Anda di halaman 1dari 22

REVISTA

Edio.01 Agosto 2013

Veja ainda
Usando o Facebook a favor do seu polo Dicas para FIDELIZAR seu aluno

Aprenda a usar sua CRIATIVIDADE

Empreendedorismo: a mudana de vida de um parceiro da Unopar, relatos, desafios e oportunidades.


Confira tambm: Medidas corretas para um banheiro de PNE

EDITORIAL

Novo Espao para Conhecimento e Inovao


Sempre com o objetivo de manter nossos parceiros atualizados, desenvolvemos agora o projeto de revista eletrnica, onde pudssemos juntar um contedo interativo, atualizado e com a melhor qualidade. A Revista UNIBED trar quinzenalmente as principais informaes que atendam as expectativas de nossos parceiros de maneiras diversificadas e atrativas, com uma roupagem diferente dos informativos. E com imenso orgulho e satisfao que lanamos a primeira edio da Revista UNIBED, conhecimento e inovao a um clique de distncia. Espero que apreciem! Fernando Menegazzo

EQUIPE
DIRETOR Fernando Menegazzo

GERENTE Desire Silva


ENCARREGADA STPs Suelen Aguilera STP Cludio Oliveira STP Marco Vanelli STP Laercio Fernandes STP Luciene Franciscone

NDICE
Artigos...........................04 Superviso em Ao......07 Histrias de Sucesso......08 Que tal investir em....... 12 Fidelizando o Aluno......16 Capacitao...................20 Mural............................21

04

O que mesmo ESSA ESSA TAL CRIATIVIDADE?


07

INSTALAES SANITRIAS

08

HISTRIAS DE SUCESSO

12 16 20

O que mesmo ESSA ESSA TAL CRIATIVIDADE?


Todos sabemos identificar aqueles amigos, colegas de trabalho, filhos ou alunos criativos. E, entre estes, algumas vezes sabemos apontar at mesmo o mais criativo. Mas o que exatamente criatividade? Identificar pessoas e suas habilidades mais latentes pode ser bem diferente de conceituar e ensinar.
Classificamos pessoas criativas e mais criativas, muitas vezes, sem sequer perceber que tipo de ideias h por trs disso tudo. Podemos estar criando e sustentando mitos como o da criatividade platnica.

Para Plato a criatividade era uma espcie de loucura divina, algo que emanava dos deuses e, sem saber como, atinge alguns poucos iluminados sobre a face da terra. O arquiteto fundador da Bauhaus, Walter Gropius, em 1919, no Manifesto da Bauhaus dizia que o artista uma elevao do arteso, a graa divina, e em raros momentos de luz que esto alm de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte; entretanto, a base do saber fazer indispensvel para todo artista. A se encontra a fonte de criao artstica.

04

Trata-se de uma viso alinhada com a de Mrio Salvadori, que amplia Julien Guadet ao afirmar queA arquitetura no pode ser ensinada, realmente ( por isso que no h boas escolas de arquitetura), mas a arquitetura pode ser aprendida ( por isso que existem bons arquitetos). A criatividade nas escolas hoje, algumas vezes, parece prxima desses conceitos. Fazemos afirmaes abertas do tipo sim, claro, criatividade pode ser ensinada. No entanto, a prtica deixa o professor um pouco mais distante do aluno nesse processo, como se voltasse ento para as afirmaes de que a criatividade no pode ser ensinada, mas pode ser aprendida, por isso existem pessoas criativas. Kant tambm trata dessa questo com a qual muitos acadmicos e pais se defrontam em sala de aula ou em casa, quando ele coloca a criatividade como um processo natural, que cria suas prprias regras; portanto, como uma obra que obedece a leis prprias, imprevisveis e irracionais, ela no poder ser ensinada formalmente. Em muitos sentidos, Kant, Gropius, e todos que concordam com eles, en- contram razo quando relacionam o produto da criatividade com dificuldade de ensinar a criatividade. O produto final talvez no possa mesmo ser ensinado; se assim fosse, todos chegariam sempre ao mesmo resultado. Ento olhamos paraPiaget, Vygotsky, Gardner e diversos outros expoentes pensadores contemporneos e vemos o quanto o ser humano criador por excelncia e, logicamente, por estar inserido em uma determinada sociedade, age e reage criativamente em seu cotidiano. Quando passamos a perceber que a criatividade genial e extraordinria geralmente (segundo Gardner) alcanada por pequenos passos e transformaes de criatividade ordinria, at mesmo as aulas de arte em que um aluno tenta imitar o trabalho do outro podem ser valorizadas como parte do processo de aprendizado criativo. Precisamos valorizar mais esse pro- cesso, vencer os mitos, e comear a des- pertar as mentes criativas das prximas geraes, transformando as escolas em ambientes em que todos tm potencial para desenvolver essa tal criatividade.

05

06

Por Suelen Aguilera

INSTALAES SANITRIAS
O sanitrio adaptado para PNE Portador de Necessidades Especiais devem ter medidas mais amplas, que garantam o espao necessrio para a pessoa com cadeira de rodas locomover-se. Essas medidas devem ser de no mnimo 1,50m na parede em que ficar o vaso e 1,70mna parede lateral.

A porta dever ter a largura de 80cm quando aberta e essa abertura ser sempre para fora, garantindo-se tambm uma rea livre de 60cm ao lado porta, junto maaneta, para que a pessoa possa abri-la sem problemas.
07

Por Desire Silva

Empreendedorismo: a mudana de vida de um parceiro da Unopar, relatos, desafios e oportunidades

Graas a uma equipe determinada, hoje estamos comeando a colher os frutos de muito trabalho e dedicao. Em menos de 1 ano j conquistamos 4 prmios de ps-graduao e estamos em constante crescimento na captao de novos alunos da graduao e especializao.

08

H pouco menos de um ano o Sr. Cleberson Pacheco teve a iniciativa de sair de Rondnia para mudar-se com sua famlia, esposa e trs filhos para a cidade de Dourados no interior do Mato Grosso do Sul, e em 05/11/2012 inaugurou o polo da Unopar nesta cidade.

O que mesmo ESSA ESSA TAL CRIATIVIDADE?

Todos sabemos identificar aqueles amigos, colegas de trabalho, filhos ou alunos criativos. E, entre estes, algumas vezes sabemos apontar at mesmo o mais criativo. Mas o que exatamente criatividade? Identificar pessoas e suas habilidades mais latentes pode ser bem diferente de conceituar e ensinar.
Classificamos pessoas criativas e mais criativas, muitas vezes, sem sequer perceber que tipo de ideias h por trs disso tudo. Podemos estar criando e sustentando mitos como o da criatividade platnica.

Sua experincia, vivncias e resultados adquiridos desde 2006 trabalhando em diversas funes em um polo da Unopar, o fizeram acreditar na qualificao da sua gesto como condio para montar o Para Plato a criatividade era uma espcie de loucura divina, algo que seu prprio polo. emanava dos deuses e, sem saber como, atinge alguns poucos iluminados
sobre a face da terra. O arquiteto fundador da Bauhaus, Walter Gropius, em 1919, no Manifesto da Bauhaus dizia que o artista uma elevao do arteso, a graa divina, e em raros momentos de luz que esto alm de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte; entretanto, a base do saber fazer indispensvel para todo artista. A se encontra a fonte de criao artstica.

07

O que mesmo ESSA ESSA TAL CRIATIVIDADE?

10

Trs meses antes, Cleberson assumia o polo de Trs Lagoas MS, juntamente com seu Scio Kuesley Fernandes do Nascimento que tambm residia no estado de Rondnia e na poca atuava como professor de a uma instituio privada e de era proprietrio de que uma Para Plato criatividade era uma espcie loucura divina, algo empresa de tecnologia em saber Pimenta e hoje, reside em Trs emanava dos deuses e, sem como,Bueno atinge alguns poucos iluminados sobree a dedica face da terra. Lagoas grande parte do seu tempo na coordenao do polo O arquiteto fundador da Bauhaus, Walter Gropius, em 1919, no Manifesto da Unopar. da Bauhaus dizia que o artista uma elevao do arteso, a graa divina, e Uma deciso de mudana como essa que tomaram, envolveu muita em raros momentos de luz que esto alm de sua vontade, faz florescer coragem e expectativa, e dos que estavam prximos a eles. inconscientemente obras deles de arte; entretanto, a base do saber fazer Eles foram capazes de artista. ousar ese abraaram uma oportunidade indispensvel para todo A encontra a fonte denova criao artstica. que naquele momento, com certeza, se mostrava promissora.

O Sr. Cleberson Pacheco poderia estar apenas usufruindo dos resultados positivos alcanados em menos de um ano de trabalho na cidade de Dourados e Trs Lagoas, contudo, optou por encarar um novo desafio que lhe foi imposto, e recentemente, assumiu o Polo de Maracaju MS que vinha tendo baixo desempenho na rede da Unopar. O empreendedor Cleberson Pacheco faz tudo isso sem deixar de participar ativamente da direo de seus polos, valendo-se de toda sua experincia acumulada ao longo dos anos, graas a uma equipe determinada, hoje estamos comeando a colher os frutos Todos sabemos identificare aqueles amigos, Em colegas de trabalho, de muito trabalho dedicao. menos de 1 filhos ano ou j alunos criativos. 4 E, entre estes, algumas vezes sabemos apontar at mesmoem o conquistamos prmios de ps-graduao e estamos mais criativo. Mas o que exatamente criatividade? Identificar pessoas e constante crescimento na captao de novos alunos da graduao suas habilidades mais latentes pode ser bem diferente de conceituar e ensinar. e especializao afirma ele. Em meio a um mercado cada vez mais concorrido, nosso diferencial est alm da estrutura e Classificamos pessoas criativas e mais criativas, muitas vezes, sem sequer perceber localizao, no atendimento junto ao sustentando Cleberson espera que tipo de ideias h por trs disso tudo. Podemos estar aluno. criando e mitos como o da criatividade platnica. que os membros de sua equipe compartilhem seu entusiasmo e trabalho duro. Pessoas como Cleberson e Kuesley que tiveram sucesso ao arriscar, enxergando oportunidades onde outros s viam dificuldades, fizeram a histria e trilharam o caminho para que o mundo se tornasse o que hoje. A questo que o momento em que nos encontramos na economia, o novo modelo econmico, favorece a Para Plato a criatividade era uma espcie de loucura divina, algo que figura do empreendedor, ou mesmo exige que essa postura seja emanava dos deuses e, sem saber como, atinge alguns poucos iluminados assumida. Foco, planejamento e organizao so a chave para as sobre a face da terra. conquistas esto vir, garante o parceiro. O arquiteto que fundador dapor Bauhaus, Walter Gropius, em 1919, no Manifesto

O que mesmo ESSA ESSA TAL CRIATIVIDADE?

da Bauhaus dizia que o artista uma elevao do arteso, a graa divina, e em raros momentos de luz que esto alm de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte; entretanto, a base do saber fazer indispensvel para todo artista. A se encontra a fonte de criao artstica.

11

A rede social de Mark Zuckerberg tem 30,9 milhes de usurios no Brasil. Com tanta gente conectada, as oportunidades para as marcas so enormes Ter uma pgina no Facebook com milhares de curtidores uma tima forma de divulgao, seja para divulgar um site/blog, produto, para ganhar dinheiro com um programa de afiliado ou mesmo vendendo links para empresas (sim, tem pessoas que fazem isso e ganham uma boa grana). Mas infelizmente ter uma fanpage de sucesso no uma coisa fcil e se voc est passando por isso no se sinta mal, pois a maioria das pessoas que tentam criar uma fanpage tem o mesmo problema que voc. Mas se quer mudar esse quadro e est disposto a trabalhar para fazer isso acontecer, confira ento algumas dicas que podem ajud-lo a aumentar seus curtidores.

12

1 USE FOTOS: Ao postar uma foto junto com seu post ele se torna mais atraente. No por acaso os posts que geram maior engajamento so aqueles que veem acompanhado por fotos, vdeos, etc. Se voc quiser fazer uma boa divulgao no d para postar s texto. Gerar pouco engajamento. As pessoas no curtiro. Elas no compartilharo. Pois texto puro , digamos, chato.

2 SEJA CRIATIVO: Use uma frase de impacto, de preferncia original. Em vez de afirmar, voc pode fazer uma pergunta. Por exemplo: Que tal conhecer nossos novos sabores de sorvete? ou Quer comprar imveis na planta de forma fcil e barata?. Perguntas em anncios tendem a aumentar a taxa de cliques.
3 NO POSTE ANNCIOS COM FREQUNCIA: Um dos segredos para voc sumir das redes sociais SENDO CHATO. Se voc tem algo para anunciar, no fique postando somente anncios. No seja repetitivo. Se possvel mude o texto e imagem do anncio. Alterne com posts interessantes. 13

4 USE TEMAS ATUAIS: Use acontecimentos atuais para criar frases para seu anncio. Uma empresa de marketing obteve um tremendo sucesso com um post que viralizou no Facebook. Antes da final do Corinthians na Libertadores, criaram uma imagem perguntando: Quem voc acha que vence: Corinthians ou Boca Jniors?. No lugar do smbolo do Boca Jniors, colocaram uma BOCA e ao lado o cantor JNIOR (Sandy e Jnior). Parece uma ideia idiota, mas rendeu centenas de curtidas e compartilhamentos. Use campanhas sazonais como Natal, Dia das Mes, Vero, Feriado, etc, para criar frases de efeito. Seja criativo. 5 POSTE COM LINK: Se voc tiver um link externo para onde o internauta ser levado, use-o. Mas no use-o sozinho quando for divulgar no Facebook. Um bom anncio no Facebook contm texto, imagem e um link. D mais retorno efetivo quando voc d mais opes dentro de um mesmo post. A pessoa v a imagem, l sua frase e clica no link. Se voc postar somente o link, muitas vezes o post fica desconfigurado. 14

6 NO MARQUE PESSOAS IRRELEVANTES NO POST: Nada mais chato do que ser marcado num post de uma festa ou evento que no tem nada haver com voc. Voc fica recebendo notificaes deste post e ele totalmente irrelevante. Alm de no gerar resultado efetivo, isso deixa muitas pessoas irritadas. S marque pessoas que so totalmente relevantes para aquilo que voc est divulgando. Se voc quer convidar algum para um baile da terceira idade, no marque seu filho de 18 anos no post.

7 USE OS AMIGOS: Voc provavelmente tem muitos amigos no Face. Estes amigos interagem com voc. Talvez eles at devam algum favor a voc. hora de solicitar o favor de volta. Quando voc postar algo, pea no INBOX para os amigos mais ntimos te ajudarem a divulgar. Sabe de uma coisa? Eles faro isso com o maior prazer. Eles iro curtir e compartilhar, espalhando seu anncio para muitas pessoas. Mas no abuse da boa vontade, ok?

Na prxima edio postaremos mais dicas! Use-as para divulgar seu polo.

Fonte: http://ramontessmann.com.br/7-dicas-divulgar-qualquer-coisa-nofacebook-e-ter-sucesso

15

TODO MUNDO GOSTA E PRECISA DE FIDELIDADE: AMORES, AMIZADE E, POR QUE NO, ALUNOS FIIS?
Como em todas as reas da vida, uma relao de fidelidade no cai do cu, ela deve ser construda. Como, ento, fidelizar seus alunos: fazer com que eles concluem um curso, indiquem e tenham seu polo como referncia de qualidade, bom atendimento e tudo o mais do jeito que eles gostam? Um cliente se torna fiel de maneira relativamente simples: quando ele percebe que suas necessidade so sempre satisfeitas e atendidas com qualidade superior oferecida pela concorrncia. Esta qualidade percebida tanto nos prprios servios e no atendimento, como no ambiente fsico e na imagem do estabelecimento. Resumindo: tudo com que o aluno tem contato dentro do polo. Muita gente no percebe a importncia de fidelizar os alunos, achando que o importante a venda, e que buscar novos pblicos at melhor. Porm, acredite, mais fcil e mais barato manter alunos do que buscar novos. Manter um cliente custa cinco vezes menos do que conquistar um novo cliente. 16

Ainda falando em quantidade, j ficou comprovado que as experincia ruins (servios que no satisfazem, atendimento inadequado, servios mal prestados) so divulgadas 12 vezes mais do que as boas experincias. isso mesmo: um aluno no satisfeito bota a boca no mundo! por essa e por outras que convm se dedicar em fazer com que cada momento do aluno no polo seja uma experincia agradvel para ele, desde a sua chegada at sua colao de grau, quando ele deve ser estimulado a voltar ao polo para fazer outros cursos. Manter cada aluno satisfeito deve ser uma meta a ser seguida incessantemente. E como toda meta, preciso criar estratgias para acertar este alvo. Conhea alguns procedimentos e dicas para o dia-a-dia o seu polo que ajudam a tornar o aluno.

1. O ALUNO VOLTA QUANDO A EXPERINCIA FOI BOA


Nem sempre a satisfao do cliente fcil de ser percebida: so poucos os que reclamam da empresa e, mesmo assim, nem sempre essas reclamaes ou sugestes chegam ao dono do negcio. E para cliente insatisfeito que reclama, existem pelo menos 20 outros que no reclamam e simplesmente no voltam mais empresa. Para evitar fazer parte desta estatstica, voc como dono ou scio do negcio deve acompanhar de perto como esto sendo realizados os servios, o atendimento e a venda dos cursos no polo. Como diz o ditado: o olho do dono que engorda o gado! Muitas vezes, um simples telefonema para o aluno no meio do semestre suficiente para identificar erros e obter sugestes de melhorias, alm de causar boa impresso, que sempre gosta de saber que a empresa est preocupada com a sua satisfao.

17

2. IDENTIFICAR

O PROBLEMA
DO ALUNO

Uma vez identificados os problemas que geraram mal-estar no aluno, necessrio buscar as duas causas para encontrar solues. A maior parte dos problemas solucionada com o simples ajuste dos processos de trabalho da equipe. O dono do negcio tem uma funo fundamental nesse processo. Voc o lder! quem deve orientar, influenciar e tambm valorizar as boas iniciativas da equipe. Mas a eficcia das solues depende do esforo individual de cada funcionrio, do compromisso de evitar falhas e da vontade de sempre melhorar o atendimento ao cliente. Com todos unidos para aperfeioar os processos internos, fica muito mais fcil conquistar o aluno e faz-los sentir vontade no polo.

18

3. CONHECER OS ALUNOS
Para fidelizar um aluno preciso conhec-lo de perto! Nome, endereo, telefone, histricos dos hbitos e tudo mais que voc precisa saber para mant-lo frequentando o seu polo. Essas informaes podem ser guardadas em uma agenda, em fichas, ou em um banco de dados no computador. O importante manter este cadastro organizado e atualizado, inclusive distinguindo as diferentes categorias de clientes e como deve ser o tratamento dispensado a cada uma delas.

19

20

21

Seja um colaborador Participe da prxima edio

REVISTA
Compartilhe com ns a sua histria e faa parte da matria.
Envie o artigo para: assessoria@unibed.com.br

EQUIPE
Fernando Menegazzo menegazzo@unibed.com.br Skype: fernandomenegazzo Suellen Aguilera Acompanhamento.stp@unibed.com.br Skype: auditoriaunibed Desire Silva assessoria@unibed.com.br Skype: assessoriaunibed Luciene Francisconi coordenacao@unibed.com.br Skype: unibe2

Anda mungkin juga menyukai