou totalmente inebriado, e, sob efeito da bebida, agiu com violncia, tendo ficado incapaz de compreender o fato criminoso de agredir e ferir diversos colegas presentes na ocasio. Assim, Amauri a) b) c) d) e) isento de pena em virtude de a embriaguez ser proveniente de caso fortuito isento de pena em virtude de a embriaguez ser decorrente de fora maior No isento de pena em razo de a embriaguez ser culposa No isento de pena, pois a embriaguez foi dolosa No isento de pena, pois a embriaguez nunca exclui a imputabilidade penal

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE


60. Segundo o Cdigo Penal: a) isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. b) isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental completo ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. c) isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. d) isento de pena o agente que, por doena fsica ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

SELEO PBLICA DE BOLSAS DE ESTUDO CAAPE/OAB-PE

EDITAL N 03 RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA FASE E ALTERAO DO PRAZO RECURSAL.

O PRESIDENTE da Caixa de Assistncia aos Advogados de Pernambuco CAAPE da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco OAB-PE, no uso de suas atribuies, torna pblico o RESULTADO PRELIMINAR DA PRIMEIRA FASE e a PRORROGAO DO PRAZO RECURSAL do Edital de Seleo Pblica de Bolsas de Estudo dos Cursos de Ps-Graduao em Direito, realizado pela Escola Superior de Advocacia e Faculdade Joaquim Nabuco, na cidade do Recife, o que faz nos termos abaixo: 1. - Resultado Preliminar da Primeira Fase: AMANDA HELENA ALMEIDA DA SILVA AMANDA SABRINA DE SOUZA XAVIER AMAPOLA SOUZA SANTANA ANA CARLA PEREIRA ALVES ANGLICA COSTA LEMOS AUDO ALVES DE MELO BRENO MESQUITA MELCHUNA CAMILLA ALMEIDA LOPES TAVARES CLAUDIA MARIANA MOREIRA LINS CRISTIANO NEVES DOS SANTOS DAIANA CARMO DOS SANTOS DAYANE DE OLIVEIRA RAMOS SILVA DENISE HELENA BATISTA DE ALBUQUERQUE DIEGO CAVALCANTI RODRIGUES EDUARDO HENRIQUE DE MEDEIROS NOGUEIRA EDVALDO ALVES DE OLIVEIRA ELAINE ALVES SILVA DE SANTANA EVERTON ARAUJO DA CUNHA FELIPE GARRIDO TEIXEIRA WANDERLEY FLVIA ROSANNE COSTA GABRIELA LIBERATO SILVA DE ANDRADE GUTEMBERG XAVIER DOS SANTOS GOMES HALLYSON WEBER DE ALMEIDA FREITAS INGLS EDLAMOY FREITAS DE AGUIAR ISMAEL DE SOUZA MACIEL JOS MRIO DELAITI DE MELO

JUCLIA KARLA DOS SANTOS JULIANA DA SILVA MONTEIRO JULIANA PATRICIA NBREGA DE SOUZA SANTOS JULIENNE DE CARVALHO MACIEL JULIO WAGNER DO COUTO E SILVA KARINA DA ROCHA CARVALHO KEILA NASCIMENTO ARAUJO LAURA LUDMILA BEZERRA LUCIANA FERREIRA DE SANTANA LIMA LUIZA MARIA ARAJO RODRIGUES MANUELA MIRANDA FIGUEIREDO PEIXOTO MARCELLA CASTRO DE AZEVEDO MOREIRA MARCOS ANTONIO ABREU DE LIMA MARIA TACIANA MOURA DA SILVA MARIANA SETTE SANTOS CLIMACO MOACIR HENRIQUE GONALVES DA SILVA NATLIA ALEXANDRINA CORDEIRO SILVA NATHALLY DE ALMEIDA TORRES OSMINA GLEIDE PEIXOTO LEMOS OTAIR JOS DE SOUSA PAULA PATRICIA SOUZA DOS PRAZERES RAISSA TENRIO DE SOUZA REBECA ISIS TEIXEIRA FLORNCIO C DE ALBUQUERQUE RENATA CAROLINA GOUVEIA BASTOS RENATO HENRIQUE BARBOSA DE OLIVEIRA ROBERTA PACHECO GONALVES SIMONE LUCENA BEZERRA SIMONE MARIA DA SILVA TACIANO FLORENTINO DA SILVA VIVIANE ALVES PATRIOTA WALDENIO CARNEIRO DOS SANTOS JNIOR 1. - O Prazo Recursal referente ao resultado da 1 Fase, iniciar-se- em 30/07/2013, findando em 06/08/2013. 1.1 Permanecero inalteradas as demais datas previstas no cronograma oficial. 2. - Revogam-se as disposies em contrrio. Recife, 29 de Julho de 2013 Ronnie Preuss Duarte Presidente da CAAPE

Anda mungkin juga menyukai