Anda di halaman 1dari 41

Fundamentos do Direito Civil Murilo Rezende dos Santos

Obras usadas na confeco dos eslaides: AMARAL, Francisco. Direito Civil: Introduo. 6.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006 p. 107-157 LBO, Paulo. Direito Civil: Parte Geral. 2. ed. So Paulo: 2010, p. 49-105 NERY, Rosa Maria de Andrade. Introduo ao Pensamento Jurdico e Teoria Geral do Direito Privado, So Paulo: RT, 2008, p. 198-209; p. 229-266 TEPEDINO, Gustavo. Premissas Metodolgicas para a Constitucionalizao do Direito Civil In Temas de Direito Civil. 2.ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2002, p. 122. FIGUEIREDO. Fbio. Aulas - Programa Saber Direito SANTOS, Murilo Rezende dos. As Funes da Boa-f Objetiva na Relao Obrigacional. In Revista de Direito Privado (So Paulo), v. 38, p. 00-00, 2009.

O que Direito Civil?


Ramo do direito que cuida das pessoas e das relaes entre elas. Direito da civis Direito dos cidados No possvel viver em sociedade sem ter contato com o direito civil

Exemplo a vida de uma pessoa e a incidncia do Direito Civil


Nasceu o filho de Caio e Amlia. Ele recebeu o nome de Tcio. Tcio cresceu, tornando-se um jovem inteligente e saudvel. Fez 18 anos. Ingressou na Faculdade de Direito, formando-se advogado. Na faculdade conheceu Las. Casou-se com ela. Teve dois filhos. Comprou um apartamento em edifcio situado no centro da cidade. Tcio recebeu uma herana de seu av. Ele divorciou-se de sua mulher. O juiz determinou que ele pagasse penso alimentcia aos filhos. J velho, Tcio resolveu fazer testamento de seus bens. Tcio faleceu.

Exemplo a vida de uma pessoa e a incidncia do Direito Civil


Nascimento art. 2, CC Nome art. 16, CC Maioridade art. 5, CC Casamento art. 1.511, CC Filiao e poder familiar art. 1.630, CC Compra e venda art. 481, CC Condomnio edilcio art. 1.331, CC Divrcio Art. 1.571, IV, CC Alimentos art. 1.694, CC Herana art. 1.784, CC Testamento art. 1.857, CC Morte art. 6, CC

Matrias tratadas pelo direito civil


Pessoas Propriedade Obrigaes e contratos Responsabilidade civil Famlia Sucesses

Caractersticas do Direito Civil (Francisco Amaral)


Direito de formao histrica remonta aos romanos Estvel no varia tanto quando ocorrem mudanas polticas e ideolgicas. Altamente desenvolvido grande aperfeioamento tcnico. Personalista individualismo (interesses patrimoniais e familiares) temperado por normas que visam a funo social Liberal consagra a liberdade da pessoa humana.

Evoluo histrica do Direito Civil


Direito romano
Direito jurisprudencial Atividade dos pretores e dos jurisconsultos Ius civile Ius gentium Corpus Iuris Civilis universalizao do direito romano, usada no desenvolvimento do direito civil de todos os pases ocidentais Segundo Abelardo Lobo, 4/5 dos artigos do CC 1916 provem da compilao feita por ordem de Justiniano.

Evoluo histrica do Direito Civil


Idade Mdia (476-1543 d.C)
Permanncia do Direito Romano como direito comum Surgimento dos direitos civis nacionais Vigncia do direito cannico Vigncia dos direitos germnicos Vigncia dos direitos particulares dos feudos

Recepo. os Estado nacionais que comeavam a se formar adotavam o direito romano como direito comum subsidirio. Quando cessava a eficcia do direito local, valia o direito romano.

Evoluo histrica do Direito Civil


Idade Moderna (de 1453 ao sc. XIX - Revoluo Industrial)
Descoberta dos novos mundos Revoluo protestante (1517) Revoluo comercial formao da burguesia mercantil Revoluo Francesa (1789) Caractersticas do pensamento da idade moderna: racionalismo, individualismo, liberalismo A Revoluo francesa substitui o Estado absolutista pelo Estado de Direito
i) imprio da lei como expresso da vontade geral, estando a lei submetida Constituio; ii) diviso de poderes; iii) generalizao e abstrao da lei; iv) distino entre direito pblico e direito privado; v) crena na neutralidade e completude do ordenamento jurdico; vi) concepo do homem como sujeito de direito.

Codificao
Produto do jusracionalismo Aplicao do mtodo cartesiano ao Direito Ideia de sistema (conjunto unitrio de princpios e normas jurdicas) codificao Cdigo evoca a ideia de sistema compilao (cronolgico) consolidao (por matria) Codificao (Thibau) X No Codificao (Savigny) sculo XIX Para uma viso contempornea, consultar: IRTI, Natalino, Let della codificazione, Milano: Giufr, 1979.

VANTAGENS DA CODIFICAO SISTEMATIZAO DO CONHECIMENTO FACILIDADE DE CONSULTA E APLICAO

DESVANTAGENS DA CODIFICAO ENGESSAMENTO DO DIREITO DIFICULDADE DE ALTERAO DO DIREITO PARA ADAPT-LOS S MUDANAS SOCIAIS

PERMITE ELABORAR PRINCPIOS GERAIS DA MATRIA

Reflexo das ideias predominantes na idade moderna no Direito


No Estado de Direito os homens so livres e iguais. A Revoluo francesa consagra os princpios da liberdade, da igualdade e da propriedade privada.
Necessidade de sistematizao do Direito, com mtodo dedutivo especfico, construdo a partir de conceitos gerais codificao Ideias individualizantes Pacta sunt servanda Patrimonialismo Sistema fechado - pouca margem interpretativa Juiz era a boca que pronunciava as palavras da lei (Montesquieu)

Cdigo de Napoleo (1804)


Promulgado em 21.03.1804 Bases: direito romano + costumes + Ordenaes reais + Direito cannico Influenciou todo o mundo ocidental

Caractersticas: laicismo e individualismo Expresso civilista da Declarao dos Direitos do Homem (1789)
Princpio da liberdade contratual o contrato faz lei entre as partes Igualdade entre as partes Igualdade perante a lei Proteo do patrimnio Individualismo

Cdigo de Napoleo (1804)


Adotado pela Blgica. Influenciou os Cdigos de Holanda, Romnia, Portugal (1867), Mnaco, Egito, Baixo Canad, Luisiana (EUA), pases da Amrica do Sul e da Amrica Central.

Cdigo de Napoleo (1804)


Instrumento jurdico da ideologia burguesa da Revoluo Francesa Pouca margem interpretativa
Escolstica O juiz a boca da lei (Napoleo) Joseph Bougnet Eu no conheo o Direito Civil, apenas ensino o Cdigo de Napoleo.

Cdigo Civil alemo (BGB) BgerlichesGesetzbuch - 1900


Aprovado em 1 de julho de 1896 (entrou em vigor em 1900) Parte geral + Parte especial Bases: Direito romano + direitos germnicos Sistemtico, lgico, racional Influenciou os Cdigos do Brasil, Japo, Sua, China e Grcia.

Desenvolvimento do Direito Civil brasileiro


De 1500 a 1531 usos e costumes 1603 Ordenaes Filipinas + legislao produzida pelo Reino para disciplinar o comrcio, contratos, casamento, tutela e curatela e sucesses 1824 Constituio do Imprio determina a feitura de um Cdigo Penal e de um Cdigo Civil

Desenvolvimento do Direito Civil brasileiro


1855 TEIXEIRA DE FREITAS realiza a Consolidao das Leis Civis e, em seguida, inicia a confeco do Esboo. 1872 Resciso do contrato firmado entre o Imprio e Teixeira de Freitas Projetos de Nabuco de Arajo, Joaquim Felcio dos Santos e Antonio Coelho Rodrigues

Desenvolvimento do Direito Civil brasileiro


1899 Ministro da Justia, Epitcio Pessoa, convida CLVIS BEVILQUA para fazer o Projeto de Cdigo Civil Projeto discutido na Cmara entre 1901 e 1902 e remetido ao Senado Parecer com crticas do Sen. Ruy Barbosa Carneiro Ribeiro apresenta suas Ligeiras observaes sobre o parecer do Sen. Ruy Barbosa. Ruy apresenta a sua Rplica e Carneiro Ribeiro a Trplica.

Desenvolvimento do Direito Civil brasileiro


1912 1915 - tramitao entre as casas do Congresso para apreciao de emendas. 1916 aprovao do Cdigo Civil, com vigncia a partir de 1917.

Cdigo Bevilqua (1916)


Formao ecltica
Institutos do direito civil francs (Cod. Napoleo) Tcnica do Cdigo alemo (BGB) Ideologia: princpios do liberalismo das classes dominantes, conservadorismo, individualismo, ampla liberdade contratual, valores de sua poca.

A Constituio de 1988 e a Constitucionalizao do Direito Civil


Our proverbs want rewriting. They were made in winter, and it is summer now.
Lord Henry Wotton (Oscar Wilde) (apud TEPEDINO, Gustavo. Direito Civil Contemporneo)

Thomas kuhn A estrutura das revolues tecnolgicas novos paradigmas

Perguntas para reflexo


A liberdade de contratar deve ter limite? O contrato sempre faz lei entre as partes? As partes esto mesmo sempre em situao de igualdade?

Perguntas para reflexo


Eu posso queimar dinheiro? Eu posso gastar gua e energia eltrica em excesso desmotivadamente? Eu posso destruir meus bens? Eu posso contratar uma empregada domstica e pagar a ela R$ 5,00 por dia? Eu posso me casar no seguinte regime de bens: tudo para o marido nada para a esposa? O pai pode espancar o filho em nome do poder familiar? Se eu contrato por adeso aceitei o contrato posso depois questionar o que foi contratado?

A Constituio de 1988 e a Constitucionalizao do Direito Civil


Estado Democrtico e Social de Direito Dignidade da pessoa humana Solidariedade social Funo social da sociedade e do contrato Nova tica: constitucionalizao do Direito Civil primazia da Constituio Constitucionalizao dos Princpios de Direito Civil Humanizao / Socializao do Direito Civil

Constitucionalizao do Direito Civil


A partir da ltima dcada do sculo XX, comea a haver uma preocupao com a tica e com os fins sociais do Direito. No se aceita mais o individualismo/ liberalismo exacerbados. Humanizao do direito civil princpios orientadores: dignidade da pessoa humana, solidariedade social, cooperao, afetividade na famlia.

Constitucionalizao do Direito Civil


O jurista deve interpretar o Cdigo segundo a Constituio e no a Constituio segundo o Cdigo Civil - Paulo Lbo

Estrutura da Legislao Civil brasileira


CDIGO CIVIL

CF + Tratados de DH

MICROSSISTEMAS E LEIS ESPECIAIS

Nova Sistematizao do Direito Privado


Ncleo do Sistema: CF e Tratados de DH Satlites: CC e microssistemas (Lei de Locaes, ECA, Estatuto do Idoso, CDC etc)

Cdigo Civil de 2002


Necessidade de reformular o Cdigo Civil de 1916 1969 - Governo nomeia comisso para reforma do Cdigo Civil.
Presidente Miguel Reale Jos Carlos Moreira Alves Agostinho de Arruda Alvim Sylvio Marcondes Ebert Chamoun Clvis do Couto e Silva Torquato Castro

Orientao: Manter o que fosse possvel do CC 1916, atualizando-o com novos institutos 1975 Comisso entrega o Projeto de Lei Viso Geral do novo CC (Miguel Reale)

Estrutura do Cdigo Civil de 2002


Parte Geral art. 1 a 232 Livro I Das Pessoas Livro II Dos Bens Livro III Dos Fatos Jurdicos

Estrutura do Cdigo Civil de 2002


Parte Especial Livro I Direito das Obrigaes - arts. 233 a 965 Livro II Direito de Empresa arts. 966 a 1.195 (unificao do direito das obrigaes) Livro III Direito das Coisas art. 1.196 a 1.510 Livro IV Direito de Famlia art. 1.511 a 1.783 Livro V Direito das Sucesses art. 1.784 a 2.027 Livro Complementar- Disposies Finais e Transitrias arts. 2.028 a 2.046

Princpios orientadores do novo Cdigo Civil


ETICIDADE visava a diminuir um pouco o formalismo jurdico, permitindo que os valores ticos pudesse ter lugar na prtica do direito. Para isso, valeu-se o legislador da tcnica das clusulas gerais exemplos: arts. 113, 187, 422, que tratam da boa-f objetiva e do abuso de direito

Princpios orientadores do novo Cdigo Civil


SOCIALIDADE Visava a superar os valores individualistas da sociedade do sculo XIX, para a qual foi redigido o CC 1916. Sociedade do sculo XIX era agrria - 80% da populao vivia no campo. Hoje essa mesma proporo de pessoas vive na cidade, razo pela qual h um predomnio do social sobre o individual. Ex. art. 421 (funo social da propriedade); arts. 1238, 1239 e 1240 reduzem o prazo para o usucapio, quando tiver sido dada destinao social para o imvel.

Princpios orientadores do novo Cdigo Civil


OPERABILIDADE Buscou-se extinguir as dvidas existentes na vigncia do Cdigo de 1916, trazendo solues normativas para elas. Exemplo: definiu-se que os casos de prescrio so numerus clausus, sendo os demais casos de decadncia; distinguiu-se claramente associao de sociedade, evitando confuses de institutos.

Sistema flexvel de Direito Civil


Mobilidade ao sistema de Direito Civil Clusulas gerais CC 422 boa-f objetiva para os contratos Conceitos legais indeterminados Ex. CC 1260 conceito de boa-f para aquisio da propriedade por usucapio

Princpios do Direito Civil Clssico


Autonomia da vontade - Autonomia privada Liberdade de contratar Igualdade entre as partes Pacta sunt servanda

Princpios do Direito Civil Contemporneo


Princpio da Dignidade da Pessoa Humana
Art. 1, III;; 226, 7; 227, 230 todos da CF Impossibilidade de coisificao do ser humano. A pessoa humana mais importante que os valores do patrimnio ou do mercado. A autonomia da vontade e o arremesso de ano. STJ tem determinado que em casos urgentes as operadoras dos planos de sade paguem por procedimentos que no o plano no cobria.

Princpios do Direito Civil Contemporneo


Princpio da Solidariedade Social
Art. 3, I, CF; Direitos de solidariedade (3 gerao de direitos: meio ambiente etc) Estatuto do patrimnio mnimo (LUIZ EDSON FACHIN) Mnimo existencial Bem de famlia (Lei 8.009/90) ROSA NERY

Princpios do Direito Civil Contemporneo


Princpio da boa-f objetiva
Necessidade de probidade preocupao com o alter

Princpio da igualdade
Homens e mulheres passam com a CF88 a serem iguais perante a lei. Casados e os que vivem em unio estvel so iguais (?) Filhos de qualquer origem so iguais O CDC reconhecendo a vulnerabilidade do fornecedor, passa a proteg-lo, visando a obteno da igualdade substancial. Vedao do abuso do poder econmico

Princpios do Direito Civil Contemporneo


Princpio da Funo Social da Propriedade
ART. 5, XXIII art. 170, III, CF Art. 182, 4, III art. 1.228, CC

Princpio da Funo Social do Contrato


art. 421, CC

Anda mungkin juga menyukai