Anda di halaman 1dari 2

REALISMO E NATURALISMO Histria

O Realismo surge aps a Gerao de 70. Uma gerao que veio a provocar uma revoluo cultural e que tinha dois objetivos a concretizar: Ponderar toda a cultura portuguesa desde as suas origens, fixando-se no ponto mais elevado da histria de Portugal ( os Descobrimentos); Transformar a ideologia poltica portuguesa, e a estrutura social

Com esta gerao forma-se a Questo Coimbr (segundo Tefilo Braga a dissoluo do Romantismo), um choque entre uma gerao conservadora e de gosto ultrarromntico e uma gerao de jovens estudantes e escritores de Coimbra. Um conflito sobre o que era a arte. Para uns, a arte era o exagero dos sentimentos negativos, o que mantm os privilgios e a tradio, a morte e a lamria, a alienao. Para outros, era otimismo e a confiana, a vida. Comeam, ento, as conferncias do Casino, iniciadas por Antero de Quental, onde vrias sesses foram dadas por pessoas importantes, tal como Adolfo Coelho, Augusto Soromenho e Ea de Queirs (o qual afirma o realismo como nova expresso de arte). Apesar dos protestos que levaram ao encerramento destas conferncias, estas mesmas tiveram um impacto cultural enorme na sociedade, marcando o Realismo.

Realismo
O Realismo foi um movimento cultural que surgiu nas ltimas dcadas do sc.XIX e que consistia na tentativa de modernizar Portugal. Segundo Ea de Queirs o Realismo a anlise com o fito na verdade absoluta (...) a anatomia do carcter. a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mal na nossa sociedade. Descodificando, o Realismo baseia-se na crtica sobre a sociedade, na qual aponta os seus defeitos (e os seus valores), e pretende mostrar a realidade como ela , atravs do que se v e ouve ( expresso dos sentidos). Apresenta caractersticas tais como a descrio pormenorizada da realidade, a anlise psicolgica das personagens, a mulher sendo adltera e pecaminosa, o homem sendo fraco e cobarde. O romance apresenta uma interpretao aberta, no qual o prprio leitor retira as suas concluses.

Naturalismo
O Naturalismo surge pouco tempo depois do Realismo aparecer, onde foca a natureza como princpio da realidade ( a natureza a realidade e vice-versa). Sustenta que a natureza formada pelo conjunto de todas as realidade fsicas (existentes). Foi um movimento cultural que reproduziu as produes da natureza e que seguia os mtodos da cincia experimental. As suas caractersticas, alm de serem iguais s do Realismo, tambm incluem a abordadgem cientfica da sociedade e dos atos humanos a fim de examinar o plano cientfico e biolgico e comparao entre o homem e o animal.

Parnasianismo
O Parnasianismo surge como reao ao Romantismo. Expressa a arte pela arte com o objetivo de mostrar os conceitos de belo, perfeito e equilibrado, algo que o Romantismo nem o Realismo possuiam. O Romantismo, por no idealizar um mundo real, e o Realismo por abordar temticas polmicas. Os seus seguidores, focam-se na realidade exterior abordando temas objetivos, e afastam assim temticas polmicas. A arte deve ser uma mera pintura da realidade, mera reproduo de formas de cores e serena, valorizando a beleza.

Impressionismo
Juntamente com o Realismo, o Impressionismo surge nos finais do sc. XIX. Tem como base a impresso imediata da realidade, ou seja, ao observar a realidade ( um objeto), a sua descrio (por parte do impressionista) no fiel ao cenrio, pois pretendido o efeito provocado pelo o mesmo. O uso da cor e da luminosidade em quadros ao ar livre, com objetos de contornos fumados a caracterstica principal deste movimento cultural, o que torna a hiplage frequente na literatura impressionista.

Anda mungkin juga menyukai