Anda di halaman 1dari 5

Lista 1 de Fenmenos de Transporte

1) Qual a principal diferena entre slidos e lquidos quando esto sujeitos mesma fora cisalhante? 2) Explique com suas palavras o que voc entende por condio de no escorregamento.

3) Qual a relao da tenso cisalhante com a taxa de deformao com relao classificao dos fluidos.

4) A distribuio de velocidade para o escoamento em duas placas fixas paralelas dada por ( ) [ ( ) ]

Onde h a distncia separando as placas e umax a velocidade mxima que ocorre no centro do escoamento. A origem est situada na linha mediana entre as placas. Considerando o escoamento de gua ( = 0,00114 N.s/m2) com h = 0,5 mm e umax = 0,3 m/s: a) Obtenha a tenso de cisalhamento na placa superior. b) Informe qual o valor de no centro entre as placas. Justifique.

5) A distribuio de velocidade para o escoamento laminar entre placas paralelas dada por ( ) [ ( ) ]

Onde h a distncia separando as placas; a origem est situada na linha mediana entre as placas. Considerando o escoamento de gua ( = 0,00114 N.s/m2) com velocidade mxima de 0,05 m/s e h = 5 mm. Calcule a fora sobre uma seo de 0,3 m2 da placa inferior.

6) Qual a real importncia do teorema de Stevin no estudo de esttica dos fluidos. Quais as foras que atuam sobre um elemento fluido esttico?

7) Qual a presso exercida sobre uma pessoa submersa a 60 metros abaixo da superfcie de um lago de gua salgada. Patm = 101 KPa e GE H2Osalgada = 1,03. 8) Um manmetro a mercrio ( = 13600 kg/m3) est conectado a um duto de ar para medir a presso interna. A diferena dos nveis do manmetro de 15 mm e a presso atmosfrica de 100 kPa. a) Observando a figura abaixo, determine se a presso no interior do tubo maior, menor ou igual presso atmosfrica. Justifique. b) Qual a presso absoluta no interior do tubo.

9) gua doce e gua do mar escoam em tubulaes horizontais paralelas que esto conectadas entre si por um manmetro de tubo em U. Determine a diferena de presso entre as duas tubulaes. Tome a densidade da gua do mar no local como sendo = 1035 kg/m3. A densidade da gua = 1000 kg/m3 e a do mercrio = 13600 kg/m3.

10) Repita o problema anterior substituindo ar por leo cuja gravidade especfica de 0,72.

11) A diferena de presso entre um tubo de leo e um tubo de gua medida por um manmetro de fluido duplo. Para as alturas de fluido e gravidades especficas dadas, calcule a diferena de presso P = PB-PA.

12) Os dois tanques de gua esto conectados entre si atravs de um manmetro de mercrio com tubos inclinados. Se a diferena de presso PB-PA entre os dois tanques for de 20 kPa, calcule a e . GEHg = 13.6 e = 1000 kg/m3.

13) Um continer com vrios fluidos esta conectado a um tubo em U. Para as gravidades especficas e alturas de coluna de fluido dadas, determine a presso manomtrica em A. Obtenha tambm a altura de uma coluna de mercrio que fornea uma presso igual presso calculada em A.

14) Um manmetro contm dois lquidos. O lquido A tem gravidade especfica GE = 0,88 e o lquido B tem GE = 2,95. Calcule a deflexo, h, quando a diferena de presso aplicada P1-P2 = 870 Pa.

15) Considere um manmetro de fluido duplo preso a um tubo de ar. Se a gravidade especfica SG1 for 13,55, determine a gravidade especfica do outro fluido para a presso absoluta indicada no ar. Patm = 100 KPa.

16) Bolhas de hidrognio so usadas para a visualizao de linhas de emisso no filme Flow Visualization. O dimetro tpico de uma bolha de hidrognio de

0,025 mm. As bolhas tendem a subir lentamente na gua por causa do empuxo. Determine a fora de empuxo que atua sobre uma bolha de hidrognio imersa na gua. 17) Uma pedra de granito de 170 kg ( = 2700 kg m3) solta em um lago. Um homem mergulha e tenta erguer a pedra. Determine quanta fora o homem precisa aplicar para levant-la do fundo do lago. Voc acha que ele consegue fazer isso? 18) Um guincho usado para abaixar pesos no mar ( = 1025 kg/m3) para um projeto de construo submarina. Determine a tenso no cabo do guincho devida a um bloco de concreto retangular de 0,4 m x 0,4 m x 0,3 m ( = 2300 kg m3) quando ele a) Suspenso no ar. b) Completamente imerso na gua.

Anda mungkin juga menyukai