Anda di halaman 1dari 6

1) O Desenho Tcnico e o Desenho Artstico O Desenho Tcnico tem por objetivo explicitar com rigor as formas e as dimenses do objeto

representado, bem como os aspectos relevantes para sua produo. Porm, se o objetivo de uma representao for somente transmisso de uma idia, sem grande nfase na quantificao das dimenses do objeto, ento se pode estar perante um desenho livre de carter artstico. O Desenho Tcnico deve ser perceptvel e sem nenhuma ambigidade na forma como descreve um determinado objeto. J o desenho livre pode ter, para diferentes indivduos, vrias interpretaes e significados do mesmo objeto. O Desenho Tcnico pode ser executado de diversas maneiras, com as mais variadas formas e aparncias, mantendo sempre o rigor e a objetividade. 2) Modos de representao do Desenho Tcnico O Desenho Tcnico pode assumir diversos modos de representao, porm deve sempre manter o seu rigor e a objetividade que lhe caracteriza. Os modos de representao mais usados em Desenho Tcnico so as em vistas e perspectiva. 2.1) Perspectivas Usa-se o termo perspectivas quando o objetivo ter uma viso espacial, rpida de determinado objeto. O desenho deve se assemelhar de fato, a uma fotografia do objeto desenhado, no sendo necessria nenhuma capacidade especial para sua interpretao. A representao que as perspectivas conseguem transmitir menor que as em vistas mltiplas. 2.2) Vistas Mltiplas Baseia-se no conceito de projeo ortogonal. Sua quantidade de informao pode ser muito grande, desde o simples esquema at um desenho de produo completo, com anotaes, notas de fabricao, notas de montagem, etc. Podem-se representar mltiplas vistas de direes diferentes de forma sistemtica da forma de objetos 3D. A projeo ortogonal uma representao bidimensional de um objeto tridimensional, na engenharia no processo de fabricao necessria uma descrio completa e clara da forma e do tamanho de um objeto projetado para ser concebido. 3) Normas Tcnicas

As normas tcnicas servem essencialmente para uniformizar certos padres de medida. Dessa forma, existem tambm as normas de desenho tcnico. Uma norma de desenho tcnico no mais do que um conjunto de regras ou recomendaes a seguir quando da execuo ou da leitura de um desenho tcnico. Existem vrios organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho tcnico. As normas de maior aceitao no meio internacional so as normas ISO (International Organization for Standardization). 4) A Escrita Normalizada O conceito e o objetivo do uso da escrita normalizada
Toda a informao inscrita num desenho sejam algarismo ou outros caracteres, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto vlido, quer para a realizao de um esboo a mo livre, quer para a realizao de um desenho num sistema de CAD. Com a utilizao de CAD, o projetista ou desenhista tem a sua vida facilitada, porque todos os programas contm estilos de texto normalizados, os quais podem ser facilmente selecionados. A utilizao de escrita normalizada tem como objetivos bsicos a uniformidade, a legibilidade e a reproduo de desenhos sem perda de qualidade. (SILVA/ RIBEIRO ET AL., 2006, p. 27).

5) Tipos de Linhas A norma ISO 128:1082 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Segundo a NBR 8403/1984 que no Brasil corresponde norma de aplicao de linhas em desenho, estes so os tipos de linhas usuais em desenho tcnico a mo livre:

Tabela 5.1 Tipos de Linhas

Figura 1 Exemplo de aplicao dos diferentes tipos de linhas. 1) Arestas e linhas de contorno visveis (Tipo A). 2) Arestas e linhas de contorno invisveis (Tipo E ou F). 3) Planos de corte (Tipo H). 4) Linhas de eixo e de simetria (Tipo G). 5) Linhas de centrides (Tipo K) 6) Linha de chamada de cotas (Tipo B).

7) O uso do desenho em papel


As folhas de menor dimenso so mais fceis de manusear, mas obrigam utilizao de escalas de reduo para a representao das peas, o que prejudica a sua interpretao e compreenso. Por outro lado, selecionando formatos maiores, o problema da clareza fica solucionado, mas, quanto maior o formato, maior o custo de impresso e reproduo dos desenhos, aliado j referida dificuldade no manuseio. (SILVA/ RIBEIRO ET AL., 2006, p. 30).

8) Escalas Para que as peas sejam representadas de uma forma clara, precisa e rigorosa, e num formato de papel adequado, tm de ser usadas escalas de converso das dimenses reais para as dimenses da representao. (SILVA/ RIBEIRO ET AL., 2006, p. 36) A NBR 8195 e ISSO 5455: 2002 definem as escalas a serem utilizadas nos desenhos.

- Escala: Relao entre a dimenso do objeto representado no papel e a dimenso real ou fsica do mesmo. - Escala de reduo: Quando a dimenso do objeto no desenho menor que a sua dimenso real. Escala 1:X com X > 1. - Escala de ampliao: Quando a dimenso do objeto no desenho maior que a sua dimenso real. Escala X:1 com X > 1. No mbito da arquitetura e engenharia (SILVA/ RIBEIRO ET AL., 2006, p. 36 a 38), as escalas consideradas so, em geral, e por razes bvias, de reduo. Assim so utilizadas escalas 1:100.000, 1:25.000, 1:10.000 no nvel dos estudos de planejamento regional, as escalas 1:5000, 1:2000, 1:1000 e 1:500 no nvel de planejamento urbano e mais especificamente em estudos e projetos urbansticos e de infra-estruturas. Ainda segundo SILVA/ RIBEIRO ET AL, no mbito do projeto de arquitetura, as escalas mais freqentemente utilizadas so a escala 1:100 para definio arquitetnica global em que se dispem as plantas, vistas e cortes, a escala 1:50 para definio de pormenores construtivos e, se necessrio, as escalas 1:10 e 1:5 para pormenorizaes em que sejam necessrios detalhes especficos. No projeto de engenharia civil, termina SILVA/ RIBEIRO ET AL, mais especificamente nos projetos de estabilidade e de instalaes, so analogamente utilizadas as escalas 1:100 e 1:50. No caso de pormenorizaes construtivas, predominantemente utilizada a escala 1:20, como acontece na pormenorizao das peas de construo em concreto armado. Em alguma pormenorizao muito especfica pode-se- recorrer escala 1:10. 9) Retas Perpendiculares: so retas concorrentes que formam ngulos de 90 graus. Usase a notao a b para indicar que as retas a e b so perpendiculares.

10) Retas Paralelas: Duas retas so paralelas se esto em um mesmo plano e no possuem qualquer ponto em comum. Se as retas so coincidentes ("a mesma reta") elas so paralelas. usual a notao a||b, para indicar que as retas a e b so paralelas.

11) Polgonos: So figuras fechadas formadas por segmentos de reta, sendo caracterizados pelos seguintes elementos: ngulos, vrtices, diagonais e lados. De acordo com o nmero de lados a figura nomeada. Classificao dos polgonos Lados/Nomes 3: Tringulo 4: Quadriltero 5: Pentgono 6: Hexgono 7: Heptgono 8: Octgono 9: Enegono 10: Decgono 11: Hendecgono ou Undecgono 12: Dodecgono
.

Anda mungkin juga menyukai