Anda di halaman 1dari 20

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

Jos Ricardo Martins*

Resumo Este artigo analisa a criao da Universidade Federal da Integrao Latino-Americana (Unila) no contexto da liderana brasileira no processo de integrao regional. A pesquisa apresenta o projeto da Unila e seus propsitos, suas primeiras atividades e destaca a educao como vetor de integrao regional. A Unila uma universidade pblica brasileira, de carter internacional, que tem como misso a cooperao e a integrao dos povos latinoamericanos. O artigo demonstra que a Unila pode exercer um papel integrador por meio da educao superior e que o conhecimento contribui sobremaneira para a concretizao da integrao regional. Palavras-chaves: Unila; integrao regional; Amrica Latina. Abstract This article analyzes the creation of Federal University of Latin America Integration (Unila) in the context of Brazilian leadership in the process of regional integration. The research presents the project of Unila and its purposes, its first activities, and highlights education as vector of regional integration. The Unila is a Brazilian public university of international character and its mission is the cooperation and integration among Latin American people. The article demonstrates that Unila may play a role of integration through superior education and also that knowledge greatly contributes to achieve regional integration. Keywords: Unila; regional integration; Latin America.

* Mestrando em Sociologia pela UFPR, com pesquisa na rea de integrao regional, especialista em Polticas Pblicas e Avaliao de Educao Superior pela Unila/UFPR, especialista em Geopoltica e Relaes Internacionais pela UTP e pesquisador do Ncleo de Pesquisa em Relaes Internacionais da UFPR. Especial agradecimento ao Prof. Dr. Alexsandro E. Pereira pela reviso e contribuio para a finalizao deste texto. E-mail: ricardo@brazil-one.net

ponto-e-vrgula, 7: 224-243, 2010.

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

Introduo
O tema deste artigo UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina analisa a criao da Universidade Federal da Integrao Latino-Americana (Unila) no processo de integrao regional e de liderana brasileira. O artigo analisa a criao da Unila, seu projeto, fins e propsitos e descreve as primeiras atividades j desenvolvidas pela nova universidade, incluindo as ctedras latinoamericanas e o Curso de Especializao Latino-Americana em Polticas Pblicas e Avaliao de Educao Superior (Claeppaes), realizado em parceria com a Universidade Federal do Paran (UFPR) e com o Instituto Mercosul de Estudos Avanados (Imea). Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa com base nos documentos constitucionais e das primeiras memrias da Unila que j foram publicadas: A Unila em Construo e Unila: Consulta Internacional . Este estudo desenvolvido dentro da sociologia poltica e da educao, bem como das relaes internacionais. Nesse sentido, contextualizamos a criao da Unila no processo de integrao regional como resposta ao fenmeno da globalizao e do surgimento de lideranas regionais. O mundo ps-Guerra Fria constitudo por uma vasta rede de poder, onde poltica, economia, sociedade e cultura esto entrelaados. Nesse contexto, a liderana poltica regional no acontece isoladamente, mas levando em considerao a nova configurao geopoltica mundial, sendo os processos de integrao e cooperao regionais seus principais vetores. O mundo vive uma nova configurao geopoltica e o Brasil est se posicionando para melhor tomar proveito desse novo momento. Desde o final da Guerra Fria em 1991, os Estados Unidos assumiram uma posio predominante e isolada no mundo. No entanto, no limiar do sculo XXI alguns pases emergentes Brasil, China, ndia, Rssia, frica do Sul, Egito, Mxico, para mencionar alguns abancaram maior influncia no cenrio regional e mesmo mundial. Esses pases so chamados de potncias regionais (Hurrell, 2006; Nolte, 2007). Essa nova configurao no tabuleiro mundial de naes abre questionamentos sobre uma nova ordem mundial e um novo equilbrio de poder entre as naes.

ponto-e-vrgula 7

225

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

O socilogo alemo radicado nos Estados Unidos, Amitai Etzioni (1965), postula que em todo processo de integrao deve haver uma forte liderana de um ou dois pases ou de um eixo para viabilizar o processo de integrao. Espera-se do Brasil o cumprimento do papel de lder, como posto pelo socilogo e cientista poltico chileno, Manuel Antonio Garretn:
Se ha dicho muchas veces que sin la presencia protagonista de Brasil algunos hablan de liderazgo , los procesos de integracin latinoamericana estaran condenados al fracaso y que la tradicional tendencia al aislamiento de dicha nacin conspira contra este rol activo que se le exige. (Comisso de Implantao, 2009a, p. 245)

Ou seja, espera-se do Brasil uma participao ativa de liderana para que a integrao regional possa acontecer e no se espera um isolamento do pas. Karl Deutsch (1957, apud Vaz, 2002) define integrao como a existncia de um sentido de comunidade, de instituies e de prticas capazes de assegurar a paz ao longo do tempo. Ainda segundo Deutsch (1990), uma integrao plena se d no somente pela via econmica, mas tambm pela poltica, social e cultural. A integrao regional , na maior parte das vezes, apenas definida pelo vis econmico, relegando outros aspectos que iro, de fato, dar a coeso interna a um bloco. A integrao cultural, devido s suas caractersticas intrnsecas e identitrias, a mais complexa. A mais simples, e a que existe em maior nmero, a integrao econmica e, sobretudo, restringindo-se comercial. No entanto, para que os benefcios da integrao possam ser compartilhados por todos, h necessidade de a integrao regional ser conduzida tambm com polticas sociais, tais como investimentos em educao, sade e habitao. A Amrica Latina um continente que possui caractersticas homogneas e, de fato, h uma identidade latinoamericana. As razes ibricas miscigenadas indgena e aos imigrantes de outras partes da Europa e sia fazem da Amrica Latina um espao de convivncia e de construo de uma identidade prpria, apesar de diferenas tnicas e de raas (Vieira Vargas, 2007). Diferenas de cultura poltica (gaudilhismo convive com democracias razoavelmente estabelecidas) e de avanos e retardos econmico-industriais fazem o contraste da regio. Por outro lado, as lnguas castelhana e lusitana, a religio catlica e lutas por independncia de potncias colonizadoras ibricas do um toque de

ponto-e-vrgula 7

226

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

unidade e de identidade Amrica Latina. Contudo, h de se levar em conta os desafios das assimetrias para que se possa construir uma integrao duradoura na Amrica Latina. Ainda segundo Deutsch (1957), a integrao no um fato acabado, nem apenas um marco (uma data inicial), mas um processo. E esse processo vai se consolidando por meio da criao de instituies supranacionais (como instituies administrativas, Parlamento, Corte de Justia, entre outras) e transnacionais, como seria a Universidade Federal da Integrao Latino-Americana (Unila). Entendemos que esta pesquisa relevante para documentar a histria desta universidade com uma proposta indita no Brasil, especialmente quando o pas assume importncia regional e mundial cada vez maior. Por isso, essencial compreender o papel da Unila com sua misso singular, sendo transnacional e inovadora: fomentar a integrao regional. Finalmente, destacamos que esta pesquisa contribui para a nossa trajetria pessoal e para futuros estudos. Este artigo est estruturado em duas sees: uma primeira onde desenvolvemos o que e em que constitui o projeto Unila e uma segunda que aborda a educao como vetor de integrao.

Unila: a construo de uma universidade de integrao


A histria da Unila est ligada construo do Mercosul, mais precisamente Universidade do Mercosul. Sendo este um projeto do Mercosul, esta universidade, contudo, no foi aprovada por todos os pasesmembros do bloco. Achava-se que era prematuro ter uma universidade em comum. O projeto, todavia, foi retomado pelo Brasil que deu um escopo maior ao mesmo: a nova universidade seria somente brasileira, mas de alcance latinoamericano. Seria, desta forma, a contribuio do Brasil ao processo de integrao e de desenvolvimento regional.

Histria e processo de constituio Em dezembro de 2007, o Ministrio da Educao do Brasil encaminhou ao Presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, o projeto de lei de

ponto-e-vrgula 7

227

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

criao da Universidade da Integrao Latino-Americana. Em janeiro de 2008 instituda a Comisso de Implantao da Unila, presidida pelo professor Hlgio Trindade, ex-reitor da UFRGS. Em abril do mesmo ano, o projeto chega ao Congresso Nacional. Por ser um projeto peculiar, uma universidade federal brasileira, disponibilizando a metade das vagas a estudantes dos outros pases latinoamericanos, envolvendo, igualmente, a contratao de 50% de professores tambm dos outros pases, a tramitao no Congresso foi mais longa, passando pela Comisso do Trabalho, Administrao e Servio Pblico (sendo relator o Dep. Federal Frank Aguiar PTB-SP), Comisso de Educao e Cultura (sendo relator o Dep. Federal ngelo Vanhoni PT-PR), Comisso de Finanas e Tributao (sendo o relator o Dep. Federal Cludio Vignatti PT-SC), Comisso de Constituio e Justia (relatado pelo Dep. Federal Dr. Rosinha PT-PR) e finalmente no Senado pela Comisso de Educao, Cultura e Esportes (tendo como relator o Senador Flvio Arns PT-PR). Sendo aprovado em todas as comisses, o Projeto de Lei n 2.878/2008 foi sancionado pelo Presidente Lula em 12 de janeiro de 2010 e aos 18 de maro de 2010, toma possa da Unila o seu reitor pro tempore, professor Hlgio Trindade. Um dia aps sua posse, o novo reitor, juntamente com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, universidade tutora da Unila, realizam cerimnia de encerramento da primeira turma da Unila, o Curso Latino-Americano de Especializao em Polticas Pblicas e Avaliao da Educao Superior (Claeppaes). Em 5 de abril de 2010, toma posse o vice-reitor, prof. Gernimo de Sierra, uruguaio, sendo o primeiro estrangeiro na administrao de uma universidade pblica no Brasil, cumprindo a vocao internacional e de integrao da Unila. Nos meses de maio e junho de 2010, a Unila lanou edital para a seleo de 30 professores doutores (categoria Adjunto I), sendo aberto participao de professores estrangeiros, em igualdade de condies.1 No segundo semestre de 2010, iniciaram as primeiras turmas na universidade. So 300 alunos, sendo 150 brasileiros e 150 dos outros
1 So 30 vagas distribudas nas seguintes reas: Antropologia (Diversidade Scio e Intercultural), Histria da Arte, Biologia (Ecologia e Biodiversidade), Sociologia e Cincia Poltica (Sociedade e Poltica na Amrica Latina), Economia (Histria Econmica e Desenvolvimento), Estatstica, Informtica, Fsica, Geografia Humana (Territrio e Sociedade na Amrica Latina), Histria (Histria Social e Direitos Humanos), Lngua Espanhola, Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa, Lngua Francesa, Literatura Latino-Americana, Matemtica, Qumica e Relaes Internacionais.

ponto-e-vrgula 7

228

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

pases do Mercosul. Foram 2.154 candidatos concorrendo pelas 150 vagas brasileiras, sendo 14,4 candidatos por vaga. O curso de maior procura foi o de Engenharia Civil de Infraestrutura. Com exceo do Acre e de Roraima, todos os Estados brasileiros tiveram candidatos inscritos. Isto representa uma integrao no apenas do Brasil com a Amrica Latina e vice-versa, mas tambm das regies brasileiras, conforme declarou em entrevista o vice-reitor de graduao da Unila, Orlando Pilatti (Jornal de Itaipu, 2010). Nessa primeira fase, devido aos acordos de reconhecimento de ttulos estarem mais avanados, optou-se por selecionar apenas estudantes dos pases do Mercosul. Os estudantes brasileiros foram selecionados com base no resultado do ENEM de 2009. J os estrangeiros foram selecionados por meio de uma verso do ENEM em espanhol. Os seis cursos disponibilizados inicialmente so: Cincias Biolgicas: Ecologia e Biodiversidade (manh); Relaes Internacionais e Integrao (tarde); Economia, Integrao e Desenvolvimento (noite); Sociedade, Estado e Poltica na Amrica Latina (tarde); Engenharia Ambiental de Energias Renovveis (manh); Engenharia Civil de Infraestrutura (manh). Todos os cursos so bacharelados. Em 2011 est prevista uma forte ampliao das vagas, totalizando 1.700 vagas em 19 cursos. A seleo ser feita com base no ENEM de 2010, por meio do Sistema de Seleo Unificado (SISU) do MEC. O total de vagas que sero disponibilizadas ser de 10.000. A universidade ter 500 professores, sendo 250 efetivos e 250 visitantes.

O projeto Unila O projeto da Unila parte do princpio de que no se pode conceber uma nova universidade sem pensar a realidade que a cerca. Por isso, seu projeto est calcado no carter interdisciplinar do conhecimento e na integrao. A Unila est instalada, em sede provisria, no Parque Tecnolgico Itaipu (PTI) na cidade de Foz do Iguau PR. O fato de estar instalada dentro da Itaipu, uma empresa binacional (a Itaipu pertence em igual proporo ao Brasil e ao Paraguai) e na regio da Trplice Fronteira, um convite natural internacionalizao, integrao e transculturalidade. O futuro campus, com projeto arquitetnico de Oscar Niemeyer, ser

ponto-e-vrgula 7

229

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

construdo em rea doada pela Itaipu Binacional, s bordas do complexo Itaipu. A Unila est em consonncia com a nova configurao geopoltica mundial, especialmente no que diz respeito integrao regional. Segundo seu reitor, Prof. Hlgio Trindade (2010), o compromisso social da Universidade na Amrica Latina a integrao regional, por meio da produo do conhecimento compartilhado, e no apenas o consumo do conhecimento. Essa produo de conhecimento significa, ainda segundo o reitor, uma estratgia de cooperao internacional concebida como parte da misso da universidade, centrada nas necessidades presentes e futuras das sociedades latinoamericanas. Trindade postula ao projeto da Unila a pertinncia como elemento central da nova universidade para que a mesma possa ser relevante no cenrio de integrao regional. Essa pertinncia traduzida no compromisso social e nas necessidades das sociedades latinoamerianas e na integrao cooperativa. O aspecto intercultural central em um projeto como esse. A experincia proposta pela Unila , antes de tudo, uma experincia intercultural. Assim define um de seus professores, Gentil Corazza, a importncia do dilogo intercultural:
A preocupao em compreender a Amrica Latina como um todo, em sua unidade e diversidade, dever ser o ponto comum capaz de unificar todos os esforos e atividades de ensino, de pesquisa e de extenso da nova universidade. Para tanto, o dilogo intercultural dever ser um dos pontos centrais do projeto pedaggico, pois se considera que a busca da integrao passa necessariamente pelo reconhecimento das diferenas entre as diversas culturas da Amrica Latina. Assim, aprofundar o conhecimento das diferenas certamente favorecer a identificao das convergncias que so importantes para a construo conjunta de novos horizontes. (2010, p. 80)

Segundo a Comisso de Implantao da Unila, o dilogo intercultural est sendo pensado para ser estabelecido como um dos pontos nevrlgicos do projeto pedaggico (2009, p. 17). Apesar de sua aparente unidade, a Amrica Latina como um todo possui uma diversidade e riqueza cultural que necessita ser aprofundada, respeitada e valorizada para que a Unila possa atingir seus objetivos de universidade intercultural e de integrao regional. A Unila passa, portanto, pela compreenso cultural, superao de preconceitos e do etnocentrismo. Deve-se ter abertura para ver o que

ponto-e-vrgula 7

230

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

os outros esto fazendo e aproveitar as melhores prticas. O carter internacional da Unila, segundo seu reitor (2009), contempla estas dimenses. Desse modo, a Comisso entende que a anlise da especificidade de cada cultura ou subcultura precisa estar presente no currculo da Unila (Ibid.). Assim, a Unila pretende contribuir com a construo da identidade do continente e no continente. Neste sentido, o professor Miguel Rojas Mix, fundador da Ctedra Francisco Bilbao de Integrao e Identidade Latino-Americana, enfatiza:
Tenemos que hacer la integracin desde el campo intelectual y cultural. Estamos ms atrasados que los europeos (en integracin) en lo que es el econmico y el comercial, pero, tenemos este capital cultural que es una identidad comn en el sentido de lenguas prximas, visin del mundo parecida, compartimos gran parte de la Historia. (Unila, 2009, p. 8)

A integrao regional o cerne e o foco de todas as atividades e preocupaes da Unila, pois ela carrega no seu nome a marca da integrao. E justamente a misso da nova universidade contribuir para o processo de integrao regional latinoamericano por meio do conhecimento compartilhado e da cooperao solidria entre universidades e centros de pesquisa da Amrica Latina. A nova universidade pretende realizar uma cooperao solidria horizontal, por meio de uma rede de saber. Esta rede j est sendo desenvolvida atravs de trs instrumentos: 1) a Biblioteca Latinas BIUNILA: um centro de informao e documentao internacional com acervo especializado em Amrica Latina e com nfase na integrao regional; 2) Instituto Mercosul de Estudos Avanados Imea: um centro de investigao interdisciplinar e de ps-graduao com a instalao de Ctedras Latino-Americanas em diferentes campos do saber (oito ctedras foram criadas no segundo semestre de 2009), alm de um conselho consultivo formado por 15 especialistas latinoamericanos; e 3) convnios com universidades e institutos de pesquisa da Amrica Latina que esto sendo desenvolvidos. O economista argentino Aldo Ferrer, fundador da Ctedra Celso Furtado de Economia e Desenvolvimento, assim define o projeto da Unila:

ponto-e-vrgula 7

231

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

La Unila es un proyecto fundamental para la integracin de nuestros pases y tambin para el desarrollo de la regin de la triple frontera, pues va a permitir concentrar mucho talento en la parte de la ciencia y de la tecnologa y en la identificacin de proyectos para esta regin, generando empleo y desarrollo. Adems, se crea en un momento muy importante de un escenario internacional complejo en que tenemos que fortalecer nuestras propias ideas de decisin para resolver nuestros problemas. El hecho de tener alumnos y profesores de toda Amrica Latina va a producir un espritu muy abierto de integracin. (Unila, 2009, p. 7)

Ainda a respeito do projeto Unila, a antroploga venezuelana, autoridade em assuntos de cincia e tecnologia, Hebe Vessuri, fundadora da Ctedra Amilcar Herrera de Cincia, Tecnologia, Inovao e Incluso Social, sada muito positivamente esta iniciativa brasileira:
La Unila es un proyecto generoso de Brasil pensando en una regin muy rica y con un pasado complejo. Conseguir formar un espacio de dilogo en esta regin de frontera para pensar juntos un mundo mejor, es una oportunidad excelente. (ibid. p. 7)

Consulta internacional O carter de rede e de internacionalizao da nova universidade reforado desde o incio com a consulta internacional que foi realizada pela Comisso de Implantao. A consulta foi encaminhada a especialistas de vrias reas do conhecimento de toda a Amrica Latina, Estados Unidos e Europa. Estes foram convidados a darem opinies e sugestes sobre a nova universidade, sendo-lhes sugeridas algumas questes para ajudar em suas reflexes. As questes que lhes foram enviadas so: 1) Como articular a misso da Unila com o contexto da mundializao e do crescente dilogo entre as culturas? 2) Quando se fale em integrao latino-americana, diversas abordagens e consideraes, sob diversos ngulos, so referidas. Quais deveriam ser os eixos mais importantes desta proposta no contexto de uma universidade pblica brasileira? 3) Quais seriam, em sua avaliao, os eixos temticos mais importantes e os cursos e programas de pesquisas decorrentes, que deveriam compor o plano acadmico-cientfico da Unila?

ponto-e-vrgula 7

232

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

4) Diante da tendncia da inter e transdisciplinaridade, em funo da complexidade das transformaes do conhecimento, quais as implicaes para a estrutura acadmica, seu projeto pedaggico nos campos das cincias e/ou das humanidades? 5 ) Sendo um dos principais diferenciais da nova instituio recrutar professores e alunos oriundos de vrios pases latino-americanos, que inovaes poderiam ser adotadas nas atividades de ensino, pesquisa e extenso? 6) Qual a melhor forma de selecionar os futuros alunos da Unila para assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos de diferentes pases da Amrica Latina? 7) Numa universidade voltada para os desafios da Amrica Latina, como harmonizar o local, o regional e o universal? (Comisso de Implantao da Unila, 2009a, p. 13). As reflexes s questes acima retornadas pelos especialistas foram reunidas em um livro intitulado Unila Consulta Internacional: contribuies concepo, organizao e proposta poltico-pedaggica da Unila. Sobre o papel da nova universidade, destacamos a contribuio de Francisco Huerta Montalvo, equatoriano, secretrio executivo do Convnio Andrs Bello:
La universidad concebida como conciencia y cerebro de la integracin latinoamericana, trabajar con el objetivo claro de lograr una Regin con presencia mundial en lo que supondr un nuevo orden internacional. Marcar la diferencia en el mundo acadmico latinoamericano, en su mayora acostumbrado a mirarse a s mismo, para pasar a concebirse en un mbito global como un sector sin fronteras. Preparar cuadros profesionales dirigentes que orienten su ejercicio a la consolidacin de la comunidad latinoamericano como bloque mundial y sea cual fuere el sector en que salgan a desempearse, abogarn por una mayor y cada vez ms amplia conciencia integracionista. La Unila asumir el liderazgo ante las dems universidades latinoamericanas para converger en torno al propsito de integracin latinoamericana, consiente que solo es viable con el concurso multinacional. Buscar convertirse en un espacio difcilmente identificable con un pas. Un terreno donde confluyan en ambiente multicultural de respecto y solidaridad, personas de todas las latitudes, animados por un propsito integracionista supranacional. El campus universitario vivir un ambiente internacional, como estrategia para llevar a la prctica lo que significa integrarse

ponto-e-vrgula 7

233

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

con otras culturas y adquirir el pleno sentido del estudio terico de los procesos y fenmenos integracionistas. (Comisso de Implantao da Unila, 2009a, p. 113-14)

A interveno de Huerta Montalvo traduz as expectativas geradas pela implantao da Unila nos diversos pases da Amrica Latina. Na mesma direo vo as perspectivas do professor e fsico brasileiro, Celso Pinto de Melo, da UFPE: uma matriz de renovao e criatividade das ideias de integrao regional (ibid., p. 87). Jayme Preciado Coronado, professor da Universidade de Guadalajara, Mxico, observa na interculturalidade a semente da integrao (ibid., p. 197). Por sua vez, o chileno Manuel Antonio Garretn, professor da Universidade do Chile, v na parceria brasileira entre diplomacia e educao como os novos motores regionais e como duas iniciativas importantes do Brasil para revitalizar a integrao da Amrica do Sul (ibid., p. 244). Com respeito internacionalizao, o reitor pro tempore, Hlgio Trindade, demanda cautela. Segundo Trindade (2010), hoje fala-se da internacionalizao como a salvao da universidade, deixando de lado sua insero na sociedade e no seu contexto. A internacionalizao, ainda segundo o reitor, deve ser uma consequncia da atuao da universidade e no um fim em si. Dessa forma, a Comisso de Implantao aponta que todas as questes de ordem administrativa, gesto acadmica, eixos estruturantes dos cursos, o intercmbio com outras universidades da Amrica Latina, o processo de seleo de alunos e professores, entre outros aspectos pertinentes ao funcionamento da Unila, esto sendo observados luz da integrao regional, mas sem perder de vista a insero da Amrica Latina no contexto internacional e na sociedade do conhecimento. (Comisso de Implantao, 2009, p. 17). Em tempos de globalizao, uma universidade, que justamente carrega em seu nome universitas a concepo de universalidade, no pode deixar de ter um olhar tambm universal. O saber, por natureza, universal e a universidade internacional, no sentido de universal. Por isso, a Unila tem em seus propsitos trabalhar sua vocao regional em perspectiva universal, integrando o local, o regional e o universal, evitando reducionismos.

ponto-e-vrgula 7

234

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

Os primeiros passos da Unila A Unila j deu seus primeiros passos e o fez de forma magistral com a instalao das ctedras Latino-Americanas e o curso Latino-Americano de Especializao em Polticas Pblicas e Avaliao de Educao Superior (Claeppaes). Foram inauguradas, de agosto a dezembro de 2009, dez ctedras por especialistas renomados das reas respectivas, que tambm homenageiam seus patronos: Hebe Vessuri (Ctedra Amilcar Herrera de Cincia, Tecnologia, Inovao e Incluso Social), Aldo Ferrer (Ctedra Celso Furtado de Economia e Desenvolvimento), Miguel Rojas Mix (Ctedra Francisco Bilbao de Integrao e Identidade Latino-Americana), Carmen Guadilla (Ctedra Andrs Bello de Educao Superior Comparada), Jacques Chonchol (Ctedra Octavio Ianni de Desenvolvimento Rural Sustentvel e Segurana Alimentar), Ignacy Sachs (Ctedra Josu de Castro de Desenvolvimento Sustentvel e Meio Ambiente), Flvio Loureiro Chaves (Ctedra Augusto Roa Bastos de Literatura Latino-Americana), Maria Isabel Rodrigues (Ctedra Eugnio de Santa Cruz y Espejo de Sade Pblica na Amrica Latina), Celso Pinto de Melo (Ctedra Juan Jos Gianbiagi de Cincias Fsicas e as Novas Fronteiras Tecnolgicas) e Francisco Salzano (Ctedra Crodowaldo Pavan de Cincia da Vida: evoluo e biodiversidade) (Comisso de Implantao, 2009, pp. 150-51). As ctedras foram ofertadas pelo Instituto Mercosul de Estudos Avanados (Imea). Este, na definio de Trindade, a unidade de altos estudos [da Unila] com vocao internacional e com misso de constituirse no laboratrio para a elaborao das linhas de pesquisa da Unila (Comisso de Implantao, 2009, p. 144). J o Curso Latino-Americano de Especializao em Polticas Pblicas e Avaliao de Educao Superior (Claeppaes) aconteceu no perodo de outubro de 2009 a maro de 2010, onde dez nacionalidades lationoamericanas estavam agindo e interagindo numa convivncia prxima e intensa. Foz do Iguau, e mais especificamente a Unila, tornou-se o lugar da cultura e do dilogo cultural latinoamericano que interatuou e integrou-se por cerca de 6 meses, mas que continua, por meio das interaes e entre-ajuda via web, com pleno vigor. O Claeppaes foi formado por 29 alunos e 27 professores ou palestrantes, sendo assim distribudos: Argentina (quatro alunos e cinco

ponto-e-vrgula 7

235

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

professores, alm de dois brasileiros mestrandos naquele pas), Brasil (16 alunos, sendo dois deles mestrandos na Argentina, um luso-brasileiro e 16 professores), Chile (um professor), Colmbia (uma aluna e um professor), Costa Rica (uma aluna), Guatemala (uma aluna), Mxico (uma aluna e dois professores), Paraguai (uma aluna, tendo uma segunda francouruguaia, mas que residia no pas), Peru (trs alunos, sendo um deles doutorando e outro ps-doutorando na Unicamp, Brasil), Uruguai (uma aluna de co-nacionalidade francesa, mas residente no Paraguai e dois professores) e Venezuela (uma aluna e uma professora). A experincia de integrao realizada na Unila entre outubro de 2009 e maro de 2010, por meio do Claeppaes, foi marcante e rica. Marcante porque houve uma convivncia intensa passvamos o dia todo juntos e rica porque diferentes origens culturais latino-americanas foram vividas por meio da convivncia com participantes (alunos e professores) dos 11 pases latinoamericanos. Em suma, observou-se que o etnocentrismo foi relativizado por parte de todos, sendo crucial para uma boa convivncia e para a construo de uma verdadeira integrao regional baseada na cooperao a misso da Unila que foi realizada plenamente. Foi, portanto, uma experincia baseada nos conceitos de cultura, interculturalidade, integrao e cooperao, ou seja, foi praticado o dilogo cultural.

A educao como vetor de integrao


A exemplo da Unio Europeia com o Processo de Bolonha,2 a Unila pretende ser um pilar importante na criao de um espao LatinoAmericano de Educao Superior. Nesse sentido, foi preocupao do projeto de lei de criao da Unila que a nova universidade atuasse em rede na regio, adotando uma concepo de cooperao solidria entre as instituies de ensino superior. Contudo, nos documentos analisados no foi explicitado e no est claro como seria essa atuao em rede e
2 A Declarao de Bolonha (19 de junho de 1999), mais tarde denominada de Processo de Bolonha, visa estabelecer uma rea Europeia de Educao Superior com o objetivo de, entre outros, tornar a educao superior europeia competitiva no cenrio mundial. Todos os pases signatrios se comprometem a reorganizar seus sistemas de ensino superior de acordo com os princpios estabelecidos neste documento. A Declarao de Bolonha pode ser acessada: http:// www.ond.vlaanderen.be/hogeronderwijs/bologna/links/language/1999_Bologna_Declaration_ Portuguese.pdf

ponto-e-vrgula 7

236

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

como as instituies de ensino superior atuaro em conjunto com a Unila ou mesmo de que forma a Unila possibilitar o exerccio da cooperao. Uma das formas de contribuir para a integrao latinoamericana prevista pela Unila por meio da oferta diversificada de cursos concentrados na rea de cincias e humanidades, sendo seus contedos trabalhados de forma inter e transdisciplinar. Isso significa que, por exemplo, o contedo de integrao regional ser trabalho nas disciplinas de Histria, Geografia, Economia, Letras, Engenharia e em Relaes Internacionais. Contudo, a desigualdade nos sistemas educativos na Amrica Latina e as dificuldades no reconhecimento mtuo de ttulos de graus universitrios das universidades da regio precisam ser enfrentadas por meio de articulao e da vontade poltica para que os futuros formados da Unila possam exercer sua profisso em qualquer pas da Amrica Latina. A prpria Comisso de Implantao da Unila (2009, p. 46) reconhece e recomenda que necessrio superar os padres tradicionais ou convencionais de cooperao, na maior parte unilaterais, focando no novo paradigma de cooperao internacional centrado na compatibilidade de interesses dos atores que cooperam. Recomenda-se que a Unila esteja aberta para experincias de integrao pela educao que j existem na regio. Uma das mais recentes e prximas da Unila a do Mercosul. Podemos usar o Setor Educacional do Mercosul (SEM) como exemplo, pois se trata de uma poltica educacional de bloco regional e que est sendo consolidada, apesar de avanar lentamente.

A experincias de integrao educacional no Mercosul Como a Unila no possui ainda um longo histrico de educao cumprindo a misso de integrao, permitimo-nos examinar o tema por meio da experincia acumulada do Setor Educacional do Mercosul (SEM) nesse assunto. O SEM, por sua vez, o rgo responsvel pela coordenao das polticas educacionais do bloco e instrumento das polticas de integrao na regio. O setor reconhece o papel estratgico desempenhado pela Educao no processo de integrao, para atingir o desenvolvimento

ponto-e-vrgula 7

237

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

econmico, social, cientfico-tecnolgico e cultural, da regio. (III RME. In: Anastsia et al., 2008). O SEM trabalha com a premissa que a educao tem papel central para que o processo de integrao regional se consolide (Acordo de Admisso de Ttulos e Graus Universitrios para o Exerccio de Atividades Acadmicas nos Pases Membros do Mercosul, de 28/5/99, em Assuno). Por seu turno, Miguel de Serna, cientista poltico uruguaio, assim define o papel da educao no processo de integrao:
En primer trmino, se registran procesos de convergencia educativa en la implementacin de mecanismos de acreditacin de ttulos universitarios para la adecuacin a los requerimientos del proceso de integracin econmica y posibilitar la movilidad, fuerza de trabajo calificado y de personas. Una segunda temtica ha sido el papel de la educacin superior para el desarrollo y la integracin regional. Los debates se han centrado en los desafos para la expansin educativa y el desarrollo de saberes que puedan contribuir al progreso tcnico y reducir las brechas y condiciones perifricas en un sistema econmico basado en el conocimiento y control de la informacin. La tercera temtica que se quiere destacar ha sido la incorporacin en la agenda universitaria de iniciativas orientadas a realizar un aporte para la integracin regional en el plano de la socializacin de lites, la cooperacin cientfica y la formacin de espacios de identidad colectiva. (Serna, 2010, p. 20)

medida que o Mercosul avanou, a rea educacional ganhou relevncia. Nesta, no mbito especfico da educao superior h uma tenso entre responder as demandas da integrao, sobretudo da acreditao de ttulos para mobilidade de professores, alunos e trabalhadores qualificados, e a autonomia relativa do campo das instituies de educao superior e das associaes profissionais. A busca de padres mnimos (estandares) uniformes a todos os pases membros, bem como a busca pela melhora da qualidade, atualidade de contedos e compromisso social tornou-se essencial para a mobilidade de pessoas no espao intra-bloco. As expectativas criadas pelo Setor Educacional do Mercosul em relao mobilidade e a integrao foi grande. Por isso, para fomentar a mobilidade e a integrao, o foco de atuao do SEM, no que diz respeito educao superior, a acreditao, ou seja, o credenciamento de cursos que atendam padres de qualidade estabelecidos pelo SEM. Para tanto, foi criado primeiramente, em 1997, o Mecanismo Experimental de Acreditao (Mexa) e tendo obtido resultados positivos, em 2008 foi

ponto-e-vrgula 7

238

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

criado um mecanismo permanente, o Sistema de Acreditao de Cursos Universitrios do Mercosul (Arcu-Sul). Com relao educao como vetor de integrao no Mercosul, fazemos o seguinte balano: 1) as polticas de educao (a educao superior includa) no SEM existem em vista da integrao; 2) o grande tema da acreditao a mobilidade desde o incio pois a questo da circulao profissional imprescindvel para a integrao, conforme manifestam os documentos do Mercosul analisados; 3) a princpio, no houve interesse no tema da qualidade: ele aparece mais tarde vinculado questo da internacionalizao, ou seja, depois que o processo de Bolonha foi instaurado e se tornou claro que, se o Mercosul no implementasse parmetros prprios, outros o fariam por ele; e 4) a agenda existente no seio do SEM est focada na mobilidade e na integrao, que no se traduz em polticas objetivadas, nem assume caracterstica de melhoria de qualidade. Verifica-se que as polticas de acreditao da educao superior do SEM tm avanado de forma um tanto lenta, refletindo a baixa/pequena cultura de cooperao dos pases do Mercosul em todas as reas social, cultural e tambm econmica. No havendo o reconhecimento automtico de ttulos, nem a garantia do exerccio da profisso, a agenda do Mercosul tende a ficar no mero discurso, sem chegar ao cidado, seja estudante ou profissional. Em suma, a anlise dos documentos do SEM apontou que a mobilidade de pessoas e profissionais motivao primordial para o processo de integrao regional, alm da busca por padres mnimos (estandares), aliadas melhora da qualidade dos cursos. Com relao Unila, embora esta tenha um escopo latinoamericano, o Setor Educacional do Mercosul o entorno mais prximo e suas experincias e esforo de tornar a educao como vetor de mobilidade e de integrao lhe servem como modelo. Ou seja, a Unila pode tomar o que for positivo e aprender com o que no funcionou no SEM, pois ambos tm a misso de promover a integrao regional. Por fim, as dificuldades que o SEM enfrentou e enfrenta um prenncio que a Unila tambm ter dificuldades pela frente, especialmente no que se refere ao reconhecimento de seus ttulos de graus pelos pases da Amrica Latina.

ponto-e-vrgula 7

239

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

Outras experincias de integrao pela educao A Amrica Latina desenvolve projetos de cooperao e integrao no que concerne educao e suas universidades desde 1948, alguns deles incluem a Amrica do Norte (Montes, 1985). Citamos alguns desses projetos: Confederao das Universidades Centro-Americanas, fundada em 1948, na Costa Rica; Unio das Universidades Latino-Americanas (UDUAL, fundada em 1949, no Mxico); Conselho de Educao Superior para as Repblicas Americanas (CHEAR, fundado nos Estados Unidos, em 1958); Programa de Estudos Conjuntos sobre a Integrao Econmica da Amrica Latina (ECIEL, fundado no Rio de Janeiro, em 1963); Conselho Latino-Americano de Cincias Sociais (CLACSO, fundado em 1967, em Buenos Aires); Programa de Pesquisa Social sobre Populao na Amrica Latina (PISPAL, fundado em 1973, no Mxico); Programa Conjunto de Estudos das Relaes Internacionais da Amrica Latina (RIAL, fundado em Buenos Aires, em 1977); Organizao Interamericana de Universidades (OUI, fundada no Canad, em 1979); Centro de Desenvolvimento Inter-universitrio (CINDA, fundado em Santiago, Chile, nos anos 1980); Conselho Interamericano de Cooperao Acadmica para o Desenvolvimento Econmico e Social (fundado em 1981); Associao das Universidades do Grupo de Montevidu (AUGM, fundada em 1991, em Montevidu), entre outros. Finalmente destacamos a Universidade Andina Simn Bolvar, pois a mesma possui uma vocao transnacional e de integrao regional que responde vocao dos pases da regio andina. Suas sedes esto em Sucre (na Bolvia) e em Quito (no Equador). A universidade foi criada pelo Parlamento Andino em 1985 como rgo acadmico da Comunidade Andina de Naes. Portanto, uma experincia anterior e certamente possui lies teis Unila. Portanto, a educao, especialmente a educao superior, fundamental para a mobilidade de pessoas e estimular o processo de integrao. Certamente a criao de um espao acadmico regional resultaria em grande impulso na padronizao e melhoria de qualidade e na formao de recursos humanos em consonncia com as necessidades da regio.

ponto-e-vrgula 7

240

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

A ttulo de concluso
Tendo em vista o estgio prematuro da Unila, preciso evitar consideraes a respeito do impacto da mesma na integrao ou na dinmica da liderana brasileira. Contudo, pela anlise dos documentos, do projeto e dos discursos oficiais, estes corroboram que a Unila tem a misso de exercer um papel integrador por meio da educao superior. E os envolvidos no projeto e os intelectuais consultados tm altas expectativas que o conhecimento gerado na Unila contribuir sobremaneira para a concretizao da integrao regional. Nesse sentido, a Unila, como consta em seu projeto: 1) forjar a experincia de integrao como foi a minha por meio da convivncia das vrias nacionalidades em um mesmo espao; 2) desenvolver a conscincia de integrao e de cooperao por meio do estudo terico destes temas; 3) formar um exrcito de alunos e professores que levaro aos seus pases de origem os ideais da integrao e cooperao e sero disseminadores desses ideais; e 4) devido ao alto nvel dos cursos que a nova universidade pretende ofertar, seus egressos certamente ocuparo cargos de destaque em seus pases de origem e estaro em condies de implementar projetos de integrao e cooperao regional. Lembramos que a misso da Unila a integrao pela cooperao. No obstante, ressaltamos que ainda cedo para avaliar a prtica, j que a Unila est em fase de implantao. Contudo, a experincia do Setor Educacional do Mercosul mostra que a educao um elemento que contribui para a concretizao da integrao regional, pois, apesar das dificuldades prprias, muito j se conseguiu avanar. E, certamente, a Unila encontrar dificuldades de toda ordem, especialmente com relao ao reconhecimento de ttulos. Contudo, importante salientar que h necessidade de tempo para concretizar uma integrao plena, com a formao de instituies representativas dos cidados da regio (portanto legtimas) ou mesmo identidade coletiva com interesses comuns. Essa integrao no se realiza apenas no mbito comercial, mas, sobretudo, no poltico, social e cultural. O educacional, alm do social, fator primordial e d coeso ao processo integrativo. A Unila , sem dvida, um excelente incio na construo da integrao regional por meio de instituies de cooperao transnacionais,

ponto-e-vrgula 7

241

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

fortes e duradouras. Espera-se, portanto, que a integrao por meio da educao contribua para a concretizao da integrao regional. Em suma, a criao da Unila evidencia esse esforo de liderana e de integrao regional. Todos os documentos institucionais da Unila voltam-se integrao. As autoridades brasileiras compreenderam que a integrao regional acontece de forma plena por meio da mobilidade das pessoas, da criao de uma mentalidade comum de cooperao, esprito de pertena, conquista das mentes e coraes, integrao fsica e da construo de uma comunidade de desenvolvimento e de segurana.

Referncias bibliogrficas
ANASTSIA, F. et al. (2008). Redemocratizao, integrao regional e a trajetria do Setor Educacional do Mercosul . Mercosul: estudo analtico comparativo do Sistema Educacional do Mercosul (2001-2005). Braslia, INEP, pp. 37-75. CORAZZA, G. (2010). A Unila e a integrao latino-americana. Boletim de Economia e Poltica Internacional, n. 3. So Paulo, IPEA, pp. 79-88. COMISSO DE IMPLANTAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAO LATINO-AMERICANA (2009). A Unila em construo: um projeto universitrio para a Amrica Latina. Foz do Iguau, Imea. ______ (2009a). Unila consulta internacional: contribuies concepo, organizao e propostas poltico-pedaggica da Unila. Foz do Iguau, Imea. DEUTSCH, K. et al. (1957). Political community and the North Atlantic area: international organization in the sight of historical experience. Princeton, Princeton University Press, pp. 46-59 e 70-71. ______ (1990). A integrao poltica: condies fundamentais e processos. In: BRAILLARD, P. Teoria das relaes internacionais. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. ETZIONI, A. (1965). Political unification: a comparative study of leaders and forces. Nova York, Praeger Co. ______ (1990). Teorias da integrao: as trs dimenses da integrao poltica. In: BRAILLARD, P. Teoria das relaes internacionais. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. HURRELL, A. (2006). Hegemony, liberalism and global order: what space for would-be great powers? International Affairs, v. I, n. 82, pp. 1-19. JORNAL DE ITAIPU (2010). Unila: seleo tem 2.154 inscritos. Foz do Iguau, 20/7. Disponvel em: <http://jie.itaipu.gov.br/index.php?secao=noticias_ itaipu&q=node/6&pagina=3>. Acesso em: 26/7/2010.

ponto-e-vrgula 7

242

UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para Amrica Latina

MERCOSUL (2006). A educao superior no setor educacional do Mercosul SEM. Portal Mercosul Educativo. Disponvel em: <http://www.sic.inep.gov.br/ index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=19&Itemid=37>. Acesso em: 4/3/2010. MERCOSUL (s/d). Acordo sobre a criao e a implementao de um sistema de credenciamento de cursos de graduao para o reconhecimento regional da qualidade acadmica dos respectivos diplomas no Mercosul e estados associados. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/dec_017_conae.pdf>. Acesso em: 2/5/2010. MONTES, I. L. (1985). The role of the university in integration. In: GAUBAR, A. (ed.). Regional integration: the Latin American experience. Londres, Third World Foundation. NOLTE, D. (2007). How to compare regional powers: analytical concepts and research topics. GIGA Working Papers (German Institute of Global and Area Studies). Disponvel em: www.giga-hamburg.de/workingpapers. Acesso em: 14 jul 2010. SERNA, M. (2010). Ms ac y ms all de la integracin econmica: la agenda poltica y social del Uruguay ante Mercosur. In: BIZZOZERO, L.; DE SIERRA, G. e TERRA, I. La insercin internacional del Uruguay. Montevideo, EBO. TRINDADE, H. (2010). Internacionalizao da educao superior: balano e perspectivas para a Amrica Latina. Palestra proferida em 15/3/10 no Curso Latino-Americano de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao Superior. Foz do Iguau, Unila. UNILA (2009). Informativo da Comisso de Implantao da Universidade Federal da Integrao Latino-Americana, n. 7. Foz do Iguau. Disponvel em: <http:// www.unila.net.br/arquivos/pdfs/20091110134826_Informativo_CIUNILA_7. pdf>. Acesso em: 26/7/2010. VAZ, A. C. (2002). Cooperao, integrao e processo negociador: a construo do Mercosul. Braslia, FUNAG-IBRI-Petrobras. VIEIRA VARGAS, E. (2007). O legado do discurso: brasilidade e hispanidade no pensamento social brasileiro e latino-americano. Braslia, FUNAG-MRE.

ponto-e-vrgula 7

243

Anda mungkin juga menyukai