Anda di halaman 1dari 19

www.e-compos.org.

br | E-ISSN 1808-2599 |

O Programa Bolsa Famlia na revista Veja: assistencialismo governamental ou ressentimento miditico?1


Jos Luiz Aidar Prado e Andria Moassab
Resumo
Esse texto discute aspectos do Programa Bolsa Famlia ligados superao das desigualdades socioeconmicas na conuncia entre mundo vivido e instncias sistmicas da sociedade da comunicao. Foram examinadas reportagens de Veja de 2005 e 2006 sobre o programa, em que se constata um vis interpretativo que julga o programa unicamente como estratgia eleitoral. Buscamos entender e apresentar o programa para alm dessa viso miditica reducionista, por meio das seguintes questes: como a populao pode tornar o PBF emancipatrio por meio da criao de novas sociabilidades? O PBF suporta em seu corte burocrtico a expresso de efeitos de multido (plurilingusticos) que venham a criar efeitos emancipatrios para alm da transferncia de renda (empoderamento, melhoria do estado de bem-estar)? Como enfrentar o paradoxo de que ao colocar suas demandas de modo participativo e sistmico, podem perder-se os efeitos de multido vindos do mundo da vida? Esse texto busca responder a tais questes, ultrapassando o reducionismo miditico de Veja, em suas leituras sobre o programa. Palavras-chave:
Programa Bolsa Famlia. Assistencialismo. Empoderamento. Emancipao. Sociedades da comunicao.

1 Introduo2
No mbito do projeto A inveno do Mesmo e do Outro na mdia semanal (PRADO et al., 2008; PRADO, 2005), estudamos a construo pela mdia semanal, temticas ligadas ao Programa Bolsa Famlia (PBF). Ao examinar o programa, percebemos uma dissonncia em relao s informaes veiculadas pela mdia, especialmente no que tange ao tema emancipao versus assistencialismo. Examinaremos como estes temas esto enunciados na mdia, discutindo a existncia, no programa, de uma abertura para a sua apropriao pela multido com vistas emancipao. Ao tematizar a multido, vrios autores contemporneos como Negri e Hardt (2005), Lazzarato (2006) e Virno (2004) discutem as resistncias sociais a partir das singularidades e no mais dos conjuntos unicados nos conceitos de povo, pblico ou mesmo no conceito disfrico moderno de massa. Sob esta perspectiva, a multido entendida como conjunto de singularidades.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
1/19

de pobreza, misria e desigualdade social

Jos Luiz Aidar Prado | zaidar@terra.com.br


Doutor em Comunicao e Seemitica pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Professor do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Semitica da PUC-SP.

Andria Moassab | amoassab@gmail.com


Doutora em Comunicao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Coordenadora de Investigao do Centro de Investigao em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Territrio da Universidade de Cabo Verde.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

A questo que se colocar : como as singularidades cooperam na resistncia? Como se d essa cooperao sem medida, para alm do valor centrado no trabalho mensurvel? Como se constri essa potncia da multido alm do processo de construo de valores na modernidade? Entendida como multiplicidade incomensurvel, a multido pensada por aqueles autores como um universal concreto no mundo do novo capitalismo cognitivo ou imaterial, em que o valor, como diz Gorz (2005), est na produo do conhecimento. Deu-se, na segunda metade do sculo XX, um deslocamento era fordista tinha o valor calculado pelas horas de trabalho, para a comunicao das sociedades de controle (PRADO, 2006a; PRADO; CAZELOTO, 2006; GOMES,2004), na qual os produtos no valem mais somente pelo trabalho transformado em caractersticas tcnicas e de utilidade, mas pela marca, pela insero em um mapeamento de consumo social ou seja, adquirem um valor de signo dentro da superproduo semitica, dirigida ao sucesso e vitria (PRADO, 2003). Lazzarato (2006) encara esse domnio da lgica comunicacional dentro de um novo territrio de luta nas sociedades de controle (DELEUZE, 1992), caracterizado pela oposio entre mquinas de expresso e de comunicao: da produo de valor das mercadorias, que na

A comunicao e a informao agem no interior da criao dos possveis para reduzir as relaes do acontecimento e suas bifurcaes imprevisveis, suas aberturas problemticas que se expressam nos enunciados e nos signos a uma simples transmisso de informao, a uma mera troca comunicacional. [] Trata-se de neutralizar o acontecimento, de domestic-lo, de reduzir o imprevisvel, o desconhecido da relao acontecimental (lingstica e expressiva) ao previsvel, ao conhecido, ao hbito comunicacional. No territrio das mquinas de expresso, temos o conito entre o processo constitutivo pensado a partir do acontecimento e o processo constitutivo pensado a partir do sujeito (LAZZARATO, 2006, p.156).

2/19

Segundo essa teoria, o acontecimento a ruptura da comunicao3. A mquina expressiva da multido tem de colocar em prtica as foras expressivas linguajeiras do mundo vivido (Lebenswelt), conceito fenomenolgico que caracteriza um inconsciente pragmtico, acervo de saberes cotidianos (no cientcos) que constituem um background (pano de fundo) cultural e societal. O movimento da lgica sistmica atual (partidos, empresas, governos) visa bombear essas formas pragmticas do mundo vivido para alimentar o grande sistema semitico (ou simblico) que faz girar o capital (PRADO; CAZELOTO, 2006; PRADO, 2006a; PRADO, 2006b; GOMES, 2000; FAUSTO NETO, 1999).
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.

1 As ideias centrais deste artigo foram debatidas no Grupo de Trabalho Estudos de Sociabilidade, do XVI Encontro da COMPS, na UTP, em Curitiba (PR), em junho de 2007. 2 Agradecemos a conversa com Nabil Kadri, tcnico do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, em dezembro de 2006. 3 Sobre essa denio de acontecimento, ver tambm Prado e Dunker (2005), Lazzarato (2006) e Badiou (1994).

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

Em outras palavras, as demandas e formas linguajeiras do mundo vivido so apropriadas pelos sistemas de comunicao (no sentido geral da nova produo capitalista de que falamos acima, incluindo o terceiro setor e a mdia, mas ampliando-a e engolindo-a), fazendo com que o sistema bombeie as formas semnticas e pragmticas do mundo vivido para gerar saberes e conhecimentos na produo de valor. Nesse contexto, a criao de resistncia por parte dos movimentos sociais4 deve ser pensada no somente como contraponto ao sistema, mas como recusa do monolinguismo, como armao do plurilinguismo acontecimental; dito de outro modo, no apenas como atividades contrahegemnicas, mas tambm como armao de outros mundos possveis diante da lgica hegemnica, o que conecta com o tema do direito comunicao, para alm dos formatos da estruturao hegemnica atual no pas (BRITTOS, 2008; SODR, 1999). Estudaremos neste texto o Programa Bolsa Famlia, a m de pensar a possibilidade de ultrapassagem da dimenso assistencialista (levar o peixe ao faminto) na direo da emancipao (o faminto passa a pescar e se torna outro-que-faminto). O programa cria condies de emancipao? Examinaremos algumas reportagens da mdia semanal de modo a

vericar como so enunciados o assistencialismo e a possibilidade de emancipao ligados ao programa. E, nalmente, como se pode pensar essa relao entre sistema (gestores nos nveis federal, estadual e municipal) e mundo vivido (a potncia criadora da cultura das singularidades) na apropriao do programa pela multido.

2 O Programa Bolsa Famlia


De acordo com o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), o Programa Bolsa Famlia um programa de transferncia benecia famlias pobres e extremamente pobres, com legislao prpria, aprovada em 20045. O programa foi criado no mbito do Fome Zero, tendo em vista o alvio imediato da pobreza e a superao da fome, atravs da transferncia direta de renda. No que diz respeito ao rompimento do ciclo de pobreza, o programa faz exigncias do cumprimento de condicionalidades pelos beneciados, relacionadas sade e educao da famlia, a saber: todas as crianas entre 6 e 15 anos devem estar matriculadas na escola e manter uma frequncia escolar mnima de 85%; as gestantes precisam fazer pr-natal; nutrizes devem comparecer s consultas e atividades educativas no posto de sade; e crianas menores de 7 anos tm de estar com o calendrio de vacinao em dia. Outro pilar fundamental do
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
3/19

direta de renda com condicionalidades que

4 Mesmo considerando que os benecirios do Programa Bolsa Famlia so famlias, pensamos numa relao entre movimentos sociais, criando efeito de multido, em sua relao com o Estado. 5 Lei n. 10.836, de 09 de janeiro de 2004.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

programa a descentralizao da gesto com a articulao entre estados, municpios e sociedade civil. Congura-se, assim, uma arquitetura de polticas pblicas integradas e intersetoriais. Esta articulao iniciada na esfera federal atravs do Conselho Gestor do programa6. Estados e municpios so parceiros, cabendo aos primeiros a articulao com a agenda de desenvolvimento local e regional, isto , devem implementar as atividades complementares de maneira articulada s atividades de gerao de emprego e renda e de apoio s atividades produtivas, bem como auxlio tcnico e infraestrutural para os municpios desenvolverem sua parte na parceria. A estes cabe o papel central do programa, em torno da indicao do gestor municipal e da constituio da instncia de controle social. O gestor municipal deve responder pela implantao e gesto do PBF; a instncia de controle social, constituda por conselho formado pela populao e representantes do governo7, tem a funo de acompanhar e avaliar o funcionamento e desenvolvimento das aes do programa e scalizar a transparncia e adequao das atividades. O PBF tem por cerne associar o benefcio ao acesso a direitos bsicos. Alm do acesso sade

e educao includas nas condicionalidades j explicitadas, o programa articula-se com aes de alimentao e assistncia social dos municpios. Neste sentido, no busca combater somente a misria e a excluso social como medida emergencial, mas tambm visa promover a emancipao das famlias mais pobres. Aqui se coloca o n da questo quando o programa discutido na mdia: em geral o PBF considerado assistencialista, no permitindo nenhuma forma de emancipao. Voltaremos a isso. A cobrana por ecincia na gesto do programa e tambm por parte dos conselhos de controle, instncias obrigatoriamente criadas a partir da assinatura do Termo de Adeso8. Algumas inovaes conceituais tambm foram tentadas no PBF: o conceito de famlia entendido como a unidade nuclear, eventualmente ampliada por pessoas que com ela possuam laos de parentesco ou anidade, que forme um grupo domstico e viva sob o mesmo teto, mantendo-se pela contribuio de seus membros (BRASIL, 2006b, p. 28, grifo nosso). Ao eliminar o critrio de consanguinidade, expande-se o conceito para a incluso, por exemplo, dos lhos de criao e outros entes agregados. No que diz respeito
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
4/19

feita pelo MDS, atravs de um ndice de gesto,

6 Fazem parte: ministros do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Educao, Sade, Fazenda, Planejamento e Casa Civil, e o presidente da Caixa Econmica Federal. 7 Os conselhos ou comits so paritrios, compostos por representantes do governo, sociedade civil, e setores envolvidos no programa (sade, educao, assistncia social etc). 8 A assinatura do Termo condio para acesso aos recursos nanceiros federais de apoio gesto.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

renda, no h a necessidade de apresentao de qualquer tipo de comprovante, de modo que todo e qualquer rendimento da famlia entra no clculo, exceto aquele montante vindo de outros programas do governo. A renda autodeclarada tem por objetivo eliminar entraves que poderiam impedir o recebimento do benefcio.

examinar o que Veja critica no Bolsa Famlia. Ao longo de 2005 e 2006, anos nais do primeiro governo Lula e sendo 2006 ano da eleio presidencial, foram oito as reportagens em Veja mencionando o Programa Bolsa Famlia9. Destas, o programa foi o assunto central em trs matrias, objetos de anlise neste artigo: a) Bolsa Famlia: Moeda Eleitoral ou Ajuda (destaque na capa da edio 1954, de 03/05/06); b) Refns do Assistencialismo (matria interna 1969, de 16/08/06); c) No Reino das Bananeiras (matria sem relao com a capa, edio 1984, de 29/11/06). Das trs, a primeira a que contm mais detalhes sobre o programa, com quadros explicativos e alguns com opinies de especialistas. esta tambm a mais favorvel de um modo geral ao PBF, a comear pelo subttulo: Com o Bolsa Famlia, Lula ganhou sua arma nas urnas. Eleitoreiro ou no, inegvel que o programa melhora a vida de milhes de brasileiros. Se no incio do texto (p. 107) apresentada boa parte dos elogios, [...] quando se compara o programa brasileiro com o de outros pases, ca claro que aqui o esforo mais profundo, ao longo da matria este tom vai sendo gradativamente alterado para nalizar na ideia de que h um uso eleitoreiro do programa.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
5/19

3 O Programa Bolsa Famlia em Veja


Nesta seo examinaremos as reportagens de Veja, a revista semanal de maior tiragem no Brasil e a principal publicao do Grupo Editorial Abril. lder de mercado, com tiragem mdia semanal de 1.086 mil exemplares (IVC mdia de janeiro a dezembro 2010), respondendo, sozinha, por 7,25% do mercado. No segmento de revistas de interesse geral e atualidades, Veja apresenta tiragem superior soma de suas principais concorrentes (poca, da Editora Globo, com mdia de 409 mil exemplares por semana, e Isto , da Editora Trs, 340 mil). A razo da escolha de Veja, no entanto, no se d somente em funo de sua liderana, mas tambm de sua postura, em geral alinhada aos programas hegemnicos e contrria s polticas dos governos de esquerda, assumindo incansavelmente a posio de um enunciador crtico de polticas sociais emancipatrias. Tal postura foi investigada em termos dos mdulos do Outro na hipermdia A inveno do Mesmo e do Outro na mdia semanal (PRADO et al., 2008). Aqui deter-nos-emos a
9 Edies 1937, 1943, 1944, 1954, 1958, 1969, 1972 e 1984.

reportagem da capa sobre eleies, edio

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

A despeito de ser a mais positiva de todas analisadas, seu texto se assenta sobre dois eixos: (1) esfora-se por elogiar o governo anterior, numa espcie de desmerecimento dos avanos por ora reconhecidos e (2) j anuncia uma preocupao com o assistencialismo do programa, o que aparecer com mais fora nas reportagens posteriores. No que diz respeito ao vnculo sempre favorvel em relao ao outro governo, os valores positivos do PBF so construdos como decorrncia de projetos predecessores: o Bolsa Famlia conseguir melhorar de forma efetiva a situao dos mais pobres, como fez o Plano Real de Fernando Henrique Cardoso? (p. 108). Essa questo imprpria, pois BF e Plano Real no so substituveis, sendo o primeiro um plano social e o segundo um plano econmico, com objetivos diferentes. Na sequncia, reconhecido o avano do programa, mas com ressalvas: avano que comeou, registre-se, com a implantao do Bolsa Escola no governo de FHC (p. 108). Esse registrese signica ateno, o que h hoje de positivo no BF j estava dado anteriormente, o que no uma armao de carter jornalstico, de informao, mas de cunho ideolgico, ao tornar desimportante ou suspeito um processo que atravessa governos e apresenta uma importncia em si. Concernente ao segundo pilar da matria, ou seja, as preocupaes relativas ao assistencialismo

cita ora Luiz Gonzaga, ora um provrbio chins: Quem d uma esmola a um homem que so / ou lhe mata de vergonha / ou vicia o cidado [...] D um peixe a um homem e voc o alimenta por um dia. Ensine-o a pescar e voc o alimentar para o resto da vida (p. 108). Fica pressuposta nas entrelinhas da matria uma preocupao ao desincentivo ao trabalho, apesar da fala de uma das entrevistadas: O recebimento do benefcio no foi um desincentivo ao trabalho. Vale lembrar que naquela poca as famlias beneciadas tinham renda mensal inferior a R$120,00 per mximo R$ 95,00 ao ms por famlia10. Com relao s condicionalidades e programas complementares do PBF, a reportagem ambgua. Se por um lado critica a condicionalidade de frequncia escolar (todas as crianas da famlia devem apresentar 85% de frequncia escolar para a famlia permanecer no programa) por considerar que com isso o PBF chove no molhado ao exigir o que, de qualquer modo, j cumprido (p. 110), em seguida aponta como falha do programa a no excluso do beneciado pelo no cumprimento de tal exigncia. Neste ponto dado o encaminhamento nal da primeira parte da reportagem, na qual se conclui a tese inicial de que apesar de todas as qualidades, trata-se de um programa eleitoreiro: no momento em que o governo se despreocupa com a scalizao, permite concluir que o foco no a melhoria
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
6/19

capita e que os benefcios variam de R$ 15,00 a no

10 Em 2010 os benefcios do PBF atendem duas faixas de renda: (1) para famlias com renda at R$70,00 o benefcio varia de R$68,00 a R$200,00; e (2) para famlias com renda de R$70,00 a R$140,00, o valor varia do mnimo R$22,00 ao mximo R$132,00.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

da vida dos pobres, mas sim a vida eleitoral do presidente da Repblica (p. 110). Parece no passar pela hiptese de argumentao do enunciador a possibilidade de um programa que, de um lado, atenda melhoria de vida dos pobres e, de outro, s boas estatsticas do presidente. Na reportagem seguinte, na mesma edio, o ttulo j anuncia: A Fora Eleitoral, O Uso Eleitoreiro (p. 110). A tese central se apoia nos resultados das pesquisas eleitorais, nas quais, segundo a revista, h mais eleitores de Lula entre os beneciados ou aqueles que conhecem algum beneciado, do que na populao de um modo geral. Aqui o argumento se torna unilateral ao considerar que pobres s votam em Lula devido ao PBF. Nesta sequncia, o programa assumido como assistencialista, o que na primeira parte da reportagem era uma hiptese a ser debatida: a crescente associao que o eleitorado pobre faz entre o programa assistencial e o governo federal resultado da expanso dos benefcios (p. 111 grifo nosso). O enunciador de Veja mostra-se imperativo, porm plstico na moldagem da argumentao, ao desenvolver sempre a parte que interessa ao contrato proposto com o leitor. No considera, por exemplo, que para alm de uma suposta nfase de um governo em ter maiores ndices de aprovao, o programa pode realmente melhorar a vida do sujeito. E, para alm dessa efetiva melhora, que pode ser extremamente varivel ao longo de todo o territrio do pas, os altos ndices de aprovao do presidente tm tambm outras fontes dentro do imaginrio da populao. A plasticidade visando

os propsitos simplicadores da reportagem ignora a complexidade sociolgica do imaginrio das populaes brasileiras. Essa simplicao destina-se a uma funo puramente tautolgica por parte do enunciador: dizer mal de quem seu leitor de classe A e B no gosta []. No ocorrem, portanto, aqui altas justicativas jornalsticas, nem mesmo argumentao de um jornalismo liberal, como em O Estado de S. Paulo. Na matria de agosto, o tom negativo acerca do PBF prenunciado em maio predominante: Refns do Assistencialismo: Apesar de seu no abrir uma porta de sada da misria (edio 1969, p. 60). Ao contrrio das demais, nesta pelo menos a argumentao se torna um pouco mais qualicada. H nessa linha de raciocnio a predisposio para contrapor os benecirios do programa aos brasileiros que trabalham e pagam impostos, expresso que aparece trs vezes nos dois primeiros pargrafos. O argumento retentivo e ressentido ao recusar a quem precisa, para sobreviver, menos de cem reais ao ms. O resultado um liberalismo frgil, sem mediaes, ao desconhecer o problema central da desigualdade entre ricos e pobres no pas e ao imaginar que o dinheiro dos que trabalham transferido sem mais para os que no trabalham. O argumento pressuposto : [...] os que no trabalham so preguiosos, no trabalham por culpa prpria e ns, os que trabalhamos, no vamos sustent-los. Outro pobre tirando o dinheiro de Mesmo rico. Dito
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
7/19

tremendo impacto, o Bolsa Famlia falha ao

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

assim, aparece toda a obscenidade do jornalismo de Veja. Esse texto desconhece a caracterstica do capitalismo, principalmente a partir de sua fase neoliberal, de produzir um maior contingente de pobres, de gente sem acesso ao mercado de trabalho e sem preparo prossional. O que o argumento ignora que essa produo de pobreza no responsabilidade dos pobres, mas do funcionamento estrutural do sistema econmico mundial. Ao falar destes brasileiros que trabalham e pagam impostos o texto elimina o papel do governo e da complexa poltica pblica arquitetada, como se a transferncia fosse direta dos que trabalham para aqueles que no tm emprego. Trata-se de um liberalismo primrio, que no enfrenta os problemas sociais de forma clara e responsvel. Sobre o assistencialismo, at mesmo nas chamadas das fotos h o tom ressentido do enunciador Veja-Patinhas: preciso muito mais para que a esmola um dia tenha m (p. 61). Toda a estrutura do texto montada em defesa do ponto de vista de que o programa assistencialista. Do total de municpios no pas so analisados apenas trs, como se fosse uma amostra do universo todo, sendo que os dois problemticos so apontados como regra e naquele onde o programa bem-sucedido, estaria a exceo. No posto com clareza o critrio de escolha dos municpios pelo enunciador, sendo que quantitativamente a amostra no signicativa e qualitativamente tendenciosa, uma vez que foram selecionados dois municpios com mau uso do programa e um com bom uso,

apontado como desvio ao padro. O enunciador Patinhas dos pargrafos anteriores se torna aqui de m f. No ltimo artigo analisado da revista Veja, mais do que o PBF, o assunto central o jogo oposiogoverno e como o programa teria sido usado pela oposio para jogar casca de banana no caminho do governo (edio 1984, p.74). A tese que ao aprovar uma espcie de dcimo terceiro salrio aos benecirios para qual o governo no tem verbas disponveis, deixa-se a este o encargo politicamente delicado de vet-lo. semelhana aparece como assistencialista.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
8/19

dos anteriores, neste texto o programa tambm

4 Empoderamento
As reportagens sobre o PBF armam majoritariamente que o programa assistencialista por natureza, quer dizer, ele no leva os benecirios a se emancipar e a sair da pobreza. O que signica emancipar-se da pobreza? Em geral a pobreza est ligada a um estado no apenas de falta de renda e de consumo, mas tambm de capacidade social de empoderamento (habilidades, voz para exigir e participar de selees, respeito nos grupos sociais) (RANIS; STEWART; SAMMAN, 2006; EDWARD, 2006). As polticas de combate pobreza tm historicamente se caracterizado por prticas de clientelismo e promoo da dependncia, especialmente atravs da personalizao de favores entre guras pblicas locais e populao vulnervel.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

Nas reportagens analisadas cou claro um posicionamento duplo da revista: por um lado h um componente que estraga o programa, que sua nalidade eleitoreira, embora todos os governos necessitem disso em sua comunicao institucional. Por outro lado, o assistencialismo dito originrio. A emancipao construda nas reportagens como exceo, sendo citado apenas o caso do municpio Pedro II, no Piau (edio 1969), no qual a prefeitura implementou cursos prossionalizantes como programa complementar ao PBF. A questo primordial do PBF , portanto, a da passagem do assistencialismo para a emancipao: como se trabalha no programa a passagem de uma situao de mal-estar (illbeing) para uma de bem-estar (wellbeing), ou seja, de um estado de falta para um estado de vida-boa ou de boa qualidade de vida? Ao estado de mal-estar ligado misria, em geral esto ligados: falta de empoderamento (powerlessness), falta material, doena e fraqueza fsica, insegurana. Ao estado do bem-estar esto ligados a liberdade de escolha e ao (empoderamento), sucincia material, bem-estar fsico e segurana (CHAMBERS, 2006). Qual o modelo de uma vida boa, de uma vida plena que deveria guiar essa emancipao? Ao redor de que modelos devemos lutar para mudar estados de vida? Esse devemos, dito no plural, se refere populao pobre ou a nsenunciadores-analistas? Como pensar a sada da pobreza? Defenderemos a posio de que o PBF

deve somente criar as condies mnimas para a passagem para a vida boa e que a multido e a populao que devem construir, nas singularidades especcas de cada localidade, nas brechas criadas pelo programa, a denio prtica de emancipao. Emancipao, empoderamento e poder so conceitos intrinsicamente relacionados (MOASSAB, 2008). Ao analisar as diferentes relaes de poder historicamente constitudas, Foucault (1988) identica alteraes signicativas naquilo que ele denomina Nos dias de hoje, vivemos em uma sobreposio de dois modelos de organizao social e de poder: disciplinares e de controle. Na sociedade soberana o poder sobre o corpo culminava com o privilgio de se apoderar da vida para suprimi-la (FOUCAULT, 1988, p. 128): tratava-se de um poder externo ao corpo, que o subjugava, o poder de causar a morte. Por sua vez, na sociedade disciplinar o poder, a despeito de permanecer externo ao corpo, no se apoderava dele para suprimi-lo, sendo, ao contrrio, necessrio fazer viver para organizar os corpos, classic-los, hierarquiz-los. O corpo individual era apenas parte de uma massa social a ser disciplinada. Ao contrrio destes dois, na sociedade de controle (ou lquida, como diria Bauman) o poder no atua mais somente sobre o corpo, mas tambm na constituio dos prprios sujeitos, que emergem ao ser interpelados pelos
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
9/19

sociedades soberana, disciplinar e de controle.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

discursos. Sob este aspecto, no algo que lhe seja externo, e sim interno. Ao mesmo tempo, no se trata mais de organizar as massas, mas de modalizar seus segmentos (tanto multiculturais quanto de mercado) a partir do controle internalizado dos indivduos-sujeitos. A preocupao em organizar, localizar e connar a massa nas suas instituies (escola, exrcito, fbrica) atravs dos seus aparelhos de represso e coero (castigos corporais nas escolas e exrcitos, o maquinrio pesado do trabalho repetitivo) convive atualmente com mecanismos de controle (senhas, carto de crdito, celular, cmeras de vigilncia) e aparelhos de seduo (os discursos convocadores dos media, da publicidade). Por conseguinte, vivemos numa sociedade de controle na qual o poder faz parte da prpria constituio dos sujeitos pelos discursos: nada nem ningum escapa de seus mecanismos; no h exterior possvel (MACHADO, 1979, p. XIV). Se a resistncia na sociedade disciplinar era desenhada por uma resistncia da massa, do operariado organizado em sindicatos, com suas reivindicaes contra o poder disciplinador, na sociedade de controle esse modelo inoperante. Como arma Boaventura Santos (2006, p. 281), no perodo do capitalismo desorganizado, desde o nal dos anos de 1970, alm de classes, o capitalismo produz diferena racial e de gnero. Neste contexto, as novas formas de resistncia encontraram, nas singularidades da multido, alternativas mais ecientes de combate ao

poder-controlador, o poder que se instaura por dentro. na multido e na reformulao simblica do cotidiano que est a potencialidade contra-hegemnica do mundo contemporneo, a possibilidade de resistncia. O processo de conquistar voz e alterar as relaes de poder que atravessam o cotidiano conduz ao empoderamento das populaes oprimidas que, ao m e ao cabo, parte essencial de um processo emancipatrio. Se por um lado Foucault colabora para um entendimento da microsica do poder e do biopoder que est em toda parte, Boaventura no qual o poder se manifesta distintamente, acrescenta novos mecanismos na luta contra o poder hegemnico. Um dos espaos estruturais apontados por Santos (2005), o espao domstico, foi, nas ltimas dcadas, objeto de forte politizao pelo movimento feminista. Na produo terica do movimento, um dos pontos centrais de reivindicao o empoderamento da mulher, trazendo para o escopo das relaes domsticas a questo do poder patriarcal dominante nas sociedades ocidentais (MILLET apud SIMES, 2007, p.18), pelo menos nos ltimos quatro sculos. A partir basicamente de Gramsci, Foucault e Freire, o conceito de empoderamento amadurecido ao longo das duas ltimas dcadas por diversas correntes do pensamento feminista (LEN, 2000). Ainda que nenhum destes tericos tenha abordado, nomeadamente, a questo do
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
10/19

Santos, ao pontuar diversos espaos estruturais

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

empoderamento, suas reexes sobre o poder como relao social foram fundamentais para as teorias feministas. Em linhas gerais, empoderar-se signica algum adquirir controle de sua prpria vida, adquirir habilidades de fazer coisas e de denir suas prprias agendas. Poder aqui compreendido em seu sentido alargado, desvinculado do Estado e disseminado por toda estrutura social. Nessa perspectiva, se o poder est em toda parte, as mudanas nas relaes de gnero baseadas no poder tm de acontecer em todos os tipos de relaes sociais (do pessoal ao institucional). O pensamento feminista negro, especialmente atravs de Patrcia Hill Collins (1991), tem papel fundamental na defesa do empoderamento enquanto conquista coletiva e no individual. Boaventura Santos (2007a, p. 266) arma que poder qualquer relao social regulada por uma troca desigual. Desigualdades no so apenas materiais e esto em relao profunda com desigualdades no materiais: educao, capacidades representacionais/comunicativas e expressivas, de oportunidades e de capacidades para organizar interesses e para participar autonomamente em processos de tomada de decises signicativas (SANTOS, 2007a, p. 267). As relaes sociais so exerccios de poder mediante o grau com que so desigualmente tratados os interesses das partes na relao (SANTOS, 2007a, p. 269). Todo o sistema de organizao em que se assenta a modernidade ocultou diversas formas de

opresso, como o racismo, as castas, o sexismo e o colonialismo. As populaes historicamente silenciadas so partes constitutivas da chamada ecologia de saberes necessria para a transio paradigmtica rumo suplantao do conhecimento de regulao de emancipao. Desta maneira, sendo o poder construdo nas relaes sociais, conforme apontam diversos pensadores, a emancipao , portanto, to relacional como o poder contra o qual se insurge. No h emancipao em si, mas antes relaes emancipatrias, relaes que criam vez mais iguais. As relaes emancipatrias desenvolvem-se, portanto, no interior das relaes de poder devendo-se, para tanto, transformar as capacidades que reproduzem o poder em capacidades que o destroem (SANTOS, 2007a, p. 269). As relaes emancipatrias seguem, desta maneira, em direo transformao social, com vistas a um mundo com menos desigualdades hierarquizantes, menos discrimininao e menos opresso e oprimidos. Em outras palavras, elas trabalham na tenso entre a luta por igualdade e o reconhecimento da diferena, animadas por um ethos redistributivo no sentido mais amplo da expresso, o qual implica a redistribuio de recursos materiais, sociais, polticos, culturais e simblicos (SANTOS, 2007b, p. 22). O poder se desamarra de uma relao exclusiva com o Estado, para estar em todos os aspectos da vida, neste caso tambm da vida domstica, que
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
11/19

um nmero cada vez maior de relaes cada

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

politizada pelas feministas e alcana os espaos estruturais que requerem cada qual estratgias diferenciadas para lidar com a tenso entre igualdade e diferena, tendo em vista neutralizar o sistema de trocas desiguais no qual estamos imersos. O jornalismo tem estado de modo geral, em sua quarta fase, segundo a diviso proposta por Marcondes Filho (2000), atado a esses novos processos biopolticos, fornecendo as receitas para cada leitor agenciar seu caminho rumo vitria segundo o princpio do desempenho ligado ao capital globalizado. Nessa direo a nica diferena que importa ao jornalismo hegemnico a que impulsiona o capital (SODR, 2002; CARNEVALLI, 2003; FREIRE FILHO; HERSCHMANN, 2007; DALY; HENRY; RYDER, 1997).

foi a alfabetizao de mais de 20% dos inscritos; reinsero no mercado de trabalho (24%); absoro como multiplicadores no prprio projeto (6%) e a abertura de negcios prprios, como a participante que abriu uma pequena lanchonete. Propomos aqui pensar uma duplicao da instncia de controle social: de um lado a construo sistmica com a participao j descrita de tcnicos de gesto e da populao; de outro, a auncia da multido, do coletivo de singularidades, de modos variegados e criativos, para fazer chegar outra instncia as vozes multilinguajeiras (evitando o no devem ser pensados de modo representativo, para no destruir o auxo criativo. No h como planejar essa participao/transformao a partir da linguagem sistmica, que deformaria todas as demandas de multido. O paradoxo terico que ao se aproximar do sistema e ao colocar suas demandas em termos da lgica sistmica a multido se desfaz em populao participante e torna-se povo. sempre a tenso viva entre multido e populao participativa que permite que a expresso da multido enfrente o colonialismo da lgica sistmica e seu processo comunicacional do marketing poltico, da publicidade eleitoral (a semiosfera) mencionada na primeira parte desse artigo. uma tenso a enfrentar democraticamente e no, como o enunciador de Veja constri, um destino. O PBF tenta atuar no eixo da desigualdade econmico-social, mas tambm no da excluso, ao trabalhar, por exemplo, com a famlia num
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
12/19

monolinguismo) do mundo da vida. Esses aportes

4.1 Multilinguismo
No PBF a sada do assistencialismo pode ser pensada a partir da atuao da instncia de controle social, que deveria construir sadas comunitrias, com base nas reivindicaes ao atendimento dos direitos coletivos. Um bom exemplo o projeto Promoo de Incluso Produtiva, desenvolvido como programa complementar ao PBF, pela prefeitura de Aracaju (SE), com o acompanhamento do conselho local. Em linhas gerais, o projeto busca identicar, estimular e valorizar vocaes, habilidades e potencialidades entre os benecirios do PBF, de modo a promover ocinas de capacitao focadas nas potencialidades identicadas. O resultado

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

sentido ampliado e no somente com aquela estrutura mononuclear patriarcal. A questo que a regulao social da modernidade capitalista apresenta uma contradio: por um lado, ela constitui processos que geram desigualdade e excluso, por outro cria dispositivos para controlar e manter dentro de certos limites esses processos, impedindo situaes extremas. Tais mecanismos visam uma gesto controlada do sistema de desigualdade e de excluso e, com isso, a reduo das possibilidades de emancipao social s que so possveis na vigncia do capitalismo (SANTOS, 2006: 282). Assim sendo, possvel pensar, como faz a mdia, que o programa originariamente assistencialista, mas no pelas razes construdas pelas reportagens, que no examinam de perto essa conjuno entre sistemas de desigualdade e de excluso, nem encaram seriamente os paradoxos da modernidade capitalista. Nesse rumo, preciso pensar dois eixos para enfrentamento da desigualdade: (1) por um lado, a populao/multido deve criar mecanismos de multido para que demandas do mundo vivido cheguem aos programas sistmicos, como o bolsa famlia e, a partir dele, criem outros que no dependam do Estado para sobreviver; por outro, (2) que esses vetores na direo mundo vivido sistema criem formas de socializao e de comunicao no subordinadas aos ditames sistmicos de racionalidade estratgica (que gerem os processos comunicacionais da sociedade de controle de que falamos acima), criando

mecanismos de incluso de baixo para cima e no somente de cima para baixo. S assim o PBF (seja de um ou outro partido poltico) deixar de constituir a nica forma de sada da condio de misria total, criando formas variegadas socializadas de construo de polticas de identidade e de igualdade. De acordo com Santos (2006, p. 313),
Sempre que estamos diante de diferenas no inferiorizadoras, a poltica de igualdade que as desconhece ou descaracteriza, converte-se contraditoriamente numa poltica de desigualdade. [] Sempre que estamos perante diferenas no inferiorizadoras, uma poltica de igualdade genuna a que permite a articulao horizontal entre identidades discrepantes e entre as diferenas em que elas assentam. Da o novo meta-direito intercultural []; temos o direito a ser iguais, sempre que a diferena nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza .

13/19

O empoderamento deve concentrar-se nessa ateno para a concretizao, em cada situao singular, do meta-direito intercultural. Isso se far importante principalmente quando o efeito de multido der um passo na direo de tornar as demandas multifacetadas em demandas de grupos sociais diferenciados para atender aos requisitos da lgica sistmica de equivalncias, ou seja, quando as diferenas tiverem de ser tornadas equivalentes num banco de dados estatal que alimenta polticas pblicas de diminuio das desigualdades e das excluses. nessa hora que as instncias de controle, como as do PBF, tero de ancorar-se em efeitos de multido para ampliar os benefcios do programa

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

na direo de outros canais empoderadores e de reduo da igualdade e da excluso. Defendemos, portanto, que o Programa Bolsa Famlia seja entendido de uma forma mais complexa do que essa criada por Veja, que seja pensado como apropriado pela sociedade, especialmente pelos seus beneciados, de modo que o programa se constitua de baixo pra cima ou de dentro pra fora, da multido para a multido, ao contrrio de programas assistencialistas nos quais as populaes so refns de imposies. Trata-se de acreditar na viabilidade de uma participao ativa e construtiva, em uma ao da multido de singularidades a partir e com o programa. Neste sentido, o desenho do programa sobre os pilares das condicionalidades, complementariedades e descentralizao apresenta as condies para uma sada performativa do assistencialismo. Resta ver em cada caso, em cada municpio, para qual lado a balana pesa localmente: emancipao ou assistencialismo.

Os movimentos sociais devem enfrentar a lgica sistmica a partir de processos de guerrilha, como aqueles das ocupaes do MST e dos Sem-Teto, e tambm criando vias multifacetadas (multivias) dentro de programas sistmicos. Quanto mais houver empoderamento dos dizeres da multido chegando s instncias de controle, e quanto maior a potncia da multido em constituir a dimenso emancipatria da territorialidade, menos o programa ser assistencialista. Em resumo: o PBF ser assistencialista se no houver participao da populao nas multido nas prprias instncias de controle. Esse territrio municipal em que se encontram a populao e os tcnicos do Estado, ao constituirse territorialidade, traz efeitos de multido, sendo a eclusa de que falava Habermas ao modelizar a relao entre sistema e mundo vivido (HABERMAS, 1997; PRADO, 2000). A questo que essa participao no pode ser pensada sob o modelo da representatividade de setores da sociedade civil, mas deve incorporar as expresses singulares da multido, para criar socialidades e territorialidades diferenciais que possam constituir mquinas de guerra deleuzianas (DELEUZE; GUATTARI, 1997) contra os efeitos perversos das mquinas comunicacionais sistmicas.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
14/19

instncias de controle e chegada dos efeitos de

5 Concluso
Finalmente, cabe mencionar a impossibilidade de uma anlise homognea, como quer a mdia, dos municpios participantes do PBF. Com efeito, demasiado supercial arm-lo assistencialista ou emancipatrio a priori. As singularidades prprias da multido emergem de modo que a balana penda para um lado ou para outro em cada territorialidade constituda a partir da gesto e participao da populao no programa.

Referncias
BADIOU, A. Para uma nova teoria do sujeito. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. Programa Bolsa Famlia: guia do gestor. Braslia: 2006a. Disponvel em: < www.mds.
gov.br/programabolsafamilia/.../guia_gestor_bolsa_ familia.pdf>.

publishing industry. Boston: Allin e Bacon, 1997. DELEUZE, G. Conversaes. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1992. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. So Paulo: Ed. 34, 1997. (v. 5) EDWARD, P. The ethical poverty line: a moral denition of absolute poverty. Poverty in focus, Braslia, p. 14-16, dez. 2006. Disponvel em: < http://www.ipc-undp.org/pub/IPCPovertyInFocus9. pdf> FAUSTO NETO, A. Comunicao e mdia impressa. So Paulo: Hacker, 1999. ______. Mortes em derrapagens: os casos Corona e Cazuza no discurso da comunicao de massa. Rio de Janeiro: Rio Fundo1995. FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. FREIRE FILHO J.; HERSCHMANN, M. (Org.). Novos rumos da cultura da mdia. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. GOMES, M. R. Jornalismo e losoa da comunicao. So Paulo: Escrituras, 2004. ______. Jornalismo e cincias da linguagem. So Paulo: Hacker, 2000. GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. So Paulo: Annablume, 2005. HABERMAS, J. Direito e democracia: entre
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
15/19

______. Seminrio Internacional Bolsa Famlia: 02 anos superando a fome e a pobreza no Brasil. Braslia, 2006b. BRITOS, V. C.; COLLAR, M. S. Direito
comunicao e democratizao no Brasil. In:

SARAVIA, E.; PIERANTI, O. P.; MARTINS, P. E. M. (Org.). Democracia e regulao dos meios de comunicao de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2008. CHAMBERS, R. What is poverty? Who asks? Who answers? Poverty in focus, Braslia, p. 3-4, dez. 2006. Disponvel em: < http://www.ipc-undp.org/ pub/IPCPovertyInFocus9.pdf> CARNEVALLI, M. A. Indispensvel o leitor: o novo papel das revistas semanais de informao no Brasil. 2003, 400 f. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Escola de Comunicao e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003. Orientador: Jos Coelho Sobrinho. COLLINS, P. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Nova York: Routledge, 1991. DALY, C.P.; HENRY, P.; RYDER, E. The magazine

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1997. LAZZARATO, M. As revolues do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. LEN, M. Empoderamiento: relaciones de las mujeres com el poder. Revista Estudos Feministas. Florianpolis, v. 8, p. 191-205. 2000. Dossi Advocacy Feminista. MACHADO, R. Introduo: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. MARCONDES FILHO, C. Comunicao e jornalismo a saga dos ces perdidos. So Paulo: Hacker, 2000. MOASSAB, A. Brasil Periferia(s): a comunicao insurgente do hip hop. 295 f. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2008. Orientador: Prof. Dr. Jos Luiz Aidar Prado. NEGRI, A. 5 lies sobre o Imprio. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. NEGRI, A.; HARDT, M. Multido: guerra e democracia na era do imprio. Rio de Janeiro: Record, 2005. PRADO, J. L. A. Teoria da comunicao e discurso sobre a globalizao: crtica ou marketing? In: IANNI, O. et al. Desaos da comunicao. Petrpolis: Vozes, 2000. ______. O perl dos vencedores em Veja. Revista

Fronteiras, So Leopoldo, v. V, n. 2, p. 77-96, 2003. ______. The construction of the other in a brazilian weekly magazine. Brazilian Journalism Research, Braslia, v.1, n. 2, 2005. ______. Regimes cognitivos e estsicos da era comunicacional: da invisibilidade de prticas sociologia das ausncias. Revista Comunicao, Mdia e Consumo, So Paulo, 2006a. ______. As narrativas do corpo saudvel na era da Grande Sade. In: ENCONTRO NACIONAL DE Porto Alegre. Anais.... Porto Alegre: SBPJor, 2006b. PRADO, J. L.A. et al. A inveno do mesmo e do outro na mdia semanal. So Paulo: Edio do autor, 2008. 1 DVD em hipermdia. PRADO, J. L. A.; CAZELOTO, E. Valor e comunicao no capitalismo globalizado. E-Comps, n. 6, set. 2006. Disponvel em: <http:// www.compos.org.br/e%2Dcompos/>. Acesso em: 2 out. 2010. PRADO, J. L. A.; DUNKER, C. iek Crtico. So Paulo: Hacker, 2005. RANIS, G.; STEWART F.; SAMMAN, E. Human development: beyond the HDI. Poverty in focus, Braslia, p. 12-14, dez. 2006. Disponvel em: < http://www.ipc-undp.org/pub/IPCPovertyInFocus9. pdf> RAFFESTIN, C. Por uma geograa do poder. So
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
16/19

PESQUISADORES EM JORNALISMO, 6., 2006.

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

Paulo: tica, 1993. SANTOS, B. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. So Paulo: Cortez, 2005. ______. A gramtica do tempo. So Paulo: Cortez, 2006. ______. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2007a. ______. Para alm do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crtica Cincias Sociais, n. 78, p. 3-46, out. 2007b. SARAVIA, E.; PIERANTI, O. P.; MARTINS, P. E. M. (Org.). Democracia e regulao dos meios de comunicao de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2008. SILVERSTONE, R. Por que estudar a mdia? So Paulo: Loyola, 1999. SIMES, R. A violncia contra as mulheres nos media: lutas de gnero no discurso das notcias (1975-2002). Coimbra: Coimbra Editora, 2007. SODR, M. Antropolgica do espelho. Petrpolis: Vozes, 2002. ______. Claro e escuros: identidade, povo e mdia no Brasil. Petrpolis:Vozes, 1999. VIRNO, P. A grammar of the multitude. Nova York: Semiotext(e), 2004.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
17/19

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

The Brazilian Family Grant Program in Veja governmental welfarism or mediatic resent?
Abstract: This text discusses some aspects of the Brazilian Family Grant Program, related to the overcoming of socioeconomical inequalities in the conuence between the lifeworld and sistemic instances of communication society. The weekly magazine afrms that such Program is welfarist. We will examine the texts from the weekly magazine Veja (from 2005 and 2006), concerning the Program. Hence, we place our research question: how can the population make the Family Grant Program an emancipatory device throughout the creation of new sociabilities? Does the Family Grant Program tolerates in its bureaucratic frame - the expression of multitude effects (plurilinguistic ones), which are able to create emancipatory effects over and above the income transfer (empowerment, improvement of well-being)? How to face the paradox of setting their demands in participative and sistemic ways, since the multitude effects - which come from the lifeworld might be lost? Keywords: Brazilian Family Grant Program; welfarism; emancipation; communication societies; control society.

El Programa Bolsa Familia en la revista Veja Asistencialismo governamental o resentimiento meditico?


Resumen: Este texto discute aspectos del Programa Bolsa Familia vinculados a la superacin de las desigualdades socioeconmicas en la conuencia entre mundo vivido e instancias sistmicas de la sociedad de la comunicacin. El medio semanal arma que el programa es asistencialista. Examinaremos reportajes de Veja de 2005 y 2006 sobre este programa. As, nuestra cuestin se formula de la manera siguiente: cmo la poblacin puede tornar al PBF emancipatorio por medio de la creacin de nuevas sociabilidades? El PBF soporta de multitud (plurilingusticos) que puedan crear efectos emancipatorios ms all de la transferencia de ingresos (empoderamiento, mejora del estado de bienestar)? Cmo enfrentar la paradoja de que al postular sus demandas de modo participativo y sistmico, pueden perderse los efectos de multitud oriundos del mundo da vida? Palabras clave: Programa Bolsa Familia, asistencialismo, empoderamiento, emancipacin, sociedades de la comunicacin, sociedad de control.
Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.
18/19

en su corte burocrtico la expresin de efectos

Recebido em:
22 de janeiro de 2011

Aceito em:
13 de junho de 2011

www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 |

Expediente
A revista E-Comps a publicao cientca em formato eletrnico da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao (Comps). Lanada em 2004, tem como principal nalidade difundir a produo acadmica de pesquisadores da rea de Comunicao, inseridos em instituies do Brasil e do exterior.

E-COMPS | www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599 Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao. Braslia, v.14, n.1, jan/abr. 2011 A identicao das edies, a partir de 2008, passa a ser volume anual com trs nmeros.

CONSELHO EDITORIAL

Afonso Albuquerque, Universidade Federal Fluminense, Brasil Alberto Carlos Augusto Klein, Universidade Estadual de Londrina, Brasil Alex Fernando Teixeira Primo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Pontifcia Universidade Catlica do
Rio Grande do Sul, Brasil

do Norte, Brasil

Simone Maria Andrade Pereira de S, Universidade Federal Fluminense, Brasil Tiago Quiroga Fausto Neto, Universidade de Braslia, Brasil Suzete Venturelli, Universidade de Braslia, Brasil Valrio Cruz Brittos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil Valerio Fuenzalida Fernndez, Puc-Chile, Chile Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil Vera Regina Veiga Frana, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

COMISSO EDITORIAL Adriana Braga | Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Brasil Felipe Costa Trotta | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil CONSULTORES AD HOC dison Gastaldo | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil Gisela Grangeiro da Silva Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil Helio Kuramoto, Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia, Brasil Juliano Maurcio de Carvalho, Universidade Estadual Paulista, Brasil Maria Helena Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Paulo Carneiro da Cunha Filho, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Vera Regina Veiga Frana, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil EDIO DE TEXTO E RESUMOS | Susane Barros SECRETRIA EXECUTIVA | Juliana Depin EDITORAO ELETRNICA | Roka Estdio

COMPS | www.compos.org.br Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao Presidente Itania Maria Mota Gomes Universidade Federal da Bahia, Brasil
itania@ufba.br

Vice-presidente Julio Pinto Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Brasil


juliopinto@pucminas.br

Secretria-Geral Ana Carolina Escosteguy Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil
carolad@pucrs.br

Revista da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao | E-comps, Braslia, v.14, n.1, jan./abr. 2011.

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Ana Silvia Lopes Davi Mdola, Universidade Estadual Paulista, Brasil Andr Luiz Martins Lemos, Universidade Federal da Bahia, Brasil ngela Freire Prysthon, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Angela Cristina Salgueiro Marques, Faculdade Csper Lbero (So Paulo), Brasil Antnio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil Antonio Carlos Hohlfeldt, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil Antonio Roberto Chiachiri Filho, Faculdade Csper Lbero, Brasil Arlindo Ribeiro Machado, Universidade de So Paulo, Brasil Arthur Autran Franco de S Neto, Universidade Federal de So Carlos, Brasil Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense, Brasil Csar Geraldo Guimares, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil Denilson Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Denize Correa Araujo, Universidade Tuiuti do Paran, Brasil Edilson Cazeloto, Universidade Paulista , Brasil Eduardo Peuela Caizal, Universidade Paulista, Brasil Eduardo Vicente, Universidade de So Paulo, Brasil Eneus Trindade, Universidade de So Paulo, Brasil Erick Felinto de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Florence Dravet, Universidade Catlica de Braslia, Brasil Francisco Eduardo Menezes Martins, Universidade Tuiuti do Paran, Brasil Gelson Santana, Universidade Anhembi/Morumbi, Brasil Gilson Vieira Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, Brasil Gislene da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil Guillermo Orozco Gmez, Universidad de Guadalajara Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil Hector Ospina, Universidad de Manizales, Colmbia Herom Vargas, Universidade Municipal de So Caetano do Sul, Brasil Ieda Tucherman, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Ins Vitorino, Universidade Federal do Cear, Brasil Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Jay David Bolter, Georgia Institute of Technology Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Joo Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

John DH Downing, University of Texas at Austin, Estados Unidos Jos Afonso da Silva Junior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Jos Carlos Rodrigues, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Brasil Jos Luiz Aidar Prado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Brasil Jos Luiz Warren Jardim Gomes Braga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil Juremir Machado da Silva, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Brasil Laan Mendes Barros, Universidade Metodista de So Paulo, Brasil Lance Strate, Fordham University, USA, Estados Unidos Lorraine Leu, University of Bristol, Gr-Bretanha Lucia Leo, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Brasil Luciana Panke, Universidade Federal do Paran, Brasil Luiz Claudio Martino, Universidade de Braslia, Brasil Malena Segura Contrera, Universidade Paulista, Brasil Mrcio de Vasconcellos Serelle, Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Brasil Maria Aparecida Baccega, Universidade de So Paulo e Escola Superior de
Propaganda e Marketing, Brasil

19/19

Maria das Graas Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Universidade de So Paulo, Brasil Maria Luiza Martins de Mendona, Universidade Federal de Gois, Brasil Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista, Brasil Mauro Pereira Porto, Tulane University, Estados Unidos Nilda Aparecida Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Paulo Roberto Gibaldi Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Potiguara Mendes Silveira Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil Renato Cordeiro Gomes, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Brasil Robert K Logan, University of Toronto, Canad Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Rosana de Lima Soares, Universidade de So Paulo, Brasil Rose Melo Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil Rossana Reguillo, Instituto de Estudos Superiores do Ocidente, Mexico Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Sebastio Carlos de Morais Squirra, Universidade Metodista de So Paulo, Brasil Sebastio Guilherme Albano da Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Anda mungkin juga menyukai