Anda di halaman 1dari 3

Manual de Redao Discursiva A redao discursiva tem sido o calcanhar-de-Aquiles dos candidatos a uma vaga para a carreira pblica.

Ento, que tal a!er o passo-a-passo para se redigir uma redao de e"cel#ncia$ %amos &s etapas' () - Direto ao tema da redao* leia o tema da redao em primeiro lugar. +enhum dos te"tos da prova a,uda a entender as nuances do tema. -ode at. ser que ha,a uma esp.cie de linha condutora para a prova / por e"emplo* .tica /, por.m em nada os te"tos podem a,udar. -rimeiro, porque no se pode usar trecho ou rases do te"to em si0 segundo, porque eles podem at. mesmo atrapalhar, con undindo o candidato quanto & correo da premissa utili!ada. A leitura do tema a! com que nossa cabea comece a pensar o que sabemos sobre aquele determinado assunto. Assim, as ideias aparecem com toda a ora. 1mas boas, outras nem tanto. +esse momento, precisaremos da segunda etapa. 2) - 3ogando ideias no papel* anote todas as id.ias que aparecerem na sua cabea ao pensar sobre o tema, no dei"e nada de ora. 4sso, na publicidade, na administrao, chama-se brain storm / chuva de ideias, numa traduo mais livre. +essa etapa, as ideias estaro desordenadas e parecero no ter algo em comum. Agora . a hora da 56 etapa. 5) - 7rgani!ando as ideias* procure pontos em comum que possam unir v8rios desses t9picos elencados para a!er parte de um par8gra o0 e outros elementos que possam se ,untar em outro par8gra o. 7 m:nimo de par8gra os de desenvolvimento de um te"to . dois. ;r#s par8gra os so ideais. <8 tipos conhecidos de organi!ao e muito utili!ados em te"tos dissertativos. Desenvolvimento por* causa=consequ#ncia=soluo / em que se apontam as causas do problema apresentado e as consequ#ncias de tal problema0 e"por as solu>es pode ser uma opo=concluso boa a esse tipo de te"to. comparao=contraste / consiste em apresentar os contrastes do tema apresentado e compar8-lo a outro t9pico relacionado. aluso hist9rica / neste desenvolvimento, a!-se um hist9rico sobre o tema com acentuando as qualidades ou os de eitos do problema apresentado. detalhamento=e"empli icao / d8-se quando o te"to . constru:do com e"emplos e detalhes daquilo que se quer di!er0 chega-se a se con undir com um te"to descritivo, mas ainda serve para de ender a tese em questo. Este tipo . muito comum em te"to em que se tem de di!er os pra!os de prescrio de leis e comiss>es, por e"emplo. conceituao / h8 temas que e"igem conceitos de tratamentos, leis, undamentos, assim este tipo de te"to serve muito bem. ?eralmente, em temas de sade se pede bastante tal tipo de desenvolvimento.

e"plicao=a irmao / de longe o mais utili!ado dos tipos de desenvolvimento, este deve apontar as a irma>es sobre o tema, re orando a verdade dos atos escolhidos para embasar a tese. ;emas mais atuais se utili!am desse tipo de te"to para que se perceba a acuidade do escritor quanto & ormulao de assertivas=premissas verdadeiras.

E"istem outros tantos tipos de desenvolvimento, por.m, menos utili!ados em provas de concursos. Devemos nos lembrar de que h8 possibilidade de se escrever par8gra os de um mesmo te"to com tipos de construo di erente. Ento, posso ter o primeiro par8gra o de um te"to constru:do por e"empli icao e outro por comparao e contraste. -ara isso, contudo, deve-se dominar bem a arte de escrever para que no se caia em erro de coeso. Agora que sabemos construir um pensamento bem estruturado, pelo menos em conceito, podemos partir para as outras etapas para a redao de e"cel#ncia. @) - ;ecendo o desenvolvimento* chegou a hora de colocar a mo na massa, ou melhor / na caneta' Aomea-se a escrever o te"to pelo desenvolvimento / a inal de contas, ele ,8 est8 pronto, pois a pr9pria diviso dos assuntos ser8 a diviso dos par8gra os. A ra!o por que devemos escrever o desenvolvimento antes da introduo . simples. 7 par8gra o de introduo consiste em apresentar o te"to ao leitor / no nosso caso, o e"aminador do concurso /, de maneira abrangente com uma linguagem geral. Bendo assim, como escrever um par8gra o para apresentar algo, se nada temos escrito ainda$ 38 o desenvolvimento est8 sendo constru:do em nossa mente desde o momento em que lemos o tema da redao, passando e"posio das ideias e terminando na organi!ao dessas ideias. C) - ;ecendo a introduo* para escrever a introduo de um te"to dissertativo, . necess8rio que se aa um resumo dos par8gra os do desenvolvimento. A introduo deve conter o assunto e a tese a serem analisados, a e"posio clara e ob,etiva dos argumentos que sero e"plicados e o que se pode esperar da concluso do te"to. D) - ;ecendo a concluso* a concluso talve! se,a o mais di :cil dos par8gra os a serem escritos. Bendo o ltimo, atalmente corre-se o risco de ser redundante, repetitivo quando da sua con eco. -ara que isso no acontea, basta que se escreva um par8gra o com olhos para o uturo, ou se,a, com indicao de solu>es ao que se tenha apresentado, sa:das para o que se e"p>es como problemas. E) - Fa!endo a prova ob,etiva* depois de a!er o rascunho da redao, com tudo escrito e bem marcado cada par8gra o, deve-se a!er a prova ob,etiva. Aomea-se pela mat.ria que mais se sabe, em ordem decrescente, deve-se a!er a prova toda. Depois, ainda se devem passar para o gabarito de initivo as respostas. Esta etapa . de suma importGncia. Aom ela, consegue-se o distanciamento necess8rio para que o c.rebro tenha o descanso adequado. Assim, a correo dos pequenos equ:vocos que podem ter ocorridos na hora de escrever o te"to.

Huando se l# o te"to no mesmo momento em que se escreve, apenas se lembra o que ora escrito e no se l# e etivamente. Aom a prova ob,etiva eita, as mat.rias relembradas a!em com que se esquea a escrita. 7s erros gramaticais t#m tirado muitos candidatos bons da competio, por d.cimos' I) - -assando a limpo* passe a limpo sua redao, escrevendo-a com uma letra que deve ser leg:vel, no se preocupe com seu tipo de letra. Be,a ele qual or, atente apenas para sua legibilidade. Aom cuidado, corri,a os poss:veis escorreg>es que se tenha cometido. -rincipalmente de clare!a e ob,etividade. +o reescreva nenhum par8gra o, no re aa ou queira inserir um argumento para o te"to. 7 momento de organi!ao ,8 passou e voc# oi muito coerente com ele, no . mesmo$ Esse so os oito passos para se redigir um e"celente te"to. Aontudo, algumas dicas so necess8rias para di erenciar o modo de correo das bancas. E"ceto o Aespe, todas as outras bancas e"igem uma redao discursiva completa* com introduo, desenvolvimento e concluso. E o Aespe no e"ige isso tudo$ +o. 7 Aespe, em noventa e nove por cento dos comandos, solicita que se disserte sobre tr#s t9picos, ,8 determinando, assim, os par8gra os do desenvolvimento. Anos de e"peri#ncia me permitem a irmar que no se precisa de introduo nem de concluso quando se solicitam os t9picos. Jasta que / de maneira organi!ada, clara e ob,etiva / se aam as e"plana>es necess8rias acerca de cada t9pico. Aada t9pico em seu par8gra o. A ltima dica . sobre a escrita do par8gra o em si. 7 que deve compor um par8gra o para que ele este,a completo . a mesma estrutura de uma redao completa* introduo do par8gra o, desenvolvimento e concluso. +a introduo do par8gra o, deve-se apresentar o assunto do par8gra o que se escreve, de orma mais clara e ob,etiva poss:vel. +o desenvolvimento do par8gra o, deve-se e"plicar apenas o assunto de que se trata, de maneira completa e espec: ica. E, por im, na concluso do par8gra o, pode-se tanto echar a ideia tratada quanto unir o par8gra o em questo ao pr9"imo. As dicas deste artigo visam a orientar o candidato para a con eco do bom te"to. Bo sugest>es a serem seguidas e de comprovado sucesso nos certames mais di :ceis do pa:s. -ortanto, aproveitem, treinem bastante, e"ercitem seu c.rebro, aam bastantes reda>es e peam orientao pro issional para aparar as arestas restantes. Kembre-se de que contedo L t.cnica M redao de e"cel#ncia. Escrevam' -ro essor Diego Amorim

Anda mungkin juga menyukai