Anda di halaman 1dari 8

Editorial JORNAL GERMINAL, EDIO 3, DEZEMBRO DE 2013

movimento, organizao coletiva, milhes, necessidade da unidade da esquerda! Mas tambm, junto com essas, seus pares dialticos: conservadorismo, individualismo, sentimento anti-organizao, esmagamento e criminalizao dos que lutam... Trabalhadores no governo federal, o capitalismo em nosso pas indo muito bem, obrigado!, e as formas de luta voltadas a repetir a institucionalidade ou a ficarem paradas em um canto de sala, falando baixo, esperando que aparea uma classe trabalhadora sonho bonito. E apenas um sonho, idealista e tosco. Ano que vem, nosso despreparo no poder ser justificado do mesmo jeito, porque tivemos a chance, este ano, de como uma motocicleta veloz, com a qual a nica tarefa seria montar em cima e voar para alm do horizonte. Seguramente, um nos agarrar autocrtica. O que faremos dela? Fotos e posts para o facebook? Artigos acadmicos? Deboches arrogantes? Ou tentaremos, de fato, fazer da autocrtica uma oportunidade, mesmo que pequena e inicial, para dar respostas diferentes ao que vir? Porque no ser pouco que, contra ns, vir. Nem podemos deixar que ns sejamos, no de novo, dispersos e quase inofensivos. afirmar, sem concesses e com as ruas, que no vai ter Copa! Buscando explorar nessa palavra de ordem a fora que tem a radicalidade dos que estaremos nas ruas e seremos novamente atacados, mas no sem arrancar vitrias para a reorganizao da dispersa. E porque temos convico de que devemos fazer, da luta, experincia que soma para estarmos ao mesmo lado da trincheira contra um inimigo comum! esquerda em nosso pas. Falamos em reorganizao porque sabemos que somos a maioria, embora uma maioria hoje Em um segundo eixo, destacamos alguns aspectos da especificidade das lutas da educao, onde temos atuado. A palavra de ordem unidade pra lutar! Destacamos, nesta edio do Jornal Germinal, dois eixos. Um primeiro para O despreparo com que lidamos com todo tipo de boca e voz pode ser explicado por dez anos de Partido dos Esse ano algumas palavras voltaram s bocas silenciosas ou desesperanadas das ruas. Entre elas, radicalidade,

Para tanto, abordamos alguns textos sobre formao profissional, empresas juniores, bem como realizamos duas entrevistas, com uma professora e uma estudante, militantes do movimento da educao, relativas a pautas sobre as quais no h tempo a perder: Educao em 2014, que comeou j este ano, com a organizao do Encontro Regional em Sergipe! Boa leitura! No se cale, no se conforme, no se iluda: s a luta, organizada e coletiva, muda a vida! a luta contra a privatizao dos hospitais universitrios (contra a EBSERH) e a construo do Encontro Nacional da

NO VAI TER COPA!

Como fruto da luta! Pra experincia de organizao! Pra que a coletividade seja caminho!
No fiques imvel/ na beira do caminho/ no congeles o jbilo/ no queiras com apatia/ no te salves agora/ nem nunca/ no te salves/ no te enchas de calma/ no reserves do mundo/ s um recanto tranquilo/ no deixes cair as plpebras/ pesadas como julgamentos/ no fiques sem lbios/ no durmas sem sono/ no te penses sem sangue/ no te julgues sem tempo

porm se/ apesar de tudo/ no podes evitar/ e congelas o jbilo/ e queres com apatia/ e te salvas agora/ e te enches de calma/ e reservas do mundo/ s um recanto tranquilo/ e deixas cair as plpebras/ pesadas como julgamentos/ e te secas sem lbios / e adormeces sem sono/ e te pensas sem sangue/ e te julgas sem tempo/ e ficas imvel/ na beira do caminho/ e te salvas/ ento/ no fiques comigo (Benedetti)

H vinte anos no saamos s ruas como em 2013. Enferrujados, pessimistas, fragmentados, entre isolados, pelegos e reacionrios, todos nos surpreendemos com o quanto nos faltava organizao coletiva, esperana e convico no que podemos construir, no radicalmente novo. Poucos meses passados, entretanto, alguns rapidamente voltaram pra casa ou pro conservadorismo das respostas velhas, como eleies e conformismo. Mas as contradies em nosso pas no diminuram, nem ns podemos nos acomodar! Ano que vem seguiremos sem sade, moradia, educao, transporte, trabalho digno. Mas, mais do que isso, seremos sacudidos por mais remoes, criminalizao dos movimentos sociais, destinao de verbas dos trabalhadores para aqueles que os exploram, em graus cada vez maiores. A pergunta no sobre a Copa ser boa ou ruim. J sabemos o quanto ela no foi feita para ns. A pergunta se nos preparamos ou no para isso.

Para nos prepararmos, preciso ter clareza de por que razes ela no foi feita para ns. necessrio identificar os donos desses jogos, que no vo deixar de ditar as regras da economia e da poltica aps a Copa. Juntam esforos governos, FIFA, setores do capital local e estrangeiro, que com variados modos de articulao puderam preparar e requintar um reforo jurdico e ideolgico para a plena lucratividade e atendimento de seus interesses. Como nos articulamos em relao a esses interesses e seus agentes?

A) Retirada de direitos como a meia-entrada e outros dos consumidores (Artigo 26); B) Restries ao trabalho informal, comrcio de rua e popular durante os jogos (Artigo 11); C) Limitao transmisso dos jogos por rdio, televiso e internet (Artigo 16, inciso IV); D) Responsabilizao da Unio Federal (ao invs de Fifa) por quaisquer danos e prejuzos causados ao evento privado (artigo 22, 23 e 24); E) Criao de novos tipos penais, limitando liberdade de manifestao e mesmo de criatividade (Artigos 31 a 34); F) Violao do Estatuto do Torcedor em favor do monoplio da Fifa (Art. 67); G) Privatizao de smbolos oficiais e do patrimnio cultural brasileiro pela Fifa atravs de procedimento especial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI , dando margem a abusos nas reservas de patente (Artigo 4 a 7); H) Infrao direta ao Cdigo de Defesa do Consumidor, isentando a Fifa de responsabilidade civil (art. 27, I), permitindo venda casada (art. 27, II) e clusula penal (art. 27, III), alm de restrio liberdade de escolha do consumidor (art. 11).

Alguns pequenos problemas da Lei Geral da Copa

Nos prepararmos, enfim, exige que abandonemos de vez as burocracias falidas como UNE, UBES e CUT e apostemos na unidade dos que lutam! Mesmo que pareamos poucos, no tempo de contar com quem h dcadas constri a cooptao, o aparelhamento e o apassivamento das lutas! destes a culpa por parecermos poucos! contra estes que, dia aps dia, apostamos na inquietao de explorados e oprimidos, para que possamos, contra os que hoje se consideram maioria, mostrar a fora de quem efetivamente aposta na luta organizada e coletiva!

Precisamos afirmar com convico, com a radicalidade ensinada pelas ruas: no que depender de ns, no vai ter Copa! No queremos que nossas cidades sejam tomadas por uma paz e uma higienizao para ingls ver! Repudiamos as remoes foradas e a tentativa da Lei Geral da Copa de limitao de greves e manifestaes coletivas, que coloca nossa liberdade de expresso abaixo do direito ao turismo de estrangeiros! Tambm repudiamos a proposta de regulamentao da cafetinagem do Dep. Jean Wyllys, bem como nos colocamos ao lado das travestis que tem sido constrangidas a deixar as ruas!

Guia didtico de como ser preso na Copa:


1- Cometer um ato dito terrorista (como portar vinagre) nos meses prximos ao da Copa (8 a 30 anos); 2 - Dificultar o acesso de internet ou sistema de informtica relacionado aos eventos da copa (deteno mais multa); 3- Estar ligado ao uso de drogas ou substancias proibidas pela FIFA a fim de prejudicar o desempenho de atletas. (2 a 6 anos mais multa); 4 -Fazer greve nos servios relacionados a energia eltrica, combustveis, assistncia hospitalar, tratamento e abastecimento de gua, trasporte coletivo, telecomunicaes, hotelaria, servios bancrios, etc. Ou seja, qualquer trabalho que de algum modo esteja ligado s atividades da Copa.

Nos prepararmos, enfim, exige que abandonemos de vez as burocracias falidas como UNE, UBES e CUT e apostemos na unidade dos que lutam! Mesmo que pareamos poucos, no tempo de contar com quem h dcadas constri a cooptao, o aparelhamento e o apassivamento das lutas! destes a culpa por parecermos poucos! contra estes que, dia aps dia, apostamos na inquietao de explorados e oprimidos, para que possamos, contra os que hoje se consideram maioria, mostrar a fora de quem efetivamente aposta na luta organizada e coletiva!

Onde voc vai estar durante a Copa?

J nos impuseram o fim da histria. J disseram que ramos a gerao isso, aquilo e qualquer outra coisa que no consciente e politizada. Chega a hora de provar nossa responsabilidade histrica! Mas como? Individualmente certamente no o faremos. Por outro lado, olhamos ao redor e, no geral, vemos cooptao, autoproclamao, aposta em algumas prticas e instrumentos carcomidos. A disputa por cargos ou locais de visibilidade, reflexos de um disputismo desmedido e de demarcaes inconsequentes, pouco agregam reorganizao do movimento estudantil. A resposta mais fcil usar essa conjuntura como desculpa para o imobilismo. Mas diante do chamado histrico de junho e do que vir ano que vem aceitaremos retornar aos desabafos de facebook, sozinhos e aliviados em nossas conscincias? Nesse sentido, a reorganizao do movimento estudantil uma necessidade. A construo de instrumentos concretos e unitrios de luta no ser feita por dentro da Oposio de Esquerda da UNE ou na ANEL, mas nas (e pelas) bases estudantis (Centros e Diretrios Acadmicos, Coletivos Locais, DCEs, Executivas e Federaes de Curso, em contato direto com os/as estudantes). Refutamos a existncia de uma direo iluminada, que verticalmente, trata os/as estudantes como base amorfa e despolitizada. Estudante tem voz, e precisa ser ouvido/a! Por isso, perguntamos: onde voc vai estar no ano da Copa? Para que a histria no nos pegue novamente dispersos e temerosos, reorganizar-se um caminho. Mas caminhos fazemos andando. Como estudantes, chamamos ao mnimo: politizar nossos espaos de estudo! Construir coletividades com aqueles que nos so

Breve sistematizao de debates e campanhas que vem sendo feitos em algumas federaes e executivas
(Movimente-se, conhea sua entidade! Organize-se e reorganize!):
DENEM (Medicina): trabalho mdico; determinao do processo sade-doena; manifestaes de junho; megaeventos e a falta de financiamento do SUS; Campanha GTT Opresses FENEX*. FENED (Direito): Campanha contra a precarizao do estgio; Campanha sobre Lei da Copa, Megaeventos e Estado de Exceo; Campanha GTT Opresses FENEX; Contra a Criminalizao dos Movimentos Sociais. FENEA (Arquitetura): boicote ao ENADE; Reforma Urbana e Formao Profissional. ENECOS (Comunicao Social): Democratizao dos meios de comunicao; Qualidade de Formao do Comunicador; Combate s Opresses. FEAB (Agronomia): Campanha Agronomia Libre: por uma Agronomia Livre de opresses; Campanha de Formao Profissional: pela curricularizao da Extenso; Campanha Mundial pelo fim da violncia contra a mulher; Campanha Permanente pela Vida: Agrotxico Mata! FEMEH (Histria): Reestruturao da Federao; Indicativo de Encontro Nacional: Megaeventos e Desmilitarizao da Polcia. EXNEEF (Educao Fsca): Campanha dos Megaeventos eu abro mo! Quero sade, esporte, moradia e educao!; e Campanha Educao Fsica uma s! Formao Unificada J! EXNEL (Letras): Reorganizao da Executiva; Combate s Opresses; Campanha contra Lesbofobia. CONEP (Psicologia): Luta contra o Ato Mdico; Luta Anti-Manicomial; Contra a Mercantilizao da Educao. ENEFAR (Farmcia): Medicalizao da vida e indstria farmacutica; Alternativas de produo de medicamentos; medicamentos e sociedade. ENEENF (Enffermagem): determinao social do processo sade-doena, sade mental, precarizao do trabalho e ensino. ABEEF (Engenharia Florestal): agroecologia, questo agrria, polticas pblicas florestais ENEBio (Biologia): Regulamentao da profisso; diretrizes curriculares; dicotomia licenciatura x bacharelado; e campanha de formao profissional * Campanha do GTT de Combate s Opressoes do FENEX (Frum Nacional de Executivas e FEderaes de Curso): "Da Copa eu Abro Mo! Contra a indstria do sexo, da esttica e o genocidio do povo negro!".

A ed

Como foi que naturalizamos qu respostas s vrias medidas de fragm educao sejam igualmente fragmenta foi que deixamos aumentar as distncia mesmos, estudantes, professores, administrativos, terceirizados, da educa e privada, federal, estadual e municipal? tanto tempo no conseguimos mobiliz outros setores e articular novas e maiore No apresentamos aqui solu apontamos que, para entender n fragmentao, necessrio retomar deu o momento da disperso unitrias. Mais do que isso, recuperar o olhar sobre as iniciativa do movimento da educao, quando vitrias das classes dominantes a muita unidade e fora nas ruas! So essas experincias retomadas podem mera resistncia s polticas e privatistas dos governos petistas e novamente na ofensiva! Na conjuntura de lutas sociais d 80, formou-se o Frum Nacional em Escola Pblica (FNPE), agregando am do movimento estudantil, sindical comprometidos com a defesa da educa gratuita e de qualidade. Ele dava corpo do movimento da educao, co vitrias na Constituio Federal principalmente, expressando-se na do Plano Nacional da Educao da Brasileira, de 1997. Este PNE traduziu um am daqueles setores em torno de um

Um pou

ducao no movimento e o movimento da educao! S a luta educa a vida!


educao que fizesse frente e fosse alternativa s polticas privatistas e precarizadoras do governo FHC, orientadas pelo receiturio neoliberal aos pases em desenvolvimento. Se bem a construo do Plano foi uma vitria, inclusive com sua aprovao no Congresso Nacional, o governo Fernando Henrique logo buscou descaracteriz-lo, promovendo uma srie de vetos principalmente quanto s previses de financiamento. movimento da educao e construdo juntamente com empresrios e fraes do capital, sua proposio pelo governo petista prev metas vazias, quantitativas, sem vinculao do financiamento educao pblica, possibilitando a continuidade dos aportes de recursos ao setor privado. No podemos ficar parados nem desvalorizar o que temos feito! A denncia unitria da continuidade da precarizao e mercantilizao da educao voltou a acontecer! Recentemente experimentamos importantes articulaes como a Frente de Lutas Contra a Reforma Universitria e a campanha pelos 10% do PIB para a educao pblica j!. bom lembrar que inmeras greves de 2012 tiveram como primeiras mobilizaes a greve da educao! Ainda mais, o ano de 2013 tambm teve experincias importantes no movimento da educao. O "Agora pela educao", no Rio de Janeiro, colocou mais de 200 mil pessoas nas ruas, em greve histrica do SEPE-RJ! No Bloco de Lutas de Porto Alegre, militantes do CPERS-RS chegaram a ser perseguidos e presos pela polcia do Governo Tarso Genro/PT, que props o piso nacional enquanto Ministro da Educao e agora no paga o piso para os professores do estado! No podemos ignorar nossa histria nem abandonar nossas bandeiras! A luta educa! Mas educa no movimento, na unidade, na construo compartilhada de alternativas educao que queremos! A luta educa! Esta talvez essa seja uma das poucas insgnias que no necessrio rever. Mesmo Junho esteve a para confirm-la!

ue as nossas mentao da adas? Como as entre ns , tcnicosao pblica ? Por que h zar e unificar es lutas? ues, mas nossa atual r quando se das lutas necessrio as massivas o arrancava a partir de omente com mos sair da educacionais nos colocar

da dcada de m Defesa da mplos setores e popular ao pblica, o unidade onquistando de 88 e, construo a Sociedade

mplo debate projeto de

uco mais sobre a lgica mercantil causada pela precarizao...

A esperana frustrada de que o PT e Lula retirassem os vetos, sem dvida, foi importante para a fragmentao do movimento da educao. Foram necessrios quase dez anos para que alguns setores se colocassem contra esse partido, que desde que chegou ao governo abriu mo da defesa unitria das propostas erguidas nas dcadas de 80 e 90. O resultado que no perodo de vigncia do PNE (2001-2010), sem o necessrio aporte de recursos, apenas 1/3 de suas metas foram cumpridas! Ainda mais, bom diferenciar: o atual projeto de PNE (2011-2021) no provm das lutas, da construo unitria do movimento. Pelo contrrio, sem setores importantes do

falta de investimento. Isso leva ausncia de projetos de pesquisa e extenso. Sem extenso, o estudante procura uma outra forma de contato com o "mundo exterior", afinal o estudante compreende que terminando sua graduao ter de vender sua fora de trabalho. Legitimado por esse buraco da universidade, surge um aparato pedaggico, que coloca pra universidade um lgica empreendedora e empresarial, as empresas juniores, cuja ideia essencial vai no sentido de que o contato com uma estrutura empresarial necessrio para o desenvolvimento acadmico e profissional do estudante.

A precarizao da educao, materializada na contra-reforma universitria e afins, se reflete em

empresas juniores so um tapa buraco da extenso, mas conseguem cumprir o papel da extenso, de troca de conhecimentos, aprendizado mtuo, fugir do mero assistencialismo? Ainda mais, elas no

Mas vale refletir: qual o carter que este aparato exerce dentro da universidade pblica? As

apenas so causadas pela precarizao, como colaboram para um carter cada vez mais mercantil das universidades: a servio de interesses privados, as empresas utilizam professores, estudantes e espaos acadmicos para satisfazer a lgica do lucro, e no da reflexo crtica.

PARA ENTENDER - E BARRAR - A EBSERH! Entrevista com rika Clarissa Lima, estudante de medicina da UFPEL e militante da Direo Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM).
JG: Quais so os principais impactos da implantao da EBSERH nas Universidades para estudantes, tcnicxs,

Jornal Germinal: Como surgiu a EBSERH e qual a relao que ela tem com a Reforma Sanitria e ascenso do governo PT no Brasil? rika Clarissa Lima: A Empresa Brasileira de Servios Hospitalares um projeto que h muito tem sido pensado no Brasil. Houve, em nosso pas, um processo de acentuada precarizao do SUS pblico, por subfinanciamento, m vontade poltica, falta de concurso pblico e da ausncia de regulamentao do trabalho. Existem tambm diversas formas de privatizar a sade, seja por meio das Organizaes Sociais, Fundaes de Apoio Universitrio ou Empresas Pblicas de Direito Privado. A precarizao da sade pblica e a lgica de mercado que prevalecem no sistema de sade foram fortemente combatidas durante a Reforma Sanitria, no perodo da redemocratizao. Aps a ascenso do governo PT e a cooptao dos movimentos sociais, v-se uma necessidade concreta de retomar princpios e formulaes polticas, de uma maior articulao do movimento estudantil com o de trabalhadorxs, a fim de barrar mais uma imposio de privatizao da sade pblica, de resistir e no perder mais direitos conquistados. JG: Qual o papel do movimento estudantil diante da privatizao da sade e da educao? Como ampliar o debate e como podemos atuar? ECL: importante que xs estudantes se organizem coletivamente nos seus cursos, construindo o Centro Acadmico ou Coletivos Locais e promovendo atividades que possibilitem a leitura, o debate e a reflexo sobre qual Sistema de Sade queremos. Tambm papel dx estudante se colocar ao lado da classe trabalhadora, defendendo um sistema de sade pblico, gratuito, socialmente referenciado, de qualidade e de acesso universal. Sade no deve ser privilgio e motivo de enriquecimento de poucos. Construir Frentes contra a Privatizao da Sade, denunciar as contradies do dia-a-dia na rea da sade, procurar solues coletivamente junto as outras categorias e no individualmente, seja por meio de ocupaes, greves, atos de rua, fruns, entre outras formas de mobilizaes, so meios concretos de se ter conquistas frente a privatizao do SUS e precarizao da sade e da educao pblicas.

docentes e usurixs do SUS? Algumas Universidades aderiram a EBSERH. Como isso afetou o mundo do trabalho nos Hospitais, a autonomia Universitria, a atuao das categorias e o papel dos HUs no ensino, pesquisa e extenso? ECL: Em todo o Brasil, os Hospitais Universitrios so responsveis por boa parte dos atendimentos de alta e mdia complexidade no SUS. Estudantes, professorxs, tcnicxs e a sociedade como um todo s tendem a perder com a privatizao dos HUs. Os impactos da privatizao, mesmo que indireta, atinge todas as camadas sociais, uns sendo beneficiados em detrimento do prejuzo de outrxs. 80% da populao brasileira no tem plano de sade e o SUS pblico, com muita expectativa e pacincia para conseguir atendimento, resta como opo nica. A partir da implementao da EBSERH, se cria uma duplaporta nos Hospitais. Uma fila de usurios com plano de sade privado e outra sem. Se for muito custoso para o plano de sade privado manter o tratamento de determinado paciente, este ser encaminhado ao setor pblico. Se for mais interessante para o plano usufruir dos bens pblicos para gerar lucro, assim ser, pois a Empresa que determinar as relaes de atendimento e de acompanhamento dos pacientes, de estudo e de trabalho das categorias Universitrias. Rifa-se um importante espao pblico de pesquisa e formao profissional, transformandoo num ambiente seletivo, no qual predominar o fator lucro na determinao de determinado atendimento. Para o cumprimento de metas e aumento de produtividade, ser menor o tempo de dedicao ao ensino. A pesquisa ser direcionada ao que for de interesse das Empresas. A extenso se restringir ao assistencialismo e produtivismo no contato com xs usurixs. impossvel ter ensino, pesquisa e extenso de qualidade e socialmente referenciados com a EBSERH. Estudante ter menos condies de aprender com profundidade os casos; professores e tcnicos sero sobrecarregadxs com as funes determinadas para otimizar o trabalho e aumentar a taxa de lucro. Usurixs estaro cada vez mais distante do acesso a um servio de sade universal e de qualidade, mais distante um vnculo com os trabalhadores e estudantes no Hospital, e especialmente o exerccio de uma sade emancipadora, pois a empresa agrava as desigualdades sociais e aprofunda a mercantilizao da sade. Somando-se a esse contexto a ausncia de democracia no ato de adeso EBSERH, resta apontarmos que a autonomia universitria se encontra destruda.

ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAO EM SERGIPE: AVANAR NA UNIDADE RUMO AO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAO!

Entrevista com Snia Meire, professora do Mestrado e Doutorado em Educao na UFS, militante do ANDES e integrante da organizao do I Encontro Estadual de Educao e Movimentos Sociais em Sergipe.
Jornal Germinal: Desde a dcada de 80, o Frum em JG: Desde o advento do PT ao governo federal,

Defesa da Escola Pblica tem pensado diagnstico e temos tido dificuldade de mobilizao unitria do movimento o Plano Nacional da Educao da sociedade brasileira, da entende que, em continuidade greve unificada de 2012, o processo? Snia Meire: O ANDES participou ativamente do diagnstico e perspectivas para o movimento da educao?

perspectivas para a educao brasileira. Uma das snteses foi dos trabalhadores/as e do movimento da educao. Voc dcada de 90. Como era a insero do ANDES-SN nesse Encontro Nacional de Educao tem potencial de dar um processo junto com a CNTE e outras entidades. Em 1996, foi salto qualitativo a essa unidade, buscando uma sntese de SM: Sim, estamos reconstruindo pela base nossa

realizado o Primeiro Congresso Nacional de Educao (CONED) capacidade de superao da realidade. Trabalhamos sempre na e, no ano seguinte, o II CONED, em que diferentes entidades e contradio, buscando possibilidades de superao de uma movimentos no governamentais sistematizaram e apresentaram sociedade injusta e exploradora. A conjuntura exige de ns que sociedade o PNE Proposta da Sociedade Brasileira. Os sejamos Fnix. Nossas foras para lutar e construir o futuro se CONEDs foram realizados at 2004. da Sociedade Brasileira dos que o sucederam. O governo FHC mobilizao contra esse projeto. pontap inicial. realizou reforma na previdncia que alterou leis trabalhistas e pblicas e sucateou todas as instituies pblicas, em especial a Como traados por entidades financiadas por empresas privadas e pelo o sindicato tem pensado a Cabe, entretanto, diferenciar o perfil do PNE Proposta encontro ainda pouco, mas j um passo importante de JG: De onde surgiu a ideia do Encontro Nacional da articulao desse fazem no presente, renascendo das cinzas. No entanto, o

diminuiu conquistas dos trabalhadores, extinguiu cargos/funes Educao e Movimentos Sociais, aprovada no ANDES-SN? sade e a educao. Os destinos da educao passaram a ser encontro? A ideia ampliar para alm do ensino superior?

estado neoliberal. Os governos petistas aprofundam a interveno com estudantes. Identificou-se a necessidade de construo de Lula cooptou muitos movimentos sociais e sindicais que antes governamentais. A proposta foi aprovada pelo Congresso do eram oposio s polticas neoliberais. Dilma, alm de seguir o ANDES, e agora estamos construindo nos estados. A inteno caminho do legado de Lula, privatizou servios pblicos e que o no Encontro se discuta a educao brasileira e no petrleo, a grupos estrangeiros e, mais recentemente, criou a lei trabalhando. que privatiza os Hospitais Universitrios.

SM: A ideia surgiu do dilogo entre coletivos de docentes

privada na esfera pblica. No mbito da educao, o Governo uma alternativa de mobilizao e luta para alm das conferncias

entregou a explorao das nossas riquezas, a exemplo do somente a educao superior, ao menos nisso que estamos Importante, neste processo, perceber que os congressos 03 a 05 de dezembro o I Encontro Estadual de Educao e JG: Em Sergipe, est sendo articulado para os dias

e fruns organizados pela sociedade em torno da luta pela Movimentos Sociais. Quais as categorias e movimentos educao pblica passaram a ser organizados institucionalmente: inseridos na organizao? Como ser feito o diagnstico primeiro pela Comisso de Educao da Cmara de Deputados regional e as perspectivas de luta para o estado? (2000-2005) e, posteriormente, deflagrada pelo Ministrio da Educao, perdendo assim seu carter de reivindicao popular. SM: Entre as categorias e sindicatos inseridos na

do mundo, com mais de 60 mil trabalhadores filiados e trs categorias universitrias, GTPE da ADUFS, Comunidade estudantil e dos movimentos sociais combativos, tendo se Agricultores, Sindicatos da Agricultura, Coletivo de Cultura do Alto desfiliado da CUT (Central nica dos Trabalhadores) pelo seu Serto Sergipano, dentre outros. colaboracionismo com o governo. O ANDES-SN entende que na educao por parte de governos do PT? o movimento deve assumir que postura na relao com o apresentar no Encontro. Nos dois dias atualizaremos dados, Cada coletivo levantar dados da realidade para

JG: Hoje o ANDES-SN um dos maiores sindicatos Mulheres, grupos de pesquisa da universidade que envolvem as

organizao se encontram Movimento No Pago!, Coletivo de

dcadas de protagonismo no movimento da educao no Indgena Xoco, Frum Sergipano em Defesa da Educao

Brasil. Tem sido um importante aliado do movimento Pblica, Comunidades Quilombolas, Movimento dos Pequenos

governo? H ainda alguma esperana em relao a melhorias traremos novas informaes e discutiremos a raiz dos problemas parte da base do ANDES. Aqueles que tem esperana no governo convocao de uma coletiva de imprensa na qual os problemas do PT e em qualquer outra poltica pblica reformista esto no debatidos sero expostos. sindicato governista, o PROIFES. SM: No h nenhuma esperana no governo do PT por sociedade. No ltimo dia, haver um ato pblico, com a educacionais. Ser elaborado um documento para apresentar

Pela humildade de perguntar. Pela coragem de no se render.


H alguns anos, as maiores dvidas da esquerda do movimento estudantil eram sobre ter ou no um cargo na direo executiva da UNE, ser ou no contra as polticas do PT para a educao, fundar ou no uma nova entidade nacional no movimento estudantil. As novas respostas da esquerda, as melhores delas, ainda respondiam aquelas mesmas velhas perguntas: institucionalidade, burocracia, o melhor dentro do possvel... Obviamente isso no resolvia nossos problemas concretos. No comeo deste ano, ainda antes das Jornadas de Junho, decidimos que no eram nossas respostas que estavam ruins. Era necessrio modificar nossas perguntas. Antes, estvamos sempre entre, por um lado, o mero isolamento e, por outro, a rendio s respostas pequenas, reformistas, recuadas. No nos interessa o meio-termo. As perguntas que devem ser outras, que interessem de fato luta; no uma luta qualquer, mas uma luta que some para vencer a guerra, e no apenas uma ou outra batalha. Muito longe de junho ter confirmado nossas respostas (afinal, poucas respostas tnhamos ns), o que as milhes de pessoas fizeram foi confirmar com firmeza: necessrio repensarmos as perguntas que temos feito. E s podemos fazer isso nas ruas, conversando com voc que l esse jornal e com outros grupos ou coletivos locais ou nacionais que tambm estejam pensando como no se render s respostas da ordem nem desistiram e resolveram que tempo apenas de estudar. Nossa perspectiva lutar coletivamente, de mos dadas com quem vai no mesmo rumo, colaborando para voltarmos a nos identificar coletivamente, ns que queremos radicalmente ultrapassar essa ordem. Sabemos h anos que no precisamos de mais governismo, mais capitalismo, mais explorao, mais opresso, mais isolamento, mais fragmentao. Perguntar como chegamos aqui e como as pessoas viram esse caminho nos essencial. Nos prepararmos para sair desse lugar, coletivamente, tem se colocado cada vez mais na ordem do dia.

Entre em contato conosco e germine a luta na sua cidade!


Henrique Kramer (kramer.henrique@gmail.com - 41 9187.0051) Mariana Tabuchi (mariana.tabuchi@gmail.com - 41 9660.9927) Sidney Grossko (sidceagro@hotmail.com - 41 9974.7540) Toledo/PR: Curitiba/PR: Lilian Matias (lil.slmatias@gmail.com - 21 8200.6857) 99965.0265) Niteri/RJ: Matheus Pacheco (matheuscoutinhopacheco@yahoo.com.br - 21 Aracaju/SE:

Que venha 2014!

Luciano Renatto (lucianometallica@hotmail.com - 45 9945.4779) Lorenzo Balen (lorenzogbalen@gmail.com - 45 9811.7395) Allan Gois (allan.r.gois@gmail.com - 53 9154.3865) So Paulo/SP: Pelotas/RS:

Karla Suely (karlasuely11@gmail.com - 79 9102.8960) 9158.5438)

Wallace Teles (wallace.teles90@hotmail.com - 79 9866.8415/ 79 Danuza Farias (danyfdm@gmail.com -79 9119.9621) Jefferson Henrique (jeffersonhgv@gmail.com - 82 9649.6089) Lucas Soares (lucasismesquita@gmail.com - 82 9925.3830) Wagner Alves (wagner-dino@hotmail.com Campo Grande/MS: Macei/AL:

Camila Siqueira Katrein (camilakatrein@hotmail.com - 53 9154.3865) Giovana de Mitri (gi.mitri@gmail.com - 11 98666.4772) Fanny Spina Frana (fanny.spinaf@gmail.com - 11 99294.0157) Leticia Spptitz (leticiasupptitz@live.com - 48 9652.5977) Michelly Christine Vieira (michelly.cv@gmail.com - 48 9618.3680) Florianpolis/SC:

Acesse as edies n. 01 e 02 do Jornal Germinal no blog do Jornal Germinal: <jornalgerminal.wordpress.com/>.

Junho e apontamentos trabalho de base e processo de conscincia! Boa leitura e nos vemos na luta!

como a ideia de construir um processo em forma de Jornal, e no um coletivo; na segunda, nossa anlise das Jornadas de

Na primeira edio, nossos marcos gerais de anlise [conjutura, educao, combate s opressoes, movimento estudanti, bem

Anda mungkin juga menyukai