Anda di halaman 1dari 5

CAPACIDADE JUDICIRIA

31. Noo A capacidade judiciria a susceptibilidade de a parte estar pessoal e livremente em juzo ou de se fazer representar por representante voluntrio (art. 9/1 a capacidade judiciria consiste na susceptibilidade de estar, por si, em juzo CPC). Assim, no possuem capacidade judiciria quer os que podem intervir pessoal mas no livremente (os inabilitados), quer os que no podem actuar nem pessoal, nem livremente (os menores e os inabilitados).

32. Aferio A capacidade judiciria aferida pela capacidade de exerccio para a produo dos efeitos decorrentes da aco pendente (art. 9/2 a capacidade judiciria tem por base e por medida a capacidade do exerccio de direitos CPC). O que revela para essa aferio a capacidade de exerccio quanto a esses efeitos e no quanto prtica do acto que constitui ou integra o objecto do processo. Exceptuam-se do mbito da incapacidade judiciria os actos que o incapaz pode excepcionalmente praticar pessoal e livremente (art. 10/1 in fine os incapazes s podem estar em juzo por intermdio dos seus representantes, ou autorizados pelo seu curador, excepto quanto aos actos que possam exercer pessoal e livremente CPC). A capacidade judiciria dos estrangeiros e aptridas (que depende, da sua capacidade de exerccio, art. 9/2 CPC) determina-se pela sua lei pessoal (art. 25 CC). Essa lei a da sua nacionalidade (art. 31/1 CC) ou, no caso dos aptridas, a do lugar onde tiverem a residncia habitual ou, na hiptese da sua menoridade ou interdio, a do domiclio legal (art. 32/1 CC).

33. Meios de suprimento A incapacidade judiciria suprida mediante assistncia e representao (art. 10/1 os incapazes s podem estar em juzo por intermdio dos seus representantes, ou autorizados pelo seu curador, excepto quanto aos actos que possam exercer pessoal e livremente CPC). A assistncia por curador supre a incapacidade dos inabilitados (art. 153/1 CC): a autorizao do curador necessria para os actos praticados pelo inabilitado quando seja parte activa ou passiva, embora, como o inabilitado pode estar pessoalmente em juzo, ele possa intervir em qualquer aco e deva ser citado quando seja ru (art. 13/1 os inabilitados podem intervir em todas as aces em que sejam partes e devem ser citados quando tiverem a posio de rus, sob pena de se verificar

a nulidade correspondente falta de citao, ainda que tenha sido citado o curador CPC). A representao legal do menor cabe aos progenitores (arts. 124 e 1877 CC), ao tutor (arts. 124 e 1921/1 CC) ou ao administrador de bens (art. 1922 CC). A representao legal do interdito incumbe ao tutor (art. 139 CC). Se houver representao legal do inabilitado quanto administrao de um patrimnio, a sua representao incumbe ao curador (art. 154/1 CC). A representao legal do menor, interdito ou inabilitado pode caber a um curador ad litem (ou provisrio), que um representante cujos os poderes esto limitados a uma determinada aco. Utiliza-se a representao pelo curador ad litem em dois casos: quando o incapaz no tem representante legal (art. 11/1 CPC); e quando, apesar de o ter, ele est impossibilitado de exercer a representao (art. 11/3 CPC). A nomeao do curador ad litem pode ser requerida quando o incapaz no tiver representante legal, situao que pode ser verificada antes do incio da causa ou na sua pendncia. O curador provisrio tambm pode ser nomeado quando o representante (ou os representantes) do incapaz estiver impossibilitado de exercer os seus poderes de representao. Isso pode suceder em vrias eventualidades: Quando, na pendncia da causa, os progenitores no acordam na orientao da defesa dos interesses do menor representado (art. 12/2/3 CPC); Quando os interesses do incapaz se opem aos interesses do seu representante ou aos interesses de outro representado pelo mesmo representante (art. 1329/1 CPC; arts. 1846/3, 1881/2, 1956-c CC); Quando o representante for parte conjuntamente com o representado (art. 1846/1 e 3 CC)

Em ambos os casos, a nomeao do curador provisrio pode ser requerida pelo Ministrio Pblico ou por qualquer parente sucessvel, se incapaz for autor, ou por esta parte, se incapaz for ru (art. 11/4 CPC). O Ministrio Pblico deve ser ouvido, sempre que no seja o requerente (art. 11/5 CPC) e a nomeao do curador ad litem compete ao juiz da causa (art. 11/1 e 3 CPC). Se o incapaz no deduzir oposio, a defesa incumbe ao Ministrio Pblico ou, se ele representar o autor, a um defensor oficioso (art. 15/1/2 CPC): a chamada sub-representao. Assim, antes de o ru incapaz se considerar na situao de revelia por falta de contestao do seu representante legal, deve ser facultada ao Ministrio Pblico a possibilidade de deduzir oposio. Como a sub-representao pelo Ministrio Pblico ou pelo defensor oficioso cessa logo que seja constitudo mandatrio judicial ao incapaz (art.

15/3 CPC), pode concluir-se que o seu regime nunca institudo se o incapaz tiver mandatrio judicial.

34. Regime de suprimento a) Menores:

Nos menores, a incapacidade judiciria suprida pelo poder paternal, pela tutela e pela administrao de bens (art. 124 e 1992 CC). O poder paternal exercido por ambos os progenitores (art. 1901/1 CC), pelo que ambos devem estar de acordo quanto propositura da aco (art. 10/2 CPC) e ambos devem ser citados quando o menor seja ru (art. 10/3 CPC). Se houver desacordo dos progenitores acerca da convenincia de propor a aco, pode qualquer deles requerer ao Tribunal competente a resoluo do conflito (art. 12/1 CPC). Esse Tribunal o de Famlia (art. 61/1-d LOTJ; art. 146-d OTM) e o processo previsto no art. 184 OTM. Se algum dos progenitores tiver sido preterido na representao do menor isto , se este for representado por um nico deles o progenitor preterido deve ser notificado para que venha ao processo ratificar, no prazo fixado, os actos realizados pelo outro progenitor (art. 23/3, 1 parte CPC). Se, nessa ocasio, se verificar um desacordo entre os progenitores, aplica-se resoluo desse conflito o regime constante do art. 12 CPC (art. 23/3, 2 parte CPC). Para determinados actos, os progenitores necessitam, conforme se dispe no art. 1889 CC, de autorizao do Tribunal (de Famlia, art. 61/1-g LOTJ; art. 146-g OTM), so eles nomeadamente: A representao de bens do menor (art. 1889/1-a CC); A representao do menor na transaco ou na conveno de arbitragem referida aos mesmos actos (art. 1889/1-o CC) e ainda, por maioria de razo, na desistncia e confisso do pedido; A representao do menor para convencionar ou requerer em juzo a diviso de coisa comum ou a liquidao e partilha de patrimnios sociais (art. 1889/1-n CC).

O menor fica sujeito a tutela se os progenitores no puderem exercer o poder paternal (art. 1921 CC). O tutor necessita de autorizao judicial em todas as situaes em que ela exigida aos progenitores (arts. 1935/1 e 1938/1-a CC) e ainda para propor qualquer aco, salvo se ela for destinada cobrana de prestaes peridicas ou se a demora na sua propositura for susceptvel de causar prejuzos ao menor (art. 1938/1-e CC). O administrador de bens (institudo nos casos previstos no art. 1922 CC) tem, os mesmos direitos e obrigaes do tutor (art. 1971/1 CC), pelo que

necessita de autorizao judicial nas mesmas situaes em que dela carece o tutor (art. 1938/1-a-e CC). b) Interditos:

A incapacidade judiciria dos interditos suprida pela tutela e pela administrao de bens (art. 139 CC), cujos regimes so idnticos aos do suprimento da incapacidade do menor. c) Inabilitados:

A incapacidade judiciria dos inabilitados suprida atravs da curatela (arts. 153/1, 154/1 CC). A curatela incumbe ao curador, que pode intervir ao regime de assistncia ou de representao. O curador assiste o inabilitado quanto aos actos que forem especificados na sentena de inabilitao (art. 153/1 CC); o curador representa o inabilitado nos actos de administrao do seu patrimnio (art. 154/1 CC). Para instaurar quaisquer aces em representao do inabilitado, o curador est sujeito ao regime do tutor do interdito (art. 156, 1938/1-a-e CC). Mesmo quando o inabilitado seja representado pelo curador, aquele incapaz pode intervir na aco proposta em seu nome e deve ser citado quando seja ru (art. 13/1 CPC). Em caso de divergncia entre o curador e o inabilitado, prevalece a orientao daquele representante (art. 13/2 CC).

Jurispruidencia: http://www.instituto-camoes.pt/glossario/Textos/Direito/HTM/registo.html http://www.gde.mj.pt/jtrp.nsf/d1d5ce625d24df5380257583004ee7d7/059a39edb63b6cd980 2579ff00383f9c?OpenDocument http://www.dgsi.pt/jtre.nsf/0/08740bbfc3a3f36c80256e270051081f?OpenDocument

3: CAPACIDADE JUDICIRIA Susceptibilidade de uma parte estar por si, sozinha, emjuzo, sendo juridicamente capaz para tal. No tem capacidade judiciria quem no tiver apacidade jurdica de exerccio nos termos da lei substantiva [arts. 123 ss CC]. No h,todavia, uma total coincidncia neste mbito entre a lei substantiva e a lei adjectiva [vgaceitao de doao por incapaz, mas incapacidade de discutir a sua validade em juzo, art.951 CC].O suprimento da incapacidade judiciria opera pelos meios normais, art. 10: Menores: representao legal, pelos progenitores, ou tutela, subsidiariamente[art. 124 CC e 10-2]. Interditos: tutela [arts. 10-1 e 153-1 CC] Inabilitados: curador [art. 10-1 e 154 CC] Curador ad litem: deve ser nomeado quando o incapaz no tenharepresentante ou quando o mesmo, a existir, esteja impossibilitado deexercer a representao [art. 11]. Sub-representao [art. 15]: quando os representantes de um incapaz runo contestam, deve o MP representar o incapaz em juzo. A lei quer, destemodo, acautelar a hiptese de ter havido negligncia dos representantes,afastando o regime da revelia [art. 483].

Anda mungkin juga menyukai