Anda di halaman 1dari 13

Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Aula 3
#$%#"&'#%"())" !"

A Importncia do Marketing Pessoal.

! A seguir sero apresentadas informaes para que voc compreenda a importncia do marketing pessoal. ! Na esfera pessoal, ele importante nos seguintes aspectos: ! 1. Ajuda no desenvolvimento de uma identidade marcante, que nos diferencie dos nossos concorrentes. ! 2. parte da elaborao de um projeto de vida. ! 3. uma forma de conseguir pertencimento e aceitao em um grupo. ! 4. Fortalece o autoconceito. !
#$%#"&'#%"())" *"

! ! ! ! ! ! !

Na esfera profissional, o marketing pessoal, importante nos seguintes aspectos: 1. As empresas devem fortalecer os colaboradores no apenas na capacitao tcnica, mas tambm no autoconceito profissional, pois, por meio da imagem pessoal, eles representam a empresa. 2. Um autoconceito profissional bem-estabelecido beneficia o sistema organizacional. 3. O marketing pessoal aplicado profisso torna-nos necessrios empresa ou ao mercado de trabalho por mais tempo. 4. O marketing pessoal na esfera profissional importante em todos os nveis e em qualquer cargo ocupado. Em sntese, a importncia do marketing pessoal est em colocar as pessoas em destaque, expressando um conjunto de habilidades importantes ao mercado consumidor que fortaleam e expressem o autoconceito.

#$%#"&'#%"())"

+"

Produto: voc.

! !

Existem diversas competncias profissionais consideradas importantes, que podem ser identificadas em anncios de emprego feito por grande, parte das empresas, bem como em revistas especializadas que abordam o tema desenvolvimento de carreira e empregabilidade. Elas esto diretamente ligadas ao ambiente corporativo atual, refletindo as caractersticas exigidas para a sobrevivncia das empresas. Dentre elas, podemos citar: flexibilidade, criatividade, inovao, envolvimento e comprometimento.
#$%#"&'#%"())" ,"

Flexibilidade.

Em termos profissionais, flexibilidade pode significar revisar seu planejamento pessoal, suas ideias ou forma de agir, mas uma habilidade importante, pois o mercado exige adaptaes e mudanas rpidas.

! !

Criatividade e inovao. No ambiente atual, em que o volume de informaes enorme e o acesso a elas bastante facilitado por meio da tecnologia, a criatividade cada vez mais valorizada. Mas no basta ter ideias novas e diferentes; preciso viabiliz-las. o que chamamos de inovao. Para colocar as ideias em prtica, preciso ter flexibilidade e disposio para correr riscos.
#$%#"&'#%"())" -"

Envolvimento e comprometimento.

Estar envolvido significa fazer parte dos acontecimentos do dia-a-dia, tanto dos bons quanto do difceis. E estar comprometido e assumir responsabilidades na conquista de desafios ou na soluo de problemas, dispondo-se a empregar esforo pessoal.

! ! !

Embalagem. No cenrio atual, a sociedade valoriza aquilo que se pode ver e que atraente, pois vivemos um momento de consumismo e imediatismo, no qual a aparncia e a imagem so, muitas vezes, aceitas de imediato como verdadeiras, sem haver interesse na busca pela essncia. No entanto, mesmo que os produtos e servios so atraentes e chamem a ateno do consumidor, despertando nele a necessidade de consumo, somente aps o uso que se pode garantir ou no a satisfao.
#$%#"&'#%"())" ."

COMO MELHORAR A REDE DE RELACIONAMENTOS. No se acomode. Conhecer gente fundamental para a carreira. Aqui vo algumas dicas para voc continuar melhorando a rede de relacionamentos: AMPLIE SEUS HORIZONTES. No se atenha s pessoas de sua atividade profissional ou de sua rea. Trave conhecimento com profissionais dos mais diversos setores, em todos os nveis hierrquicos. DEFINA SEUS OBJETIVOS. As pessoas de sua rede podem ser eclticas, porm seus objetivos precisam ser bem definidos, at mesmo para que voc possa ser ajudado. Pea orientao, faa contatos, solicite carta de apresentao, mas sempre voltados para seus interesses especficos. SEJA PACIENTE. No pressione as pessoas para obter informaes ou ajuda. Afinal, pode levar meses at que uma indicao traga resultados.

#$%#"&'#%"())"

/"

V AOS EVENTOS SOZINHO. J est comprovado que quem frequenta os lugares sozinho conhece mais gente do que aquele que vai acompanhado.

FORMULE SUA APRESENTAO DE 15 SEGUNDOS. Quando algum lhe perguntar o que voc faz? ou porque voc veio hoje?, saiba o que responder em no mais do que 15 segundos.

RETRIBUA SEMPRE. Ou melhor, d at mesmo antes de receber. Oferea ajuda a quem pode lhe ajudar. Se souber de informao que interesse a algum de sua network, avise. Assim voc sempre ser lembrado. FAA ACOMPANHAMENTO. Se voc recebeu uma indicao, agradea mesmo antes de saber se vai dar certo ou no. Mantenha contato constante, mesmo que seja para dizer oi pelo MSN ou Skype.
#$%#"&'#%"())" 0"

! COMUNICAO, ELABORAO E ACEITAO DE CRTICAS.

! 1. Elaborar uma ideia: a etapa-chave e consiste em elaborar aquilo que se deseja transmitir. Para tanto, necessrio saber exatamente o que se quer transmitir. ! 2. Codificar: o emissor determina o mtodo de transmisso para que a ideia seja organizada em palavras, mapas e outros smbolos adequados transmisso. ! 3. Transmitir: escolher o mtodo de transmisso (por exemplo: pessoalmente, por telefone, por meio eletrnico). ! 4. Receber: a forma de transmisso deve permitir que o receptor receba a mensagem.
#$%#"&'#%"())" 1"

! 5. Decodificar: o emissor espera que sua mensagem seja compreendida pelo receptor. ! 6. Aceitar: o emissor espera que sua mensagem seja aceita ou rejeitada pelo receptor. ! 7. Usar: refere-se ao uso da informao pelo receptor, ou seja, se o receptor captou e aceitou a mensagem, espera-se que ele demonstre isso pelo feedback. ! 8. Dar feedback: a etapa em que o receptor recebe a mensagem e responde ao emissor. O feedback pode ser dado, tambm, por meio de uma mensagem falada, escrita, gestual ou de uma ao.
#$%#"&'#%"())" !2"

Quadro: O poder das crticas.


Crtica Construtiva
Fazer crtica construtiva significa redirecionar e contribuir na correo de comportamentos inadequados, bem como cumprimentar algum por apresentar comportamentos adequados. Fazer crtica construtiva representa a aprovao, a confirmao de uma atitude. O individuo ao receber a crtica construtiva representa a abertura, a acolhida, a aceitao. O fazer e o receber feedback numa postura construtiva podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecendo os relacionamentos, tornandonos pessoas de qualidade, criando um movimento de reciprocidade.

Crtica Destrutiva.
Fazer crtica destrutiva significa apontar erros, buscar culpados e desqualificar as pessoas. Ou, ainda, salientar os equvocos e desempenhos ruins e no reconhecer acertos nem fazer elogios a comportamentos adequados. Fazer crtica destrutiva representa a desaprovao, a negao de uma atitude. O individuo ao receber a crtica destrutiva representa ter que se defender ou submeter-se opinio do outro (em oposio sua).

O fazer e o receber feedback numa postura destrutiva podem obstruir o desenvolvimento pessoal e profissional, enfraquecendo os relacionamentos, tornando-nos pessoas submissas ou rancorosas, criando movimento de disputa e jogo de poder em que somente uma das partes pode vencer. #$%#"&'#%"())" !!"

! CONVVIO SOCIAL: RESPEITO E EDUCAO. ! A educao fundamental para promover o convvio, pois ela envolve aprendizagem, e a convivncia em sociedade s faz sentido na medida em que se reconhece a importncia do outro. ! Um dos desafios da convivncia social aprender a viver com as diferenas e amenizar os conflitos. ! Existem coisas que parecem bvias, mas temos que aprender a dialogar. ! A competitividade existe e at saudvel, no sentido de que voc se compara com o outro e busca o aprimoramento. Entretanto, ela prejudicial quando se torna uma obsesso. ! Nossa vida est fundamentada na convivncia, e exatamente nas relaes interpessoais e no dia-a-dia que surgem as dvidas sobre como agir e sobre o que correto e bom de acordo com a sociedade. ! Na composio de sua imagem, procure ter estilo e cuidar de sua aparncia, mas lembre-se de que seu comportamento tambm pode afetar sua imagem. ! No trabalho, importante redobrar a ateno ao seu comportamento, pois qualquer deslize pode comprometer sua carreira. Aprenda a ouvir, tenha bom humor, facilite a via no trabalho, use o mundo ciberntico a seu favor e procure portar-se bem em eventos sociais.
#$%#"&'#%"())" !*"

FIM

! )#3#45'6"#"78986":;%#"<8%#483#=>8";";?8%$=>8" ';67;"6;@;673;"9;"A3#'9;"?#%B#":#3#"78986C" ;'6B'#3";"#:3;'9;3";";67#3";@"<8'D'$#" 6#D6E#=>8F"


#$%#"&'#%"())" !+"

Anda mungkin juga menyukai