Anda di halaman 1dari 7

Atividades epilingusticas: uma alternativa para a mudana nas prticas do ensino de lngua

tamanho da fonte

Imprimir E-mail

3 comentrios

Aline Fonseca Martins

Introduo
Estudos sobre ensino e aprendizagem de lngua materna (NEVES, 1990; SEMEGHINISIQUEIRA, 1998) mostram que a gramtica normativa um dos pontos mais abordados hoje nas salas de aula, sendo que esse contedo geralmente transmitido ao aluno por meio de uma terminologia tcnica que, na maior parte das vezes, no faz sentido a ele. Por esse e outros motivos tal enfoque dado gramtica durante o Ensino Fundamental no vem gerando resultados satisfatrios, pois grande parte dos alunos termina esse ciclo sem possuir as habilidades bsicas que deles se espera, a saber, leitura fluente e produo escrita coerente e coesa (SEMEGHINI-SIQUEIRA, 1998:01). Em vista disso, faz-se necessrio buscar alternativas que proporcionem o aumento do grau/nvel de letramento dos alunos do Ensino Fundamental, tendo em mente que o estudo da gramtica normativa com sua terminologia no influencia diretamente no propsito de instrumentalizar os alunos a lerem com maior fluncia e melhorarem sua produo textual. Uma alternativa que poderia melhorar o ensino de lngua materna na escola mediante uma mudana das prticas educativas seria a utilizao de atividades epilingsticas, que so atividades de reflexo sobre o uso da lngua, sem o uso da metalinguagem. Assim, ao aplicar esse tipo de atividade, o professor levar seus alunos a refletirem sobre a linguagem sem a utilizao de termos tcnicos que, alm de no serem significativos ao aluno, no o auxiliam na compreenso da gramtica, pois aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem capaz de compreender uma gramtica (...); aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramtica, mas jamais compreender seu sentido (GERALDI, 2002:64). Na prtica das atividades epilingsticas, os enunciados so confrontados e transformados: brinca-se com a linguagem'. um trabalho consciente. Trata-se de uma atividade que toma a prpria linguagem como objeto de operaes transformadoras (SEMEGHINI-SIQUEIRA, 2006:06 grifo da autora).

Assim, exerccios de reescrita/reelaborao/reviso de textos so exerccios epilingsticos por implicarem uma reflexo sobre a linguagem usada pelos alunos. Isso no quer dizer que suficiente que o professor assinale as inadequaes presentes nos textos produzidos por eles e os pea que os reescrevam, sem direcionar o foco para pontos especficos que precisam ser trabalhados, pois revisar e reescrever um texto implica reestrutur-lo, no simplesmente pass-lo a limpo (BEZERRA; SEMEGHINI-SIQUEIRA, s/d). Com isso, o conhecimento da gramtica, que tambm pode ser transmitido por meio de atividades epilingsticas, como ser exemplificado adiante, s ser vlido se o aluno o usar para rever, reescrever, reinventar suas produes escritas e, dessa forma, adquirir uma flexibilidade lingstica que permita a ele adequar seus textos orais e escritos s diferentes situaes por ele vividas, conhecendo os valores socialmente atribudos s diferentes variedades lingsticas. Em vista disso, foram desenvolvidas para o estgio da disciplina Metodologia do Ensino de Lngua Portuguesa I (MELP I), lecionada pela Prof Dr Idma Semeghini-Siqueira, atividades epilingsticas que abordassem os aspectos da gramtica normativa cujo ensino fora solicitado pela professora responsvel pelas salas nas quais o estgio foi realizado, a saber, 6. e 7. sries do Ensino Fundamental da rede pblica do estado de So Paulo.

Atividades epilingsticas
Uma das atividades aplicadas foi apresentada aos alunos de MELP I pela professora Idma Semeghini-Siqueira. Essa atividade consiste num texto com lacunas, sendo que cada lacuna deve ser completada com um verbo, que pode ser encontrado num quadro com verbos no infinitivo. O foco do exerccio abordar a conjugao de verbos. importante salientar que, para sua realizao, no foi feita nenhuma explicao sobre conjugao verbal. Apenas foi solicitado aos alunos que preenchessem o texto com as palavras do quadro. A atividade foi aplicada a duas turmas de 7. srie do Ensino Fundamental, sendo que ambas as turmas contavam com um grande nmero de alunos que normalmente no participavam das aulas. Durante a aplicao dessa atividade epilingstica, porm, a grande maioria dos alunos participou ativamente da aula: todos os alunos de uma turma realizaram o exerccio e apenas um aluno da outra turma se recusou a faz-lo. Os estudantes atuaram de tal modo porque encararam o exerccio como um desafio, diferente das atividades a que estavam habituados. Alm dos timos resultados obtidos no que tange participao dos alunos durante a aula, um resultado muito bom tambm pde ser notado em relao conscincia da

lngua da materna apresentada por eles, o que pde ser constatado por meio das poucas inadequaes que cometeram. Isso prova que os estudantes no precisam de explicaes exaustivas para criarem uma conscincia da lngua da qual so falantes. Por meio dessas observaes, vemos que esse tipo de atividade pode ser uma forma muito mais produtiva de ensinar conjugao verbal, pois o velho mtodo de fazer listas para que eles conjuguem os verbos em diferentes modos e tempos se mostra pouco eficaz, uma vez que a tarefa, alm de ser pouco significativa aos estudantes por apresentar uma srie de nomenclaturas que nada tem que ver com sua realidade, no oferece a eles um desafio e nem tampouco um fator motivador. A atividade descrita apenas um exemplo de como se pode abordar a conjugao verbal na sala de aula. H muitas outras formas de apresentar o tema de modo estimulante aos alunos. Como exemplo, pode-se citar o jogo domin do verbo. Essa atividade pode ser aplicada da seguinte forma: o professor pode selecionar formas verbais pouco utilizadas pelos alunos, como o imperfeito do subjuntivo e o futuro do pretrito. Depois disso, podese confeccionar domins de cartolina, sendo que os alunos devem ligar partes que faam sentido, como, por exemplo, se eu poderia ser ligado com tivesse, mas no com teria, porque isso no faria sentido algum. Essa atividade, que deve ser feita sempre em grupos, gera bons resultados porque vista pelos alunos como uma brincadeira, porm muito produtiva. Alm disso, ela precisa de pouca interveno do professor, pois os prprios estudantes acabam por corrigir as inadequaes cometidas pelos colegas. Outro ponto da gramtica normativa que foi apresentado aos alunos de uma forma mais ldica foi a paragrafao. A atividade elaborada consistia num texto curto cortado em tiras, sendo que cada tira correspondia a um pargrafo do texto. Essas tiras foram dadas aos estudantes embaralhadas e colocadas em envelopes, e foi solicitado a eles que montassem o texto como se ele fosse um quebra-cabea. Essa atividade, aplicada em duas salas de 6. srie, apresentou resultados to satisfatrios, que a professora responsvel pelas salas solicitou sua aplicao a duas turmas da 7. srie. Nas aulas em que tal atividade foi trabalhada no se falou sobre paragrafao em momento algum, pois se esperava que os alunos intussem o conceito observando cada fragmento do texto cortado. Alm da paragrafao, foi trabalhado tambm o tpico interpretao de texto, pois eles deveriam dar sentido ao texto para mont-lo na ordem correta.

Atravs de atividades epilingsticas, como as j citadas, tambm possvel abordar outros temas como conjunes, por exemplo. Uma sugesto de atividade apresentar aos alunos frases do tipo: o menino queria subir de elevador, ele estudou pouco, ela o amava etc. e, em seguida, apresentar a eles um quadro com complementos para essas frases, como mas este estava quebrado, logo foi mal na prova, embora ele j fosse casado. A partir disso, deve-se pedir aos alunos que completem as oraes com um elemento do quadro, ligando-as por meio do seu sentido. Fazendo isso, eles tero a oportunidade de ver exemplos de como so empregadas as conjunes que aparecem no exerccio. Vendo as formas de utiliz-las por meio dessa atividade, os alunos estaro aptos a criar frases usando as conjunes apresentadas. Para esse fim, prope-se que seja solicitada a eles a criao de complementos para frases como ele seria muito rico, se... , o garoto sempre sonhou em ser astronauta, embora... , ela no tinha o endereo, logo.... Com isso, eles poderiam praticar as conjunes aprendidas. Mediante essas atividades ldicas, os estudantes teriam a oportunidade de aprender como utilizar conjunes, sem que em nenhum momento se fizesse necessria uma explicao formal sobre o assunto. Assim, em vez de decorarem listas e mais listas sobre conjunes e suas classificaes, os alunos teriam a oportunidade de ver na prtica como elas funcionam. Existem possibilidades de dar continuidade ao exerccio citado acima. Uma delas pode ser desenvolvida da seguinte forma: os alunos escolhem uma ou duas frases criadas por eles mesmos e as escrevem na lousa. Em seguida, a classe chamada a fazer uma votao das frases mais criativas. Por meio desse pretexto, os alunos tero acesso a muitos exemplos das conjunes ensinadas, que, alm de otimizar o conhecimento adquirido, tornam-se significativos por terem sido criados por eles, no se tratando de exemplos retirados do livro didtico ou criados pelo professor. Outra alternativa por meio da qual se torna possvel expor as frases criadas pelos alunos para que estas sirvam de exemplo fazer um bingo com a classe. O jogo pode partir do mesmo princpio de os alunos escreverem na lousa as frases criadas por eles, sendo que, em seguida, devem selecionar algumas das frases escritas pelos colegas e escrev-las em uma cartela em branco, que pode ter sido confeccionada por eles mesmos ou pelo professor. As frases escritas na lousa devem ser copiadas em pedaos de papel, que depois sero dobrados e sorteados. O professor pode pedir a colaborao de alguns alunos da classe para a tarefa de copiar as frases nos pedaos de papel e dobr-los. Depois que as cartelas estiverem prontas e os pedaos de papel dobrados, o professor dever sortear frases, e os alunos que as tiverem em suas cartelas devero marc-las. Aquele que tiver todas as suas frases marcadas primeiro ganhar o jogo. O carter ldico da atividade

deixar os estudantes envolvidos com ela, de forma que possam aprender sem se darem conta disso.

Consideraes finais
A partir desses poucos exemplos e tambm de estudos feitos na rea (BEZERRA, 2004; FRANCHI, 1991) possvel comprovar a eficcia das atividades epilingsticas, pois elas se configuram como uma maneira simples e bastante eficaz de ensinar lngua portuguesa aos alunos, levando-os a uma reflexo sobre sua prpria lngua e levando em considerao que eles, assim como os prprios professores, tm uma intuio para a lngua da qual so falantes. Dessa forma, fica evidente que as atividades epilingsticas so uma excelente alternativa s aulas de Lngua Portuguesa puramente expositivas e baseadas no livro didtico, livros estes que, muitas vezes, possuem lies que foram elaboradas para alunos ideais', por autores ou equipes fora do espao escolar (SEMEGHINI-SIQUEIRA, 2006: 13 grifo da autora). Assim, para serem totalmente eficazes, as atividades epilingsticas devem ser elaboradas para alunos reais, por meio do conhecimento do seu grau/nvel de letramento e da sua capacidade de usarem a lngua-me ao ler e escrever, sendo que a forma mais indicada de tomar conhecimento desses fatores a aplicao de avaliaes diagnsticas e formativas, que devero ser assumidas como um instrumento de compreenso do estgio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decises suficientes e satisfatrias para que se possa avanar no processo de aprendizagem (LUCKESI, 1988:81). De tal modo, o ponto de partida para a elaborao e a aplicao das atividades ser aquilo que o aluno j sabe e aquilo que ele ainda precisa desenvolver. A produtividade dos alunos ser notavelmente maior se as atividades epilingsticas, alm de partirem sempre das necessidades do aluno real, apresentarem um carter desafiador e/ ou ldico, pois crianas e jovens (...) so vidos pelo saber, pelo convite descoberta, pela ultrapassagem do bvio, desde que sejam convocados e instigados para tanto (AQUINO, 1996:52). Cativando a ateno dos alunos com exerccios desafiadores e motivando-os a construir o conhecimento por meio da reflexo, os professores sero capazes no s de transmitir o contedo previsto, mas tambm de reduzir consideravelmente os nveis de indisciplina na sala de aula, uma vez que esta muitas vezes se d pelo fato de os alunos considerarem as atividades propostas desinteressantes e enfadonhas, o que no os motiva a participarem delas e os leva, dessa forma, a utilizarem

sua imaginao e inquietude em outros tipos de tarefas que no dizem respeito aula, como brigas e brincadeiras inapropriadas, por exemplo. Dessa forma, mediante as consideraes feitas sobre atividades epilingsticas e tambm por meio dos exemplos desse tipo de atividade anteriormente descritos, conclui-se que este trabalho no prope simplesmente o ensino de gramtica normativa aos alunos de forma ldica e no tradicional. A proposta aqui feita no trata somente de uma nova metodologia, mas sim de um convite mudana total das prticas de ensino tradicionalmente utilizadas nas aulas de portugus no Ensino Fundamental. As prticas cuja tradio determina o ensino da gramtica normativa como foco principal, muitas vezes deixando de lado o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever, imprescindveis formao do aluno, devero ser abandonadas em detrimento de prticas de ensino que focalizem a reflexo sobre a lngua da qual os alunos so falantes. A gramtica no ser ensinada como um fim que se esgota em si mesmo. Ela ser ensinada para que os alunos possam operacionalizar os conhecimentos lingsticos, para que, por meio dessa operacionalizao, possam se tornar, de fato, leitores e escritores.

Referncias bibliogrficas
AQUINO, Julio Groppa (1996). A desordem na relao professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: ____. (org.). Indisciplina na escola: alternativas tericas e prticas. 11. ed. So Paulo: Summus. BEZERRA, Gema Galgani R. (2004). Contribuio s reflexes sobre prticas de ensino de gramtica e formao de professores de 1 a 4 sries: Atividades epilingsticas em foco. Tese de Mestrado: FEUSP/SP. Disponvel em <http://www.alb.com.br/anais16/ FRANCHI, Carlos (1991). Indicaes para uma renovao dos estudos gramaticais. In: Criatividade e Gramtica. So Paulo: SEE/CENP. LUCKESI, Cipriano Carlos (1988). Avaliao do Aluno: a favor ou contra a democratizao do ensino? In:Prtica docente e avaliao. Rio de Janeiro, ABT. NEVES, Maria Helena de M. (1990). Gramtica na escola. So Paulo: Contexto. SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idma (1998). O peso das prticas educativas de gramtica, redao e leitura para alunos do primeiro grau em Portugus: um estudo exploratrio a partir da dcada de 50. Anais. II Congresso Luso-brasileiro de Histria da Educao. So Paulo: USP. ________. (2006). O poder do passado nas prticas escolares de oralidade, leitura e escrita contemporneas: reconstituio de alicerces para otimizar o grau de letramento/

literacia de jovens brasileiros. Anais/ Actas.XIV Colquio da AFIRSE Para um balano da investigao da educao de 1960 a 2005. Lisboa: Universidade de Lisboa/FPCE.

Anda mungkin juga menyukai