Anda di halaman 1dari 115

1. Assinale a opo incorreta a respeito do perdo do ofendido nos crimes em que somente se procede mediante queixa.

a) Tal perdo, concedido a qualquer dos querelados, a todos aproveita. b) Referido perdo impede o prosseguimento da ao penal. c) Esse perdo no produ efeito quando o querelado o recusa. d) !e concedido por um dos ofendidos, tal perdo impede o exerc"cio da ao penal pelos demais. #. $ instituto que prev% a possibilidade de o apenado que cumpre pena privativa de liberdade em regime fec&ado ou semi'aberto poder descontar um dia de sua pena para cada tr%s dias de trabal&o exercidos durante a execuo de sua pena ( denominado) a) detrao. b) compensao. c) comutao. d) remio. *. A figura do garantidor decorre da nature a +ur"dica dos crimes) a) tentados. b) omissivos pr,prios. c) praticados em concurso de pessoas. d) comissivos por omisso. -. $s princ"pios referentes . teoria do concurso aparente de tipos penais no incluem o princ"pio da) a) consuno. b) especialidade. c) subsidiariedade. d) proporcionalidade. /. $ agente que pratica fato t"pico em estrito cumprimento do dever legal) a) no comete crime, pois sua conduta no ( culp0vel. b) no comete crime, pois sua conduta no ( il"cita. c) comete crime, mas ter0 sua pena atenuada. d) comete crime, mas estar0 isento de punibilidade. 1. $ agente que se vale de disfarce de fiscal da sa2de p2blica para penetrar na resid%ncia da v"tima com consentimento desta 2ltima e subtrair ob+etos para si comete o crime de) a) furto simples. b) furto qualificado pelo emprego de fraude. c) estelionato. d) apropriao ind(bita. 3. $ agente que se vale do cargo p2blico que ocupa para exigir da v"tima vantagem indevida comete o crime de) a) corrupo passiva. b) corrupo ativa.

c) prevaricao. d) concusso. 4. $ crime tipificado no art. 1.5, 66, da 7ei n.5 4.1*38199:, que incrimina a omisso de operao de qualquer nature a em documento ou livro exigido pela lei fiscal, ( considerado crime) a) formal. b) de mera conduta. c) material. d) preterdoloso. 9. ;a &ip,tese do crime de falso testemun&o, a retratao do agente) a) ( causa extintiva de punibilidade, caso se+a feita antes da prolao da sentena no processo em que foi prestado o falso testemun&o. b) no ( causa de extino de punibilidade. c) ( causa extintiva de punibilidade, caso se+a feita antes da prolao da sentena do processo criminal relativo ao crime de falso testemun&o. d) feita a qualquer momento ( causa extintiva de punibilidade. 1:. <onsiderando a 7ei de Tortura, assinale a opo incorreta. a) $ condenado por crime de tortura, por constranger com viol%ncia algu(m, causando'l&e intenso sofrimento f"sico, com o fim de obter confisso, inicia o cumprimento da pena em regime fec&ado, com posterior possibilidade de progresso de regime, se atendidos os crit(rios legais. b) $ crime de tortura ( inafian0vel. c) $ crime de tortura ( insuscet"vel de graa ou anistia. d) ;o cabe como forma de extino da punibilidade o instituto do indulto no crime de tortura. 11. <onstitui direito do preso previsto na 7ei de Execuo =enal) a) um telefonema por dia, mediante o monitoramento da conversa pelo diretor do estabelecimento prisional. b) visita "ntima a qualquer dia e &ora, desde que solicitada com anteced%ncia de uma semana . direo do estabelecimento prisional. c) proteo contra qualquer forma de sensacionalismo. d) reduo de tr%s dias da pena a ser cumprida para cada dia trabal&ado no estabelecimento prisional. 1#. Ap,s o tr>nsito em +ulgado da sentena penal condenat,ria, intimado a pagar a pena de multa que l&e fora fixada, mas no o fa endo, o condenado poder0) a) ter o valor da pena de multa aumentado. b) ter a pena de multa convertida em pena privativa de liberdade. c) ter sua d"vida inscrita na fa enda p2blica, com a conseq?ente execuo fiscal. d) ter sua pena de multa convertida em pena restritiva de direitos. 1*. !o consideradas causas legais de excluso da culpabilidade) a) coao moral irresist"vel e obedi%ncia &ier0rquica de ordem no

manifestamente ilegal. b) coao moral resist"vel e obedi%ncia &ier0rquica de ordem no manifestamente ilegal. c) coao f"sica irresist"vel e obedi%ncia &ier0rquica de ordem no manifestamente legal. d) coao f"sica resist"vel e obedi%ncia &ier0rquica de ordem no manifestamente ilegal. 1-. Assinale a opo incorreta. a) !ero redu idos de metade os pra os de prescrio se o agente era, ao tempo do crime, menor de #1 anos de idade. b) !ero contados em dobro os pra os de prescrio se o agente for reincidente. c) ;o caso de concurso de crimes, a extino da punibilidade pela prescrio incidir0 sobre a pena de cada delito, isoladamente. d) A pena de multa prescrever0 em dois anos se for a 2nica cominada. 1/. !entindo'se acuado por um co de grande porte, e no tendo para onde fugir, o pedreiro @os( abateu o animal com 2nica marretada. $corre que o co pertencia a A0rio, era manso e, em busca de afagos, invadira o parque de obras no qual se encontrava @os(. <onsiderando essa situao &ipot(tica, ( correto afirmar que a conduta de @os() a) configurou crime de dano. b) no configurou infrao penal pun"vel, em ra o de leg"tima defesa. c) no configurou infrao penal pun"vel, em ra o de leg"tima defesa putativa. d) no configurou infrao penal pun"vel, em ra o de estado de necessidade putativo. 11. A lavagem de din&eiro consiste na ocultao ou dissimulao da nature a, origem, locali ao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores que so provenientes, direta ou indiretamente, de diversos crimes arrolados no artigo 1.5 da 7ei n.5 9.11*81994. Esses crimes no incluem) a) quadril&a ou bando e crime contra a ordem tribut0ria. b) tr0fico il"cito de subst>ncias entorpecentes e terrorismo. c) contrabando e extorso mediante seq?estro. d) corrupo e crime contra o !istema Binanceiro ;acional. 13. !upon&a que @oo ten&a se utili ado de conduta fraudulenta para receber de Aaria quantia que esta l&e devia e se negava a pagar voluntariamente. ;essa situao, a) @oo cometeu crime de furto qualificado pela fraude. b) @oo no cometeu crime. c) @oo cometeu crime de exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. d) @oo cometeu crime de estelionato.

14. ;o pode ser considerado pr,prio de funcion0rio p2blico o crime de) a) corrupo passiva. b) concusso. c) prevaricao. d) corrupo ativa. 19. @oo obrigou 7eila, mediante ameaa exercida com arma de fogo, a com ele praticar sexo anal. Ap,s isso, @oo matou'a, para assegurar que ela no noticiaria o fato . autoridade policial. ;essa situao &ipot(tica, @oo cometeu o crime de) a) atentado violento ao pudor seguido de morte Dcrime preterdoloso). b) &omic"dio qualificado e atentado violento ao pudor, em concurso material. c) estupro seguido de morte Dcrime preterdoloso). d) &omic"dio qualificado e estupro, em continuidade delitiva. #:. Assinale a alternativa correta) a) ;a tentativa perfeita e na tentativa imperfeita no ocorre a consumao do delitoE na tentativa perfeita, ap,s iniciado o processo execut,rio, o agente interrompe a execuo do tipo e impede a consumao do mesmoE +0 na tentativa imperfeita, ap,s iniciado o processo execut,rio, a conduta do agente ( interrompida por circunst>ncias al&eias . sua vontadeE b) A tentativa e o arrependimento posterior possuem nature a +ur"dica de causa de diminuio de penaE c) A desist%ncia volunt0ria e o arrependimento efica somente so aplicados aos delitos praticados sem viol%ncia ou grave ameaa . pessoaE d) $ crime imposs"vel, quando comprovado, caracteri a causa excludente de culpabilidade. #1. @oo, com emprego de arma de fogo, invade uma locadora de v"deo e anuncia um assalto exigindo do funcion0rio da mesma que l&e entregue todo o din&eiro que est0 no caixa. Fiante da recusa do funcion0rio da locadora @oo desfere dois tiros no mesmo, que vem a falecer instantaneamente e foge do local do crime sem levar din&eiro algum. ;este caso, qual a tipificao correta . conduta de @ooG a) @oo praticou o delito de roubo ma+orado pelo emprego de arma de fogo na forma tentadaE b) @oo praticou o delito de &omic"dio qualificado para assegurar a execuo de outro crimeE c) @oo praticou o delito de latroc"nioE d) Todas as respostas acima esto incorretas. ##. ;a teoria finalista, o dolo exige) a) $ con&ecimento dos elementos que integram o tipo ob+etivoE b) $ con&ecimento dos elementos que integram o tipo sub+etivoE c) $ con&ecimento da ilicitudeE d) $ con&ecimento das permissCes.

#*. =ara a maioria dos autores brasileiros a tipicidade) a) H um ind"cio da ilicitudeE b) ;o tem relao com a anti+uridicidadeE c) H a ess%ncia da anti+uridicidade e da inimputabilidadeE d) H um aspecto a ser avaliado na determinao da pena.

#-. H considerado crime preterdoloso) a) A leso corporal qualificada pelo aborto Dart. 1#9, I#5, inciso J, <=)E b) $ indu imento, a instigao ou aux"lio ao suic"dio Dart. 1##, <=)E c) $ roubo agravado pelo emprego de arma de fogo Dart. 1/3, I#5, inciso 6, <=)E d) A extorso indireta Dart.11:, <=). #/. !o leis que t%m vig%ncia previamente fixada) a) 7eis tempor0rias e complementaresE b) 7eis tempor0riasE c) 7eis tempor0rias, ordin0rias e de execuoE d) 7eis explicativas. #1. ;o concurso aparente de normas uma s, ao pode, em tese, configurar mais de um delito, entretanto, s, uma norma ( aplic0vel, em detrimento das demais mediante a utili ao de princ"pios l,gicos e de valorao +ur"dica do fato. Aponte os princ"pios que regem o conflito aparente de normas. a) Especialidade, legalidade e irretroatividadeE b) Especialidade, subsidiariedade, consuno e alternatividadeE c) Especialidade, subsidiariedade e consunoE d) Especialidade, legalidade e consuno e irretroatividade. #3. Teodoro foi despertado, no meio da noite, por ru"dos estran&os oriundos da casa ao lado. $l&ando pela vidraa, viu que dois indiv"duos, naturalmente ladrCes, retiravam coisas do interior da casa, colocando'as em uma camin&onete. Kastar'l&e'ia, para impedir a consumao do furto, o simples grito Lpega ladroMN, ou c&amar a pol"cia por telefone. Jolta a dormir, entretanto, Lpara no se incomodarN. Admitindo'se concurso por omisso em crime comissivo, levando'se em conta a relev>ncia penal da omisso, marque a alternativa capa de +ustificar o comportamento de Teodoro. a) !ua omisso ense+a relev>ncia penalE b) !ua omisso ( de relevante +ustiaE c) !ua omisso no ense+a relev>ncia penalE d) !ua omisso ense+a relev>ncia em crimes culposos. #4. A respeito da detrao penal, assinale a alternativa correta) a) H a reduo, pelo trabal&o prisional, de parcela do tempo de pena privativa de liberdade a ser cumprida pelo apenado prim0rio e de bons antecedentes, assim recon&ecido na sentena penal

condenat,riaE b) ;o est0 subordinada a nen&uma condio, bastando apenas que o apenado ten&a permanecido preso ou internado provisoriamente durante o curso do processo para que faa +us . detrao penalE c) H direito do apenado a pena privativa de liberdade, desde que ten&a permanecido preso ou internado no curso do processo, possua bom comportamento prisional e +0 ten&a cumprido ao menos um sexto da pena privativa de liberdadeE d) $ apenado perde o direito . detrao acaso, durante o cumprimento da pena privativa de liberdade, ven&a ser punido por falta grave, se+a condenado pela pr0tica de crime doloso ou frustre a execuo da pena de multa cumulativamente imposta. #9. Assinale a alternativa incorreta acerca da progresso e da regresso de regimes prisionais) a) Tem como requisitos, dentre outros, a m(rito do apenado, tradu ido pelo seu bom comportamento prisional e o cumprimento de ao menos um sexto da pena privativa de liberdade no regime anteriorE b) !egundo o entendimento mais moderno da +urisprud%ncia do !upremo Tribunal Bederal, ( poss"vel a progresso de regime para os crimes &ediondos ou para os .queles equiparadosE c) Assim como a progresso de regime, a regresso no pode se dar Lpor saltosN, de forma que o apenado no pode regredir do regime prisional aberto diretamente para o regime prisional fec&adoE d) Ap,s a edio da 7ei n5 1:.39#8:*, a reali ao e o parecer positivo no exame criminol,gico e a reali ao e o parecer positivo da <omisso T(cnica de <lassificao no mais so requisitos legais para a concesso da progresso de regime. *:. @oo foi denunciado pelo crime de in+2ria contra funcion0rio p2blico cu+a pena m0xima in abstrato cominada ao crime ( de oito D4) meses. =assaram'se mais de tr%s D*) anos desde o recebimento da den2ncia sem que fosse prolatada a sentena. =ara a &ip,tese, qual ser0 a situao +ur"dica de @ooG a) !er0 declarada a extino da punibilidade pela in(rcia do +u" oE b) !er0 declarada a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitivaE c) !er0 declarada a extino da punibilidade pela decad%nciaE d) !er0 declarada a extino da punibilidade pela pretenso execut,ria. *1. Extingue'se a punibilidade por ato privativo do =residente da Rep2blica) a) =ela graa e o indultoE b) =ela prescrio e a decad%nciaE c) =ela anistia e a prescrioE d) =elo perdo +udicial e a anistia. *#. 7ui e AntOnio foram autuados em flagrante delito por terem

subtra"do de Aaria uma bolsa contendo ob+etos de uso pessoal e pequena quantia em din&eiro. Ainda em fase de inqu(rito policial, constatou'se que a v"tima ( irm de 7ui . Fiante do caso narrado, indique a 2nica afirmao correta) a) !omente poder0 ser iniciada ao penal em face dos agentes se &ouver representao por parte de AariaE b) $ crime de furto ( de ao penal p2blica incondicionada, em qualquer &ip,teseE c) Aaria dever0 oferecer representao em face de 7ui no pra o decadencial de 1 meses, se quiser v%'lo processadoE d) AntOnio, sendo co'autor do furto, somente ser0 processado se a v"tima representar. **. Em &avendo concurso de crimes de roubo e estupro, de que decorrem lesCes corporais graves, a ao penal () a) =2blica incondicionada em relao ao roubo e privada em relao ao estuproE b) =2blica condicionada em relao a ambos os crimesE c) =2blica incondicionada em relao a ambos os crimesE d) =rivada em relao a ambos os crimes. *-. Adelaide, empregada dom(stica, ap,s efetuar o pagamento de Rodrigo pela limpe a da piscina, fica com o troco destinado a sua patroa 7ucinda. <onsiderando o fato de Adelaide trabal&ar para 7ucinda assinale a opo correta acerca da tipificao dada . sua conduta) a) Adelaide praticou o delito de furto simplesE b) Adelaide praticou o delito de furto qualificado pelo abuso de confianaE c) Adelaide praticou o delito de apropriao ind(bitaE d) Adelaide praticou o delito de apropriao ind(bita ma+orado pelo abuso de confiana. */. Ap,s um +ogo de futebol entre os times L=ERFE T$FA!N e L=ERFE !EA=REN, na sa"da do est0dio comeou uma briga entre torcedores embriagados. Furante a confuso &ouve uma pancadaria generali ada, onde todos se agrediam mutuamente, no &avendo grupos definidos. 7ogo a pol"cia c&egou e prendeu vinte pessoas que estavam participando da briga. Furante essa confuso morreu !6AEP$ com uma facada. Ap,s analisadas as filmagens de emissoras de TJ, observou'se que o golpe fatal foi desferido por 7Q<6$, durante o entrevero. ;esse caso) a) Todos os envolvidos devem responder pelo crime de &omic"dio. b) Todos os envolvidos sobreviventes devem responder por rixa simples, segundo doutrina pac"fica. c) 7Q<6$ responder0 apenas por &omic"dio. d) 7Q<6$ deve responder por &omic"dio e pelo crime de rixa. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta.

*1. R$AER$ e RASFT;<6$ fa iam parte da mesma gangue, sendo que os dois estavam tentando assumir a c&efia do grupo. <erto dia, para ofender a autoestima de RASFT;<6$, R$AER$ c&egou e repentinamente desferiu um tapa no seu rival e saiu correndo. RASFT;<6$, com a a+uda de =ST6BAR, tamb(m membro da gangue, conseguiu correr atr0s, agarrar R$AER$ e imobili 0'lo. Fa", tamb(m com a inteno de ultra+ar a &onra sub+etiva de R$AER$, arrancou com um canivete parte da pele do brao deste onde estava tatuado o s"mbolo da gangue, causando'l&e uma deformidade permanente. ;esse caso) a) RASFT;<6$ agiu em leg"tima defesa. b) =or ter apenas retorquido a uma in+2ria, RASFT;<6$ poder0 ser beneficiado pelo perdo +udicial, de modo que no poder0 ser condenado por nen&um crime referente ao fato narrado. =ST6BAR, todavia, no ter0 esse benef"cio. c) <onsiderando a retorso identificada no caso, podemos di er que R$AER$ poder0 ser beneficiado com o perdo +udicial no tocante . in+2ria real que praticou mediante vias de fato. d) RASFT;<6$ e =ST6BAR devem responder pelo crime de leso corporal grav"ssima. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. *3. <onsiderando os debates atuais sobre a constitucionalidade da garantia de cotas para negros no ingresso .s universidades brasileiras, UA;!, propriet0rio de um +ornal de circulao nacional, escreveu e publicou um editorial afirmando que tais cotas eram um absurdo, pois todos sabiam que os negros eram uma raa inferior, e que se no passavam no vestibular era por conta da defici%ncia intelectual gen(tica e no por falta de oportunidades. <onvocou, ainda, os cidados brasileiros de raa branca a combater a causa dos negros. Fiante do fato, F6$R$, presidente de uma associao de negros, representou ao Ainist(rio =2blico, alegando que ele e seus compan&eiros tin&am se sentido in+uriados, pelo qu% solicitava provid%ncias imediatas. ;esse caso) a) UA;! dever0 ser condenado pelo crime de in+2ria racial. b) UA;! est0 amparado pela liberdade de expresso, no devendo responder por nen&um crime. c) ;o ( poss"vel se recon&ecer, no caso, o crime de in+2ria racial, visto no &aver v"timaDs) determinadaDs), pois foi ofendido um n2mero indeterminado de pessoas. d) UA;! no dever0 responder por nen&um crime, pois est0 amparado pela excludente de ilicitude do exerc"cio regular de direito. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. *4. <om relao ao crime de in+2ria ( correto afirmar) a) A pessoa +ur"dica pode ser v"tima desse crime, visto que possui reputao.

b) !ob o ponto de vista ob+etivo, podemos di er que a in+2ria racial ( um crime mais grave que o crime de &omic"dio culposo. c) A in+2ria, necessariamente, tem que ser proferida na presena do ofendido. d) =7V;6$ c&amou WS7S de Lpreto fedorentoN, por conta de sua cor. WS7S revidou e c&amou =7V;6$ de L+udeu muquiranaN, considerando sua origem. ;esse caso, WS7S poder0 ser beneficiado com perdo +udicial, visto que apenas retorquiu a uma in+2ria. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. *9. DA='AR #::/) @$P$ e @$!H combinam agredir Tio a tiros, para produ ir'l&e lesCes corporais de nature a grav"ssima, pela incapacitao permanente para o trabal&o. Ambos se postam de cada lado de uma rua e, quando o desafeto se aproxima, efetuam disparos de arma de fogo contra o mesmo. Apenas um disparo acerta a v"tima, que vem a morrer. $uvidos em +u" o, @oo confessa ter, na &ora pretendido matar Tio. @os( confessa ter previsto a ocorr%ncia da morte de Tio, mas acreditou em sua &abilidade e na de @oo para apenas lesionar a v"tima. A per"cia no identificou a arma da qual partiu o pro+(til que acertou a v"tima) a) Ambos os concorrentes devem responder por um &omic"dio consumado. b) Ambos os concorrentes respondem por leso corporal seguida de morte. c) @oo responde por &omic"dio consumado e @os( por leso consumada. d) $correm tentativas de &omic"dio para @oo e de leso grav"ssima para @os(. e) Ambos respondem por leso corporal grav"ssima consumada. -:. DA='FB #::/) Assinale a alternativa correta acerca dos crimes contra a pessoa) a) ;o se admite, na esteira do entendimento predominante no !TB e no !T@, o &omic"dio privilegiado'qualificado, pois as circunst>ncias que privilegiam e qualificam o crime so incompat"veis entre si. b) ;os denominados crimes de lesCes corporais Lgrav"ssimasN D<,digo =enal, artigo 1#9, I #5), a produo do resultado mais grave ser0 punida a t"tulo de dolo direto, dolo eventual ou preterdolo, conforme o prop,sito do agente, salvo no caso de produo do aborto, punido somente a t"tulo de preterdolo. c) Responde por difamao, na forma tipificada no <,digo =enal, aquele que, em atitude de ultra+e ou vilip%ndio, despe+a o conte2do do saco de lixo na porta da resid%ncia al&eia. d) H isento de pena aquele que pratica crime de sequestro em desfavor de ascendente, descendente ou cOn+uge. e) $ tipo penal de omisso de socorro D<,digo =enal, artigo 1*/), uma ve que pode ser praticado por qualquer agente que, se deparando com a situao de perigo da v"tima, no l&e preste assist%ncia ou solicite o socorro da autoridade p2blica, ( classificado como crime multitudin0rio.

-1. DA='A= #::/) @oaquim atropela Raimundo que veio a falecer em decorr%ncia da ingesto de veneno, tomado pouco antes de ser atropelado. Fo enunciado ( certo adu ir) a) @oaquim deve ser punido por crime de &omic"dio culposo. b) U0 a excluso da causalidade decorrente da conduta X causa absolutamente independente X mas responder0 pela leso corporal sofrida pelo Raimundo. c) 6ndependentemente do resultado aplica'se a teoria do evento mais gravoso. d) H o genu"no caso do crime preterdoloso. -#. DExame de $rdem #::9.*, <E!=E'S;K) Amaro, durante uma calorosa discusso no tr>nsito, desferiu, com inteno &omicida, dois tiros de rev,lver em Kernardo. Aesmo dispondo de mais munio e podendo prosseguir, Amaro arrependeu'se, desistiu de continuar a ao criminosa e prestou imediato socorro a Kernardo, levando'o ao &ospital mais pr,ximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservao da vida de Kernardo, que, contudo, teve sua integridade f"sica comprometida, ficando incapacitado para suas ocupaCes &abituais, por sessenta dias, em decorr%ncia das lesCes provocadas pelos disparos. <onsiderando essa situao &ipot(tica, assinale a opo correta. a) A atitude de Amaro caracteri a arrependimento posterior, tornando'o isento de pena. b) Amaro deve responder apenas pelo delito de leso corporal de nature a grave. c) Amaro deve responder pelo delito de tentativa de &omic"dio. d) A atitude de Amaro caracteri a desist%ncia volunt0ria, ficando exclu"da a ilicitude de sua conduta. -*. DFefensor'=A #::9, B<<) $ crime previsto no art. 1#9, I *5, do <,digo =enal X leso corporal seguida de morte X preterdoloso, por excel%ncia, a) exige para sua caracteri ao que fique demonstrado que o agente no quis o resultado obtido com sua ao ou que esse l&e fosse imprevis"vel. b) insere'se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado e, portanto, no admite a forma tentada. c) ( pun"vel ainda que a morte se+a fruto do acaso ou imprevis"vel. d) a assuno do risco do resultado exige a verificao da relao de causalidade formal e a imputabilidade plena do agente nas circunst>ncias para a complementao do tipo penal. e) ( forma privilegiada de &omic"dio e por isso su+eito . +urisdio do Tribunal do @2ri por se tratar de esp(cie de crime doloso contra a vida. --. DExame de $rdem #::9.#, <E!=E'S;K) A respeito do crime de omisso de socorro, assinale a opo correta. a) $ crime de omisso de socorro ( admitido na forma tentada. b) H imposs"vel ocorrer participao, em sentido estrito, em crime de omisso de socorro.

c) A omisso de socorro classifica'se como crime omissivo pr,prio e instant>neo. d) A criana abandonada pelos pais no pode ser su+eito passivo de ato de omisso de socorro praticado por terceiros. -/. DE;AFE #::9, AE<'6;E=) Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir) 6. $s crimes omissivos so aqueles em que o agente viola o dever +ur"dico de agir, imposto pela norma, e basta a desobedi%ncia ao comando da norma para caracteri ar o delito. !o condiCes para a ocorr%ncia dos crimes omissivos o con&ecimento da situao t"pica da qual surge o dever e a possibilidade f"sica real de reali ar a ao ordenada. 66. $s crimes omissivos so aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a pr0tica de um ato concreto para que ele se materiali e. !o condiCes para a ocorr%ncia dos crimes omissivos o con&ecimento da situao t"pica, da qual surge o dever e a possibilidade ps"quica real de reali ar a ao ordenada. 666. A diferena entre os crimes omissivos pr,prio e impr,prio ( que, no primeiro, a obrigao de agir decorre da normaE ao passo que, no segundo a obrigao ( resultado de um especial dever +ur"dico de agir. !e a me deixa de alimentar o fil&o, que morre em decorr%ncia dessa omisso, pratica o crime de &omic"dio. !e um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omisso de socorro qualificada. 6J. Em regra, todos os crimes comissivos pode ser praticados por omisso, salvo aqueles em que ( necess0ria uma atividade do agente. !o elementos do crime comissivo por omisso a absteno da atividade que a norma impCe, a superveni%ncia do resultado t"pico em virtude da omisso, a ocorr%ncia da situao de fato da qual deflui o dever de agir. Esto corretas somente as afirmativas a) 6, 666 e 6J. b) 66 e 6J. c) 6 e 66. d) 6 e 666. e) 66 e 666. -1. D@ui , T@'AT, #::9, JS;E!=) <om relao . tentativa, analise as seguintes afirmaCes) 6. os crimes unissubsistentes, os crimes omissivos pr,prios e as contravenCes penais, entre outros, no admitem a figura da tentativaE 66. nosso <,digo =enal adotou a teoria ob+etiva como fundamento para a punio do crime tentado conforme se observa no art. 1-, par0grafo 2nico) Lpune'se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminu"da de um a dois terosNE 666. o crime de c0rcere privado ( um exemplo de crime que no admite a tentativa. Est0 correto o contido em

a) 6, somente. b) 6 e 66, somente. c) 6 e 666, somente. d) 66 e 666, somente. e) 6, 66 e 666. -3. @ulgue as assertivas a seguir, colocando L<N D<erto) ou LEN DErrado)) a) D ) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica. B0bio, vendo um carro em alta velocidade vindo em direo a <arlos, empurrou este, para evitar o atropelamento. Em virtude da queda sofrida em decorr%ncia do empurro, <arlos sofreu lesCes corporais, ficando com a perna quebrada. ;essa situao Ye de acordo com a teoria da imputao ob+etivaZ, a conduta de B0bio ( at"pica, pois destinada a redu ir a probabilidade de uma leso maior, consistindo, assim, em uma ao dirigida . diminuio do risco DTRB/, @ui , #::3, <E!=E' S;K). b) D ) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica. Alberto, pretendendo matar Kruno, desferiu contra este um disparo de arma de fogo, atingindo'o em regio letal. Kruno foi imediatamente socorrido e levado ao &ospital. ;o segundo dia de internao, Kruno morreu queimado em decorr%ncia de um inc%ndio que assolou o nosocOmio. ;essa situao, ocorreu uma causa relativamente independente, de forma que Alberto deve responder somente pelos atos praticados antes do desastre ocorrido, ou se+a, leso corporal DFefensor'E!, #::9, <E!=E'S;K). c) D ) Relativamente ao delito de rixa, previsto no <,digo =enal brasileiro, a doutrina e a +urisprud%ncia dominantes entendem no &aver rixa quando a posio dos contendores ( definida DTRB/, @ui , #::/, <E!=E'S;K). d) D ) !e o su+eito, ap,s ferir culposamente a v"tima, sem risco pessoal, no l&e presta assist%ncia, vindo ela a falecer, responde por dois crimes) &omic"dio culposo e omisso de socorro DTRB/, @ui , #::/, <E!=E'S;K). e) D ) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica. AntOnio, querendo a morte de @os(, instigou <arlos a mat0'lo. <arlos, que +0 &avia cogitado do fato, ficou dominado por ,dio mortal por tudo que AntOnio disse de @os(. <arlos, ento, dirigiu'se . casa de @os( e l0 resolveu levar a cabo sua inteno criminosa, matando'o. ;essa situao, ambos respondero por &omic"dio em coatuoria DTRB/, @ui , #::/, <E!=E' S;K). -4. D145 <oncurso A=B) $ fa endeiro U ( surpreendido por fiscais da F.R.T., mantendo trabal&adores rurais em trabal&o de sol a sol, com breve descanso no per"odo X 1: minutos, para digerir pouca rao, que dos mesmos cobra, impedindo'os de sair do local de trabal&o. $uvidos, os empregados consentem com esta situao, que, di em, assumiram a que no ficassem desempregados. a) U0 c0rcere privado. b) U0 reduo . condio an0loga . de escravo.

c) $ consentimento dos ofendidos impede a caracteri ao de il"cito contra a liberdade. d) =or estar o il"cito previsto em Tratado, ainda que pendente da aprovao parlamentar, cabe se+a recon&ecido como crime. -9. D--5 <oncurso A='AR) =edro e @oo, irmos, nadavam em um lago, momento em que o primeiro comea a se afogar. @oo, no entanto, permanece inerte, eximindo'se de qualquer interveno. =edro, afinal, vem a falecer. A responsabilidade de @oo ser0) a) =or crime de &omic"dio doloso, aplicando'se as regras da omisso impr,pria. b) =or crime de &omic"dio culposo, aplicando'se as regras da omisso impr,pria. c) =elo crime de perigo, tipificado no art. 1*#, do <,digo =enal Dperigo para a vida ou sa2de de outrem). d) =or crime de omisso de socorro. e) =or crime de abandono de incapa . /:. D[76J <oncurso A='R! #::*) =ai cruel, ao receber o boletim de seu fil&o Dde 1: anos) e constatar o seu baixo aproveitamento escolar, com o prop,sito de corrigi'lo, agride a criana com um cabo de vassoura, abusando do exerc"cio do direito de correo, resultando' l&e leso corporal de nature a leve. A &ip,tese caracteri a o crime de) a) Abuso de autoridade. b) Tortura. c) Aaus'tratos. d) <onstrangimento ilegal. e) 7eso corporal de nature a leve. /1. DT@'AR #::*'#::-) Assinale a alternativa <$RRETA. a) A exceo da verdade s, se pode admitir nos crimes contra a &onra ob+etiva. b) Relativamente aos crimes contra a &onra, s, o advogado tem direito . imunidade +udici0ria. c) A retratao, em relao aos crimes contra a &onra, definidos no <,digo =enal, pode dar'se antes de oferecida a queixa criminal, impedindo a instaurao da ao penal. d) $ pedido de explicaCes em +u" o, formulado com base no artigo 1-- do <,digo =enal, suspende o curso do pra o decadencial. e) $ crime de cal2nia s, ( compat"vel com o dolo direto. /#. DT@'AT #::-) A respeito dos crimes contra a &onra, assinale a opo correta. a) $ crime de difamao consuma'se no instante em que a pr,pria v"tima vem a tomar con&ecimento da ofensa irrogada, no importando se ela se sentiu ou no ofendida. b) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica. Eleno desconfiou de que Kelarmino furtara, &0 alguns meses, a ag%ncia banc0ria do bairro, uma ve que, desde que ocorrera o furto, Kelarmino passara a

demonstrar sinais de rique a. Aesmo em d2vida a respeito da autoria do delito, Eleno assumiu o risco de causar dano . &onra de Kelarmino e imputou'l&e falsamente a pr0tica do crime. ;essa situao, &avendo dolo eventual, Eleno responder0 pelo crime de cal2nia. c) $s crimes contra a &onra so crimes unissubsistentes, no admitindo tentativa. d) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica. Alfredo, revoltado com a demora no atendimento em um &ospital p2blico, agrediu verbalmente o servidor respons0vel pelo atendimento ao p2blico, alegando que esse servidor recebia dos cofres p2blicos sem trabal&ar. ;essa situao, Alfredo cometeu crime de difamao contra servidor p2blico, cabendo'l&e a exceo da verdade. /*. DT@'=R, @ui , #:1:, =S<'=R) !obre as excludentes de ilicitude, ( <$RRET$ afirmar) 6. ;a situao de leg"tima defesa, se o agente incorrer em excesso culposo, estar0 plenamente amparado por uma excludente de ilicitude e no responder0 pelo excesso. 66. Sm louco, (brio ou alienado que mate algu(m em leg"tima defesa, dever ser absolvido com aplicao de medida de segurana. 666. Aatar algu(m sob influ%ncia de violenta emoo, logo ap,s provocao da v"tima, ( causa +ustificante para a absolvio sum0ria. 6J. ;o se configura leg"tima defesa em relao . agresso desferida por son>mbulo, por aus%ncia de conduta por parte do agressor. a) Apenas a assertiva 6 est0 errada. b) Apenas a assertiva 66 est0 correta. c) Apenas a assertiva 6J est0 correta. d) Apenas as assertivas 66 e 666 esto corretas. /-. D6nstituto <idades, #:1:, defensor'R$) Ras\olni\ov subtraiu seis vales'transporte DR] 1*,/:), para si, mediante grave ameaa exercida com arma de brinquedo. =enalmente, a conduta de Ras\olni\ov configura a) <rime de roubo. b) Bato t"pico no pun"vel pelo princ"pio da insignific>ncia. c) Bato at"pico pelo princ"pio da proporcionalidade penal. d) <rime de estelionato. e) <rime de furto mediante fraude. //. D6nstituto <idades, #:1:, defensor'R$) ;a situao de roubo, se ocorrer &omic"dio e subtrao consumados, &0 latroc"nio consumado e, se ocorrer &omic"dio e subtrao tentados, &0 latroc"nio tentado. ;essas &ip,teses, o entendimento ( pac"fico. Entretanto, no caso de &omic"dio consumado e subtrao tentada, &0 diversas correntes doutrin0rias. =ara o !upremo Tribunal Bederal, !2mula 11:, &0, nessa 2ltima &ip,tese, a) Tentativa de latroc"nio. b) Uomic"dio consumado em concurso formal com tentativa de furto. c) Uomic"dio qualificado consumado em concurso material com tentativa de roubo.

d) 7atroc"nio consumado. e) !omente &omic"dio qualificado. /1. D6nstituto <idades, #:1:, defensor'R$) Sm determinado grupo de meliantes sequestra a mul&er e os fil&os de LAN, gerente de banco, e exige que o mesmo os auxilie num roubo que faro contra a ag%ncia banc0ria em que trabal&a. Jisando proteger sua fam"lia, LAN acaba auxiliando no referido roubo. ;este caso, por(m, LAN deve ser absolvido, em virtude da exist%ncia manifesta de causa excludente da a) 6licitude do fato, qual se+a, o estado de necessidade de terceiros. b) 6licitude do fato, qual se+a, a leg"tima defesa de terceiros. c) <ulpabilidade do agente, qual se+a, a inimputabilidade. d) <ulpabilidade do agente, qual se+a, a falta de consci%ncia da ilicitude. e) <ulpabilidade do agente, qual se+a, a inexigibilidade de conduta diversa. /3. DBundao Sniversa, #::9, delegado'FB) A respeito dos crimes contra o patrimOnio, assinale a alternativa correta. a) =ratica apropriao ind(bita, e no furto, quem preenc&e e desconta c&eques que l&e ten&am sido confiados para pagamento a terceiros, apropriando'se das quantias correspondentes. b) $ crime de extorso mediante restrio da liberdade da v"tima possui o mesmo elemento sub+etivo do crime de extorso mediante sequestro. c) $ pagamento de c&eque emitido sem proviso de fundos, ap,s o recebimento da den2ncia, no obsta o prosseguimento da ao penal. d) Aquele que exige ou recebe, como garantia de d"vida, abusando da situao de algu(m, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a v"tima ou contra terceiro, comete o crime de extorso. e) U0 estelionato, e no furto mediante fraude, na conduta do agente que subtrai ve"culo posto . venda, mediante solicitao ardil de teste experimental ou mediante artif"cio que leve a v"tima a descer do carro. /4. DB<<, #::4, assistente de promotoria8A='R!) Fe acordo com a orientao +urisprudencial dominante, o crime de extorso a) !, pode ter como ob+eto coisa al&eia m,vel. b) ;o admite tentativa. c) <onsuma'se independentemente da obteno da vantagem indevida. d) =ode visar a obteno de vantagem devida. e) =ode no ter fim econOmico. /9. DSnb8<E!=E, #:1:, promotor'R$) Assinale a opo correta a respeito dos crimes contra o patrimOnio. a) ;o &0 delito de roubo quando a res sobre a qual recai a conduta delituosa do agente constitui ob+eto ou subst>ncia proibida pelo

ordenamento +ur"dico brasileiro, como, por exemplo, subst>ncias entorpecentes. b) $ entendimento firmado na +urisprud%ncia dos tribunais superiores e na doutrina em relao ao crime de roubo ma+orado por uso de arma ( que o termo arma deve ser concebido em seu sentido pr,prio. Fessa forma, o roubo praticado com arma desmuniciada no autori a a incid%ncia da ma+orante, por aus%ncia da potencialidade lesiva. c) $ roubo ma+orado pelo concurso de pessoas impCe que os agentes se+am capa es, no se computando os inimput0veis. d) A distino entre roubo pr,prio e roubo impr,prio, segundo a doutrina e a +urisprud%ncia, refere'se ao uso de viol%ncia no primeiro e, no segundo, a utili ao da grave ameaa contra a pessoa. e) $ delito de roubo ma+orado por uso de arma absorve o delito de porte de arma. 1:. D=S<'=R, #:1:, +ui '=R) AntOnio sentou'se ao lado de @oo, em Onibus coletivo, e subtraiu dele, sem que @oo percebesse, certa import>ncia em din&eiro. Ap,s deslocar'se para outro lugar do coletivo, saca de uma arma de fogo, ameaa =edro e =aulo, subtraindo de cada um deles 1 Dum) celular e 1 Dum) rel,gio de ouro. Avalie o contexto e assinale a alternativa <$RRETA) 6. U0 roubo em concurso formal com furto em continuidade delitiva. 66. <ometeu furto em concurso material com roubo continuado. 666. U0 concurso formal de furto e roubo. 6J. U0 furto em concurso material com roubos em concurso formal. a) Apenas a assertiva 6 est0 correta. b) Apenas a assertiva 6J est0 correta. c) As assertivas 66 e 6J esto corretas. d) Apenas a assertiva 66 est0 correta. 11. D=S<'=R, #:1:, +ui '=R) A respeito do crime previsto no artigo 1/9, <= Dextorso mediante sequestro), assinale a alternativa <$RRETA) 6. A consumao ocorrer0 quando &ouver o recebimento do resgate. 66. !e outra pessoa, que no se+a a privada de sua liberdade, sofrer a leso patrimonial, cuida'se de outro delito, mas no o de extorso mediante sequestro. 666. Trata'se de um crime de consumao antecipada, no se exigindo que o agente obten&a vantagem econOmica, o que, se ocorrer, ser0 o exaurimento do crime. 6J. H delito continuado, prolongando'se no tempo o seu momento consumativo. a) Apenas as assertivas 6 e 66 esto corretas. b) Apenas a assertiva 66 est0 correta. c) Apenas as assertivas 66 e 6J esto corretas. d) Apenas a assertiva 666 est0 correta.

1#. DS;EAAT, #:1:, delegado'AT) Assinale a afirmativa correta a respeito dos crimes de furto, com base no entendimento dos Tribunais !uperiores. a) Adota'se a teoria da amotio, segundo a qual o crime se consuma quando o agente desloca ou remove a res furtiva da esfera de vigil>ncia da v"tima, sendo imprescind"vel a posse mansa e pac"fica da mesma. b) $ agente que emprega fraude para alterar o medidor de energia el(trica comete o crime de furto de energia el(trica. c) A pessoa que se condu . subtrao de din&eiro do bolso da v"tima, sem que esta proven&a de qualquer valor em ambos os bolsos, responder0 pelo crime de tentativa de furto. d) <onfigura crime de estelionato e no de furto a ao de pessoa que simula interesse na compra de uma motocicleta, a pretexto de test0'la, e acaba dela se apossando. e) A ligao direta reali ada para efeito de subtrao de ve"culo no pode ser considerada a qualificadora do inciso 666, I -5, art. 1//, <=, consistente em c&ave falsa. 1*. DDB<<, #:1:, assessor +ur"dico do T@'=6) =edro ingressou numa +oal&eria e afirmou que pretendia adquirir um anel de ouro para sua esposa. A vendedora colocou sobre a mesa diversos an(is. Ap,s examin0'los, =edro disse que l&e agradou mais uma pea que estava exposta no canto da vitrine e que queria v%'la. A vendedora voltou' l&e as costas, abriu a vitrine e retirou o anel. Jalendo'se desse momento de descuido da vendedora, =edro apan&ou um dos an(is que estava sobre a mesa e colocou'o no bolso. Em seguida, examinou o anel que estava na vitrine, disse que era bonito, mas muito caro, agradeceu e foi embora, levando no bolso a +oia que &avia apan&ado. ;esse caso, =edro responder0 por a) Burto simples. b) Estelionato. c) Burto qualificado pela fraude. d) Apropriao ind(bita. e) Roubo. 1-. DA='KA, #:1:, promotor) A nova redao do <=, decorrente da 7ei 11.9#*8#::9, no que pertine . LcolaboraoN da v"tima, e de acordo com os comentadores do novo diploma legal, seria correto afirmar) 6 X ;o roubo, a colaborao da v"tima ( dispens0vel. 66 X ;o roubo, a colaborao da v"tima ( indispens0vel. 666 X ;a extorso, ( indispens0vel. 6J X ;a extorso mediante sequestro, ( dispens0vel. J X ;a extorso mediante sequestro, ( indispens0vel. a) As alternativas 6, 666 e 6J so verdadeiras. b) As alternativas 66, 666 e 6J so verdadeiras. c) !omente a alternativa 666 ( falsa. d) As alternativas 6, 66 e J so verdadeiras. e) As alternativas 66, 666 e J so verdadeiras.

1/ . DA='KA, #:1:, promotor) Relacionar a =arte Reral com a =arte Especial do <,digo =enal ( uma importante &abilidade pr0tica para um =romotor de @ustia. 7evando isso em considerao, examinemos o exemplo a seguir) LEm determinado edif"cio, observa'se defeito cont"nuo nos elevadores, a ponto de o ascensorista alertar o s"ndico para o problema, enfati ando que algu(m ali ainda ficaria preso, obtendo, no entanto, como resposta de que tudo no passara de mera fantasia e que nada disso iria acontecer. <erto dia, um profissional liberal, que possui consult,rio no pr(dio, precisou trabal&ar at( mais tarde, vindo a deixar o servio ap,s ## &, quando no local apenas permanecia um vigia. Toma o elevador e este para no meio dos andares. 6mediatamente, aciona o alarme e desperta o vigia. Este, contudo, apesar de sua boa vontade, no sabe como mover o elevador, nem como abrir suas portas. $ profissional liberal pede'l&e, ento, que se comunique com o s"ndico pelo telefone da portaria, o que ( feito. $ s"ndico l&e di , por(m, que nada poderia fa er, que esperasse at( o outro dia, de man&, quando c&egasse o ascensorista, ademais, no poderia ir at( o local, porque estaria de sa"da para uma festa. Em relao . &ip,tese acima, seria correta afirmar) 6 X $ s"ndico, como administrador do pr(dio, tem a responsabilidade pelas fontes de perigo nele existentes e, portanto, o dever de impedir os resultados que advierem do seu uso, como forma de inger%ncia. 66 X $ s"ndico, embora administrador do pr(dio, no tem a responsabilidade pelas fontes de perigo nele existentes, e portanto, no possui o dever de impedir os resultados que advierem do seu uso. 666 X A conduta do s"ndico ( at"pica. 6J X $ s"ndico cometeu o crime de sequestro por omisso. J X Todas as alternativas acima so falsas. a) !omente a alternativa J ( correta. b) As alternativas 6 e 6J so corretas. c) As alternativas 66 e 666 so corretas. d) !omente a alternativa 66 ( correta. e) !omente a alternativa 666 ( correta. 11. DExame $AK #:1:.#, BRJ) =aula Rita convenceu sua me adotiva, Aaria Aparecida, de /: anos de idade, a l&e outorgar um instrumento de mandato para movimentar sua conta banc0ria, ao argumento de que poderia a+ud0'la a efetuar pagamento de contas, pequenos saques, pegar talCes de c&eques etc., evitando assim que a mesma tivesse que se deslocar para o banco no dia a dia. Fe posse da referida procurao, =aula Rita compareceu . ag%ncia banc0ria onde Aaria Aparecida possu"a conta e sacou todo o valor que a mesma possu"a em aplicaCes financeiras, no total de R] 1/:.:::,:: Dcento e cinquenta mil reais), apropriando'se do din&eiro antes pertencente a sua me. <onsiderando tal narrativa, assinale a alternativa correta. a) =aula Rita praticou crime de estelionato em detrimento de Aaria Aparecida e, pelo fato de ser sua fil&a adotiva, ( isenta de pena.

b) =aula Rita praticou crime de furto mediante fraude em detrimento de Aaria Aparecida e, pelo fato de ser sua fil&a adotiva, ( isenta de pena. c) =aula Rita praticou crime de estelionato em detrimento de Aaria Aparecida e, apesar de ser sua fil&a adotiva, no ( isenta de pena. d) =aula Rita praticou crime de furto mediante fraude em detrimento de Aaria Aparecida e, apesar de ser sua fil&a adotiva, no ( isenta de pena. 13. DExame $AK #:1:.#, BRJ) Arlete, em estado puerperal, manifesta a inteno de matar o pr,prio fil&o rec(m nascido. Ap,s receber a criana no seu quarto para amament0'la, a criana ( levada para o ber0rio. Furante a noite, Arlete vai at( o ber0rio, e, ap,s conferir a identificao da criana, a asfixia, causando a sua morte. ;a man& seguinte, ( constatada a morte por asfixia de um rec(m nascido, que no era o fil&o de Arlete. Fiante do caso concreto, assinale a alternativa que indique a responsabilidade penal da me. a) <rime de &omic"dio, pois, o erro acidental no a isenta de responsabilidade. b) <rime de &omic"dio, pois, uma ve que o art. 1#* do <= trata de matar o pr,prio fil&o sob influ%ncia do estado puerperal, no &ouve preenc&imento dos elementos do tipo. c) <rime de infantic"dio, pois &ouve erro quanto . pessoa. d) <rime de infantic"dio, pois &ouve erro essencial. 14. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) <om relao aos crimes contra o patrimOnio, assinale a opo correta. a) $corre crime de extorso indireta quando algu(m, abusando da situao do outro, exige, como garantia de d"vida, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a v"tima ou terceiro. b) ;o crime de apropriao ind(bita, o fato de o agente pratic0'lo em ra o de of"cio, emprego ou profisso no interfere na imposio da pena, por se tratar de elementar do tipo. c) A conduta da v"tima no ( fator de distino entre os delitos de roubo e extorso. d) $ crime de extorso mediante sequestro consuma'se no momento em que o resgate ( exigido, independentemente do momento da privao da liberdade da v"tima. 19. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Relativamente aos crimes contra o patrimnio, analise as afirmativas a seguir) 6. ;o crime de furto, se o criminoso ( prim0rio, e a coisa furtada ( de pequeno valor, o +ui pode substituir a pena de recluso pela de deteno. 66. <onsidera'se qualificado o dano praticado com viol%ncia . pessoa ou grave ameaa, com emprego de subst>ncia inflam0vel ou explosiva Dse o fato no constitui crime mais grave), contra o patrimOnio da Snio, Estado, Aunic"pio, empresa concession0ria de

servios p2blicos ou sociedade de economia mista ou ainda por motivo ego"stico ou com pre+u" o consider0vel para a v"tima. 666. H isento de pena quem comete qualquer dos crimes contra o patrimOnio em pre+u" o do cOn+uge, na const>ncia da sociedade con+ugal, desde que no &a+a emprego de grave ameaa ou viol%ncia . pessoa ou que a v"tima no se+a idosa nos termos da 7ei 1:.3-18#::*. Assinale) a) se somente a afirmativa 6 estiver correta. b) se somente a afirmativa 66 estiver correta. c) se somente a afirmativa 666 estiver correta. d) se somente as afirmativas 66 e 666 estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 3:. DFefensor'R!, B<<, #:11) A respeito dos entendimentos sumulados ( 6;<$RRET$ afirmar) a) =ara o !uperior Tribunal de @ustia, inqu(ritos policiais e aCes penais em curso no podem agravar a pena'base. b) !egundo o !uperior Tribunal de @ustia, o aumento da pena na terceira fase nas &ip,teses de roubo ma+orado exige fundamentao concreta, no sendo suficiente a mera aluso ao n2mero de ma+orantes. c) !egundo o !upremo Tribunal Bederal, a lei penal mais grave aplica' se ao crime continuado ou ao delito permanente, se sua vig%ncia ( anterior . cessao da continuidade ou da perman%ncia. d) Fe acordo com s2mula vinculante do !upremo Tribunal Bederal, ( direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, +0 documentados em procedimento investigat,rio reali ado por ,rgo com compet%ncia de pol"cia +udici0ria, digam respeito ao exerc"cio do direito de defesa. e) Fe acordo com o !uperior Tribunal de @ustia, ( poss"vel aplicar ao delito de furto qualificado pelo concurso de agentes aumento id%ntico ao previsto para o roubo ma+orado pelo concurso de agentes, visto que mais ben(fico. 31. DFefensor'R!, B<<, #:11) <arlos, com de oito anos . (poca do fato, na compan&ia do amigo =aulo, com vinte e dois anos por ocasio do fato, furtaram R] *::,:: Dtre entos reais) da carteira do avO de <arlos, seu Romeu, o qual contava, no dia do furto, em :3':4':3, com 11 anos de idade. !obre a responsabili ao penal dos autores do fato, ( correto afirmar) a) <arlos responder0 pelo delito de furto qualificado, assim como seu amigo =aulo, sendo que no &aver0 iseno de pena para qualquer um dos agentes. b) Uaver0 iseno de pena quanto a <arlos, por se tratar de descendente da v"tima, circunst>ncia que alcanar0 o amigo =aulo. c) <arlos ficar0 isento de pena, mas tal circunst>ncia no alcanar0 o amigo =aulo. d) A responsabili ao penal de ambos os agentes depender0 de representao da v"tima.

e) A responsabili ao penal de <arlos depender0 de queixa'crime e a de =aulo de representao da v"tima. 3#. DFefensor'R!, B<<, #:11) Airo, em mera discusso com Reraldo a respeito de um terreno disputado por ambos, com a inteno de mat0'lo, efetuou tr%s golpes de martelo que atingiram seu desafeto. 6mediatamente ap,s o ocorrido, no entanto, quando encerrados os atos execut,rios do delito, Airo, ao ver Reraldo desmaiado e perdendo sangue, com remorso, passou a socorrer o agredido, levando'o ao &ospital, sendo que sua postura foi fundamental para que a morte do ofendido fosse evitada, pois foi providenciada a devida transfuso de sangue. Reraldo sofreu lesCes graves, uma ve que correu perigo de vida, segundo auto de exame de corpo de delito. ;esse caso, ( correto afirmar) a) Airo responder0 pelo crime de leso corporal grav"ssima previsto no art. 1#9, I #5, do <,digo =enal, em vista da sua vontade inicial de matar a v"tima e da quantidade de golpes, circunst>ncias que afastam a validade do auto de exame de corpo de delito. b) 6ncidir0 a figura do arrependimento efica e Airo responder0 por lesCes corporais graves. c) 6ncidir0 a figura do arrependimento posterior, com reduo de eventual pena aplicada. d) 6ncidir0 a figura da desist%ncia volunt0ria e Airo responder0 por lesCes corporais graves. e) Airo responder0 por tentativa de &omic"dio simples, +0 que o ob+etivo inicial era a morte da v"tima. 3*. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) ;o crime de estelionato, na modalidade fundamental, a obteno da vantagem, a decorrer da fraude, deve suced%'la ou, ao menos, ser com ela concomitante. b) ;o crime de apropriao ind(bita, constitui causa de aumento de pena Dart. 114, I 15, do <,digo =enal) o fato de o agente ter recebido a coisa na qualidade de ascendente ou descendente. c) ;o crime de estelionato, na modalidade de fraude no pagamento por meio de c&eque, o pagamento do t"tulo ap,s o recebimento da den2ncia impossibilita o prosseguimento da ao penal. d) =ara a caracteri ao do crime de apropriao ind(bita, constitui expressa disposio legal a exig%ncia de pr(via prestao de contas, na &ip,tese de relao contratual entre acusado e v"tima. e) $ crime de estelionato diferencia'se do crime de furto qualificado pela fraude porque neste a v"tima entrega o bem ap,s ser ludibriada pelo agente. 3-. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) $ ato de ter em dep,sito, no interior da pr,pria resid%ncia, no exerc"cio de atividade comercial, coisa que deve saber ser produto de crime de estelionato constitui crime de receptao na modalidade dolosa do art. 14:, LcaputN, do <,digo =enal.

b) $ crime de receptao, nas modalidades dolosa ou culposa, pressupCe, por expressa disposio legal, a anterior pr0tica de crime contra o patrimOnio. c) ;o crime de receptao, a modalidade privilegiada Dart. 14:, I /5, c.c. art. 1//, I #5, do <=) s, pode ser recon&ecida quando se tratar da figura culposa do delito. d) $ crime de receptao impr,pria implica necessariamente que o terceiro que adquire ou recebe a coisa este+a de boa'f(. e) $ perdo +udicial aplica'se . receptao culposa, mesmo na &ip,tese de o r(u ser reincidente. 3/. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) =ara a caracteri ao do crime de leso corporal seguida de morte Dart. 1#9, I *5, do <=), ( indispens0vel a previsibilidade do agente relativamente . morte da v"tima. b) ;a &ip,tese de subtrao patrimonial mediante grave ameaa, da qual resulta de forma imprevista a morte da v"tima, no se pode imputar ao agente a pr0tica do crime de latroc"nio Dart. 1/3, I *5, #^ parte, do <=). c) ;o crime de extorso, a ao extorsion0ria consiste em constranger a v"tima mediante viol%ncia ou grave ameaaE no crime de concusso, a ao no necessita guardar relao com a funo p2blica ou a qualidade do agente. d) $ elemento sub+etivo do delito de extorso ( o dolo, sendo prescind"vel o fim especial de agir. e) H isento de pena o autor de crime de extorso em pre+u" o de ascendente ou descendente, se+a o parentesco legal ou ilegal, se+a civil ou natural. 31. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa incorreta) a) ;o crime de &omic"dio, constitui causa especial de diminuio de pena a circunst>ncia de ser praticado por motivo de relevante valor social, que se refere aos interesses e anseios da vida em sociedade. b) <onstitui crime de &omic"dio culposo, por excesso, a &ip,tese de o agente policial acabar por levar a v"tima . morte, ap,s tortur0'lo para obter informao de que necessita. c) $ &omic"dio culposo na modalidade de imper"cia consiste na pr0tica de ao profissional ou t(cnica, por despreparo ou falta de con&ecimentos, de que resulta a morte da v"tima. d) $ crime de maus tratos contra idoso DEstatuto do 6doso), expondo a perigo sua integridade e sa2de f"sica ou ps"quica, constitui modalidade t"pica de lei especial com figuras qualificadas pelo resultado. e) <onstitui crime de violao de domic"lio a entrada em aposento ocupado de &abitao coletiva, pertencente a terceiro, contra a vontade expressa ou t0cita de quem de direito. 33. DBRJ, #:1:, delegado'A=) Assinale a alternativa que no qualifica o crime de &omic"dio.

a) Emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel. b) =ara assegurar a ocultao de outro crime. c) Aotivo f2til. d) Abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, of"cio, minist(rio ou profisso. e) Aediante dissimulao. 34. DBRJ, #:1:, delegado'A=) <arlos <ristiano trabal&a como salva' vidas no clube municipal de Tartarugal in&o. $ clube abre diariamente .s 4 &s, e a piscina do clube funciona de tera a domingo, das 9 .s 13 &oras, com um intervalo de uma &ora para o almoo do salva'vidas, sempre entre 1# e 1* &oras. <arlos <ristiano ( o 2nico salva'vidas do clube e sabe a responsabilidade de seu trabal&o, pois v0rias crianas utili am a piscina diariamente e muitas dependem da sua ateno para no morrerem afogadas. ;ormalmente, <arlos <ristiano trabal&a com ateno e dedicao, mas naquele dia # de +aneiro estava particularmente cansado, pois dormira muito tarde ap,s as comemoraCes do reveillon. Assim, ao inv(s de voltar do almoo na &ora, decidiu tirar um coc&ilo. Acordou .s 1/ &oras, com os gritos dos s,cios do clube que tentavam reanimar uma criana que entrara na piscina e fora parar na parte funda. 6nfeli mente, no foi poss"vel reanimar a criana. Embora &ouvesse outras pessoas na piscina, ningu(m percebera que a criana estava se afogando. Assinale a alternativa que indique o crime praticado por <arlos <ristiano. a) Uomic"dio culposo. b) ;en&um crime. c) $misso de socorro. d) Uomic"dio doloso, na modalidade de ao comissiva por omisso. e) Uomic"dio doloso, na modalidade de ao omissiva. 39. DA='=K, #:1:, promotor'=K) @oana e @aso, namorados, inconformados com o fato de suas fam"lias no admitirem o seu romance, resolvem fa er um pacto de morte, optando por fa %'lo por asfixia de g0s carbOnico. <ombinam, ento, que @aso deve abrir o bico de g0s, enquanto @oana se responsabili a pela vedao total do compartimento por eles utili ado. A partir de tal caso espec"fico, analise as assertivas abaixo, assinalando, em seguida, a alternativa que sobre elas cont(m o devido +ulgamento) 6 X !e apenas @oana sobreviver, dever0 responder pelo crime de &omic"dio qualificado consumado. 66 X !e ambos sobreviverem, devero responder por tentativa de &omic"dio. 666 X !e apenas @aso tivesse vedado o compartimento e aberto o bico de g0s, responderia, na &ip,tese de sobreviv%ncia de ambos, por tentativa de &omic"dio, e @oana, nesse caso, responderia unicamente

por instigao a suic"dio, desde que ocorresse leso corporal grave ao namorado. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas as assertivas 6 e 66 esto corretas. c) Apenas as assertivas 6 e 666 esto corretas. d) Apenas as assertivas 66 e 666 esto corretas. e) ;o &0 assertiva correta. 4:. D6;!T6TST$ <6FAFE!, #:1:, defensor'R$) $ &omic"dio ( qualificado pela conexo quando ( cometido a) Aediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe. b) =or motivo f2til. c) <om emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum. d) _ traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne imposs"vel a defesa do ofendido. e) =ara assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime. 41. DB<<, #:1:, assessor +ur"dico do T@'=6) $corre desist%ncia volunt0ria quando o agente suspende a execuo do delito de &omic"dio a) Temporariamente para prosseguir mais tarde. b) Atemori ado com os gritos da v"tima. c) Atendendo a s2plica da v"tima. d) =or ter a v"tima fugido do local. e) =or ter escutado o barul&o de sirene. 4#. DB<<, #:1:, assessor +ur"dico do T@'=6) A respeito do instituto da leg"tima defesa, considere) 6 X ;o age em leg"tima defesa aquele que aceita o desafio para um duelo e mata o desafiante que atirou primeiro e errou o alvo. 66 X Admite'se a leg"tima defesa contra agresso pret(rita, quando se tratar de ofensa a direito al&eio. 666 X A in+ustia da agresso deve ser considerada quanto . punibilidade do agressor, no podendo, por isso, ser invocada quando &ouver repulsa a agresso de doente mental. Est0 correto o que se afirma A=E;A! em a) 6. b) 666. c) 6 e 66. d) 6 e 666. e) 66 e 666. 4*. DB<<, #:1:, assessor +ur"dico do T@'=6) Antonio e sua mul&er Antonia resolveram, sob +uramento, morrer na mesma ocasio. Antonio, com o prop,sito de livrar'se da esposa, finge que morreu. Antonia, fiel ao +uramento assumido, suicida'se. ;esse caso, Antonio responder0 por

a) Aux"lio ao suic"dio culposo. b) Uomic"dio doloso. c) Uomic"dio culposo. d) 6ndu imento ao suic"dio. e) Tentativa de &omic"dio. 4-. DA='KA, #:1:, promotor'KA) Sm dos temas mais delicados da dogm0tica criminal ( o erro. Je+amos, a prop,sito, o seguinte exemplo da nossa +urisprud%ncia) L6nspetor de quarteiro que, supondo in+usta agresso de multido que fugindo da pol"cia corria em sua direo, saca rev,lver e atira para o alto pro+(til que vem acertar menor que se encontrava postado na sacada de apartamento, provocando a sua morteN. A &ip,tese ventilada merece ser equacionada no >mbito da figura) 6 X Fo erro de tipo invenc"vel. 66 X Fo erro de tipo venc"vel. 666 X Fas descriminantes putativas f0ticas. 6J X Fo erro de proibio indireto. J X Fo erro de proibio evit0vel. a) Apenas a alternativa 6 ( verdadeira. b) Apenas a alternativa 66 ( verdadeira. c) Apenas a alternativa 666 ( verdadeira. d) Apenas a alternativa J ( verdadeira. e) Apenas as alternativas 66 e 666 so verdadeiras. 4/. DS;K'<E!=E, #:1:, promotor'!E) Assinale a opo correta acerca do &omic"dio privilegiado. a) A nature a +ur"dica do instituto ( de circunst>ncia atenuante especial. b) Estando o agente em uma das situaCes que ense+em o recon&ecimento do &omic"dio privilegiado, o +ui ( obrigado a redu ir a pena, mas a lei no determina o patamar de reduo. c) $ relevante valor social no ense+a o recon&ecimento do &omic"dio privilegiado. d) A presena de qualificadoras impede o recon&ecimento do &omic"dio privilegiado. e) A violenta emoo, para ense+ar o privil(gio, deve ser dominante da conduta do agente e ocorrer logo ap,s in+usta provocao da v"tima. 41. DS;K'<E!=E, #:1:, promotor'!E) Ret2lio, a fim de auferir o seguro de vida do qual era benefici0rio, indu iu Aaria a cometer suic"dio, e, ainda, emprestou'l&e um rev,lver para que consumasse o crime. Aaria efetuou um disparo, com a arma de fogo emprestada, na regio abdominal, mas no faleceu, tendo sofrido leso corporal de nature a grave. Em relao a essa situao &ipot(tica, assinale a opo correta. a) <omo o suic"dio no se consumou, a conduta praticada por Ret2lio ( considerada at"pica.

b) Apesar de a conduta praticada por Ret2lio ser t"pica, pois configura indu imento, instigao ou aux"lio ao suic"dio, ele ( isento de pena, porque Aaria no faleceu. c) Ret2lio deve responder por crime de indu imento, instigao ou aux"lio ao suic"dio, por uma 2nica ve , com pena duplicada pela pr0tica do crime por motivo ego"stico. d) Ret2lio deve responder por crime de leso corporal grave. e) =or ter indu ido e auxiliado Aaria a praticar suic"dio, Ret2lio deve responder por crime de indu imento, instigao ou aux"lio ao suic"dio, por duas ve es em continuidade delitiva, com pena duplicada pela pr0tica do crime por motivo ego"stico. 43. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) Assinale a opo correta acerca da pena cumprida no estrangeiro e da efic0cia da sentena estrangeira. a) Apenas nas &ip,teses de infrao penal de menor potencial ofensivo, admite'se que a pena cumprida no estrangeiro atenue a pena imposta, no Krasil, pelo mesmo crime. b) A pena cumprida no estrangeiro no atenua nem compensa a pena imposta, no Krasil, pelo mesmo crime, dado o car0ter independente das +ustias nacional e estrangeira. c) H poss"vel a &omologao, pelo !T@, de sentena penal condenat,ria proferida pela +ustia de outro pa"s, para obrigar o condenado residente no Krasil . reparao do dano causado pelo crime que cometeu. d) A compet%ncia para a &omologao de sentena estrangeira ( do !TB, restringindo'se a referida &omologao a casos que envolvam cumprimento de pena privativa de liberdade no Krasil. 44. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Relativamente ao tema da territorialidade e extraterritorialidade, analise as afirmativas a seguir. 6. Bicam su+eitos . lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra a administrao p2blica, por quem est0 a seu servio. 66. Bicam su+eitos . lei brasileira, os crimes praticados em aeronaves ou embarcaCes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territ,rio estrangeiro ainda que +ulgados no estrangeiro. 666. Bicam su+eitos . lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra o patrimOnio da Snio, do Fistrito Bederal, de Estado, de Territ,rio ou de Aunic"pio quando no se+am +ulgados no estrangeiro. Assinale) a) se somente a afirmativa 6 estiver correta. b) se somente a afirmativa 66 estiver correta. c) se somente a afirmativa 666 estiver correta. d) se somente as afirmativas 66 e 666 estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 49. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Assinale a alternativa que apresente local que no ( considerado como extenso do territ,rio nacional para os efeitos penais.

a) aeronaves ou embarcaCes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territ,rio estrangeiro, desde que o crime figure entre aqueles que, por tratado ou conveno, o Krasil se obrigou a reprimir. b) as aeronaves e as embarcaCes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se ac&em, respectivamente, no espao a(reo correspondente ou em alto'mar. c) as embarcaCes e aeronaves brasileiras, de nature a p2blica, onde quer que se encontrem. d) aeronaves ou embarcaCes estrangeiras de propriedade privada, ac&ando'se aquelas em pouso no territ,rio nacional ou em vOo no espao a(reo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Krasil. e) as embarcaCes e aeronaves brasileiras, a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. 9:. DFefensor'R!, B<<, #:11) !obre a teoria geral do delito, ( correto afirmar) a) $ erro de tipo afeta a compreenso da tipicidade sub+etiva culposa, enquanto o erro de proibio afeta o entendimento sobre a ilicitude do agente que praticou o in+usto penal, podendo levar . sua excluso. b) $ erro de tipo tem como consequ%ncia +ur"dica a excluso do dolo e, portanto, a excluso da tipicidade dolosa da conduta, podendo, no caso penal concreto, ser venc"vel ou invenc"vel. c) $ fato de um consumidor de uma lo+a de +oias tocar um aba+ur sem saber que serve de apoio a uma prateleira, que despenca e quebra uma rara pea de arte ( exemplo de erro de proibio. d) Uavendo orientao da Autoridade Administrativa acerca da legitimidade da conduta, a pr0tica da ao reali a'se coberta pela boa'f( de que no ( a mesma ilegal, atuando o agente em erro de tipo permissivo. e) A partir da adoo da teoria limitada da culpabilidade pelo <,digo =enal, tanto na &ip,tese de ser o erro de tipo essencial venc"vel quanto na &ip,tese de ser invenc"vel, a consequ%ncia +ur"dica ( a excluso do +u" o de culpabilidade do agente que se equivoca em relao .s circunst>ncias concomitantes do ato praticado. 91. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) $corre a c&amada adequao t"pica mediata quando o fato se amolda ao tipo penal sem a necessidade de qualquer outra norma. b) $ princ"pio da insignific>ncia incide diretamente sobre a punibilidade do agente. c) A exig%ncia de um conte2do material do crime no se satisfa com a simples subsuno formal das condutas &umanas. d) A constitucionali ao do Fireito =enal limita'se . valori ao do princ"pio da legalidade estrita e ao conte2do formal do princ"pio da reserva legal. e) A ultratividade in mellius da lei penal significa que a lei posterior aplica'se a eventos passados, salvo quando ela beneficia o r(u.

9#. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa incorreta) a) !egundo o princ"pio da especialidade, a norma espec"fica derroga a norma geral, ainda que aquela conten&a consequ%ncias penais mais gravosas. b) !egundo o princ"pio da consuno, na &ip,tese de crime progressivo, as normas que definem crimes mais graves absorvem as de menor gravidade. c) $ resultado da ao no pode ser atribu"do ao agente na &ip,tese da exist%ncia de causa absolutamente independente, salvo se esta for preexistente. d) ;os crimes comissivos por omisso, o agente, que possui o especial dever de agir, abst(m'se dessa atuao. e) ;os crimes de perigo abstrato, o perigo ( ob+eto de presuno juris et de jure. 9*. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) <rime putativo por erro de tipo pressupCe a suposio errOnea do agente sobre a exist%ncia da norma penal. b) Relativamente . tentativa, o <,digo =enal brasileiro adotou a teoria sub+etiva. c) <rimes funcionais impr,prios so aqueles que podem revestir'se de parcial atipicidade. d) <rimes subsidi0rios so aqueles para cu+a caracteri ao se fa imprescind"vel outra norma definidora de suas elementares. e) F0'se a ocorr%ncia de crime fal&o quando o agente, por interfer%ncia externa, no consegue praticar todos os atos execut,rios necess0rios . consumao. 9-. DExame $AK #:1:.#, BRJ) <om relao ao concurso de delitos, ( correto afirmar que) a) no concurso de crimes as penas de multa so aplicadas distintamente, mas de forma redu ida. b) o concurso material ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes com depend%ncia f0tica e +ur"dica entre estes. c) o concurso formal perfeito, tamb(m con&ecido como pr,prio, ocorre quando o agente, por meio de uma s, ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes id%nticos, caso em as penas sero somadas. d) o <,digo =enal Krasileiro adotou o sistema de aplicao de pena do c2mulo material para os concursos material e formal imperfeito, e da exasperao para o concurso formal perfeito e crime continuado. 9/. DExame $AK #:1:.#, BRJ) A respeito do regime legal da prescrio no <,digo =enal, tendo por base ocorr%ncia do fato na data de &o+e, assinale a alternativa correta. a) A prescrio, depois da sentena condenat,ria com tr>nsito em +ulgado para a acusao, regula'se pela pena aplicada, no podendo,

em nen&uma &ip,tese, ter por termo inicial data anterior . da den2ncia ou queixa. b) A prescrio da pena de multa ocorrer0 em # Ddois) anos, independentemente do pra o estabelecido para a prescrio da pena de liberdade aplicada cumulativamente. c) !e o r(u citado por edital permanece revel e no constitui advogado, fica suspenso o processo, mantendo'se em curso o pra o prescricional, que passa a ser computado pelo dobro da pena m0xima cominada ao crime. d) !o causas interruptivas do curso da prescrio previstas no <,digo =enal, dentre outras, o recebimento da den2ncia ou da queixa, a pron2ncia, a publicao da sentena condenat,ria ou absolut,ria recorr"vel. 91. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) ;o que se refere .s penas restritivas de direitos e . de multa, assinale a opo correta. a) A pena de multa consiste no pagamento, ao fundo penitenci0rio, da quantia determinada na sentena e calculada em dias'multa, sendo, no m"nimo, de de e, no m0ximo, de tre entos e sessenta e cinco dias'multa, a ser fixada pelo +ui , no podendo ser inferior a um trig(simo do maior sal0rio m"nimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a cinco ve es esse sal0rio. b) !e o condenado for reincidente, o +ui no poder0 aplicar a substituio da pena privativa de liberdade, apesar de, em face de condenao anterior, a medida ser socialmente recomend0vel e a reincid%ncia no se ter operado em virtude da pr0tica do mesmo crime. c) A prestao de servios . comunidade ou a entidades p2blicas consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado, sendo aplic0vel .s condenaCes superiores a seis meses de privao da liberdade, atendidos os demais requisitos legais. d) A limitao de fim de semana consiste na obrigao de perman%ncia, aos s0bados, domingos e feriados, por oito &oras di0rias, em casa de albergado ou em outro estabelecimento adequado. 93. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) <om relao . pena de multa, assinale a opo correta. a) Transitada em +ulgado a sentena condenat,ria, a multa dever0 ser paga no pra o de de dias e ser0 convertida em pena privativa de liberdade caso o condenado no reali e o pagamento. b) H vedado o pagamento da pena de multa em parcelas mensais, dada a nature a +ur"dica de tal esp(cie de sano. c) Transitada em +ulgado a sentena condenat,ria, a multa ser0 considerada d"vida de valor, aplicando'se'l&e as normas da legislao relativa . d"vida ativa da fa enda p2blica, exceto no que concerne .s causas interruptivas e suspensivas da prescrio, incidindo, nesse caso, as normas do <=. d) !obrevindo ao condenado doena mental, ( suspensa a execuo da pena de multa.

94. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) Em relao . imputabilidade penal, assinale a opo correta. a) A embriague no acidental, se+a volunt0ria ou culposa, completa ou incompleta, exclui a imputabilidade do agente que, ao tempo da ao ou omisso delituosa, for inteiramente incapa de entender o car0ter il"cito do fato ou de determinar'se de acordo com esse entendimento. b) `uanto . aferio da inimputabilidade, o <= adota, como regra, o crit(rio psicol,gico, segundo o qual importa saber se o agente, no momento da ao ou da omisso delituosa, tem ou no condiCes de avaliar o car0ter criminoso do fato e de orientar'se de acordo com esse entendimento. c) A pena poder0 ser redu ida se o agente, em virtude de perturbao de sa2de mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, no for inteiramente capa de entender o car0ter il"cito do fato ou de determinar'se de acordo com esse entendimento. d) A pena imposta ao semi'imput0vel no pode ser substitu"da por medida de segurana. 99. DExame $AK #:1:.1, <E!=E'S;K) Admite'se a suspenso condicional da pena Dsursis) a) para o condenado em estado de sa2de grave ou portador de doena incur0vel, desde que ele ten&a reparado o dano. b) em casos de condenao a pena restritiva de direito ou privativa de liberdade, desde que no superior a quatro anos. c) a reincidente em crime doloso, desde que a condenao anterior ten&a sido exclusivamente . pena de multa. d) para o condenado que, na data do fato, ten&a idade acima de setenta anos, desde que a pena no se+a superior a dois anos. 1::. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Relativamente ao concurso de crimes, assinale a afirmativa incorreta) a) $ concurso material ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, id%nticos ou no. b) ;a presena de um concurso formal, aplica'se ao agente a mais grave das penas cab"veis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto at( metade, salvo se a ao ou omisso ( dolosa e os crimes concorrentes resultam de des"gnios autOnomos D&ip,tese em que as penas aplicam'se cumulativamente). c) `uando se tratar de crime continuado, aplica'se ao agente a pena de um s, dos crimes, se id%nticas, ou a mais grave, se diversas, aumentadas, em qualquer caso, de um sexto a dois teros. d) `uando se tratar de crime continuado em que os crimes se+am dolosos, contra v"timas diferentes, cometidos com viol%ncia ou grave ameaa . pessoa, o +ui poder0, observados os artigos 3:, 31 e 3- do <,digo =enal aumentar a pena mais grave at( o triplo.

e) ;o concurso de crimes, as penas de multa so aplicadas de acordo com as regras aplic0veis .s penas privativas de liberdade. 1:1. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Relativamente ao concurso de crimes, analise as afirmativas a seguir. 6. A pena ser0 ainda agravada em relao ao agente que promove, ou organi a a cooperao no crime ou dirige a atividade dos demais agentes. 66. A pena ser0 ainda agravada em relao ao agente que coage ou indu outrem . execuo material do crime. 666. A pena ser0 ainda agravada em relao ao agente que instiga a cometer o crime algu(m no'pun"vel em virtude de condio. Assinale) a) se somente a afirmativa 6 estiver correta. b) se somente a afirmativa 66 estiver correta. c) se somente a afirmativa 666 estiver correta. d) se somente as afirmativas 66 e 666 estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 1:#. DFelegado'A=, BRJ, #:1:) Relativamente . extino da punibilidade, analise as afirmativas a seguir) 6. Extingue'se a punibilidade, dentre outros motivos, pela morte do agenteE pela anistia, graa ou indultoE pela prescrio, decad%ncia ou perempoE e pelo casamento do agente com a v"tima, nos crimes contra os costumes, definidos nos cap"tulos 6, 66 e 666, do T"tulo 6J do <,digo =enal. 66. ;os crimes conexos, a extino da punibilidade de um deles impede, quanto aos outros, a agravao da pena resultante da conexo. 666. A ren2ncia do direito de queixa, ou o oferecimento de perdo pelo querelante, nos crimes de ao privada, acarreta a extino da punibilidade. Assinale) a) se somente a afirmativa 6 estiver correta. b) se somente a afirmativa 66 estiver correta. c) se somente a afirmativa 666 estiver correta. d) se somente as afirmativas 66 e 666 estiverem corretas. e) se nen&uma afirmativa estiver correta. E 1:*. DFefensor'R!, B<<, #:11) ;o que toca ao sistema de aplicao da pena, ( correto afirmar) a) U0 previso no art. -- do <,digo =enal de substituio da pena privativa de liberdade para condenados reincidentes, ainda que a reincid%ncia ten&a se operado em virtude da pr0tica do mesmo crime, desde que o segundo delito no envolva viol%ncia ou grave ameaa . pessoa. b) !egundo o <,digo =enal, na &ip,tese de sobrevir condenao definitiva . pena privativa de liberdade por outro crime durante a execuo de pena restritiva de direito, a converso da pena substitutiva, em sede de execuo, ser0 obrigat,ria, mesmo que seu

cumprimento se+a compat"vel com o regime de cumprimento da pena definido na segunda sentena condenat,ria. c) ;as &ip,teses relativas . 7ei 11.*-:8:1, con&ecida como 7ei Aaria da =en&a, &0 vedao legal de substituio da pena privativa de liberdade por prestao de servio . comunidade. d) Ao agente prim0rio e de conduta social satisfat,ria que ( condenado . pena de dois anos de recluso por roubo tentado, com todas as circunst>ncias previstas no art. /9 do <,digo =enal recon&ecidas como favor0veis na sentena, ( poss"vel aplicar'se a suspenso condicional da pena prevista no art. 33 do <,digo =enal. e) A substituio da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direito prevista no art. -- do <,digo =enal no ( poss"vel para delitos culposos nas &ip,teses de condenaCes superiores a quatro anos. 1:-. DFefensor'R!, B<<, #:11) !obre a teoria geral do delito, ( correto afirmar) a) ;a concorr%ncia pl2rima, o instituto da cooperao dolosamente diversa ocorre quando todos os agentes, mesmo sem v"nculo sub+etivo, se comportam para o mesmo fim, mas descon&ecem a conduta al&eia. b) ;as descriminantes putativas ( isento de pena quem, por erro plenamente +ustificado pelas circunst>ncias, supCe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao leg"tima, &avendo tamb(m iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato ( pun"vel como crime culposo. c) !e o fato ( cometido sob coao irresist"vel ou em estrita obedi%ncia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior &ier0rquico, s, ( pun"vel o autor da coao ou da ordem, atuando o coacto com excludente legal de culpabilidade. d) $ crime imposs"vel ( causa legal de excluso da ilicitude, ocorrendo quando o agente, por inefic0cia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do ob+eto, no consegue consumar o crime. e) ;o concurso formal de crimes, o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, que pratica dois ou mais crimes id%nticos ou no, ( punido aplicando'se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que &a+a incorrido, mesmo que a ao ou omisso se+a dolosa e os crimes concorrentes decorram de des"gnios autOnomos. 1:/. DA='!=, #:1:) A exposio de motivos da =arte Reral do <,digo =enal Krasileiro, ao referir'se . finalidade da individuali ao da pena, . vista de sua necessidade e efic0cia para reprovao e preveno do crime, afirma que Lnesse conceito se define a =ol"tica <riminal preconi ada no =ro+eto, da qual se devero extrair todas as suas l,gicas conseq?%nciasN. A partir de tal afirmativa, assinale a alternativa correta) a) $ <,digo =enal Krasileiro adotou a concepo da pena como imperativo categ,rico, a qual se amolda . teoria da preveno geral negativa.

b) $ procedimento de aplicao da pena adotado pelo <,digo =enal Dart. /9) tem como fundamento 2nico o princ"pio da retribuio. c) A concepo da pena como medida de preveno de delitos, acol&ida pelo <,digo =enal Dart. /9), amolda'se .s c&amadas teorias absolutas. d) $ procedimento de aplicao da pena adotado pelo <,digo =enal Dart. /9) tem como fundamento 2nico o princ"pio da preveno especial. e) $ <,digo =enal adotou como um dos fundamentos da aplicao da pena o princ"pio da preveno geral Dart. /9), preconi ado pelas teorias relativas. 1:1. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta, no que se refere ao procedimento de aplicao da pena) a) $s motivos determinantes do crime, como circunst>ncia +udicial, preponderam sobre as causas de aumento ou diminuio de pena. b) As causas de aumento de pena incidem em fase posterior . considerao das agravantes e atenuantes. c) ;a fixao da pena'base, o +ui levar0 em conta a eventual reincid%ncia do r(u. d) !egundo entendimento sumular do !uperior Tribunal de @ustia, a quantidade das circunst>ncias atenuantes pode fa er a pena'base recuar para aqu(m do m"nimo legal. e) A menoridade relativa constitui causa obrigat,ria de diminuio de pena, a incidir na terceira etapa de aplicao da pena. 1:3. DA='!=, #:1:) Assinale a alternativa correta) a) A pena de deteno no pode ser cumprida em regime inicialmente fec&ado. b) $ condenado, no reincidente, a pena superior a oito anos de recluso pode comear a cumpri'la em regime semi'aberto. c) ;a &ip,tese de concurso formal imperfeito, aplica'se ao agente a pena mais grave das cab"veis ou, se iguais, s, uma delas, aumentada de 181 at( a. d) A prescrio intercorrente tem como bali a a pena aplicada na sentena condenat,ria, podendo abranger o per"odo entre a sentena e o recebimento da den2ncia. e) H facultado ao +ui substituir a pena privativa de liberdade no superior a quatro anos, imposta ao r(u reincidente pela pr0tica do mesmo crime ou de diversa esp(cie, se constituir medida socialmente recomend0vel. 1:4. `uanto ao crime de furto, assinale a alternativa correta) a) $ cad0ver nunca poder0 ser ob+eto material do crime de furto. b) $ furto de gado ( con&ecido como abigeato. c) $ furto de din&eiro ( con&ecido como famulato. d) ;avio no pode ser ob+eto material do crime de furtoE visto ser considerado bem im,vel por determinao legal.

e) !egundo posio atual da +urisprud%ncia do !T@ e do !TB, o furto somente se consuma quando o agente obt(m a posse tranquila do ob+eto subtra"do. 1:9. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) AAR6A, pessoa muito pobre, sem marido e com dois fil&os menores, cu+a renda familiar total ( de R] 1::,:: por m%s, ap,s sacar R] #:,:: do =rograma Kolsa Bam"lia, pegou um Onibus para voltar . sua casa. Fentro do coletivo, UHR<S7E!, *: anos de idade, pessoa reincidente na pr0tica de crimes, mediante extrema &abilidade manual conseguiu subtrair esse din&eiro DR] #:,::) do bolso da cala de AAR6A, sem que esta percebesse. ;esse caso) a) UHR<S7E! praticou furto simples. b) UHR<S7E! praticou furto qualificado. c) UHR<S7E! praticou furto privilegiado. d) Feve ser recon&ecida, no caso, a incid%ncia do princ"pio da insignific>ncia, tornando o fato at"pico. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. 11:. `uanto ao crime de roubo, assinale a alternativa correta) a) $ agente que utili a arma de brinquedo para subtrair mediante grave ameaa ob+etos da v"tima que pensa tratar'se de arma verdadeira, no comete crime de roubo, considerando a inefic0cia absoluta do meio utili ado. b) $ roubo de uso ( considerando fato at"pico, segundo doutrina e +urisprud%ncia pac"ficas. c) U0 decisCes do !TB e do !T@ considerando dispens0vel, em certos casos, a apreenso da arma e respectiva per"cia para fins de aplicao da ma+orante do emprego de arma para pr0tica do crime de roubo. d) $ roubo, tanto pr,prio quanto impr,prio, pode ser praticado mediante viol%ncia impr,pria Dpor exemplo) quando o agente fa a v"tima, sem esta saber, ingerir subst>ncia que l&e deixa totalmente dopada, e depois subtrai seus bens). e) <aso durante a subtrao violenta, o agente mate a v"tima, mas no consiga levar consigo o ob+eto visado, dever0 responder pelo crime de latroc"nio tentado. 111. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) RERb;6A$, #1 anos de idade, abordou <A6$ e Tc<6T$, subtraindo, mediante grave ameaa com uma faca, um rel,gio de <A6$ Davaliado em R] 1::,::) e de Tc<6T$ apenas uma moeda de R] 1,::. ;esse caso) a) Fever0 ser recon&ecido o concurso de crimes, &avendo dois roubos. b) Uaver0 apenas um roubo, visto que no crime praticado contra Tc<6T$ dever0 incidir o princ"pio da insignific>ncia, afastando a tipicidade da conduta. c) ;o &0 a incid%ncia de nen&uma qualificadora ou ma+orante. d) Uouve roubo impr,prio. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta.

11#. `uanto ao crime de extorso, assinale a alternativa correta) a) Entende a doutrina ma+orit0ria que na extorso, assim como no furto e no roubo, a vantagem indevida pretendida pelo agente deve ser necessariamente uma coisa m,vel. b) $ su+eito que aponta um rev,lver para a cabea da v"tima, fa endo com que esta l&e entregue sua carteira com din&eiro, comete crime de extorso, visto ter sido o comportamento da v"tima 2til para a subtrao. c) A extorso se consuma quando o agente aufere a vantagem indevida pretendida. d) $ delito popularmente con&ecido como sequestro rel>mpago, na realidade trata'se de extorso qualificada pela restrio da liberdade da v"tima. e) $ delito popularmente con&ecido como sequestro rel>mpago, na realidade trata'se de extorso simples. 11*. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) @$A;A, fil&a de TE$F$R$, pessoa muito rica, resolveu simular seu pr,prio sequestro, para LtirarN din&eiro de seu pai. =lane+ou com 7E$;, seu namorado, tudo que deveria ser feito. Ap,s a moa sumir por dois dias, 7E$; ligou para TE$F$R$ pedindo um resgate de R] #::.:::,::, sob pena de matar @$A;A. $ pai desesperado foi ao banco, sacou o din&eiro, por(m no momento em que ia entreg0'lo a 7E$;, a pol"cia interveio e descobriu todo o plano, prendendo 7E$; e @$A;A. ;esse caso) a) $correu o crime de extorso mediante sequestro consumado. b) $correu o crime de extorso mediante sequestro tentado. c) Feve @$A;A ser beneficiada com uma escusa absolut,ria. d) 7E$; e @$A;A devem responder pelo crime de extorso. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. 11-. Assinale a alternativa correta) a) $ crime de dano admite tanto a forma dolosa quanto a forma culposa. b) ;o crime de dano, o ob+eto material ser0 apenas a coisa im,vel. c) $ crime de apropriao ind(bita previdenci0ria, segundo posio +urisprudencial dominante, no admite a aplicao do princ"pio da insignific>ncia. d) Acaso um advogado se aproprie do din&eiro que recebeu de seu cliente para pagamento de custas +udiciais, comete o crime de apropriao ind(bita ma+orada. e) Sma das formas de materiali ao da apropriao ind(bita ocorre quando a v"tima, previamente enganada pelo criminoso, entrega para este algum bem de sua propriedade. 11/. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) AAR<$!, durante a prova de um vestibular de medicina, utili ou um celular escondido no ban&eiro para comunicar'se com ;67!$;, professor da 0rea, no intuito de receber cola deste 2ltimo. Sm fiscal, contudo, estava no ban&eiro ao lado e escutou toda a conversa, sendo AAR<$! flagrado com

v0rias respostas anotadas em sua mo. ;esse caso, segundo a +urisprud%ncia do !TB) a) AAR<$! deve responder por estelionato tentado. b) AAR<$! deve responder por estelionato consumado. c) $ fato ( at"pico. d) AAR<$! deve responder por estelionato tentado em concurso com o crime de dano tentado, considerando que acaso conseguisse colar e fosse aprovado iria enganar a instituio promotora do certame e tamb(m causaria dano ao candidato de quem tirasse a vaga. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. 111. Assinale a alternativa correta) a) Acaso o su+eito emita um c&eque em garantia Dpara ser descontado em trinta dias), e este no ten&a proviso de fundos no momento da sua apresentao ao banco, estar0 configurado o crime de estelionato na modalidade de Lfraude no pagamento por meio de c&equeN. b) ;a receptao, o produto receptado deve ser oriundo da pr0tica de crime contra o patrimOnio. c) !e algu(m compra um rev,lver utili ado por terceiro para matar algu(m, comete o crime de receptao, mesmo que esta arma se+a de propriedade do vendedor. d) Acaso se+a roubada uma pulseira de ouro, depois derretida e transformada em um cordo, caso uma terceira pessoa compre esse cordo, ciente de todo o ocorrido, comete o crime de receptao. e) A receptao somente ( punida na forma dolosa. 113. Assinale a alternativa correta) a) $ empregado que trabal&a na mesma sala com o patro recebendo din&eiro dos clientes, e aproveitando um descuido do seu empregador, pega para si certa quantia em din&eiro, comete o crime de apropriao ind(bita. b) !egundo a +urisprud%ncia do !T@, o su+eito que consegue, via internet e utili ando artif"cio fraudulento, transferir indevidamente recursos de contas banc0rias de terceiros, logo ap,s se apropriando desses valores, comete o crime de furto mediante fraude. c) !egundo a +urisprud%ncia do !T@, o su+eito que consegue, via internet e utili ando artif"cio fraudulento, transferir indevidamente recursos de contas banc0rias de terceiros, logo ap,s se apropriando desses valores, comete o crime de estelionato. d) $ fil&o que subtrai .s escondidas din&eiro do seu pai, aproveitando'se da confiana deste, deve responder pelo crime de furto qualificado. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. 114.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) BER;A;F$, morador de uma pequena cidade do interior, inconformado com os constantes estupros praticados por 7E$;ARF$ em referida localidade, resolv%'lo mat0'lo, tendo feito isto atrav(s do uso de fogo. $ assassinato foi comemorado por praticamente todos os moradores da cidade, considerando a perniciosa conduta da v"tima. ;esse caso)

a) BER;A;F$ praticou um crime de &omic"dio exclusivamente privilegiado, impelido por relevante valor moral. b) BER;A;F$ praticou um crime de &omic"dio exclusivamente qualificado. c) BER;A;F$ praticou um crime de &omic"dio qualificado' privilegiado. d) BER;A;F$ no cometeu crime algum, considerando que sua conduta no foi socialmente reprov0vel. 119.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) ;AR<6!$ matou o fil&o de R$;A7F$ por motivo f2til, sendo que este, por vingana, contratou =EFR$ para matar ;AR<6!$ por cinco mil reais. $ servio foi feito pelo pistoleiro, conforme combinado, sem que R$;A7F$ tivesse tomado con&ecimento pr(vio das demais circunst>ncias ob+etivas do crime. ;esse caso) a) <onsiderando que o &omic"dio foi mediante paga, segundo pac"fica doutrina, ambos devem responder por &omic"dio qualificado. b) !omente R$;A7F$ deve responder por &omic"dio qualificado. c) ;o caso, a vingana deve funcionar como qualificadora do crime por ser um motivo ego"stico. d) =EFR$ deve responder por &omic"dio qualificado por fora da presena de uma circunst>ncia qualificadora de car0ter sub+etivo Dpessoal). 1#:. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) =HR6<7E! resolveu matar 7ETV<6A envenenada oferecendo'l&e um copo de suco. Antes de beber, a v"tima logo percebeu que se tratava de l"quido envenenado por conta do c&eiro forteE tendo =HR6<7E!, diante disso, amarrado'a e l&e forado a tomar o suco envenenado, sendo que ap,s isso a mesma agoni ou por tempo consider0vel at( morrer. ;esse caso) a) Uouve &omic"dio simples. b) Uouve &omic"dio qualificado pelo emprego de veneno, considerando que o uso deste como meio para matar em regra caracteri a'se como meio cruel. c) $ uso de veneno, referido expressamente no <,digo =enal como qualificadora do &omic"dio, tem nature a de meio insidioso, de modo que a subst>ncia deve ser ministrada de forma dissimulada Dsem o con&ecimento da v"tima). !e a v"tima for forada a ingerir o veneno poder0, contudo, se caracteri ar utili ao de meio cruel Dgenericamente referido no <=), que igualmente qualifica o crime. d) Uouve &omic"dio qualificado por conta do emprego de meio insidioso, considerando que a v"tima agoni ou por tempo consider0vel at( l&e sobrevir a morte. 1#1.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) RSB6;$, descontente com A!TR$R67FA por esta no ter l&e emprestado dois reais, pegou um rev,lver emprestado com o seu colega ;S;$ e matou citada mul&er. Ressalte'se que ;S;$, quando emprestou a arma, sabia que era para matar A!TR$R67FAE tendo feito isto porque queria que a mesma morresse para que ele pudesse dominar so in&o o tr0fico de

drogas na regio, considerando que ambos dedicavam'se a essa atividade il"cita. ;esse caso) a) Tanto RSB6;$ quanto ;S;$ devem responder pelo crime de &omic"dio qualificado pelo motivo f2til. b) ;S;$ deve responder por &omic"dio simples. c) RSB6;$ deve responder por &omic"dio simples. d) Ambos devem responder por &omic"dio qualificado, por(m apenas a motivao de RSB6;$ foi f2til. 1##.`uanto ao crime de &omic"dio ( correto afirmar) a) $ perdo +udicial somente poder0 ser concedido .quele que praticou &omic"dio doloso simples ou culposo. b) $ &omic"dio simples ( considerado, em regra, crime &ediondo. c) !egundo a doutrina predominante, o &omic"dio qualificado' privilegiado no deve ser considerado crime &ediondo. d) Todas as formas de &omic"dio, excetuada apenas a modalidade culposa, caracteri am'se como crime &ediondo. 1#*.`uanto ao aborto de feto anenc(falo, ( correto afirmar) a) A legislao vigente autori a expressamente citado procedimento, sendo uma &ip,tese de aborto legal. b) U0 consenso na doutrina que esse tipo de aborto deve sempre ser considerado criminoso. c) $ =leno do !TB +0 se manifestou quanto . legalidade de tal procedimento, apesar da falta de previso legal sobre o assunto. d) Ainda no &0 uma posio pacificada no !TB quanto . legalidade da esp(cie de aborto em questo. 1#-.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) <AR7$! subtraiu um cad0ver que era utili ado legalmente em uma faculdade para estudos cient"ficosE tendo vendido o mesmo a outra faculdade pelo preo de cinco mil reais. ;esse caso) a) Uouve crime de furto. b) ;o &ouve crime de furto, pois o corpo &umano, mesmo ap,s a morte, no ( comerciali 0vel. c) Uouve crime de dano, pois apesar da impossibilidade do cad0ver ser ob+eto material do crime de furto, certamente &ouve um dano . faculdade por conta da subtrao. d) A conduta de <AR7$! ( at"pica. 1#/.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) BRA;<6!<$ entrou em uma resid%ncia e subtraiu v0rias +oias. Fois metros depois de sair da casa foi abordado, +0 em via p2blica, por policiais e empreendeu fuga, sendo imediatamente perseguido e preso. ;esse caso) a) Uouve, segundo a +urisprud%ncia predominante, consumao do crime de furto. b) ;o ocorreu, segundo a +urisprud%ncia predominante, consumao do crime de furto, visto que no &ouve a posse pac"fica dos bens subtra"dos.

c) =ara que BRA;<6!<$ se+a processado ( necess0rio que a v"tima oferea representao, considerando &aver no furto a violao de patrimOnio individual. d) Acaso BRA;<6!<$, no momento em que foi abordado pelos policiais entregasse as +oias voluntariamente, deveria ser beneficiado pelo arrependimento efica . 1#1.<onsidere a seguinte situao &ipot(tica) @$P$ ia passando pela rua quando percebeu uma sen&ora cega sentada em uma calada pedindo din&eiro. Jiu que no cesto utili ado pela pedinte para recol&er as esmolas &avia uma nota de cinco reais. 6mediatamente simulou que ia colocar uma moeda no cesto, e de l0 subtraiu os cinco reais, sem despertar a desconfiana da v"tima. Sm grupo de rapa es que ia passando pelo local percebeu, contudo, a manobra de @$P$ e conseguiu prend%'lo quando o mesmo +0 estava tentando embarcar em um Onibus. ;esse caso) a) Feve ser recon&ecido o princ"pio da insignific>ncia, considerando o baixo valor monet0rio subtra"do. b) Uouve um furto qualificado. c) Uouve um furto simples sem a incid%ncia de ma+orante Dcausa de aumento de pena). d) Uouve um furto simples com a incid%ncia de ma+orante Dcausa de aumento de pena). 1#3. <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) AAR6A se aproximou de =EFR$ que se encontrava sentado em uma mesa de bar. Ap,s alguns minutos de conversa =EFR$ saiu para ir ao ban&eiro, ocasio em que a mul&er colocou uma subst>ncia em sua bebida, que ap,s ser consumida pela v"tima deixou'l&e inconsciente. Aproveitou'se AAR6A, ento, para subtrair o din&eiro que estava com =EFR$, tendo encontrado em sua carteira apenas o valor de R] /,::. <&ateada com a baixa quantia encontrada colocou veneno no copo que estava perto de =EFR$ e foi embora, sabendo que o &omem em poucos minutos recuperaria os sentidos, e consumiria a bebida do copo. 7ogo que AAR6A saiu, =EFR$ bebeu o l"quido envenenado, vindo a morrer. ;esse caso) a) !e tivesse &avido apenas a subtrao do valor, sem que &ouvesse a morte da v"tima, deveria ser recon&ecido o princ"pio da insignific>ncia. b) ;o caso &ouve furto e no roubo, considerando no ter &avido viol%ncia ou grave ameaa para garantir a subtrao da coisa. c) Uouve um crime de latroc"nio. d) Uouve um crime de roubo em concurso com um crime de &omic"dio. 1#4. ;o tocante ao crime de extorso ( correto afirmar) a) A vantagem econOmica visada pode ser tanto uma coisa m,vel quanto um im,vel, diferentemente do que ocorre no roubo, pois neste a vantagem patrimonial perseguida deve ser uma coisa m,vel.

b) !e consuma no momento em que ocorre a obteno da vantagem econOmica visada. c) H um crime pr,prio. d) A sua figura t"pica no exige finalidade especial do agente, de modo que o elemento sub+etivo se resume no dolo inerente ao n2cleo do tipo. 1#9. ;o tocante ao crime de leso corporal ( correto afirmar) a) A leso corporal leve ser0 sempre classificada na modalidade simples. b) $ resultado agravador, no caso de leso corporal grav"ssima, pode sobrevir, na maioria dos casos, tanto a t"tulo de dolo quanto a t"tulo de culpa. c) A leso corporal leve, se+a dolosa ou culposa, permite a concesso de perdo +udicial. d) ;o crime de leso corporal, em qualquer modalidade, a ao ser0 p2blica incondicionada, considerando a indisponibilidade da integridade corporal. 1*:. A lavagem de din&eiro consiste na ocultao ou dissimulao da nature a, origem, locali ao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores que so provenientes, direta ou indiretamente, de diversos crimes arrolados no artigo 1.5 da 7ei n.5 9.11*81994. Esses crimes no incluem A) Tr0fico il"cito de subst>ncias entorpecentes e terrorismo. K) <ontrabando e extorso mediante seq?estro. <) <orrupo e crime contra o !istema Binanceiro ;acional. F) `uadril&a ou bando e crime contra a ordem tribut0ria. 1*1. Acerca do crime de lavagem de din&eiro, previsto na 7ei n.5 9.11*81994, assinale a opo incorreta. A) $ crime de lavagem de din&eiro pressupCe a exist%ncia de uma conduta antecedente, que no precisa ser, necessariamente, criminosa, mas que deve estar prevista no rol exemplificativo da lei acima citada. K) Esse crime constitui atividade complexa, que envolve tr%s fases) a introduo do din&eiro il"cito no sistema financeiro, promovendo o distanciamento dos recursos de sua origemE a transformao, quando, por meio de neg,cios, ( ocultada a proced%ncia dos recursosE e a integrao, quando os bens aparentemente regulares so incorporados ao sistema econOmico. <) ;o processo por crime de lavagem de din&eiro, no se aplica o disposto no art. *11 do <,digo de =rocesso =enal, que estabelece que o processo e o curso do pra o prescricional fiquem suspensos caso o acusado, citado por edital, no comparea nem constitua advogado, situao em que o processo deve seguir . sua revelia. F) Esse crime admite ao controlada, pela qual a ordem de priso de pessoas ou da apreenso ou seq?estro de bens, direitos ou valores poder0 ser suspensa pelo +ui , ouvido o Ainist(rio =2blico, quando a sua execuo imediata possa comprometer as investigaCes.

1*#. aD bD cD dD eD

$ tipo penal compCe'se) ) somente de elementos normativos e sub+etivosE ) somente de elementos descritivos e sub+etivosE ) somente de elementos normativos e descritivosE ) somente de elementos ob+etivos e sub+etivosE ) de elementos normativos, sub+etivos e descritivos.

1**. $ <,digo =enal Krasileiro, em relao ao dolo direto, adota qual teoria) aD ) teoria da representaoE bD ) teoria do consentimentoE cD ) teoria da vontadeE dD ) teoria da cognioE eD ) teoria da tend%ncia. 1*-. Assinale a alternativa correta) a D ) o erro de tipo essencial exclui o dolo, permitindo, quando for o caso, a punio pelo crime culposoE bD ) o erro de tipo essencial exclui a culpabilidadeE c D ) o erro de tipo inevit0vel no exclui a tipicidade, pois o elemento ob+etivo do tipo permanece intactoE dD ) erro de tipo no pode ocorrer nos crimes omissivos impr,priosE eD ) o erro de tipo permissivo no ( admitido em nossa legislao. 1*/. ;o conflito aparente de normas, quando se evidencia a ocorr%ncia de um crime'meio para a caracteri ao de um crime'fim, a questo vem solucionada pelo) aD ) princ"pio da subsidiariedade t0citaE bD ) princ"pio da consunoE cD ) princ"pio da especialidadeE dD ) princ"pio da alternatividadeE eD ) princ"pio da fragmentariedade. 1*1. aD bD cD dD eD ;o que di respeito aos crimes tentados no ( correto afirmar) ) no se admite a tentativa nos crimes culpososE ) no se admite a tentativa nos crimes omissivos impr,priosE ) no se admite a tentativa nos crimes unissubsistentesE ) no se admite a tentativa nas contravenCes penaisE ) no se admite a tentativa nos crimes preterdolosos.

1*3. Em relao .s penas no <,digo =enal Krasileiro, assinale a alternativa correta) aD ) encontramos penas principais e acess,riasE b D ) as penas restritivas de direitos no se confundem com as penas de prestao de servios . comunidadeE c D ) a pena de multa, se no cumprida pelo condenado, pode ser transformada em pena privativa de liberdadeE dD ) nosso sistema ( o do duplo bin0rioE

e D ) para aplicao da medida de segurana ( preciso estar provada a autoria e materialidade do crime, no &aver nen&uma causa excludente de ilicitude e o autor do fato ser absolvido. 1*4. Assinale a alternativa correta) aD ) causa suspensiva da prescrio fa com que, uma ve cessada a causa, o lapso prescricional se+a contado do in"cio novamenteE b D ) se o acusado, citado por mandado, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do pra o prescricionalE c D ) o recebimento da den2ncia ou queixa ( causa suspensiva da prescrio da pretenso punitiva do EstadoE d D ) os pressupostos da prescrio retroativa so) a inocorr%ncia da prescrio abstrata, a sentena penal condenat,ria e o tr>nsito em +ulgado para a acusao ou o improvimento de seu recursoE eD ) se o agente era, ao tempo do fato, maior de setenta anos, o pra o prescricional redu ir'se'0 pela metade. 1*9. Assinale a alternativa correta) aD ) o funcion0rio p2blico que se utili a de carro p2blico para via+ar de f(rias com a fam"lia pratica crime de peculato de usoE b D ) o crime de furto se consuma com a inverso da posse da coisa de forma tranq?ila, ainda que passageira. <om a sa"da da coisa da esfera de vigil>ncia da v"timaE cD ) em caso de latroc"nio, se a morte da v"tima se verifica, mas a subtrao da coisa fica na tentativa, o crime no c&ega a se consumarE d D ) se o agente usa de documento falso para a pr0tica de estelionato, responder0 sempre pelo concurso material dos dois crimesE eD ) se o autor do crime de roubo ( fil&o da v"tima, fica isento de pena por fora do que dispCe o <,digo =enal. 1-:. Assinale a alternativa correta) a D ) a interceptao de comunicaCes telefOnicas somente pode ser usada em investigao criminal ou instruo processual penal, no podendo servir em aCes civisE bD ) o emprego de arma de brinquedo tamb(m qualifica o crime de rouboE c D ) constranger algu(m com emprego de viol%ncia ou grave ameaa, causando'l&e intenso sofrimento f"sico ou mental, motivado por discriminao pol"tica ( crime de tortura, assim definido em leiE d D ) o exerc"cio da ao penal, em crimes contra a ordem tribut0ria, necessariamente depende do exaurimento da discusso da questo na esfera administrativo'fiscalE e D ) verificado crime de abuso de autoridade contra a incolumidade f"sica do indiv"duo, este, pelo princ"pio da especialidade, ( aplicado isoladamente em relao ao crime de lesCes corporais.

1-1. Assinale a alternativa correta) aD ) uma banda de roc\ que, em suas m2sicas, incentiva o uso de cannabis sativa Ddmacon&ad) no pratica crime algum, &a+a vista o princ"pio constitucional da liberdade de expresso. bD ) o fato do administrador p2blico deixar de ordenar o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei ( mera infrao administrativa, no caracteri ando nen&um crime previsto no <,digo =enal KrasileiroE c D ) quem remarca n2mero de c&assi de autom,vel pratica o crime de falsidade ideol,gica, do art. #99, do <,digo =enalE d D ) o fato do funcion0rio p2blico ocupar cargo em comisso em ,rgo da administrao direta representa uma qualificadora dos crimes por ele praticados contra a administrao p2blica. eD ) sempre que se verificar a ocorr%ncia de um crime de corrupo ativa verificar'se'0, tamb(m, o crime de corrupo passiva. 1-#. Assinale a alternativa correta) a D ) para caracteri ao da c&amada dorgani ao criminosad ( preciso verificar um m"nimo de 1: Dde ) pessoas, que ten&am o prop,sito de praticar crimesE b D ) o &omic"dio, quando praticado em atividade t"pica de dgrupo de exterm"niod ( crime &ediondo, e exige um m"nimo de cinco pessoas para sua caracteri ao, menos do que a dorgani ao criminosad, +ustamente por ser apenas um dgrupodE cD ) para caracteri ao da dassociao criminosad no caso de tr0fico de subst>ncia entorpecente, ( exigido, a exemplo do crime de quadril&a ou bando, um m"nimo de quatro pessoasE dD ) para caracteri ao do crime de quadril&a ou bando ( preciso que os agentes pratiquem ao menos dois ou mais crimesE eD ) o fato da quadril&a ou bando usar armas +0 caracteri a a qualificadora do crime autOnomo de quadril&a ou bando. 1-*. Assinale a alternativa correta) aD ) em um acidente de tr>nsito, com lesCes corporais rec"procas e onde os dois condutores envolvidos no acidente agiram com imprud%ncia, ningu(m ser0 responsabili ado criminalmente, pois estamos diante do que se c&ama de compensao de culpasE bD ) o exerc"cio da ao penal, no crime falimentar, fica condicionado . declarao +udicial de fal%nciaE cD ) as condutas descritas nos artigos 9e, 1: e 11, da lei ne 4-#989#, que definem atos de improbidade administrativa, so consideradas infraCes penais e no meros il"citos civisE d D ) a exig%ncia de declarao pr(via de estado de gravide para admisso em emprego no ( crime, mas mera infrao administrativaE e D ) uma nova droga, criada em laborat,rio e que cause depend%ncia f"sica ou ps"quica, mesmo que no se+a especificada em lei ou regulamentada pelo Ainist(rio da !a2de como tal, (

considerada, para fins de responsabili ao criminal de quem a comerciali a Dlei ne 1*14831), como subst>ncia entorpecente. 1--. `uem d0 din&eiro a testemun&a para que esta faa afirmao falsa em depoimento comete qual crimeG aD ) equiparado ao falso testemun&o Dart. *-*, <,digo =enal)E bD ) corrupo passiva Dart. *13, <,digo =enal)E cD ) corrupo ativa Dart. ***, <,digo =enal)E dD ) concusso Dart. *11, <,digo =enal)E eD ) fraude processual Dart. *-3, <,digo =enal). 1-/. Assinale a alternativa correta) aD ) quem pratica eutan0sia est0 isento de pena, pois o Fireito =enal no pode exigir um sacrif"cio &er,ico do agenteE b D ) no se admite a possibilidade de verificao de um &omic"dio privilegiado'qualificadoE c D ) quem, dolosamente, transmite o v"rus da A6F! a outrem, pode ser responsabili ado pelo crime de lesCes corporais grav"ssimasE dD ) a autori ao +udicial de interceptao telefOnica pode ser obtida para provar crime de ameaa, punido com pena de detenoE eD ) pelo entendimento recente do !.T.B. o crime de estupro, em sua forma simples, no ( considerado &ediondo. 1-1. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' a prescrio da pena de multa ocorrer0 em um ano, quando a multa for a 2nica pena cominadaE 66 ' a prescrio da pena de multa ocorrer0 no mesmo pra o estabelecido para a prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominadaE 666 ' transitada em +ulgado a sentena condenat,ria, a multa ser0 considerada como d"vida de valor, aplicando'se'l&e as normas da legislao relativa . d"vida ativa da Ba enda =2blica, exceto no que concerne .s causas interruptivas e suspensivas da prescrioE 6J ' ( suspensa a execuo da pena de multa se sobrev(m ao condenado doena mental. a) apenas a proposio 66 est0 corretaE b) apenas a proposio 6 est0 incorretaE c) somente as proposiCes 66 e 6J esto incorretasE d) somente as proposiCes 6 e 666 esto incorretasE e) todas as proposiCes esto incorretas. 1-3. !obre a aus%ncia de conduta, em que o agente reali a movimentos involunt0rios, ( correto afirmar, exceto) a) por fora f"sica irresist"vel, vis absoluta, devem'se entender aquelas &ip,teses em que opera sobre o autor uma fora externa de tal proporo que o fa intervir como um mera massa mec>nicaE b) o indiv"duo que deliberadamente procura um estado de incapacidade ps"quica de conduta reali a uma conduta Da de procurar esse estado), que pode ser t"pica quando for causa direta do resultadoE

c) ( poss"vel atuar tanto em leg"tima defesa como em estado de necessidade contra os movimentos praticados por quem se encontra em estado de incapacidade ps"quica de condutaE d) no se pode ser part"cipe dos movimentos de quem no ( psiquicamente capa de vontadeE e) nos tipos em que se fa necess0ria a interveno de uma pluralidade de pessoas no se computa aquele que no pratica conduta. 1-4. Analise a descrio t"pica do crime de estupro DArt. #1*. <onstranger mul&er . con+uno carnal, mediante viol%ncia ou grave ameaa. =ena) recluso, de seis a de anos) e assinale a alternativa correta) a) crime pr,prio, s, pode ser praticado pelo &omem, no admitindo a co'autoria ou participao da mul&erE b) para a consumao do crime no se exige a e+aculao, ou se+a, o ato sexual completo, sendo indispens0vel, todavia, que &a+a introduo, ainda que parcial, do ,rgo copulador do agente na vagina da v"timaE c) ob+eto da tutela penal ( a liberdade sexual da mul&er &onestaE d) crime unissubsistente, admite a tentativa, embora se+a dif"cil sua comprovao na pr0ticaE e) todas as assertivas so falsas. 1-9. $ motorista dAd, acompan&ado pelo passageiro dKd, distraiu'se ao acender um cigarro e acabou por atropelar o pedestre d<d, provocando'l&e importantes traumatismos. Em seguida, indu ido pelo acompan&ante dKd, dAd deixou de prestar socorro a d<d, o mesmo fa endo, evidentemente, o indutor. <onsiderando que o pedestre veio a falecer &oras mais tarde em virtude dos ferimentos sofridos, assinale a resposta correta) a) dAd responder0 por &omic"dio culposo, funcionando a omisso de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do <,digo de Tr>nsito brasileiroE dKd responder0 pela pr0tica de omisso de socorro, prevista no art. 1*/ do <,digo =enalE b) ambos respondero nos termos do <,digo de Tr>nsito) dAd por &omic"dio culposo em concurso material com a omisso de socorro e dKd exclusivamente pela pr0tica de omisso de socorroE c) dAd responder0 por &omic"dio culposo, funcionando a omisso de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do <,digo de Tr>nsitoE dKd se su+eitar0 .s mesmas sanCes, por(m na qualidade de part"cipeE d) dAd responder0 por &omic"dio culposo em concurso material com a omisso de socorro, tipificados pelo <,digo de Tr>nsito brasileiroE dKd responder0 pela pr0tica de omisso de socorro, prevista no art. 1*/ do <,digo =enalE e) dAd responder0 por &omic"dio culposo, funcionando a omisso de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do <,digo de Tr>nsitoE dKd no responder0 pela fato diante da atipicidade de sua conduta.

1/:. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' ao princ"pio da interveno m"nima se relacionam duas caracter"sticas do Fireito =enal) a fragmentariedade e a subsidiariedadeE 66 ' o princ"pio da lesividade preconi a, em s"ntese, que a conduta puramente interna, que no exceda o >mbito do pr,prio autor, somente interessa ao Fireito =enal nos c&amados delitos de perigo abstratoE 666 ' o princ"pio da &umanidade postula a racionalidade e a proporcionalidade da sano criminal, re+eitando a cominao de pena de morte e priso perp(tuaE 6J ' o princ"pio da culpabilidade afasta a aplicao da responsabilidade ob+etiva no Fireito =enal. a) apenas a proposio 66 est0 incorretaE b) apenas a proposio 6 est0 corretaE c) somente as proposiCes 66 e 6J esto incorretasE d) somente as proposiCes 6 e 666 esto incorretasE e) todas as proposiCes esto corretas. 1/1. Assinale a alternativa falsa) a) as denominadas teorias absolutas entendem que a pena s, pode se +ustificar por ra Ces de +ustia ou necessidade moral, figurando fant e Uegel como dois de seus principais defensoresE b) os postulados te,ricos abraados pela escola positiva a levam a adotar a teoria da preveno geralE c) a concepo da pena como preveno geral positiva ( defendida pelas teorias estrutural'funcionalista e sist%micaE d) para as teorias relativas, a pena no se +ustifica por si mesma, mas somente na medida em que se cumpre os fins legitimadores do controle da delinq?%nciaE e) as teorias mistas preconi am que a pena estatal ( retribuio proporcionada ao delito, com vistas . evitar futuros delitos e . propiciar a ressociali ao do autor. 1/#. Assinale a alternativa falsa) a) na teoria dos elementos negativos do tipo o erro de tipo permissivo ( tratado como erro de tipo excludente do doloE b) pela teoria psicol,gica da culpabilidade o erro de tipo permissivo afeta o doloE c) o erro de permisso afeta a consci%ncia da ilicitudeE d) pela teoria da culpabilidade que remete . consequ%ncia +ur"dica o erro de tipo permissivo afeta o doloE e) o erro de tipo permissivo evit0vel implica a punio do agente por crime culposo se previsto em lei. 1/*. <om relao . exceo da verdade, assinale a alternativa correta) a) ser0 ela sempre admitida nos crimes de cal2nia, difamao e in+2riaE

b) ser0 ela sempre admitida no crime de difamaoE c) ser0 ela sempre admitida no crime de cal2niaE d) ser0 ela admitida, com ressalvas, nos crimes de cal2nia e difamaoE e) todas as assertivas so falsas. 1/-. Assinale a alternativa falsa) a) para a teoria finalista, autor ( aquele que possui o dom"nio do fatoE b) a participao se constitui em aux"lio material ou moral para a reali ao do crimeE c) na autoria colateral inexiste v"nculo sub+etivo entre os autoresE d) no ( admiss"vel a tentativa nas contravenCes penais, nos crimes qualificados pelo resultado, nos crimes omissivos pr,prios e nos crimes preterdolososE e) a pena da tentativa ser0 sempre a do crime consumado diminu"da de um a dois teros. 1//. dAd presenciou o momento em que dKd desferiu um golpe de faca contra d<d, ferindo'o gravemente. =rocurando prender o agressor, dAd partiu em sua perseguio, logrando %xito em deter a pessoa de dFd, s,sia perfeito do agente dKd, condu indo'o contra a vontade at( o distrito policial. A conduta de dAd, que em tese caracteri a crime contra a liberdade individual, amolda'se em qual das &ip,teses abaixo) a) leg"tima defesa putativaE b) estado de necessidade putativoE c) estrito cumprimento do dever legal putativoE d) exerc"cio regular de direito putativoE e) trata'se de erro sobre elemento normativo da descriminante. 1/1. Assinale a opo incorreta) a) no conceito psicol,gico de culpabilidade, verifica'se uma separao do aspecto externo Din+usto) com relao ao aspecto interno Dculpabilidade) do delitoE b) na concepo finalista de culpabilidade o dolo e a culpa so ob+etos de valorao enquanto a culpabilidade importa a valorao desses ob+etosE c) para a teoria funcionalista o livre arb"trio constitui'se em categoria central do conceito de culpabilidadeE d) a id(ia de reprovabilidade implicou na normativi ao do conceito de culpabilidadeE e) para o conceito funcional de culpabilidade, a principal funo do Fireito =enal ser0 a de manter a confiana geral na norma, contribuindo para a estabili ao do ordenamento +ur"dico. 1/3. <onsiderando que o <,digo =enal adota a teoria da ao, ( incorreto afirmar) a) o tempo do crime nos delitos omissivos ser0 o 2ltimo momento em que o agente poderia reali ar a ao obrigada ou impedir o resultadoE b) no crime continuado o tempo do crime ser0 o t(rmino da pr0tica de

todos os delitos praticadosE c) o tempo do crime no crime permanente ser0 o tempo de sua duraoE d) o tempo do crime no concurso de pessoas ser0 o momento de cada uma das condutas individualmente consideradasE e) nos delitos &abituais o tempo do crime ser0 o momento da caracteri ao da &abitualidade. 1/4. !o institutos da =arte Especial do <,digo =enal, exceto) a) perdo do ofendidoE b) tipos penais permissivosE c) perdo +udicialE d) tipos de il"citoE e) escusas absolut,rias. 1/9. Assinale a opo incorreta) a) o finalismo conceitua autor como sendo aquele que possui o dom"nio do fatoE b) a participao de menor import>ncia ( causa especial obrigat,ria de reduo de penaE c) a coao moral irresist"vel e o erro provocado por terceiro so casos expressos de autoria mediataE d) ( poss"vel a autoria mediata nos crimes culposos e de mo'pr,priaE e) ao concurso de pessoas aplicam'se as regras contidas nos artigos 3* Derro na execuo) e 3- Dresultado diverso do pretendido), no <,digo =enal. 11:. !o causas de inexigibilidade de conduta diversa ) a) coao moral irresist"vel, estado de necessidade +ustificante e obedi%ncia &ier0rquicaE b) obedi%ncia &ier0rquica, estado de necessidade exculpante e desenvolvimento mental incompleto ou retardadoE c) coao moral irresist"vel, estrito cumprimento do dever legal e obedi%ncia &ier0rquicaE d) estado de necessidade exculpante, estado de necessidade +ustificante e embriague acidental completaE e) obedi%ncia &ier0rquica, coao moral irresist"vel e estado de necessidade exculpante. 111. <om relao . prescrio da pretenso punitiva, ( incorreto afirmar) a) em regra, produ efeitos relativos a todos os autores do crimeE b) o pra o ( contado em dias, incluindo'se em seu cOmputo o dies a quoE c) verifica'se antes do tr>nsito em +ulgado da sentena condenat,riaE d) ( ela interrompida pelo recebimento da den2ncia ou queixa, pela deciso confirmat,ria da pron2ncia, pelo cumprimento da pena no estrangeiro e pela sentena condenat,ria recorr"velE

e) o indeferimento da licena para processar parlamentar ( causa de sua suspenso.

11#. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' o comprador de um esperado carregamento de droga, cu+a operao fora abortada pela =ol"cia, no se livra do crime de tr0fico pela falta de tradio da dmercadoriad, pois o delito +0 se consumara com a reali ao da avena, perfeita e acabada quando do consenso entre o preo e a coisaE 66 ' responde ob+etivamente pelo crime de tr0fico de entorpecentes, na modalidade docultard, o universit0rio que reside em rep2blica estudantil onde apreendida consider0vel quantidade de macon&aE 666 ' o cloreto de etila Dlana'perfume) continua sendo, tal como, v.g., a coca"na, a &ero"na e a dcannabis sativad, subst>ncia proibida pela 7ei n.5 1.*14831E 6J ' o tr0fico de entorpecentes, por ser crime de perigo abstrato, no exige efetivo dano, impedindo assim a considerao da bagatela pela quantidade traficada, que somente ser0 relevante para a dosimetria da penaE a ) apenas a proposio 66 est0 incorretaE b ) apenas a proposio 666 est0 corretaE c ) somente as proposiCes 66 e 6J esto corretasE d ) somente as proposiCes 6 e 6J esto corretasE e ) todas as proposiCes esto corretas. 11*. ;os denominados dcrimes de atividaded ou d crimes de mera condutad pode'se afirmar que) a) o tipo encerra um desvalor do resultadoE b) a ao &umana esgota a descrio do tipoE c) a no'ocorr%ncia do resultado causal da ao impede a consumao do crimeE d) a reali ao do tipo exige constatao, caso a caso, de perigo realE e) a conduta est0 relacionada com o resultado previsto no tipo. 11-. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' o condenado a pena de deteno pode vir a cumpri'la em regime fec&ado nas &ip,teses legais de regresso previstas na 7ei de Execuo =enalE 66 ' o condenado que est0 cumprindo pena privativa de liberdade perde o direito . remio do per"odo trabal&ado ao cometer falta grave, no se cogitando de eventual direito adquirido ao tempo remidoE 666 ' admite'se, em tese, a aplicao do decreto de indulto coletivo quando a condenao, embora pendente de recurso da defesa, no pode ser exasperada ante a falta de recurso da acusaoE 6J ' ao dispor que as penas privativas de liberdade aplicadas pela @ustia de uma Snidade Bederativa podem ser executadas em outra unidade, em estabelecimento local ou da Snio, o artigo 41 da 7E=

no criou para o condenado um direito sub+etivo, pois tal benef"cio pode ser recusado pela administrao +udici0ria sempre que &ouver risco de cumprimento inadequado da penaE apenas a proposio 66 est0 incorretaE apenas a proposio 666 est0 corretaE somente as proposiCes 666 e 6J esto incorretasE somente as proposiCes 6 e 666 esto incorretasE todas as proposiCes esto corretas. 11/. $ consentimento do ofendido) a) ( irrelevante para o nosso direito penalE b) extingue a culpabilidade nos delitos em que o tipo requer expressamente o no'consentimento Dp. ex.) violao de domic"lio ' <=, art. 1/:)E c) pode funcionar como causa supralegal de excluso da anti+uridicidade quando decorrer de vontade +uridicamente v0lida do titular de um bem dispon"vel Dp. ex.) crime de dano ' <=, art. 11*)E d) ( corol0rio do princ"pio da adequao socialE e) exerce uma 2nica funo no Fireito =enal) a de se apresentar como elemento essencial do tipo Dp. ex.) rapto consensual ' <=, art. ##:). 111. Assinale a opo falsa) a) o erro de tipo essencial exclui sempre o dolo, independentemente de ser evit0vel ou noE b) a teoria extremada do dolo situa o dolo no tipo e a consci%ncia da ilicitude na culpabilidadeE c) para a teoria extremada da culpabilidade o erro que recai sobre uma causa de +ustificao ( erro de proibioE d) para a teoria limitada da culpabilidade, o erro que recai sobre os pressupostos f0ticos de uma causa de +ustificao ( erro de tipo permissivoE e) o <,digo =enal Krasileiro a+usta'se . teoria limitada da culpabilidade. 113. Assinale a opo correta) a) se o agente +0 detin&a a coisa e a partir de certo momento a torna sua, a &ip,tese ( de furto simples, ausentes que se encontram as qualificadoras previstas no I -5 do artigo 1//, do <=E b) as coisas sem dono Dres nullius), as coisas voluntariamente abandonadas Dres derelictae) e as coisas comuns Dres communes) no podem ser ob+eto de furtoE c) o furto praticado com destruio ou rompimento de obst0culo ( qualificado, ainda que a ao se+a exercida contra a pr,pria coisaE d) considera'se dc&ave falsad, cu+o emprego qualifica o crime de furto, qualquer instrumento, com ou sem formato de c&ave, capa de fa er funcionar o mecanismo da fec&aduraE e) nen&uma das opCes ( correta. 114. Assinale a opo correta) Em um processo de &abilitao de casamento, o agente dAd, que +0 era casado, pratica falsidade ideol,gica e consegue casar'se novamente. !ua responsabilidade penal ser0)

a) pelos crimes de falsidade ideol,gica e bigamia, em concurso formalE b) pelo crime de falsidade ideol,gicaE c) pelos crimes de falsidade ideol,gica e bigamia, em continuidade delitivaE d) pelo crime de bigamia, aplicando'se o princ"pio da consunoE e) pelo crime de falsidade ideol,gica, aplicando'se o princ"pio da consuno. 119. <onsidere os exemplos abaixo, em que o agente dAd ' agindo sempre com animus necandi ' decidiu empregar tortura para matar a v"tima dKd, assinalando em seguida a seq?%ncia que classifica corretamente as condutas descritas) 6) dAd espanca e tortura dKd, mas ( descoberto e preso, sendo dKd socorrido a tempo, o que evita a sua morte apesar das graves lesCes por ele suportadasE 66) dAd apronta diversos instrumentos para torturar dKd at( a morte, mas, calculando mal a fora empregada e o local do corpo atingido, mata dKd com a primeira pancadaE 666) dAd apronta os instrumentos para torturar dKd at( a morte, mas, quando comea a tortur0'lo, ( descoberto e preso, logrando %xito em ocasionar'l&e apenas lesCes leves, sem grande sofrimento. 6) &omic"dio qualificado tentado 8 66) &omic"dio simples consumado 8 666) &omic"dio simples tentadoE 6) &omic"dio qualificado tentado 8 66) &omic"dio simples consumado 8 666) &omic"dio qualificado tentadoE 6) lesCes corporais graves 8 66) &omic"dio qualificado consumado 8 666) lesCes corporais levesE 6) &omic"dio qualificado tentado 8 66. &omic"dio qualificado consumado8 666) &omic"dio qualificado tentadoE e) 6) &omic"dio qualificado tentado 8 66) &omic"dio qualificado tentado 8 666) &omic"dio qualificado tentado. 13:. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' ( indispens0vel que o ob+eto material do delito de receptao dolosa se+a coisa produto de crimeE no basta que se+a produto de contravenoE 66 ' a nova redao dada ao caput do artigo 14: do <= pela 7ei n5 9.-#1891 deixou de incluir, na receptao impr,pria, a conduta de influir para que terceiro, de boa'f(, condu a ou oculte o produto de origem criminosaE 666 ' tanto na receptao pr,pria como na impr,pria D1^ e #^ partes do caput) no basta o dolo eventual, sendo indispens0vel o dolo direto) que o agente saiba Dten&a ci%ncia, certe a) da origem criminosa da coisaE 6J ' no preceito prim0rio da receptao culposa indicam'se quatro ind"cios ob+etivos que vinculam a presuno de culpa) a nature a da coisaE a desproporo entre o valor e o preoE a condio de quem oferece a coisa e a clandestinidade da atividade comercial. apenas a proposio 666 est0 corretaE apenas a proposio 6J est0 incorretaE somente as proposiCes 6 e 666 esto corretasE somente as proposiCes 6 e 66 esto incorretasE e) todas as proposiCes esto corretas.

131. <onsidere as seguintes proposiCes) 6 ' o excesso ( um instituto sem vida pr,pria, e sem a preexist%ncia de uma causa de excluso de ilicitude ( imposs"vel seu aparecimentoE 66 ' apesar de todos os bens poderem ser protegidos pela leg"tima defesa, quando a leso ao bem que se est0 protegendo for insignificante, se comparado com o resultado da reao, ocorrer0 o que se denomina excesso na causaE 666 ' o excesso que se verifica na conduta de quem age sob o manto da descriminante putativa tanto pode ser doloso como culposoE 6J ' ( poss"vel a ocorr%ncia de leg"tima defesa contra o excesso de leg"tima defesa. apenas a proposio 6 est0 corretaE apenas a proposio 66 est0 incorretaE somente as proposiCes 666 e 6J esto corretasE apenas a proposio 666 est0 incorretaE e) todas as proposiCes esto corretas. 13#. Assinale a opo correta) a) nos crimes tentados, a prescrio antes de transitar em +ulgado a sentena final, comea a correr no momento em que teve in"cio a atividade criminosaE b) a perda de cargo, funo p2blica ou mandato eletivo se constituem, em qualquer circunst>ncia, efeitos da condenao nos crimes contra a administrao p2blicaE c) os crimes em que o Krasil, por tratado ou conveno, se obrigou a reprimir, embora cometidos no exterior, ficam su+eitos . lei brasileira somente se, como uma das condiCes, o agente estiver em territ,rio nacionalE d) em todas as modalidades dos crimes contra a &onra, a retratao cabal antes da sentena isenta o agente de penaE e) nos crimes contra os costumes, ser0 extinta a punibilidade do agente, em qualquer &ip,tese, caso a v"tima contraia n2pcias com terceiro e no requeira o prosseguimento do inqu(rito policial ou da ao penal no pra o de 1: dias, a contar da celebrao do casamento. 13*. !obre o concurso de pessoas, assinale a opo correta) a) comunicam'se as circunst>ncias ou condiCes de car0ter pessoal Dsub+etivas), salvo quando integrantes da figura t"picaE b) para que as circunst>ncias ob+etivas se comuniquem ( necess0rio que o participante delas ten&a con&ecimento E c) as circunst>ncias ob+etivas se comunicam mesmo quando o participante delas no ten&a con&ecimentoE d) as circunst>ncias ob+etivas nunca se comunicamE e) nen&uma das opCes ( correta. 13-. !obre os crimes comissivos por omisso, assinale a opo correta) a) por exigirem a ocorr%ncia de um evento natural"stico, no admitem tentativaE b) nunca exigem a ocorr%ncia de evento natural"stico para sua

caracteri aoE c) o evento natural"stico ( previsto exatamente pelo n2cleo do tipo incriminadorE d) para caracteri ar o n2cleo do tipo, necess0ria a violao ao dever de agirE e) descrevem relao de causalidade que observa os princ"pios da realidade f"sica. 13/. dAd desfere um golpe de faca em dKd, com o ob+etivo de mat0'lo. ;o entanto, dKd sofre apenas lesCes corporais leves, sendo transportado para o &ospital em uma ambul>ncia, que, no camin&o, envolve'se em uma coliso, levando'o . morte em conseq?%ncia do abalroamento. A responsabilidade penal de dAd ser0 pelo crime de) a) tentativa de &omic"dioE b) lesCes corporais seguidas de morteE c) &omic"dio preterdolosoE d) &omic"dio dolosoE e) lesCes corporais leves 131. Assinale a alternativa falsa) o neo\antismo propicia uma considerao predominantemente teleol,gica do in+usto, sendo que os elementos formais descritivos se transformam em elementos materiais normativos, infiltrados pelo valorE de acordo com a teoria do incremento do risco, ser0 causal a omisso quando a no execuo da atividade poss"vel para evitar o resultado ten&a diminu"do as c&ances de sua no verificaoE c) o su+eito passivo da ao ( sempre o titular do bem +ur"dico tuteladoE d) os crimes de quadril&a ou bando, motim de presos e rixa so exemplos de tipos plurissub+etivosE e) a viol%ncia figura como elemento constitutivo dos crimes de extorso, roubo, constrangimento ilegal e esbul&o possess,rio, dentre outros. 133. Assinale a alternativa correta) a) em todos os crimes dolosos, praticados contra v"timas diferentes, em continuidade delitiva, poder0 o @ui , considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunst>ncias, aumentar a pena de um s, dos crimes, se id%nticas, ou a mais grave se diversas, at( o triploE b) o perdo +udicial concedido pelo @ui ( de aceitao facultativa por parte do r(uE c) para a teoria da culpabilidade que remete . conseq?%ncia +ur"dica, o erro de tipo permissivo afeta a culpabilidade dolosa mas o dolo do tipo se mant(mE se o erro for invenc"vel, exclui a culpabilidade dolosaE se venc"vel, derivado de culpa, responder0 o agente pela neglig%ncia, &avendo previso legalE d) os crimes de adult(rio, omisso de notificao de doena, estelionato e patroc"nio infiel so crimes de mo pr,priaE e) as escusas absolut,rias, ao incidirem sobre o +u" o de reprovao pessoal feito ao agente, devero ser obrigatoriamente consideradas pelo +ui .

134. Assinale a alternativa falsa) a) para as teorias ancoradas no funcionalismo sist%mico, a culpabilidade no se apresenta como um +u" o valorativo, mas como forma de resolver um conflito social no devidamente processado na sociedadeE b) o elemento confiana ( imprescind"vel para caracteri ar uma das modalidades do furto qualificado, mas to somente na medida em que coloca os bens e valores do su+eito passivo na esfera de disponibilidade do agenteE c) no crime de abandono de incapa , a qualidade de curador da v"tima fa aumentar a pena do agenteE d) com relao ao lugar do crime, o <,digo =enal Krasileiro adotou a teoria da ubiq?idadeE e) o trabal&o externo ( inadmiss"vel no regime fec&ado. 139. < debate'se na 0gua, prestes a afogar'se. A pretende salv0'lo, utili ando o 2nico barco dispon"vel, que pertence a K, sendo impedido por este, que ret(m o barco, pois teme estrag0'lo. A v"tima morre, constatando'se que teria sido salva se K no retivesse o barco. K responder0: a) pela pr0tica de crime de &omic"dio culposoE b) pela pr0tica de crime de &omic"dio dolosoE c) pela pr0tica de &omic"dio culposo com o aumento da pena relativo . omisso de socorroE d) pelo crime de omisso de socorro seguido de morteE e) pelo crime de omisso de socorro culposo. 14:. Assinale a alternativa falsa) a) ( poss"vel &aver arrependimento efica nos crimes comissivos por omissoE b) o instituto do exerc"cio regular de direito no ( aplic0vel nos crimes de omisso impr,priaE c) ( inadmiss"vel a autoria mediata na omisso impr,priaE d) a teoria do dom"nio do fato ( inaplic0vel aos delitos de omisso impr,priaE e) no ( poss"vel falar'se em coao moral irresist"vel na omisso impr,pria. 141. Sm particular, supondo l"cito deter algu(m que sabe estar sendo procurado pela pr0tica de crime, sai em sua perseguio ao v%'lo de longe em uma via p2blicaE na disparada, vai de encontro a uma criana, que cai e fratura o brao. A situao caracteri a uma &ip,tese de) a) erro de proibio diretoE b) erro de mandamentoE c) leso corporal culposaE d) erro de proibio indiretoE e) erro sobre elemento constitutivo do tipo. 14#. Assinale a alternativa falsa) a) a culpa stricto sensu possui uma caracter"stica normativa abertaE

b) concausas so condiCes que, de forma absolutamente independentes, causam o resultado que se analisa, podendo ser preexistentes, concomitantes ou supervenientesE c) a teoria da causalidade adequada funda'se na aplicao do +u" o de possibilidade ou probalidade . relao causal enquanto a teoria da equival%ncia das condiCes tem como base o c&amado +u" o &ipot(tico de eliminaoE d) a teoria sintom0tica pode levar . punio da tentativa inidOnea dependendo da periculosidade do agenteE e) na aberratio ictus encontram'se viciados o elemento psicol,gico da ao bem como sua execuo. 14*. A, prestes a se tornar funcion0rio p2blico, exige de K o pagamento da quantia de dois mil reais, prometendo'l&e que, uma ve assumidas suas funCes, ir0 privilegi0'lo para que seu processo ten&a tramitao mais r0pida. A responder0 pelo crime de) a) corrupo passivaE b) concussoE c) tr0fico de influ%nciaE d) exerc"cio funcional ilegalmente antecipadoE e) prevaricao. 14-. !o conseq?%ncias do princ"pio da reserva legal, exceto: a) a lei penal no admite a interpretao anal,gicaE b) a lei penal admite a retroatividade como regraE c) no &0 pena sem pr(via cominao legalE d) a lei penal deve ser precisa, clara e determinadaE e) a lei penal deve ser escrita. 14/. Aarque a alternativa falsa) a) no &aver0 reincid%ncia se o agente condenado definitivamente por uma contraveno penal pratica um crimeE b) &aver0 reincid%ncia se o agente condenado definitivamente por um crime, no Krasil ou no estrangeiro, pratica uma contraveno no Krasil, em um per"odo inferior a cinco anosE c) a reincid%ncia ( considerada causa interruptiva da prescrioE d) a reincid%ncia, no processo de aplicao de pena, dever0 ser considerada pelo @ui no momento da an0lise das circunst>ncias legaisE e) para efeitos de reincid%ncia no se toma em considerao qualquer esp(cie de crime pol"tico, militar ou a sentena condenat,ria anterior que concedeu o perdo +udicial. 141. Sma pessoa vai . praia com seu fil&o menor e, dese+ando refrescar' se nas 0guas do mar, pede a algu(m que est0 ao lado para ddar uma ol&ada na crianad, recebendo desse um r0pido assentimento. Enquanto a me d0 seu mergul&o, a criana corre, entra na 0gua e morre afogada, porque a pessoa que deveria vigi0'la resolve dormir ao sol. Esta pessoa responder0 pelo crime de) a) &omic"dio dolosoE b) omisso de socorroE

c) &omic"dio culposoE d) sua conduta ser0 at"pica, cabendo . me qualquer responsabilidade penalE e) &omic"dio preterdoloso. 143. Assinale a alternativa correta) a) o consentimento do ofendido pode se constituir em causa supralegal de +ustificao, podendo tamb(m se apresentar como elemento essencial do tipo, anulando a pr,pria tipicidadeE b) a delao premiada se configura como circunst>ncia atenuante introdu ida pela 7ei n5 4.:3#89:E c) no crime de receptao, o agente adquire, recebe, transporta, condu ou oculta, em proveito pr,prio ou al&eio, coisa que sabe ser produto de crime ou contraveno, ou influi para que terceiro de boa'f( a adquira, receba ou oculteE d) no crime de rapto consensual, mesmo se a v"tima for emancipada, ainda assim estar0 configurada a tipicidade da aoE e) em qualquer circunst>ncia, a lei brasileira ser0 aplicada no caso de crime cometido por estrangeiro contra brasileiro, fora do Krasil. 144. $ conceito de funcion0rio p2blico, apresentado pelo <,digo =enal, em seu artigo *#3, configura caso de interpretao) a) +udicialE b) anal,gicaE c) doutrin0riaE d) teleol,gicaE e) aut%ntica. 149. Assinale a alternativa falsa) a) o estado de necessidade +ustificante exclui a ilicitude do fato e possui previso legal tanto na parte geral como na parte especial do <,digo =enalE b) segundo a teoria dos elementos negativos do tipo , o erro que recai sobre os pressupostos de uma causa de +ustificao ser0 sempre erro de proibioE c) o princ"pio da defesa Dou real) tem em vista a titularidade ou nacionalidade do bem +ur"dico lesado ou exposto a perigo de leso pelo crime cometidoE d) no erro de mandamento, o agente, que se encontra na posio de garantidor, diante de situao de perigo de cu+as circunst>ncias f0ticas tem perfeito con&ecimento, omite a ao que l&e ( determinada pela norma preceptiva, supondo, por erro inevit0vel, no estar obrigado a agir para obstar o resultadoE e) no ( poss"vel se falar em co'autoria em crime omissivoE 19:. Assinale a alternativa falsa)

a) atrav(s da teoria normativa da culpabilidade, esta perde sua nature a meramente descritiva, convertendo'se em uma valoraoE b) as regras do instituto da prescrio contidos no <,digo =enal so aplic0veis . 7ei das <ontravenCes =enais e . 7ei n5 1.*14831E c) as teorias de corte funcionalista encontram o conte2do do bem +ur"dico como estando condicionado .quilo que ( dsocialmente danosodE d) por assessoriedade limitada entende'se aquela que exige, para a participao pun"vel, que o fato principal se+a apenas t"picoE e) no concurso formal impr,prio, as penas sero somadas para efeitos da unificao. 191. A envia uma carta a K, carta esta interceptada por < que, abrindo a correspond%ncia, constata que a mesma est0 escrita em uma l"ngua para ele absolutamente inintelig"vel. A conduta de <) a) ( at"picaE b) configura crime tentado de violao de correspond%nciaE c) configura crime imposs"velE d) configura crime de danoE e) configura crime consumado de violao de correspond%ncia. 19#. Assinale a Alternativa correta) a) os crimes contra a vida, a liberdade e o patrimOnio do =residente da Rep2blica ficam su+eitos . lei brasileira, mesmo se cometidos em outro pa"sE b) o agente que, de qualquer modo, logo ap,s o crime, evita ou minora suas conseq?%ncias, ser0 beneficiado por uma circunst>ncia atenuanteE c) a condenao irrecorr"vel a uma pena privativa de liberdade, pela pr0tica de um crime culposo, implicar0 a autom0tica revogao da suspenso condicional da pena daquele que estiver go ando de seu benef"cioE d) a distino entre a teoria modificada do dolo e a teoria limitada do dolo, ( que, para esta o erro de proibio evit0vel implica na punio do agente por crime culposo, enquanto para aquela o agente ser0 punido com a pena do crime doloso, podendo ser atenuadaE e) incidir0 uma agravante espec"fica na conduta daquele que primeiramente sugere a execuo do crime. 19*. Assinale a alternativa falsa) a) pode'se definir ilicitude como a relao de antagonismo que se estabelece entre uma conduta &umana volunt0ria e o ordenamento +ur"dicoE b) o roubo de ve"culo automotor acarreta necessariamente um aumento de pena, se o ve"culo for transportado para o exteriorE c) a difamao, em regra, no admite a exceo da verdade, enquanto a cal2nia, em regra, a admiteE d) salvo a reincid%ncia, as demais circunst>ncias agravantes somente possuem aplicao em se tratando de crimes dolosos, segundo doutrina dominanteE e) o estado de necessidade defensivo ocorre quando o ato necess0rio se dirige contra a coisa de que promana o perigo para o bem +ur"dico

ofendido, ao passo que o estado de necessidade agressivo se verifica quando o ato necess0rio se dirige contra coisa diversa daquela de que promana o perigo para o bem +ur"dico tutelado. 19-. <aracteri a a apropriao ind(bita) a) a inverso do t"tulo de posseE b) o dolo ( contempor>neo ao recebimento da coisa apropriadaE c) o fato de existir posse anterior da coisa apropriada, ainda que il"cita a posseE d) a apropriao da coisa apenas para uso ocasionalE e) as letras dad, dbd e dcd esto corretas. 19/. Entende'se por dolo normativo: a) a presena do dolo no tipo, de acordo com a teoria finalista da aoE b) o dolo como elemento da culpabilidade mas desvinculado da consci%ncia da ilicitudeE c) a consci%ncia da ilicitude como integrante do doloE d) o dolo como pressuposto da culpabilidadeE e) o dolo como elemento indici0rio da culpabilidade. 191. <onsiderando verdadeiras ou falsas as afirmativas abaixo, assinale a opo que cont(m a seq?%ncia correta) D ) ;o crime continuado, a reduo do pra o prescricional decorrente da menoridade Dartigo 11/ do <,digo =enal) abrange todos os delitos em continuao, devido . fico +ur"dica da unidade de crime, mesmo que o agente ten&a atingido vinte e um anos de idade durante a seriao dos fatos delituosos, praticando crimes antes e depois da maioridade civil. D ) $ <,digo =enal Ailitar no adotou a prescrio retroativa da pretenso punitiva. D ) $ autor de furto, ao dispor da res furtiva no pratica novo crime, sendo sua conduta tida como exaurimento do furto. ;o entanto, se o agente alterar o bem ou mesmo se falsificar sua documentao ou identificao e vend%'lo, praticar0 crime de estelionato Dart. 1318<=) em concurso com o furto Dart. 1//8<=). D ) A prescrio da pretenso execut,ria nos crimes falimentares tem in"cio a partir da data do tr>nsito em +ulgado da sentena condenat,ria para a acusao. D ) ;o caso de concurso de crimes, a prescrio incidir0 sobre a pena final aplicada. D ) Agentes que, depois de assaltarem motorista, com o fim de roubar o carro e, visando garantir o %xito da empreitada, mant%m a v"tima presa por uma &ora no porta'malas do ve"culo, libertando'a posteriormente, devem responder por dois crimes) roubo e seq?estro. a) J, B, J, J, B, B. b) B, J, J, B, J, J. c) J, B, B, J, J, B. d) B, J, B, J, B, J. e) J, B, J, B, B, B. 193. !obre os crimes &ediondos e crimes equiparados a &ediondos, (

correta a afirmao) a) Aplicada a pena privativa de liberdade de tr%s anos ( poss"vel a substituio por duas penas restritivas de direito. b) H inconstitucional o regime integralmente fec&ado, por no violar o princ"pio da individuali ao da pena, graas . aplicao do princ"pio da especialidade. c) A 7ei 9.-//893, que define os crimes de tortura, derrogou a 7ei 4.:3#89:, permitindo a progresso de regime em crimes &ediondos, por se tratar de sucesso de leis penais no tempo. d) A delao premiada constitui causa especial de aumento de pena. e) $ &omic"dio qualificado'privilegiado no ( delito &ediondo. 194. Assinalar a alternativa correta) a) ;o Fireito brasileiro vige, em regra, o princ"pio societas delinquere potest. b) A 7ei 9.1:/894, quando dispCe sobre os crimes contra o meio ambiente, adota a teoria da responsabilidade penal por empr(stimo ou ricoc&ete, porque ( imprescind"vel a responsabilidade penal da pessoa natural, para &aver responsabilidade penal da pessoa moral. c) A teoria da fico de !avigng di que a pessoa moral ( independente dos indiv"duos que a compCem, ( um ser real que pode atuar mal, delinq?ir e ser punido. d) !egundo o princ"pio da personalidade da pena Dart. /5, [7J8<B), a sano penal deve ser imposta ao autor material do delito. <omo possui personalidade +ur"dica, a pessoa moral pode receber pena. e) $ art. 13*, I /58<B dispCe que) dA lei, sem pre+u" o da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa +ur"dica, estabelecer0 a responsabilidade desta, su+eitando'o .s puniCes compat"veis com sua nature a, nos atos praticados contra a ordem econOmica e financeira e contra a economia popular.d Ento, a pessoa moral pode praticar o crime de agiotagem ou usura pecuni0ria Dart. -5, dad, da 7ei 1./#18/1) e receber pena de priso. 199' Assinale a alternativa correta. $ superior &ier0rquico que desfere um tapa nas n0degas de sua colega de trabal&o em logradouro p2blico, deixando'a constrangida) a) pratica ass(dio sexual. b) pratica constrangimento ilegal. c) pratica atentado violento ao pudor. d) pratica vias de fato. e) pratica importunao ofensiva ao pudor. #::.Sm policial militar negro, no exerc"cio de sua funo, foi c&amado de dmacaco pretod) a) &ouve crime de desacato. b) &ouve crime de racismo. c) &ouve crime de desobedi%ncia. d) &ouve crime de in+2ria qualificada. e) o fato ( at"pico.

#:1. Assinale a alternativa BA7!A. a) A simples conduo desabilitada de ve"culo automotor em via p2blica no ( mais contraveno penal Dart. *#87<=), diante do novo <,digo de Tr>nsito que trata da conduta como infrao administrativa, em &armonia com o princ"pio da interveno m"nima e da fragmentariedade. b) A possibilidade de progresso do regime de cumprimento de pena por salto ( decorr%ncia da aplicao do princ"pio da &umanidade e da individuali ao da pena na fase de execuo. c) $ percentual de acr(scimo da pena pela ocorr%ncia do crime continuado ( fixado tendo'se em vista o n2mero de infraCes cometidas pelo delinq?ente, o que expressa a incid%ncia do princ"pio da proporcionalidade. d) $ princ"pio da lesividade assegura a punio do uso de subst>ncia entorpecente Dart. 11 da 7ei 1.*14831), mesmo que somente &a+a dano . sa2de do usu0rio. e) !egundo o princ"pio da legalidade, a abolitio criminis, institu"da por medida provis,ria, no pode retroagir para beneficiar o r(u. #:#. Assinale a assertiva correta) $ agente que, de arma em pun&o, invade uma mercearia, mata o propriet0rio e causa lesCes graves no respons0vel pelo caixa do estabelecimento, ambos atingidos por tiros, e depois foge com o din&eiro do caixa da mercearia, deve responder) a) =or um s, latroc"nio, +0 que somente um patrimOnio se viu atingido, sobre o qual incidir0 a causa especial de aumento de pena do emprego de arma D<=, 1/3, I #5, 6). b) =or dois crimes, latroc"nio D<=, 1/3, I *5, segunda parte) e por roubo qualificado por leso corporal grave D<=, 1/3, I *5, primeira parte), em concurso material. c) =or um s, latroc"nio, servindo a pluralidade de v"timas como circunst>ncia +udicial para a dosimetria da pena. d) =or latroc"nio e tentativa de latroc"nio, em concurso formal, ma+orando' se a pena em face do emprego de arma D<=, 1/3, I #5, 6). e) =or um latroc"nio e por uma tentativa de &omic"dio em continuidade delitiva. #:*.Buncion0rio =2blico que, no exerc"cio de suas funCes, exige para si, a fim de liberar pagamento devido a fornecedor do Estado, um percentual do valor a ser creditado, sob pena de retardar o pagamento, comete o crime de) a) <oncusso em sua forma tentada Dart. *11, c8c art. 1-, 66, <=), isso caso o credor no aceite pagar a propina. b) =eculato consumado Dart. *1#, <=), se o credor aceita a dofertad e permite que o funcion0rio p2blico efetue o desconto do valor combinado de seu cr(dito, mesmo que depois o agente no ven&a a ter proveito com o produto do crime. c) <oncusso consumada Dart. *11, <=), sendo irrelevante o fato de que ten&a o agente obtido ou no o que exigiu da v"tima, +0 que se trata de crime formal. d) <orrupo passiva pr,pria, porque o ato funcional era, na origem, l"cito,

ve que o cr(dito existia. e) Advocacia administrativa Dart. *#1, <=), uma ve que o agente, valendo'se de sua qualidade de funcion0rio p2blico, defende interesse privado perante a administrao p2blica. #:-. dAd, visando defender'se da agresso a faca proveniente de dKd, saca de seu rev,lver e efetua um disparo contra o agressor que, no entanto, vem a atingir d<d, que a tudo assistia, encontrando'se muito pr,ximo aos acontecimentos. d<d, em decorr%ncia do tiro, vem a falecer. Acusado de &omic"dio, dAd pode arg?ir em sua defesa, corretamente) a) Estado de necessidade exculpante, uma ve que no se podia exigir do agente, ante as circunst>ncias descritas, conduta diversa. b) Excesso de leg"tima defesa exculpante, tendo o agente suprimido seu +u" o de censura devido ao medo ou ao susto provocado pelo acusado, que geraria a excluso da culpabilidade. c) 7eg"tima defesa putativa, +0 que +ustific0vel o erro do autor, com o que se excluiria o dolo da sua ao de matar. d) 7eg"tima defesa real, porque presentes todos os elementos de sua definio legal. e) 7eg"tima defesa putativa, por erro acidental na execuo da defesa a que no deu causa o agente. #:/. _ lu do que dispCe o <,digo =enal, podemos afirmar que) A ' A exceo da verdade ( admitida nos crimes de difamao, se o ofendido ( funcion0rio p2blico e a ofensa ( relativa ao exerc"cio de suas funCes. K ' H admiss"vel o perdo +udicial no crime de difamao. < ' nos crimes de difamao e cal2nia &0 ofensa . &onra sub+etiva e, no crime de in+2ria, . &onra ob+etiva. F ' ;o crime de in+2ria, no se admite a arg?io de exceo da verdade. E ' $s mortos podem figurar como v"timas nos crimes de difamao. B ' $ parcialmente capa , nos termos da lei civil, pode ser su+eito passivo do crime de in+2ria. a) as afirmaCes A, F e B so incorretas. b) as afirmaCes K, < e F so corretas. c) somente as afirmaCes A, E e B so corretas. d) as afirmaCes K, < e E so incorretas. e) todas as afirmaCes so corretas. #:1. A pequena comarca do interior ficou estarrecida quando se apurou que @oo, um rude lavrador, mantin&a regularmente con+uno carnal com sua fil&a Tere in&a, de apenas 1* anos de idade. @oana, me de Tere in&a, mesmo possuindo total con&ecimento dos fatos e ampla possibilidade de notici0'los . autoridade competente, desde o in"cio quedou'se inerte. =or esta conduta omissiva, @oana dever0 responder) a) por um crime de estupro Dart. #1*, <=) a cada con+uno carnal verificadaE b) por um crime de seduo Dart. #13, <=) a cada con+uno carnal verificadaE

c) pelo crime de mediao para satisfa er a lasc"via de outrem Dart. ##3, <=)E d) pelo crime de favorecimento . prostituio Dart. ##4, <=)E e) por crime algum, sendo sua conduta at"pica uma ve que nossa legislao no contempla a participao por omisso. #:3. !obre a tipicidade ( correto afirmar, exceto) a) em virtude do conceito de tipicidade material, excluem'se dos tipos penais aqueles fatos recon&ecidos como de bagatela, nos quais t%m aplicao o princ"pio da insignific>nciaE b) a teoria da ratio essendi, tamb(m con&ecida como teoria da identidade, desenvolvida por Ae ger, concebe a tipicidade como a pr,pria ra o de existir da ilicitude, no >mbito do tipo'de'in+ustoE c) a tipicidade ( uma decorr%ncia natural do princ"pio da reserva legalE d) a tentativa ( &ip,tese de adequao t"pica de subordinao mediata ou indireta, constituindo'se em causa de extenso da figura delituosa descrita nos diversos tipos penais e nas contravenCesE e) para os adeptos da teoria dos elementos negativos do tipo, toda ve que no for il"cita a conduta do agente faltar0 a pr,pria tipicidade. #:4. $ curso da prescrio interrompe'se, exceto) a) pelo recebimento da den2ncia ou da queixaE b) pela sentena condenat,ria recorr"velE c) pela deciso confirmat,ria da pron2nciaE d) pelo ac,rdo confirmat,rio de condenaoE e) pela reincid%ncia. #:9. Averiguando not"cia anOnima que apontava o dKar do 7ui d como local de consumo de drogas, policiais civis lograram %xito em surpreender tr%s frequentadores fumando cigarros de macon&a. Apurou'se posteriormente que o !r. 7ui , mesmo no se dedicando ao com(rcio nem ao uso de entorpecentes, consentia em ceder gratuitamente suas instalaCes para que os fregueses fi essem uso de tais subst>ncias proibidas. Fe acordo com a 7ei n.5 1*14831, o !r. 7ui incorreu) a) em delito algum, sendo sua conduta at"picaE b) nas mesmas penas do artigo 1#, sendo sua conduta equiparada pela referida legislao ao tr0fico de drogasE c) nas sanCes do artigo 1#, diminu"das de 181 Dum sexto) a 18* Dum tero) por fora do disposto no artigo #9, I15, do <,digo =enal Dparticipao de menor import>ncia)E d) nas mesmas penas do artigo 11, sendo sua conduta equiparada pela referida legislao ao uso de drogasE e) nas sanCes do artigo 11, diminu"das de 181 Dum sexto) a 18* Dum tero) por fora do disposto no artigo #9, I15, do <,digo =enal Dparticipao de menor import>ncia). #1:. Aarque a alternativa correta) a) o reincidente espec"fico em crime &ediondo precisa cumprir #8* Ddois teros) da soma das penas para atingir o est0gio exigido ao livramento condicionalE

b) o +ui pode suspender o curso do livramento condicional, ordenando a priso do liberado, se este praticar outra infrao penal. A revogao do benef"cio, entretanto, ficar0 dependendo da deciso finalE c) a 7E= D7ei n.5 3.#1:84-) aplica'se exclusivamente ao preso cu+a sentena condenat,ria &ouver transitado em +ulgadoE d) com realo .s sa"das tempor0rias, a 7E= D7ei n.5 3.#1:84-) no fe distino entre sentenciado prim0rio e reincidente, exigindo de ambos o cumprimento de 181 Dum sexto) da pena para obteno do benef"cioE e) todas as assertivas acima so falsas. #11. !obre o crime de &omic"dio ( correto afirmar, exceto) a) tanto o su+eito passivo como o ob+eto material do delito ( o ser &umano com vida, pois sobre ele recai diretamente a conduta do agenteE b) sua execuo pode se reali ar sob variados meios, diretos ou indiretos, f"sicos ou morais, desde que idOneos . produo do resultado morteE c) considera'se privilegiado o &omic"dio se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob a influ%ncia de violenta emoo, provocada por ato in+usto da v"timaE d) a premeditao no est0 inclu"da entre as qualificadoras do delitoE e) sendo doloso o &omic"dio, a pena ( aumentada de 18* Dum tero), se o crime ( praticado contra pessoa menor de 1- Dcator e) anos. #1#. Antunes, um rico empres0rio, contratou os servios do segurana =edro para proteger seu patrimOnio e integridade f"sica. ;o contrato firmado entre ambos destacava'se a cl0usula que obrigava =edro a expor' se ao limite, arriscando a pr,pria vida, para salvar o patro de perigo direto e iminente. Todavia, durante uma viagem de rotina, o monomotor particular do empres0rio, pilotado por ele pr,prio, sofreu uma pane e os dois passaram a disputar o 2nico p0ra'quedas existente na aeronave. Jalendo'se de seu vigor f"sico, o segurana contratado impOs'se facilmente frente a seu opositor e logrou %xito em abandonar o aparel&o, determinando, em consequ%ncia, a morte tr0gica do contratante. A conduta de =edro) a) embora t"pica, no ( il"cita, tendo ele agido sob o amparo da excludente do estado de necessidadeE b) ( t"pica, il"cita e culp0vel, devendo responder pelo crime de &omic"dio uma ve que sua posio de garantidor impede a alegao de qualquer +ustificativa legalE c) embora t"pica, no ( il"cita, tendo ele agido sob o amparo da excludente da leg"tima defesaE d) ( at"pica, pois falta o elemento sub+etivo do crime de &omic"dio, que ( o dolo espec"fico de matarE e) ( t"pica, il"cita e culp0vel, devendo responder pelo crime de &omic"dio porque tin&a o dever contratual de enfrentar o perigo. #1*. Fe acordo com os postulados da teoria da imputao ob+etiva ( correto afirmar, exceto) a) para que ocorra a imputao ob+etiva da conduta t"pica basta que o agente provoque situao de risco +uridicamente proibido, pouco importando a materiali ao desse risco em resultado lesivoE

b) sendo a imputao ob+etiva tema afeto . tipicidade, a atuao nos limites do risco permitido no ( penalmente t"pica, estando ausente o desvalor da condutaE c) a imputao ( exclu"da quando a conduta geradora do resultado se configurar como uma ao que diminuiu o risco existente ao inv(s de increment0'loE d) para a identificao do risco proibido, al(m do princ"pio do incremento do risco permitido, ( indispens0vel que se observe o princ"pio da finalidade protetiva da normaE e) no &0 imputao se a conduta geradora do resultado, apesar de &aver ocasionado um perigo relevante para o bem +ur"dico, ( considerada socialmente adequada. #1-. !obre o momento consumativo do crime, assinale a alternativa falsa) a) nos crimes materiais, a consumao ocorre com o evento ou resultadoE b) nos crimes culposos, s, &0 consumao com o resultado natural"sticoE c) nos crimes formais a consumao ocorre com a pr,pria ao, +0 que no se exige resultado natural"sticoE d) nos crimes permanentes, a consumao se protrai no tempo, desde o instante em que se re2nem os seus elementos at( que cesse o comportamento do agenteE e) nos crimes omissivos impr,prios, a consumao ocorre com a simples omisso do agente. #1/. Ao surpreender o adolescente Babin&o no interior de seu pomar tentando subtrair alguns frutos, o lavrador @os( =ereira, armado com uma espingarda cartuc&eira municiada com sal grosso, o colocou para fora antes mesmo de sofrer qualquer pre+u" o. Em seguida, acreditando estar autori ado pelo ordenamento legal a castig0'lo fisicamente pelo fato de ter invadido sua &umilde propriedade, efetuou contra ele um disparo, provocando'l&e lesCes corporais leves. $ agente no responder0 pelo delito tipificado no artigo 1#9 do <,digo =enal porque a &ip,tese caracteri a) erro de proibio diretoE erro de proibio indiretoE erro de tipo acidentalE erro de tipo essencialE e) erro sobre pressuposto f0tico da leg"tima defesa. #11. <onsidera'se &ediondo o roubo qualificado pela ocorr%ncia de lesCes corporais de nature a grave ou pelo resultado morte. 6)A apropriao ind(bita, quando praticada por funcion0rio p2blico, no exerc"cio de funo, constitui peculato. 66)=elo princ"pio da especialidade, &avendo fraude na pr0tica de sonegao fiscal, responde o agente pelo crime tribut0rio, absorvido o de falsidade. 666);o &0 previso de figura penal culposa na 7ei de T,xicos. 6J)Exige'se no m"nimo tr%s agentes para caracteri ao do crime de associao para fins de tr0fico, previsto no artigo 1- da 7ei n5 1.*14831.

D D D D D

) ) ) ) )

apenas apenas apenas apenas apenas

6, 6J e J esto corretos 66, 6J e J esto corretos 66 e 666 esto corretos 66, 666 e 6J esto corretos 6, 66 e 666 esto corretos

#13. 6) $ in+ustificado desemprego ou o trabal&o camuflado ou informal, com o prop,sito de no pagar penso aliment"cia, constitui crime contra a assist%ncia familiar, caracteri ando o tipo penal abandono material. 66)<omo medida de pol"tica criminal, o <,digo =enal prev% imunidades absolutas ou relativas em qualquer dos crimes contra o patrimOnio, impedindo, no primeiro caso, qualquer ao penal contra o benefici0rio e, no segundo, impondo a representao da v"tima como condio de procedibilidade. 666);o se caracteri a o crime de quadril&a ou bando se, da associao de pelo menos quatro pessoas, computar'se ' nesse n2mero m"nimo de concurso necess0rio ' agentes inimput0veis. 6J)$s crimes dolosos contra a vida , ainda que previstos na legislao penal militar, so presentemente processados e +ulgados pela @ustia <omum em ra o de alterao legislativa. J);a ,rbita do Fireito =enal Ailitar, estando caracteri ado crime que l&e ( pr,prio, no ( poss"vel classificar a conduta do militar apenas como infrao disciplinar. D ) apenas 6, 66 e 6J esto corretos D ) apenas 6 est0 correto D ) nen&um est0 correto D ) apenas 66, 666 e J esto corretos D ) apenas 6, 6J e J esto corretos #14. 6) A prestao de contas no ( indispens0vel . caracteri ao do crime de peculatoE todavia, inocentado o agente no processo administrativo, fica exclu"da a possibilidade de recon&ecimento do crime. 66)!e para no lavrar contra o comerciante um auto de infrao e imposio de multa, exige, o agente, funcion0rio p2blico e fiscal de rendas, uma certa quantia em din&eiro, consumado est0 o crime de corrupo, posto que de nature a formal. 666)A auto-acusao falsa quando motivada por esp"rito altru"stico no elide a ao penal, mas possibilita o perdo +udicial. 6J)A imunidade penal que a lei confere ao ascendente, descendente, cOn+uge ou irmo do criminoso no alcana o crime do favorecimento real mas, to'somente, o do favorecimento pessoal. J);o &avendo emprego de viol%ncia contra a pessoa, o crime do exerccio arbitrrio das prprias razes s, pode ser processado e +ulgado mediante ao penal privada. D ) apenas 6, 66 e 6J esto corretos D ) apenas J est0 correto

D ) apenas 6, 666 e 6J esto corretos D ) apenas 66, 666 e J esto corretos D ) apenas 6J e J esto corretos #19. 6);os crimes contra o meio ambiente, a responsabilidade da pessoa +ur"dica exclui a da pessoa f"sica. 66)$ abate de animal silvestre no ser0 considerado crime, se o agente o fi er para saciar a fome de sua fam"lia, desde que autori ado pela autoridade competente. 666)!o circunst>ncias que sempre atenuam a pena, nos crimes contra o meio ambiente, a colaborao do agente com as autoridades encarregadas da vigil>ncia e controle ambiental, bem como o baixo grau de escolaridade do agente. 6J);os crimes ambientais de menor potencial ofensivo no poder0 ser efetuada pelo Ainist(rio =2blico proposta de transao penal, se for invi0vel a composio do dano ambiental. J)A reparao integral e volunt0ria do dano, antes do recebimento da den2ncia, no extingue a punibilidade do agente pela pr0tica de crime ambiental. D ) apenas 666, 6J e J esto corretos D ) apenas 666 e 6J esto corretos D ) apenas 6, 66, 6J e J esto corretos D ) apenas 666 e J esto corretos D ) apenas 6, 66 e 6J esto corretos ##:. 6 X $s tipos penais unissub+etivos so aqueles cu+a conduta ( pass"vel de ser praticada por apenas um agenteE os tipos pluriofensivos so aqueles que atingem mais de um bem +ur"dicoE e os tipos plurissubsistentes so os que se consumam com a reali ao de dois ou mais atos execut,rios, que se somam. 66 X As teorias atribuem . pena as funCes retributiva e preventiva do crime. $ Fireito =enal brasileiro recepcionou referido conte2do teleol,gico, absorvendo, dentre outras, a ideologia do tratamento ou da ressociali ao do condenado como forma de preveno especial negativa. 666 X H cab"vel a transao penal nas infraCes penais ambientais, desde que a pena m0xima cominada no exceda a um ano e ten&a &avido a pr(via composio do dano ambiental, salvo em caso de comprovada impossibilidade. 6J X $ furto, o roubo e o seq?estro so esp(cies de crimes contra o patrimOnio, que se diferenciam apenas pela forma como o agente subtrai a coisa al&eia. J X A lei penal tribut0ria no descreve condutas culposas, mas descreve condutas que podem configurar crimes pr,prios. A. D ) apenas 6, 666 e J esto corretos K. D ) apenas 6, 6J e J esto corretos <. D ) apenas 666, 6J e J esto corretos F. D ) apenas 66, 666 e 6J esto corretos

E. D

) apenas 6, 66 e 666 esto corretos

##1. 6 X A perda do cargo de vereador e a inabilitao pelo pra o de cinco anos, para o exerc"cio de cargo ou funo p2blica, eletivo ou de nomeao, em face de condenao definitiva em qualquer dos crimes definidos no artigo 15 do Fecreto'7ei n5 #:1, de #3 de fevereiro de 1913, poder0 ocorrer mesmo que a pena privativa de liberdade aplicada se+a inferior a 1 Dum) ano, desde que motivadamente declarada na sentena, pois no se constitui em efeito autom0tico da condenao. 66 X Em face da teoria da equival%ncia das condiCes, do seu crit(rio &ipot(tico redutor Dconditio sine qua non) e da teoria da causalidade adequada, as concausas preexistentes, concomitantes e supervenientes absolutamente independentes excluem a relao de causalidade da conduta t"pica se, por si s,, determinarem o resultado. ;o entanto, no campo das concausas relativamente independentes, somente as supervenientes que por si s, produ iram o resultado so capa es de excluir a imputaoE as preexistentes e as concomitantes no. 666 X Embora a compet%ncia +udicial se restrin+a ao campo da aplicao da pena, a adaptao desta fa 'se, tamb(m, nos campos legislativos e executivo. 6J X Estupro e o atentado violento ao pudor distinguem'se da posse sexual e do atentado ao pudor mediante fraude, to'somente quanto . forma de reali ao do ato sexualE enquanto nos primeiros o ato sexual ( reali ado mediante viol%ncia ou grave ameaa, nos 2ltimos o mesmo se d0 mediante fraude. J X Embora o legislador ordin0rio ten&a criado normas dispondo sobre a responsabilidade penal das pessoas +ur"dicas, so elas flagrantemente inconstitucionais, no porque ferem o princ"pio da culpabilidade, mas porque no &0 previso constitucional para tal, ra o pela qual o !upremo Tribunal Bederal +0 se pronunciou a respeito, declarando, pela via direta, a sua inconstitucionalidade. A. D ) apenas 6, 66, 666 e J esto corretos K. D ) apenas 666 e 6J esto corretos <. D ) apenas 6, 66 e 6J esto corretos F. D ) apenas 6 e 66 esto corretos E. D ) apenas 66, 6J e J esto corretos ###. 6 X A definio de funcion0rio p2blico contida no artigo *#3 do <,digo =enal constitui exemplo de interpretao aut%ntica. 66 X A extino da punibilidade em relao ao crime de constrangimento ilegal no se estende ao estupro, pois, sendo aquele elemento constitutivo deste, constituem ambos unidade +ur"dica denominada crime complexo. 666 X $ sistema dosim(trico trif0sico permite que o +ui , ao aplicar a pena, quando ocorrer o concurso de causas de aumento ou diminuio de pena previstas na parte especial do <=, considere, na

segunda fase, apenas uma delas ' a que mais aumente ou diminua ' a exemplo das agravantes e atenuantes preponderantes, na primeira fase. 6J X =ratica, em tese, o crime de corrupo eleitoral, o agente que d0 brinquedo . criana, a fim de que esta pea aos pais o voto em seu favor, mesmo que no concreti ada tal solicitao pelo infante. J X ;o ( necess0rio o recebimento do cr(dito para a consumao da conduta t"pica do agente que, na cobrana de d"vidas, utili a'se de ameaa, coao, constrangimento f"sico ou moral, afirmaCes falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que expon&a o consumidor, in+ustificadamente, a rid"culo ou interfira em seu trabal&o, descanso ou la er, por se tratar de infrao penal de mera conduta. A. D ) apenas 6, 66 e 6J esto corretos K. D ) apenas 6, 66 e J esto corretos <. D ) apenas 66, 6J e J esto corretos F. D ) apenas 6 e 66 esto corretos E. D ) apenas 6, 666 e J esto corretos ##*. 6 X $ agente que dispensa ou deixa de exigir licitao fora das &ip,teses previstas em lei, ou deixa de observar as formalidades pertinentes . dispensa ou inexigibilidade, pratica crime pr,prio, de resultado e, se praticado para a obteno de vantagem em proveito pr,prio ou de terceiro, subsidi0rio. 66 X ;a tentativa perfeita so praticados todos os atos necess0rios . consumao do crime, que somente no vem a ocorrer por circunst>ncias al&eias . vontade do agenteE na tentativa imperfeita, iniciada a execuo, o agente no consegue praticar todos os atos necess0riosE na tentativa branca ou incruenta de &omic"dio a v"tima no resulta lesionada pelos disparos, enquanto na tentativa cruenta &0 a ocorr%ncia de lesCes mas a morte no se consuma por circunst>ncias al&eias . vontade do agente. 666 X Evaso fiscal ( a forma l"cita do contribuinte buscar um camin&o menos oneroso dentro da ordem tribut0ria, empregando, na lacuna da lei, meio l"cito ou no'vedado, com o fim de sofrer menor carga tribut0ria. 6nversamente, na eliso fiscal o contribuinte redu a carga tribut0ria atrav(s de pr0ticas il"citas, como a fraude, a simulao e o abuso de direito, as quais, em regra configuram crimes contra a ordem tribut0ria. 6J X $s crimes omissivos pr,prios no admitem a tentativa, por serem formais, diversamente dos crimes omissivos impr,prios dolosos, que, por serem materiais, admitem a tentativa. @0 os crimes culposos, embora se+am sempre de resultado, no admitem a tentativa, porque, neste caso, o agente no age com a consci%ncia e a vontade dirigida . obteno do resultado. J X A orientao +urisprudencial mais recente do !upremo Tribunal Bederal ( no sentido de que, com a extino do mandato do prefeito ou do vereador, extingue'se, tamb(m, a punibilidade das condutas

tipificadas no artigo 15 do Fecreto'7ei n5 #:1, de #3 de fevereiro de 1913. A. D ) apenas 6 e 66 esto corretos K. D ) apenas 666 e 6J esto corretos <. D ) apenas 66 e 6J esto corretos F. D ) apenas 66 e J esto corretos E. D ) apenas 66, 666 e 6J esto corretos ##-. 6 X !egundo a teoria do dom"nio do fato, autor ( o agente que tem o dom"nio da reali ao da ao t"pica, enquanto o part"cipe no. ;a autoria direta o agente pratica pessoalmente a conduta t"pica, enquanto na mediata o fa pelo dom"nio da vontade de outrem. ;a autoria colateral, coletiva ou na co'autoria, os agentes agem com o dom"nio comum da conduta t"pica. 66 X ;o restabelecimento do livramento condicional somente se computa o tempo em que o apenado permaneceu solto antes da data do tr>nsito em +ulgado da revogao, se a revogao deu'se por crime anterior . concesso do benef"cio. 666 X Al(m das &ip,teses previstas na norma geral, ( poss"vel a extino da punibilidade do crime contra a ordem tribut0ria, quando o agente promover o pagamento do tributo e da contribuio social, inclusive acess,rios, antes do oferecimento da den2ncia. 6J X As causas de +ustificao, tamb(m denominadas de tipos permissivos, no so somente as previstas na parte geral do <,digo =enal, admitindo'se outras de origem legal ou supralegal. Fentre as causas supralegais pode'se citar o consentimento do ofendido, que exclui a ilicitude ou a anti+uridicidade especialmente nos crimes patrimoniais e sexuais. J X Felegado de =ol"cia que, com o fim de obter a confisso constrange o interrogado mediante o emprego de viol%ncia f"sica, causando'l&e sofrimento f"sico e moral, pratica o crime de viol%ncia arbitr0ria. A. D ) apenas 6 e 666 esto corretos K. D ) apenas 66, 666 e J esto corretos <. D ) apenas 6J est0 correto F. D ) apenas 6J e J esto corretos E. D ) apenas 666 e 6J esto corretos ##/. 6 X Em face do princ"pio da personalidade ou da nacionalidade e da teoria da ubiq?idade, pode ser aplicada a lei brasileira ao agente que, sendo brasileiro, dispara contra outro brasileiro na cidade argentina de Kernardo de 6rigogen, vindo este a falecer no &ospital da cidade de Fion"sio <erqueira. ;este caso, exige a lei penal brasileira o concurso de outras condiCes, pois se trata de extraterritorialidade condicionada. 66 X !egundo a teoria limitada da culpabilidade, adotada pelo <,digo =enal, o erro de proibio indireto X sobre a exist%ncia ou limites do tipo permissivo X exclui ou diminui a pena e no o dolo ou a culpa. $

crime imposs"vel ( considerado erro de tipo invertido, enquanto o crime putativo erro de proibio invertido. 666 X H poss"vel a substituio da pena privativa de liberdade inferior a 1 Dum) ano por pena restritiva de direitos, igual ou inferior a 1 Dseis) meses por multa, mesmo que o crime ten&a sido praticado com viol%ncia ou grave ameaa . pessoa. 6J X Ba er fogo, por qualquer modo, em vegetao rasteira no considerada de preservao permanente ou em regime especial, sem tomar as precauCes adequadas, se no expuser a perigo a vida, a integridade f"sica ou o patrimOnio de outrem, no caracteri a infrao penal. J X $ cartel e o truste so condutas tipificadas como crimes contra as relaCes de consumo, punidas com penas de # a / anos de recluso ou multa. A. D ) apenas 6 est0 correto K. D ) apenas 6, 66 e 666 esto corretos <. D ) apenas 6 e 66 esto corretos F. D ) apenas 66, 666 e 6J esto corretos E. D ) todos esto corretos ##1. 6 X $s tipos penais abertos, por dependerem de complementao +udicial, constituem afronta ao fundamento pol"tico do princ"pio da reserva legal, que ( a garantia do indiv"duo contra o arb"trio do poder punitivo estatal. 66 X 6ndu ir o consumidor ou usu0rio a erro, por via de indicao ou afirmao falsa ou enganosa sobre a nature a, qualidade de bem ou servio, utili ando'se de qualquer meio, inclusive a veiculao ou divulgao publicit0ria, constitui a conduta tipificada no artigo 131, caput, do <,digo =enal, e no a do artigo 13 do <,digo de Fefesa do <onsumidor. 666 X =ratica, em tese, a conduta tipificada no artigo 15, 66, da 7ei n5 4.1*3, de #3 de de embro de 199:, o agente que, fa endo uso do expediente denominado Lnota caladaN, intencionalmente suprime ou redu o 6<A! por meio do lanamento nos livros fiscais dos valores constantes na via cativa, inferior ao da 1^ via. ;este caso, no entanto, por ser formal, o crime se consuma com a simples insero dos falsos dados nos livros fiscais. 6J X A distino entre os crimes de aborto preterintencional e de aborto provocado por terceiro sem o consentimento da gestante reside no fato de que, no primeiro, o agente, embora ciente da gravide da v"tima e prevendo a possibilidade da ocorr%ncia do resultado, age acreditando que este no ocorrer0, enquanto, no segundo, o agente no somente age com a consci%ncia da gravide e da possibilidade da ocorr%ncia do resultado, como dese+a a interrupo da gravide ou assume o risco de sua ocorr%ncia. J X <onstitui crime de responsabilidade de prefeito municipal, pun"vel com a pena de * meses a * anos de deteno, a aquisio de bens, ou reali ao de servios e obras sem concorr%ncia ou coleta de preos, nos casos exigidos em lei. Tratando'se de norma penal em

branco, o complemento necess0rio do referido tipo penal ser0 to' somente lei de >mbito federal, pois ( da compet%ncia da Snio legislar em mat(ria de licitao. A. D ) apenas 6 e 666 esto corretos K. D ) apenas 6 e 6J esto corretos <. D ) apenas66 e 6J esto corretos F. D ) apenas 6J e J esto corretos E. D ) todos esto corretos ##3. 6 X =rescreveria em 1#8#893, .s #-&, caso no tivesse iniciado o cumprimento da pena antes desta data, a pretenso execut,ria do Estado, em relao . pena de 1 Dum) ano de recluso imposta ao condenado reincidente e menor pela pr0tica de crime patrimonial em sentena publicada em /8189-, da qual a defesa interpOs recurso em 1/8389-, que transitou em +ulgado para a acusao em 1*8189- e cu+o ac,rdo Dconfirmat,rio) transitou em +ulgado definitivamente em /81891. 66 X A poluio de rio ou c,rrego que ban&a apenas determinada localidade de um munic"pio, na qual no &0 sistema de captao de 0gua para tratamento e abastecimento da populao, que se serve da 0gua apenas para a agricultura e a pecu0ria, no caracteri a, em tese, conduta t"pica, salvo se dela resultar ou puder resultar em danos . sa2de &umana, ou provocar a mortalidade de animais ou a destruio significativa da flora. 666 X A venda de produtos de origem animal sem o aval do servio de inspeo p2blica competente e, por isso, impr,prios para o consumo, constitui crime pun"vel com a pena de deteno de # a / anos ou multa, inclusive na modalidade culposa, neste caso com reduo de 18* na pena cominada para a modalidade dolosa. 6J X Exclui a tipicidade a pr0tica de qualquer das condutas descritas no artigo 15 da 7ei 4.1*3, de #3 de de embro de 199:, nos casos de no'incid%ncia, imunidade e iseno tribut0rias. J X ;o peculato impr,prio o agente subtrai a res da qual tem a posse em virtude da funo. A. D ) apenas 6 est0 correto K. D ) apenas 6 e 66 esto corretos <. D ) apenas 6, 66 e 666 esto corretos F. D ) apenas 6, 66, 666 e 6J esto corretos E. D ) todos esto corretos ##4. LAN, +urado do Tribunal do @2ri, em um crime de &omic"dio qualificado, atrav(s de LKN seu irmo, 'particular', exige certa quantia em din&eiro da fam"lia do r(u, para dar voto favor0vel a este. LAN e LKN respondero respectivamente por) a) ambos por corrupo passivaE b) ambos por concussoE c) LAN por corrupo passiva e LKN por extorsoE d) LAN por concusso e LKN por extorso.

##9. Tipifique a conduta do agente que, para auxiliar o autor da subtrao do ve"culo, modifica suas placas identificadoras a fim de assegurar'l&e a posse da res furtiva. a) favorecimento pessoalE b) receptaoE c) favorecimento realE d) no &ouve crime. #*:. LAN, testemun&a num processo criminal, durante suas declaraCes em +u" o, nega a verdade sobre fato relevante. Ap,s a assinatura do termo de declaraCes, pressionada pela fam"lia do r(u, por ter mentido, volta a sala de audi%ncia para contar a verdade ao @ui . !obre LAN responda) a) o crime no c&egou a se consumar em vista da retrataoE b) responder0 pelo artigo *-#, I 1e do <=E c) &aver0 extino da punibilidade, pela retrataoE d) &aver0 extino da punibilidade, pela retratao caso a v"tima aceite. #*1.H compat"vel com o Estado de direito e o princ"pio da legalidade) DA) proibir edio de normas penais em branco. DK) criar crimes, fundamentar ou agravar penas atrav(s da aplicao de analogia. D<) criar crimes e penas com base nos costumes. DF) fa er retroagir a lei penal para agravar as penas de crimes &ediondos. DE) proibir incriminaCes vagas e indeterminadas. #*#.Analise os seguintes elementos) 6 X imputabilidadeE 66 X potencial consci%ncia sobre a ilicitude do fatoE 666 X exigibilidade de conduta diversaE 6J X culpa ou doloE J X conduta comissiva. !egundo a concepo finalista, constituem os elementos da culpabilidade) DA) 66 e 666, apenas. DK) 666 e J, apenas. D<) 6, 66 e 666, apenas. DF) 6, 66 e 6J, apenas. DE) 666, 6J e J, apenas. #**.<onsidera'se part"cipe de um crime aquele que) DA) auxilia a subtrair'se . ao de autoridade p2blica autor de crime a que ( cominada pena de deteno ou recluso.

DK) pratica a conduta descrita no tipo penal, +untamente com seu comparsa. D<) pratica a conduta descrita no tipo penal sob o efeito de subst>ncia entorpecente. DF) indu , instiga ou auxilia na pr0tica do crime, embora no pratique conduta t"pica. DE) executa o comportamento que a lei define como crime. #*-. @orge, maior de idade, subtrai as +,ias de alto valor que sua me D-# anos) guardava debaixo do colc&o. $ fato descrito pode ser classificado como) DA) il"cito, por(m at"pico. DK) t"pico, il"cito e no culp0vel. D<) t"pico, il"cito e culp0vel, mas isento de pena. DF) roubo qualificado por abuso de confiana. DE) apropriao ind(bita. #*/. $ Felegado de =ol"cia respons0vel por uma delegacia surpreende outros policiais, seus subordinados, praticando crime de tortura contra um preso. A respeito da situao narrada, assinale a afirmao INCORRETA. DA) $ crime de tortura ( inafian0vel e insuscet"vel de graa ou anistia. DK) $s autores do tipo penal esto su+eitos . perda do cargo e interdio para o seu exerc"cio pelo dobro do pra o da pena aplicada. D<) !e o Felegado se omitir, todos os envolvidos, inclusive ele, estaro su+eitos . mesma pena privativa de liberdade cu+o cumprimento se iniciar0 em regime fec&ado. DF) !e o preso torturado for maior de 1: Dsessenta) anos, deficiente f"sico ou mul&er gestante, ser0 caso de aumento de pena. DE) !e a Autoridade =olicial se omitir, estar0 su+eita . pena de deteno por per"odo inferior . pena dos autores do fato. #*1. =ratica o crime de prevaricao, previsto no art. *19 do <,digo =enal, o agente que) DA) patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao p2blica, valendo'se da qualidade de funcion0rio. DK) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de of"cio, ou pratic0'lo contra disposio expressa de lei, para satisfa er interesse ou sentimento pessoal. D<) exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi'la, mas em ra o dela, vantagem indevida. DF) solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi' la, mas em ra o dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. DE) solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcion0rio p2blico no exerc"cio da funo.

#*3. H causa de aumento de pena do crime de leso corporal culposa praticada na direo de ve"culo automotor) DA) pratic0'lo durante o repouso noturno. DK) pratic0'lo em faixa de pedestre. D<) estar o ve"culo acima do limite de velocidade permitido. DF) estar em d(bito em relao ao imposto sobre propriedade de ve"culo automotor X 6=JA. DE) ser a v"tima menor de idade ou maior de 1: Dsessenta anos). #*4.`ual dos fatos apresentados a seguir ( considerado crime de menor potencial ofensivoG DA) Festruir, inutili ar ou deteriorar coisa al&eia. DK) <ontrair algu(m, sendo casado, novo casamento. D<) Apropriar'se de coisa al&eia m,vel, de quem tem a posse ou a deteno. DF) <ausar inc%ndio, expondo a perigo a integridade f"sica de outrem. DE) =rometer ou efetivar a entrega de fil&o ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa. #*9.Em relao ao Estatuto do Fesarmamento D7ei no 1:.4#18:*), ( correto afirmar que a conduta de portar arma de brinquedo Dsimulacro de arma capa de atemori ar outrem) configura) DA) tipo penal autOnomo. DK) causa de diminuio de pena do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. D<) causa de diminuio de pena do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. DF) conduta at"pica. DE) crime equiparado ao de porte ilegal de arma de uso permitido. #-:._ lu da 7ei no 4.:3#89:, NO constitui crime &ediondo) DA) epidemia com resultado morte. DK) &omic"dio simples, quando praticado em atividade t"pica de grupo de exterm"nio. D<) falsificao de produto destinado a fins terap%uticos ou medicinais. DF) extorso qualificada pela morte. DE) indu imento ao suic"dio. #-1. D@ui de Fireito ' !< ' #::1) AcR6$, telefonou para a ger%ncia de determinado supermercado, di endo que &avia colocado em v0rias prateleiras produtos aliment"cios adulterados e exigindo quantia em din&eiro para indicar os locais onde eles se encontravam. <omo o estabelecimento +0 &avia sofrido essa pr0tica, os respons0veis iniciaram negociaCes. `uando do pagamento da quantia pedida, AcR6$ foi preso e descobriu'se que ele no &avia colocado na lo+a os referidos produtos. `ue crime foi cometido por AcR6$G a) Extorso, em conatus. b) Estelionato tentado.

c) Balsificao ou adulterao de subst>ncia aliment"cia, tentada. d) Extorso consumada. e) Balsidade ideol,gica. #-#. DFefensor =2blico ' AA ' #::*) ;o tocante aos crimes contra o patrimOnio, ( correto afirmar que a) a ao penal ( sempre p2blica condicionada se o delito for praticado contra ascendente. b) o arrependimento posterior ( incab"vel no crime de extorso. c) nen&um deles admite a modalidade culposa. d) a ao penal ( sempre privada no crime de dano. e) a ma+orante do furto noturno ( aplic0vel .s figuras qualificadas do delito. #-*. DFefensor =2blico ' AR ' #::-) `uanto ao furto, podemos afirmar) a) o emprego de c&ave verdadeira caracteri a a qualificadora do inciso 666 I -5 do <=, desde que ten&a sido obtida mediante fraude. b) o furto mediante fraude diferencia'se do estelionato porque no primeiro caso a v"tima ( enganada, despo+ando'se livremente do ob+eto material, e no estelionato a v"tima no tem con&ecimento da conduta il"cita do criminoso. c) A participao de inimput0veis na execuo do furto ( v0lida para a configurao do concurso de pessoas descrito no inciso 6J do I-5 do art. 1// do <,digo =enal. d) Burto ;oturno . aquele praticado em qualquer momento do dia ou da noite, desde que as v"timas este+am repousando. e) o furto qualificado pelo concurso de pessoas ( uma causa de aumento de pena. #--. D@ui de Fireito ' E! ' #::*) <onsiderando que @ulio praticou um crime de roubo contra =edro Aanoel, seu irmo leg"timo, pode'se afirmar que) a) crime de roubo ( pun"vel e a ao penal ( p2blica incondicionada. b) ;o &0 previso de penaE ( caso de imunidade absoluta. c) $ crime de roubo ( pun"vel, mas, tratando'se de crime contra o patrimOnio, a relao de parentesco poder0 funcionar como circunst>ncia atenuante da pena. d) $ crime de roubo ( pun"vel e a ao penal ( privada. e) $ crime de roubo ( pun"vel, mas a ao penal condiciona'se . representao. #-/. D@ui de Fireito ' != ' #::-) dKd locou de d<d uma resid%ncia mobiliada. ;o fim do contrato, devidamente notificado, d<d deixou o im,vel levando consigo os m,veis que o guarneciam. =ode a ele ser atribu"do algum delitoG Em caso afirmativo, qualG a) !im. Burto qualificado por abuso de confiana, em face do contrato. b) ;o. $ fato ( at"pico, de nature a civil. c) !im. Burto simples. d) !im. Apropriao ind(bita.

#-1. D@ui de Fireito ' != ' #::-) d@d telefonou para a ger%ncia de determinado supermercado, di endo que &avia colocado em v0rias prateleiras produtos aliment"cios adulterados e exigindo quantia em din&eiro para indicar os locais onde eles se encontravam. <omo o estabelecimento +0 &avia sofrido essa pr0tica, os respons0veis iniciaram negociaCes. `uando do pagamento da quantia pedida, d@d foi preso e descobriu'se que ele no &avia introdu ido na lo+a os referidos produtos. `ue crime foi cometido por d@dG a) Balsificao ou adulterao de subst>ncia aliment"cia, tentada. b) Extorso consumada. c) Estelionato tentado. d) Extorso, em conatus. #-3. D=romotor de @ustia ' != ' #::/) Aponte a alternativa que est0 em desacordo com disposiCes do <,digo =enal relativas aos crimes contra o patrimOnio. a) ;o furto, o recon&ecimento da qualificadora do concurso de pessoas independe da identificao dos co'autores. b) ;o impede a configurao do roubo o fato de o agente intimidar e sub+ugar a v"tima apenas simulando portar arma. c) $ latroc"nio pode configurar'se mesmo quando terceiro, al&eio aos fatos, se+a v"tima da viol%ncia empregada pelo agente. d) A consumao do delito de extorso mediante seq?estro se d0 com a privao de liberdade de locomoo da v"tima, independentemente da obteno da vantagem. e) H impun"vel a receptao de coisa furtada se o autor do furto est0 acobertado por imunidade penal absoluta, decorrente de parentesco com o propriet0rio da coisa. #-4. D=romotor de @ustia ' =K ' #::*) d`uincas, micro'empres0rio do ramo de vestu0rio, estava em seu estabelecimento comercial, quando foi surpreendido pela presena de um mascarado que, apontando uma arma de fogo e proferindo graves ameaas, o obrigou a entregar consider0vel quantia em din&eiro. Avisada do ocorrido, a autoridade policial empreendeu minucioso trabal&o investigativo, terminando por identificar o respons0vel pelo ato criminoso) o fil&o da pr,pria vitimad. Assim, diante de tal relao de parentesco, ( imperioso concluir que o acusado) a) no responder0 por qualquer crime por go ar de imunidade penal substancial. b) ter0, em caso de condenao, a sua pena agravada. c) estar0 isento de pena. d) ser0 beneficiado com a reduo da pena porventura imposta. e) go a de imunidade penal relativa, sendo a ao penal p2blica condicionada . representao.

#-9. D=romotor de @ustia ' R! ' #::*) Ederson 7opes, exercendo o munus publico de inventariante, tomou para si um noteboo\ dos bens deixados pelo de cu+us, e do qual tin&a posse em ra o daquela condio. Ederson cometeu, em tese, o crime de) a) =eculato. b) Burto. c) Exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. d) Apropriao ind(bita. e) Receptao. #/:. D=romotor de @ustia ' != ' #::#) A(vio, mediante arrombamento de uma +anela, ingressa na resid%ncia de Remo e subtrai algumas +,ias. 7ogo depois, ao se retirar com o produto do crime, ( surpreendido por Remo, que o aborda. A(vio, ento, para no ser preso, mediante socos e pontap(s agride Remo, causando'l&e lesCes corporais de nature a leve, e foge. Entretanto, ao c&egar na rua, A(vio ( detido por vigilantes noturnos, que para ali se dirigiram alertados pelo barul&o e que conseguem recuperar o acervo rapinado. A(vio responder0 por a) furto simples em concurso com lesCes corporais. b) roubo pr,prio consumado, pois &ouve a inverso de posse do bem subtra"do. c) tentativa de roubo pr,prio, +0 que no teve a posse tranq?ila do produto do crime. d) roubo impr,prio consumado, pois este crime, em regra, no admite a tentativa. e) furto qualificado pelo rompimento de obst0culo em concurso com lesCes corporais. #/1. D=romotor de @ustia ' AR ' #::1) Adamastor comparece ao apartamento de Aaria e, afirmando'se instalado r de TJ acabo, apresenta seu crac&0 funcional falso e consegue subtrair, sem que a dona da resid%ncia perceba, as +,ias da vitima. Ao c&egar ao andar t(rreo, Adamastor percebe a sirene da pol"cia e as +oga na tubulao de esgoto, no sendo recuperadas. ;esse momento, Adamastor ( preso e confessa o fato. <omo =romotor de @ustia da comarca, analise a questo e informe a soluo +ur"dica para o caso) a) Adamastor responde por furto consumado qualificado pela fraude. b) Adamastor responde por furto tentado qualificado pela fraude. c) Adamastor responde por estelionato consumado. d) Adamastor responde por estelionato tentado. e) Adamastor responde por falsidade material consumada. #/#. D$AK ' AR ' Fe embro ' #::/) Em relao aos crimes contra o patrimOnio ( 6;<$RRET$ afirmar)

a) ;o furto se o criminoso ( prim0rio, e ( de pequeno valor a coisa furtada, o +ui pode substituir a pena de deteno pela de priso simples, diminu"'6a ou aplicar somente a multa. b) ;a extorso mediante seq?estro, se o crime ( cometido em concurso, o concorrente que o denunciar . autoridade, facilitando a libertao do seq?estrado, ter0 sua pena redu ida. c) ;a apropriao ind(bita previdenci0ria, ser0 extinta a punibilidade se o agente espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuiCes, import>ncias ou valores e presta informaCes devidas . previd%ncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do inicio da ao fiscal. d) A receptao ( pun"vel, ainda que descon&ecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. #/*. D$AK ' AR ' Fe embro ' #::-) !e algu(m subtrai din&eiro de outra pessoa e depois devolve porque se arrependeu, mas ainda no &ouve in"cio formal do processo penal com a den2ncia a ser oferecida pelo Ainist(rio =2blico, ( <$RRET$ afirmar que) a) no &ouve crime a ser punido. b) o agente responde apenas pela tentativa. c) o agente responder0 normalmente pelo delito, no entanto com direito a uma causa de diminuio em sua pena. d) ( caso de arrependimento efica . #/-. D$AK ' AR ' Agosto ' #::-) $ roubo pr,prio se distingue do roubo impr,prio pela seguinte caracter"stica) a) o roubo impr,prio no admite tentativa, enquanto o roubo pr,prio quase nunca se consuma, permanecendo portanto na fase da tentativa. b) o roubo pr,prio somente pode ser reali ado por um determinado agente, enquanto o roubo impr,prio ( crime comum. c) o roubo pr,prio equivale ao roubo simples, sem circunst>ncia qualificadora, enquanto o roubo impr,prio se refere ao latroc"nio. d) a viol%ncia contra a pessoa ( praticada antes da subtrao da coisa, como meio para subtra"'6a, ou ap,s a subtrao para mant%'6a na posse tranq?ila do agente conforme o roubo se+a pr,prio ou impr,prio, respectivamente. #//. D@ui de Fireito ' AR ' #::/) <om relao ao crime de receptao, ( <$RRET$ afirmar que) a) su+eito ativo pode ser qualquer pessoa, inclusive o co'autor do crime antecedente. b) no &0 previso de punir por neglig%ncia, imprud%ncia ou imper"cia. c) o exerc"cio da atividade comercial para qualificar o crime exige formalidade.

d) ( pun"vel, ainda que descon&ecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. #/1. D=romotor de @ustia ' =E ' #::#) =edro forneceu a seus amigos Rilberto e A0rio o &or0rio de abertura do cofre do banco em que trabal&ava, para possibilitar'l&es a subtrao dos valores nele guardados. Fepondo como testemun&a no inqu(rito policial instaurado a respeito dos fatos, afirmou nunca t%'los visto anteriormente, descobrindo'se, posteriormente, que no disse a verdade. ;o que se refere a =edro, dever0 este responder pelo crime de) a) furto qualificado pelo concurso de agentes, em concurso material com o crime de falso testemun&o. b) falso testemun&o e crime de furto qualificado pelo abuso de confiana, em concurso material. c) furto qualificado pelo concurso de agentes, em concurso formal com o crime de falso testemun&o. d) furto qualificado pelo concurso de agentes. e) falso testemun&o e crime de furto qualificado pelo concurso de agentes, em continuao. #/3. D=romotor de @ustia ' =E ' #::#) @oo comprou, por R] #:,::, uma corrente de ouro, avaliada em R] #.:::,::, de um menino de 1anos de idade, corrente esta que &avia sido subtra"da, por pessoa ignorada, de seu primo e compan&eiro de quarto @oaquim. Este no &avia dado por falta da +,ia, motivo porque sequer &avia feito a comunicao da ocorr%ncia . pol"cia. ;esse caso, @oo) a) responder0 por crime de receptao culposa. b) no responder0 por crime de receptao, por ser descon&ecido o autor do crime de que proveio a coisa. c) ( isento de pena, por ter sido o crime de que proveio a coisa cometido em pre+u" o de seu primo, com o qual coabita. d) ( isento de pena, por ter adquirido a +,ia de pessoa inimput0vel. e) ( isento de pena, porque o propriet0rio da +,ia no &avia providenciado a lavratura de boletim de ocorr%ncia a respeito do furto de que fora v"tima. #/4. D=romotor de @ustia ' != ' #::1) dAd, adotado por dKd, subtraiu, para si, coisa m,vel a este pertencente. <om relao . imunidade penal absoluta, ( correto afirmar que) a) no se pode cogitar de iseno de pena. b) . vista do parentesco existente entre os su+eitos ativo e passivo, poder'se'0 cogitar de iseno de pena s, se a v"tima no tiver outros fil&os. c) s, poderia &aver iseno de pena se existisse lao de consang?inidade entre

d) cabe recon&ecer a imunidade absoluta porque o parentesco ( natural. e) admite'se iseno de pena no caso, diante de parentesco civil. #/9. D=romotor de @ustia ' != ' #::1) dAd entrou em uma lo+a e enquanto o amigo que o acompan&ava distra"a a v"tima Dpropriet0ria do estabelecimento), dAd foi embora do local, com vestimenta que no l&e pertencia, no mais retornando. dAd cometeu o crime de) a) furto qualificado por fraude. b) estelionato. c) furto qualificado por destre a. d) furto qualificado por abuso de confiana. e) furto de uso. #1:. D@ui Bedera l' -^ Regio ' #::-) Fois ladrCes c&egaram de carro em frente a uma resid%ncia para a pr0tica de crime de furto. =or(m, antes de descerem do ve"culo, foram obstados pela pol"cia, que os observava, e, levados para a Felegacia, lavrou'se o auto de priso em flagrante. Em relao aos agentes, marque a alternativa correta. a) Fesistiram voluntariamente da pr0tica do delito. b) =raticaram tentativa de furto pelo concurso de duas pessoas. c) A inteno dos agentes constitui mero ato preparat,rio impun"vel. d) 6niciaram a pr0tica de crime de furto que no se consumou por circunst>ncias al&eias . vontade dos agentes, face . c&egada da pol"cia. e) Fada a vontade deliberada de praticarem o delito, devem ser devidamente punidos pela tentativa. #11. D=rocurador da Rep2blica ' #::1) @ vende safra de h, pen&orada, para quitar empr(stimo tomado em banco oficial. a) @ dispCe da coisa al&eia como pr,pria. b) @ defrauda pen&or. c) !e @, com base legal, acorda, posteriormente com o credor o alargamento do pra o do pagamento no &0 crime. d) @ frauda na entrega de coisa. #1#. D@ui do Trabal&o X 9^ Regio ' #:::) 6ndique a alternativa correta, acerca do crime de furto) a) $ furto pode ser praticado com viol%ncia ou grave ameaa. b) ;o se considera agravante a pr0tica de furto durante o repouso noturno. c) A dres furtivad no precisa ter valor econOmico. d) $ furto simples no ( considerado crime afian0vel. e) $ furto cometido por duas ou mais pessoas ( qualificado.

#1*. DFefensor =2blico ' <E ' #::#) Em relao ao delito de extorso, pode'se afirmar corretamente) a) quanto a sua consumao, segundo +0 sumulado pelo !T@, verifica' se independentemente de obteno da vantagem indevida. b) como no roubo, a lei prev%, para sua pr0tica, outros meios al(m da viol%ncia e da grave ameaa. c) a exemplo do roubo e do furto pode'se verificar pela conduta de subtrair. d) por ser formal, no admite a co'autoria. #1-. D@ui de Fireito ' !< ' #::*) Assinale a alternativa correta. a) =ara a consumao do crime de extorso mediante seq?estro, basta a arbitr0ria deteno da v"tima, no se exigindo ten&a o agente obtida a vantagem alme+ada. b) Brustrada a inteno do agente, por ao da =ol"cia, na obteno da vantagem, a anterior deteno da v"tima, com aquele ob+etivo, caracteri a apenas o delito de seq?estro e c0rcere privado, definido no art. 1-4, do <=. c) Em relao ao mesmo delito, a &ip,tese ( de tentativa, e no de crime consumado, se ap,s a arbitr0ria deteno da v"tima, o agente, por circunst>ncias al&eias . sua vontade, no obt(m o preo do resgate pretendido. d) !e o arrebatamento da v"tima no foi precedido de viol%ncia ou grave ameaa, o delito no se caracteri a, ainda que o agente ten&a obtido a vantagem. e) ;en&uma das alternativas est0 correta. #1/. D@ui de Fireito ' =R ' #::1) !obre os crimes contra o patrimOnio D<=, arts. 1// a 14*), ( <$RRET$ afirmar) a) !endo de pequeno valor a coisa furtada, independentemente da primariedade do acusado, o +ui pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu"'6a de um a dois teros, ou somente aplicar a pena de multa. b) ;o latroc"nio o crime'meio ( o rouboE e o crime'fim, ( o &omic"dio. c) !egundo entendimento ma+orit0rio da +urisprud%ncia, o crime de extorso consuma'se independentemente da obteno da vantagem il"cita. d) A emisso de duplicata simulada ( fraude a ser dirimida na esfera c"vel, inexistindo persecuo penal por referida conduta. #11. D@ui de Fireito ' != ' #::1) AAR6A ingressou em um estabelecimento comercial e efetuou compras, pagando com c&eque subtra"do de <AR7A e falsificado por ela DAAR6A), apresentando, no ato do pagamento, a identidade de <AR7A com sua fotografia. Enquanto a funcion0ria consultava o t"tulo de cr(dito, como era de costume, AAR6A, pressentindo que seria descoberta, resolveu

abandonar o estabelecimento, sendo detida no estacionamento. Estamos diante de &ip,tese de a) estelionato tentado. b) desist%ncia volunt0ria. c) arrependimento efica . d) arrependimento posterior. #13. D@ui de Fireito ' != ' #::3) Assinale a alternativa incorreta. a) $ fil&o maior de de oito anos que subtrai, mediante arrombamento de gaveta trancada, din&eiro do seu genitor cinq?enten0rio para adquirir drogas, pratica furto qualificado pelo rompimento de obst0culo. b) Em caso de apropriao de bem de seu irmo, o agente s, ser0 processado se &ouver representao. c) Em caso de extorso praticada por sobrin&o contra tio, a ao ( p2blica incondicionada. d) 6nexiste apropriao ind(bita de bens entre cOn+uges, durante a sociedade con+ugal. #14. D@ui de Fireito ' != ' #::3) Assinale a alternativa incorreta. a) ;a apropriao ind(bita o dolo do agente ( subseq?ente . posse do bem. b) ;o estelionato o dolo do agente est0 no antecedente do recebimento do bem, quando o possuidor voluntariamente o entrega engodado. c) ;o furto mediante fraude o possuidor voluntariamente anui na entrega do bem, no se podendo falar em esfera de vigil>ncia. d) ;o furto mediante fraude &0 subtrao de bem mediante emprego de ardil, para retir0'6o da esfera de vigil>ncia do possuidor. #19. D@ui de Fireito ' != ' #::3) 7eia o texto e assinale a alternativa correta. T"cio, pol"tico de m0 "ndole, efetua empr(stimo a A(vio, assessor de outro partido pol"tico, deste exigindo como garantia da d"vida, abusando da premente necessidade do segundo, declarao documental com firma recon&ecida, em que o tomador do empr(stimo declara que o l"der de seu partido utili ou recursos irregularmente obtidos na sua campan&a Dcaixa'#), bem como que parte do din&eiro foi mandada para contas pessoais em para"so fiscal, sendo que o numer0rio e as contas foram dolosamente omitidas na declarao de bens e na prestao de contas . @ustia Eleitoral. a) A conduta de T"cio no ( il"cita. b) T"cio praticou constrangimento ilegal. c) T"cio praticou extorso. d) T"cio praticou extorso indireta. #3:. D@ui de Fireito ' FB ' #::*) Assinale a opo incorreta)

a) =ara que ten&a lugar a receptao, o crime antecedente deve ser, obrigatoriamente, de nature a patrimonial. b) $ delito de receptao ( crime comum em contraposio ao crime pr,prio e quanto . forma de ao pode ser classificado como instant>neo. c) A receptao ( um crime autOnomo e acess,rio, posto conexo a um crime antecedente. d) ;a receptao impr,pria, a consumao ocorre com a pr0tica de qualquer ato idOneo de mediao e no ( poss"vel a tentativa. #31. D@ui de Fireito ' A7 ' #::3) $ crime de roubo a) s, se configura se a viol%ncia ou a grave ameaa preceder a subtrao. b) no ( complexo. c) tem por su+eito passivo apenas o propriet0rio da coisa subtra"da. d) s, ser0 qualificado pelo concurso de duas ou mais pessoas se todas forem imput0veis. e) no ser0 qualificado se da viol%ncia resultar leso corporal de nature a leve. #3#. D$AK ' AR ' Fe embro ' #::1) <om relao ao furto, assinale a alternativa 6;<$RRETA) D$ art. 1// do <= assim dispCe) d!ubtrair, para si ou para outrem, coisa al&eia m,vel)d) a) o tipo sub+etivo do delito ( constitu"do pelo dolo e pelo especial fim de agir. b) se o criminoso ( prim0rio, e ( de pequeno valor a coisa furtada, o +ui pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu"'6a de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. c) o delito ( comum, e no pr,prio. d) o delito admite modalidade culposa. #3*. D$AK ' ;ordeste ' #::/) A0rio ( dono de uma lo+a revendedora de peas de autom,veis. Brequentemente compra mercadorias, sem nota fiscal, de revendedores de atitudes duvidosas. A conduta de A0rio est0 inserida na modalidade criminosa denominada a) receptao qualificada. b) co'autoria do crime de roubo. c) apropriao ind(bita. d) receptao simples. #3-. D$AK ' ;ordeste ' #::/) `uanto ao dolo no crime de apropriao ind(bita, ( correto afirmar que a) deve preexistir . posse ou deteno da coisa. b) deve ser posterior . posse ou deteno da coisa. c) pode ser anterior ou posterior . posse ou deteno da coisa.

d) o crime no apresenta modalidade dolosa. #3/. D$AK ' ;ordeste ' #::/) A consumao do crime de estelionato ocorre no momento em que o su+eito ativo a) pratica a fraude. b) indu a v"tima em erro. ) utili a a vantagem il"cita em benef"cio pr,prio ou de terceiro. d) obt(m a vantagem il"cita. #31. D$AK ' != ' Abril' #::3) `ual das alternativas no representa uma qualificadora do crime de dano Dart. 11*, do <=)G a) 7eso ao patrimOnio da Snio, Estado, Aunic"pio, empresa concession0ria de servios p2blicos ou sociedade de economia mista. b) Jiol%ncia . pessoa ou grave ameaa. c) Assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou a vantagem de outro crime. d) Emprego de subst>ncia inflam0vel ou explosiva. #33. D$AK ' != ' @aneiro ' #::3) @oo e =edro, agindo de comum acordo, subtra"ram, para si, import>ncia em din&eiro que Aaria, me de @oo, com 1# Dsessenta e dois) anos de idade, guardava em sua casa. Em face desse fato, a) @oo e =edro podem ser processados, porque =edro no ( atingido por escusa absolut,ria, e @oo porque, embora pudesse ser beneficiado pela escusa, esta no se aplica pelo fato de a vitima ter mais de 1: Dsessenta) anos de idade. b) @oo e =edro no podem ser processados, porque ambos seriam beneficiados por escusa absolut,ria. c) @oo no poderia ser processado porque seria beneficiado pela escusa absolut,ria, mas =edro poderia ser processado porque a ele no se aplicaria a escusa. d) @oo e =edro podem ser processados porque no &0 mais escusa absolut,ria em crime patrimonial praticado por fil&o contra a me. #34. D$AK ' R@ ' #95 Exame) @orge D#1 anos), um viciado em drogas e com d"vidas contra"das +unto a diversos credores, subtraiu, sem qualquer viol%ncia, da casa de seu pai D/: anos) uma televiso port0til e um aparel&o de FJF. Ao deixar a casa na posse desses bens, foi detido por policiais c&amados por seu pai. <ondu ido a Felegacia de =ol"cia onde aguardava o desfec&o do caso, admitiu a subtrao demonstrando estar arrependido. =ara a &ip,tese temos) a) Burto simples. b) Burto qualificado pelo abuso de confiana. c) Sma escusa absolut,ria. d) Arrependimento posterior.

#39. D=romotor de @ustia ' FB ' #::*) H prevista como agravante especial do furto a circunst>ncia de a) ter sido o crime cometido com abuso de confiana. b) ter sido cometido mediante fraude. c) ter sido cometido mediante concurso de duas ou mais pessoas. d) ter sido cometido com destruio ou rompimento de obst0culo . subtrao da coisa. e) ter sido o crime praticado durante o repouso noturno. #4:. D=romotor de @ustia ' RR ' #::1) Em cada uma das opCes abaixo, ( apresentada uma situao &ipot(tica acerca dos crimes contra o patrimOnio, seguida de uma assertiva a ser +ulgada. Assinale a opo cu+a assertiva este+a correta. a) Krito efetuou ligao clandestina em sua resid%ncia, fa endo a captao de 0gua da empresa concession0ria e impedindo sua passagem pelo &idrOmetro, dela usufruindo sem o pagamento de qualquer contraprestao. ;esse caso, Krito praticou o crime de estelionato. b) Em lugar ermo, T(cio, com a mo dentro da camisa, simulando portar uma arma de fogo, intimidou e sub+ugou Estef>nia, subtraindo' l&e os pertences. ;esse caso, T(cio responder0 pelo crime de furto mediante fraude. c) A(vio adentrou em um &ipermercado e, ap,s apoderar'se de todo o din&eiro existente nos caixas, foi surpreendido pelo vigia noturno. =ara garantir o sucesso da fuga e assegurar a posse dos valores subtra"dos, A(vio ameaou o vigia com um rev,lver, c&egando, inclusive, a efetuar disparos em sua direo. ;esse caso, A(vio responder0 pelo crime de roubo impr,prio. d) Tadeu, frentista de um posto de gasolina e encarregado de receber os valores pagos pelos clientes, assen&orou'se da metade do din&eiro recebido em determinado dia e que estava em seu poder, sendo que, para encobrir a apropriao, emitiu notas fiscais falsas para pagamentos futuros. ;esse caso, Tadeu responder0 pelo crime de estelionato. e) @uvenal recebeu para conserto um ve"culo automotor e, sem anu%ncia do propriet0rio, o alienou a terceiro, apropriando'se do numer0rio. 6nstaurado o inqu(rito policial, @uvenal providenciou a reparao do dano, entregando ao propriet0rio do ve"culo o din&eiro recebido com a venda. ;esse caso, diante do ressarcimento do pre+u" o antes da den2ncia, no restou configurado o crime de apropriao ind(bita. #41. D=romotor de @ustia ' KA ' #::1) $s r(us acertaram a pr0tica de um. crime de roubo em determinado Kanco #- Uoras, portando armas de fogo e usando fantasias que impedissem seu recon&ecimento. Ao c&egarem ao local e ainda dentro do ve"culo, suspeitaram da presena da pol"cia. !em pensar duas ve es e de forma precipitada,

acabaram por fugir, embora ten&am sido capturados. ;este caso, os r(us, exclusivamente em relao ao crime de roubo, a) devem responder pelo crime de roubo tentado. b) no devem ser responsabili ados, porque presente o arrependimento efica . c) no devem ser responsabili ados, +0 que presente o arrependimento efica ou a desist%ncia volunt0ria indiferentemente. d) no devem ser por ele responsabili ados, mas sim por furto tentado, uma ve que as armas no foram utili adas na pr0tica do crime. e) no devem ser responsabili ados, uma ve que ainda estavam na fase da pr0tica de atos preparat,rios. #4#. D=romotor de @ustia ' A! ' #::*) Assinale a opo correta) a) ;os crimes de estelionato, a pessoa enganada deve sempre coincidir com a do delito do patrimOnio lesado. b) $ pressuposto material do crime de apropriao ind(bita ( do dom"nio da coisa m,vel pelo agente. c) ;a apropriao ind(bita, a vontade do su+eito ativo ( dirigi da no sentido de inverter o t"tulo de posse ou deteno. d) ;o age no exerc"cio regular de um direito e, portanto, comete crime de apropriao ind(bita o propriet0rio de penso que ret(m as malas e roupas do &,spede, em garantia de d"vida por este contra"da com o estabelecimento. #4*. D=romotor de @ustia ' !E ' #::#) ;o tocante aos crimes contra o patrimOnio, ( correto afirmar que a) ( cab"vel o arrependimento posterior no crime de dano culposo. b) no estelionato praticado contra irmo ileg"timo a ao penal ( p2blica condicionada. c) a receptao no admite a figura privilegiada do delito. d) no roubo praticado contra ascendente &0 iseno de pena para o agente. e) a coisa abandonada pode ser ob+eto de furto. #4-. D=rocurador do Estado ' != ' #::1) Em relao ao crime de roubo e suas modalidades, descritas no art. 1/3 do <,digo =enal, assinale a alternativa correta) a) o emprego de arma impr,pria, como uma tesoura, no qualifica o crime. b) a pr0tica do crime em concurso com adolescente inimput0vel no implica recon&ecimento da qualificadora do concurso de agentes. c) se, ap,s a subtrao, durante a fuga, atingida por disparo involunt0rio de um dos agentes, uma das v"timas vem a falecer, apenas o autor do disparo responder0 por latroc"nio.

d) subtra"do o bem sem que a v"tima se aperceba, a ameaa proferida em seguida para assegurar a subtrao caracteri a o crime. e) somente se consuma a infrao quando o agente se locupleta com a subtrao do bem. #4/. D@ui de Fireito ' AR ' #::3) `ue delito praticam os estudantes de Fireito com o c&amado dpendurad, nas comemoraCes da instalao dos cursos +ur"dicos no =a"sG a) ;en&um crime foi praticado, por se tratar de fato at"pico. b) <rime de dano qualificado, por motivo ego"stico. c) Felito de fraude, consistente em tomar refeiCes em restaurante, sem dispor de recursos para pagar as despesas. d) Estelionato privilegiado, devido ao pequeno valor do pre+u" o causado . v"tima. #41) $s elementos seguintes integram o crime de estelionato, salvo a) obteno de vantagem para si ou para outrem b) pre+u" o de valor consider0vel c) emprego de meio fraudulento d) n.d.a #43) A receptao culposa ou dolosa se d0 quando a) con&ecido o autor do crime de que proveio a coisa b) se punido o autor do crime de que proveio a coisa c) se comprovada a origem ileg"tima de coisa d) se no se suceder a absolvio por no &aver prova da exist%ncia do fato anterior e) n.d.a #44) `uanto ao crime de furto, assinale a alternativa correta) a) $ cad0ver nunca poder0 ser ob+eto material do crime de furto. b) $ furto de gado ( con&ecido como abigeato. c) $ furto de din&eiro ( con&ecido como famulato. d) ;avio no pode ser ob+eto material do crime de furtoE visto ser considerado bem im,vel por determinao legal. e) !egundo posio atual da +urisprud%ncia do !T@ e do !TB, o furto somente se consuma quando o agente obt(m a posse tranquila do ob+eto subtra"do. #49) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) AAR6A, pessoa muito pobre, sem marido e com dois fil&os menores, cu+a renda familiar total ( de R] 1::,:: por m%s, ap,s sacar R] #:,:: do =rograma Kolsa Bam"lia, pegou um Onibus para voltar . sua casa. Fentro do coletivo, UHR<S7E!, *: anos de idade, pessoa reincidente na pr0tica de crimes, mediante extrema &abilidade manual conseguiu subtrair esse din&eiro DR] #:,::) do bolso da cala de AAR6A, sem que esta percebesse. ;esse caso) a) UHR<S7E! praticou furto simples. b) UHR<S7E! praticou furto qualificado.

c) UHR<S7E! praticou furto privilegiado. d) Feve ser recon&ecida, no caso, a incid%ncia do princ"pio da insignific>ncia, tornando o fato at"pico. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. #9:) `uanto ao crime de roubo, assinale a alternativa correta) a) $ agente que utili a arma de brinquedo para subtrair mediante grave ameaa ob+etos da v"tima que pensa tratar'se de arma verdadeira, no comete crime de roubo, considerando a inefic0cia absoluta do meio utili ado. b) $ roubo de uso ( considerando fato at"pico, segundo doutrina e +urisprud%ncia pac"ficas. c) U0 decisCes do !TB e do !T@ considerando dispens0vel, em certos casos, a apreenso da arma e respectiva per"cia para fins de aplicao da ma+orante do emprego de arma para pr0tica do crime de roubo. d) $ roubo, tanto pr,prio quanto impr,prio, pode ser praticado mediante viol%ncia impr,pria Dpor exemplo) quando o agente fa a v"tima, sem esta saber, ingerir subst>ncia que l&e deixa totalmente dopada, e depois subtrai seus bens). e) <aso durante a subtrao violenta, o agente mate a v"tima, mas no consiga levar consigo o ob+eto visado, dever0 responder pelo crime de latroc"nio tentado. #91) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) RERb;6A$, #1 anos de idade, abordou <A6$ e Tc<6T$, subtraindo, mediante grave ameaa com uma faca, um rel,gio de <A6$ Davaliado em R] 1::,::) e de Tc<6T$ apenas uma moeda de R] 1,::. ;esse caso) a) Fever0 ser recon&ecido o concurso de crimes, &avendo dois roubos. b) Uaver0 apenas um roubo, visto que no crime praticado contra Tc<6T$ dever0 incidir o princ"pio da insignific>ncia, afastando a tipicidade da conduta. c) ;o &0 a incid%ncia de nen&uma qualificadora ou ma+orante. d) Uouve roubo impr,prio. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. #9#) `uanto ao crime de extorso, assinale a alternativa correta) a) Entende a doutrina ma+orit0ria que na extorso, assim como no furto e no roubo, a vantagem indevida pretendida pelo agente deve ser necessariamente uma coisa m,vel. b) $ su+eito que aponta um rev,lver para a cabea da v"tima, fa endo com que esta l&e entregue sua carteira com din&eiro, comete crime de extorso, visto ter sido o comportamento da v"tima 2til para a subtrao. c) A extorso se consuma quando o agente aufere a vantagem indevida pretendida. d) $ delito popularmente con&ecido como sequestro rel>mpago, na realidade trata'se de extorso qualificada pela restrio da liberdade da v"tima.

e) $ delito popularmente con&ecido como sequestro rel>mpago, na realidade trata'se de extorso simples. #9*) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) @$A;A, fil&a de TE$F$R$, pessoa muito rica, resolveu simular seu pr,prio sequestro, para LtirarN din&eiro de seu pai. =lane+ou com 7E$;, seu namorado, tudo que deveria ser feito. Ap,s a moa sumir por dois dias, 7E$; ligou para TE$F$R$ pedindo um resgate de R] #::.:::,::, sob pena de matar @$A;A. $ pai desesperado foi ao banco, sacou o din&eiro, por(m no momento em que ia entreg0'lo a 7E$;, a pol"cia interveio e descobriu todo o plano, prendendo 7E$; e @$A;A. ;esse caso) a) $correu o crime de extorso mediante sequestro consumado. b) $correu o crime de extorso mediante sequestro tentado. c) Feve @$A;A ser beneficiada com uma escusa absolut,ria. d) 7E$; e @$A;A devem responder pelo crime de extorso. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. #9-) Assinale a alternativa correta) a) $ crime de dano admite tanto a forma dolosa quanto a forma culposa. b) ;o crime de dano, o ob+eto material ser0 apenas a coisa im,vel. c) $ crime de apropriao ind(bita previdenci0ria, segundo posio +urisprudencial dominante, no admite a aplicao do princ"pio da insignific>ncia. d) Acaso um advogado se aproprie do din&eiro que recebeu de seu cliente para pagamento de custas +udiciais, comete o crime de apropriao ind(bita ma+orada. e) Sma das formas de materiali ao da apropriao ind(bita ocorre quando a v"tima, previamente enganada pelo criminoso, entrega para este algum bem de sua propriedade. #9/) <onsidere a seguinte situao &ipot(tica) AAR<$!, durante a prova de um vestibular de medicina, utili ou um celular escondido no ban&eiro para comunicar'se com ;67!$;, professor da 0rea, no intuito de receber cola deste 2ltimo. Sm fiscal, contudo, estava no ban&eiro ao lado e escutou toda a conversa, sendo AAR<$! flagrado com v0rias respostas anotadas em sua mo. ;esse caso, segundo a +urisprud%ncia do !TB) a) AAR<$! deve responder por estelionato tentado. b) AAR<$! deve responder por estelionato consumado. c) $ fato ( at"pico. d) AAR<$! deve responder por estelionato tentado em concurso com o crime de dano tentado, considerando que acaso conseguisse colar e fosse aprovado iria enganar a instituio promotora do certame e tamb(m causaria dano ao candidato de quem tirasse a vaga. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. #91) Assinale a alternativa correta) a) Acaso o su+eito emita um c&eque em garantia Dpara ser descontado em trinta dias), e este no ten&a proviso de fundos no momento da

sua apresentao ao banco, estar0 configurado o crime de estelionato na modalidade de Lfraude no pagamento por meio de c&equeN. b) ;a receptao, o produto receptado deve ser oriundo da pr0tica de crime contra o patrimOnio. c) !e algu(m compra um rev,lver utili ado por terceiro para matar algu(m, comete o crime de receptao, mesmo que esta arma se+a de propriedade do vendedor. d) Acaso se+a roubada uma pulseira de ouro, depois derretida e transformada em um cordo, caso uma terceira pessoa compre esse cordo, ciente de todo o ocorrido, comete o crime de receptao. e) A receptao somente ( punida na forma dolosa. #93) Assinale a alternativa correta) a) $ empregado que trabal&a na mesma sala com o patro recebendo din&eiro dos clientes, e aproveitando um descuido do seu empregador, pega para si certa quantia em din&eiro, comete o crime de apropriao ind(bita. b) !egundo a +urisprud%ncia do !T@, o su+eito que consegue, via internet e utili ando artif"cio fraudulento, transferir indevidamente recursos de contas banc0rias de terceiros, logo ap,s se apropriando desses valores, comete o crime de furto mediante fraude. c) !egundo a +urisprud%ncia do !T@, o su+eito que consegue, via internet e utili ando artif"cio fraudulento, transferir indevidamente recursos de contas banc0rias de terceiros, logo ap,s se apropriando desses valores, comete o crime de estelionato. d) $ fil&o que subtrai .s escondidas din&eiro do seu pai, aproveitando'se da confiana deste, deve responder pelo crime de furto qualificado. e) ;en&uma das alternativas anteriores est0 correta. #94. D@ui de Fireito ' != ' #::-) $ emitente de um c&eque, para no cumprir com o pagamento nele estampado, subtrai do credor o t"tulo e o destr,i. <ometeu o emitente o crime de a) furto simples. b) apropriao ind(bita. c) supresso de documento. d) exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. #99. D@ui de Fireito ' != ' #::-) dfd teve apreendida sua carta de motorista pelo ,rgo competente. Antes, por(m, sabedor de que este fato poderia ocorrer, obteve uma c,pia que se assemel&ava ao original, elaborada por um amigo atrav(s de sistema gr0fico computadori ado. Fetido em uma barreira policial, apresentou o documento copiado, aceito inicialmente pelo agente policial que, todavia, resolveu consultar a <entral para cientificar'se da documentao do carro, quando foi informado da apreenso da &abilitao de dfd. Boi i) motorista, ento, preso em flagrante porque cometeu o crime de

a) uso de documento falso. b) falsificao de documento p2blico. c) falsidade ideol,gica. d) estelionato. *::. D=romotor de @ustia ' != ' #::/) ;o tema de falsidade documental, pode'se di er que a) a lei veda a substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, no caso de condenao por falsificao de documento p2blico. b) em se tratando de falsificao de assentamento do registro civil, a prescrio da pretenso punitiva comea a correr do dia em que o crime se consumou, c) configura falsificao de documento p2blico aquela que incide sobre nota promiss,ria no vencida. d) para a configurao do delito de uso de documento falso, ( indispens0vel verificar se &ouve proveito ao agente ou dano efetivo. e) a falsificao grosseira no influi na caracteri ao do crime. *:1. D=romotor de @ustia ' != ' #::#) $ funcion0rio p2blico que, ao informar seus dados pessoais para elaborao de compromisso de compra e venda de um apartamento, fornece falsa declarao de estado civil, com a inteno de pre+udicar o cOn+uge, de quem pretendia se separar, responde pelo crime de a) falsificao de documento particular, com aumento de pena pelo fato de ser funcion0rio p2blico. b) falsidade ideol,gica. c) falsificao de documento p2blico, com aumento de pena pelo fato de ser funcion0rio p2blico. d) falsidade ideol,gica, com aumento de pena pelo fato de ser funcion0rio p2blico. e) falsificao de documento particular. *:#. D@ui !ubstituto ' AR ' #::/) Em relao aos crimes de falsificao de documento e falsidade ideol,gica, ( <$RRET$ afirmar que) a) pratica o delito de falsificao de documento particular, e no p2blico, aquele que falsifica nota fiscal, pois embora ela conten&a requisitos exigidos pelo =oder =2blico, ( documento de uso particular de empresa privada. b) o crime de falsidade de documento estar0 caracteri ado mesmo se a falsifiicao for grosseira e sem potencialidade lesiva. c) o crime de sonegao fiscal, por ser regido por lei especial, sempre que concorrer com falsidade de qualquer esp(cie prevista no <,digo =enal, no permite a absoro.

d) pratica o crime de falsidade ideol,gica o acusado que, ao ser ouvido por suspeita de crime, declara ser menor inimput0vel, alegao desmentida por sua certido de nascimento. *:*. D=romotor de @ustia ' A= ' #::/) T"cio Keltrano recon&eceu firma como verdadeira, no exerc"cio de funo p2blica. Entrementes, T0cio Stopia que usaria o documento firmado falsamente, no c&egou a utili 0'6o, preferindo guard0'6o como recordao. Responda) a) Trata'se, em verdade, de delito que se consuma independentemente do fim que se+a dado ao documento em que ocorreu o recon&ecimento falso de firma. b) $ <rime ( culposo e deve ter sua pena substitu"da por prestao de servios . <omunidade. c) Est0 caracteri ado o crime de estelionato. d) Trata'se, in casu, de crime imposs"vel. *:-. D=rocurador da Rep2blica ' #::*) Assinale, em todas as questCes seguintes, a 2nica resposta verdadeira. K, diante de barreira policial, instado pelo agente p2blico a identificar'se, apresenta c(dula falsa de identidade. a) o fato define'se pelo artigo *:3 do <,digo =enal. b) a conduta no guarda relevo penal posto que K foi, por outrem, obrigado a identificar'se. c) o fato define'se como uso de documento falso. d)o fato no guarda relevo criminal presente o princ"pio da insignific>ncia, que dirime a culpabilidade. *:/. D=rocurador da Rep2blica ' #::1) T, ligado ao ramo exportao, for+a documentao, a dar por permitido o envio ao exterior de mercadoria, na verdade, proibida. a) U0 delito 2nico de contrabando, incidente o princ"pio da consuno, a resolver o conflito aparente de normas. b) U0 concurso material de crimes. c) U0 concurso formal de crimes. d) U0 delito 2nico de falso material, pois o evento que se segue ' contrabando ' bem pode ser tido como dfato posterior no pun"veld. *:1. D@ui de Fireito ' se ' #::1) Aanoel foi condenado por &omic"dio duplamente qualificado. Ao in"cio do cumprimento da pena evadiu'se da =enitenci0ria de !o =edro, escondendo'se na propriedade dos pais no extremo oeste. =ara burlar a policia, obteve uma certido de nascimento de seu irmo, e com fotos suas conseguiu uma carteira de identidade em nome de seu irmo e com sua foto estampada no documento, encontrada com ele numa operao de averiguao policial. Assinale a alternativa correta.

a) =edro restou condenado pelo crime de falsidade ideol,gica do art. #99, e pelo crime de uso de documento falso do art. *:-, ambos do <. =enal, em concurso material. b) =edro restou condenado pelo crime de falsidade de documento p2blico do art. #93 do <. =enal porque o dano ( potencial, no se exigindo sua utili ao, bastando o mero porte. c) =edro restou condenado pelo crime de falsidade ideol,gica prevista no art. #99 <. =enal, porque o crime se caracteri a independentemente de dano por sua utili ao. d) =edro foi absolvido do crime de falsidade de documento p2blico e do crime de uso de documento falso, ao argumento de que o documento foi encontrado com o agente, sem que dele fi esse uso, apenas o portava no bolso da cala. e) =edro restou absolvido do crime do art. #99 do <. =enal ao argumento que o falso s, se caracteri a com o uso do documento ideologicamente falso. *:3. D@ui de Fireito ' R$ ' #::-'#::/) $ crime de falsidade ideol,gica pode ser cometido) a) somente em +u" o. b) no inqu(rito e no +u" o. c) no flagrante. d) em qualquer deles. *:4. D$AK ' ;ordeste ' #::/) <om o ob+etivo de convencer o professor a abonar'l&e as faltas que iriam reprov0'6a na faculdade, Ana apresenta atestado m(dico falso. $ professor descobre a farsa e, al(m de no abonar as faltas, encamin&a o caso para an0lise da autoridade policial competente. $ delegado de pol"cia, por sua ve , entende que a conduta de Ana a) no ( criminosa, pois no agiu com dolo. b) somente seria criminosa se o professor l&e abonasse as faltas. c) configura crime de falsidade de atestado m(dico. d) configura o crime de uso de documento falso. *:9. D$AK ' ;ordeste ' #::/) Balsificar a assinatura do cOn+uge, na const>ncia do casamento, em contrato de financiamento banc0rio, constitui a) crime de falsificao de documento p2blico. b) crime de falsidade ideol,gica. c) crime de falsificao de documento particular. d) fato at"pico frente a excludente de punibilidade em ra o do casamento. *1:. D$AK ' != ' Aaio ' #::/) `uem fa inserir declarao falsa em documento p2blico com o fim de pre+udicar direito, responder0 como

a) autor do crime de falsidade ideol,gica. b) autor do crime de falsidade documental. c) part"cipe do crime de falsidade ideol,gica. d) part"cipe do crime de falsidade documental. *11. D$AK ' R@ ' #9# Exame) @ogador de futebol foi preso pela =olicia Bederal quando tentava embarcar para o exterior. $ atleta, cu+o nome era @oo !ilva, possu"a outro passaporte com o nome de @oo Aarcos da !ilva. Fuas eram as certidCes de nascimento com datas diferentes) uma de 1939 e outra de 194#. @oo dever0 ser indiciado por) a) Sso de documento ideologicamente falso. b) ;o dever0 ser indiciado pois sua postura ob+etivava o emprego em outro pa"s, portanto encontra abrigo numa causa supra'legal de excludente de anti+uridicidade. c) Estelionato. d) Balsificao de documento p2blico. *1#. D@ui Bederal' 1^ Regio ' #::/) `uatro pessoas Dmaiores de de oito anos) associaram'se no Estado do Ama onas, fronteira com a <olOmbia, para falsificao de uma partida de papel'moeda e subseq?ente exportao, venda, troca e, de modo geral, sua introduo em circulao. Boram presos em flagrante quando empacotavam as c(dulas falsificadas, sendo tamb(m apreendidos os equipamentos de falsificao. <om tais aCes, em tese, praticaram) a) crimes de quadril&a ou bando, posse de petrec&os para falsificao de moeda e moeda falsa. b) crimes de quadril&a ou bando e moeda falsa. c) crimes de posse de petrec&os para falsificao de moeda e moeda falsa . d) apenas crime de moeda falsa. *1*. D@ui Bederal ' -i Regio ' #::/) Fadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. 6 ' $ tipo penal de moeda falsa prescinde do elemento sub+etivo dolo, pois reali ado est0 o crime pelo mero risco social de ser mantida em circulao a moeda falsificada. 66 ' ;o crime de moeda falsa ( necess0ria a imitatio veritatis, mas no se exige perfeio na imitatio veri, sendo necess0rio que os caracteres exteriori adores da moeda ten&am aptido para indu ir a engano n2mero indeterminado de pessoas. 666 ' $ estelionato praticado contra a <aixa EconOmica Bederal, empresa p2blica federal, ( da compet%ncia da @ustia Bederal, sendo cab"vel a figura ma+orada pelo dano a entidade de direito p2blico ou de instituto de economia popular, assist%ncia social ou benefic%ncia.

6J ' <onsoante orientao pretoriana atual, o estelionato previdenci0rio, em que &0 percepo de parcelas sucessivas do benef"cio, ( crime permanente cu+o lapso prescricional comea a contar da data em que cessa a perman%ncia. a) Esto corretas apenas as assertivas 6 e 6J. b) Esto corretas apenas as assertivas 66 e 666. c) Esto corretas apenas as assertivas 66, 666 e 6J. d) Todas as assertivas esto corretas. *1-. D$AK ' R$ ' Abril' #::3) Am>ncio Rusmo funcion0rio p2blico emite certido para Atalibas Br,is, nela constando que o requerente responde a processo crime. Atalibas precisa de uma certido certificando dnada constad, para inscrever'se em concurso p2blico. 6nconformado, Atalibas vai at( uma gr0fica e pede a confeco de uma certido com as mesmas caracter"sticas, mas pede que se+a dinseridod o nada consta e que tanto precisa. ;esse caso ( correto afirmar que o crime ( o de) a) uso de documento falso. b) adulterao de documento p2blico. c) falsidade material. d) falsidade ideol,gica. *1/. D$AK ' AT ' *5 Exame ' #::/) Em relao . falsidade ideol,gica ( correto afirmar) a) ( crime pr,prio, pois somente pode ser praticado por funcion0rio p2blico. b) ( crime de nature a formal e se consuma com a omisso ou insero direta ou indireta da declarao falsa ou diversa da que devia constar. c) ( crime preterdoloso. d) ( crime de nature a material e se consuma com a verificao do dano patrimonial. *11. D$AK ' AT ' #::3815) $ su+eito que empresta seu nome para terceiro abrir empresa de fac&ada, sabendo que no ser0 a empresa estabelecida para reali ar o ob+eto social declarado, pratica o crime de a) falsificao de documento particular. b) falsidade documental. c) falsidade ideol,gica. d) falso recon&ecimento de firma. *13. DFefensor =2blico ' R; ' #::1) ;os crimes contra a f( p2blica

a) constitui causa de aumento de pena no crime de falsidade ideol,gica a alterao de assentamento de registro civil. b) a inteno de lucro ( elemento do tipo do crime de falsidade de atestado m(dico. c) constitui causa de aumento de pena no crime de falsificao de documento p2blico, ser o agente funcion0rio p2blico, mesmo que no cometa o crime prevalecendo'se do cargo. d) no ( pun"vel aquele que, sendo funcion0rio p2blico, contribui para o licenciamento ou registro do ve"culo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informao oficial. *14. D=romotor de @ustia ' AA ' #::1) Assinale a opo correta referente aos crimes contra a f( p2blica. a) A imitao grosseira de uma c(dula de cem reais, percept"vel ictu oculi, configura o crime de moeda falsa. b) A contrafao de fotoc,pia no'autenticada de uma c(dula de identidade caracteri a o crime de falsificao de documento p2blico. c) =ratica o crime de falsificao de documento particular o agente que falsifica, no todo ou em parte, requerimento ou petio como ato meramente postulante. d) $ preenc&imento de gabaritos em concurso de vestibular com a utili ao de aparel&os transmissor e receptor de mensagem ' cola eletrOnica ' tipifica o crime de falsidade ideol,gica. e) =ratica o crime de uso de documento falso aquele que, instado por agente de autoridade de tr>nsito a apresentar os documentos do ve"culo e particular, exibe carteira nacional de &abilitao que sabe falsificada. *19. D=romotor de @ustia ' !E ' #::#) Aquele que falsifica, em parte, testamento particular pratica o crime de a) falsificao de documento p2blico. b) falsificao de documento particular. c) falsidade ideol,gica. d) falsificao de selo ou sinal p2blico. e) supresso de documento. *#:. D=rocurador8T<E ' AR ' #::3) ;o crime de falsidade ideol,gica, a) se a falsificao ( de assentamento de registro civil a pena deve ser aumentada. b) ( prescind"vel o fim de pre+udicar direito, criar obrigao ou alterar a verrdade sobre fato +uridicamente relevante. c) a circunst>ncia de ser o documento p2blico ou particular no interfere na pena. d) a insero de declarao falsa deve ocorrer em documento p2blico. e) ser o agente funcion0rio p2blico ( causa de aumento da pena, ainda que no se ten&a prevalecido do cargo.

*#1. D@ui de Fireito ' = A ' #::4) Assinale a alternativa que re2ne exclusivamente os crimes pr,prios de funcion0rio p2blico. a) prevaricao, concusso, corrupo passiva e usurpao de funo p2blica b) peculato, excesso de exao, falsificao de documento p2blico e corrupo ativa c) desacato, peculato culposo, corrupo ativa e prevaricao d) facilitao de contrabando ou descamin&o, advocacia administrativa, peculato e tr0fico de influ%ncia e) prevaricao, abandono de funo, concusso e modificao no autori ada de sistema de informaCes *##. DFefensor =2blico ' AA ' #::*) $ autor de fraude processual tem a pena dobrada se a pratica na pend%ncia de processo a) civil. b) tribut0rio. c) penal. d) administrativo. e) trabal&ista. *#*. DFefensor =2blico ' AR ' #::-) `uanto aos crimes contra a administrao p2blica, ( 6;<$RRET$ afirmar que a) o delito de prevaricao pode ser um crime omisso pr,prio ou comissivo. b) o delito de concusso ( um crime de consumao antecipada. c) o peculato'apropriao exige a posse pr(via do bem apropriado pelo agente, o que no acontece no peculato'furto. d) delito de corrupo passiva exige, sempre, a bilateralidade, ou se+a, em todas as suas modalidades, o corruptor tamb(m pratica um crime ' corrupo ativa. e) o delito de emprego irregular de verbas p2blicas ( uma norma penal em branco. *#-. D@ui de Fireito ' E! ' #::*) Assinale a alternativa correta) a) A reparao do dano no crime de peculato ( poss"vel somente na &ip,tese de peculato culposo. b) A reparao do dano no crime de peculato ( poss"vel tanto na &ip,tese de peculato culposo como no doloso, mesmo ap,s o tr>nsito em +ulgado da sentena condenat,ria. c) A reparao do dano no crime de peculato ( poss"vel somente na &ip,tese de peculato doloso. d) A reparao do dano no crime de peculato ( poss"vel tanto na &ip,tese de peculato culposo como no doloso, desde que se+a anterior . sentena irrecorr"vel.

e) A reparao do dano no crime de peculato ( poss"vel somente na &ip,tese de peculato culposo, desde que se+a anterior ao recebimento da den2ncia. *#/. D@ui de Fireito ' != ' #::-) d<d, funcion0rio encarregado pelo sistema de inform0tica da !ecretaria de !egurana =2blica, anotou no banco de dados referente . condenao de seu amigo dRd, em acidente de tr>nsito, sua absolvio. <om isso, foi expedida, em favor de dRd, certido negativa de antecedentes, porquanto a mesma se prestava a fins meramente civis. 7ogo ap,s, dRd acabou absolvido do delito em questo, em reviso criminal, determinando o Tribunal o cancelamento da referida anotao ento adulterada por d<d. <ometeu d<d infrao penalG Em caso positivo, qualG a) !im. 6nsero de dados falsos em sistema de informao. b) !im. Aodificao ou alterao no autori ada de sistema de informaCes. c) !im. Balsidade ideol,gica. d) ;o. A conduta ( at"pica, em face da deciso +udicial posterior de cancelamento. *#1. D=romotor de @ustia ' KA ' #::-) $ferecer ou prometer vantagem indevida a funcion0rio p2blico, para determin0'6o a praticar, omitir ou retardar ato de of"cio, conduta tipificada no <,digo =enal, ( a definio de) a) <oncusso. b) <orrupo passiva. c) <orrupo ativa. d) =eculato. e) =revaricao. *#3. D=romotor de @ustia ' != ' #::/) Assinale a alternativa que est0 em desacordo com as regras estabelecidas no <,digo =enal para os crimes contra a administrao p2blica. a) $ particular, estran&o ao servio p2blico, pode ser responsabili ado como part"cipe no crime de peculato. b) ;os casos de peculato doloso, no extingue a punibilidade a restituio da coisa apropriada no curso da ao penal. c) =ara efeitos penais, ( considerado funcion0rio p2blico aquele que exerce transitoriamente funo p2blica. d) ;o delito de concusso, a consumao s, ocorre quando o agente obt(m a vantagem indevida. e) =ara os condenados por crime contra a administrao p2blica, a norma em vigor condiciona a progresso de regime . reparao do dano ou . devoluo do produto do il"cito. *#4. D=romotor de @ustia ' != ' #::/) ;o tema de crimes contra a administrao da +ustia, ( correto afirmar que)

a) a denunciao caluniosa pode configurar'se com imputao de pr0tica de contraveno. b) para a caracteri ao do delito de falso testemun&o, ( indispens0vel verificar se o depoimento falso exerceu influ%ncia na deciso da causa. c) no crime de coao no curso do processo, a consumao ocorre se e quando o agente consegue o ob+etivo dese+ado. d) a motivao nobre constitui causa excludente de criminalidade na auto'acusao falsa. e) s, configura o delito de favorecimento pessoal o aux"lio a criminoso que +0 tem contra si ao penal em andamento. *#9. D=romotor de @ustia ' =K ' #::*) d!adan, funcion0rio p2blico municipal, lotado no departamento de fiscali ao de obras, cedendo a pedido de terceira pessoa, deixou, com infrao de seu dever funcional, de aplicar multa a construtor que edificava de forma irregular em 0rea urbanad. ;essa &ip,tese, !adan cometeu o delito de) a) tr0fico de influ%ncia. b) prevaricao. c) concusso. d) corrupo passiva. e) corrupo ativa. **:. D=romotor de @ustia X =K X #::*) Aarque a opo correta) a) H equiparado a funcion0rio p2blico, para efeitos penais, quem trabal&a para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade t"pica da Administrao =2blica. b) ;os crimes ambientais, admite'se a analogia para criminali ar condutas. c) ;os crimes conexos, a extino da punibilidade de um deles impede, quanto aos outros, a agravao da pena resultante da conexo. d) $ disparo de arma de fogo em lugar &abitado ou em suas ad+ac%ncias configura contraveno penal. e) Aquele que falsifica nota fiscal, com ob+etivo de redu ir tributo, pratica crime contra a ordem econOmica. **1. D=romotor de @ustia ' R! ' #::*) Aercede !antos com o prop,sito de no apenas ofender a &onra de sua vi in&a, Arm%nia, mas tamb(m de molestar sua liberdade, requereu a instaurao de inqu(rito policial para apurar a subtrao de um secador de cabelo e de uma aliana de ouro, imputando'l&e falsamente a autoria do furto. <onclu"do o inqu(rito policial, o mesmo foi arquivado por absoluta inexist%ncia do fato. A conduta de Aercede !antos configura o crime de)

a) <al2nia. b) <omunicao falsa de crime. c) Fenunciao caluniosa. d) <al2nia em concurso formal com a comunicao falsa de crime. e) Fifamao. **#. D=romotor de @ustia ' R! ' #::*) Furante o intervalo, em +ulgamento perante o Tribunal do @2ri da <omarca de Auro Alto, U(rcio Jiana, integrante do corpo de +urados, impOs como obrigao, e recebeu do advogado de defesa, a quantia de R] 1.:::,:: DUum mil reais), para acol&er a tese defensiva. U(rcio Jiana cometeu o crime de) a) Extorso. b) =eculato. c) =revaricao. d) <oncusso. e) <orrupo passiva. ***. D=romotor de @ustia ' != ' #::#) Sm +urado, depois de sorteado pelo @ui =residente do Tribunal do @2ri para participar de um +ulgamento, foi aceito pelas partes. Antes de se dirigir para seu lugar no plen0rio, exige de familiares do r(u, que esto a seu lado, vantagem indevida para no votar em desfavor do acusado. Entretanto, no obt(m sucesso em sua investida, pois as pessoas abordadas levam o caso ao con&ecimento do @ui e do =romotor de @ustia, que tomam as provid%ncias cab"veis. <omo conseq?%ncia, referido +urado a) no responde por nen&um crime, pois o fato ( at"pico, +0 que no gerou nen&uma conseq?%ncia. b) responde por extorso, crime formal, pois, como no assumiu a funo, no ( equiparado a funcion0rio p2blico, e agiu com o intuito de obter indevida vantagem econOmica. c) responde por concusso, pois ( equiparado a funcion0rio p2blico e o crime, por ser formal, se consumou. d) responde por tentativa de concusso, pois no conseguiu a vantagem indevida exigida. e) responde por tentativa de corrupo passiva, pois sua conduta foi levada ao con&ecimento das autoridades, impedindo a obteno da vantagem indevida. **-. D=romotor de @ustia ' AR ' #::-) Assinale a assertiva <$RRETA) a) ;o peculato impr,prio, o funcion0rio p2blico concorre culposamente para o crime de outrem. b) 6ncorre crime de resist%ncia, se inexiste comportamento agressivo contra o funcion0rio p2blico.

c) $ funcion0rio p2blico somente pode ser su+eito ativo de desacato se &ierarquicamente inferior ao ofendido. d) =elo princ"pio da consuno, a denunciao caluniosa absorve a in+2ria e a difamao. e) A evaso do pres"dio, com viol%ncia contra a coisa e grave ameaa, constitui crime contra a administrao p2blica. **/. D=romotor de @ustia ' AR ' #::/) !obre os crimes contra a administrao p2blica) a) o gari que recebe din&eiro do particular, agradecido, no per"odo de natal comete crime. b) o estagi0rio do +ui que exige vantagem indevida de acusado comete corrupo passiva. c) o particular que paga din&eiro ao funcion0rio que anteriormente o exige comete corrupo. d) o funcion0rio p2blico que indiretamente exige vantagem comete crime de corrupo ativa. e) o particular que oferece vantagem a funcion0rio pelo trabal&o +0 reali ado no comete crime. **1. D=romotor de @ustia ' AR ' #::/) Sm oficial de +ustia no promove o despe+o de pessoa pobre, no pra o estabelecido pelo +ui no mandado, por ficar com pena de seus fil&os menores que ficariam na rua. Fepois de alguns dias, ap,s constatar que a pessoa providenciou abrigo para seus fil&os, o oficial cumpre o mandado. <onsiderando o no cumprimento do mandado no pra o estabelecido, o promotor acusa o oficial por crime de desobedi%ncia. ;o caso, a acusao) a) deve ser acol&ida, pois &ouve a inteno de contrariar o mandado do +ui . b) est0 errada, porque a ordem do +ui ( in+usta e no deve ser cumprida. c) est0 correta, pois o oficial no pode alterar o pra o conferido pelo +ui . d) est0 errada, porque no caso o oficial no pode cometer desobedi%ncia. e) no deve ser acol&ida, se provada a inexigibilidade de conduta diversa. **3. D=romotor de @ustia ' AR ' #::/) !obre a conduta do agente que preenc&e papel em branco assinado, que ac&ou no escrit,rio, com di eres que registram uma confisso de d"vida para depois vend%'lo para investidor que, conscientemente, paga metade do valor registrado para a d"vida e pretende utili 0'lo no futuro) a) caracteri a somente o crime de falsidade material. b) caracteri a somente o crime de falsidade ideol,gica. c) o posterior estelionato absorve a falsidade material.

d) o posterior estelionato absorve a falsidade ideol,gica. e) caracteri a somente o crime de apropriao de coisa ac&ada. **4. D=romotor de @ustia ' =R ' #::#) `uem d0 din&eiro a testemun&a para que esta faa afirmao falsa em depoimento comete qual crimeG a) equiparado ao falso testemun&o Dart. *-*, <=). b) corrupo passiva Dart. *13, <=). c) corrupo ativa Dart. ***, <=). d) concusso Dart. *11, <=). e) fraude processual Dart. *-3, <=). **9. D$AK ' AR ' Fe embro ' #::-) !obre o crime de peculato, ( ERRAF$ afirmar que) a) no admite forma tentada. b) no existe a forma do peculato'furto culposo. c) ( crime pr,prio. d) o rito processual previsto para a sua apurao ( especial, principalmente devido . possibilidade da apresentao da defesa preliminar. *-:. D=rocurador do Estado ' AA ' #::*) =ara efeitos penais, considera'se funcion0rio p2blico quem exerce) a) cargo ou emprego p2blico, mas no funo p2blica transit,ria. b) cargo, emprego ou funo p2blica, ainda que sem remunerao. c) emprego ou funo p2blica, mas no cargo p2blico remunerado. d) cargo, emprego ou funo p2blica, desde que remunerados. e) cargo ou funo p2blica, mas no emprego p2blico transit,rio. *-1. D=rocurador do Estado ' AA ' #::*) $ funcion0rio que patrocina interesse privado perante a administrao p2blica, valendo'se de sua qualidade, comete o crime de) a) tr0fico de influ%ncia. b) explorao de prest"gio. c) concusso. d) advocacia administrativa. e) condescend%ncia criminosa. *-#. D@ui de Fireito ' AR ' #::/) <om relao ao crime de peculato ( <$RRET$ afirmar que) a) no caso de peculato culposo, a reparao de dano, se precede . sentena irrecorr"vel, extingue a punibilidadeE se o ressarcimento for posterior, redu de metade a pena imposta.

b) su+eito ativo s, pode ser o funcion0rio p2blico, uma ve que, pelo princ"pio da incomunicabilidade, essa qualidade no se estende a outro concorrente, no exercente de cargo ou funo p2blica. c) a reposio do din&eiro p2blico no descaracteri a o peculato doloso, mas influi na dosimetria de pena por se tratar de desist%ncia volunt0ria. d) no &aver0 absoro da falsidade, se esta constitui meio para a pr0tica do desfalque. *-*. D=romotor de @ustia ' A= ' #::/) Aspirina Estromb,tica, escrevente da 1/^ Jara <riminal, em concurso com dois policiais militares, exigiu vantagem indevida para drelaxar a prisod de dois agentes que foram presos e autuados em flagrante, portando 94 dcabeasd da subst>ncia entorpecente Ergtrossilum <oca 7amarc\, ou coca"na, como ( vulgarmente con&ecida. =ergunta) a) Ao exigirem a vantagem indevida configurou'se o crime de concusso. b) $ crime praticado foi o de extorso. c) =raticaram o delito de peculato na sua modalidade dolosa. d) U0 o concurso de agentes no delito de prevaricao. *--. D=romotor de @ustia ' A= ' #::/) $ c&efe de !ecretaria da 1*^ Jara <riminal, @os( Kedeu, soube que seu escrevente inutili ou determinado documento que contin&a requerimento do Ainist(rio =2blico e, sabendo que referido escrevente passava por s(rias dificuldades pessoais de alada familiar, por indulg%ncia, deixou de levar o fato ao con&ecimento do @ui Titular da Jara. Assinale a opo correta) a) @os( Kedeu pela nobre a de atitude no praticou crime algum. b) @os( Kedeu praticou o delito de prevaricao. c) @os( Kedeu, indubitavelmente, praticou a condescend%ncia criminosa. d) =raticou, no caso em ep"grafe, a Advocacia Administrativa. *-/. D=romotor de @ustia ' != ' #::1) 7eia as afirmaCes que seguem) 6 ' =ara configurao do crime de corrupo passiva, na modalidade solicitar vantagem indevida, ( necess0rio que a solicitao do funcion0rio p2blico se+a correspondida pelo extraneus. 66 ' ;o mesmo crime, na aceitao de promessa de vantagem pelo funcion0rio p2blico, ( o particular promitente quem tem a iniciativa, e este comete o crime de corrupo ativa. =ode'se di er que a) as duas afirmaCes se mostram irreais. b) ambas as afirmaCes se apresentam corretas. c) est0 errada somente a afirmao 6.

d) est0 errada somente a afirmao l6. e) a afirmao 66 ( parcialmente correta e a afirmao 6 ( inteiramente certa. *-1. D=romotor de @ustia ' AR ' #::#) Sm policial militar negro, no exerc"cio de sua funo, foi c&amado de dmacaco pretod) a) &ouve crime de desacato. b) &ouve crime de racismo. c) &ouve crime de desobedi%ncia. d) &ouve crime de in+2ria qualificada. e) o fato ( at"pico. *-3. D=romotor de @ustia ' AR ' #::#) Buncion0rio =2blico que, no exerc"cio de suas funCes, exige para si, a fim de liberar pagamento devido a fornecedor do Estado, um percentual do valor a ser creditado, sob pena de retardar o pagamento, comete o crime de) a) <oncusso em sua forma tentada Dart. *11, c8c art. 1-, l6, <=), isso caso o credor no aceite pagar a propina. b) =eculato consumado Dart. *1#, <=), se o credor aceita a dofertad e permite que o funcion0rio p2blico efetue o desconto do valor combinado de seu cr(dito, mesmo que depois o agente no ven&a a ter proveito com o produto do crime. c) <oncusso consumada Dart. *11, <=), sendo irrelevante o fato de que ten&a o agente obtido ou no o que exigiu da v"tima, +0 que se trata de crime formal. d) <orrupo passiva pr,pria, porque o ato funcional era, na origem, l"cito, ve que o cr(dito existia. e) Advocacia administrativa Dart. *#1, <=), uma ve que o agente, valendo'se de sua qualidade de funcion0rio p2blico, defende interesse privado perante a administrao p2blica. *-4. D=rocurador da Ba enda ' #::1) Fel2bio, funcion0rio p2blico, motorista do ve"culo oficial ' =laca $B#8FB, indevidamente, num final de semana, utili a'se do carro a fim de via+ar com a fam"lia. ;o domingo, . noite, burlando a vigil>ncia, recol&e o carro na garagem da repartio. Fel2bio cometeu crime de) a) peculato. b) apropriao ind(bita. c) peculato de uso. d) peculato'desvio. e) furto. *-9. D=rocurador da Rep2blica ' #::1) @ apropria'se da import>ncia pela qual deveria velar, em ra o do cargo. To logo a+ui ada a den2ncia, em sua resposta pr(via, prova a completa devoluo aos cofres p2blicos do que alcanara.

a) !, no peculato culposo a reparao do dano gan&a relevo penal. b) ;o caso ' peculato doloso ' ( poss"vel cogitar'se de arrependimento posterior. c) ;o peculato doloso, a situao descrita de sorte alguma favorecer0 @. d) @ deve demonstrar que a reparao promovida espel&a motivo idOneo. */:. D=rocurador da Rep2blica ' #::1) U, empres0rio, aceitou import>ncia para que empresa privada de engen&aria, a d[d, gan&asse licitao, promovida pela =etrobr0s. U asseverou, a quem l&e pagara, que tin&a ,timas relaCes com h e este &averia de enunciar parecer t(cnico a contemplar a pretenso da d[d. a) $ fato ( at"pico, porque a conduta de U volta'se contra servidor de sociedade de economia mista. b) $ caso evidencia delito de corrupo passiva, dada a amplitude do conceito de servidor p2blico, combinado com o artigo *: do <,digo =enal. c) Tem'se diante delito tr0fico de influ%ncia. d) $ caso evidencia o crime do artigo *#1 do <,digo =enal, dada a amplitude do conceito de servidor p2blico. */1. D=rocurador da Rep2blica ' #::1) Auxiliar de of"cio de registro, que insere dados falsos em registros cartor0rios de que cuida, para que seu irmo, fa endeiro, ten&a aumentada gleba rural, para fins de venda a terceiros, comete) a) $s crimes de insero de dados falsos no sistema de informaCes, condescend%ncia criminosa e estelionato. b) $s crimes de insero de dados falsos em sistema de informaCes, prevaricao e estelionato. c) $s crimes de insero de dados falsos em sistema de informao e prevaricao. d) $s crimes de prevaricao e estelionato, porque ao auxiliar de of"cio de registro no se aplica o artigo *#3 do <,digo =enal. */#. DFefensor =2blico ' <E ' #::#) $ delito de descamin&o consiste em) a) importar ou exportar mercadoria proibida. b) iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sa"da ou pelo consumo de mercadoria. c) suprimir ou redu ir contribuio social ou previdenci0ria e qualquer acess,rio, nas modalidades dedu idas em lei. d) praticar navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei. */*. DFefensor =2blico ' <E ' #::#) $ delito de denunciao caluniosa)

a) consiste em dar causa . instaurao de investigao policial, de processo +udicial, instaurao de investigao administrativa, inqu(rito civil ou ao de improbidade administrativa contra algu(m, imputando'l&e crime de que o sabe inocente. b) consiste em provocar a ao de autoridade, comunicando'l&e a ocorr%ncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado. c) tem a pena aumentada da metade, se o agente se serve do anonimato ou de nome suposto. d) tem sua pena diminu"da de um sexto, se a imputao ( de pr0tica de contraveno. */-. DFefensor =2blico ' <E ' #::#) `uem, na qualidade de funcion0rio p2blico, exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, pratica) a) concusso. b) prevaricao. c) excesso de exao. d) corrupo ativa. *//. DAdvogado Reral da Snio '1994) dAd, imput0vel, credor de dKd Dcomerciante), ante a recusa do devedor de pagar a d"vida, mediante viol%ncia retira do bolso de dKd a respectiva import>ncia. A &ip,tese descreve crime de) a) Burto. b) Roubo. c) <onstrangimento legal. d) Apropriao ind(bita. e) exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces.

*/1. D@ui de Fireito ' !< ' #::*) Assinale a alternativa correta. a) =ratica o crime de peculato o funcion0rio p2blico que se aproveitando da aus%ncia moment>nea do colega de trabal&o, apropria'se, em proveito pr,prio, de mobili0rio pertencente . repartio, de que tin&a posse o ausente, em ra o de suas funCes. b) <omete o delito em questo, o funcion0rio que, valendo'se do cargo, determina a subalterno que reali e servios dom(sticos em sua resid%ncia. c) $ funcion0rio que tendo a seu encargo fec&ar as portas da repartio ao final do expediente e, intencionalmente, deixa'as abertas, para que terceiro, estran&o aos quadros funcionais, entre e furte, responde, +untamente com o lar0pio, pelo delito de peculato.

d) Responde pelo mesmo delito, o funcion0rio, que, ap,s o encerramento do expediente, sabendo ausente todos os colegas, dirige'se . repartio, e depois de arrombar uma das +anelas, logra a subtrao de equipamentos de trabal&o. e) ;en&uma das alternativas est0 correta. */3. D@ui de Fireito ' != ' #::*) $ funcion0rio p2blico AntOnio, sabendo que A0rio pretende vender seu ve"culo, ardilosamente apresenta'se a ele como interessado na compra, solicitando'l&e, por isso, permisso para experiment001:. A0rio, acreditando nele, entrega'l&e o ve"culo e AntOnio no o devolve nunca mais. $ delito praticado por este 2ltimo foi a) furto qualificado pela fraude. b) apropriao ind(bita. c) estelionato. d) peculato. */4. D@ui de Fireito ' AR ' #::1) Aarque a opo 6;<$RRETA. a) Trata'se do crime de concusso a conduta do funcion0rio p2blico de solicitar para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi'6a, mas em ra o dela, vantagem indevida. b) $ condenado por crime contra a administrao p2blica ter0 a progresso de regime do cumprimento da pena condicionada . reparao do dano que causou, ou . devoluo do produto do il"cito praticado, com os acr(scimos legais. c) ;o peculato culposo a reparao do dano posterior . sentena irrecorr"vel redu de metade a pena imposta. d) ;o crime de falsa per"cia o fato deixa de ser pun"vel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o il"cito, o perito se retrata. */9. D@ui de Fireito ' FB ' #::*) Relativamente aos crimes funcionais, ( incorreto afirmar que) a) $ excesso de exao configura'se quando o funcion0rio p2blico exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexat,rio, que a lei no autori a. b) $ delito de corrupo passiva, previsto no artigo *13 do <,digo =enal, ( um exemplo de crime formal, e na modalidade de reali ao de forma verbal, no admite tentativa. c) <aracteri a'se o peculato impr,prio quando o funcion0rio p2blico apropria'se de din&eiro, valor ou qualquer outro bem m,vel, p2blico ou particular, de que tem a posse em decorr%ncia do cargo por ele exercido. d) $ delito de concusso, embora considerado pela doutrina como crime pr,prio, admite a participao ou, at( mesmo, a co'autoria entre o particular e o funcion0rio p2blico.

*1:. D$AK ' != ' Agosto ' #::/) $ funcion0rio que deixa de responsabili ar subordinado que cometeu infrao no exerc"cio do cargo, comete crime de a) prevaricao. b) omisso funcional criminosa. c) condescend%ncia criminosa. d) advocacia administrativa. *11. D$AK ' != ' !etembro ' #::-) =ara a ocorr%ncia do crime de prevaricao, ( necess0rio que o agente a) a+a para satisfa er interesse ou sentimento pessoal. b) deixe de praticar ato de of"cio. c) pratique o ato contra disposio expressa de lei. d) obten&a vantagem moral ou econOmica. *1#. D$AK ' R@ X #/5 Exame) !upon&a que @oo ten&a se utili ado de conduta fraudulenta para receber de Aaria quantia que esta l&e devia e se negava a pagar voluntariamente. ;essa situao, a) @oo no cometeu crime. b) @oo cometeu crime de exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. c) @oo cometeu crime de estelionato. d) @oo cometeu crime de furto qualificado pela fraude. *1*. D$AK ' R@ ' #/` Exame) ;o pode ser considerado pr,prio de funcion0rio p2blico o crime de a) concusso. b) prevaricao. c) corrupo ativa. d) corrupo passiva. *1-. D$AK ' R$ ' Fe embro ' #::1) fad+ia, gerente de uma empresa p2blica, apropria'se de determinada quantia em din&eiro que l&e &avia sido entregue por seu superior para o pagamento dos empregados. Ante tal fato, pode'se afirmar que fad+ia incorreu no tipo penal denominado) a) prevaricao. b) peculato. c) apropriao ind(bita. d) concusso. *1/. D=romotor de @ustia ' R$ ' #::-) Assinale a alternativa correta) a) o agente que, durante entrevista concedida a determinada Rede de Televiso, incita trabal&adores a desobedecer ordem +udicial de

desocupao das depend%ncias da empresa invadida, comete o delito de incitao ao crime, previsto no artigo #41, do <,digo =enal. b) o serventu0rio da +ustia que retarda atos de of"cio para satisfa er interesse pr,prio, no dando ao din&eiro recebido das partes a sua destinao, e s, o devolvendo quando por elas pressionado, comete o crime de peculato. c) o funcion0rio p2blico que, em ra o de sua funo de fiscal de rendas, exige quantia em din&eiro para no lavrar o auto de infrao e imposio de multa, comete o crime de concusso e no o previsto no art. *e, inc. 66, da 7ei n5 4.1*31199:. d) o servidor que abandona cargo p2blico, fora dos casos permitidos em lei, pratica conduta descrita na parte Especial do <,digo =enal. *11. D=romotor de @ustia ' RR ' #::1) Em cada uma das opCes abaixo, ( apresentada uma situao &ipot(tica acerca dos crimes contra a administrao da +ustia, seguida de uma assertiva a ser +ulgada. Assinale a opo cu+a assertiva este+a correta. a) Andr( apresentou um requerimento . autoridade policial, solicitando a instaurao de inqu(rito policial contra <(sar, seu vi in&o, imputando'l&e o inadimplemento de um empr(stimo de R] #.:::,::, fato que sabia no ter existido. ;esse caso, Andr( praticou o crime de denunciao caluniosa. b) Forival compareceu perante a autoridade policial e assumiu a autoria de um latroc"nio que tin&a presenciado o seu enteado praticar e que estava sendo ob+eto de apurao. ;a ocasio, movido por vingana, al(m de acusar'se, imputou falsamente a U(lio a coautoria no crime, dando a o . indiciao em inqu(rito policial. ;esse caso, Forival responder0 pelos crimes de auto'acusao falsa e denunciao caluniosa, em concurso material. c) Ap,s prestar compromisso como testemun&a em processo'crime, Te6ma negou, perante a autoridade +udici0ria, a percepo de fatos narrados na den2ncia que teve con&ecimento direto. ;a ao penal em que o testemun&o foi prestado, a punibilidade do ento acusado foi declarada extinta pela prescrio da pretenso execut,ria. ;esse caso, a extino da punibilidade afetar0 o prosseguimento do processo que apura o crime de falso testemun&o. d) Anita, testemun&a arrolada na den2ncia, foi interceptada pelo defensor do r(u nas ad+ac%ncias da sala de audi%ncias, onde recebeu uma proposta de R] *.:::,:: para fa er afirmao falsa em depoimento que prestaria em +u" o. A testemun&a recusou de pronto a oferta e delatou o fato ao +ui . ;esse caso, como a oferta de din&eiro foi recusada por Anita, o defensor do r(u responder0 pelo crime de tentativa de corrupo ativa de testemun&a. e) Ap,s praticar vias de fato em sua namorada no interior de um bar, An"sio, para subtrair'se . perseguio de policiais militares, pediu aux"lio a !inval que o ocultou em sua resid%ncia e desviou a ateno dos agentes da fora p2blica. ;esse caso, !inval responder0 pelo crime de favorecimento pessoal.

*13. D=romotor de @ustia ' AA ' #::#) Fentre os delitos abaixo arrolados, aponte a alternativa que cont(m apenas crimes praticados contra a administrao da +ustia) a) Fesacato, motim de presos, sonegao de papel ou ob+eto de valor probat,rio. b) Fesacato, denunciao caluniosa, falso testemun&o. c) Resist%ncia, arrebatamento de preso, explorao de prest"gio. d) Bavorecimento pessoal, denunciao caluniosa, exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. e) Resist%ncia, patroc"nio infiel, exerc"cio arbitr0rio das pr,prias ra Ces. *14. D=romotor de @ustia ' KA ' #::1) A, servidor p2blico, por neglig%ncia, concorre para a pr0tica do crime de pecu1ato, contemplado no artigo *1#, I #`, do <,digo =enal Dpeculato culposo). A lei prev% a possibilidade de extino da punibilidade quando &ouver a reparao do dano. Tal &ip,tese a) ocorrer0 se o r(u for prim0rio e o bem subtra"do for de pequeno valor. b) ocorrer0 se a reparao do dano se der impreterivelmente at( o oferecimento da den2ncia. c) no ser0 poss"vel, pois a lei prev% essa modalidade de extino da punibilidade somente para particulares. d) ser0 poss"vel desde que a reparao do dano preceda a sentena. e) ocorrer0 se a reparao do dano se der impreterivelmente at( o recebimento da den2ncia. *19. D=rocurador8T<E ' AA ' #::1) ;o crime de falsidade ideol,gica, a) a circunst>ncia de ser o documento p2blico ou particular no interfere na pena. b) ser o agente funcion0rio p2blico ( causa de aumento da pena, ainda que no se ten&a prevalecido do cargo. c) se a falsificao ( de assentamento de registro civil a pena deve ser aumentada. d) a insero de declarao falsa deve ocorrer em documento p2blico. e) ( prescind"vel o fim de pre+udicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato +uridicamente relevante. *3:. D=rocurador8T<E ' AA ' #::/) Slisses, comerciante, representou por ato de improbidade administrativa, consistente em reali ar operao financeira sem observ>ncia das normas legais e regulamentares, contra <aio, servidor p2blico, e tamb(m contra @os( como benefici0rio, este funcion0rio de uma autarquia, sabendo que ambos eram inocentes. ;esse caso, ( correto afirmar que a) o delito se consumou com a mera representao . autoridade administrativa.

b) o denunciante, por estar su+eito . pena de deteno e multa, ficar0 isento de indeni ao na esfera c"ve1. c) o su+eito ativo s, pode ser o servidor p2blico em ra o de seu dever de of"cio. d) o su+eito passivo ( o agente p2blico e o benefici0rio, excluindo'se o Estado e o respectivo ,rgo p2blico. e) o tipo legal ( de nature a dolosa, mas em certas situaCes admite expressamente a forma culposa. *31. D=rocurador8T<E ' !< ' #::/) ;o munic"pio de Jento Borte foi descoberta a pr0tica de desvios financeiros por :- Dquatro) integrantes do <onsel&o Restor do Bundo de =ensCes e Aposentadorias, sendo :# Ddois) deles funcion0rios p2blicos municipais. <onsiderada a gesto temer0ria e fraudulenta e o desvio dos recursos descontados da fol&a de pagamentos dos funcion0rios p2blicos, pode'se afirmar) a) !endo uma instituio voltada . captao e aplicao de recursos financeiros, em moeda nacional, os membros do <onsel&o de Administrao respondero pela pr0tica de crimes contra o sistema financeiro nacional, tipificados na 7ei n5 3.-9#, de 11 de +un&o de 1941. b) Tratando'se de desvios financeiros de recursos de funcion0rios municipais, os membros do <onsel&o de Administrao do Bundo de =ensCes e Aposentadorias respondero pela pr0tica de crime contra as finanas p2blicas, tipificado no art. */9' K do <,digo =enal, que pune a ordenao de despesa no autori ada por lei. c) <onsiderando que o Bundo de =ensCes opera com recursos privados, verifica'se ter &avido leso ao patrimOnio privado dos funcion0rios p2blicos. 7ogo, devero os agentes responder pela pr0tica do crime de apropriao ind(bita, tipificado no art. 114 do <,digo =enal. d) ;os termos do art. *: do <,digo =enal dno se comunicam as circunst>ncias e as condiCes de car0ter pessoal, salvo quando elementares do crimed. 7ogo, todos respondero pela pr0tica do crime de peculato, na modalidade peculato'desvio. e) Apenas os funcion0rios p2blicos que participaram do desvio respondero pela pr0tica do crime de peculato previsto no art. *1# do <,digo =enal, e os no funcion0rios p2blicos respondero pela pr0tica de crime contra o patrimOnio privado. *3#. D=rocurador8T<E ' =6 ' #::/) !obre o crime de violao de sigilo funcional, ( correto afirmar) a) <omo so pun"veis tanto a conduta de revelar segredo, como a de facilitar a divulgao do segredo, no ( poss"vel a tentativa. b) =or ser pr,prio o crime de violao de sigilo funcional, no ( poss"vel que o particular responda pelo crime como part"cipe. c) =une'se como crime a conduta de revelar segredo, no a de o funcion0rio somente facilitar a revelao do segredo.

d) !e o agente, ao cometer o crime de violao de sigilo funcional, obtiver vantagem, poder0 responder, em concurso formal, tamb(m pelo crime de corrupo passiva. e) $ crime de violao de sigilo funcional abrange tamb(m a proteo de sigilo em que ( interessado particular, ainda que o segredo se+a exclusivamente deste. *3*. D=romotor de @ustia ' T$ ' #::1) Assinale a opo correta no que se refere . teoria da pena e aos crimes contra a administrao p2blica. a) ;o peculato doloso, ( causa de reduo da pena, nos limites de um tero at( a metade, a reparao do dano at( a sentena penal condenat,ria transitada em +ulgado. b) ;o peculato culposo, a reparao do dano antes do tr>nsito em +ulgado da sentena penal condenat,ria ( causa de extino da punibilidade do agente. c) ;o peculato culposo, a reparao do dano ap,s o tr>nsito em +ulgado da sentena penal condenat,ria no interfere na pena imposta ao agente. d) $ benef"cio do arrependimento posterior no se aplica aos crimes contra a administrao p2blica, em face do car0ter indispon"vel dos bens p2blicos. *3-. D=romotor de @ustia ' T$ ' #::1) <onsiderando os crimes contra a administrao p2blica, assinale a opo correta. a) $ crime de concusso ( formal, no se exigindo, para a sua consumao, a efetiva obteno da indevida vantagem pelo agente. b) ;o crime de modificao ou alterao no autori ada de sistema de informaCes, a ocorr%ncia de dano . administrao p2blica ( mero exaurimento, configurando'se assim post factum impun"vel. c) <onfigura'se o crime de advocacia administrativa quando o funcion0rio p2blico patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao p2blica, valendo'se de sua funo. Em relao . pena aplicada, a legitimidade do interesse patrocinado ( indiferente. d) Todos os crimes contra a administrao p2blica admitem a tentativa e a modalidade culposa. *3/. D=rocurador da Rep2blica ' #::#) Empregado de uma empresa prestadora de servios exercendo a funo de digitador no n2cleo de passaportes da =ol"cia Bederal) a) no seria, para efeitos penais, considerado funcion0rio p2blico. b) seria considerado funcion0rio p2blico para efeitos penais, apenas, se su+eito ativo de crime. c) seria considerado funcion0rio p2blico para efeitos penais, apenas, se su+eito passivo de crime.

d) para efeitos penais amplos, ou se+a, su+eito ativo ou su+eito passivo de crime, seria considerado funcion0rio p2blico. *31. D=rocurador do Estado ' != ' #::1) Em relao aos crimes contra a administrao p2blica, assinale a alternativa incorreta) a) na &ip,tese de crime praticado por funcion0rio p2blico contra a administrao em geral, incide causa de aumento de pena se o autor ( ocupante de cargo de direo em fundao institu"da pelo poder p2blico. b) praticar, deixar de praticar ou retardar ato de of"cio em funo de pedido ou influ%ncia de outrem constitui agravante especial do crime de corrupo passiva. c) no caracteri a o crime de resist%ncia o ato de permanecer parado sem colaborar para a execuo do ato legal. d) para a caracteri ao do crime de desobedi%ncia, no ( necess0rio que o agente atue de forma comissiva. e) no crime de desacato exige'se a presena do dolo de ofender, &umil&ar ou desprestigiar, com o fim de atingir a dignidade da funo do su+eito passivo. *33. configura'se o crime de resist%ncia quando a oposio . execuo de ato legal se fa a) mediante promessa de vantagem indevida b) necessariamente com emprego de viol%ncia c) com a simples ameaa a funcion0rio competente d) n.d.a A::313 *34. Arlete, em estado puerperal, manifesta a inteno de matar o pr,prio fil&o rec(m nascido. Ap,s receber a criana no seu quarto para amament0'la, a criana ( levada para o ber0rio. Furante a noite, Arlete vai at( o ber0rio, e, ap,s conferir a identificao da criana, a asfixia, causando a sua morte. ;a man& seguinte, ( constatada a morte por asfixia de um rec(m nascido, que no era o fil&o de Arlete. Fiante do caso concreto, assinale a alternativa que indique a responsabilidade penal da me. DA) <rime de &omic"dio, pois, o erro acidental no a isenta de responsabilidade. DK) <rime de &omic"dio, pois, uma ve que o art. 1#* do <= trata de matar o pr,prio fil&o sob influ%ncia do estado puerperal, no &ouve preenc&imento dos elementos do tipo. D<) <rime de infantic"dio, pois &ouve erro quanto . pessoa. DF) <rime de infantic"dio, pois &ouve erro essencial. *39.Relativamente . legislao sobre lavagem de capitais D7ei n. 9.11*894), assinale a alternativa correta. DA) $ crime de lavagem s, ocorre quando os bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de um dos crimes

antecedentes completam todo o processo de lavagem Docultao, dissimulao e integrao). DK) ;o constitui lavagem de din&eiro, mas crime de descamin&o, a importao ou exportao de bens com valores no correspondentes aos verdadeiros, feita com o prop,sito de ocultar ou dissimular a utili ao de bens, direitos ou valores provenientes de qualquer dos crimes antecedentes referidos na 7ei n. 9.11*894. D<) $ processo e +ulgamento dos crimes previstos na 7ei n.911*894 dependem do processo e +ulgamento dos crimes antecedentes. DF) =ratica crime de lavagem de din&eiro quem utili a, na atividade econOmica ou financeira, bens, direitos ou valores que sabe serem provenientes de qualquer dos crimes antecedentes previstos na 7ei n. 911*894. *4:.Bundao =2blica Bederal contrata o t(cnico de inform0tica Abelardo Bonseca para que opere o sistema informati ado destinado . elaborao da fol&a de pagamento de seus funcion0rios. Abelardo, ao elaborar a referida fol&a de pagamento, altera as informaCes sobre a remunerao dos funcion0rios da Bundao no sistema, descontando a quantia de cinco reais de cada um deles. A seguir, insere o seu pr,prio nome e sua pr,pria conta banc0ria no sistema, atribuindo'se a condio de funcion0rio da Bundao e destina . sua conta o total dos valores desviados dos demais. Terminada a elaborao da fol&a, Abelardo remete as informaCes . seo de pagamentos, a qual efetua os pagamentos de acordo com as informaCes lanadas no sistema por ele. <onsiderando tal narrativa, ( correto afirmar que Abelardo praticou crime de) DA) estelionato. DK) peculato. D<) concusso. DF) insero de dados falsos em sistema de informaCes. *41. @oo da !ilva, @os( da !ilva e Aaria da !ilva so os acionistas controladores do Kanco !ilvajs e Bam"lia, cada um com *:k das aCes com direito a voto e exercendo respectivamente os cargos de Firetor' =residente, Firetor <omercial e Firetora de <ontabilidade. Em ra o das dificuldades financeiras que afetaram o Kanco !ilvajs e Bam"lia, os diretores decidem por em curso as seguintes pr0ticas) D1) adquirir no mercado t"tulos do tesouro nacional +0 caducos Dportanto sem valor algum) e, utili ando'os como simulacro de lastro, emiti r t"tulos do banco para captar recursos financeiros +unto aos investi doresE D#) for+ar neg,cios com pessoas +ur"dicas inexistentes a fim de simular gan&osE e, por fim, D*) fraudar o balano da instituio simulando lucros no exerc"cio ao inv(s dos pre+u" os efetivamente sofridos. $s primeiros do e meses demonstraram resultados excelentes, com grande aumento do capital, mas os vinte e quatro meses seguintes so marcados por uma perda avassaladora de recursos, levando o banco . beira da insolv%ncia, com um passivo cerca de /: ve es maior que o ativo. ;esse momento, o Kanco !ilvajs e Bam"lia sofrem

uma interveno do Kanco <entral e todos os fatos narrados acima v%m . tona. Assinale a alternativa que indique oDs) crimeDs) praticadoDs) pelos acionistas controladores. DA) <rimes de falsidade ideol,gica, falsidade documental e estelionato qualificado. DK) <rime de gesto temer0ria de instituio financeira. D<) <rime de gesto fraudulenta de instituio financeira. DF) <rime de gesto temer0ria em concurso com crime de gesto fraudulenta de instituio financeira.

Anda mungkin juga menyukai