Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN GEORGE RAZERA, JOO PIEROSAN

CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA

EXPERIMENTO 1, LABORATRIO 3
CONTEXTUALIZANDO O USO DO AMBIENTE DE LABORATRIO

20 DE SETEMBRO DE 2013 CURITIBA - PARAN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

ENGENHARIA ELTRICA

GEORGE RAZERA, JOO PIEROSAN

EXPERIMENTO 1, LABORATRIO 3

CONTEXTUALIZANDO O USO DO AMBIENTE DE LABORATRIO

PROF EDSON JOS PACHECO

O Teorema da Superposio diz que podemos fazer a anlise de circuitos com duas ou mais fontes verificando o efeito das fontes separadamente; no importando a natureza delas, CC ou CA. soluao para circuitos que possuem duas fontes CA com frequncias diferentes tambm, podendo analisar o resultado dessas duas sobre a carga. Temos como objetivo neste experimento testar e comprovar, atravs de valores medidos de tenso e corrente, a utilidade do Teorema da Superposio. Ser desmostrado o equacionamento do problema atravs desse teorema e os valores medidos para comprovar a veracidade. Foram utilizados . Fonte de alimentao CC . Multimetro digital . Um osciloscpio digital . Fonte de alimentao CA ( Wavegen do osciloscpio ) . Protoboard . Cabos e ponteiras disponveis no laboratrio . Resitores 1k , 220 e 330 Para a realizao do experimento, foi seguida a ordem mostrada na folha do experimento , aqui mostrada quando for necessria Na parte 1, montamos o circuito com as duas fontes CC, como disposto na figura 1 e calculamos os valores de Rt, I3 e V3 para Vb em curto-circuito ( figura 2 ) atravs da Anlise das malhas. Logo aps repetimos o processo com a fonte Vb presente no circuito e a fonte Va curtocircuitada, como mostra a figura 3 e entao analisamos o circuito completo, com as fontas Va e Vb ativadas e obtivemos os valores dispostos na tabela ( figura 4 ) . No clculo e mediao do Rt com as duas fontes ativas, temos um impasse, uma vez que o clculo de Rt leva em conta a impedncia vista por um ponto, j que no h sentido ter esse equivalente por pontos diferentes, no foi apresentado o valor desses.

Figura 1. Circuito CC completo

Figura 2. Circuito CC com fonte Vb curto-circuitada

Figura 3. Circuito CC com fonte Va curto-circuitada Figura 4. Tabela com dados calculados e medidos

Na segunda parte do experimento, foi testado o Teorema da Superposio em um circuito que apresentava uma fonte CA e uma fonte CC ( figura 5 )

Figura 5. Circuito completo com fonte CA e fonte CC O mesmo procedimento utilizado na primeira parte, foi usado tambm na segunda. Foi utilizado fasores para obteno das respostas. Os valores obtidos para as perguntas( figura 6 ), so exibidas na tabela ( figura 7) e no grfico ( figura 8) nas folhas seguintes.

Figura 6. Dados necessrios

Figura 7. Dados com valores medidos e calculados Como comentado na primeira parte, no faz sentido calcular nem medir o Rt vista por duas fontes diferentes.

1 . Os valores medidos e calculados de I3 e V3 para o circuito completo esto de acordo com o esperado ? Sim, mesmo utilizando uma fonte CA e CC, o Teorema da Superposio ainda consegue indicar dados concisos. A queda de tensao nos resistores de ambas as fontes condizente com o nvel de tensao inicial, no dependendo se o sinal constante ou senoidal. Portanto esto de acordo com o esperado.

Figura 8. Grfico da resposta do circuito com fontes CA e CC Ponto G = 0,92V Ponto F = 3,46V Funo : f(t) = sen(100*t) * 1.27 + 2.19V Grfico obtido do programa Geogebra Verso 3.2

Anda mungkin juga menyukai