Anda di halaman 1dari 1

Exercitando a Mente - 5 Ano - PIP

1- D6- Leia o texto abaixo. Qual a diferena entre a ona, o tigre e o leopardo Os trs so felinos, carnvoros e timos caadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. as so esp!cies diferentes. " ona vive nas "m!ricas, tem o plo c#eio de manc#as com uma pinta preta no meio. $% o leopardo vive na &sia e na &frica e tamb!m tem manc#as, mas sem a pinta preta no meio. O tigre #abita na &sia e no tem manc#as, mas listras. O curioso ! que o desen#o das manc#as ou listras ! diferente de um animal para outro, como nossas impress'es digitais. "ssim, no existem dois tigres, onas ou leopardos iguais.
(evista (ecreio, n)*+*, *,,+

Esse texto trata."/ dos #%bitos dos felinos. .0/ das diferenas e semel#anas entre as moradias dos animais. .1/ das diferenas e semel#anas entre o tigre, a ona e o leopardo. .2/ dos #%bitos dos carnvoros. !- D"- Leia o texto abaixo. # rato do $ato e o rato da cidade 3m ratin#o da cidade foi uma ve4 convidado para ir 5 casa de um rato do campo. 6endo que seu compan#eiro vivia pobremente de ra4es e ervas, o rato da cidade convidou7o a ir morar com ele8 9en#o muita pena da pobre4a em que voc vive 8 disse. 8 6en#a morar comigo na cidade e voc ver% como l% a vida ! mais f%cil. L% se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita. :oram logo 5 despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratin#o do campo. Os dois ratos correram espavoridos para se esconder. 8 Eu vou para o meu campo 8 disse o rato do campo quando o perigo passou. 8 ;refiro min#as ra4es e ervas na calma, 5s suas comidas gostosas com todo esse susto. Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.
"lfabeti4ao- livro do aluno *< ed. rev. e atual. = "na (osa "breu... >et al.?0raslia- :3@2EA1OL"=AE:7 E1, *,,B. Cv. - p. D, v. E

O problema do rato do mato terminou quando ele."/ descobriu a despensa da casa. .0/ se empanturrou de comida. .1/ se escondeu dos ratos. .2/ decidiu voltar para o mato. %- D 1&- Leia o texto abaixo. '( )erei feli* Ae tiver grana, roupas legais e puder gastar com o que bem entender. " gente no vai aqui repetir o vel#o ditado di4endo que Fdin#eiro no tra4 felicidadeG, como se isso fosse um consolo para quem est% sem grana. as tamb!m no d% para bancar a cnica e rebater afirmando que Ftra4er, no tra4, mas compraG. 0rincadeiras 5 parte, a verdade ! que a felicidade ! um estado que no se compra, mas pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida. 6oc pode experimentar, por exemplo9omar um picol!H Levar seus ol#os para passear e ver quanta coisa bonita existe na nature4a para ser apreciadaH 2ividir uma pi44a com os amigosH "ndar de mos dadas com o namoradoH Aurpreender seu pai que c#egou cansado do trabal#o com um beiIo carin#osoH Aair para passear com seu cac#orrin#oH 9omar conta da fil#in#a da vi4in#a e brincar de fa4er bolin#as de sabo. Enfim, d% para resumir em poucas palavras- encontrar a felicidade ! bem mais f%cil do que voc imaginava, no ! mesmoJ
.(evista."trevida.@KmeroBDB.Ianeiro=*,,L.p%g.E*.:ragmentoadaptad/

Esse texto foi escrito para."/ idosos .0/ namorados +- D 1+- Leia o texto abaixo.

.1/ garotas.

.2/ pais.

@esta c#arge, o autor usou trs pontos de exclamao, na fala do personagem, para reforar o sentimento de ."/ afobao. .0/ preocupao. .1/ indignao. .2/ tranquilidade.

Anda mungkin juga menyukai