Anda di halaman 1dari 71

!

! !

! ! !

Tempo do crime art. 4 do CP: considera-se praticado o crime, o momento da ao ou omisso mesmo que outro seja o momento do resultado. (utilizado como critrio para inimputabilidade do menor de 18 anos). Teoria adotada: teoria da ao ou da atividade. Lugar do crime art. 6 do CP: considera-se lugar do crime o local onde ocorreu a ao ou omisso, bem como onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. (utilizado para determinar a competncia de pases). Teoria adotada: teoria da ubiquidade ou mista. Crime permanente: aquele em que sua consumao se prolonga no tempo, neste caso, se no momento da ao o agente for menor e completar a sua maioridade durante o crime, ele responder. Ex. art. 159 do CP (extorso mediante seqestro).

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Iter criminis caminho do crime ou fases do crime. I Cogitao. II Preparao. III Execuo. IV Resultado. Obs.: Prova: de regra a cogitao e a preparao no constituem crime, salvo a preparao quando por si s constituir crime autnomo. Ex. - formao de quadrilha art. 288 do CP. - porte ilegal de arma de fogo etc. Crime tentado: Conceito: ocorrer tentativa quando iniciada a execuo, o resultado no se produzir por circunstncias alheias a vontade do agente. Modalidades de tentativa

ESPCIES DE TENTATIVA

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Crimes que no admitem a tentativa. Crimes culposos, salvo a culpa imprpria (dolo tratado como culpa). Crimes preterdolosos: dolo na conduta antecedente + culpa no resultado consequente. (dolo + culpa). Crimes unissubsistentes: aquele realizado por apenas um s ato. Crimes omissivos prprios ou puros (omisso de socorro). Crimes de perigo abstrato Contravenes penais Os crimes que a sua tentativa punida como crime autnomo, ex. art. 353 do CP (evaso mediante violncia contra a pessoa). Crime impossvel. No permitida a tentativa dos crimes do art. 3 da lei de abuso de autoridade lei 4898/65. Crimes habituais (h divergncia doutrinria).

! ! !

Desistncia voluntaria e arrependimento eficaz. (Art. 15) Desistncia voluntaria: ocorre quando o agente d incio aos atos de execuo, porm desiste voluntariamente de d prosseguimento. Arrependimento eficaz: aquele em que o agente d incio aos atos de execuo e d prosseguimento, porm impede a consumao do resultado. Desistncia posterior. (Art. 16) Somente ser permitido nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa, desde que reparado o dano ou restituda a coisa antes do recebimento da denuncia, a pena ser reduzida de 1/3 a 2/3.

! !

CONSIDERAES QUANTO AO ARREPENDIMENTO E A DESISTNCIA

! !

Crime impossvel. (Art. 17) No h crime cuja preparao do flagrante pela autoridade policial (flagrante preparado), torna impossvel a sua consumao na formula da sumula 145 do STF. Conceito: no se pune a tentativa quando pela ineficcia absoluta do meio, ou pela impropriedade absoluta do objeto torna impossvel a sua consumao. Obs.: o CP adotou a teoria objetiva temperada, que estabelece que a ineficcia ou a impropriedade tanto do meio quanto do objeto devem ser absolutas, caso sejam relativas estaremos diante da tentativa.

! ! ! ! !

Crime doloso. (Art. 18, I) Diz ser doloso quando o agente quis ou assumiu o risco pela produo do resultado. Teorias do dolo: Teoria da vontade: ocorre quando o agente quer praticar o crime de forma direta. Teoria do assentimento: ocorre quando o agente prev a ocorrncia do resultado, porm continua praticando a conduta assumindo o risco pela produo do resultado.

! ! ! ! !

Modalidade de dolo: Dolo direto: ocorre quando o agente quer praticar o resultado de forma direta. Pode ser: Dolo direto em 1 grau: aquele que ocorre em relao aos meios escolhidos e ao fim proposto. Dolo direto em 2 grau: aquele que ocorre com relao aos efeitos obtidos como necessrios. Dolo geral: ocorre quando o agente acredita ter consumado o resultado em uma primeira conduta, contudo o resultado somente vem a ocorrer em razo de uma segunda conduta praticada pelo agente para garantir a sua impunidade. Dolo indireto ou eventual: ocorre quando o agente prev a ocorrncia do resultado, contudo continua praticando a conduta sendo para ele o resultado indiferente, por isso assume o risco pela produo do resultado.

! ! ! ! !

Crime culposo. (Art. 18, II) aquele em que o agente d causa ao resultado por impercia, imprudncia ou negligncia. Negligncia: a falta de cuidado necessrio. Ex. dirigir com pneu careca ou sem os equipamentos de segurana exigidos. Imprudncia: ocorre quando o agente atua acima dos limites permitidos pela lei. Ex. excesso de velocidade. Impercia: falta de habilitao tcnica. Que diferente de erro profissional, pois este decorre da falibilidade das regras cientificas. (Impercia = Erro Profissional)

! !

Espcies de culpa: Culpa consciente, (com previso): aquela em que o agente prev a ocorrncia do resultado, mas continua praticando a conduta, pois acredita sinceramente que o resultado no ir ocorrer, em razo de suas habilidades especiais. Culpa inconsciente, (sem previso): aquela em que o resultado previsvel, mas no foi previsto pelo agente. Culpa prpria: a que se verifica quando o agente no quer o resultado nem assume o risco de produzi-lo. , p assim dizer, a culpa propriamente dita.

Culpa imprpria: aquela em que o sujeito, aps prever o resultado, realiza a conduta por erro inescusvel (indesculpvel) quanto ilicitude do fato. Cuida-se, em verdade, de dolo, eis que o agente quer a produo do resultado. Por motivos de poltica criminal, no entanto, o Cdigo Penal aplica a um crime doloso a punio correspondente a um crime culposo. O erro quanto ilicitude do fato, embora inescusvel, proporciona esse tratamento diferenciado. Obs.: diante do carter hbrido da culpa imprpria (dolo tratado como culpa), revela-se como nica modalidade de crime culposo que comporta a tentativa.

! ! ! ! !

CONSIDERAES IMPORTANTES: Obs.!: Entende o STF que o crime de racha ou pega dolo eventual. Obs.": O direito penal no admite a compensao de culpa. Obs.#: O direito penal permite a concorrncia de culpa.

! ! ! ! ! ! ! !

Crimes omissivos. Omissivos prprios ou puros No ser permitida nestes crimes a modalidade culposa nem a tentativa. Ter como consequncia o crime de omisso de socorro, art. 135 do CP. Omissivos imprprios ou impuros. So tambm denominados pela doutrina como crimes comissivos por omisso. Estes crimes admitem a modalidade culposa, bem como a tentativa. Obs.: Esses crimes dizem respeito ao agente garantidor previsto no art. 13 2 do CP.

! ! ! ! !

O dever de agir se aplica a quem: Tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. Ex. Salva-vidas, bombeiro, pai, me, policial etc. Quem assumiu a responsabilidade. Ex. Bab que descuida dos cuidados da criana, para ficar ao telefone com seu namorado. ! Quem com seu comportamento anterior criou o risco do resultado. ! Ex. Nadador exmio que convida outro, no to experiente, para atravessar um rio de larga extenso, e no presta socorro quando este no mais consegue prosseguir, vindo a afogar-se.

! Excludente de ilicitude: ! Estado de necessidade Considera-se em estado de necessidade aquele que atua para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia por outro meio evitar, a direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se ! Obs.!: Entende a doutrina majoritria que o estado de necessidade ser aplicado tanto no perigo atual quanto no iminente. ! Obs.": Entende a doutrina majoritria que poder ser alegado o estado de necessidade mesmo que o agente tenha dado causa ao resultado a titulo de culpa.

Obs.#: Teoria unitria: o estado de necessidade causa de excluso de ilicitude, desde que o bem jurdico sacrificado seja de igual valor ou de valor inferior ao bem jurdico preservado. Exige, assim, somente a razoabilidade na conduta do agente. Foi teoria adotada pelo Cdigo Penal. Teoria diferenciadora: Para essa teoria, h estado de necessidade justificante (excludente da ilicitude) somente se o bem jurdico agredido for de valor menor ao bem protegido. Ex. destruio do patrimnio alheio para salvar a vida humana. Por sua vez, configura-se o estado de necessidade exculpante (excludente da culpabilidade) nas hipteses em que o bem jurdico sacrificado for de valor igual ou superior ao do bem jurdico agredido. Constitui-se em causa supralegal de excluso da culpabilidade, em face da inexigibilidade de conduta diversa. Est teoria no adotada pelo CP nem pela doutrina majoritria.

! No poder alegar o estado de necessidade quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, na forma do art. 24 2 do CP. Contudo, poder ser alegado se o agente garantidor estiver pondo em risco de forma concreta a sua vida.

! Legtima defesa. (art. 25) Atua em legtima defesa aquele que repele agresso injusta atual ou iminente a direito prprio ou de terceiro usando moderadamente dos meios necessrios. ! Agresso injusta aquela proveniente do homem. ! Se o animal feroz voluntariamente atacar algum estar presente o estado de necessidade. ! Se terceira pessoa utiliza o animal como meio de ataque estaremos diante da legitima defesa

Meios necessrios e moderados: entende a doutrina que meio necessrio aquele pertinente para fazer cessar a agresso, contudo deve ser usado de forma moderada sobre pena de excesso. Obs.!: Ser permitida a legtima defesa contra a agresso de inimputveis, desde que o bem utilizado seja aquele que cause a menor leso possvel ao inimputvel. Obs.!: Ser admitida a legitima defesa sucessiva quando: A vtima se excede nos meios de legtima defesa, passando a se tornar o agressor. Exemplo: A profere palavras de baixo calo contra B, o qual. Para cal-lo, desfere-lhe um soco. Em seguida, com A j em silncio, B continua a agredi-lo fisicamente, autorizando o emprego de fora fsica pelo primeiro para defender-se.

! !

! ! ! !

possvel essa legtima defesa, pois o excesso sempre representa uma agresso injusta. Obs.": Ser admitida a legtima defesa de terceiro quando: O bem jurdico protegido for indisponvel, no haver necessidade do consentimento do ofendido. Exemplo: um homem agride cruelmente sua esposa, com o propsito de mat-la. Aquele que presenciar poder, sem a anuncia da mulher, proteg-la, ainda que para isso tenha que lesionar ou mesmo eliminar a vida do covarde marido. Diversa ser a concluso quando tratar-se de bem jurdico disponvel. Nessa hiptese, impe-se o consentimento do ofendido, se for possvel a sua obteno. Exemplo: um homem ofende com improprios a honra de sua mulher. Por mais inconformado que um terceiro possa ficar com a situao, no poder proteg-la sem o seu assentimento.

! A legtima defesa compatvel com a vingana?

! Sim. No exclui a legtima defesa a circunstncia de o agente unir ao fim de defender-se uma finalidade diversa, tal como a vingana, desde que objetivamente no exceda os requisitos da necessidade (uso dos meios necessrios) e da moderao (emprego moderado de tais meios). Exemplo: A, com o desejo de matar B, em razo de brigas pretritas, aproveita-se do ataque injustificado de seu desafeto para eliminar a sua vida.

! Estrito cumprimento do dever legal. aquele em que o agente atua amparado pela lei. ! Ex. Priso em flagrante feita pelo policial. ! Obs.: Se o policial matar o criminoso no responder pelo crime em razo da legtima defasa prpria ou de terceiro. ! Caso lesione o criminoso para prender estar amparado pelo estrito cumprimento do dever legal.

! Exerccio regular de direito. Ocorre quando o agente atua atravs de uma conduta permitida pelos costumes ou aceita pela sociedade. ! Ex. Particular que prende em flagrante, mdico que realiza cirurgias, correies moderadas dos pais, leses esportivas etc.

! ! ! ! ! !

Causa supralegal de excludente da ilicitude: Consentimento do ofendido. Requisitos: O consentimento deve ser anterior ao fato. O bem jurdico deve ser disponvel. O agente deve ser capaz

! Obs.!: Se o bem agredido for insignificante poder ocorrer atipicidade do crime para quem adota o conceito da tipicidade conglobante. ! Obs.": Ofendculos: ! Constituem todo e qualquer meio de defesa do patrimnio. ! Deve ser visvel ou avisado, no podendo constituir armadilha. ! Obs.: Caso o agente esteja violando o domicilio e neste momento se lesione no ofendculo, estaremos diante da legitima defesa preordenada. Caso no ocorra leso ao patrimnio estaremos diante do exerccio regular de direito. ! Ex. Cerca eltrica, arame farpado, co etc.

! Culpabilidade. ! Elementos: ! Imputabilidade: ! Considera-se isento de pena quem, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. ! Na forma do art. 26 do CP nico: caso o agente seja doente, como na hiptese acima, porm relativamente capaz responder pelo crime com a pena reduzida de 1/3 a 2/3. ! Obs.: O Cdigo Penal adotou o critrio biopsicolgico para a determinao da imputabilidade.

! Para o menor de idade bastar prova documental, contudo quanto ou doente mental ou desenvolvimento mental retardado ser necessrio o laudo pericial. ! Doente mental: a expresso doena mental deve ser interpretada em sentido amplo, englobando os problemas patolgicos e tambm os de origem toxicolgica. So pessoas que sofrem tratamento pela psiquiatria. Ex.: Esquizofrnicos, manacos depressivos, transtorno bipolar, psicopata, etc. ! Desenvolvimento mental incompleto: o desenvolvimento mental incompleto abrange os menores de 18 anos e os silvcolas (aquele que nasce ou vive nas selvas), assim como os surdos mudo, desde que no integrados a sociedade

Ateno!!!: Os silvcolas nem sempre sero inimputveis. Depende do grau de assimilao dos valores sociais, a ser revelado pelo exame pericial. Deste modo, dependendo da concluso da pericia, o silvcola pode ser:

! b.1) imputvel: se integrado vida em sociedade; ! b.2) semi-imputvel: no caso de estar dividido entre o convvio na tribo e na sociedade; ! b.3) inimputvel: quando completamente incapaz de viver em sociedade, desconhecendo as regaras que lhes so inerentes

! Desenvolvimento mental retardado: desenvolvimento mental retardado o que no se compatibiliza com a fase da vida em que se encontra determinado indivduo, resultando de alguma condio que lhe seja peculiar. A pessoa no se mostra em sintonia com os demais indivduos que possuem sua idade cronolgica (idiotice, imbecilidade e debilidade mental propriamente dita). Ex.: pessoas portadoras de necessidade especiais. ! Obs.!: caso as pessoas acima mencionadas, excluindo o menor de idade, sejam absolutamente incapaz o juiz dever absolver o acusado (sentena absolutria imprpria), sendo-lhe decretada medida de segurana, que consiste em: tratamento ambulatorial ou em hospital psiquitrico. Caso seja relativamente capaz responder pelo crime com a pena reduzida de 1/3 a 2/3, ou seja, poder ocorrer a condenao.

! Salvo em algumas hipteses poder o juiz, na forma do art. 98 do CP, substituir a pena privativa de liberdade pelo tratamento ambulatorial. ! Obs.": Caso seja doente e capaz responder pelo crime podendo ser condenado sem reduo de pena. ! Art. 28 do CP No excluem a culpabilidade: ! I - A emoo ou a paixo. ! Emoo: Se o agente praticar o crime logo aps injusta provocao da vitima sob o domnio de violenta emoo ter a sua pena reduzida. Ex.: Art. 121 1 do CP (homicdio privilegiado). ! Se o agente praticar o fato em razo de influncia da violenta emoo ter a pena atenuada mediante art. 65, III letra C do CP.

! Paixo: No existe causa no CP expressa para reduo de pena, contudo pode ser atenuada de forma genrica a pena do acusado na forma do art. 66 do CP. ! Obs.: Alguns autores entendem que a paixo doentia equiparada a uma espcie de doena mental, sendo assim ser tratada mediante o art. 26 do CP. ! II - A embriaguez voluntaria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos.

! Modalidades: ! Embriaguez dolosa aquela em que o agente ingere bebida alcolica com a finalidade de se embriagar. ! Embriaguez culposa aquela em que o agente ingere a bebida alcolica, porm em razo de fraqueza do organismo acaba se embriagando. ! Consequncia: Nas duas hipteses acima o agente responder pelo crime sem nenhuma reduo de pena. ! Embriaguez proveniente de caso fortuito ou fora maior. ! Caso fortuito: o efeito inesperado (sem a vontade do agente). ! Fora maior: oriundo da ao do homem, tambm sem a vontade do agente que ingere a substncia.

! Obs.: Esto previstos no art. 28, II, 1 e 2 do CP. Se o agente estiver no momento da ao em razo destas modalidades de embriaguez absolutamente incapaz ser isento de pena. Caso seja relativamente incapaz ser reduzida a pena de 1 a 2/3. ! Embriaguez pr-ordenada aquela em que o agente ingere a substncia entorpecente com a inteno de praticar crime. Esta, alm do agente responder pelo crime ter a sua pena agravada na forma do art. 61, II letra L do CP. ! Embriaguez patolgica Trata-se do dependente qumico. ! Alcolatra: Ser tratado na forma do art. 26 do CP. ! Vicio em drogas: Ser tratado pela lei de drogas. 11343/06 art. 45 e 46.

! Obs.: Esto previstos no art. 28, II, 1 e 2 do CP. Se o agente estiver no momento da ao em razo destas modalidades de embriaguez absolutamente incapaz ser isento de pena. Caso seja relativamente incapaz ser reduzida a pena de 1 a 2/3. ! Embriaguez pr-ordenada aquela em que o agente ingere a substncia entorpecente com a inteno de praticar crime. Esta, alm do agente responder pelo crime ter a sua pena agravada na forma do art. 61, II letra L do CP. ! Embriaguez patolgica Trata-se do dependente qumico. ! Alcolatra: Ser tratado na forma do art. 26 do CP. ! Vicio em drogas: Ser tratado pela lei de drogas. 11343/06 art. 45 e 46.

! Absolutamente incapaz ser isento de pena, j o relativamente incapaz ter sua pena reduzida. ! Potencial conhecimento da ilicitude: ! Obs.: So todos os exemplos de erro de proibio. ! Exigibilidade de conduta diversa: ! Coao fsica irresistvel: Nesta, o agente emprega a fora fsica na vtima excluindo a conduta da vtima. ! Tendo em vista a excluso da conduta ser excludo o fato tpico.

! Coao moral irresistvel: Nesta hiptese quem pratica a conduta a vtima, dessa forma houve o fato tpico, ilcito, porm ser excluda a culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa. ! Tanto a coao moral fsica como a coao moral resistveis haver o crime, porm ser atenuada a pena na forma do art. 65, III, letra C do CP. ! Obedincia a ordem hierrquica no manifestadamente ilegal ! Obs!.: O conceito de hierarquia somente existe no direito pblico e no em direito privado. ! Obs".: Quando ocorrer coao irresistvel, bem como obedincia a ordem hierrquica no manifestadamente ilegal somente responder o autor da ordem ou o autor da coao, na forma do art. 22 do CP.

! ! ! ! ! ! ! ! !

PECULATO ESPCIES: PECULATO-APROPRIAO. CP: 312, caput, primeira parte. PECULATO-DESVIO. CP: 312, caput, segunda parte. PECULATO-FURTO. CP: 312, par. 1. PECULATO-CULPOSO. CP: 312, par. 2. PECULATO-ESTELIONATO. CP: 313. PECULATO ELETRNICO. CP: 313-A e 313-B.

! ! ! !

PECULATO-APROPRIAO: Funcionrio pblico. Apropriar-se: inverter a posse, agindo como se dono fosse. De dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel: bem mvel todo aquele que pode ser transportado de um local a outro, no necessariamente coincidente com direito civil. ! Pblico ou particular: particular como vtima mediata. ! PECULATO DE USO: existe o crime?

! MOMENTO DE CONSUMAO. Consuma-se no momento em que o funcionrio se apropria do objeto de que tem a posse em razo do cargo, agindo como se dono fosse (vendendo, retendo, destruindo etc.). Admite-se tentativa (plurissubsistente). ! ! PECULATO-DESVIO: segue a anlise do peculato-apropriao, com exceo do segundo elemento, sendo substitudo apropriarse por DESVIAR. ! ! PECULATO-FURTO (ou IMPRPRIO). ! BEM JURDICO: moralidade administrativa. ! Sujeitos:

! PECULATO CULPOSO (CP: 312, par. 2, Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano). ! BEM JURDICO: moralidade administrativa ! BENEFCIO LEGAL CABVEL AO PECULATO CULPOSO, exclusivamente. CP: 312, par. 3, No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Assim, reparao do dano at trnsito em julgado leva extino da punibilidade; aps, o juiz da execuo pode diminuir a pena. ! .

! Lembre-se que a reparao do dano em peculato doloso pode ! STJ: se oferecido at o recebimento da inicial, aplica-se o CP: 16; se entre o recebimento da inicial.

! PECULATO ESTELIONATO ! ! CP: 313, Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. ! Tipo objetivo: apropriar-se, agindo como se dono fosse. O erro do ofendido deve ser espontneo, pois, se provocado pelo funcionrio, poder configurar estelionato

! PECULATO ELETRNICO ! ! CP: 313-A, Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. Exemplo: pedir para funcionrio retirar pontos de carteira. ! O crime formal, pois se consuma com a insero, facilitao, excluso ou alterao dos dados, independentemente de o sujeito ter conseguido ou no obter a vantagem ilcita, ou causar o dano que pretendia.

! : 313-B, Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado.
! OBS: PENA. Em regra, o CP: 313-B mais grave, mas o CP: 313-A pode ser mais grave. No entanto, h clara desproporo entre as penas dos dois tipos: CP: 313-A sancionado com 2 a 12 anos; CP: 313-B, punido com 3 meses a dois anos. Essa diferena no se justifica.

! PECULATO ELETRNICO POR OUTROS AGENTES. Se o agente for funcionrio no autorizado, qual o crime? Equiparase a particular; os dados constituem documento pblico, configurando sua alterao FALSIDADE IDEOLGICA. ! O crime MATERIAL, apesar de se consumar com a modificao ou alterao dos DADOS. O resultado causao de dano somente serve para o aumento de pena. O nico resultado previsto no artigo 313B a modificao ou alterao, no havendo qualquer outro resultado naturalstico previsto no tipo penal, por isso considerado CRIME MATERIAL.

! ! ! ! ! !

ART. 314 EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, se o fato no constitui crime mais grave Essa conduta encontra tipicidade, em conflito aparente entre normas penais, em outros artigos. Ex. quando o documento consistir em autos de processo judicial, a hiptese poder ser tpica do crime contra a administrao da justia, dependendo da natureza do sujeito ativo (art. 356 do CP). J quando o documento for relativo cobrana de tributo, o crime ser especfico, especial, do art. 3, I, da lei 8137/90 crime funcional contra a ordem tributria.

! O extravio (que perder) poderia conduzir falsamente idia de que a conduta culposa seria punvel. A excepcionalidade do crime culposo (art. 18) exige que seja expressamente prevista no tipo penal a modalidade culposa. Assim, o extravio previsto no artigo 314 a perda querendo perder, ou seja, querendo extraviar o documento ou livro. ! As modalidades ativas extraviar, inutilizar configuram hipteses de crime MATERIAL, portanto, admitem tentativa, o que no ocorre na sonegao que, por ser crime omissivo prprio, o crime de MERA CONDUTA, no admitindo tentativa. Ou se sonega ou se devolve, no havendo meio termo.

! ART. 315 EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS OU RENDAS PBLICAS ! ! Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: ! Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) meses, ou multa !

! Se o funcionrio pblico desviar o dinheiro em proveito prprio, estar cometendo o crime de peculato desvio. ! O crime doloso, e o dolo simples, abrangendo o conhecimento claro da destinao especfica da verba. Trata-se de norma penal em branco homognea, porque a lei referida no tipo a lei no sentido formal. O dolo nas normas penais em branco abrange o conhecimento do complemento da norma referida na norma penal em branco. ! O crime formal, pois se consuma com o ato de o sujeito dar a destinao, independentemente de ele conseguir que a verba seja desviada. O crime se consuma com a ordem que o sujeito d para que a verba seja aplicada de forma diversa da prevista em lei.

! ! ! ! ! !

ART. 316 CONCUSSO Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assum-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Excesso de Exao 1o Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. 2o Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa

! ! !

O crime de concusso crime FORMAL, que se consuma com a conduta de EXIGIR, independentemente de o sujeito obter ou no a vantagem exigida. Se o sujeito obtiver a vantagem indevida, haver um exaurimento da conduta. admitida a TENTATIVA, desde que o ato de exigir possa ser fracionado, ou seja, s haver tentativa se a exigncia for feita por escrito, porque o crime somente vai se consumar quando o sujeito passivo vier a tomar conhecimento da exigncia. Se a exigncia for verbal, no h a possibilidade de fracionamento da conduta. OBS: As prises em flagrante, noticiadas pelas TV, ocorridas nas hipteses de combinao de pagamento de exigncia a funcionrio pblico representam, na realidade, prises preventivas, pois o crime consumou-se bem antes, ou seja, quando houve a exigncia. No h flagrante portanto.

! 1o EXCESSO DE EXAO ! No pargrafo primeiro, o legislador estabeleceu a previso de punio de uma conduta que no guarda qualquer relao como o caput que trata do crime de concusso. ! Enquanto a concusso a exigncia para que o funcionrio que a exigiu obtenha uma vantagem indevida, ou seja, a vantagem na concusso reverte em benefcio do prprio funcionrio, no crime de excesso de exao, previsto no pargrafo primeiro do art. 316, h uma situao completamente diferente.

! CORRUPO PASSIVA ! ! CP: 317, Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. ! Note-se que todos os ncleos focam a mercancia da funo pblica, a comercializao de um ato de ofcio, sendo imprescindvel, portanto, que esse ato esteja entre as atribuies do agente. ! Vantagem: pode ser em favor prprio ou alheio, inclusive familiares. Pode ser de qualquer natureza, desde que indevida.

CLASSIFICAO: ! Corrupo passiva PRPRIA: o ato de ofcio comercializado ILEGTIMO. Exemplos: solicitar vantagem para liberar objeto apreendido; solicitar vantagem para facilitar fuga de preso. ! Corrupo passiva IMPRPRIA: o ato de ofcio comercializado legtimo. Exemplo: solicitar vantagem para permitir entrega de alimentos para preso. ! Corrupo passiva ANTECEDENTE: o agente solicita/ recebe/ aceita promessa para depois realizar ato de ofcio. a CORRUPO ATIVA (CP: 333). ! Corrupo passiva SUBSEQENTE: o agente primeiro realiza o ato de ofcio e depois solicita/ recebe/ aceita promessa. Esta conduta ATPICA. ! Corrupo passiva MILITAR: CPM: 308. Inclui receber e aceitar. Militar no solicita apenas o funcionrio pblico comum.

! CONSUMAO: em regra, o crime formal. Solicitar: crime formal; aceitar: crime material (s se consuma com vantagem indevida); aceitar promessa: formal. ! TENTATIVA: perfeitamente possvel a tentativa. Exemplo: a carta que solicita vantagem interceptada. ! OBS: CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA.

! ! ! ! ! !

ART. 318 FACILITAO DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO Facilitar, com infrao do dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. A facilitao mencionada no tipo penal deve implicar em infrao de dever funcional. Dessa necessidade de o agente, ao facilitar, infringir o dever funcional extrai-se a concluso lgica de que somente pode ser sujeito ativo do crime aquele funcionrio pblico responsvel pela repreenso da prtica de contrabando ou descaminho, ou seja, os funcionrios da polcia federal ou da receita federal. S essas pessoas que estaro infringindo o dever funcional ao facilitar a prtica do contrabando ou descaminho.

! O crime FORMAL, porque se consuma com a conduta de facilitao dolosa, em que se adere subjetivamente ao contrabando ou descaminho, independentemente de o contrabando ou descaminho se consumarem. Logo, o ato de facilitar j consuma o crime, sem que haja necessidade de consumao do crime de contrabando.
! A facilitao do contrabando ou descaminho implicar na necessidade de se comprovar o injusto nesses crimes e, se o contrabando consiste na exportao e importao de mercadoria proibida, possvel vislumbrar a hiptese de uma mercadoria proibida cuja importao ou exportao facilitada no enseja a tipificao pelo art. 318, qual seja, SUBSTNCIA ENTORPECENTE, o que, se ocorrer, a conduta do funcionrio pblica consubstanciar crime de trfico, na modalidade de participao

! PREVARICAO ! ! PREVISO LEGAL: CP: 319, Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. ! ! CONCEITO: trata-se de uma espcie de AUTOCORRUPO, da a natureza de norma penal em branco, devendo-se, na denncia, constar expressamente a parte infringida da norma., da ato de ofcio. Havendo certa discrio quanto convenincia ou oportunidade, inexiste prevaricao

! PREVARICAO IMPRPRIA ! ! PREVISO LEGAL: CP: 319-A, Deixar o Diretor de Penitenciria e/ ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo: Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. ! ! DENOMINAO prevaricao imprpria foi dado pela doutrina, em virtude de ter o legislador

! Lembrar que o preso que recebe o aparelho NO co-autor ou partcipe do crime de prevaricao imprpria, mas autor de falta gra ! ve, LEP: 50, VII ! Art. 349-A. Ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefnico de comunicao mvel, de rdio ou similar, sem autorizao legal, em estabelecimento prisional. (Includo pela Lei n 12.012, de 2009). ! Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. (Includo pela Lei n 12.012, de 2009).

! ART. 320 CONDESCENDNCIA CRIMINOSA ! ! Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: ! Pena deteno, de 15 (quinze) dias a 1 (um) ms, ou multa. ! ! O crime do art. 320 tipifica duas condutas omissivas prprias, por isso se trata de CRIME OMISSIVO PRPRIO.

! O que interessa para a caracterizao do tipo a omisso do superior hierrquico de no punir ou deixar de responsabilizar o subordinado, com o especial fim de agir, ou seja, por indulgncia. ! Se o superior deixou de punir seu subordinado porque este parente de um outro funcionrio mais graduado que pediu para que no houvesse a punio, no haver condescendncia criminosa, mas sim corrupo passiva prevista no 2 do art. 317, porque no estar caracterizada uma mera indulgncia.

! ART. 321 ADVOCACIA ADMINISTRATIVA ! ! Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: ! Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) meses, ou multa. ! Pargrafo nico. Se o interesse ilegtimo: ! Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, alm da multa ! O patrocnio de interesse por parte do sujeito ativo, que funcionrio pblico, perante a Administrao Pblica no por si s proibido, porque se fosse, o funcionrio pblico seria inferior ao cidado, pois o cidado comum poderia pleitear interesses prprios, privados perante a Administrao, enquanto o funcionrio pblico no.

! O interesse privado pode ser do prprio funcionrio ou de terceiros, no fazendo diferena se o interesse legtimo ou ilegtimo. ! ! O patrocnio, perante a Administrao Pblica, de interesse legtimo, mas mediante utilizao da qualidade de funcionrio pblico ser punido na forma do caput, ou seja, de maneira mais branda, enquanto o patrocnio de interesse ilegtimo ser punido conforme o pargrafo nico, de forma mais severa. ! O crime FORMAL, pois se consuma com a ao, que PATROCINAR, independente de o interesse ser satisfeito ou no pela Administrao.

! especial tambm a advocacia administrativa vinculada a licitaes e contratos pblicos, que punida de acordo com o art. 91 da Lei 8666/93 (pena deteno de 6 meses a 2 anos, e multa). ! Quando o interesse patrocinado for ilegtimo, mas mesmo assim for acolhido pela Administrao Pblica, com a obteno de vantagem patrimonial, a hiptese ser a de concurso entre o estelionato e a advocacia administrativa. Esta no absorvida pelo estelionato.

! ART. 322 VIOLNCIA ARBITRRIA ! ! Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exercla: ! Pena deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, alm da pena correspondente violncia ! ! A violncia arbitrria tipo que foi revogado pela Lei 4898/65. O crime de abuso de autoridade considerado revogador do tipo do Cdigo Penal do art. 322 violncia arbitrria.

! Abandono de funo ! Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: ! Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. ! 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: ! Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. ! 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: ! Pena - deteno, de um a trs anos, e multa.

! Exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado ! Art. 324 - Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: ! Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. ! Violao de sigilo funcional ! Art. 325 - Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: ! Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. ! 1 o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! I - permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e

! 1 o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! I - permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de d a d o s d a A d m i n i s t r a o P b l i c a ; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! I I - s e u t i l i z a , i n d e v i d a m e n t e , d o a c e s s o r e s t r i t o . (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! 2o Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

! Violao do sigilo de proposta de concorrncia ! Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: ! Pena - Deteno, de trs meses a um ano, e multa. ! Funcionrio pblico ! Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. ! 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos

! 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) ! 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Includo pela Lei n 6.799, de 1980)

Anda mungkin juga menyukai