Anda di halaman 1dari 14

setor 1214

12140409 12140409-SP

Aula 26
DINMICA DO MCU
2. Ainda sobre a questo anterior. Determinar a massa (M) do corpo que deve ser pendurado como se indica na figura de modo a manter-se em equilbrio enquanto o corpo de massa 0,2kg mantm-se em trajetria circular. Observe-se que o fio passa por um furo feito no plano. Desprezar eventuais atritos e supor que o trecho de fio entre o corpo de massa m e o furo permanea horizontal.

Exerccios
1. Um corpo de massa m = 0,2kg est apoiado sobre um plano horizontal sem atrito e preso, por meio de um fio de comprimento 0,50m, a um ponto fixo 0. Se o corpo colocado para se movimentar, de modo a percorrer uma trajetria circular, com uma freqncia constante de 600 rpm, determinar a fora de trao no fio.

M N N T P P T = 400 N P = Mg T

f = 600 rpm = 10 Hz R=m T = mac = m 2 r T = m(2f)2 r = 0,2 22 2 102 0,50 T = 400 N

Para o corpo que gira: T = Rc T = mV2/r = 400 N Para o corpo pendurado (est em repouso): T = Mg 400 = M 10 M = 40 kg
ORIENTAO DE ESTUDO
Livro 1 Unidade II Caderno de Exerccios Unidade II

Tarefa Mnima
Leia no item 8, o exerccio resolvido 5, cap. 6. Resolva os exerccios 1 e 16, srie 10. Resolva o exerccio 46, srie 5.

Tarefa Complementar
Resolva os exerccios 18, 28 e 29, srie 10.

ALFA-4 850750409

50

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 27 e 28
PNDULO CNICO E PISTA INCLINADA
2. Um pndulo de massa 2kg efetua um movimento circular e uniforme em torno do centro C, suspenso por um fio ideal de comprimento 2m. Sendo a acelerao da gravidade igual a 10m/s2 e o ngulo que o fio forma com a vertical igual (sen = 0,6; cos = 0,8) determine: a) O raio da curva descrita. b) A intensidade da fora de trao. c) A intensidade da resultante. d) A velocidade escalar do corpo.

Exerccios
1. Uma esfera presa por um fio a um ponto fixo (O) percorre uma trajetria circular, horizontal (pndulo cnico). A esfera fica sob ao de 2 foras (desprezando-se a resistncia a trao e o peso . A acelerao da do ar) que so centrpeta . A resultante das foras tem esfera direo horizontal e dirigida para o centro da curva (Ponto C ).
O

a) sen = r/ (1) r = sen = 1,2 m b) cos = P/T (2) T = P/cos = 25 N c) tg = R/P (2) R = Ptg = 20 (0,6/0,8) = 15 N d) R = m V2/r V = 3,0 m/s

T MCU P P = mg T

aC

R = mV2/r = m2r h= cos

P 1

T 2 R r= sen

ALFA-4 850750409

51

ANGLO VESTIBULARES

3. Um carro percorre uma pista com a forma de um tronco de cone com raio r e inclinao constante em relao horizontal. O motorista declara que existe uma certa velocidade V que permite que o carro faa a curva sem que ele, motorista, vire a direo. a) Se voc no acredita que isso seja possvel, escreva: o motorista mentiu. b) Se voc acredita que isso seja possvel, determine V em funo de r, g e . c) Supondo que o carro, percorrendo a pista com a velocidade calculada no item anterior, passasse por uma mancha de leo na pista, podemos garantir que: i) o carro escorregaria para fora da curva; ii) o carro escorregaria para dentro da curva; iii) o carro no escorregaria nem para fora nem para dentro da curva.
r

R P

ORIENTAO DE ESTUDO
Livro 1 Unidade II

Caderno de Exerccios Unidade II

a) Para saber se isso possvel ou no, vamos determinar a velocidade na qual o carro faria a curva sem a colaborao do atrito. Se existir essa velocidade, o motorista no mentiu. b) tg = R/P tg = mac/mg tg = ac/g tg = V2/rg

Tarefa Mnima
AULA 27 Resolva os exerccios 2 e 3, srie 10.

AULA 28 Resolva os exerccios 9 e 10, srie 10.

V = rg tg
AULA 28

Tarefa Complementar
Resolva os exerccios 4 e 5, srie 10. Resolva os exerccios 6 e 8, srie 10. Resolva os exerccios 11 e 14, srie 10.

c) iii) O carro no escorregaria. A mancha de leo eliminaria o atrito que j no estava agindo.

ALFA-4 850750409

52

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 29 e 30
DINMICA DO MOVIMENTO CIRCULAR EM PLANO VERTICAL
2. Uma esfera de massa m presa por um fio a um ponto fixo (O) abandonada em uma posio na qual ao fio est horizontal e esticado. Determinar, desprezando-se a resistncia do ar, a intensidade da fora de trao no instante em que o fio fica vertical.
L A T B P V

Exerccios
1. Uma esfera de massa m presa por um fio a um ponto fixo (0) abandonada em uma posio na qual o fio est inclinado de um ngulo em relao vertical. Considere o instante em que o corpo passa pela posio na qual o fio est inclinado de um ngulo em relao vertical (0 ) mostrada nas figuras, vindo da esquerda. Pede-se: a) representar na figura (a) todas as foras que agem no corpo, desprezando-se a resistncia do ar. b) representar na figura (b) a velocidade do corpo e classificar o movimento. c) representar na figura (c) a resultante das foras que agem sobre o corpo. d) representar na figura (d) a acelerao bem como suas componentes tangencial e centrpeta. a) b)
O

= aC

(p + c)A = (p + c)B mgL + 0 = 0 + 1/2 mV2


V

c)

d)

V 2 = 2gL R = m T P = mac T mg = mV 2/L T mg = m (2 gL/L) T = 3 mg

R = RT + RC ac

aT

V=0

R = RC

R = RT

Vmx

ALFA-4 850750409

53

ANGLO VESTIBULARES

3. A pista da figura, mostrada em corte por um plano vertical, constituda de um trecho retilneo (AT) em concordncia com um trecho circular (TF) de raio r. No h atritos a considerar e despreza-se a resistncia do ar. Adotar g = 10 m/s2. Nessas condies, a) se um corpo abandonado em C podemos garantir que ele atinge o ponto E? b) se um corpo abandonado em B podemos garantir que ele atinge o ponto F? c) Se voc respondeu negativamente pergunta anterior, determine a mnima altura do ponto A no qual deve ser abandonado o corpo para que atinja o ponto
A F B h C T D

a) (Ep + Ec)C = (Ep + Ec)E mgr + 0 = mgr + 0 a energia mecnica inicial igual final; OK NE = m (v2/r + g cos 90) = 0 NE = m (0 + 0) = 0 (est numa situao limite, mas ainda possvel); OK b) (Ep + Ec)B = (Ep + Ec)F mg2r + 0 = mg2r + 0 a energia mecnica inicial igual final; OK NE = m (v2/r + g cos 180) = 0 NE = m [0 + g ( 1)] 0 Trata-se de uma situao fsica impossvel. c) NF = m (v2/r + g cos 180) = 0
2/r + g ( 1) = 0 VF 2 = rg VF (Ep + Ec)A = (Ep + Ec)F 2 mgh + 0 = mg2r + 1/2 m VF gh = 2gr + 1/2 rg h = 2,5 r

P sen

N P cos

Para saber se um corpo pode ou no atingir um ponto da pista devemos verificar duas coisas: Se ele tem energia mecnica suficiente para atingir o ponto considerado. Se existe normal; sem normal no h tendncia de penetrao. (o caso de normal nula a situao limite). A normal em um ponto qualquer do trecho TF vale: N Pcos = mv2/r N = m (v2/r + g cos ) (1) A expresso (1) mostra que: 1 -) se 0 90, a normal existe mesmo que a velocidade seja nula. Portanto entre os pontos D e E, mesmo que o corpo pare, ele no perde o contato com a pista. 2 -) se 90 180, a normal s, existe se v2/r gcos Portanto entre os pontos E e F, se o corpo parar ele perde o contato com a pista.
AULA 29 Leia o texto Movimentos Verticais a seguir. Resolva os exerccios 19 e 25, srie 10. AULA 30 Resolva os exerccios 20, 26 e 27, srie 10.

ORIENTAO DE ESTUDO
Livro 1 Unidade II Caderno de Exerccios Unidade II

Tarefa Mnima

Tarefa Complementar
AULA 30 Resolva os exerccios 24, 21, 22, 23, 31 e 33, srie 10.

ALFA-4 850750409

54

ANGLO VESTIBULARES

MOVIMENTOS VERTICAIS
Movimento Balstico
A trajetria de um corpo se movimentando nas proximidades da Terra, sob ao exclusiva de seu peso, s pode ser retilnea vertical ou parablica. Para obter uma trajetria diferente dessas, uma outra fora tem de agir sobre o corpo. o que acontece, por exemplo, em um chute com efeito. A trajetria no nem retilnea vertical nem parablica. A outra fora exercida pelo ar.

Pistas Contidas em Planos Verticais


Vamos agora estudar exemplos nos quais a outra fora aplicada por um apoio. Vamos nos restringir ao caso em que o movimento est contido em um plano vertical. 1 - Exemplo: desejamos que o corpo abandonado em um ponto A atinja um ponto B percorrendo uma trajetria retilnea no vertical (figura da esquerda). Nesse caso, no h dvida quanto escolha do apoio: deve ser como o indicado na figura da direita. A Vo A Vo

2 - Exemplo: O corpo lanado de um ponto A e desejamos que atinja em trajetria retilnea o ponto B, acima de A (figura da esquerda). Nesse caso tambm no h dvida: o apoio deve ser como o indicado na figura da direita. B B

Vo A A

Vo

3 - Exemplo: O corpo abandonado de um ponto A e desejamos que atinja o ponto B em trajetria circular de raio r (figura da esquerda). Continua no havendo dvida: o apoio deve ser como o indicado na figura da direita. A A

B B

Antes de apresentar o quarto exemplo, uma conveno e dois comentrios.

CONVENO:
Tracejado indica a trajetria desejada Contnuo indica trajetria que o corpo teria se no existisse o apoio. Trao contnuo dentro de um tubo branco indica a penetrao (imaginria) do corpo no apoio.

ALFA-4 850750409

55

ANGLO VESTIBULARES

O primeiro comentrio se refere existncia da normal. O apoio exerce uma fora de contato que pode ser decomposta em normal e atrito. A componente normal s existe quando h tentativa de penetrao. Para saber se existe normal represente a trajetria que o corpo teria se no existisse o apoio e verifique se essa trajetria penetra ou no no apoio. Confira as figuras.
A

O outro comentrio diz respeito ao clculo da normal. Para facilitar o clculo da normal vamos decompor o peso nas direes tangente (Px) e normal trajetria (Py).
N N = Py Py R = Px N = Py

R = Px Py Py Px P

Se a trajetria retilnea, a normal e a componente Py se equilibram. Logo, nos exemplos 1 e 2: N = Py

Se a trajetria circular, a resultante das foras normais trajetria para o centro e tem intensidade mV2/r, sendo r o raio da curva e m a massa do corpo. Logo, no terceiro exemplo: N Py = m V2/r

4 - Exemplo: O corpo lanado de um ponto A e desejamos que atinja B em trajetria circular de raio r. Como deveria ser o apoio nesse caso? A resposta : depende da trajetria que o corpo teria sem a existncia do apoio.

V0

A r

Primeiro Caso
A trajetria desejada est acima daquela que o corpo teria se no existisse apoio. Nesse caso o apoio teria de estar sob o corpo, como mostra a figura da direita.

V0

V0

B A r

A r

ALFA-4 850750409

56

ANGLO VESTIBULARES

Segundo Caso
A trajetria desejada est abaixo daquela que o corpo teria se no existisse apoio. Nesse caso o apoio teria de estar sobre o corpo, como mostra a figura da direita.

V0 A A r B

V0 B r

Vamos calcular a normal em um ponto qualquer da pista em cada um dos casos. N Px N Py B

Py

Px A

Py N = mV2/r N = m(g cos V2/r) 1) Quanto maior o ngulo , mais baixo est o corpo e menor a normal. O ponto mais baixo o mais crtico. 2) Quanto maior a velocidade, menor a normal. 3) Existe uma velocidade mxima para passar em um determinado ponto da pista. aquele para o qual a normal nula. 0 = m (g cos V 2 mx /r Vmx = rgcos

Py + N = mV2/r N = m(V2/r g cos ) 4) Quanto menor o ngulo , mais alto est o corpo e menor a normal. O ponto mais alto o mais crtico. 5) Quanto maior a velocidade maior a normal. 6) Existe uma velocidade mnima para passar em um determinado ponto da pista. aquele para o qual a normal nula. 0 = m(V2/r g cos ) Vmn = rgcos

ALFA-4 850750409

57

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 31 e 32
ATRITO E PROBLEMAS GERAIS DE DINMICA
Escorregamento: o movimento relativo entre as superfcies de contato. Atrito (ou fora de atrito ou componente tangencial da fora de contato): a componente da fora de contato, causada pela interpenetrao das rugosidades das superfcies de contato, que impede ou dificulta o escorregamento.
C A

N A (1) mg T (2) Mg T

AC = 0,3 100 = 30 N AMAX = 0,35 100 = 35 N a) M = 2 kg. P = 20 N, logo a fora de atrito consegue equilibrar a solicitadora: = 0; A = 20 N

A (1) caso a

T T (2) Mg

rugosidade interpenetradas

Condies de Existncia: Contato entre superfcies rugosas. Escorregamento ou tendncia. Normal (compresso). Como marcar: direo: tangente (paralela) superfcie de contato. sentido: contrrio ao escorregamento ou tendncia. Como calcular: ATRITO ESTTICO: AE e N AE = e N na iminncia de escorregar. ATRITO CINTICO: AC = cN

A (1)

T caso b

b) M = 3,5 kg. P2 = 35 N, o sistema est na iminncia de escorregar: = 0; A = AMAX = 35 N

T (2) Mg

T (1) T (2) Mg

Exerccios
1. O coeficiente de atrito esttico entre o bloco (1), de massa 10kg, e a superfcie de apoio vale 0,35 e o cintico 0,30. Por intermdio de um fio e polia ideais liga-se o bloco (1) a um bloco (2) de massa M. Supondo g = 10m/s2 e abandonando o sistema a partir do repouso, determinar a acelerao adquirida pelo conjunto e a intensidade da fora de atrito trocada entre o bloco (1) e o plano, nos seguintes casos: a) M = 2 kg b) M = 3,5 kg c) M = 10 kg

c) M = 10 kg. P2 = 100 N. A = AC = 30 N, pois o sistema comea a escorregar.

P2 T = m |a| T AC = m |a|

100 T = 10 |a| T 30 = 10 |a| 70 = 20|a|


|a| = 3,5 m/s2

ALFA-4 850750409

58

ANGLO VESTIBULARES

2. Ainda com relao questo anterior. Suponha que a massa do corpo 2 possa variar entre os valores 0 e 45kg. Esboar o grfico da intensidade da fora de atrito que realmente age no corpo 1 em funo da fora solicitadora (peso do corpo 2).
A (N)

3. Um corpo de massa m desliza sobre um plano horizontal passando por um ponto A com velocidade 20m/s. Sabendose que o coeficiente de atrito cintico entre o corpo e o apoio 0,4 determinar: a) a acelerao do corpo. b) a distncia que o corpo percorre at parar.
N A V0 v=0

30

20 P 10

10

20

30

40

F (N)

R = m AC = m |a|

cmg = m |a| |a| = cg


|a| = 4 m/s2 2 + 2 as b) V 2 = V 0 0 = (20)2 2 4 s s = 50m

ALFA-4 850750409

59

ANGLO VESTIBULARES

4. (FGV-SP/corrigido) Um automvel de 1720 kg entra em curva plana horizontal de raio r = 200m, a 180km/h. Sabendo que o coeficiente de atrito entre os pneus do automvel e a rodovia igual a e = 0,3 (coeficiente de atrito esttico) e c = 0,2 (coeficiente de atrito cintico), est correto afirmar que: a) Para que um corpo percorra uma trajetria circular com velocidade escalar constante, a resultante das foras que agem sobre ele deve ser nula. b) Para que o carro faa uma curva em uma pista plana horizontal com velocidade escalar constante, a resultante das foras que agem sobre ele deve ser a componente radial do atrito. c) O automvel est a uma velocidade segura para fazer a curva. d) O automvel ir derrapar radialmente para fora da curva.

a) Errado. A resultante radial para dentro da curva. b) Certo. A resultante radial para dentro da curva. c) Errado. R = m(V2/r) mg = m(V2/r) V = rg 24,5 m/s V (mxima velocidade com que o veculo pode fazer a curva). d) Errado. Pelo Princpio da inrcia, o veculo escapa da curva tangencialmente.
N r = 200 m R=A

ORIENTAO DE ESTUDO
Livro 1 Unidade II Caderno de Exerccios Unidade II

Tarefa Mnima
AULA 31 Leia os itens 1, 2 e 3, cap. 7. Resolva os exerccios 2, 4, 5, 24 e 25, srie 11.

AULA 32 Resolva os exerccios 6, 10 e 11, srie 11.

Tarefa Complementar
AULA 32 Resolva os exerccios 34, 39, 44 e 48, srie 11.

ALFA-4 850750409

60

ANGLO VESTIBULARES

Aulas 33 e 34
QUEDA LIVRE E LANAMENTO VERTICAL
Um corpo em queda ou lanado verticalmente no vcuo (ou em circunstncias tais que a resistncia do ar possa ser desprezada) adquire movimento uniformemente variado, com acelerao em mdulo igual a g e que no depende da massa do corpo.

Exerccios
Nas 3 questes que se seguem, sempre discutida uma mesma situao fsica: um corpo abandonado a partir do repouso no vcuo. Considerar o campo gravitacional constante. Em cada uma delas so feitas 4 afirmaes que devem ser respondidas de acordo com o seguinte critrio: a) se nenhuma das afirmaes est correta; b) se apenas uma das afirmaes est correta; c) se apenas duas das afirmaes esto corretas; d) se apenas trs das afirmaes esto corretas; e) se todas as afirmaes esto corretas. 1. A respeito da velocidade do corpo: I constante. E II crescente em mdulo. C III sempre positiva. E IV pode ser positiva ou negativa, dependendo da orientao da trajetria. C (C ) 2. A respeito da acelerao do corpo: I constante e no depende da massa. C II crescente. E III sempre positiva. E IV pode ser positiva ou negativa, dependendo da orientao da trajetria. C (C ) 3. A respeito do movimento adquirido pelo corpo: I uniforme. E II inicialmente acelerado e depois passa a ser uniforme. E III acelerado. C IV pode ser acelerado ou retardado, dependendo da orientao da trajetria. E (B )

2. A acelerao constante e no depende da massa, mas o sinal da acelerao depende da orientao da trajetria. No caso da queda livre, positiva se a trajetria orientada para baixo. 3. A classificao do movimento em acelerado ou retardado s leva em conta o mdulo da velocidade. Portanto no depende da orientao da trajetria. No caso da queda livre, o movimento sempre acelerado. A afirmao II estaria correta no caso de existir resistncia do ar.

Comentrios: 1. O mdulo da velocidade crescente, mas o sinal da velocidade depende da orientao da trajetria. No caso da queda livre, positiva se a trajetria orientada para baixo.
ALFA-4 850750409

61

ANGLO VESTIBULARES

4. Um corpo abandonado a partir do repouso do alto de um prdio de 490m de altura. Desprezar a resistncia do ar. (Adotar g = 9,8 m/s2) Determinar: a) O tempo de queda. b) A velocidade com que chega ao solo.
0

5. Um corpo em queda livre no vcuo, nas proximidades de um planeta desconhecido, percorre 3m no primeiro segundo de sua queda. Qual a distncia percorrida durante o terceiro segundo? Esboar o grfico da velocidade em funo do tempo.

Equao horria da queda livre: S = 1 gt2 2 para:


1 t = 1 s S1 = gt2 2

490 m

3 = g (1)2
2

g = 6 m/s2
Adotando-se a origem no ponto onde o corpo abandonado e orientando-se a trajetria para baixo, podemos escrever:
1 a) S = gt2 2 1 t = 2 s S2 = g(2)2 = 12 m 2 1 t = 3 s S3 = g(3)2 = 27 m 2

490 = 1 9,8 t2 2 t = 10 s b) v = v0 + at v = 0 + 9,8 (10) v = 98 m/s

O 3 - segundo o intervalo de tempo compreendido em t = 2 s e t = 3 s, logo, d = S3 S2 = 15 m. d = 15 m


y x x x x x 0 t x x x x 2t x x 3t x x x x x x 4t x x x x x x x x 5t t

Observe que entre os instantes: O a t o corpo percorre x, de t a 2t o corpo percorre 3x, de 2t a 3t o corpo percorre 5x, e assim por diante. Essa propriedade conhecida como regra de Galileu.

ALFA-4 850750409

62

ANGLO VESTIBULARES

6. Num local onde g = 10m/s2, um corpo lanado verticalmente para cima com velocidade inicial igual a 20m/s. Desprezando-se as foras trocadas com a atmosfera e sabendo-se que no ponto de partida ele est a 105 m acima do solo, determinar: a) a que altura ele se encontra no instante t = 1s. b) a velocidade neste instante. c) em que instante ele atinge a altura mxima. d) o valor da altura mxima. e) o tempo que demora para passar novamente pelo ponto de partida. f) em que instante atinge o solo. g) a velocidade com que o corpo chega ao solo. h) construir os diagramas s t, v t.
s (m)

g) v = 20 10 (7) = 50 m/s h) t 0 1 2 3 4 5 6 7 S 105 120 125 120 105 80 45 0

100

50

1 v (m/s)

t (s)

20 10 0 10 20 30 40 50

8 t (s)

ORIENTAO DE ESTUDO
Livro 1 Unidade I

1 S = S0 + v0t + a t2 2

Caderno de Exerccios Unidade I

Tarefa Mnima
AULA 33 Leia os itens 1 e 2 (s exerccio 1), cap. 5. Resolva os exerccios 1 a 4, srie 4.

S = 105 + 20 t 5 t2 v = v0 + at v = 20 10 t a) S = 105 + 20 (1) 5 (1)2 = 120 m b) v = 20 10 (1) = 10 m/s c) 0 = 20 10 t t = 2 s d) S = 105 + 20 (2) 5 (2)2 = 125 m e) S = S0 = 105 = 105 + 20 t 5 t2

AULA 34 Leia o item 2 (s exerccio 2), cap. 5. Resolva os exerccios 1, 7 e 3, srie 5.

t = 0; t = 4 s
f) S = 0 = 105 + 20 t 5 t2 t = 3s ; t = 7 s
ALFA-4 850750409

Tarefa Complementar
AULA 34 Resolva os exerccios 5 a 8, srie 4. Resolva os exerccios 4, 5 e 6, srie 5.

63

ANGLO VESTIBULARES

Anda mungkin juga menyukai